Anda di halaman 1dari 70

Sumrio

Noticiario
Editorias Vida e Cidadania Vida Pblica Economia Mundo Esportes Gazeta do Povo Esportiva (Segunda-feira) Caderno G (Exceto sexta-feira) Caderno G Roteiros (sexta-feira) Caderno Tecnologia (segunda-feira) Caderno Turismo (quinta-feira) Revista da TV (Domingo) Viver Bem (Domingo) Caderno de Imveis (Quarta-feira e Domingo) Caderno de Automveis, Motos e CIA (Quarta e Domingo) Bom Gourmet Caderno Animal Caderno Educao e Ensino Caderno Sade Guia Casa Caderno Litoral GAZ + Tipos de Anncios Encartes Encartes Imobilirios Material Condicionado Mdia Premium Anncios Editoriais Outras Observaes Documentao necessria para veiculao e faturamento Veiculao atravs de Agncias de Publicidade Regras de poltica para concorrentes Projetos Especiais 6 7 10 12 14 16 16 18 20 22 23 23 24 26 28 30 30 31 31 32 32 33 33 34 34 34 34 37 38 40 40 40 40

Classificados
2 Anncios de Linha Comunicados e Avisos Regras anncios de Emprego Anncios de Imveis Regras de anncios de crdito Regras de anncios de consrcios Regras de anncios de massagem Regras de anncios de VOIP e REDCAP Regras de poltica para concorrentes Regras de patrocnio de retranca O que no pode ser publicado na Gazeta do Povo Anncios Interior Informaes Gerais Anncios em outros idiomas Desconto assinante 42 46 46 47 47 47 47 48 48 48 48 49 49 49 49 Manual de Produtos

Sumrio
Documentao Necessria para veiculao e Faturamento Veiculao atravs de Agncias de Publicidade Projetos Especiais 50 50 50

Web
Pginas disponveis para comercializao e respectivos formatos possveis de veiculao Tipos de Veiculaes / Formatos Noticirio - Formatos Sobre os formatos over-the page Regra de Renovao de Campanha E-mail Marketing 52 54 58 61 62 62 62 62 62 63 63 63 64 64 64 64 64 67 68

Vdeos, Formulrios nas Peas, Intervenes e Rich Media Envio de Material / Peas / Relatrios (implantao inicial e alteraes) Desenvolvimento de banners Reservas de Dirias Relatrios

Prazos para Implantao de Campanha

Documentao Necessria para veiculao e Faturamento Veiculao atravs de Agncias de Publicidade Regras de poltica para concorrentes Concorrncia na mesma Pgina Classificados na Web

Passo a passo para complemetao do anncio na web Tempo de durao do anncio no site

Manual de Produtos

Editorias
1 PGINA ( Capa ) Espao mnimo para anncio: 1col x 3cm (Selo)

Espao mximo para publicidade de at 1/4 pgina. (3col x 26cm ou 6col x 13cm)

Manual de Produtos - Noticirio

Vida e Cidadania
Informa e analisa fatos ligados vida dos cidados em reas como sade, educao, segurana pblica, meio ambiente, transporte, urbanismo e justia. Alm do enfoque de Curitiba e regio a editoria faz tambm a cobertura de temas nacionais. Alm da equipe em Curitiba h sucursais e correspondentes em regies estratgicas do estado, como Ponta Grossa, Foz do Iguau, Londrina, Maring, etc.

Espaos para anncios: Patrocnio de cabea - 2 col x 4cm Abertura de editoria - Tamanho mximo de at 1/2 de pgina (6 col X 26cm)

Manual de Produtos - Noticirio

Reinaldo Bessa - 6col x 8cm patrocnio - 2col x 2cm patrocnio cabea

Manual de Produtos - Noticirio

2col x 7cm patrocnio Entrelinhas

6col x 10cm patrocnio Temticas

Espao das demais pginas ilimitado para venda.

Manual de Produtos - Noticirio

Vida Pblica
Aborda temas voltados para a elaborao de polticas pblicas, estimulando os cidados a se mobilizar para influenciar os rumos do pas. Tambm fiscaliza a gesto dos trs poderes da Repblica. Em Braslia, o correspondente Andr Gonalves acompanha de perto o trabalho da bancada paranaense e as decises nacionais que afetam a vida dos paranaenses. Espao para anncios Patrocnio de cabea - 2colx4cm Abertura de editoria/Capa - Tamanho mximo de at 1/2 de pgina (6 col x 26cm)

10

Manual de Produtos - Noticirio

2col x 5cm patrocnio Celso Nascimento (3 espaos) Pgina excluisiva para patrocnio, no sendo possivel outros anncios.

2col x 5cm patrocnio Dora Kramer (3 espaos) Pgina excluisiva para patrocnio, no sendo possivel outros anncios.

Manual de Produtos - Noticirio

11

2col x 7cm patrocnio Notas Polticas

Espao das demais pginas ilimitado para venda.

Economia
Com abordagem regional, a equipe da Gazeta do Povo traduz a economia nacional e enfatiza os aspetos mais relevantes para o Paran. Destaques para temas empresariais, investimentos, lanamentos e balanos locais. Aos domingos, a seo Boletim rene notas quentes sobre as relaes empresariais, especialmente do Paran. A editoria tem pginas temticas de Consumo, Finanas Pessoais, Gesto e Carreira, Caminhos do Campo e Mdia e Marketing. Miriam Leito colunista fixa, com textos publicados diariamente (com exceo das segundas).

12

Manual de Produtos - Noticirio

Espao para anncios Patrocnio de cabea - 2col x 4cm Abertura de editoria/Capa - Tamanho mximo de at 1/2 de pgina (6col x 26cm)

Patrocnio indicadores econmicos - 2col x 7cm

Manual de Produtos - Noticirio

13

6 col x 10cm patrocnios Temticas

Espao das demais pginas ilimitado para venda.

Mundo
Noticirio internacional produzido com informaes das melhores agncias de notcias do mundo, encorpado pela anlise produzida pelos reprteres em contato com analistas brasileiros. A editoria tambm aposta em coberturas extras, como a das ltimas eleies americanas, que contou com reportagens de um reprter da redao enviado aos EUA. 14 Manual de Produtos - Noticirio

Espao para anncios Patrocnio de cabea - 2col x 4cm Abertura de editoria/Capa - Tamanho mximo de at 1/2 de pgina (6col x 26cm)

Imagens do Universo - Patrocnio rodap da coluna - 2col x 7cm - Patrocnio cabea - 2 col x 2cm

Espao das demais pginas ilimitado para venda. Manual de Produtos - Noticirio 15

Esportes ( Tera a Domingo)


Caderno que conta com matrias interativas sobre o que acontece dentro do esporte no Paran, no Brasil e no Mundo. Espao para anncios Patrocnio de cabea - 1col x 9cm Patrocnio Los inimigos - 1x9 Abertura de editoria/Capa - Tamanho mximo de at 1/2 de pgina (6col x 26cm)

Espao das demais pginas ilimitado para venda.

Gazeta do Povo Esportiva (Segunda-feira)


Caderno em formato berlinerque conta com matrias interativas sobre o que acontece dentro do esporte no Paran, no Brasil e no Mundo. Este ano, uma equipe da redao vai frica do Sul para conferir de perto a atuao da Seleo Brasileira na Copa. 16 Manual de Produtos - Noticirio

Espao para anncios - 2col x 2cm patrocnio cabea (capa) - 5col x 6cm patrocnio rodap de capa.

2col x 2cm patrocnio Colunistas

Manual de Produtos - Noticirio

17

3col x 4cm patrocnio Los 3 inimigos

5col x 5cm patrocnio arquibancada

Espao das demais pginas ilimitado para venda.

Caderno G (Exceto sexta-feira)


Conceituada Editoria que traz aos seus leitores tudo o que h de melhor no mundo cultural paranaense, brasileiro e mundial. Teatro, msica, cinemas, exposies e lanamentos, so temas constantes nesta editoria. 18 Manual de Produtos - Noticirio

Espao para anncios Patrocnio de cabea - 2 col x 4cm Abertura de editoria/Capa - Tamanho mximo de at 1/2 de pgina (6col x 26cm)

2 col x 8cm patrocnio cinema (ilhado/centralizado)

Espao das demais pginas ilimitado para venda. Manual de Produtos - Noticirio 19

Caderno G Roteriros (Sexta-feira)


Caderno formato tablide com as melhores dicas para que o leitor programe seu fim de semana.

Espao para anncios

- 2col x 3cm patrocnio de cabea (capa) - 5col x7cm patrocnio rodap da capa

20

Manual de Produtos - Noticirio

2col x 3cm patrocnio de cabea (Cinema, Exposies, Shows, Teatro)

2 col x 8cm patrocnio Cinema (ilhado/centralizado)

Manual de Produtos - Noticirio

21

5col x 5cm patrocnio Coluna a Noite toda Luigi Poniwass

Espao das demais pginas ilimitado para venda.

Caderno Tecnologia (Segunda-feira)


Toda segunda feira o leitor da Gazeta do Povo pode contar com matrias sobre as maiores novidade do mundo da informtica, lanamentos de softwares e hardwares, sem esquecer o usurio que est por trs do equipamento. Espao para anncios Patrocnio de cabea - 2col x 3cm Abertura de editoria/Capa - Tamanho mximo de at 1/2 de pgina (6col x 26cm)

Espao das demais pginas ilimitado para venda. 22 Manual de Produtos - Noticirio

Caderno Turismo (Quinta-feira)


Todas as quintas-feiras o leitor da Gazeta do Povo conta com reportagens sobre os melhores destinos para pontos tursticos do pas e do mundo. Partindo do Paran, o leitor ter muito mais opes e temas sobre turismo. Espao para anncios Patrocnio de cabea - 2col x 3cm Abertura de editoria/Capa - Tamanho mximo de at 1/2 de pgina (6col x 20 cm)

Espao das demais pginas ilimitado para venda. Classiturismo Classificados centimetragem livre.

