Anda di halaman 1dari 31

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

ONTEM E HOJE, SEMPRE ESTUDANDO O BRASIL

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS

LS 806/02 DAInt

ANTRTICA

Os textos de Leitura Selecionada, de carter doutrinrio, terico ou conjuntural, destinados distribuio interna, s vezes discordantes entre si, visam a trazer novos subsdios aos estudos que aqui se realizam e expressam opinies dos respectivos autores, no, necessariamente, as da ESG.

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DIVISO DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

LS 806/02

ANTRTICA

Rio de Janeiro 2002

Presidente da Repblica FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Ministro de Estado do Ministrio da Defesa GERALDO MAGELA DA CRUZ QUINTO Comandante e Diretor de Estudos da Escola Superior de Guerra Vice-Almirante ADILSON VIEIRA DE S Subcomandante e Chefe do Departamento de Estudos Brigadeiro-Engenheiro FRANCISCO MOACIR FARIAS MESQUITA

Diviso de Assuntos Internacionais (DAInt) Chefe: Cel Jorge Calvrio dos Santos

Escola Superior de Guerra Diviso de Biblioteca, Intercmbio e Difuso Av. Joo Lus Alves, s/n Urca - Rio de Janeiro - Brasil CEP: 22291-090 Telefone: (021) 545-1737 Fax Fone: 295-7645

SUMRIO

1 - INTRODUO ..............................................................................................7 2 - CARACTERIZAO FISIOGRFICA........................................................7 3 - INTERESSES POLTICO-CIENTFICOS.................................................11 4 - AMBIES TERRITORIAIS E CONFLITOS POLTICOS......................13 5 - O ANO GEOFSICO INTERNACIONAL.................................................14 6 - TRATADO DA ANTRTICA..................................................................16 7 - SITUAO DO BRASIL..........................................................................19 8 - ESTAO COMANDANTE FERRAZ.....................................................22 9 - DEFRONTAO E ATLNTICO SUL....................................................25 10 - CONCLUSO.........................................................................................27 BIBLIOGRAFIA.............................................................................................30 ANEXO..........................................................................................................31 SIGLAS E RGOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS............................31

ANTRTICA 1 - INTRODUO
O topnimo Antrtica significa oposto ao rtico (anti-arktikos); rtico tem origem grega - Arktiko - traduzindo-se por Ursa, j que na direo do Polo Norte era avistada a constelao da Pequena Ursa, utilizada pelos antigos em sua orientao. A Antrtica o setor da Terra que mais tempo levou para ser incorporado aos conhecimentos cientficos da Humanidade, e, o que maior resistncia vem exercendo essas investigaes.

2 - CARACTERIZAO FISIOGRFICA
Com opinies ligeiramente divergentes sobre a superfcie, o Continente Austral dado com uma extenso avaliada em cerca de 14.000.000 km2, com o dobro portanto da Austrlia, a metade da frica, maior que a Europa e menor que a Amrica do Sul. Somando-se porm, os arquiplagos sub-antrticos chega o conjunto a 34.000.000 km2, estendendo-se do Polo Sul aos 60 graus de latitude sul. E, nesse conjunto, a rea correspondente a quase 1/10 de toda a superfcie do Globo, abrangendo o Oceano Glacial Antrtico - profundo a circumpolar a uma calota terrestre sobre a qual repousa grande espessura de gelo natural. Duas grandes reentrncias nesse continente - os Mares de Ross e Weddell, dividem-no em setores de diferentes reas - a Antrtica Oriental o maior, mas a Ocidental que mais se projeta para o continente sul-americano atravs da Pennsula Antrtica. Nessa mesma pennsula o explorador francs Jean Baptiste Charcot, bem recebido pelas autoridades no Rio em 1908, imortalizou os nomes do Baro do Rio Branco e o Almirante Alexandrino, nos montes homnimos de 976 e 1.790 metros respectivamente. O quadro que se segue destaca as distncias ocenicas que separam a Antrtica de duas ilhas e dois continentes que lhes so defrontantes:

Amrica do Sul Tasmnia Nova Zelndia frica

1.000 km 2.250 km 3.200 km 3.600 km

Levando-se em conta a altitude mdia de 2.000 metros semelhante da Groenlndia, a Antrtica o mais elevado dos continentes, at mesmo se comparado aos 970 metros da sia. O pico culminante se encontra no Planalto de Ellsworth - o denominado Monte Vison (5.140 metros). Destacando-se sobremodo o Erebus (4. 033 metros) como principal representante do vulcanismo; constituindo-se num ponto de referncia para os exploradores, graas ao vapor constante que deixa escapar. Cerca de 98% da superfcie total desse continente coberta por uma camada de gelo denominada "inlandsis", j que, de um modo geral, apenas picos e altas falsias se mostram livres durante o curto vero. Em funo da continentalidade a regio de 10 a 17 graus mais fria que a regio rtica, constituda somente por ilhas e arquiplagos, pois a ao do mar no pode se fazer sentir em todo o conjunto macio antrtico. No entanto, observa-se que, muito densa, a atmosfera glacial vai permitir o deslocamento do ar marinho, 20% mais leve; em conseqncia, os ventos so bem mais terrveis de serem suportados que o frio propriamente dito. O vento, levantando a neve dificulta a medida direta da precipitao; embora quase toda a precipitao se apresente em forma de neve, a queda da geada e at mesmo a garoa, notada especialmente na Pennsula Antrtica. Entre os ventos locais merece particular ateno o "fhn"; trata-se de um vento forte que, ao descer das alturas cobertas pela neve, torna-se quente e seco, provocando mudanas rpidas de temperatura. Por sua vez, a nebulosidade bem menor no interior do continente, sendo superior na zona costeira durante o vero; como as nuvens atuam como radiadoras de calor para a superfcie, as bases e estaes costeiras apresentam-se com temperaturas menos rigorosas, favorecendo alguma vida animal e vegetal na Antrtica. Os peixes antrticos endmicos, ou seja, peculiares regio, so representados por pouco mais de 50 espcies dentre as quais se destacam: o bacalhau, o peixe drago, o peixe do gelo, o peixe de rapina e uma espcie de camaro chamado "krill". So, em sua maioria, comestveis, podendo ser que com o tempo possam vir a desempenhar papel de certa importncia na alimentao humana.

J a fauna bipolar, a tambm encontrada no rtico, representada na Antrtica entre outras espcies pelas focas, baleias e cachalotes. A baleia o maior dos cetceos, bem como dos seres vivos da Terra; nela tudo se aproveita. At meados do sculo XIX era caada mais para a obteno do leo empregado no aquecimento e iluminao. Com o advento do petrleo e eletricidade, sua matria graxa passou a ser empregada no preparo do sabo, indstria txtil e curtimento de couros. Submetido ao processo de hidrogenao, o leo resultante da fuso da gordura da baleia pode ser transformado na margarina, ou em lubrificante de qualidade, recomendado para aparelhos de tica, microscpios e relgios. de grande utilidade para a indstria farmacutica, pelo alto teor de vitamina A, o fgado desses cetceos que pode pesar de 500 a 1.000 quilos; prestam-se produo de hormnios suas glndulas endcrinas; de sua hipfise se extrai a pituitrina, a tiride fornece a tiroxina, o pncreas a insulina, as suprarenais a adrenalina, bem como o extrato de crtex e cortizona. Embora a carne fresca da baleia se apresente como alimento importante pelos 90% de protenas que contm, no conseguiu ainda se integrar mesa dos ocidentais; seu aproveitamento nesse sentido feito mais pelos noruegueses e japoneses. Ao contrrio do que acontece nas guas austrais, onde a fauna se apresenta de grande porte, no continente antrtico, os animais limitados exclusivamente vida terrestre tendem a ser pequenos. Dentre essas espcies destaca-se o pingim cognominados de "senhores da terra e do gelo no hemisfrio sul", visto que no existem ao norte do equador. Das 17 diferentes espcies de pinguins, s uma, a das ilhas Galpagos emigra at os 7 graus de latitude sul, enquanto as demais nunca chegam a ultrapassar os 60 graus da latitude sul. partir do crculo polar (latitude 66 graus e 33 minutos), o Sol no se levanta ao solstcio de inverno (21 de junho). A medida que se avana para o Polo, a durao da noite que vai aumentando de:

41 dias na latitude de 68 graus 64 dias na latitude de 70 graus 103 dias na latitude de 75 graus 143 dias na latitude de 80 graus Em contrapartida, de 22 de setembro a 20 de maro, no Polo Sul, o Sol fica constantemente acima do horizonte.

