Anda di halaman 1dari 8

CDIGO DA PROVA: 659504

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS AVALIAO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Escola: Professor:

Disciplina: Turma:

Nome do Aluno:

Resultado:

Prezado aluno (a): Leia atentamente cada questo dessa prova e assinale a opo que responde corretamente ao que ela pede. O objetivo da prova avaliar a sua aprendizagem para que voc conhea o seu desenvolvimento escolar e para que o professor possa organizar atividades de acordo com suas necessidades. Por isso, responda apenas o que voc sabe. Sucesso!... QUESTO 1 No incio de 2007, o governo brasileiro divulgou o Programa de Acelerao do Crescimento PAC , um conjunto de aes com o intuito de elevar as taxas de crescimento do Brasil. O plano prev, entre outras aes, um aumento do investimento em infra-estrutura, principalmente na gerao de energia. Entre as aes previstas pelo PAC, aquela que contribuir mais fortemente para a diminuio de emisso de gs carbnico na atmosfera A) o plano de intensificao de produo de gs natural na regio Sudeste. B) o plano de implantao do complexo petroqumico do Rio de Janeiro. C) a intensificao dos investimentos relacionados produo de etanol. D) a construo e aquisio de navios para renovar a frota da Transpetro.

QUESTO 2 A estrutura de uma nao formada de vrios setores: I. Domstico. II. II. Agropecurio. III. III. Industrial IV. IV.Social (comrcio, transporte, iluminao, etc.). O consumo de energia de uma nao est distribudo entre os setores: A) I, III e IV, apenas. B) II, III e IV, apenas. C) II e IV, apenas. D) I, II, III e IV.

QUESTO 3 O trecho refere-se a um dos programas implantados pelo atual governo do nosso pas. Durante quase meio sculo, o Brasil desenvolveu pesquisas sobre biodiesel, promoveu iniciativas para usos em testes e foi um dos pioneiros ao registrar a primeira patente sobre o processo de produo de combustvel, em 1980. No Governo do Presidente Luiz Incio Lula da Silva, por meio do Programa Nacional de Produo e Uso do Biodiesel (PNPB), o Governo Federal organizou a cadeia produtiva, definiu as linhas de financiamento, estruturou a base tecnolgica e editou o marco regulatrio do novo combustvel.
(http://www.biodiesel.gov.br/ . Acesso em: 24/07/2008.)

Uma das justificativas para a implantao desse programa A) a atual crise no setor de fornecimento de energia eltrica. B) a importncia do uso de fontes de energias renovveis. C) o aumento do preo dos alimentos nos ltimos anos. D) o acrscimo da incidncia de energia solar no Brasil.

QUESTO 4 O grfico representa o consumo de eletricidade no Brasil e a participao por categorias de consumo no perodo de 1974 a 2004.

(http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=4024. Acesso em: 02 abr. 2010. Adaptado.)

De acordo com esses dados, constata-se que o consumo de eletricidade na categoria A) comercial foi praticamente o mesmo da categoria outros. B) comercial permaneceu praticamente constante. C) industrial cresceu aproximadamente cinco vezes. D) residencial cresceu aproximadamente duas vezes.

QUESTO 5 Quando se diz que uma determinada pessoa age com muita energia ou que um carro em movimento possui energia, o mesmo est sendo usado dentro de contextos ________, onde tero significados __________ e, por isso, _________ saber identificar com clareza qual o sentido que a palavra adquire em determinado contexto. As palavras que completam corretamente essas lacunas so, respectivamente, A) diferentes; distintos; necessrio. B) diferentes; iguais; necessrio. C) semelhantes; distintos; desnecessrio. D) semelhantes; iguais; desnecessrio.

QUESTO 6 O texto a seguir, escrito por Benjamin Thompson Conde Rumford (1753-1814), mostra parte da descrio de suas experincias sobre calor, publicadas num artigo em 1798. Nos ltimos tempos, estive empenhado na superviso da perfurao de canhes, nas oficinas do arsenal militar de Munique. Impressionei-me com o grau muito considervel de calor que uma arma de bronze adquire, em curto tempo, ao ser perfurada; e com o calor ainda mais intenso de lascas metlicas separadas dela por ao da broca. Seria difcil descrever a surpresa e o espanto expressos nas fisionomias dos espectadores, ao verem uma quantidade to grande de gua fria ser esquentada e de fato ferver sem nenhum fogo. O que calor? Existe algo que possa, com propriedade, ser chamado calrico? Vimos que uma quantidade muito considervel de calor pode ser excitada no atrito de duas superfcies metlicas, e emitida numa corrente ou fluxo contnuo.
(www.fflch.usp.br/df/opessoa/HCTex-Rumford.pdf. Acesso: 13/04/2011. Adaptado.)

Rumford percebeu que o aquecimento, tanto da broca quanto da gua que envolvia o cilindro do canho, parecia ser proporcional ao trabalho empregado na tarefa. Tal observao levou-o a A) descobrir uma importante relao entre energia mecnica e trmica, que explicava o movimento a partir do aquecimento das partculas subatmicas. B) formalizar uma nova teoria do calor, em oposio ideia predominante na poca, comprovando a conservao da energia nos processos mecnicos e trmicos. C) introduzir o modelo cintico de calor que, em oposio ideia de calor como substncia, contribuiu para a compreenso deste como energia. D) introduzir o modelo de calor como energia, que aperfeioou a ideia do calrico, segundo a qual o calor seria um fluido desprovido de massa.