Revista da TV (Domingo)
Caderno em formato tablide com a programao de tv local e nacional, resumo das novelas e notcias do mundo das celebridades lendo a revista da Tv encartada todo domingo na Gazeta do Povo.

Manual de Produtos - Noticirio

23

Espao para anncios - Publicidade 5col x 6cm capa

Espao das demais pginas ilimitado para venda.

Viver Bem (Domingo)


Caderno em formato tablide com cobertura de moda, decorao, esttica, educao dos filhos, culinria e agitos da noite curitibana. Espao para anncios: Rodap da capa 5col x 6cm Cantoneira da Capa (5cm x 5cm x 7cm)

24

Manual de Produtos - Noticirio

5col x 28cm Contracapa

5col x 6cm patrocnio Coluna - Ana Clara

Espao das demais pginas ilimitado para venda. K&K Classificados em mdulos a partir de 1col x 2cm.

Manual de Produtos - Noticirio

25

Caderno de Imveis (Quarta-feira e Domingo)


O mercado imobilirio conta com o melhor caderno de classificados do estado do Paran. Mostrando todas as novidades no mercado imobilirio e cheio de vantagens para quem l e para quem anuncia. Espao para anncios: Quarta-feira Capa: 2col x 3cm patrocnio cabea (capa) Tamanho mximo de at 1/2 de pgina (6col x 26cm)

26

Manual de Produtos - Noticirio

Domingo: Rodap da capa 5col x 6cm Contoneira da capa (5cm x 5cm x 7cm).

5col x 28cm Contracapa

Espao das demais pginas ilimitado para venda. Classificados centimetragem livre. Manual de Produtos - Noticirio 27

Caderno de Automveis, Motos e CIA (Quarta e Domingo)


O leitor da Gazeta tem acesso s melhores ofertas para venda e compra de veculos, e conta com novidades e lanamentos tanto nacionais e internacionais do ramo. Espao para anncios: Quarta-feira Rodap da capa 5col x 6cm Cantoneira de capa (5cm x 5cm x 7cm).

1col x 0.7cm patrocnio de Marcas

5col x 6cm patrocnio de Tabela

28

Manual de Produtos - Noticirio

Domingo Capas: 2col x 3cm cabea (capas) 1 e 2 separata. (3 sob consulta) Tamanho mximo de at 6col X 20 cm

Espao das demais pginas ilimitado para venda. Classificados centimetragem livre.

Manual de Produtos - Noticirio

29

Bom Gourmet
Caderno mensal tabloide com o melhor da gastronomia paranaense, com destaque para a seo Desafio do Chefe, em que os leitores so convidados a enviar sugestes de preparo com um ingrediente especfico. Espao para anncios: Rodap da capa - 5col x 6cm Espao das demais pginas centimetragem livre.

Caderno Animal (Sbados)


Caderno mensal dedicado aos que amam seus bichos de estimao, com muito servio e relatos da ligao entre os pets e seus donos. Todo ano, o caderno promove o concurso Cachorro Concurso do Ano. Na ltima edio tivemos, graas ao concurso, mais de 1 milho de acessos dos leitores do caderno na gazeta do povo on line. Espao para anncios: Rodap da capa - 5col x 6cm Espao das demais pginas centimetragem livre.

30

Manual de Produtos - Noticirio

Caderno Educao e Ensino


Caderno mensal com reportagens de servio para quem quer investir na sua formao e na de seus filhos. Espao para anncios: Rodap da capa - 5col x 6cm Espao das demais pginas centimetragem livre.

Caderno Sade
Caderno mensal com reportagens de servio para manter a sade em dia. Espao para anncios: Rodap da capa - 5col x 6cm Espao das demais pginas centimetragem livre.

Manual de Produtos - Noticirio

31

Guia Casa
Caderno mensal com reportagens sobre construo e decoro.

Espao para anncios: Rodap da capa - 5col x 6cm Espao das demais pginas centimetragem livre.

Caderno Litoral
Caderno mensal com reportagens sobre o litoral paranaense.

Espao para anncios: Rodap da capa - 5col x 6cm Espao das demais pginas centimetragem livre.

32

Manual de Produtos - Noticirio

Gaz +
Caderno semanal destinado ao pblico jovem.

Espao para anncios: Rodap da capa - 5col x 6cm Espao das demais pginas centimetragem livre.

Tipos de Anncios

Determinado
Anncio de centmetro x coluna com determinao de pagina ou editoria.

Diferenciado ou ilhado ou determinao de posio dentro da pgina


Anncios veiculados em formatos diferenciados, devero ser aprovados previamente pelas gerncias de produto. Em casos de anncios diferenciados que contemplem mensagens ilustrativas (ofertas falsas), dever ficar Artes que tenham layout imitando os classificados/ anncios linha, devero ter tipologia diferente da utiliza-

claro para o leitor do que se trata. da pelo jornal ou informaes que no gere dvida sobre a veracidade da oferta

Manual de Produtos - Noticirio

33

Indeterminado
Anncios de centmetro x coluna sem determinao de pgina ou caderno.

Rouba pgina, meia pgina, central ligada, rodateto,roda meio e multipage: So nomenclaturas utilizadas pelo mercado, porm sem definio convencional. Nos pedidos de insero os tamanhos devero ser expressos em centmetro x coluna.

Encartes
cial. Comercializamos no mximo 10 encartes por edio. Excees em datas especficas como: Natal, Dia das Mes e outras importantes para o varejo devem ser aprovadas pela diretoria comercial aps consulta a produo comercial. Comercializamos encartes de nossos clientes, sejam materiais de venda para o varejo com produto e preo Uma lmina igual a uma folha sem dobra do impresso, ou seja, a cada 2 pginas (frente e verso) conta-se Trabalhamos com o formato mximo de lmina de 29 cm x 32 cm de altura. Para outros formatos consultar Para propagandas polticas ou outros contedos polticos consultar comercial. Encartes em formato revista com contedo editorial com ou sem imagens de produtos e preos, precisam ou textos editoriais ou ainda a combinao de varejo com texto. 1 lmina. o comercial.

ser necessariamente identificados com a frase Informe Publicitrio na capa e submetidos a aprovao do comer-

Encartes Imobilirios
- Sempre no noticirio. - Limitado a uma lmina, com at 5 ofertas frente e verso, tamanho padro Gazeta do Povo (mximo 29 x 32cm). - At 3 logos sem cobrar multiplicidade (construtor, incorporador, imobiliria), podendo qualquer uma das

3 ser utilizada pelo financiador, (idem a regra descrita na tabela de preos).. Para as demais logomarcas, cobramos acrscimo de acordo com poltica comercial vigente. - O material deve ser avaliado previamente pelo comercial da Gazeta do Povo. - No so permitidos anncios de linha. - Descontos de acordo com a poltica comercial vigente.

Matrial Condicionado
Este modelo perfeito para os casos em que uma mensagem est associada a resultados de torneios esportivos, concursos e premiaes que ainda no tenham sido definidos. O anncio ser publicado caso o resultado seja favorvel.

Mdia Premium
Sequncia de pginas 2 e 3
Espao privilegiado no inicio da edio. Esta mdia tem que utilizar-se das duas paginas simultaneamente. (sob consulta Opec)

Sacos Plsticos
Embalagens que levam os jornais todos os dias aos seus assinantes. Espao diferenciado para impactar o assinante logo no recebimento do seu exemplar. A impresso poder ser feita em at quatro cores.

34

Manual de Produtos - Noticirio

Cinta

A cinta uma tira que envolve o exemplar. Um espao privilegiado e criativo para atingir o consumidor. Circulao somente para assinantes. Dimenso em dias teis (cinta fechada): 33cm de largura x 15 cm de altura mxima. Dimenso no domingo (cinta fechada): 35 cm de largura x 15 cm de altura mxima. Altura mnima da cinta: 7 cm O material deve ser resistente e as cintas devero ser entregues fechadas e coladas (consulta Opec). Sobrecapa Inteira/ Formato standard 1 pgina 6 col. x 45cm (cor)* 2 pgina 6 col. x 52cm (pb) 3 pgina 6 col. x 52cm (pb) 4 pgina 6 col. x 52cm (cor)

*MEDIDA DA CAPA DO JORNAL. PARA OUTROS CADERNOS/EDITORIAS A ALTURA 47CM. Sobrecapa 3/4 Formato standard 1 pgina 3 col. x 45cm (cor)* 2 pgina 3 col. x 52cm (pb) 3 pgina 3 col. x 52cm (pb) 4 pgina 6 col. x 52cm (cor)

Manual de Produtos - Noticirio

35

*MEDIDA DA CAPA DO JORNAL. PARA OUTROS CADERNOS/EDITORIAS A ALTURA 47CM. Meia sobrecapa/ Formato standard 1 pgina 3 col. x 45cm (cor)* 2 pgina 3 col. x 52cm (pb) 3 pgina 3 col. x 52cm (pb) 4 pgina 3 col. x 52cm (cor)

*MEDIDA DA CAPA DO JORNAL. PARA OUTROS CADERNOS/EDITORIAS A ALTURA 47CM.

