Anda di halaman 1dari 24

Lngua Portuguesa

Questes de 1 a 15
Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.
Questes de

1a5

TEXTO:

tica Policial: uma necessidade institucional No mundo dos negcios, quando uma corporao antitica fere os consumidores, o governo interfere e implementa formas de controle para salvaguardar o pblico. A indstria privada tem que praticar autorregulamentao ou se adequar regulamentao governamental. Muitas profisses, tais como as de mdicos, advogados, engenheiros etc. usam cdigo de tica como uma forma de autorregulamentao. Curiosamente os estudos cientficos sobre tica no mencionam organizaes policiais como um exemplo das entidades que possuem cdigos de tica. Entretanto, muitas organizaes policiais possuem cdigo de tica. Infelizmente o que ocorre que elas no priorizam a necessidade de institucionalizar tais cdigos; eles tm pequena significncia operacional. De fato, um estatuto de padres morais ou de valores organizacionais uma coisa, e outra um cdigo de tica profissional. Destarte, tal como nas corporaes executivas, os dirigentes policiais tm que praticar a u t o rregulamentao ou sofrer as consequncias. Eles precisam se certificar de que seus subordinados tomem decises ticas, em todos os nveis, no dia a dia do trabalho policial, ou arriscar a perda da confiana pblica. Quando os cidados desconfiam da polcia, seja esta desconfiana real, seja uma perspectiva, eles iro eventualmente reagir ao controle e exerc-lo por meio de ataques instituio com reclamaes, crticas, moes etc., demandando tambm controle externo da atividade policial e, at mesmo, o que se pretende fazer atualmente: mudana na legislao para tirar das mos consagradas de profissionais experientes e competentes, atribuies tipicamente policiais que, se desenvolvidas por outras instituies, poderiam levar a investigao criminal ao caos. Na realidade, o comportamento tico est implcito na polcia h muitos anos. Entretanto, as complexidades de uma sociedade pluralstica com valores flutuantes ditam mais do que cdigos de tica. Os dirigentes de organizaes policiais deveriam seriamente considerar a institucionalizao da tica alm de lutarem por uma legislao orgnica de regimento interno, pois ela significa a aquisio da tica formal e explicitamente dentro do trabalho cotidiano da organizao. Significa fazer da tica uma regularidade, como parte normal do policiamento. Isso requer a colocao da tica no topo da poltica organizacional e

10

por meio de cdigos formais. Um cdigo de tica tem vantagens distintas. Ele 50 proporciona um estvel guia permanente de condutas aceitveis e no aceitveis; oferece diretrizes para a soluo de situaes eticamente ambguas; e age como um aferidor sobre os poderes autocrticos dos servidores. 55 Enfim, a institucionalizao da tica no uma coisa que se pode visualizar a curto prazo ou como nico critrio para tomada de decises da organizao policial. A integrao da tica um lento e contnuo processo. Algumas organizaes policiais do pas j tomaram essa 60 iniciativa e incorporaram um cdigo de tica profissional. Ser que as organizaes policiais do Distrito Federal poderiam fazer menos do que isso?
SPER. Joo Kleiber sper. In: ACADEPOL. Disponvel em: <http:// www.acadepol.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view= article&id=38:etica-policial-uma-necessidade-institucional&catid= 15&Itemid=19>. Acesso em: maio 2012.
Questo

15

A leitura do texto permite afirmar que 01) a justificativa para a no concretizao do cdigo de tica nas orgaizaes representativas do Brasil a certeza de que a sua implantao um processo lento, burocrtico e longo. 02) a ausncia da institicionalizao do cdigo de tica para uma organizao policial pode gerar a falta de crena dos cidados, que passam a criticar essa organizao. 03) a instituio policial, ao contrrio de todas as outras intituies, no se preocupa em elaborar um cdigo de tica. 04) o controle das condutas ticas e dos valores contemporneos considerados mltiplos e complexos est condicionado criao de um cdigo de tica policial. 05) toda organizao apresenta o seu cdigo de tica, n o entanto nenhuma delas se preocupa em institucionaliz-lo.
Questo

20

25

35

Segundo o enunciador do texto, o cdigo de tica nas organizaes policiais 01) torna-se desnecessrio, por causa da condio inerente de tica do policial. 02) torna-se aspecto fundamental diante das outras profisses, sendo, portanto, mais importante. 03) segue uma linha de racicnio diferente dos cdigos de tica de outras profisses. 04) possibilita as mais diversas aes policiais, garantindo a multiplicidade de solues de acordo com a especificidade de cada caso. 05) garante a autorregulao cotidiana, permitindo que os policiais tomem sempre decises ticas e que no sejam destitudos de atribuies inerentes sua profisso.