Regio mais ventosa da Terra, a poeira de neve ou "blizzard" levantada pelos ventos to opaca e densa que impede a viso de qualquer um a uma distncia de apenas 2 metros, formando na superfcie os "sastrugi", espcie de dunas com cristas paralelas. Nas duas articulaes ou golfos opostos dos Mares de Ross e de Weddell, plataformas de gelo flutuantes ou barreiras prolongam-se mar a dentro ocupando uma rea equivalente do nosso Estado do Amazonas (1.564.445 km2). Possui assim, a Antrtica, 89% dos gelos aderentes, seguindo-se a Groenlndia com 9%, restando 1% para os demais glaciares. Enquanto o regelo sazonrio origina a banquiza, dessas se desgarram enormes blocos de gelo, denominados "icebergs", montanhas tabulares, girando em torno do continente. Assim, denomina-se convergncia antrtica o divisor que separa as guas antrticas de baixas temperaturas e salinidades das guas ocenicas de maiores temperaturas e salinidades provenientes do norte e que sustentam a fauna marinha ao reunir plankton animal e vegetal para aliment-la O mais frio, o mais seco e o mais ventoso continente do Mundo, com o total de 90% da superfcie glaciar, possui 70% das reservas de gua doce da Terra. Na Antrtica consideram-se cinco os pontos com denominao de Polos: - Polo Sul Geogrfico ou Sul verdadeiro o ponto no qual o eixo da Terra intercepta sua superfcie e para onde convergem os meridianos. Nesse lugar s h um dia e uma noite com seis meses de durao cada. No Ano Geofsico Internacional (1957-58) os Estados Unidos instalaram a a Base Amundsen-Scott. - Polo Sul Magntico a rea para a qual aponta uma agulha imantada que pode se mover livremente sobre um plano horizontal. Chegando-se referida rea a mesma agulha adotar a posio vertical. Este ponto na Antrtica se localiza na regio conhecida como Terra de Adlia e mais de 2.000 km do Polo Sul verdadeiro, e sua posio se desloca anualmente em 13 km. A expedio de Shakleton atingiu esse Polo em 1909. - Polo Sul Magntico o lugar onde deveria estar o Polo Magntico, se a Terra fosse uma esfera com magnetismo homogneo. Encontra-se em 78 graus de latitude e 111 de longitude leste. - Polo Frio encontra-se nas vizinhanas do Polo Sul geomagntico, onde foi medida a mais baixa temperatura do continente, exatamente onde os russos insalaram a Base de Vostok - 88,5 graus centrgrados sub-zero. - Polo Inacessvel o ponto mais afastado de qualquer costa do continente. Considerando-se essa, aproximadamente em cerca de 1.700 km,

encontra-se a 82 graus e 6 minutos de latitude sul e 54 graus e 58 minutos de longitude leste. Com rea mais impenetrvel do Mundo, possui riquezas minerais de difcil explotao. Admitindo os gelogos que as ocorrncias minerais dos Andes se encontrem em prolongamento na Antrtica, da qual a Amrica do Sul a que mais se aproxima; tem semelhanas tambm com o sul da frica e Austrlia, que dispem de valiosas reservas minerais. Constatando-se que cerca de 12 minerais incluindo o carvo, o ferro, o cobre, o chumbo e o ouro so potencialmente explotveis nas montanhas transantrticas. No entanto, nenhuma dessas matrias primas to escassa em outras reas, a ponto de provocar negociaes mais srias para seu aproveitamento. Ressaltando-se que o petrleo seja a perspectiva mais tentadora, concentrando-se nos Mares de Ross e de Weddell, regies que se limitavam com amplos campos entre a Tasmnia e a Austrlia, antes da separao dos continentes. Uma vez porm, decidindo-se pela explotao dessas riquezas, somente alguns pases tero condies de empreend-la recorrendo a tecnologia de ponta para torn-la mais vivel. Assim, por exemplo, para explotao do petrleo, as plataformas tm que ser reforadas para resistir aos blocos de gelo que caem no mar, exigindo ainda o transporte, durante quase todo o ano, e o apoio de um navio quebra-gelo.

3 - INTERESSES POLTICO-CIENTFICOS
As naes, de um modo geral, vm dirigindo seus interesses para reas especficas. No sculo XVI as ndias (sia) desviaram, por algum tempo as atenes que poderiam ter sido dadas Amrica. Esta, por sua vez, entrando no sculo XVII no processo de colonizao, desviaria, at meados do sculo XIX a ateno da frica. No momento em que a Amrica se tornava independente, o Congresso de Berlim (1893-94) tratava de partilhar a frica, as potncias dividiam politicamente o rtico (1907), passando a se interessarem pela Antrtica. Durante o 1 ano Polar (1882-83), doze naes haviam estudando o rtico constando a ocorrncia de riquezas minerais, inclusive o petrleo; havia a necessidade de se passar da explorao cientfica para a explotao utilitria. Ressaltando-se que, ao fator geoeconmico se juntava o geoestratgico, visto que o desejo da partilha do rtico contempornea da Teoria do Poder Terrestre de Mackinder (1903); trs anos depois, por proposta do Senador canadense Pascal Poirier, sacramentada pelo russo Latkine, representantes dos dois pases

10

de maiores defrontaes na rea, era aplicada na partilha poltica das ilhas rticas, a linha terica dos setores (1907). J partilhado o rtico e em vias de explotao, marcava-se um novo Ano Polar (1932-34), com as naes em p de guerra, porm evidenciando serem, as regies polares, excelentes laboratrios para estudos atmosfricos. E o homem, sem ainda ter experimentado os efeitos de uma "Guerra Atmica", dava seus primeiros passos na direo da "Guerra Meteorolgica"; pois, estudando o clima da Groenlndia, se determinava o "Dia D" para o desembarque na Normandia. Terminada a Segunda Guerra Mundial, a Bipolaridade j representada pela URSS/EUA, levava as duas super-potncias a pensarem na realizao de estudos mais detalhados sobre a incgnita Antrtica. Realizava-se ento o AGI (Ano Geofsico Internacional) para o qual se inscreveram 39 naes, entre as quais o Brasil. Com a entrada da Antrtica na esfera de interesse internacional, Terra e Espao se aproximaram. Durante o AGI era lanado pelos Estados Unidos o satlite Explorer I (1958), quando j os russos haviam posto em rbita o Sputinik, seguido do Lunik (1957). O AGI propiciava ao Mundo que, da era de navegao ocenica desenvolvida partir do sculo XV, a humanidade, em meados do sculo XX chegasse navegao espacial. Com os satlites desvendando novos "eldorados", do Poder Areo se chegava ao Aeroespacial. Com o AGI uma nova modalidade de Poder comeava a causar inquietao no mbito das Relaes Internacionais, levando a ONU a procurar estabelecer um direito que envolvesse esse espao ultraterrestre; em 1959, organizava-se sob seus auspcios o Comit Permanente para o uso pacfico do Espao Exterior. Ao mesmo tempo que se iria tentar resolver sobre o problema jurdico a prevalecer na Antrtica; da a convocao para uma reunio em Washington, em dezembro de 1959. Da reunio da Washington sairia o Tratado da Antrtica e no foram suspensas as pesquisas na Antrtica, cujo valor continua sendo demonstrado pelos investimentos cada vez maiores, com inmeros pases fixando sua presena na rea, ao lado de crescentes adeses ao Sistema Antrtico que, promovendo reunies peridicas vai decidindo atravs de Tratados sobre os destinos desse continente sem estatuto jurdico.