Capa publicitria / Formato tablide (somente na Revista da TV e Viver Bem). 1 pgina 5 col. x 22cm (cor) 2 pgina 5 col. x 28cm (pb) 3 pgina 5 col. x 28cm (pb) 4 pgina 5 col. x 28cm (cor)

Multipage
Com o Multipage, sua mensagem ter uma vida til muito maior, pois o consumidor pode guardar o anncio

para futuras consultas. Este modelo formado por uma sequncia de quatro pginas, coloridas ou PB, no centro do caderno escolhido.

36

Manual de Produtos - Noticirio

Amostra Encartada
Mais do que anunciar, possvel enviar uma amostra do seu produto junto com um exemplar do jornal. Basta solicitar o encarte. Lembre-se: uma amostra deve ser enviada previamente ao Departamento Comercial para avaliao das condies e da viabilidade do encarte.

Anncio Adesivado
Se sua idia interatividade, voc pode muito bem incluir um adesivo promocional, colado no seu anncio, para o leitor poder destacar. A produo feita pelo anunciante, porm necessria a aprovao prvia do Departamento Comercial.

Post-it
Que tal impactar os leitores com um lembrete na capa dos jornais? Com o Post-it, sua mensagem ganha destaque. Uma tima maneira de atrair a ateno para um anncio que est nas pginas internas.

Anncio Aromatizado
Uma novidade para o anunciante conquistar seus clientes pelo olfato. Essncias de caf, morango, chocolate e outras. Consultar Opec. Tamanho mnimo 1/2 pgina. TODAS ESTAS SOLUES DE MDIA DEVEM SER NEGOCIADAS E CONSULTADAS ANTECIPADAMENTE COM A OPEC. (ver manual de processos)

Anncios editoriais
Conceitualizao de Informes Publicitrios e outras mdias

Conforme consulta feita a Abap, Conar, Cdigo do Consumidor e outros reguladores de normas e processos publicitrios no conseguimos identificar nenhuma regra especfica sobre qual a forma de tratar cada caso, porm todos so unnimes quanto em identificar de forma clara e separar Editorial e Publicidade. Cdigo do Consumidor (Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990): ...... Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fcil e imediatamente, a identifique como tal. .......

Cdigo Brasileiro de Autorregulamentao Publicitria.:


...... Artigo 28. O anncio deve ser claramente distinguido como tal, seja qual for a sua forma ou meio de veiculao. Artigo 29. Este Cdigo no se ocupa da chamada propaganda subliminar, por no se tratar de tcnica comprovada, jamais detectada de forma juridicamente inconteste. So condenadas, no entanto, quaisquer tentativas destinadas a produzir efeitos subliminares em publicidade ou propaganda. Pargrafo nico - Este Cdigo encoraja os Veculos de Comunicao a adotarem medidas ao seu alcance destinadas a facilitar a apreenso da natureza publicitria da ao de merchandising. Artigo 30. A pea jornalstica sob a forma de reportagem, artigo, nota, texto-legenda ou qualquer outra que se veicule mediante pagamento, deve ser apropriadamente identificada para que se distinga das matrias editoriais e no confunda o Consumidor. Artigo 31. Este Cdigo condena os proveitos publicitrios indevidos e ilegtimos, obtidos por meio de carona e/ou emboscada, mediante invaso do espao editorial ou comercial de veculo de comunicao. ....... 37 Diante disto, cada veculo cria suas regras para atender as necessidades Comerciais e Editoriais. Manual de Produtos - Noticirio

Regras para Gazeta do Povo


Regras Gerais: Toda e qualquer mdia que se tratar de assuntos polmicos, retrataes, rplicas ou endosso alguma opinio do veculo ou de outrem, republicao de dados e/ou matrias da prpria RPC ou outros veculos,opinies sobre terceiros ou ainda que fizer meno alguma pessoa envolvida em poltica, partidos polticos ou pr candidatos algum cargo poltico, deve ser passado para a OPEC previamente e esta encaminhar aos aprovadores responsveis (Jurdico e Redao), para anlises e avaliaes. Estes podero solicitar alteraes, documentao para resguardo do veculo e do cliente, comprometimento do direito de resposta ou ainda proibir a veiculao da mdia. Todos os anncios devero ter tipologia e estilo diferente do utilizado em nosso projeto grfico, alm de ser obrigatrio o cerco ou fundo que faa a funo deste. Capa falsa para 1 pgina da edio: Todas devem ser aprovadas previamente com o Editorial e a Redao far constar a expresso Capa Publicitria (Fonte Arial, tamanho 18 e alinhado a direita) junto ao cabealho que identifica o caderno. Sobrecapa para outros editorias**: S necessitam de aprovao prvia da Redao aquelas que no forem identificadas de forma clara que se trata de publicidade. Neste caso sempre a Redao far constar a expresso Capa Publicitria (Fonte Arial, tamanho 16 para tablide e 18 para standard, alinhado a direita) junto ao cabealho que identifica o caderno. Meia Sobrecapa ou Sobrecapa para 1 pgina ou outras editorias: S necessitam de aprovao prvia da Redao aquelas que no forem identificadas de forma clara que se trata de publicidade. No necessrio constar a expresso Capa Publicitria. Informe Publicitrio: a publicidade com estilo e aparncia de editorial, seja uma matria com ou sem foto Alm das regras gerais, alguns anncios so submetidos s classificaes abaixo com suas respectivas regras

especficas:

sobre assuntos de interesse comercial ou institucional do cliente. Nestes casos necessria obrigatoriamente a expresso Informe Publicitrio (canto superior direito, com fonte igual ou superior ao utilizado no texto identificado de forma fcil e clara atendendo ao cdigo de Defesa do Consumidor). Comunicado, Fatos Relevantes, Declaraes e Avisos: so anncios de interesse pblico e com estilo e apa-

rncia de redao editorial, cada caso deve ter o ttulo (na parte superior centralizado, com fonte maior e destacada do texto) conforme teor (Comunicado, Declarao, etc) e deve constar assinatura e/ou logo de forma clara do cliente. Nestes casos no necessrio a expresso Informe Publicitrio. Expresso de Opinio: so espaos pagos, onde o anunciante torna pblico suas opinies, ideologia, defesa

e/ou entendimento sobre determinado assunto. Todos estes casos devero ser analisados previamente pela Redao, que podero solicitar alguns cuidados para resguardo do cliente e do jornal. Publicidade Legal: anncios com caractersticas de prestao de contas, demonstrativos contbeis e fi-

nanceiros, atas e convocaes de assemblias, editais e balanos. Para esta publicidade no necessrio nenhuma informao adicional ou expresso de identificao. ** Sobrecapas para cadernos de Projetos Especiais devero ser analisados previamente com a equipe Comercial.

38

Manual de Produtos - Noticirio

Outras Observaes
Lanamentos Imobilirios
- Anncios negociados diretamente com as construtoras. - De acordo com o planejamento de comunicao de cada lanamento. - Um produto por anncio. - At 3 logos sem cobrar multiplicidade (construtor, incorporador, imobiliria) podendo qualquer uma das

3 ser utilizada pelo financiador, (idem a regra descrita na tabela de preos). Para as demais logomarcas, cobramos acrscimo de acordo com poltica comercial vigente. - Descontos de acordo com volume e freqncia, com base no grid da poltica vigente.

Flexibilizao para divulgao de empreendimentos residuais: Anncios de construtoras que

contenham mais de um produto (somente para campanhas residuais), podem ter at 5 ofertas para pgina e at no mximo 10 ofertas para pgina (tablide ou standard) . Anncios menores de meia pgina podem conter uma oferta para cada 10 cm/col. Estes anncios podem apresentar as fotos das fachadas dos produtos e uma descrio objetiva de at 5

linhas em tpicos - Metragem, localizao, preo e atributo. Pode conter a logomarca da construtora anunciante e logomarca das imobilirias associadas pagando multiplicidade. No permitida a colocao da logomarca do banco.

Imobilirias: somente institucional.

Multiplicidade de marcas
Anncios veiculados com mais de uma marca tero acrscimo de 10% (dez por cento) por marca publicada

(exceto mercado imobilirio, conforme regra acima).

Direito de resposta
Anncios que mencionem terceiros, com conotao a direito de resposta devero ter termo de responsabili-

dade com o comprometimento de pagamento, caso a empresa ou pessoa citada queira se manifestar, devidamente assinado pelo contratante da primeira mdia. (contrato).

Uso de Imagem
Materiais produzidos no nosso departamento de artes com imagens de pessoas devero ter autorizao de

uso de imagem. Os materiais produzidos por agncias e/ou clientes so de responsabilidade dos mesmos.

Anncios invertidos
Anncios autorizados para serem publicados de cabea para baixo devem conter, na parte inferior da posio

normal, a observao: Anncio autorizado nesta posio.

Clientes do mesmo segmento


Sempre que possvel a Gazeta do Povo diagramar anncios de produtos e/ou empresas concorrentes em

pginas diferentes. No entanto, nos casos em que houver mais anncios concorrentes programados do que espaos tecnicamente disponveis para veiculao, a Gazeta do Povo no ter alternativa seno public-los na mesma pgina, sem direito a compensao. 39 Manual de Produtos - Noticirio

Assinatura nos anncios


Todos os anncios publicados na Gazeta do Povo devero ser identificados pelas empresas responsveis pela

mensagem publicada. Em hiptese alguma o leitor poder ter dvidas sobre quem o emissor da mensagem.

Poltica para concorrentes (veculos de comunicao)


mento. Formato mnimo pgina para cadernos standard e 1 pgina para cadernos tablides e berliner; Anncios publicados sempre no noticirio (nunca nos classificados); Cobraremos valor de tabela e multiplicidade caso o anncio traga mais de uma marca; A arte/material tambm precisa ser aprovada pelo comercial, logo, deve chegar at s 16h da data de fecha-

Artes prontas
No alteramos anncios enviados por agncias e clientes.

