Anda di halaman 1dari 8

1 COESO TEXTUAL Prof. Dr. Silvio R.

Costa COESO TEXTUAL a conexo estabelecida entre as partes de um texto (palavras, perodos e pargrafos) por meio de conectivos conjunes, pronomes, preposies e advrbios. COESO SEQUENCIAL: as relaes entre as oraes e/ou enunciados so estabelecidas por meio de conectores lgicos (conjunes, preposies, advrbios e outras palavras de ligao). So relaes semnticas de causa, condio, oposio, tempo, conformidade, finalidade etc., encadeadoras do discurso.
Exemplos: O motorista parou o nibus, po is , ele andou Alm o passageiro desceu. disso e

explicao adio fez um cumprimento. Estudou muito, m as foi reprovada no concurso pblico.

adio

contraste/oposio

COESO REFERENCIAL OU REMISSIVA: um elemento remissivo nome (substantivo), orao ou parte dela, ou um enunciado remete a outro elemento do texto e pode ocorrer para trs (anfora) e para a frente (catfora).
Exemplos: Joo chegou de viagem. Ele passou frias nos Estados Unidos. anfora

Ela chegou cansada. Teresa trabalhou at de madrugada. catfora

A coeso seqencial e a coeso referencial contribuem para a progresso do texto. A primeira constri o encadeamento, ao passo que a segunda estabelece as remisses. Portanto, um texto no somente uma soma ou sequncia de frases isoladas. CONECTIVOS DA COESO SEQUENCIAL So recursos lingusticos que podem ser empregados para unir oraes e pargrafos, criando uma unidade textual. Entre eles, destacam-se os pargrafos, criando uma unidade textual. Entre eles, destacam-se os chamados conectivos da coeso seqencial: conjunes, preposies, locues prepositivas e conjuntivas e advrbios. So elementos de coeso mais comuns os que expressam as seguintes relaes de sentido: RELAES DE SENTIDO
causa e consequncia, explicao contraste, oposio, restrio, ressalva adio conformidade, semelhana, comparao

ELEMENTOS COESIVOS SEQUENCIAIS


por conseguinte, por isso, de fato, pois, j que, de tal forma que, ento exceto, salvo, todavia, menos, pelo contrrio, mas, contudo, no entanto, entretanto, embora por outro lado, tambm, e, nem, no apenas... como tambm, no s... bem como, alm disso, outrossim, ainda mais. segundo, conforme, de acordo com, tal qual, igualmente, assim tambm, da mesma forma, semelhantemente, por analogia, como, assim como, do mesmo modo, bem como, de maneira idntica. principalmente, sobretudo, antes de mais nada, primeiramente, acima de tudo, em primeiro lugar. se, acaso,eventualmente, caso. ou... ou, ora,... ora, quer... quer, seja... seja, j... j, nem... nem de repente, inesperadamente, de sbito, de supeto quer dizer, isto , ou seja, por exemplo, a saber em sntese, em resumo, enfim, em suma, portanto, assim, dessa forma, logo, pois, dessa maneira prximo a, perto de, alm, acol, aqui, onde, aonde, em que quem sabe, provvel, talvez, possivelmente enfim, logo que, ento, logo depois, imediatamente, logo aps, a princpio, agora, atualmente, sempre, raramente, desde que, j enquanto, assim que, quando, no raro, mal (advrbio), apenas. certamente, sem dvida, inegavelmente, com toda a certeza a fim de que, com o fim de, para que, com o propsito de

prioridade, relevncia condio, hiptese alternativa surpresa, imprevisto esclarecimento, ilustrao resumo, recapitulao, concluso lugar, proximidade, distncia dvida tempo (frequncia, durao, simultaneidade) certeza, nfase propsito, inteno, finalidade

ordem,

sucesso, anterioridade, posterioridade,

CLASSIFICAO SINTTICA DAS CONJUNES:

CONJUNES COORDENATIVAS
. Conjunes que ligam elementos lingusticos de equivalente funo sinttica: e, ou, mas, porm, pois, nem... nem, etc.

CONJUNES SUBORDINATIVAS
. Conjunes que ligam elementos lingusticos de diferente funo sinttica, em que um subordina o outro: quando, embora, porque, como, etc.