11

4 - AMBIES TERRITORIAIS E CONFLITOS POLTICOS


A partilha do rtico daria incio cobia pela Antrtica e, como consequncia, adviriam incidentes polticos. Em 1908 a Inglaterra anexava seu setor antrtico Dependncia das Falklands, as Malvinas reclamadas pela Argentina, desde 1833, no momento em que o arquiplago era ocupado pelos ingleses. Continuaria o processo de anexao quando o Conselho Britnico reinvindicava, em 1923, para a Nova Zelndia, territrios na reentrncia de Ross, justamente a rea que oferece as melhores possibilidades de penetrao ao interior do continente. Ao continuada quando, erigida a Austrlia em domnio (1931), tinha tambm seu territrio reinvindicado pela Inglaterra em 1933. No entanto, a Antrtica Australiana passava a se constituir por dois territrios divididos por um outro, denominado Terra de Adlia que, em 1924, a Frana anexara. Em 1939 era a vez da Noruega, que pela Teoria dos Setores herdara no rtico o Arquiplago de Spitzberg, a anexar trecho da Antrtica paralelo ao litoral. Fugia regra quanto s demais anexaes j feitas, adotando meridianos, pois demonstrava o Governo Dinamarqus que condenava ai o princpio que consagrara no rtico, e que a Inglaterra pela defrontao existente para a Comunidade Britnica estava, desde 1908 impantando na Antrtica. Por outro lado, anexava a Noruega um setor que a Alemanha pretendia, iniciando-se uma fase de conflitos. Isto porque, ainda no ano de 1939, a Argentina reinvindicava o seu setor, dentro do ingls denominado Dependncia das Falklands. Complicando-se ainda mais o problema, j que, em 1940, o Chile reinvindicava seu territrio, se superpondo ao da Dependncia das Falklands e o argentino. Por isso, finda a Segunda Guerra Mundial, procuraram os Estados Unidos, j em 1947, promover uma Conferncia que viesse a regulamentar os problemas de soberanias. Por sua vez, a URSS, devidamente instalada no rtico, mostrava interesses pela Antrtica, sem reconhecer os Decretos de anexao j emitidos. A Inglaterra, do seu lado, procurava, em vo, desde 1948, atravs do arbitramento internacional, obter o reconhecimento das anexaes que vinha fazendo, contando com a oposio do Chile e Argentina. Em 1947, com a assinatura do TIAR (Tratado Inter-Americano de Assistncia Recproca), a Argentina havia conseguido inserir atravs do Artigo IV, o reconhecimento de uma Antrtica Sul-Americana, como zona de defesa

12

destinada a prevenir e reprimir as ameaas e atos de agresso contra quaisquer dos pases do continente. Impunha-se ainda no contexto internacional a Guerra Fria, com a formao da OTAN e o Pacto de Varsvia, com os Estados Unidos e Unio Sovitica estabelecendo Bases na Antrtica. Multiplicavam-se no Continente Branco os incidentes; como o de 1952, com os argentinos atacando os ingleses para impedi-los de instalar Base na Ilha da Esperana e, no ano seguinte, vingando-se os ingleses, ao destrurem Bases chilena e argentina na Ilha de Decepcin. Temerosa, a ndia, tentava em 1956 incluir na "Ordem do Dia" da XI Assemblia Geral da ONU um Memorando para que se impusesse o uso pacfico do Continente Austral, muito embora seu esforo tenha tido resultado negativo. Embora o objetivo econmico tenha sido o principal tema das reinvindicaes - pesca da foca e da baleia, ao lado posteriormente das comprovadas riquezas minerais - a tudo viria se juntar o problema geoestratgico. Os continentes mais prximos, e em especial a Amrica do Sul, estariam ameaados com a instalao de alguma potncia hostil na Antrtica. Revelara a Histria que na Segunda Guerra Mundial os alemes haviam includo a regio em sua estratgia naval, transformando os arquiplagos sub-antrticos em pontos de reabastecimento e refgio. Por outro lado, o Estreito de Drake, alm da importncia nos transportes inter-continentais, passara a ter invejvel posicionamento, se obstrudo o Estreito de Magalhes; s por Drake poderiam passar os porta-avies que o Canal do Panam no mais comportava.

5 - O ANO GEOFSICO INTERNACIONAL


Assim sendo o Ano Geofsico Internacional ou AGI, realizado entre os anos de 1957-58, nada mais seria do que um esforo conjunto, realizado por cientistas de vrias naes, no sentido de desvendar o que havia naquele bloco de terras escondidas por sobre um imenso manto de gelo. Atrados ainda pelo desejo de dar ao Mundo o conhecimento de uma srie de fenmenos naturais, inscreveram-se 75 pases, dos quais apenas 67 tomaram parte ativa nos trabalhos. Entre esses ltimos destacaram-se, dentre os sul-americanos, a Argentina, o Chile e o Brasil. Em trs grandes grupos foram classificados os campos de estudo do AGI:

13

1) A Terra, sua estrutura e seu interior com determinaes ssmicas, gravimtricas, de longitude e latitude. 2) Estudos de Meteorologia, Glaciologia e Oceanografia. 3) A Fsica da alta atmosfera, incluindo estudos sobre a atividade solar, a ionosfera, os raios csmicos e outras partculas e radiaes do espao. O Brasil tomou parte no AGI atravs de sua Marinha de Guerra traando o seguinte programa: a) Ocupao da Ilha da Trindade - Ocupao durante um ano partir de junho de 1956, por uma pequena guarnio da Marinha, rendida mensalmente (cerca de 15 homens), para apoio de equipes de trabalho especializado em: 1) Meteorologia - Observaes regulares, inclusive rdio-sondagens, para estudo da massa tropical martima, cujos deslocamentos determinam o tempo na costa sul do Brasil. Tais observaes possibilitaro a previso do tempo a longo prazo. 2) Oceanografia - estudo da mar ocenica e do nvel mdio do mar. Previso do marulho e da arrebentao. Hidrologia da gua do Atlntico. 3) Geofsica e outros estudos - Prospeco geolgica, magntica e gavimtrica da ilha e distribuio de raios csmicos no oceano. Estudos de biologia. b) Oceanografia do Tringulo Trindade - Cabo Frio - Abrolhos Instalao, no segundo semestre de 1956, de 60 estaes oceanogrficas completas, para estudo da circulao permanente, da geologia e topografia do fundo e da distribuio de propriedades nas guas atlnticas (nitratos, fosfatos, oxignio, etc), apoio cientfico indispensvel explotao da pesca da rea geograficamente predestinada para o abastecimento do Rio de Janeiro. c) Oceanografia e Meteorologia da rea Cabo Frio - Chu - Instalao, durante 1956, de 100 estaes oceanogrficas, visando sobretudo a estabelecer o ciclo de incurses da Corrente das Malvinas, principal fertilizador de nossas guas meridionais. Estudo das ondas internas. Caracterizao da massa polar martima, para melhoria da previso do tempo. d) Oceanografia da foz do Amazonas - Instalao no decurso de 1956 de 40 estaes oceanogrficas, visando o reconhecimento da plataforma continental e do regime esturiano. Observando-se que o Programa Brasileiro no atingia o continente austral, tudo obra das diretrizes governamentais da poca, bem mais dedicadas com a interiorizao da capital para Braslia; assim, a continentalidade anulou praticamente a maritimidade e com isso, reduziu o programa de insero no contexto antrtico.