Documentao Necessria para veiculao e Faturamento


Para que a veiculao acontea, a seguinte documentao do cliente dever ser enviada: - Cpia do contrato social; - Cpia do comprovante de endereo; - Ficha de abertura de crdito preenchida e assinada conforme assinatura do contrato social; - Autorizao de veiculao (regras de crdito).

O faturamento ser sempre 15 dias fora o ms da veiculao. Mudanas de prazo devero ser aprovadas com o departamento financeiro.

Veiculao atravs de Agncias de Publicidade


A negociao dever ser a mesma independente do anunciante contar com o servio de uma agncia de publicidade ou no. No caso da veiculao atravs da agncia, a mesma deve estar cadastrada no sistema da RPC e possuir carta de credenciamento do cliente. Agncias digitais tambm podero autorizar mdia (desde que devidamente cadastradas) e nesse caso sero alocadas onde estiver o cliente.

Regras de poltica para concorrentes


mento. Formato mnimo pgina para cadernos standard e 1 pgina para cadernos tablides e berliner; Anncios publicados sempre no noticirio (nunca nos classificados); Cobraremos valor de tabela e multiplicidade caso o anncio traga mais de uma marca; A arte/material tambm precisa ser aprovada pelo comercial, logo, deve chegar at s 16h da data de fecha-

Projetos Especiais
- Os anncios publicados em cadernos denominados projetos especiais devero seguir as mesmas regras das veiculaes do noticirio e classificados, desde que no haja caracteristicas prprias definidas na apresentao do projeto. - Seguem todas as regras acima, porm so desenvolvidos caso a caso em parceria com o cliente/agncia. - O valor segue a formatao de cada um.

40

Manual de Produtos - Noticirio

Tipos de anncios

Tipos de anncios de linha: Simples, Negrito, Destacado, Negrito destacado, linha/logo e linha foto.
Simples Negrito Destacado *
CAPO RASO 200 M2 3 qts sendo 1 suite, terreno grande. Mobiliada. R$1.500,00 F:3321 5050 A84831

VISTA ALEGRE 73 M2 px. Canal 4, trreo c/2 terraos, piso cermico, 1 vaga. R$165.000 R13092 3024-9900/8834-1010 Creci J4014 otimoveis.com.br A13c5c6

CONSULTORIA Aposentadoria ou Benefcio Previdencirio. Conhea seus direitos agendando sua consulta de cortesia. F:41 3322.9370 A14288d

Negrito Destacado *
TOPIC CARGA 93 /93 lcool, completo - ar, pneus novos, R$8.200,00 (47)9653-1269 com Sergio. A141110

*Sero veiculados em cinza para pginas pb. Mnimo de 3 linhas para todos os anncios. Preferencialmente publicar somente um produto por anncio, porm permitida a colocao de mais de um Na seo de empregos ser permitida a colocao de mais de uma vaga no anncio de linha para microem-

produto desde que se refiram mesma seo (marca, bairro, produto ou servio). presrios como: salo de beleza, lava car, aougue, mini-mercado e outros, normalmente pessoa fsica que entendemos como clientes de pequeno porte. Nas sees de produtos, servios e consrcios podero ser colocados mais de uma oferta, desde que todas as ofertas sejam relacionadas mesma seo com um nico valor. Nunca comece com verbos (alugo, troco, compro, vendo, contrato), qualificaes (lindo carro, galinha mor-

ta...) ou nome da empresa. Sempre comece pelo produto ou servio (ver regra abaixo).

o ttulo SER em caixa alta E A ordenaO feita em ordem alfa numrica (consultar a rvore do classificados no site). Ttulo de Anncios de Linha

Seo Empregos:

Empregos = Cargo Cursos = Disciplina Negcios = Tipo de negcio (nunca com o imvel) No comear ttulo com numeral. Exemplo:
ARQUITETA p/ rea de VENDAS em lojas de piso e revest. cermicos. Conhec. em Auto Cad, Excel/Word.enviar CV p/ administrativoporto@gmail.com 1bcb0

No CRM existe uma lista suspensa com os cargos cadastrados. Utilizem esse padro, pois o campo digitvel para ser usado apenas quando o cargo no for encontrado na lista.

Seo Imveis:

Para anncios de imveis sempre utilizar o 4 nvel (bairros no encontrados na lista do 4 nvel devero ser encaminhados para cadastro). Seguidos da digitao da metragem. Exemplo:
PORTO 170 M2 Ed Star Gate 3 qtos (1 ste), ampla sala, churrasq carvo, gar ind. Ref 588 toyoimoveis.com.br 3014-8008/3014-8011 CreciJ3493 13b66e

42

Manual de Produtos - Classificados

Seo Veculos:
Para anncios de veculos sempre utilizar o 4 nvel (veculos no encontrados na lista do 4 nvel devero Demais (oficinas, veculos diversos, etc) = Produto ou Servio Exemplo:
BONANZA 4.1 S 91 Bord,GNV,AC,DH,rodas LL,5 pneus novos,em timas condies, R$13.000. F: (41) 3383-9813/9974-5093 Ligar s interessados 13d925

ser encaminhados para cadastro).

Sees Informtica/Servios/Produtos/Construo:
Os anncios dessas sees devem comear sempre com o produto ou servio anunciado (nunca o nome de Exemplo:
P C ARREGADEIRA TORQUE 28000 motor Mercedes, R$130.000 Ac carro at R$20.000 Falar c/ Giseli (42)9972-5635 ou (42)3226-2853 145044

empresa).

Anncios com foto e logomarca (imveis e veculos)


As regras de publicao so as mesmas dos anncios simples. O formato da logomarca 1col x 1 cm. No possvel inserir site, telefone ou qualquer outra informao adi-

cional na logomarca padro do cliente. Exemplo:

BAIRRO ALTO 165 M 2 oportunidade p/ realizar seu sonho, no acab. (porcel., granito, hidro) churrasqueira, terr., excelente localizao.R03740.001 C3162J JBA 3071-3535 114df7

* cinza para pgina pb

na foto.

O formato da foto 1col x 3,5 cm. No possvel inserir site, telefone ou qualquer outra informao adicional Exemplo:

PILARZINHO 265 M 2 2pav, p/trreo p/3 ambs c/lar, piso porcelan, lavab, sl tv, coz c/arms, dep de empr, s.festas, churr, fogo a lenha, gar p/4, superior 3qts + hidro + closet, escrit, piso mad, terr 12x34 530mil JLA 3352-7574 Creci4233-J 124d52

* cinza para pgina pb

Manual de Produtos - Classificados

43

Anncios de Centmetro x Coluna


a OPEC. Para procedimentos para o envio de artes consulte o manual de artes e recepo digital. Anncios a partir de 2 colunas sempre sero deslocados para os cantos das pginas e concentrados. Isso Para troca de arte obrigatrio o envio do documento Solicitao de troca de material. No alteramos anncios enviados por agncias e clientes. Anncios coloridos sero veiculados na capa, contracapa e pginas internas que tenham cor, no sendo pos Para anncio colorido, tamanho mnimo de 8 centmetros, sendo necessrio fazer reserva antecipada na

svel garantir a publicao dentro da seo programada.

significa que podero estar juntos anncios de diferentes classificaes e no estaro nas sees programadas.

Regras para Ttulo de Anncios de Centmetro x Coluna


Anncios de centmetros com 1 coluna obedecero ordem alfabtica do ttulo igual aos anncios de linha.

* Ateno ao cadastrar estes anncios para orientao ao cliente: O que foi digitado no campo ttulo no mo-

mento da implantao o que servir de base para o sistema ordenar.

Padro de anncios cm x coluna

Este modelo de anncio tem por objetivo mostrar a oferta e seu conceito de forma livre.

Ateno: As agncias que implantam via CRM devem mandar o nome do arquivo igual ao nmero da arte

fornecido pelo sistema. Nome da empresa anunciante_tema do anncio Exemplo: ACTA Comunicaes_Diretor Comercial.

Anncios diferenciados
Anncios veiculados em formatos diferenciados, devero ser aprovados previamente pelas gerncias de produto. Em casos de anncios diferenciados que contemplem mensagens ilustrativas (ofertas falsas), dever ficar Artes que tenham layout imitando os classificados/ anncios linha, devero ter tipologia diferente da utiliza-

claro para o leitor do que se trata. da pelo jornal ou informaes que no gere dvida sobre a veracidade da oferta. Manual de Produtos - Classificados

44

Padro de anncios do Tipo Expresso de Opinio/ Informe Publicitrio / Atas e Editais


Conceitualizao de Informes Publicitrios e outras mdias

Conforme consulta feita a Abap, Conar, Cdigo do Consumidor e outros reguladores de normas e processos publicitrios no conseguimos identificar nenhuma regra especfica sobre qual a forma de tratar cada caso, porm todos so unnimes quanto em identificar de forma clara e separar Editorial e Publicidade. Cdigo do Consumidor (Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990): ...... Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fcil e imediatamente, a identifique como tal. .......