40

45

1
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Portugus

Questo

Quanto organizao dos pargrafos do texto, correto afirmar: 01) O primeiro pargrafo traz a enumerao de profisses e intituies que apresentam o mesmo contexto dos policiais, quanto institucionalizao do cdigo de tica. 02) O segundo pargrafo apresenta uma consequncia da situao apresentada no primeiro pargrafo. 03) O terceiro pargrafo desenvolve um raciocnio de causa e consequncia. 04) O quarto pargafo contradiz, em sua essncia, o que foi defendido nos pargrafos anteriores. 05) O ltimo pargrafo retoma a enumerao apresentada no primeiro pargrafo, sugerindo que a organizao policial precisa elaborar um cdigo de tica superior a qualquer outra profisso.
Questo

A palavra Destarte (l. 19) pode ser substituda, sem prejuzo semntico, por 01) na verdade. 02) no entanto. 03) dessa forma.
Questo

04) por outro lado. 05) de qualquer maneira.

Quanto aos aspectos morfossintticos e semnticos que estruturam o texto, correto afirmar: 01) A orao para salvaguardar o pblico ( l . 3-4) completa o sentido de duas formas verbais interfere e implementa ( l . 2-3), evidenciando a consequncia das aes praticadas. 02) Na locuo verbal tem que praticar (l. 4), por meio de um que, funcionando como preposio, desenvolve-se uma ao considerada obrigatria. 03) A palavra se (l. 22) apresenta o mesmo valor morfossinttico do se (l. 33), explicitando um sentido de dvida ou hiptese. 04) A orao fazer da tica uma regularidade (l. 45) apresenta, na estrutura em que est inserida, uma funo subjetiva. 05) A pergunta Ser que as organizaes policiais do Distrito Federal poderiam fazer menos do que isso? (l. 61-62) permite ao interlocutor mais de uma resposta, evidenciando, portanto, a complexidade do tema abordado.
Questes

6e7

BOTYR. Disponvel em: <http://www.matutando.com/charge-violencia-no-brasil/>. Acesso em: maio de 2012.


Questo

6 04) crise econmica em razo da violncia urbana. 05) banalizao da violncia.

A charge tem como principal denncia a 01) desigualdade social, que gera a violncia. 02) ignorncia dos assaltantes. 03) falta de humanidade da polcia.
Questo

O discurso da primeira personagem marcado por modificadores verbais que evidenciam as mais diversas circunstncias. A nica alternativa que apresenta um termo ou expresso com outra funo morfossinttica 01) aqui. 02) quando eu estive aqui. 03) bem.
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

04) ontem. 05) pela manh.

2
Portugus

Questes de

8 a 10

TEXTO: Conheo excelentes profissionais que, apesar de possurem muitos anos de servio prestado instituio e de terem idade superior quela tida como imprescindvel para o exerccio da atividade policial em 5 determinadas Unidades, se mantm permanentemente empenhados e vibrantes nas ocorrncias que se envolvem durante a execuo do servio, alm de cnscios da importncia da funo que desempenham para a preservao da ordem pblica. 10 Por outro lado, tambm h integrantes dos rgos de segurana pblica que mal ingressaram nas suas fileiras e j se mostram cansados, apticos e indiferentes aos problemas e solues afetas ao seu objeto de trabalho. 15 Dedicao e responsabilidade no se medem por idade ou tempo de servio prestado. Esses so requisitos essenciais e sempre presentes no bom profissional, independente da percepo de benefcios de ordem financeira (gratificaes, horas-extras ou dirias) ou do 20 reconhecimento institucional (elogios ou recompensas do servio) que, diga-se de passagem, so sempre bons de ser recebidos, mas que no podem (ou no deveriam) se constituir objetivo final ou nico das aes empreendidas.
CARDOSO, Rosuilson. Opinio. Disponvel em: http:// abordagempolicial.com/2011/09/dedicacao-e-responsabilidade-naoexigem-tempo-de-servico/. 26 set. 2011>. Acesso em: maio 2012.
Questo

02) O pronome demonstrativo quela caracteriza-se pelo uso facultativo do sinal grfico da crase. 03) O vocbulo imprescindvel formado a partir de uma parassntese, cujo prefixo s tem sentido diante da existncia do sufixo. 04) O termo se, em se mantm, indica a indeterminao do termo que pratica a ao verbal. 05) A pista lingustica vibrantes apresenta um valor morfossinttico diverso do termo cnscios, embora se refiram ao mesmo elemento textual.
Questo

10

O termo coesivo mal (l. 11) sugere, no contexto em que est inserido, uma ideia de 01) 02) 03) 04) 05) modo defeituoso. condio escassa. modo pouco comum. algo imediatamente posterior a uma ao. negao explcita a uma afirmao anterior. 11

Questo

De acordo com a leitura do texto, o bom profissional aquele que 01) apresenta tempo de servio suficiente para conhecer as principais funes executivas de um policial. 02) se dedica exclusivamente a sua profisso, mesmo diante de propostas de trabalho mais vantajosas. 03) evidencia, j no incio de sua carreira, reverncia e respeito para com a sua corporao policial. 04) preserva-se dedicado e responsvel ao seu trabalho, independente do tempo de servio, da aquisio de benefcios ou do reconhecimento institucional. 05) reconhece a importncia da sua funo social medida que h reconhecimento institucional.
Questo