14

6 - TRATADO DA ANTRTICA
Em 1958 quando j estava em curso as negociaes entre 12 pases (Argentina, Austrlia, Blgica, Chile, Frana, Japo, Nova Zelndia, Noruega, Unio da frica do Sul, URSS, Inglaterra e Estados Unidos), para a elaborao de um Tratado que viesse a reger a Antrtica, a ndia tentava, pela segunda vez levar a questo para a ONU, salientando no Memorando que: "Ser agora apropriado e oportuno para todas as Naes um entendimento no sentido da utilizao exclusiva dessa rea para projetos pacficos e o bem estar do Mundo inteiro. Afigurava-se particularmente importante que todas as naes estivessem seguras de que atividade alguma na Antrtica pudesse afetar desfavoravelmente as condies naturais, climticas e outras, que so preocupao universal". Continuava o referido Memorando que a Antrtica tinha importncia para a comunidade internacional no seu conjunto, e no simplesmente para umas poucas naes. Referia-se, pois, s 12 Naes que no aceitaram a interveno da ONU, j que haviam entrado em acordo para atuarem no AGI nas reunies de Paris e Bruxelas (1955, 1956 e 1957). Em outubro de 1957 estabelecia-se um Comit Especial de Pesquisas Antrticas integrado pelas 12 naes j destacadas, com estatuto exclusivamente privado e tcnico. Sobre isso escrevia o diplomata brasileiro, Joo Franck da Costa: "Apesar da existncia da um gentleman's agreement segundo o qual as atividades desenvolvidas na Antrtica em virtude do Ano Geofsico Internacional careciam de conseqncias polticas, verificaram-se nessa rea fatos importantes para o futuro do continente - a) muitos pases estabeleceram estaes em territrios reinvindicados por outros Estados (todas as bases russas no setor australiano, bases norte-americanas na Dependncia de Ross e no territrio antrtico australiano, etc); b) a Unio Sovitica fincou p no Sexto Continente, fato agravado pelas pretenes territoriais que j emitira a propsito das descobertas de Bellingshausen e pela liderana, de fato, que assumiu em razo de suas atividades cientficas; c) por ventura para contornar o perigo supracitado, os pases da Comunidade Britnica passaram a advogar a internacionalizao e desmilitarizao da Antrtica (Declarao do Primeiro Ministro Macmillan feita na Austrlia em 11 de fevereiro de 1958); d) e os pases que no participaram do Ano Geofsico Internacional na Antrtica alarmaram-se com as veleidades de exclusivismo manifestada pelas doze potncias".

15

Continuando a poltica exclusivista, em 3 de maio de 1958, os Estados Unidos enviaram aos outros onze pases notas explanatrias sob seus pontos de vista - de tornar permanente o regime de cooperao prevista para o AGI; de assegurar a liberdade total das investigaes cientficas na Antrtica; de usar a Antrtica para fins exclusivamente pacficos; de celebrar um acordo internacional a fim de incorporar tais princpios e prever, se possvel, alguma forma de administrao conjunta. A 1 de dezembro de 1959 as 12 naes que haviam realizado estudos cientficos durante o AGI na Antrtica se reuniam em Washington elaborando um Tratado que entraria em vigor em 23 de junho de 1961. J ento os fatos hericos da explorao haviam dado lugar s expedies cientficas devidamente dirigidas e financiadas por governos. Passava a Antrtica a ser vista sob a tica de zona de cooperao cientfica internacional, da no militarizao e, embora provisoriamente, do congelamento das pretenses territoriais, j que estipulava um prazo de 30 anos a partir da vigncia do acordo, quando ento haveria uma redefinio sobre o problema de soberania territorial. Redefinio que deveria ter sido feita em 1991, mas que vem sendo protelada. Em seus 13 artigos, estabelece o Tratado um cdigo de cooperao internacional consubstanciado no artigo X, determinando que "cada uma das partes contratantes compromete-se a empregar esforos apropriados, de conformidade com a Carta das Naes Unidas, para que ningum exera na Antrtica qualquer atividade contrria aos princpios e propsitos do Tratado". Sem criar uma organizao internacional para reger o continente, os doze pases do chamado "Clube Antrtico" acordaram pelo artigo XIII que "o presente Tratado estar sujeito ratificao por todos os Estados signatrios", ficando "aberto acesso de qualquer outro Estado que possa ser convidado a aceder". Neste caso, a Polnia, com vasta experincia em pesquisas nos gelos do rtico, seria o primeiro a aderir em 1961, transformando-se no 13 Membro, antes mesmo da entrada do Tratado em vigor; Arctowiski sua Base na Antrtica, localizada na Pennsula que mais se projeta para a Amrica. Para a admisso e outras providncias a serem tomadas, o Tratado estabelece um sistema de Reunio e Consultas; constando do artigo IX que "os representantes das partes constantes no prembulo desse Tratado reunir-se-o na Cidade de Canberra para o propsito de permutarem informaes, consultaremse de matrias de comum interesse". Desde o primeiro encontro em Canberra, vrias dessas Reunies de Consulta se realizaram, constituindo-se, por assim dizer, no eixo dinmico para assegurar o desenvolvimento e a manuteno do esprito que rege os participantes do Tratado. A 11 Reunio, por exemplo,

16

realizada em Madrid em 1991, resolveu sobre a questo relativa explotao da Antrtica, que o Tratado havia congelado por 30 anos. Acabou por manter o continente como "uma reserva natural em favor da paz e da cincia". Significando, o Acordo de Madrid, que acabou prevalecendo o meio termo entre a proposta dos pases partidrios da proibio permanente e a dos defensores da explotao mineral depois de uma moratria limitada. A Reunio s poderia aceitar o fim da proibio da explotao com o consenso total dos 26 pases que ento tinham o direito a voto, entre os quais o Brasil; bem como por 3/4 do total de pases do Tratado, no ano 2041, se algum pas pedir a anulao da proibio, que s ser concedida por uma Conferncia extraordinria convocada para este fim especfico. Pelas condicionantes desse continente isolado, inspito e longnquo, a solidariedade tornou-se um complemento indispensvel. Conseqentemente, a liberdade de pesquisa cientfica comporta limites, impondo-se pelo Tratado, a inspeo internacional para a manuteno dos objetivos; como essa inspeo tem efeito dissuasivo e no sansionador, preferiu-se, em vez de "inspetores", o termo "observadores". Os doze Membros Consultivos elaboradores do "Sistema Antrtico" destacados no quadro que se segue, esto divididos em: reinvindicadores, por terem emitido Decretos, no reconhecidos internacionalmente, anexando territrios na Antrtica, e no revindicadores. Constam ainda do quadro os aderentes ulteriores consultivos, assim considerados por terem Bases ou Estao, bem como realizao de pesquisas cientficas no local. E, ainda os ulteriores no consultivos, por ainda no haverem contribudo para a Cincia local; esses embora assistam as Reunies, no tm o direito do voto.