Cdigo Brasileiro de Autoregulamentao Publicitria.:


...... Artigo 28. O anncio deve ser claramente distinguido como tal, seja qual for a sua forma ou meio de veiculao. Artigo 29. Este Cdigo no se ocupa da chamada propaganda subliminar, por no se tratar de tcnica comprovada, jamais detectada de forma juridicamente inconteste. So condenadas, no entanto, quaisquer tentativas destinadas a produzir efeitos subliminares em publicidade ou propaganda. Pargrafo nico - Este Cdigo encoraja os Veculos de Comunicao a adotarem medidas ao seu alcance destinadas a facilitar a apreenso da natureza publicitria da ao de merchandising. Artigo 30. A pea jornalstica sob a forma de reportagem, artigo, nota, texto-legenda ou qualquer outra que se veicule mediante pagamento, deve ser apropriadamente identificada para que se distinga das matrias editoriais e no confunda o Consumidor. Artigo 31. Este Cdigo condena os proveitos publicitrios indevidos e ilegtimos, obtidos por meio de carona e/ou emboscada, mediante invaso do espao editorial ou comercial de veculo de comunicao. ....... Diante disto, cada veculo cria suas regras para atender as necessidades Comerciais e Editoriais.

Sugestes para Gazeta do Povo


Regras Gerais: Toda e qualquer mdia que se tratar de assuntos polmicos, retrataes, rplicas ou endosso alguma opinio do veculo ou de outrem, republicao de dados e/ou matrias da prpria RPC ou outros veculos,opinies sobre terceiros ou ainda que fizer meno alguma pessoa envolvida em poltica, partidos polticos ou pr candidatos algum cargo poltico, deve ser passado para a OPEC previamente e esta encaminhar aos aprovadores responsveis (Jurdico e Redao), para anlises e avaliaes. Estes podero solicitar alteraes, documentao para resguardo do veculo e do cliente, comprometimento do direito de resposta ou ainda proibir a veiculao da mdia. Todos os anncios devero ter tipologia e estilo diferente do utilizado em nosso projeto grfico, alm de ser obrigatrio o cerco ou fundo que faa a funo deste. Alm das regras gerais, alguns anncios so submetidos s classificaes abaixo com suas respectivas regras especficas: Sobrecapa Inteira para 1 pgina da edio: Todas devem ser aprovadas previamente com o Editorial e a Redao far constar a expresso Capa Publicitria (Fonte Arial, tamanho 18 e alinhado a direita) junto ao cabealho que identifica o caderno. Sobrecapa Inteira para outros cadernos**: S necessitam de aprovao prvia da Redao aquelas que no forem identificadas de forma clara que se trata de publicidade. Neste caso sempre a Redao far constar a expresso Capa Publicitria (Fonte Arial, tamanho 16 para tablide e 18 para standard, alinhado a direita) junto ao cabealho que identifica o caderno.

Manual de Produtos - Classificados

45

Meia Sobrecapa ou Sobrecapa para 1 pgina ou outros cadernos: S necessitam de aprovao prvia

da Redao aquelas que no forem identificadas de forma clara que se trata de publicidade. No necessrio constar a expresso Capa Publicitria. Anncios Informes Publicitrio: a publicidade com estilo e aparncia de redao editorial, seja uma matria

com ou sem foto sobre assuntos de interesse comercial ou institucional do cliente. Nestes casos necessria obrigatoriamente a expresso Informe Publicitrio (canto superior direito, com fonte igual ou superior ao utilizado no texto identificado de forma fcil e clara atendendo ao cdigo de Defesa do Consumidor). Comunicado, Fatos Relevantes, Declaraes e Avisos: so anncios de interesse pblico e com estilo e apa-

rncia de redao editorial, cada caso deve ter o ttulo (na parte superior centralizado, com fonte maior e destacada do texto) conforme teor (Comunicado, Declarao, etc) e deve constar assinatura e/ou logo de forma clara do cliente. Nestes casos no necessrio a expresso Informe Publicitrio. Expresso de Opinio: so espaos pagos, onde o anunciante torna pblico suas opinies, ideologia, defesa e/ou entendimento sobre determinado assunto. Todos estes casos devero ser analisados previamente pela Redao, que podero solicitar alguns cuidados para resguardo do cliente e do jornal. Publicidade Legal: anncios com caractersticas de prestao de contas, demonstrativos contbeis e fi-

nanceiros, atas e convocaes de assemblias, editais e balanos. Para esta publicidade no necessrio nenhuma informao adicional ou expresso de identificao. ** Sobrecapas para cadernos de Projetos Especiais devero ser analisados previamente com a equipe Comercial.

Comunicados e Avisos
Anncios de avisos religiosos, comunicados, leiles e editais podero ser publicados somente em centmetro x coluna, respeitando os tamanhos mnimos:

Avisos religiosos (Mnimo 2col x 6cm)


Cadastrar como ttulo de missas e notas de falecimento o nome do falecido. Preferencialmente mediante apresentao de autorizao assinada pelo solicitante e atestado de bito.

. Novenas: 1colx2cm . Comunicados/ Editais: 2colx2cm . Abandono de emprego: 1colx2cm . No permitido colocar o ttulo Abandono de emprego. Utilizar: Comunicado.
- proibida a publicao do nmero de qualquer documento do funcionrio. - No permitida a colocao da frase anteriormente utilizada: O no comparecimento implicar em Aban-

dono de Emprego conforme artigo 482 letra I da CLT.

Comunicados
A empresa XXXXXXXXX CNPJ XXXXXXXXXXX solicita o comparecimento do funcionrioXXXXXXXX para

tratar de assuntos do seu interesse num prazo de XXXX horas.

Extravio/Roubo de Documentos
Mediante apresentao do Boletim de Ocorrncia.

46

Manual de Produtos - Classificados

Regras anncios de Emprego


proibido termos como boa apresentao, sarada, idade, cor, sexo, credo, no fumante ou qualquer termo de discriminao em anncios de empregos conforme Lei Municipal 9603/99, que tem como objetivo acabar com o preconceito. Com isso tem-se como regra a ilegalidade de qualquer restrio a qualquer oportunidade de emprego que tenha como critrio as referidas hipteses. A nica exceo que se pode publicar quando a prpria natureza da atividade, de forma pblica e explcita, acaba legitimando tal restrio.

Por exemplo: necessidade de uma atriz, e no de um ator, para interpretar o papel de Nossa Senhora em
Anncios com tempo de experincia na funo, ser permitido no mximo 6 meses, conforme lei 11.644 de Anncios de empregos que contenham nmero de balco para envio de currculo devero ter obrigatoria-

um auto de Natal. maro de 2008 CLT artigo 442-A. mente as informaes de endereo da loja central: Rua Monsenhor Celso, 361 CEP 80010-150 Centro. Todos os currculos ficaro no mximo 7 dias para entrega ao cliente. Informar aos clientes que colocam como forma de contato somente e-mail de domnio pblico(gmail,hotmail Faturar apenas para pessoa jurdica e contra o contratante do anncio. e etc...) que, em caso de no recebimento por problemas tcnicos, o anncio no ser compensados

Lanamentos Imobilirios
- Anncios negociados diretamente com as construtoras. - De acordo com o planejamento de comunicao de cada lanamento. - Um produto por anncio. - At 3 logos sem cobrar multiplicidade (construtor, incorporador, imobiliria) podendo qualquer uma das

3 ser utilizada pelo financiador, (idem a regra descrita na tabela de preos). Para as demais logomarcas, cobramos acrscimo de acordo com poltica comercial vigente. - Descontos de acordo com volume e freqncia, com base no grid da poltica vigente.

Flexibilizao para divulgao de empreendimentos residuais: Anncios de construtoras que

contenham mais de um produto (somente para campanhas residuais), podem ter at 5 ofertas para pgina e at no mximo 10 ofertas para pgina (tablide ou standard) . Anncios menores de meia pgina podem conter uma oferta para cada 10 cm/col. Estes anncios podem apresentar as fotos das fachadas dos produtos e uma descrio objetiva de at 5 linhas em tpicos - Metragem, localizao, preo e atributo. Pode conter a logomarca da construtora anunciante e logomarca das imobilirias associadas pagando multiplicidade. No permitida a colocao da logomarca do banco.

Imobilirias: permitida a divulgao de empreendimentos residuais ou de terceiros seguindo as seguin-

tes regras: podem ter at 5 ofertas para pgina e at no mximo 10 ofertas para pgina (tablide ou standard) . Anncios menores de meia pgina podem conter uma oferta para cada 10 cm/col. Estes anncios devem ter as fotos das fachadas dos produtos e uma descrio objetiva de at 5 linhas em tpicos - Metragem, localizao, preo e atributos. Pode conter a logomarca da imobiliria, dos empreendimentos e da construtora.

Regras de anncios de crdito


No publicaremos anncios de outros estados para produtos financeiros, como emprstimos, crdito fcil e No publicaremos anncios mesmo no estado do Paran, indicando telefones celulares para contato e e Todo novo cadastro de cliente para anncios ser feito em nome de pessoa jurdica, mediante apresentavenda de consrcios. mails que no sejam de domnio prprio da empresa anunciante, como yahoo, uol, hotmail entre outros. o da cpia autenticada dos seguintes documentos: - Registro do Banco Central em papel timbrado que habilite a Manual de Produtos - Classificados 47

empresa anunciante a efetuar operaes financeiras, carto de CNPJ, contrato social da empresa, identidade e CPF de seu responsvel legal. Esses documentos devero ser encaminhados para a pesquisa do jurdico. Em caso de liberao jurdica, devero ser encaminhados posteriormente anlise de crdito. Caso a empresa no tenha em mos o documento do Banco Central, solicitar o nmero da autorizao para consulta.

Regras de anncios de consrcios


Retrancas disponveis nos cadernos de Automveis e Imveis. (Orientar aos clientes que existem duas locali O ttulo do anncio deve obedecer ao padro: Carn, carta, carta contemplada, consrcio compro ou consrcio. No publicaremos anncios de consrcios de outros estados. Em caso de suspeita de fraude, solicitar documento comprovando a existncia da carta. zaes e que ele deve optar entre elas).