Conheo excelentes profissionais que, apesar de possurem muitos anos de servio prestado instituio e de terem idade superior quela tida como imprescindvel para o exerccio da atividade policial em determinadas Unidades, se mantm permanentemente empenhados e vibrantes nas ocorrncias que se envolvem durante a execuo do servio, alm de cnscios da importncia da funo que desempenham para a preservao da ordem pblica. (l. 1-9) Quanto aos aspectos lingusticos que estruturam o fragmento retirado do texto, correto o que se analisa em 01) A orao apesar de possurem muitos anos de servio prestado instituio explicita uma ideia de consentimento quanto afirmao que introduz o fragmento em destaque.
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

O texto em destaque uma campanha para o desarmamento de pessoas que no tm o porte legal de armas. A nica anlise impossvel de ser referendada no texto 01) A campanha utilizou-se de gneros discursivos diferentes para compor o texto. 02) O discurso da criana, na orao, busca sensibilizar o interlocutor para a necessidade de um comportamento cidado atravs da denncia de indivduos que tm o porte ilegal de armas.

Portugus

03) O uso do gnero discursivo denominado orao explicita a presena de um vocativo, caracterizado como o prprio interlocutor da campanha social. 04) O uso do imperativo no texto, alm de ser um recurso comum em oraes religiosas, tem como objetivo convencer o interlocutor da necessidade de denunciar quem faz uso do porte ilegal de armas. 05) O discurso de desarmamento nesta campanha corresponsabiliza o interlocutor do texto diante do silncio de quem sabe e no denuncia pessoas que possuem ilegalmente armas de fogo.
Questes

Questo

13

O texto violncia se diferencia de um texto oficial por 01) apresentar variaes lingusticas socais e etrias, o que no permitido no texto oficial. 02) caracterizar-se a partir da linguagem figurada e da funo emotiva e potica, ao contrrio do texto oficial, que precisa ser objetivo, imparcial e conciso. 03) apresentar-se em versos, rimas e ritmo, embora a linguagem e abordagem sejam as mesmas utilizadas nos textos oficiais. 04) desconstruir estruturas lingusticas prprias de um texto oficial com o objetivo de invalidar os textos formais e padronizados. 05) utilizar uma linguagem essencialmente denotativa, enquanto o texto oficial apresenta uma linguagem conotativa.
Questo

12 e 13
Violncia

O movimento comeou, o lixo fede nas caladas. Todo mundo circulando, as avenidas congestionadas. O dia terminou, a violncia continua. Todo mundo provocando todo mundo nas ruas. A violncia est em todo lugar. No por causa do lcool, Nem por causa das drogas. A violncia nossa vizinha, No s por culpa sua, Nem s por culpa minha. Violncia gera violncia. Violncia domstica, violncia cotidiana, So gemidos de dor, todo mundo se engana... Voc no tem o que fazer, saia pra rua, Pra quebrar minha cabea ou pra que quebrem a sua. Violncia gera violncia. Com os amigos que tenho no preciso inimigos. A fora ningum fala comigo. Ser que tudo est podre, ser que todos esto vazios? No existe razo, nem existem motivos. No adianta suplicar porque ningum responde, No adianta implorar, todo mundo se esconde. difcil acreditar que somos ns os culpados, mais fcil culpar Deus ou ento o diabo. O crime venerado e posto em uso por toda terra, De um polo a outro se imolam vidas humanas. No reino de Zpito os pais degolam os prprios filhos, Seja qual for o sexo, desde que sua cara no lhes agrade. Os coreanos incham o corpo da vtima custa de vinagre E depois de estar assim inchado, matam-no a pauladas. Os irmos Morvios mandavam matar com ccegas
TITS. Violncia. Disponvel em: <http://letras.terra.com.br/titas/86522/ >. Acesso em: maio 2011.
Questo

14

Sobre os gneros discursivos denominados Ofcio e Memorando, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O ofcio uma uma correspondncia oficial e externa, enviada normalmente a funcionrios ou autoridades pblicas. ( ) O memorando a modalidade de comunicao entre unidades administrativas de um mesmo rgo, que podem estar hierarquicamente em mesmo nvel ou em nveis diferentes. ( ) O memorando uma comunicao essencialmente interna, j o ofcio uma comunicao entre rgos da Administrao Pblica ou a particulares. ( ) O ofcio uma correspondncia mais simples e gil que o memorando, por se tratar de uma comunicao entre autoridades. ( ) Somente o ofcio exige um fecho com a assinatura do signatrio com sua devida identificao. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo a 01) F V V V F 02) V F F F V 03) F F F V V
Questo

04) V V V F F 05) V V V V V

15

Quanto linguagem e estrutura dos textos oficiais, a nica alternativa que foge proposta a 01) essencialmente tcnica e detalhista, pormenorizando os fatos, a partir do uso recorrente de adjetivos e advrbios exigidos em um contexto formal. 02) H obrigatoriedade do uso padro culto da lngua, apagando as diferenas lexicais, morfolgicas ou sintticas regionais, alm das idiossincrasias lingusticas e garantindo a ampla compreenso do texto por todos os interlocutores envolvidos. 03) O tratamento impessoal, resultante da ausncia de impresses individuais de quem comunica e do carter impessoal do prprio assunto tratado. 04) Exige-se o uso frequente e adequado dos pronomes de tratamento, garantindo a formalidade do texto. 05) A estrutura uniforme e padronizada, e a linguagem clara e consisa.