CONSULTIVOS (REINVINDICADORES) Argentina, Austrlia, Chile, Frana, Noruega, Nova Zelndia, Reino Unido

17

CONSULTIVOS (NO REINVINDICADORES) frica do Sul, Blgica, Estados Unidos, Japo, CEI (Rssia)

ADERENTES ULTERIORES (CONSULTIVOS) Alemanha, Brasil, China, Coria do Sul, Espanha, Finlndia, ndia, Itlia, Peru, Polnia, Sucia, Uruguai

ADERENTES ULTERIORES (NO CONSULTIVOS) ustria, Bulgria, Canad, Colmbia, Coria do Norte, Cuba, Dinamarca, Equador, Guatemala, Hungria, Papusia-Nova Guin, Pases Baixos, Guatemala, Rumnia, Suia, Repblica Tcheca, Repblica Eslovaca, Ucrnia

7 - SITUAO DO BRASIL
Tentou o Brasil participar da elaborao do Tratado da Antrtica, mas foi deliberadamente excludo, segundo o Itamaraty, na poca, "pela inflexibilidade do Governo dos Estados Unidos". Nossas pesquisas realizadas pela Marinha no AGI no chegaram Antrtica, muito embora o nosso Programa tenha sido aprovado. Assim sendo, afirma o Diplomata Joaquim Eullio do Nascimento e Silva, na poca do AGI, Secretrio do Chanceler Macedo Soares, "o Brasil, em 30 de junho de 1958 notificou ao Departamento de Estado suas pretenes ao setor entre o meridiano 28 graus (Ilha Martim Vaz) e o meridiano 53 graus (Arroio Chu), trecho esse reinvindicado quer pela Gr Bretanha, quer pela Argentina". Antes da entrada em vigor do Tratado, em 1960, publicava o CNG (Conselho Nacional de Geografia) ligado ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geogrfica e Estatstica) rgo da Presidncia da Repblica, a primeira edio

18

do "Atlas de Relaes Internacionais", com o mapa da defrontao (pgina 159), onde os limites dos meridianos de Martins Vaz/Arroio Chu delimitam o territrio brasileiro. Endossaram a questo dois nmeros da "Revista do Clube Militar (n 142 de abril/junho de 1956 e - Ano XXX 1957 - n 146). O referido mapa da defrontao era reeditado pelo "Atlas Histrico Escolar do MEC (Ministrio da Educao e Cultura) em sua 5 Edio de 1969. Em seguida, a questo era levada ao Congresso Nacional (Sesso de 28 de novembro de 1970) pela Deputado Eurpides Cardoso de Menezes que, dois anos depois, cursando a ESG (Escola Superior de Guerra), publicava, pelo Departamento de Estudos (C6-13-72) sob o ttulo "Antrtica - Interesses Internacionais", o trabalho onde defendia a tese da defrontao. Em 16 de maio de 1975, o Brasil, por intermdio do Chanceler Azeredo da Silveira, aderia ao Tratado da Antrtica, sendo o 19 pas a faz-lo. O documento de adeso foi entregue ao Governo dos Estados Unidos, o pas depositrio do Tratado, destacando cinco princpios fundamentais para a tomada de deciso. "A - O Brasil considera que o Tratado da Antrtica constitui o nico diploma legal para o continente antrtico, sendo instrumento jurdico vlido e aceito para todos os Estados-Membros que dele so partes; a esse respeito, considera, tambm, o Governo Brasileiro que todos os Estados que desenvolvem atividades na Antrtica devem estar ligados pelas mesmas normas jurdicas; B - O referido Tratado veio consagrar princpios e normas positivas, com repercusses para toda a comunidade internacional, a saber: o uso da Antrtica para fins exclusivamente pacficos e o amplo sistema de inspeo ali previsto para assegurar a observncia dos citados objetivos, a liberdade de pesquisa e as facilidades para a pesquisa cientfica na regio e a proibio de exploses nucleares e de alijamento de material ou resduos radioativos na rea; C - O Governo Brasileiro empresta a maior relevncia aos trabalhos realizados no Continente Austral e ao mecanismo decisrio previsto no Tratado, no qual dever prevalecer, a juzo do Governo Brasileiro, o princpio da igualdade entre todos os seus signatrios; D - O Brasil, em virtude de possuir a mais extensa costa no Atlntico Sul, costa essa em sua maior parte devassada pelo Continente Austral, tem interesses diretos e substanciais na Antrtica; E - A propsito da significao particular da Antrtica, caberia acentuar que o seu reconhecimento determinou a incluso de parte do territrio antrtico na zona descrita pelo artigo 4 do Tratado Inter-Americano de Assistncia Recproca, sendo, portando, o Brasil co-responsvel pela defesa da regio".

19

Em linhas gerais, no documento transcrito, a adeso brasileira ao Tratado da Antrtica se justifica por finalidades pacficas; mas no afasta o Brasil do critrio da defrontao numa possvel partilha, o que vem implcito no fato de possuirmos "a mais extensa costa martima no Atlntico Sul" e sermos coresponsveis por sua defesa, bem como a do continente antrtico em sua parte americana, como signatrios do TIAR. Finalmente, deixa bem claro este documento que no aderimos ao Tratado como uma possvel nao secundria; propugnando pela adoo do sistema de igualdade entre todos os signatrios para que no se estabelea no chamado Clube da Antrtica o sistema de veto, to antidemocrtico, que caracteriza a ONU. Coube ao Embaixador Joo Augusto de Araujo Castro entregar ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, o depositrio do Tratado, a nota que comunicava a nossa adeso. Observando-se que este documento, justifica mais uma vez, as finalidades pacficas do Brasil, sem afasta-lo do critrio da defrontao numa futura partilha poltica, destacando, como o documento anterior, a extensa costa no Atlntico Sul, e nossa co-responsabilidade no TIAR. Concluindo-se ainda que, terceiro pas sul-americano, depois da Argentina e Chile, a se envolver nos assuntos antrticos, o Brasil quer por destacar o TIAR, quer por alertar quanto a problemtica da defrontao atraiu o Peru, o Uruguai, o Equador e ainda a Colmbia e Guatemala. Coroaram-se, pois, os vrios anos de luta do Brasil, cujos interesses na Antrtica tambm se associam ao fato de sermos potncia regional no contexto latino-americano, mltiplo vetor em todo o Atlntico Sul e o maior pas do Hemisfrio Sul. Conseqentemente no podemos nos omitir, nem deixar de tomar conhecimento do potencial geoestratgico e geoeconmico daquelas regies austrais cuja imagem herica o tempo e a tecnologia vm desfazendo.