Regras de anncios de massagem


Sero permitidos anncios de Massagem apenas para os

PROFISSIONAIS DA REA DE SADE QUE TRABALHAM COM MASSAGEM, MASSOTERAPEUTAS E FISIOTERAPEUTAS.


Solicitar cpia do diploma da faculdade de Fisioterapia ou dos cursos de Massoterapia, RPG e Esttica do O ttulo do anncio dever sempre comear com a palavra massagem. S podero constar no texto os termos citados abaixo, qualquer outro termo tcnico/profissional s poder

profissional autnomo ou responsvel pela clnica.

ser publicado com autorizao do profissional assinada, acompanhada da cpia do diploma.

Termos Permitidos:
Massagem oriental Alongamento Massagem ps-operatria Agendamento de horrio Massagem relaxante Anti-stress Massagem russa manual Atendimento em domiclio Massagem teraputica Ayurvdica Massoterapeuta Bambuterapia Massoterapia Bronzeamento artificial Nervo citico Cansao fsico Nome da clnica (Fantasia ou razo social) Celular Ofur Coluna Profissional formado Com estacionamento Profissionais masculino e feminino Com hora marcada Profissional qualificado Corrente russa Reflexologia Corrente russa manual Relaxante Cuidados com idosos RPG Depilao Sauna Dores musculares Shiatsu Drenagem linftica Tenso nervosa E-mail Teraputica Endereo comercial Torcedura Esteira eltrica Yoga Horrio comercial Yogaterapia Massagem esttica corporal / facial Xantala Massagem indiana Massagem modeladora

Anncios
48 Manual de Produtos - Classificados

de VOIP e REDCAP Regras de anncios de VOIP e REDCAP


valores. Anncio para procura de pessoas para representar franquia de VOIP (venda de ligaes nacionais e internacionais) e RedCap Brasil (combustvel grtis), podero ser publicados desde que no divulguem informaes de ganhos e que constem um telefone fixo para contato. Podero constar expresses como timos/ excelentes ganhos, nunca

Regras de poltica para concorrentes


Anncios publicados somente no noticirio (nunca nos classificados);

Regras de patrocnio de retranca


Anncios de centmetro/ coluna que abrem uma subclassificao. Disponveis nos formatos 1col x 5cm e 1col x 10cm. No cobrado adicional de cor, porm o material dever ser colorido para publicao conforme diagramao. Nas retrancas de imveis e automveis os anncios podero ser apenas institucionais, nas demais retrancas Somente um anncio por subclassificao. A oferta anunciada obrigatoriamente dever ter afinidade com a subclassificao. possvel alterar apenas uma vez por semana.

possvel publicar uma nica oferta por patrocnio.

O que no pode ser publicado na Gazeta do Povo


Anncios para envio de selo e/ou dinheiro para prestao de servios postais. Podemos publicar somente Anncios com codificaes - que possam ser decifrados somente por pessoas especficas, por exemplo: Oraes para santos desconhecidos que codifiquem mensagens; Avisos antecipando licitaes, trfico de drogas, pedidos de resgate de seqestros; Anncios com duplo sentido - que sejam dirigidos a terceiros para reclamaes ou reivindicaes. Ex.: Gol 98 Anncios de doao ou venda de rgo, aluguel de barriga, correntes, pirmides, etc. Suplementos de nutrio celular, controle de peso e outros devero ser anunciados como alimentos e no proibida a veiculao de anncios de remdios milagrosos. Anncios para venda de remdios somente sero publicados sob autorizao nos exatos termos de licena Anncios de animais silvestres podero ser publicados somente com o nmero de registro no IBAMA. Comercializao de softwares piratas (nestes casos exigir nota fiscal). Anncios de cpias de VHS para DVD devem constar a mensagem que o servio ser feito somente para Anncios que caracterizem prostituio, como telesexo, acompanhantes de executivos, profissionais do sexo em geral. (Anncios para a mesma funo que tragam como ttulo: garonetes, modelos, promotoras, recepcionisanncios de envelopamento, desde que no conste que necessrio enviar dinheiro ou selo; Jogos RPG ou Gincanas;

vendo, com defeitos de fbrica entregues pela concessionria - F: 5555-5555.

como remdios.

da ANVISA.

cpia de vdeos particulares.

tas devero ser autorizados mediante termo de responsabilidade do contratante, em papel timbrado da empresa, assumindo a responsabilidade pelas informaes contidas no texto). Anncios que exponham e coloquem em risco a imagem de menores.

Anncios Interior
Somente o caderno de classificados de automveis (domingo) compe a edio regional. Os anncios com publicao obrigatria estadual (editais e anncios legais) sero alocados para o noticirio

na edio regional.


Manual de Produtos - Classificados 49

Informaes Gerais
Todos os anncios publicados devero estar claros, mensagens cifradas que dificultem o entendimento devero ser encaminhadas para avaliao Anncios que contenham fotos de pessoas sero publicados somente com autorizao assinada, CPF e RG da prpria(s) pessoa(s). Anncios sero publicados preferencialmente com telefone fixo para contato, principalmente para clientes de fora de Curitiba. Anncios de servios e produtos automotivos podero sair junto com as ofertas de veculos, desde que sejam anncios de centmetro x coluna.

Anncios em outros idiomas

Anncios com texto em outros idiomas devero ser traduzidos e tero acrscimo de 30% sobre o valor de tabela, alm de enviar traduo jurada.

Desconto assinante

O desconto de 30% assinante vale apenas para 1 anncio por edio (data) O desconto pode ser aplicado para anncios de CM e linha. O desconto s vale para pessoa fsica; Exceo: Caso cliente tenha assinatura PJ mas tenha a carteirinha em nome de PF e esteja fazendo um anuncio de venda de seu prprio veculo, poder usufruir do desconto.

Importante:
No acumulativo com outros descontos, pacotes ou promoes. O desconto de assinante para emprego dado apenas em excees como, por exemplo: Domstica / Profissional Liberal

Documentao Necessria para veiculao e Faturamento


Para que a veiculao acontea, a seguinte documentao do cliente dever ser enviada: - Cpia do contrato social; - Cpia do comprovante de endereo; - Ficha de abertura de crdito preenchida e assinada conforme assinatura do contrato social; - Autorizao de veiculao (regras de crdito).

O faturamento ser sempre 15 dias fora o ms da veiculao. Mudanas de prazo devero ser aprovadas com o departamento financeiro.

Veiculao atravs de Agncias de Publicidade


A negociao dever ser a mesma independente do anunciante contar com o servio de uma agncia de publicidade ou no. No caso da veiculao atravs da agncia, a mesma deve estar cadastrada no sistema da RPC e possuir carta de credenciamento do cliente. Agncias digitais tambm podero autorizar mdia (desde que devidamente cadastradas) e nesse caso sero alocadas onde estiver o cliente.

Projetos Especiais
- Os anncios publicados em cadernos denominados projetos especiais devero seguir as mesmas regras das veiculaes do noticirio e classificados, desde que no haja caracteristicas prprias definidas na apresentao do projeto. - Seguem todas as regras acima, porm so desenvolvidos caso a caso em parceria com o cliente/agncia. - O valor segue a formatao de cada um. 50 Manual de Produtos - Classificados

Pginas disponveis para comercializao e respectivos formatos possveis de veiculao


Site Gazeta do Povo
Pginas/Editoria Home (capa) Vida e Cidadania VIda Pblica Economia Mundo Pginas espelho do Esportes Impresso Frmula 1 Caderno G + Blog Tecnologia Turismo Viver Bem + Blog Imveis GAZ + Charges Edio do Dia ltimas notcias Colunistas Gente Busca Falecimentos Servios Tempo Blogs Formatos Possveis por pgina Slim Banner Super banner (com ou sem expanso) Wide Banner Retngulo (com ou sem expanso) Meia Pgina Painel de Notcias (exceto na home de cada pgina/editoria) FORMATOS ENTREGUES EM TODO O SITE GAZETA DO POVO Over the Page (dhtml ou full bar) Interveno Slim Banner Super banner (com ou sem expanso) Wide Banner Retngulo (com ou sem expanso) Meia Pgina FORMATOS ENTREGUES EM TODO O SITE GAZETA DO POVO Over the Page (dhtml ou full bar) Interveno

Pginas Somente On line

Guia - Gazeta do Povo

Pginas/Editoria Home Cinema+Blog Teatro Shows Exposies Restaurantes Bares Caf Blog+notcias

Formatos Possveis por pgina Slim Banner Super banner (com ou sem expanso) Wide Banner Retngulo (com ou sem expanso) Meia Pgina (somente na home) FORMATOS ENTREGUES EM TODO O SITE GAZETA DO POVO Over the Page (dhtml ou full bar) Interveno

52

Manual de Produtos - Web

Site Jornal de Londrina


Pginas/Editoria Formatos Possveis por pgina Slim Banner Super Banner ( com ou sem expanso) Wide Banner Arroba banner FORMATOS ENTREGUES EM TODO O SITE JL Over-the-page Interveno

JL / todas as pginas

Site Gazeta Maringa


Pginas/Editoria Formatos Possveis por pgina Slim Banner Super Banner ( com ou sem expanso) Wide Banner Arroba banner FORMATOS ENTREGUES EM TODO O SITE GM Over-the-page Interveno

GM / todas as pginas

Site Classificados
Pginas Gazeta do Povo/Classificados Home Gazeta do Povo/Classificados Imveis Gazeta do Povo/Classificados Veiculos Gazeta do Povo/Classificados Empregos Gazeta do Povo/Classificados Multi Formatos Possveis por pgina Giga Banner (topo da pgina) Meia Pgina (lateral direita) Retngulo (lateral direita) Super Banner ( topo da pgina) Wide Banner (topo da pgina)

Outros Produtos Disponiveis Classificados


Anncio linha por periodo exclusivo site. Pacotes de linha. Patrocnio de busca. Lanamento imobilirio. Feires Automotivos.