12

O eu potico da letra de msica 01) ctico em relao ao ser humano, que, para ele, alimenta a prpria violncia. 02) acredita na capacidade humana de reverter a situao, gerando um mundo de paz e solidariedade. 03) no acredita na atuao da polcia, pois ela mesma que gera a violncia. 04) s v violncia nas ruas distantes de sua casa. 05) v em suas prprias atitudes exemplos de como evitar a violncia urbana.

4
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Portugus

Redao
INSTRUES: Leia, com ateno, os trs temas propostos. Em seguida, ESCOLHA UM DELES e elabore sua Redao. Escreva sua Redao no espao reservado ao rascunho. Transcreva seu texto na Folha de Redao, usando caneta de tinta azul ou preta. No utilize letra de imprensa. Ser anulada a Redao redigida fora do tema proposto; apresentada em forma de verso; assinada fora do campo prprio; escrita a lpis ou de forma ilegvel.
Tema I Ao observarmos o quadro atual da violncia urbana, muitas vezes no nos atentamos para os fatores que conduziram a tal situao, no entanto, podemos exemplificar o crescimento urbano desordenado. Em razo do acelerado processo de xodo rural, as grandes cidades brasileiras absorveram um nmero de pessoas elevado, que no foi acompanhado pela infraestrutura urbana (emprego, moradia, sade, educao, qualificao, entre outros); fato que desencadeou uma srie de problemas sociais graves. Algumas cidades do pas apresentam um percentual de mortandade proveniente de atos de violncia que equivale aos do Iraque, pas em guerra. O Brasil responde por 10% de todos os homicdios praticados no mundo, segundo dados de um estudo realizado a pedido do governo suo, divulgado no ano de 2008, em Genebra.
FREITAS, Eduardo de. Violncia urbano no Brasil. Disponvel em: < http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/violencia-urbana-no-brasil.htm>. Acesso em: 10 maio 2012.

Aps a leitura do texto acima e de suas reflexes sobre o assunto, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre a influncia do crescimento urbano desordenado na violncia que assola os grandes centros metropolitanos. Tema II A formao profissional do Soldado da Polcia Militar deve ser guiada por polticas de segurana criativas, inteligentes, socialmente sensveis, participativas, transparentes, democrticas, eficientes e intrinsecamente comprometidas com o respeito aos direitos humanos. O profissional formado pela nova grade curricular dever ter um estilo diferenciado de policiamento caracterizado por maior interao entre policiais e cidados, visando ao estabelecimento de uma relao de confiana e cooperao, para que as prioridades e estratgias policiais possam estar em sintonia com as diversas realidades. O currculo profissionalizante uma oportunidade de integrar-se: gesto, superviso, anlise, avaliao, cidadania e interinstitucionalidade.
LUIZ, Ronilson de Souza & CERQUEIRA, Homero de Giorge. A FORMAO PROFISSIONAL DO SOLDADO NA POLCIA MILITAR. Disponvel em: <http:// www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_117.html>. Acesso em: 10 maio 2012. Adaptado.

A partir da leitura acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo, defendendo a importncia da formao do policial contemporneo voltada para o comprometimento cidado em todos os mbitos sociais. Tema III Cada instituio policial, conforme previsto na Constituio, tem o seu papel definido. O que tem faltado, a meu ver, sintonia com todos os atores desse processo. A misso institucional especfica de cada uma, porm, o objetivo geral nico: paz e tranquilidade para todos os cidados, usando um termo recorrente, seria a sensao de segurana. A segurana pblica no deve ter espao para vaidades ou outros sentimentos que no sejam o de promover a segurana de todos ns, inclusive policiais, cidados que somos.
COSTA. Gilberto Nogueira da Costa. Artigo: xodo criminal uma breve reflexo. Disponvel em: <http://www.pm.to.gov.br/noticia/artigoxodocriminal-i-uma-breve-reflexao/4372>. Acesso em: 10 maio 2012.

A partir das reflexes feitas no texto acima, escreva uma carta argumentativa para o Ministro da Justia, Jos Eduardo Cardozo, solicitando a criao de projetos de lei que garantam uma maior conexo entre os rgos responsveis pela segurana pblica (Polcia Federal; Polcia Rodoviria Federal; Polcia Ferroviria Federal; Policiais Civis; Policiais Militares e Bombeiros Militares), de forma que essa sintonia efetive, cada vez mais, a ordem e a segurana dos cidados.

Em sua carta, utilize o pronome de tratamento adequado para um Ministro e, na assinatura, use apenas a expresso POLICIAL MILITAR, para que sua redao no seja anulada por identificao.