8 - ESTAO COMANDANTE FERRAZ


Embora aderindo ao Tratado da Antrtica em 1975, o Brasil s enviaria sua primeira expedio cientfica ao continente em 1983; quando a questo j se encontrava na alada da SECIRM (Secretaria da Comisso Interministerial dos Recursos do Mar). Com as pesquisas realizadas pelos integrantes do navio

20

"Baro de Teff", o Brasil era aceito como membro consultivo do Tratado a 12 de setembro do mesmo ano de 1983. Instalvamos a Estao Comandante Ferraz entre o mar (Baa do Almirantado) e a montanha (Morro da Cruz), na Ilha do Rei George, Arquiplago das Shetlands, na Pennsula Keller a 62 0,5' de latitude e 58 23,5' de longitude oeste no ano seguinte. Da nossa Estao avistam-se o Morro da Cruz, geleiras milenares, pedaos de "icebergs", e at um "nunatak", ou seja, uma rocha desnuda que ultrapassa a calota polar. Esse "nunatak" fica a 3.800 metros da Estao brasileira e j foi vtima de nosso esprito jocoso, ao ganhar o apelido de "Seio da Mulata". Tambm na Ilha do Rei George se encontra a Base chilena Marsh 1 , distando uns 50 km de nossa Estao. Na Base chilena se encontra um dos melhores aeroportos da regio antrtica, com pista de 1.300 metros em terra batida. A se encontra tambm o nico hotel do continente austral - o "Estrela Polar" com capacidade para 80 hspedes e que recebe turistas no vero. Alm dos mdulos para pesquisas cientficas, os chilenos contam com uma loja para venda de lembranas, uma escola, um mercado e a "Villa de las Estrellas", onde vivem as famlias dos militares que servem na Base. A Ilha do Rei George, onde os brasileiros se abrigam na Estao Comandante Ferraz, pertence ao Arquiplago das Shetlands (4.662 km2), quatro vezes maior que o Municpio do Rio de Janeiro. Esse arquiplago fecha o arco alongado de ilhas montanhosas, que formam a zona sub-antrtica, o mais prximo da pennsula que se projeta para a Amrica do Sul. Constitui-se numa rea vulcnica, geologicamente jovem, j que se notam fumarolas (emisso de gases) na Ilha da Decepo; as Ilhas do Elefante, Clarence, Livingstone e Rei George so as maiores do arquiplago. Elevaes e geleiras emolduram a Baa do Almirantado, onde 95% da superfcie coberta pelo gelo. No vero a luminosidade constante, sendo de apenas 4 horas quando se entrar no perodo do solstcio de vero. A temperatura, em geral, da ordem de 5 negativos, chegando aos 30 no inverno. ento que nossa Estao fica coberta pelo gelo que a protege dos ventos fortes, ultrapassando por vezes aos 100 km/hora; a cobertura de gelo funciona tambm como isolante trmino, seguindo o princpio dos igls esquims do Hemisfrio Norte e, bloqueadas as portas dos mdulos, a sada se faz pelos alapes de teto.

Atualmente chamada de Eduardo Frey.

21

O local onde se encontra a nossa Estao esteve, de 1947/61, ocupado pelos ingleses; as edificaes de madeira que a deixaram, material usado na poca, podem ainda serem vistas. Como tambm trs cruzes que lembram a morte de dois ingleses, a que se juntou a do brasileiro, Sargento Poppinger, falecido de mal sbito no inverno de 1990. A Estao Comandante Ferraz foi inaugurada a 6 de fevereiro de 1984, com o hasteamento da bandeira nacional; mas, s a partir de 19 de maro de 1986 passou a operar em carter pemanente. Inicialmente a Estao se compunha apenas de 8 mdulos e, como temporria, era guarnecida por 12 homens que l permeneciam por 32 dias, deixando-a desativada at o vero seguinte. Ampliada sucessivamente partir da Operao Antrtica IV passou a ter ocupao permantente j contando com 60 mdulos. Neles existem alojamentos, salas de estar, cozinha, enfermaria, armazns, laboratrios, oficinas, no faltando at mesmo um ginsio de esportes. Costuma reunir cerca de 40 pessoas e, para apoio s pesquisas, o Brasil possui outros 4 refgios - um na prpria Ilha do Rei George, outro na Ilha Nelson, e dois na Ilha do Elefante, podendo cada qual abrigar at 6 pessoas por um perodo de 30 a 40 dias. Os brasileiros que vo para a Antrtica so voluntrios e submetidos antes a exames mdicos e treinamento pr-antrtico no Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia, seguido de exerccios de montanhismo no Parque Nacional de Itatiaia. Destacando-se que os voluntrios para o perodo de inverno so ainda submetidos a exame psicolgico no Servio de Pessoal da Marinha. Contribuiu para a escolha da instalao da Estao na Ilha do Rei George, que tem 3/4 partes cobertas por glaciar, os seguintes fatores: facilidade de acesso, bom fundeadouro e extensa praia com gradiente facilitando desembarque de material, espao para futura ampliao e obteno fcil de gua potvel, pois existem nas proximidades duas lagoas de degelo. Devendo-se ressaltar que a Ilha do Rei George prdiga em lagos, onde as Pennsulas de Fildes e Hardley ficam praticamente livres do gelo do vero. Fildes, com 55 km2 conta com cerca de 30 lagos dos mais variados tamanhos, localizados em altitudes que variam dos 10 aos 90 metros, distando desde os 20 metros aos 15 km da costa. a maioria tem nomes russos, pois foram estudados por J. M. Simonov, cientista sovitico, em 1970. O lago melhor estudado foi o de Kitiesh, a 17 metros do nvel do mar, do qual dista 600 metros; seguido pelo de Gluboku a 20 metros do nvel do mar e 150 metros distanciado deste; e o de Dlinil a 10 metros do nvel do mar e 400 metros da costa.

22

O Patrono da Estao brasileira o Capito de Fragata Luiz Antnio de Carvalho Ferraz, nascido em S. Luiz do Maranho em 24 de outubro de 1940. Vtima de mal sbito, faleceu em 11 de agosto de 1982 em Halifax, no Canad, quando participava da V Assemblia Oceanogrfica Conjunta e Reunio Geral do Comit Cientfico para pesquisas Oceanogrficas. Participou da expedio inglesa no "Endurance" e, por ordem do Almirante Eddy Sampaio Spellet, hasteou, em 28 de janeiro de 1978, a 7211' de latitude sul e 2642' de longitude oeste, a bandeira brasileira, pela primeira vez na Antrtica. Integrou a Comisso que foi Dinamarca para examinar o "Thala Dan, da companhia S. Lauritzen, j familiarizado com viagens ao rtico e Antrtica, e que estava venda. Dado o sinal verde, coube ento ao Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiniano Eduardo da Silva Fonseca autorizar a aquisio do referido navio que foi incorporado Marinha de Guerra como "Baro de Teff". Foi o Comandante Ferraz membro do PROANTAR e faleceu meses antes de nossa primeira viagem Antrtica. Expedio que saiu do porto do Rio de Janeiro no dia 20 de dezembro de 1982, atingindo a Baa do Almirantado a 5 de janeiro do ano seguinte. Participava ainda desse evento, saindo de Santos, o Navio Oceanogrfico "Professor Besnard" da Universidade de S. Paulo. Durante essa expedio registrou-se o primeiro vo de uma aeronave brasileira na rea o helicptero Wasp N-7041 do Esq HU-1, que decolando do "Baro de Teff" no dia 7 de janeiro de 1983, foi at a Base chilena de Marsh. Destacando-se que no complexo Marinha/Aeronutica o Navio de Apoio Oceanogrfico (Nap Oc.) conta com o apoio do Hrcules C-130 da FAB. A segunda viagem saindo tambm do Rio de Janeiro, em 3 de janeiro de 1984, teria como misso a escolha do local para a instalao da Estao, que seria apontado no dia 25 do mesmo ms. Em 1994 despedia-se da faina na Antrtica o "Baro de Teff", entrando em ao o "Ary Rongel".