Projetos

Consultar portflio de projetos especiais ou a equipe de projetos especiais.

Manual de Produtos - Web

53

Tipos de Veiculaes / Formatos


A Gazeta do Povo Online tem uma grande variedade para veiculao de formatos (banners) para veiculao, conforme ser mostrado em seguida. Os exemplos mais comuns de veiculao desses formatos so:

1 - Um ou dois formatos rotativos em uma ou mais pginas determinadas; 2 - Um ou dois formatos rotativos em pginas indeterminadas; 3 - Um formato fixo em pgina / site determinada. Os perodos de veiculao podem ser variados e influenciam em determinados casos, como por exemplo,

na disponibilidade de inventrio para a entrega em pginas determinadas. Para auxiliar, temos um arquivo atualizado mensalmente com o inventrio e datas de dirias disponveis, e para consult-lo basta entrar em contato com a OPEC-Web. Seguem abaixo os formatos e especificaes e preos de tabela do Portal RPC/Gazeta do Povo online.

Formatos e Especificaes Gazeta do Povo On-Line


Pea Super banner Posio Topo 728 90 40kb Largura Altura (pixels) (pixels) Peso (max.) Expanso e Fechamento
Exp. inferior at 300 pixels (total)

Limitao de Entrega
Abre ao passar o mouse, fecha ao tirar o mouse Expande com click, fecha com click. Sem expanso Somente nas pginas de conteudo Sem expanso Sem expanso

Modelo de comercializao Rotativo

Retngulo Lateral direita Wide banner Painel de Notcias Meia Pgina Slim banner Topo Final da notcia Lateral direita Lateral direita

336 990 620 336 336

280 90 260 600 55

40kb 40kb 50kb 60kb 18kb

Exp. lateral esquerda at 987 pixels (total) Sem expanso Sem expanso

Rotativo ou fixo

Rotativo Rotativo ou fixo

Sem expanso Sem expanso

Fixo por dia Fixo por ms/ dia

Pea DHTML

Posio Sobre a Notcia Final da tela

Largura Altura Peso (pixels) (pixels) (max.)

Fechamento
FECHAR inserido pela GP. Fecha autom. em 20 segundos. FECHAR inserido pela GP. Fecha com ao do internauta

Limitao de Entrega

Modelo de comercializao

Limitao de entrega

500

300

60kb

1 visualizao Diria por por visita site

Full bar

990

90

40kb

1 visualizao Diria por por visita site

1 Visualizao por visitante unico por hora

Intervenes e Rich Media

Sobre a notcia

Sob Consulta

54

Manual de Produtos - Web

Jornal de Londrina

Formatos In-page - Noticirio

Pea

Posio topo de editoria e meio da home topo lateral direita e final da notcia lateral direita e lateral direita topo

Dimenso (pixels) 990x90

Peso mx. 40kb

Dimenso de expanso (pixels) sem expanso

Ao de expanso sem expanso abre ao passar o mouse e fecha ao tirar sem expanso

Modelo de comercializao rotativo

Wide banner

Super banner Arroba banner Slim banner

728x90

40kb

sem expanso

rotativo rotativo ou fixo fixo por ms

300x250

40kb

sem expanso

300x50

18kb

sem expanso

sem expanso

Formatos Over - the page - Noticirio

Pea DHTML

Posio Sobre a Notcia Final da tela

Largura Altura Peso (pixels) (pixels) (max.)

Fechamento
FECHAR inserido pelo portal. Fecha autom. em 20 segundos. FECHAR inserido pelo portal. Fecha com ao do internauta

Limitao de Entrega

Modelo de comercializao

Limitao de entrega

500

300

60kb

1 visualizao Diria por por visita site

Full bar

990

90

40kb

1 visualizao Diria por por visita site

1 Visualizao por visitante unico por hora

Intervenes e Rich Media

Sobre a notcia

Sob Consulta

Formatos com outras tecnologias

Videos Formulrios

Sob consulta

Manual de Produtos - Web

55

Formatos In-Page - Classificados


Dimenso (pixels) 300x500 Peso mx. 40 kb Dimenso de expanso (pixels) sem expaso Ao de expanso sem expanso Modelo de comercializao fixo por dia

Pea Meia pgina Classificados Super banner

Posio

lateral direita

topo

728x90

40 kb

sem expanso

Sem expanso

fixo por dia

Wide banner

topo

990x90

40 kb

sem expanso

sem expanso

fixo por dia

Giga banner

topo

990x300

60 kb

sem expanso

sem expanso

fixo por dia

Retngulo

lateral direita

300x250

40 kb

sem expanso

sem expanso

rotativo

Pacotes de linha - Classificados


quantidade de texto At 500 caracteres

tipo

imagens

logomarca

dias anncios 7 dias 14 dias 21 dias 20 Anncios 50 Anncios 100 Anncios 200 Anncios 300 Anncios A partir de 301 Anncios
* Pacotes vlidos por 30 dias

Pessoa fsica

10 fotos

sem logomarca

Pessoa Juridica*

At 50 caracteres

10 fotos

com logomarca

Gazeta Maring Formatos In-page - Noticirio


Dimenso (pixels) 990x90 Peso mx. 40kb Dimenso de expanso (pixels) sem expanso Ao de expanso sem expanso Modelo de comercializao rotativo

Pea

Posio topo de editoria e meio da home topo lateral direita e final da notcia lateral direita e lateral direita topo

Wide banner

Super banner Arroba banner Slim banner

728x90

40kb

sem expanso

Sem expanso

rotativo rotativo ou fixo fixo por ms

300x250

40kb

sem expanso

sem expanso

300x50

18kb

sem expanso

sem expanso

56

Manual de Produtos - Web

Formatos Over - the page - Noticirio

Pea DHTML

Posio Sobre a Notcia Final da tela

Largura Altura Peso (pixels) (pixels) (max.)

Fechamento
FECHAR inserido pelo portal. Fecha autom. em 20 segundos. FECHAR inserido pelo portal. Fecha com ao do internauta

Limitao de Entrega

Modelo de comercializao

Limitao de entrega

500

300

60kb

1 visualizao Diria por por visita site

Full bar

990

90

40kb

1 visualizao Diria por por visita site

1 Visualizao por visitante unico por hora

Intervenes e Rich Media

Sobre a notcia

Sob Consulta

E-mail mkt
Disparamos a publicidade do anunciante para a base da cadastrados do Gazeta do Povo online:

Especificaes: at 600 px de largura e 80kb.

Script de Redirecionamento para peas em Flash


on(release){ getURL(_root.clicktag,_root.clicktarget); }

Manual de Produtos - Web

57

Noticirio - Formatos
- Anncio em Destaque ( Super Banner )

- Anncio em Destaque ( Full Bar )

58

Manual de Produtos - Web

- Anncio em Destaque ( Meia Pgina )

- Anncio em Destaque ( Interveno )

Manual de Produtos - Web

59

- Anncio em Destaque ( DHTML )

- Anncio em Destaque ( Painel )

60

Manual de Produtos - Web

- Anncio em Destaque ( Slim Banner )

- Anncio em Destaque ( Wide Banner )

Sobre os formatos over-the page


A forma de veiculao dos formatos over-the-page tambm diferente dos outros formatos, onde o formato publicado aparece 1 vez por hora para cada visita/visitante no site. Isso no quer dizer que o banner aparecer apenas 1 vez para um usurio, significa que o usurio s ver a Os formatos over-the-page tem como regra de publicao 1 (um) anunciante por dia e por site.

pea uma vez por hora em cada visita que fizer no site em que a pea est programada para veicular. Sites possveis de veiculao de formatos Over-the-page. GPOL/todas Guias/todas GM/todas jL/todas

Manual de Produtos - Web

61

Regra de Renovao de Campanha


Um anunciante que comprar um patrocnio de pgina atravs do formato slim banner por no mnimo 1 ms, tem prioridade na renovao do espao. Com 15 dias de antecendncia ao trmino da veiculao, deve decidir se quer continuar ou no. Depois dessa data, caso o atual patrocinador negative o patrocnio, abriremos ao mercado o espao para comercializao. Para as pginas disponveis para esse formato de patrocnio, consultar nesse manual o ttulo pginas disponveis para comercializao e respectivos formatos possveis de veiculao.

Vdeos, Formulrios nas Peas, Intervenes e Rich Media


possvel veicularmos vdeos e formulrios nos banners. Estes devem passar por anlise tcnica para veiculao e aprovao prvia junto a OPEC Web quanto s especificaes tcnicas e o impacto que essas peas geraro no carregamento dos sites do Portal RPC/Gazeta do Povo.

E-mail Marketing
uma ao de marketing que visa o impacto atravs do envio/recebimento de publicidade/informe por email. Para no haver a saturao do mailing (base de e-mails que recebem os disparos em nome do portal RPC), os disparos esto limitados a 1(um) disparo por dia em intervalo de 48 horas entre um envio e outro. Para solicitar o disparo deve-se primeiramente averiguar junto a OPEC-Web a disponibilidade de data para a realizao da ao. Confirmada a data para o disparo, o material/pea* deve ser enviado com pelo menos 1(um) dia de antecedncia a data da ao. O disparo ocorre sempre s 05h00, sendo enviado para a base toda. Para fechamento de mdia ou formalizao de proposta entre em contato com a OPEC-Web para verificao do tamanho do mailing, pois o tamanho deste influencia no valor da mdia. O recebimento do e-mail para toda a base no garantido. *Dos materiais/peas: Uma Imagem em jpg/gif (podendo ser animado) ou um composto de imagens recortadas que compem uma nica pea com o peso mximo total de 80kb, links de direcionamento para uma imagem ou para cada imagem (recorte) caso haja essa necessidade.