5
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Redao

Rascunho da Redao

6
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Redao

Lngua Inglesa
Questes de 16 a 30
Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.
Questes de

16 a 20
Australias plan to ban cigarette logos

Questo

17

TEXTO:

According to the Australian government plans, all packets of cigarettes 01) 02) 03) 04) 05) should be bright green. must have the same color. could have any dark color. may come in different tones of green. would have Australias national colors. 18

10

15

20

25

Australia has unveiled what it claims are the toughest anti-smoking measures in the world. They would completely ban logos and branding on packets of cigarettes. Packets would also be plain olive green; the color that smokers apparently find least attractive. The color olive green is the latest weapon in the ongoing battle between the Australian government and big tobacco. Under aggressive new proposals, billed as the toughest in the world, every packet of cigarettes sold in Australia would be packaged in that color after research showed that olive green was the most off-putting for smokers. Logos and any form of distinct branding would be completely banned. Instead, the brand names would appear in a standard size and font, making them as bland and anonymous as possible. A greater area of the packaging would also be taken up with grotesque pictures of cancerous tumors and the health effects of tobacco. Claiming a global first, the Australian government says it wants to remove any remaining glamour from cigarettes, but the big tobacco companies have questioned the legality of the legislation. Worried about the possible worldwide knock-on effects of Australia introducing such stringent regulations, theyve vowed to put up a fight - saying the new measures infringe international trademark and intellectual property laws.

Questo

As to cigarette brand names, the only alternative that disagrees with the information from the text is that they should 01) 02) 03) 04) 05) present letters in different styles. have no unusual features. not be easily identified. have the same size. be uninteresting. 19

Questo

Based on the text, the only pair of opposites is in alternative 01) 02) 03) 04) 05) least (l. 5) most. the latest (l. 6) the most recent. big (l. 8) huge. stringent (l. 25) strict. new (l. 27) young. 20

Questo

Considering verb forms in the text, its correct to say: 01) infringe (l. 27) is in the Infinitive form. 02) theyve vowed (l. 26) describes an action dissociated from the present time. 03) says (l. 21) refers to an action completed in the past. 04) would appear (l. 14-15) refers to a possible situation in the future. 05) sold (l. 9) is in the Simple Past tense.
Questes de

AUSTRALIA plan to ban cigarette logos. Disponvel em: <www.bbc.co.uk/ worldservice/learningenglish/language/wordsinthenews/>. Acesso em: 13 maio 2012.
Questo

21 a 26
Chileans told to take off ties

16

TEXTO:

Fill in the parentheses with T (True) or F (False). Its stated in the text: ( ) Australia has already forbidden cigarette logos. ( ) Australia has had a hard time fighting the big tobacco companies. ( ) Tobacco companies are willing to give up confronting the Australian government. ( ) The Australian government wants people to view cigarettes as unattractive and unhealthy. According to the text, the correct sequence, from top to bottom, is 01) F T T F 02) T T T T 03) T F F T
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Chilean President Sebastian Pinera (on the right) is often seen wearing a tie

04) T T F F 05) F T F T

The government in Chile has come up with a new way of saving energy. Its advised Chilean men to take off their ties during the summer months, so they wont need to switch on the air conditioning.

7
Lngua Inglesa

Its a common sight during the Southern Hemisphere summer to see Chilean men sweltering in suits and neckties. From December to March, the temperature in the capital regularly tops 30 degrees Celsius. In the bone-dry north of the country it gets even 10 higher. So the governments told the countrys menfolk to shed their ties, undo their top buttons and turn down the air conditioning. It estimates that by doing so Chile can save around US$ 10 million during the four hottest months 15 of the year, and save 120,000 tons in carbon emissions. The government launched its initiative with a video in which four ministers ripped off their ties. Energy conservation is a key issue in Chile, which, unlike many countries in Latin America, produces virtually no oil and 20 gas. It relies heavily on hydro-electric power, but that often runs low during the summer, when the countrys reservoirs are frequently hit by drought.
CHILEANS told to take off ties. Disponvel em: <www.bbc.co.uk/ worldservice/learningenglish/language/wordsinthenews/>. Acesso em: 13 maio 2012.
Questo

Questo

24
th

The only piece of information not mentioned in the 4 paragraph of the text is in alternative

01) Chile depends a lot on energy generated with the use of flowing water. 02) Chile isnt known as a producer of oil and gas. 03) During the summer, the supply of hydro-electric power in Chile isnt enough to cope with peoples demands. 04) To compensate for its lack of oil and gas, the Chilean government plans to invest heavily in alternative energy. 05) There are usually long periods without rainfall during the Chilean summers.
Questo

25

The expression bone-dry (l. 9) should be understood as 01) 02) 03) 04) 05) completely free of moisture. slightly humid. extremely hot. soaking wet. very wet. 26

Questo

21

In order to save energy, the government in Chile has advised Chilean men 01) 02) 03) 04) 05) to to to to to wear ties all year round. button their shirts up to the neck. get rid of their ties during the hot season. always go to work wearing formal clothes. wear long-sleeved shirts during the summer. 22

So the governments told the countrys menfolk to shed their ties (l. 11-12) The s in governments is the 01) 02) 03) 04) 05) contraction of is. contraction of was. contraction of has. plural ending. genitive case.

