Anda di halaman 1dari 4

Resumo: As propriedades oxidantes e redutoras das molculas so vistas a todo o momento em nossa vida e desempenha um papel importante para

as pessoas. A respirao, a fotossntese, o apodrecimento das frutas e a ferrugem so as mais comuns. O processo qumico de oxidao consiste na perda de eltrons de uma substncia e o ganho em outra substncia denominado reduo. Os processos ocorrem simultaneamente e possui um universo abrangente. Palavras-chave: oxidao, reduo, processos. 1. INTRODUO O termo fora redutora refere-se tendncia que um elemento possui em sofrer oxidao, cedendo eltrons, provocando a reduo em outra espcie qumica. Fora oxidante a tendncia que um elemento possui em sofrer reduo, recebendo desta maneira, eltrons e provocando a oxidao em outro elemento qumico. Essas transformaes envolvem a transferncia de eltrons, e ocorrem simultaneamente. Os metais possuem caracterstica em ceder eltrons, caracterizando-os em sua maioria, como agentes de fora redutora, eles possuem boa condutividade eltrica e de calor, geralmente representada por uma colorao prateada ou amarela, alm de possurem um elevado ponto de fuso e de ebulio e elevada dureza.

Fig.(1) Reao de Oxi-Reduo

Cada tomo de metal exerce uma pequena fora de atrao nos eltrons mais externos, camada de valncia, possibilitando-os de flurem livremente, possibilitando a formao de ons positivos ou (ctions) e a formao das ligaes inicas com no metais. Os ametais possuem energia de ionizao e afinidades eletrnicas elevadas. Ao receberem eltrons, caracteriza-se, em sua maioria, como de fora oxidante. A oxidao pode ocorrer de trs maneiras: quando se adiciona oxignio a substncia, quando a substncia perde hidrognio ou quando perde eltrons. Enquanto a reduo oposta a este processo, se caracterizando de trs maneiras: quando a substncia perde oxignio, quando ganha hidrognio ou quando ganha eltrons. Este experimento tem como objetivo, explicar como ocorrem estas reaes em alguns elementos qumicos e quais mudanas ocorre durante o processo de oxidao e reduo.

Fig.(2) Reao de Oxi-Reduo 2. EXPERIMENTO Materiais: Bquer, Proveta, pipeta, tubo de ensaio, lixa e piscete com gua destilada. Procedimento Experimental: 1 Parte

1 - Em um bquer de 100 mL colocar 10 mL de gua destilada e 2 ou 3 gotas de fenolftalena; 2 - Tomar um pedao de 1 a 2 cm de fita de magnsio e lixar. Colocar a fita de magnsio limpa no bquer preparado no item 1.

2 Parte 1 - Em um bquer de 100 mL colocar 10 mL de gua destilada e 2 ou 3 gotas de fenolftalena; 2 - Tomar um pedao bem pequeno (tamanho de uma cabea de fsforo) de sdio metlico; 3 - Colocar o sdio metlico no bquer preparado no item 1. 3 Parte 1 - Colocar num tubo de ensaio cerca de 2 mL de soluo aquosa de iodeto; 2 - Adicionar ao tubo preparado no item 1, 3 gotas de gua de cloro. 4 Parte 1 - Colocar 1 mL de uma soluo 1 % de cido ascrbico (vitamina C) num tubo de ensaio; 2 - Adicionar cerca de 2 mL de soluo etanica de iodo ao tubo do item 1; 3 - Adicionar, uma a uma, 3 gotas de gua de cloro a esta soluo. 3. RESULTADOS Experimento 1: Atravs do uso de uma lixa, realizamos a retirada de oxido da fita de Magnsio e em um bquer contendo gua destilada e fenolftalena a adicionamos e foi observado que ao redor da fita a soluo tornou-se rosa e ocorreu tambm uma pequena liberao de gs. A reao da fita com a gua demorada e a cor rosa, indica que a substncia gerada bsica, neste caso, o Mg(OH)2, e a liberao de H+, na forma gasosa. A Energia de sublimao do magnsio metlico, que slido temperatura ambiente a seguinte: Mg (s) Mg (g) (H SUB= + 148 kJ/mol). Experimento 2: Realizada pela professora devido ao risco de acidente, este experimento consta de uma reao muito parecida com a anterior. Onde ao adicionar um pequeno pedao de sdio metlico em um bquer com gua destilada e fenolftalena, observamos que existe uma reao acelerada e efervescente com liberao de H+ em forma gasosa e a presena da cor rosa determinante de uma substncia bsica. Energia de Sublimao do sdio metlico, que slido temperatura ambiente. Na(s) Na(g) (H SUB= +107,8 kJ/mol)