9 - DEFRONTAO E ATLNTICO SUL


Considera o Internacional Hydrographic Bureau que o mar Austral, chamado Glacial Antrtico, nada mais do que o prolongamento do Atlntico/Pacfico/ndico. Continuao dos trs grandes oceanos, no existe barreira de conteno entre eles e o Glacial Antrtico; no caso particular do

23

Atlntico, as guas tropicais se encontram com as frias, lanando estas ltimas o volume de 800 milhes m3/segundo sobre as primeiras, transportando o oxignio vivificador necessrio fauna marinha. A convergncia antrtica forma, pois, uma das zonas limtrofes fundamentais dos trs grandes oceanos, chegando no Atlntico a passar, em determinadas pocas do ano a apenas 1.000 km do litoral do Rio Grande do Sul. Em conseqncia, quer pela influncia das correntes frias das Malvinas no Atlntico, como pela de Humboldt no Pacfico, ntimo o correlacionamento dos pases sul-americanos, que de um lado ou de outro se defrontam com a Antrtica. Assim, no Atlntico Sul vemos o espao brasileiro integrado no Cone Sul, agrupando em seu bastio avanado as ilhas de Fernando de Noronha na zona de estrangulamento do Atlntico, e a da Trindade, que o renascimento da rota do Cabo deu novo sentido geoestratgico. J na regio sub-antrtica, em posio de guarda, a 565 km da entrada do Estreito de Drake, esto as Malvinas. A ocupao dessas ilhas em 1833, sob protesto da Argentina, serviu para a Inglaterra colher a maior vitria naval da Primeira Grande Guerra; o segundo conflito mundial no dispensou o apoio das Malvinas. No caso de um confronto em que venha a falhar a rota pelo Canal do Panam, as Malvinas tero triplicadas sua importncia geoestratgica, visto que os navios provenientes do Pacfico, para atingir o Atlntico, tero que se valer da passagem oferecida pelo Estreito de Magalhes. No presente, o arco insular formado por Asceno, Santa Helena e Tristo da Cunha, seguindo pelas Georgias e complementado pelas Malvinas se constitui em pontos de escalonamento para o Cone Sul; e dele se valeu a Inglaterra em 1982 durante o conflito com a Argentina pela posse das Malvinas. Muito embora, no contexto regional, essas ilhas muito distantes da Inglaterra, venham servindo hoje como base de escalonamento para expedies Antrtica. Em conseqncia, do ponto de vista geoestratgico essas ilhas so bem mais importantes para os pases atlnticos da Amrica do Sul; e mesmo, guardadas as devidas propores, quanto ao posicionamento, dentro do mesmo papel que as bases antilhanas representam para os Estados Unidos - intercepo e alerta. Essas ilhas, gozando de posies martimas de relativo isolamento, muito embora protegidas contra as comunicaes terrestres normais, so dotadas de possibilidades como escala martima ou area. No mbito regional, projetando-se na direo do Atlntico e permitindo o escalonamento da Antrtica Americana, as Shetlands, as Orcadas, numa curva para oriente as Sanduches e, seguida as Georgias, tm valor geoestratgico, por

24

se interpenetrarem com a dorsal atlntica. E nesse corredor vital povoado por essas linhas sub-antrticas, que o Atlntico se interpenetra com o Pacfico e ndico, numa bacia aberta que contrasta com a bacia fechada do rtico. Concluindo-se que nesse corredor de essencial circulao a zona de soberanias ainda contestadas tanto na Antrtica quanto nos arquiplagos subantrticos forma a rea defrontante que desafia o espao geopoltico da esfera de domnio da Amrica do Sul. A tendncia entre as naes na formao de glacis defensivos (pontos de apoio ou de defesa) mostra que a Antrtica ser no s para o Brasil, como tambm para todos os pases defrontantes, uma base de alerta, intercepo e emergncia que venha a afetar a defesa da Amrica do Sul. Dominando trs oceanos, autntica plataforma giratria que se defronta com trs continentes, tem a Antrtica grande valor geoestratgico. E, se na prtica ficou provado que o rtico serve tanto para objetivos pacficos quanto militares... o mesmo se aplica Antrtica, sobretudo quando depois de 1990 se desfez o Eixo Leste/Oeste e comeam a se formar os Eixos Norte/Sul preconizados por Haushofer.

10 - CONCLUSO
Longe de separar o mar une; da a importncia do domnio sobre pontos situados defronte a nossa esfera de domnio. O Brasil o maior pas no Atlntico Sul e o de mais extensa costa defrontante com a Antrtica. Esse continente fim de linha para espcies migratrias da Amrica do Sul, desde a baleia que vem se acasalar e faz das guas quentes de nosso litoral o stio ideal de procriao, at a merluza e anchova pescadas nas nossas costas. Em conseqncia, se impe a importncia geoeconmica, j que qualquer alterao sensvel no ambiente antrtico defrontante ir refletir no setor pesqueiro brasileiro. Os mapas so hoje encarados sob diferentes prismas - a navegao martima, area e a nova corrida espacial deram-lhe novo sentido. As distncias no so mais pontos longnquos... no so medidas por quilmetros ou milhas, mas sim por horas, por minutos. A Antrtica com seus arquiplagos que se integram na dorsal atlntica no esto assim to distantes para ns. Tanto assim que, dentro do aspecto climtico, a j expresso popular "frente fria que vem do sul" serve para definir um grande nmero de correntes areas que partem da Antrtica e se distribuem pelo territrio brasileiro. Chegam

25

mesmo at a Amaznia, onde, provocando queda brusca de temperatura, realizam o chamado fenmeno da "friagem". Da a importncia da presena efetiva e marcante do Brasil nessa rea defrontante do continente branco e seus arquiplagos, para se opor a toda e qualquer experincia bacteriolgica, nuclear ou de carter altamente poluente. A possibilidade de um pas com tecnologia avanada em utilizar exploses nucleares para desintegrar a j instvel massa de gelo que cobre a Antrtica, sobretudo em sua parte ocidental, a que mais interessa ao continente sul-americano, foi bastante discutida nos anos 60 pelos estrategistas. O Dr. Gordon J. F. MacDonald, ento Vice-Presidente Executivo do Instituto para Anlises de Defesas em Washington, declarou, na ocasio, que se tal viesse a ocorrer geraria ondas gigantescas, destruindo por completo todo o setor costeiro da Amrica do Sul. Alm de exploses nucleares, tambm foi cogitado, em 1973, transformar-se o gelo permanente da Antrtica no depsito internacional para o lixo nuclear radioativo; e foi proposto na "Science and Public Affaire" pelos cientistas atmicos E. G. Zeller e E. E. Angino do Departamento de Geologia da Universidade de Kansas, bem como por D. F. Saunders, da "Texas Instrument Inc", para que o lixo nuclear radioativo ficasse armazenado na Antrtica pelo prazo de 250 mil anos. Argumentavam os referidos cientistas de que era fato, que provavelmente a eletricidade iria cada vez mais sendo substituda pela energia nuclear; assim a acumulao de refugos nucleares radioativos, altamente perigosos, tendiam a aumentar progressivamente. No caso, pois, a indicao da Antrtica vinha bem a calhar, no s por ser a terra mais remota do Planeta, como tambm por no ter estatuto jurdico de partilha. A Groenlndia tambm se constituiria num stio ideal, se no pertencesse Dinamarca. Opor-se a qualquer operao artificial, eis o sentido de nossa presena no Continente Austral, at mesmo se relacionado com as correntes marinhas. No caso, a Corrente das Malvinas viria a afetar diretamente o nosso litoral, quer pela poluio, j que o degelo seria provocado quimicamente, ou mesmo alterando-se a temperatura da gua do mar, prejudicando a pesca. tese de Arthur Dix, em sua "Geografia Poltica" que: " medida que o trfico mundial se desenvolve com maior intensidade e variedade envolvendo todos os mares e pases da Terra, torna-se cada vez mais importante na atividade da vida internacional, a influncia da poltica das comunicaes, cujas tendncias esto marcadas por fundamentos geogrficos". E nesse contexto destacamos o antigo axioma que afirma - o mar no separa, antes de mais nada