Questo

Questes de

27 a 29

The text says that, from December to March, the temperature in the capital of Chile 01) 02) 03) 04) 05) drops below thirty degrees Celsius. doesnt often reach thirty degrees Celsius. is normally about thirteen degrees Celsius. usually gets higher than thirty degrees Celsius. isnt as high as in the northern part of the country. 23

TEXTO: Senior service Japan

Questo

Fill in the parentheses with T (True) or F (False). The text has questions to the following answers: ( ) What benefits can the governments advice bring to the Chilean community? ( ) How did the Chilean government announce its new measures? ( ) Why do the Chilean men insist on wearing formal clothes? ( ) Who took part in the official video advertisement? According to the text, the correct sequence, from top to bottom, is 01) 02) 03) 04) 05) T F T F T T T T T T F T FT TF TF T T

Japan faces an ageing population and disappearing rural communities as the young move to the city in search of work. After this Marchs Tsunami event devastated parts of the countryside, it became apparent 5 there werent even enough young people to help with the reconstruction effort. Shunran-no-Sato was set up by a group of elderly people to help keep their village alive. The project offers ecotourism with guestrooms in the villagers own homes and an opportunity to take part in 10 traditional agricultural activities. It now caters for nearly 5,000 visitors a year as young urbanites come back to the country to rediscover their traditional culture and reconnect with the land outside the megacities
SENIOR service Japan. Disponvel em: <www.theworldchallenge.co.uk/ finalists/5/senior-service>. Acesso em: 13 maio 2012.

8
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Lngua Inglesa

Questo

27

Its stated in the text that, in Japan, 01) 02) 03) 04) 05) the young population is on the rise. rural communities are getting very crowded. theres a growing number of old people. most young people would like to go on living in the countryside. the elderly people who live in the rural area cant wait to move to the city. 28

Questo

According to the text, the young Japanese are leaving the rural areas because they 01) 02) 03) 04) 05) refuse to help with the household tasks. would like to have a more exciting life. cant stand the countryside any more. dont want to work hard. want to find a job. 29

Questo

Fill in the parentheses with T (True) or F (False). About the Shunran-no-Sato project, its correct to say that it ( ( ( ( ) ) ) ) was started by a few number of young adults. aims at not letting their village disappear. gives people the chance to be in contact with nature. can house its guests in comfortable hotels.

According to the text, the correct sequence, from top to bottom, is 01) 02) 03) 04) 05) F T F T T T F T F T T F F T T F T T F T

Questo

30

GLASBERGEN. Disponvel em: <www.glasbergen.com/?s=toon+402>. Acesso em: 13 maior 2012.

The doctor is trying to _______________ the patient. According to this cartoon, the alternative that suitably completes the blank is 01) 02) 03) 04) 05) hurt. contest. dismiss. encourage. disappoint.

9
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Lngua Inglesa

Matemtica / Raciocnio Lgico


Questes de 31 a 45
Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.
Questo

31

Em certa localidade, sabe-se que todos os militares tm porte de arma; nem todas as pessoas que tm porte de arma trabalham em quartis.

Com relao a essa localidade, algum faz as seguintes afirmaes: ( ) Somente militares trabalham em quartis. ( ) possvel que existam militares que no trabalhem em quartis. ( ) Algumas pessoas que trabalham em quartis no tm porte de arma. Analisando-se tais afirmaes e classificando-as como verdadeiras V ou falsas F , pode-se afirmar que, considerada de cima para baixo, a sequncia correta a 01) V F F 02) F V F
Questo

03) F V V 04) F F V

05) V F V

32

Em uma blitz, foram encontradas, no interior de um automvel, duas garrafas, de mesma capacidade, cheias com uma mistura no identificada de bebidas alcolicas. Aps anlise, verificou-se que uma das garrafas continha uma mistura das bebidas X e Y na razo de 1 para 2, enquanto a outra garrafa continha uma mistura das mesmas bebidas, porm na razo de 3 para 2. Despejando-se o contedo das duas garrafas em um terceiro recipiente, obter-se- uma nova mistura de X e Y, na razo de 01) 7 para 8. 02) 5 para 4.
Questo

03) 3 para 4. 04) 2 para 1.

05) 1 para 1.

33

Os objetos localizados por um radar aparecem em sua tela como pontos pertencentes a crculos concntricos espaados regularmente de r quilmetros, sendo r o raio do menor crculo, como na figura. Identificando os pontos M e N com os afixos de dois nmeros complexos cujos argumentos principais so, respectivamente, iguais a e , e o ponto O com a origem

do sistema de coordenadas, pode-se afirmar que o centro da circunferncia circunscrita ao tringulo OMN afixo de um nmero complexo de mdulo m e argumento principal , respectivamente, iguais a 01) 8r e arccos 04) 5r e arcsen

02) 7r e arcsen

05) 5r e arccos

03) 7r e arccos

10
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Matemtica

Questo

34

Dois colegas de trabalho C1 e C2 devem ler as 124 pginas de um relatrio, a partir do qual tero os subsdios necessrios para, conjuntamente, emitirem um parecer tcnico sobre determinada questo. Admitindo que os dois comecem a leitura no mesmo dia, na pgina 1, suponha que C1 ler quatro pginas no primeiro dia e, a cada dia subsequente, ler o dobro do nmero de pginas do dia anterior, com nica exceo possvel no ltimo dia de leitura. C2 ler duas pginas no primeiro dia e, a cada dia subsequente, ler mais quatro pginas do que no dia anterior, com nica exceo possvel no ltimo dia de leitura.