QUESTO 7 H registros de que os egpcios tenham sido os primeiros povos a captar a energia dos ventos, ao subirem em barcos o rio Nilo, a partir do sculo IV a.C. Durante os sculos posteriores, embarcaes vela percorreram os mares e oceanos do mundo, funcionando como principal forma de transporte comercial. Esta energia, quando captada, tambm pode ser convertida em energia mecnica, para a realizao de tarefas, tais como bombear gua, moer gros, serrar madeira ou gerar energia eltrica. Esta energia denominada A) eltrica. B) elica. C) magntica. D) maremotriz.

QUESTO 8 Serra de fita uma mquina-ferramenta cuja lmina de serra se movimenta continuamente, pela rotao de volantes e polias acionadas por um motor eltrico. Indicada para uso profissional em marcenarias, efetua trabalhos em madeira, realizando cortes retos, com excelente desempenho e preciso.

(http://www.submarino.com.br/produto/ 15/1681697/serra+de+fita+profissional+9%22+mono+biv. Acesso: 29/07/2011. Adaptado.)

Deve-se ter bastante cuidado ao manusear a pea de madeira logo depois que a mesma foi cortada, pois ela fica muito quente. Este aumento de temperatura devido ao A) calor liberado pela mquina eltrica. B) infravermelho irradiado pela serra. C) trabalho do atrito no corte da pea. D) uso da fita da mquina na vertical.

QUESTO 9 Dentre as diferentes formas de se produzir energia eltrica, aquela que produz maior impacto ambiental em relao rea de construo a usina A) elica. B) hidroeltrica. C) nuclear. D) termoeltrica.

QUESTO 10 Sobre a relao entre o aumento da demanda por energia e o investimento/pesquisa sobre fontes alternativas de energia, pode-se afirmar que a A) demanda por energia de uma sociedade, ou pas, cresce, na medida em que essa avana tecnologicamente. B) necessidade de pesquisa sobre novas fontes de energia limpas e menos poluentes deve-se somente ao aumento da demanda na sociedade moderna. C) pesquisa sobre novas fontes de energia limpas e menos poluentes importante somente porque essas so necessariamente mais econmicas. D) promoo do progresso social e tecnolgico perfeitamente possvel sem gerar aumento na demanda por energia.

QUESTO 11 Uma substncia mantida no estado gasoso e isolada em um cilindro fechado, onde a mdia das velocidades de suas molculas, temperatura e presso so analisados. Em determinado momento, devido a algum processo, verifica-se que a mdia das velocidades de suas molculas diminui. Aps certo tempo, com a diminuio da mdia das velocidades das molculas do gs, pode-se prever que a temperatura e presso do gs sofrero as seguintes alteraes: A) A presso aumenta e a temperatura diminui. B) A presso diminui e a temperatura aumenta. C) Presso e temperatura aumentam. D) Presso e temperatura diminuem.

QUESTO 12 O grfico, abaixo, ilustra a matriz energtica do Brasil, ou seja, o Balano Energtico Nacional de 1970 a 2002.

(http://ecen.com/eee40/analise_energetica_brasileira.htm)

Com relao ao consumo total de energia no pas, s perdas que ocorrem e oferta interna de energia, so feitas as afirmativas abaixo. Classifique-as como as verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Em mdia, a produo e consumo de energia no Brasil cresceu de 1970 a 2002. ( ) Em 1990, houve uma diminuio, do consumo e da oferta de energia em relao ao ano anterior. ( ) De 1970 a 2002, percebe-se uma diminuio na perda de energia no Brasil. A seqncia correta dessa classificao A) F, F, F. B) F, F, V. C) V, V, F. D) V, V, V.

QUESTO 13 Uma caixa de 10 kg puxada por 100 m em um plano horizontal com uma fora constante de intensidade igual a 50 N. Ao percorrer os 100 m, ela adquire uma velocidade igual a 20 m/s. A quantidade de calor gerada no deslocamento desta caixa igual a A) 0 J. B) 1000 J. C) 3000 J. D) 5000 J.

QUESTO 14 Uma soluo para superar a crise energtica em que se encontra o mundo atual, de forma a serem minimizados os impactos ambientais, A) a implementao de usinas energticas alternativas, que utilizem a gua dos rios, elemento abundante no planeta. B) a inovao tecnolgica para aperfeioamento das usinas termoeltricas, com o mximo aproveitamento do carvo vegetal. C) o aumento do uso de fontes de energia renovveis, como o carvo vegetal, nas usinas termoeltricas. D) o desenvolvimento de tcnicas que utilizem fontes de energia menos poluentes e mais disponveis, como a biomassa.

QUESTO 15 A ilustrao, abaixo, representa as molculas de um gs confinado em um recipiente sendo aquecido.

Com relao a essa situao, so feitas as seguintes afirmativas. I. O movimento das molculas ir aumentar, indicando um aumento da temperatura do gs. II. O aumento da temperatura do gs s ocorrer, se houver diminuio da energia cintica das suas molculas. III. A energia interna do gs aumenta durante o processo de aquecimento. Esto corretas as afirmativas: A) I e II, apenas. B) I e III, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III.

Anda mungkin juga menyukai