As molculas de hidrognio e oxignio causam a oxidao do sdio, que agente redutor e por isso se oxida. Na + H2O NaOH + H2 Experimento 3: Uma soluo aquosa de iodeto foi posta em um tubo de ensaio e adicionadas trs gotas de gua de cloro, ento nota-se perfeitamente a mudana de cor de amarelo para castanho. A reao ocorrida : 2KI(aq) + Cl2(aq) 2 KCl + I2(aq), onde o Iodeto um agente redutor mdio, enquanto o Cloro o agente oxidante. Ocorreu a oxidao do Iodeto e a reduo do Cloro.

I2(aq) + 2e 2I(aq) - Ered= +0,54 V Cl2(aq) + 2e 2Cl(aq) - Ered= +1,36 V

Experimento 4: Depois de adicionado o cido ascrbico em um tubo de ensaio e acrescentado a soluo etanica de iodo, no obtivemos mudana de cor. No mesmo processo incrementamos gotas de gua de cloro que ao ser agitado tornou o lquido incolor. A reao ocorrida foi seguinte: C6H8O6 + I2 C6H6O6 + 2I + 2H Descobrimos que o cido ascrbico um redutor que transforma o Iodo em Iodeto e que ao aplicar a gua de cloro ele tende a retornar a cor castanho escuro devido ao Cloro ser um oxidante mais forte e transformar o iodeto de volta a Iodo.

Experimento | Cores obtidas | 1 2 3 4 | Rosa | | Rosa | | Castanho |

| Inicialmente castanho, aps mistura, incolor. |

Qd. (01). Resultados obtidos

4. CONCLUSO Nossos objetivos com esse experimento no laboratrio de Qumica foram satisfatrios. Pudemos descobrir como funciona o processo de oxidao e reduo das substncias, atravs de pequenos experimentos que facilitaram o aprendizado do assunto e explicaram as diversas reaes que vemos no dia-a-dia. Dentre as mais importantes temos: na residncia ao deixar a salada de frutas algum tempo exposta ao ar, ocorre oxidao devido presena de oxignio na reao (o que pode ser reduzida com a presena de suco de laranja ou limo devido

presena do antioxidante vitamina C), o uso de correntes de prata, ao longo do tempo reage com o oxignio gerando uma cor escurecida e sem vida. Na Indstria temos: Que atravs da combinao de minrio de Ferro com monxido de Carbono (CO) em um forro de alta temperatura, que retira o oxignio gerando Ferro e Dixido de Carbono (CO2), e tambm temos a ferrugem que ocorre quando o Ferro se oxida atravs da presena de oxignio. Podemos observar o quanto este processo importante para a vida, e que aplicaremos no curso de Engenharia em processo de pesquisa para desenvolvimento de produtos em prol do desenvolvimento humano.

5. REFERNCIAS

* VIVEIROS, A.M.V. et alli. Roteiro de Prtica de Qumica Geral. Salvador, UFBA, Instituto de Qumica, Departamento de Qumica Geral e Inorgnica, 1999. * RUSSEL, John B. Qumica Geral, vols 1 e 2. Traduo de Mrcia Guekezian et alli. 2 Ed., So Paulo: Makron Books, 1994 * OXIDAO E REDUO. Disponvel em: <http://eletroquimica223.blogspot.com.br/2007/11/oxidao-e-reduo.html>. Acesso em: 09 mar.2012.

Anda mungkin juga menyukai