Nessas condies, pode-se afirmar que 01) O nmero total de pginas lidas por C1, em t dias, pode ser calculado pela expresso f(t) = 2t+2 4. 02) O nmero total de pginas lidas por C2, em t dias, pode ser calculado pela expresso f(t) = 2t2 + t. 03) C1 e C 2 concluiro a leitura em um mesmo nmero de dias. 04) C1 concluir a leitura quatro dias antes de C2. 05) C2 concluir a leitura dois dias aps C 1.
Questo

35

Como parte de sua preparao fsica, um atleta foi aconselhado por um nutricionista a acrescentar sua dieta algum suplemento alimentar, como X ou Y, dos quais se tem as seguintes informaes: X contm 2 unidades de fibras, 1 unidade de protenas, 3 unidades de vitaminas e cada unidade desse suplemento custa r reais. Y contm 1 unidade de fibras, 2 unidades de protenas, 2 unidades de vitaminas e cada unidade desse suplemento custa 2r reais. Sendo recomendada a ingesto diria mnima de 4 unidades de fibras, 5 unidades de protenas e 8 unidades de vitaminas, pode-se afirmar que a despesa com os suplementos ser mnima, se o nmero de unidades de X e de Y ingeridos forem, respectivamente, iguais a 01) 1 e 2. 02) 2 e 1.
Questes

03) 2 e 2. 04) 2 e 3.

05) 3 e 2.

36 e 37

Suponha que, na figura 1, as linhas da malha representam ruas que delimitam quadras de um bairro e que, para ir de automvel de um ponto P a um ponto Q, desse bairro, o motorista dever fazer o percurso ao longo dessas linhas, horizontal ou verticalmente. A menor soma das medidas dos lados dos quadrados que podem ser percorridos na malha para ir de um ponto a outro conhecida como a distncia do taxista de P a Q. Assim sendo, considerando-se um sistema de coordenadas cartesianas, no qual P(x 1, y1) e Q(x2, y2), a distncia do taxista entre esses pontos definida, analiticamente, atravs da expresso d(P, Q) = |x1 x2| + |y1 y2|.
Questo

36

Sendo x e y nmeros inteiros, o ponto O, a origem do sistema de coordenadas cartesianas e considerando-se a distncia do taxista d(M,O), correto afirmar que o nmero de elementos do conjunto X = {M(x, y); d(M, O) 4} 01) 64 02) 41
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

03) 36 04) 25

05) 16

11
Matemtica

Questo

37

Com base na figura 2, considere-se uma pessoa que se encontra no ponto A e deve, percorrendo a distncia do taxista, se deslocar at o ponto B, passando por C. O nmero mximo de trajetos distintos que ela poder fazer igual a 01) 45 02) 96
Questo

03) 120 04) 244 38

05) 350

Para que no haja reduo nos seus vencimentos lquidos, aps sua aposentadoria, um funcionrio de determinada empresa optou pelo pagamento de uma previdncia privada, mediante dbito automtico em seu salrio, ciente de que sobre o valor total T, correspondente a um ano de salrios, o desconto para pagamento dessa previdncia seria de p% sobre a parcela de T at R$30000,00, mais um desconto de (p + 3)% sobre a parcela de T que excedesse esse valor. Sabendo-se que, no ano passado, o funcionrio teve um desconto total de (p + 0,4)% sobre T, para pagamento da previdncia privada, pode-se afirmar que o valor de T, em milhares de reais, foi de, aproximadamente, 01) 26,5 02) 31,0
Questo

03) 34,6 04) 38,2

05) 40,5

39

Durante uma reunio de trabalho, foi servido um cafezinho bem quente aos seus participantes. Admitindo-se que a variao da temperatura do caf, T (em C), em funo do tempo 0,25x ), pode-se afirmar que um x (em minutos), definida pela expresso T(x) = 20 + 64(2 participante dessa reunio que prefira o cafezinho menos quente, pode calcular o tempo de espera x, para que a temperatura T desejada seja atingida, atravs da expresso 01) 02) 03) 40 04) 05)
o

Questo

Aps ser notificada a respeito de um assalto, a policia foi informada de que os ladres fugiram de automvel pela Avenida I, podendo ter entrado nela por X ou por Y. O esquema indica os acessos X e Y da avenida, suas transversais T 1 e T 2 , e os respectivos sentidos de transito atravs delas. Sabe-se que dos automveis que circulam pela avenida, 60% entram por X. 40% dos automveis que vm por X vo para T2. 30% dos automveis que vm por Y vo para T1.