26

une: da a importncia para as potncias do domnio sobre costas situadas defronte sua prpria esfera de domnio. Sob o ponto de vista geoestratgico, a defesa da Amrica do Sul sobretudo de ndole martima e no mais um problema estritamente continental. Na Amrica do Sul, por sua presena e posicionamento, o Brasil se destaca no Atlntico como mltiplo vetor. Mltiplo vetor, com a maior costa defrontante com a Antrtica. E, convivendo com um Mundo regido pela premissa; diferentes reas para diferentes funes; destacando ento, que as regies polares no so mais aquelas zonas geladas e inspitas a serem desprezadas - so rotas martimas, so rotas reas mundiais. Em se tratando da Antrtica Sul-Americana, tanto no plano mundial quanto no regional, no h que se ignorar a importncia do Estreito de Drake, ligao natural entre o Atlntico/Pacfico. E, foi do outro lado desse Estreito que, em 1983, construmos a nossa "Ceuta" 2 , representada pela Estao Comandante Ferraz; e l mantemos nossa presena na outra margem desse geoestratgico Estreito que, na realidade, separa duas "Cabeas de Ponte" - de um lado a Antrtica, do outro o Cone Sul. A Antrtica a regio de um futuro que se aproxima; e assim, em sua conjuntura tanto geopoltica quanto geoestratgica, o problema no mais o de como viver juntos, colaborando como at aqui, mas sim como de sobreviver separadamente. Estamos na Antrtica, mas ainda grande a nossa dependncia para a manuteno da Estao Comandante Ferraz. Dependemos do aeroporto da Base Marsh e nos valemos dos portos chileno de Punta Arenas e argentino de Ushuaia. , pois, necessrio que estabeleamos no Rio Grande do Sul um porto logstico de apoio s expedies antrticas, bem como um aeroporto de apoio nossa Estao. Pelo interesse que vem despertando, a Antrtica se encontra includa dentro das chamadas "reas bsicas mundiais"... Da a importncia daquele continente, transformado num "Mediterrneo Espacial", levando-se em conta que a segurana deve merecer a mesma ateno que o desenvolvimento. E, todo planejamento de segurana deve girar em torno de prazos crticos, de metas prioritrias.

Na validade da comparao, no norte da frica, no ento Algarve d'Alm Mar, Ceuta, do outro lado do Estreito de Gibraltar, foi, para Portugal no sculo XV, a chave que abriria as portas de trs mares.

27

Nov/97

BIBLIOGRAFIA
- CAILLEUX, Andr. - L'Antarctique - Presses Universitaire de France - Paris, 1967.

28

- COSTA, Joo Frank da. Teoria dos Setores Polares - Boletim da Sociedade Brasileira de Direito Internacional n 13 e 14; Antrtica - O Problema Poltico - Revista Brasileira de Poltica Internacional - ns 3, 4, 5, 9, 11 e 12 - Anos 1958, 1959, 1960 e 1961; Le Problme de la Souverainet sur Rgions Antarctiques - Librairie Gnrale de Droit et Jurisprudence - Paris, 1959. - CASTRO, Therezinha de. Rumo Antartica - Livraria Freitas Bastos S. A. Rio, 1976; Antrtica: Assunto do Momento - Revista do Clube Militar Ano XXX - n 146. Rio, 1957; Antrtica: Suas Implicaes - A Defesa Nacional, ano 69 - n 702 - Julho/Agosto de 1982. - . e Delgado de Carvalho - A Questo da Antrtica - Revista do Clube Militar n 142 - Abril/Junho de 1956; Atlas das Relaes Internacionais IBGE. Rio, 1960. - GANDOLPHI, Alain. - Le Systeme Antarctique - Presses Universitaires de France. Paris, 1989. - LA RUE, E. Aubert de. - Les Terres Australes - Presses Universitaires de France. Paris, 1967. - SILVA, Geraldo Eullio do Nascimento. - Defesa da Antrtica - Artigo publicado pelo "Jornal do Brasil" (27/11/94).

ANEXO SIGLAS E RGOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

29

CIRM - Comisso Interministerial para os Recursos do Mar; SECIRM - Secretaria Interministerial para Recursos do Mar; CONANTAR - Comisso Nacional de Assuntos Antrticos; PROANTAR - Programa Antrtico Brasileiro; SCAR - Comit Cientfico para Pesquisas Antrticas CCAMLR - Conveno para a Regulamentao de Atividades sobre Recursos Minerais Antrticos; CNPA - Conselho Nacional de Pesquisas Antrticas. Criada pelo Decreto n 74.577 de 12 de dezembro de 1974, a CIRM tem por finalidade coordenar as atividades condizentes com a poltica nacional para os recursos do mar. Para o assessoramento do Ministro-Coordenador, realizando atividades pertinentes aos encargos tcnicos e administrativos da CIRM, era criada a SECIRM pelo Decreto n 84.324, de 19 de dezembro de 1979. Mas, s em 1982, quando o Governo Brasileiro se decidia a participar da explorao cientfica na Antrtica, o Decreto 86.830 de 12 de janeiro do referido ano, atribua CIRM a incumbncia de elaborar o PROANTAR. Em se tratando da Antrtica, no mbito nacional, observamos que a CIRM, subordinada diretamente Presidncia da Repblica, recebe as diretrizes transmitidas da CONANTAR. Esta, por sua vez, se apoia em aspectos tcnicoscientficos do CNPA coordenado por um Representante da Marinha na SECIRM; o CNPA o interlocutor de nosso Programa com o SCAR e funciona no CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas). Elaborados os projetos para estudos na Antrtica, so eles encaminhados ao PROANTAR que, aprovando-os, os encaminha a CIRM. J ento parte do planejamento operacional transforma-se em Operao Antrtica, com durao anual. Iniciando-se, em geral, em outubro ou novembro, o PROANTAR se constitui de seis sub-programas a saber: Cincia da Atmosfera, Cincias da Terra, Cincias da Vida, Geofsica da Terra Slida, Educao/treinamento/Logstica. O Sistema antrtico, tendo no seu contexto documental o Tratado de Washington de 1960, se desdobra atravs de Reunies Consultivas - do SCAR, do CAMLR, da CRAMRA e ainda da Conveno para a Conservao das Focas Antrticas. No contexto geral do Sistema Antrtico o destaque para o SCAR rgo no governamental filiado ao ICSU (Conselho Internacional das Unies

30

Cientficas) atuando como agente consultivo sempre que lhe solicitam estudos que possam ajuizar as propostas apresentadas pelas partes. A CRAMRA adotada em 1968 foi objeto de discusses por permitir a explorao de recursos minerais antrticos. Faltava a sua regulamentao e, como existem pases que por Decretos j reivindicaram trechos no continente, a explotao, poderia, por parte de alguns deles, provocar qualquer tipo de tenso, pondo em risco o Sistema Antrtico. Com o abandono da CRAMRA pela Frana e Austrlia, coincidentemente duas naes reinvindicadoras, caberia a XV Reunio Consultiva, em outubro de 1989, conferir mandato s Partes para elaborarem "medidas abrangentes para a proteo do meio ambiente antrtico e seus ecossistemas dependentes e associados". No se chegou, porm, a um consenso entre os que desejavam a manuteno e os favorveis ao CRAMRA; o problema seria contemporizado em Madrid (1991) por um Protocolo Ambiental, proibindo toda e qualquer atividade relacionada com a explotao, mas no com a explorao, por um prazo de 50 anos. J a CCAMLRA constituda em 1982, vem sendo mantida para que regulamente sobre a explotao de recursos marinhos na rea do Tratado, o que tem feito, sobretudo no que diz respeito quantidade anual de krill (palavra norueguesa significando comida de baleia) que pode ser pescado.

31

Anda mungkin juga menyukai