A COMPLEXIDADE DAS NOES SEMNTICAS DAS CONJUNES: Por muito tempo, a escola tradicional ensinava os tipos de conjunes, fazendo os alunos decorarem listas e significados fixos para cada uma delas; no entanto,as conjunes so mais versteis e assumem diferentes significados, por vezes extremos e contraditrios. Um dos casos mais expressivos o da conjuno e, que, convencionalmente, tem valor aditivo.
Exemplos: . Abusa da sorte e vers o que te acontece. ( e = implicao, consequncia) . O dia est nublado e no vamos ao parque. (causa, efeito; e = por isso) . H polticos e polticos! (e = distintivo, contrastivo) . Chorou e chorou. (e = intensidade (= chorou muito) Chorou e esperneou e dormiu. (e = de sucesso temporal; primeiro chorou, depois esperneou, no final dormiu) ... confirmou presena e no foi. (e = adversativo, de oposio; e = mas, contudo, todavia, entretanto, no entanto)

Neste ltimo enunciado, temos um caso em que a conjuno assume um valor muito distinto do convencional: tipicamente uma conjuno aditiva, assume significado de conjuno adversativa. O valor de uma conjuno, portanto, depende de vrios fatores alm de sua noo semntica primeira; o contexto de um determinado enunciado que vai nos indicar seu sentido real. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------CLASSIFICAO DOS ADVRBIOS:

4 Os advrbios so agrupados de acordo com a circunstncia que expressam, ou seja, por um critrio semntico. Dessa forma a NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira) reconhece sete tipos: RELAES DE SENTIDO
de lugar de tempo de modo de negao de dvida de intensidade de afirmao

ELEMENTOS COESIVOS SEQUENCIAIS


longe, perto, aqui, ali, l, junto, acima, abaixo, atrs, adiante, etc. hoje, ontem amanh, j, jamais, nunca, sempre, antes, breve, tarde, etc. bem, mal, melhor, pior, assim; e a maioria dos advrbios terminados em -mente: suavemente, fortemente, etc. no, tampouco, etc. talvez, quia (arcaico), acaso, possivelmente, provavelmente, etc. muito, pouco, bastante, bem, mais, menos, demais, tanto, to, etc. sim, certamente, realmente, etc.

PREPOSIO: ESSENCIAIS E SIMPLES


. Formadas que como por apenas preposio: uma a, palavra funciona fundamentalmente

COMPOSTAS ACIDENTAIS . Locues: abaixo de, acerca de, . Palavras que podem funcionar
a fim de, de acordo com, por detrs de, etc. como preposies afora, em certas ocasies: conforme,

ante, aps, at, com, contra, de, desde, em entre, para, perante, por (= per, arcaico), sem, sob, sobre, trs.

consoante, segundo, seno, etc.

CONJUNES REVISO:
Classificam-se as conjunes coordenativas em ADITIVAS, ADVERSATIVAS,

ALTERNATIVAS, CONCLUSIVAS e EXPLICATIVAS.

a) ADITIVAS, que servem para ligar simplesmente dois termos ou duas oraes de
idntica funo: e, nem [= e no] Tinha sade e robustez. Pulei do banco e gritei de alegria. No gulodice nem interesse mesquinho. b) ADVERSATIVAS, que ligam dois termos ou duas oraes de igual funo, acrescentando-lhes, porm, uma idia de contraste:mas, porm, todavia, contudo, no entanto, entretanto. Seu quarto pobre, mas nada lhe falta. Cada uma delas doa-me intensamente; contudo no me indignavam.

c) ALTERNATIVAS, que ligam dois termos ou oraes de sentido distinto, indicando que, ao cumprir-se um fato, o outro no se cumpre: ou...ou, ora...ora, quer...quer, seja...seja, nem...nem, j...j, etc. Para arremedar gente ou bicho, era um gnio. Ou eu me retiro ou tu te afastas. d) CONCLUSIVAS, que servem para ligar anterior uma orao que exprime concluso, consequncia: logo, pois, portanto, por conseguinte, por isso, assim, ento. No pacteia com a ordem; , pois, um rebelde. Ouo msica, logo ainda no me enterraram. e) EXPLICATIVAS, que ligam duas oraes, a segunda das quais justifica a idia contida na primeira: que, porque, pois, porquanto. Dorme, que eu penso. 2. Posio das conjunes coordenativas Nem todas as CONJUNES COORDENATIVAS encabeam a orao que delas recebe o nome. Assim: 1. Das CONJUNES COORDENATIVAS apenas mas aparece obrigatoriamente no comeo da orao; contudo, entretanto, no entanto, porm e todavia podem vir no incio da orao, ou aps um de seus termos. Sirvam de exemplo estes perodos: Tentou subir, mas no conseguiu. Tentou subir, porm no conseguiu. Tentou subir; no conseguiu, porm. 2. Pois, quando CONJUNO CONCLUSIVA, vem sempre posposta a um termo da orao a que pertence: Era, pois, um homem de grande carter e foi, pois, tambm um grande estilista. (J. RIBEIRO)

3. As conclusivas logo, portanto e por conseguinte podem variar de posio, conforme o ritmo, a entoao, a harmonia da frase.

