Anda di halaman 1dari 6

Schmitter, Philippe C. Reflexes sobre o conceito de poltica.

RESUMO A cincia poltica contempornea se distingue essencialmente por duas qualidades: Sua vontade de ser cientfica: (i) preocupao terica e metodolgica; (ii) verificao de hipteses. Sua necessidade de clara "delimitao da disciplina" e um sentido de prioridade que a viso do conjunto do processo poltico d.

Segundo Raymond Aron "Eles gastam cada vez mais recursos, cada vez mais tempo para demonstrar com uma preciso cada vez mais rigorosa, proposies cada vez menos interessantes". Exemplo o esforo dos behavioristas concentrado quase que exclusivamente no comportamento eleitoral que contraposto teoria tradicional, a qual contestavam, perceberam a perda de sentido dos seus esforos que resultaram num descolamento entre teoria e realidade. Ainda que insatisfatria, a teoria tradicional forneceu aos behavioristas os sentido fundamental de prioridade e relevncia. Para Duverger o trabalho profissional do cientista poltico ser formado ou deformado pelo conceito de poltica adotado. Mas, ainda uma hiptese que o conceito de poltica ou conjunto de atividades polticas se diferencie de outros fenmenos sociais com as caractersticas, relaes e padres distintos. As principais abordagens delimitao de campo de investigao da cincia poltica: POLTICA definida por: suas instituies; quadro onde os atores esto; "Estado ou Governo" seus recursos; meios utilizados pelos atores; "Poder, Influncia ou Autoridade" seus processos; atividade principal dos atores; "Decision-making ou Policy-formation ( formulao de decises na ao coletiva)" sua funo; conseqncias para a sociedade; "Resoluo no violenta dos conflitos"

I - Estado ou Governo (instituies) (sculo 19 ou nos dicionrios) (mais afeto aos que enfatizam o jurdico poltico (p. 32)). Poltica como "Arte e a cincia do Estado ou do governo" Com a descoberta da importncia poltica das instituies no-constitucionais, ela foi ampliada. A instituio estatal ponto de partida de referncia para o estudo dos fenmenos que se ligam ao estado na qualidade de pr-estatais e supra-estatais

II - Poder, Influncia ou Autoridade (meios) (a maioria dos cientistas do sculo 20) Segundo trs escolas, distintas por enfatizar: A - "Poder". (mais afeto a behavioristas e marxistas (p. 32)) A partir de Weber do nfase coero, dominao e monopoliza ao da fora fsica. Exemplo: Engels, Radcliffe-Brown (antroplogo)(p. 31), William Robson, B - "Influncia". (norte-americanos) (mais afeta aos tericos da teoria dos grupos (p. 32)) no admitem a reduo da poltica a um s tipo de relao de dominao. A poltica o produto da interao de uma pluralidade de tipos de dominncia, dentre os quais esto a fora ou a coao. Por isso, o foco no termo influncia. Exemplo: Harold Lasswell, Quincy Wrigth, Robert Dahl Dahl em Who Governs, afirma que em um sistema poltico pluralista a INFLUNCIA apresenta um padro de "desigualdades dispersas" e no "desigualdades cumulativas" (da escola do poder) C - "Autoridade". (mais afeta aos tericos da sociologia histrica ) nem to estrito (poder); nem to amplo (influncia); prope um meio termo: autoridade, poder legtimo ou herrschaft em alemo. Autoridade como o poder que se faz obedecer voluntariamente (Weber), como crena de em que as reparties de poder e influncia existentes so as mais apropriadas, "justas" e "naturais" para uma dada sociedade. O estudo da poltica seria "O estudo das relaes de autoridade entre os indivduos e os grupos, da hierarquia de foras que estabelecem o interior de todas as comunidades numerosas e complexas". A cpula desta estrutura o Estado ou governo, a instituio que tem a autoridade ltima e o "direito" de utilizar a fora fsica para se fazer respeitar. A tarefa da Cincia Poltica seria a de analisar e explicar toda essa estrutura, foras e influncias que a compem. Exemplo: Duverger, Talcott Parsons [O ecletismo] Weber um exemplo de quem combina todos esses elementos para definir poltica: " Poltica significa, para ns, elevao para participao no (poder) ou para a (influncia) na sua repartio, seja entre Estados, seja no interior de um Estado, entre os grupos humanos que nele existem" para seguir investigar os tipos ideais de autoridade. Robert Dahl, mais recentemente apela para esse ecletismo .

