Anda di halaman 1dari 3

Paraba tem Digitais'

municpios

no

'Cidades

At o momento, em todo pas, 1.528 municpios se inscreveram no sistema, mas somente 355 finalizaram o cadastro. Jornal da Paraba
Beto PessoaFelipe Gesteira

Para o presidente da Famup, Rubens Germano (Buba), o prazo de entrega dos projetos no satisfatrio

Apesar da Paraba ter 213 municpios com at 50 mil habitantes, perfil necessrio para participar da seleo do programa Cidades Digitais, que tem por objetivo levar incluso digital e modernizao da gesto pblica aos municpios contemplados, apenas oito cidades fazem parte do projeto: Cabaceiras (Borborema), Cachoeira dos ndios (Serto), Esperana (Agreste), Itaporanga (Serto), Lagoa Seca (Agreste), Nova Floresta (Agreste), Queimadas (Agreste) e So Joo do Rio do Peixe (Serto).

Este ano, o programa, que gerido pelo Ministrio das Comunicaes, vai investir R$ 100 milhes, R$ 60 milhes a mais que ano passado, para implantao de infraestrutura de conexo de rede entre os rgos pblicos, alm da implantao de aplicativos, com o objetivo de melhorar a gesto e o acesso da comunidade aos servios de governo. Para participar do programa, os gestores municipais devem inscrever, at a prxima sexta-feira, 5, um projeto baseado no modelo disponvel na pgina do programa. Antes disso, necessrio fazer cadastro, na mesma pgina eletrnica. At o momento, em todo pas, 1.528 municpios se inscreveram no sistema, mas somente 355 finalizaram o cadastro. As cidades que ainda no terminaram o procedimento devem ficar atentas para encaminharem todas as informaes dentro do prazo. A quantidade de municpios paraibanos que j se inscreveram no foi revelada pela assessoria de imprensa do Ministrio das Comunicaes. Os municpios contemplados vo receber softwares para os setores financeiro, tributrio, de sade e educao, e os servidores pblicos sero capacitados no uso especfico dos aplicativos e da rede, assim como nas Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs). Tambm est prevista a instalao de pontos de acesso internet para uso livre e gratuito em espaos de grande circulao em locais definidos a critrio das prefeituras. O coordenador-geral de Infraestrutura para Incluso Digital, Jos Tarcsio Trindade, afirma que o sistema para inscrio das cidades explicativo e fcil de ser preenchido. "No h nenhuma dificuldade. O portal do ministrio traz todas as explicaes, os manuais de como preencher o cadastro. As prefeituras tm uma grande oportunidade de participar desse programa", diz ele. Para o presidente da Federao das Associaes de Municpios da Paraba (Famup), Rubens Germano (Buba), o prazo de entrega dos projetos no satisfatrio, tendo em vista o acesso limitado que alguns municpios tm aos meios de comunicao. A prerrogativa vem de cima para baixo. A Famup defende que os prazos desses editais so muito curtos, muitos municpios no tm acesso s informaes de forma fcil, ento alguns gestores no conseguem inscrever seus projetos a tempo. Achamos que o prazo para inscrio deveria ser ampliado, declarou. Segundo Buba, para os municpios o programa de extrema importncia pois d chance de modernizar os servios pblicos, que passam a ser administrados por meio da tecnologia.

Achamos de extrema importncia esse tipo de projeto. Ele d oportunidade para que a cidade melhore sua rede de usurios, que vai ter acesso internet em banda larga, interligando os servios da rede pblica, que uma das coisas mais importantes hoje em dia, disse Buba. O benefcio existe, mas para isso importante que tanto municpio como Governo Federal viabilizem a chegada do programa nas cidades. Nos preocupa muito se o programa vai mesmo chegar nos municpios. Ainda h dificuldade dos gestores conseguirem acesso ao programa, mas o projeto vem numa boa hora, pois muito importante a modernizao dos sistemas pblicos, ressaltou Buba. (Especial para o JP)

Anda mungkin juga menyukai