Conjunes subordinativas 1. Classificao As conjunes subordinativas classificam-se em CAUSAIS, CONCESSIVAS, CONDICIONAIS, As causais, CONFORMATIVAS, condicionais, COMPARATIVAS, conformativas, CONSECUTIVAS, proporcionais, FINAIS, PROPORCIONAIS, TEMPORAIS, e INTEGRANTES. concessivas, finais, temporais, comparativas e consecutivas iniciam ORAES ADVERBIAIS. As integrantes introduzem ORAES SUBSTANTIVAS. Exemplifiquemos: a) CAUSAIS (iniciam uma orao subordinada denotadora de causa). porque, pois, porquanto, como [= porque], pois que, por isso que, j que, uma vez que, visto que, visto como, que, etc. Dona Lusa fora para l porque estava s. Como o calor estivesse forte, pusemo-nos a andar pelo Passeio Pblico. b) COMPARATIVAS (iniciam uma orao que encerra o segundo membro de uma comparao, de um confronto): que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior) qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como, assim como, bem como, como se, que nem. Era mais alta que baixa. Nesse instante, Pedro se levantou como se tivesse levado uma chicotada. c) CONCESSIVAS (iniciam uma orao subordinada em que se admite um fato contrrio ao principal, mas incapaz de impedi-la). embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que, que, etc. Pouco demorei, conquanto muitos fossem os agrados. todo graa, embora as pernas no ajudem... d) CONDICIONAIS (iniciam uma orao subordinada em que se indica uma hiptese ou uma condio necessria para que seja realizado ou no o fato

7
principal): se, caso, quando, contanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a no ser que, etc. Seria mais poeta, se fosse menos poltico. Consultava-se, receosa de revelar sua comoo, caso se levantasse.

e) CONFORMATIVAS (iniciam uma orao subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da orao principal):conforme, como [= conforme], segundo, consoante, etc.: Cristo nasceu para todos, cada qual como o merece... Tal foi a concluso de Aires, segundo se l no Memorial. f) CONSECUTIVAS (iniciam uma orao na qual se indica a conseqncia do que foi declarado na anterior): que (combinada com uma das palavras tal, tanto, to ou tamanho, presentes ou latentes na orao anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que. Soube que tivera uma emoo to grande que Deus quase a levou. g) FINAIS (iniciam uma orao subordinada que indica a finalidade da orao principal): para que, a fim de que, porque [= para que], que Aqui vai o livro para que o leias. Fiz-lhe sinal que se calasse... h) PROPORCIONAIS (iniciam uma orao subordinada em que se menciona um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente com o da orao principal): medida que, ao passo que, proporo que, enquanto, quanto mais... (mais), quanto mais... (tanto mais), quanto mais... (menos), quanto mais... (tanto menos), quanto menos... (menos), quanto menos... (tanto menos), quanto menos... (mais), quanto menos... (tanto mais) Ao passo que nos elevvamos, elevava-se igualmente o dia nos ares. Tudo isso vou escrevendo enquanto entramos no Ano Novo. i) TEMPORAIS (iniciam uma orao subordinada indicadora de circunstncia de tempo): quando, antes que, depois que, at que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [= desde que], Custas a vir e, quando vens, no te demoras. Implicou comigo assim que me viu. etc.:

j) INTEGRANTES (servem para introduzir uma orao que funciona como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra orao): que e se Quando o verbo exprime uma certeza, usa-se que; quando incerteza, se: Afirmo que sou estudante. No sei se existe ou se di. 2. Polissemia conjuncional Como vimos, algumas conjunes subordinativas (que, se, como, porque, etc) podem pertencer a mais de uma classe. Em verdade, o valor desses vocbulos gramaticais est condicionado ao contexto em que se inserem, nem sempre isento de ambigidade, pois que h circunstncias fronteirias: a condio da concesso, o fim da conseqncia, etc.

Locuo conjuntiva: A par das conjunes simples, h numerosas outras formadas da partcula que antecedida de advrbios, de preposies e de particpios. So chamadas LOCUES CONJUNTIVAS: antes que, desde que, j que, at que, para que, sem que, dado que, posto que, visto que, uma vez que, medida que.

+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*

Anda mungkin juga menyukai