III - Decision-Making (formulao de decises sobre linhas de conduta coletivas) (poltica como processo social ou Estado como processo) (mais afeto aos tericos da teoria dos sistemas polticos (p. 32) Evidencia os meios da ao social destacando a formulao de decises ou destacando "polices" como foco de anlises. A tarefa da cincia poltica seria a de explicar ou qui predizer porque uma conduta foi, ou ser adotada. [esforo analtico] Como? Quem? Quais determinantes? Qual o resultado? Para David Easton (Universidade de Chicago), cincia poltica "o estudo da alocao autoritria ou imperiosa (authoritative allocation) dos valores, da maneira que essa alocao influencia a distribuio e utilizao do poder". Ou o estudo "do sistema poltico como todas as aes mais ou menos relacionadas com a formulao de decises autoritrias [authoritative] ou imperiosas [binding] para uma sociedade" . Enfatiza-se como se administra as decises para a repartio dos bens escassos da sociedade, nas quais so utilizados todos os meios descritos anteriormente Para outros tericos desta corrente, ao contrrio do foco no rgo das decises autoritrias ou imperiosas, a sua eficincia da poltica repousa na flexibilidade de aplic-la a vrios nveis da sociedade onde decises parciais ou parcialmente imperiosas so tomadas. Compar-las foco de anlises, algo que permite distinguir decises pblicas de decises privadas.

IV - A resoluo no-violenta dos conflitos (pela funo) (mais afeta aos funcionalistas). Definir algo pela sua funo consider-lo sob o aspecto da sua conseqncia ou conseqncias no sistema global do qual faz parte; como algo necessrio ao bom funcionamento do sistema global; como "requisito"; como "tarefa"; como padro de atividade geralmente encontrada em qualquer sociedade. A funo da poltica seria: realizar objetivos coletivos (Talcott Parsons) manter o sistema (David Apter) resolver conflitos entre indivduos e grupos, sem que este conflito destrua um dos partidos em conflito; sem necessariamente resolver o conflito, para simplesmente "desarmar" o conflito, canaliz-lo, transform-lo em formas no destrutivas para os partidos e a coletividade em geral (Schmitter) Um ato poltico de qualidade dual ao satisfazer duas condies: NECESSRIA - tem que ser controverso, indicando um conflito, um antagonismo entre interesses ou atitudes por diferentes indivduos ou grupos. Ocorre na heterogeneidade SUFICIENTE - os atores reconhecem, reciprocamente, suas limitaes nas reivindicaes das suas exigncias; h um certo grau de cooperao entre contendores. H uma estrutura de autoridade entre eles; ou a prudncia baseada no medo ou na antecipao da retaliao. H um quadro de restries mtuas. No ato poltico tem que haver "integrao" ou "cooperao". Ele ocorre na interdependncia.

No h unidade numa sociedade poltica, como h numa famlia (Aristteles). a natureza da dominncia poltica, contrariamente a outras formas de dominncia, a de reconhecer os conflitos e a variedade de interesses e atitudes que do base a esses conflitos e a de tratar de cont-los dentro de um quadro social comum. A dominncia do tipo poltico no destri essa heterogeneidade natural para fazer uma sociedade mais unificada - o que implicaria um tipo de dominncia mais repressiva. A cincia poltica estuda o "conflito" (tipos, fontes, padres e intensidades) e a "integrao" (autoridade, estruturas, formulao de decises e crenas comuns). "quando os homens pensam na poltica, eles oscilam entre duas interpretaes completamente opostas. Para alguns, a poltica essencialmente uma luta, um combate em que o poder permite a alguns, que o tm, assegurar a sua dominncia sobre a sociedade e desta tirar partido. Para outros, a poltica um esforo para fazer governar a ordem e a justia em que o poder permite a proteo do interesse geral e do bem comum contra a presso das reivindicaes particulares... o estado , mais geralmente, o poder institucionalizado de uma sociedade: sempre, em toda parte, tanto instrumento da dominncia de certas classes sobre outras como meio de assegurar uma certa ordem social, uma certa integrao de todos na coletividade para o bem comum" (Duverger). Uma disciplina completa de cincia poltica deve incluir a ambas; como deve distinguir o que poltico daquilo que no : atos administrativos em ambiente de abundncia no poltica; atos de dominncia violenta ou repressiva tampouco so polticos: so a evidncia da falta de resoluo poltica ou do seu fracasso. Esses atos demarcam as fronteiras da disciplina. Entretanto, a despolitizao dos atos objeto de estudo da cincia poltica. Poltica o conflito entre atores para determinao de linhas de conduta (policies) coletivas dentro de um quadro de cooperao-integrao reciprocamente reconhecido; no limitado a um quadro social essencialmente autoritrio que o Estado, a cpula. Mas, a qualquer nvel da sociedade.

Segundo Celso Furtado: "A partir do momento em que uma sociedade cresce o suficiente para que seus membros necessitem pautar seu comportamento por norma gerais, cuja aplicao deve ser imposta por uma autoridade que no deriva a sua legitimidade de vnculos de parentesco, est-se em face de um embrio de organizao poltica, sendo irrelevante que o chamemos de sociedade civil ou de Estado. O que importa reconhecer que qualquer estrutura social que haja alcanado um certo grau de diferenciao, necessitar organizar-se politicamente a fim de que o seus conflitos internos no a tornem invivel. Um ponto importante a ter em conta o carter sui generis da organizao poltica, instrumento que a prpria sociedade utiliza para autodisciplinar-se, cabendo-lhe o monoplio de uso de fora em nome da coletividade como um todo" (A dialtica do desenvolvimento, 1964:37)

Anda mungkin juga menyukai