Envio de Material / Peas / Relatrios (implantao inicial e alteraes)


Toda solicitao referente ao envio de peas, alterao de peas, solicitao de relatrios, deve ser feita atravs de e-mail encaminhado para insercaoportal@grpcom.com.br , com cpia para o atendimento comercial.

Desenvolvimento de banners
Banners desenvolvidos externamente:
Os banners que forem recebidos fora do padro de especificao da RPC no sero veiculados e o executivo ser responsvel por solicitar correo do material.

Banners desenvolvidos internamente:


Caso o anunciante/agncia no disponha de um web designer, os banners podero ser desenvolvidos pela equipe de criao publicitria da Gazeta do Povo online. Dever ser enviado no e-mail portalopec@grpcom.com.br, todo o material suficiente para criao, sendo eles: - Logomarca em vetor (.ai ou .cdr); - Fontes originais em.ttf - Dados/Informaes/detalhes que devem ser colocados no banner; - Enviar um briefing com a idia para animao; - Caso o cliente j tenha a pea pronta (exemplo criado em .jpeg/ .pdf), ele deve enviar o material em arquivo aberto ( em .psd/ .ai/ .cdr); O material poder ser aprovado com o cliente antes de ir ao ar e o mesmo pode solicitar mudanas na animao. Excees a essa regra devem ser tratadas diretamente com o coordenador tcnico e de criao.

62

Manual de Produtos - Web

Prazos para Implantao de Campanha


Para que seja feita a implantao de qualquer campanha pede-se que o material a ser veiculado seja enviado insercoaportal@grpcom.com.br. Todas as campanhas recebem uma margem de segurana de 2.222 impresses em sua meta, para garantir a entrega. Nas campanhas com TAGs ou pixel contador, onde o cliente usa AdServer, ns adicionamos 20% do contratado sobre a meta, para que a diferena de entrega entre o nosso sistema e do AdServer no atrapalhe na entrega. Nesses casos pode ocorrer da campanha entregar mais que o contratado, mas que no acarretar nenhum custo a mais para o cliente.

Prazo para programao de banners (PI, CI e pea prontos): Entrada no site no perodo da Manh

De Tera a Sbado - entrega at as 18hrs da vspera. Domingo e Segunda - entrega at as 18hrs de sexta.

Entrada no site no perodo da Tarde

Segunda a Sexta - entrega at as 12hrs do mesmo dia. Sbado e Domingo - entrega at 18hrs de sexta.

Programao de email mkt (PI, CI e pea prontos): Entrega as 05hrs da manh de tera a sbado: chegar na OPEC at as 12hrs da vspera. Entrega as 05hrs da manh de domingo e segunda: chegar na OPEC at as 12hrs de sexta. Criao (solicitaes e prazo para resposta):

Solicitaes de segunda a quinta-feira at as 18 horas: entrega da pea para aprovao at as 18 horas do dias posterior. Solicitaes nas sexta feira at as 18 horas: entrega da pea para aprovao at as 18 horas de segunda feira. EXCEES DEVEM SER TRATADAS COM OS GESTORES E IMPACTOS EM OUTRAS CAMPANHAS DEVEM SER NEGOCIADAS COM OS EXECUTIVOS.

Reservas de Dirias
Dirias de formatos over-the-page, retngulo fixo e meia pgina devero ser reservadas previamente com a OPEC e sero feitas somente com a PI financeira devidamente implantada, ou e-mail de reserva do cliente/agncia ou autorizao da coordenao tcnica ou comercial. Em determinados casos o pedido de reserva de diria pode ser recusado*, mas novas datas sero sugeridas ao atendimento comercial para que este negocie com o cliente/agncia. Executivos que desejam consultar as reservas efetuadas para poderem se programar, podem entrar em contato com a Opec Web. *Casos de recusa de reserva: - O espao/site/pgina j possui uma reserva; - O espao/pgina est ocupado por outra campanha; - No h inventrio suficiente para a entrega da campanha de reserva e outras campanhas j programadas.

Relatrios
Os relatrios parciais e finais tm por base os dados fornecidos pelo sistema de administrao de banners Oas Real Media e/ou DFP Google, e os dados de trfego no site obtidos no sistema Analytics da Google Inc. Os relatrios gerados pelo sistema de entrega de banners ou por sistemas terceiros (tags) previamente homologados so os nicos indicadores aceitos pela GP do cumprimento ou no das campanhas. Ainda assim contesta-se a contabilizao de terceiros quando a diferena na margem de entrega de impresManual de Produtos - Web
63

ses passarem de 10% (ndice diferena entre sistemas considerado aceitvel pelo IAB). A GP no ir considerar vlidos ndices empricos como sensao de visualizao e no aceitar medidas compensatrias solicitadas com base nesses argumentos. Os relatrios sero enviados sempre em HTML, ou JPEG para que no haja possibilidade de alterao, e para que transmita transparncia da nossa parte. Relatrios finais, so entregues em .PDF e levam algum tempo para serem feitos, dependendo da segmentao e da programao da campanha. Deve-se enviar um e-mail para insercaoportal@grpcom.com.br solicitando o relatrio. Quando solicitarem o responsvel pelos relatrios responder imediatamente qual o tempo que levar para faz-los, e este prazo nunca poder ser maior do que 3 dias. No caso do cliente ter contratado um servio de terceiros (AdServer), o nosso relatrio vai no modelo parcial contendo apenas com os dados de nossos sistemas, sendo que o que geralmente vlido para o cliente o relatrio do AdServer contratado pelo mesmo. EXCEES DEVEM SER TRATADAS COM OS GESTORES E IMPACTOS EM OUTRAS CAMPANHAS DEVEM SER NEGOCIADAS COM OS EXECUTIVOS.

Documentao Necessria para veiculao e Faturamento


Para que a veiculao acontea, a seguinte documentao do cliente dever ser enviada: - Cpia do contrato social; - Cpia do comprovante de endereo; - Ficha de abertura de crdito preenchida e assinada conforme assinatura do contrato social; - Autorizao de veiculao (regras de crdito).

O faturamento ser sempre 15 dias fora o ms da veiculao. Mudanas de prazo devero ser aprovadas com o departamento financeiro.

Veiculao atravs de Agncias de Publicidade


A negociao dever ser a mesma independente do anunciante contar com o servio de uma agncia de publicidade ou no. No caso da veiculao atravs da agncia, a mesma deve estar cadastrada no sistema da RPC e possuir carta de credenciamento do cliente. Agncias digitais tambm podero autorizar mdia (desde que devidamente cadastradas) e nesse caso sero alocadas onde estiver o cliente.

Regras de poltica para concorrentes


Cobraremos valor de tabela e multiplicidade caso o anncio traga mais de uma marca; A arte/material tambm precisa ser aprovada pelo comercial, logo, deve chegar antecipadamente.

Concorrncia na mesma Pgina


O Gazeta do Povo online no se compromete com o bloqueio de concorrentes na mesma pgina, uma vez que a tela do computador poder ter vrias rolagens em uma mesma pgina. Casos de exceo devero ser tratados previamente com o atendimento comercial. Algumas vezes durante o dia, quando o sistema j entregou as impresses contratadas daquela hora, o mesmo entrega calhaus e/ou anncios Google. Pode acontecer de aparecerem anncios de clientes ativos ou no, via google AdManager ou at possveis compradores ou concorrncia. Nesse caso a OPEC/Web pede que entrem em contato nos passando o link para o qual esse banner direciona para que possamos fazer o bloqueio do mesmo.

Classificados na Web
Todos as regras citadas para o impresso, so vlidas aos classificados na web (lanamento Imobiliario, patrocinio, web Linha).

64

Manual de Produtos - Web

Formatos de Midia no Classificados Web.

Giga Banner

Meia Pgina

Retngulo

Manual de Produtos - Web

65

Super Banner

Wide Banner

Lanamento Imobiliario

66

Manual de Produtos - Web

Patrocinio de Retranca

Anncio de Linha Classificados

Passo a passo para complemetao do anncio na web


Acesse o site www.gazetadopovo.com.br/classificados. No menu Anunciantes preencha os campos para login e senha (1);

Os anncios sero exibidos na tela. s clicar no editar (2) ao lado do anncio que deseja completar, sendo possivel acrescentar fotos e informaes na verso Web.

2
Manual de Produtos - Web
67

Na rea de fotos, clique no boto Enviar (3); Localize a foto em seu computador, clique em OK; Preencha a legenda (4)(opcional); possivel complementar o texto do impresso com at 500 caracteres (5);

clique em Salvar (6).

4 3

Ainda na erado anuciante possivel salvar a logomarca da empresa, inserindo uma nica vez ela ser visua-

lizada em todos os anncios deste cliente. No campo logamarca (7) clique no boto Logomarca, localize a logo em seu computador, clique em Salvar.

Tempo de durao do anncio no site


Todos os anncios de linha publicados no impresso, vo para o site de classificados e permanecem por 7 dias aps a data de publicao.

68

Manual de Produtos - Web

Manual de Produtos - Web

69

Anda mungkin juga menyukai