Assim sendo, a probabilidade de os ladres no entrarem em qualquer das duas transversais, pode ser estimada em 01) 12% 02) 24% 03) 28% 04) 36% 05) 64%

12
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Matemtica

Questo

41

Na figura, os segmentos CB e DM representam duas escadas cujas extremidades superiores C e D apoiam-se em uma parede vertical e as extremidades inferiores, B e M, apoiam-se, respectivamente no solo e em CB. Sabendo-se que as duas escadas tm a mesma medida de comprimento 1,20m pode-se afirmar que a medida de H, em metros, igual a 01) 03) 05)

02)
Questo

04) 42

A figura representa um terreno retangular dividido por um muro CFOP, sendo CF e OP paralelos ao lado menor, FO paralelo ao lado maior do terreno, medindo, respectivamente, 24m, 6m e 25m. Para a finalidade a que se destina, foi constatado que as duas partes em que o terreno est dividido seriam mais bem aproveitadas se, sem alterar a medida de suas reas, o muro existente fosse substitudo por outro, em linha reta. Por questes tcnicas, como o novo muro no pode ser paralelo aos lados do terreno, optou-se por um muro obliquo, como indicado pelo segmento CM. Nessas condies, pode-se afirmar que CM divide FO em dois segmentos FR e RO, tais que a razo entre suas medidas um valor pertencente ao intervalo 01) 03) 05)

02)
Questo

04) 43

Em um certo pas, as moedas so feitas do mesmo material, tm a mesma espessura e tm massa diretamente proporcional ao seu volume. Nesse pas, as moedas de 10 centavos e 25 centavos tm massas, respectivamente, iguais a 4,8g e 7,5g, sendo o dimetro da primeira igual a 20mm. Considerando-se uma moeda M tal que os raios da moeda de 10 centavos, de M e da moeda de 25 centavos, nessa ordem, formam uma progresso geomtrica, pode-se afirmar que a moeda M tem dimetro, em mm, aproximadamente igual a 01) 23,5 02) 23,1
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

03) 22,8 04) 22,3

05) 21,2

13
Matemtica

Questo

44

Um capital foi aplicado, durante 2 anos, taxa de capitalizao anual i, a juros compostos. Se o capital tivesse sido aplicado por mais um ano, o valor acumulado teria aumentado R$216,32. Se, ao contrrio, tivesse sido aplicado por menos um ano, o valor acumulado teria diminudo R$208,00. Nessas condies, pode-se afirmar que a taxa de juros pagos, nessa aplicao, foi igual a 01) 02) 03) 04) 05) 6,0% 5,5% 5,0% 4,5% 4,0% 45

Questo

Em perodos de eleies, os temas Educao (E), Sade(Sa) e Segurana(Se) costumam ser objeto de muitas promessas dos polticos. Em funo disso, um instituto de pesquisa consultou 100 pessoas de grupo a respeito da ordem de prioridade que elas supem que deve ser estabelecida no trato dos referidos temas. Os resultados dessa pesquisa esto representados no grfico em que as possveis escolhas, em ordem crescente de prioridade, so (I) (II) (III) (IV) (V) (VI) E, Sa, Se. E, Se, Sa. Sa, Se, E. Sa, E, Se. Se, Sa, E. Se, E, Sa.

Considerando-se que x pessoas priorizaram sade em detrimento de educao, y pessoas priorizaram segurana em detrimento de sade e z pessoas priorizaram educao em detrimento de segurana, pode-se afirmar que 01) 02) 03) 04) 05) y z x y x < < < < < z<x x<y z<y x<z y<z

* * *

14
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Matemtica

Cincias Humanas
Questes de 46 a 60
Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.
Questes

46 e 47
Os povos indgenas na Bahia esto inseridos em dois contextos histricos e regionais bsicos e bem definidos: o do semirido nordestino ao norte do estado, praticamente todo ele conquistado por frentes de expanso da pecuria durante o sculo XVII, e onde boa parte da populao indgena sobrevivente conquista foi reunida at o sculo XVIII, em aldeamentos missionrios de ordens religiosas, como as dos jesutas e franciscanos; e o da Mata Atlntica e litoral ao sul e Extremo Sul do Estado, onde a conquista se iniciou ainda no sculo XVI e aldeamentos missionrios foram implantados j na segunda metade deste, mas em que o processo de conquista, sobretudo das matas do interior, se fez de modo muito lento, prolongando-se at as dcadas iniciais do sculo XX, quando os dois ltimos bandos indgenas ainda autnomos no Estado H-H-He e Baen foram atrados ao Posto Indgena Caramuru do SPI (Servio de Proteo aos ndios), no atual Municpio de Itaju da Colnia. (SAMPAIO, 2012).

I.

03) A utilizao exclusiva da mo de obra escrava indgena, na economia canavieira, na Regio Sul da Bahia, provocou o surgimento de aldeamentos missionrios especficos para sua catequizao. 05) A superioridade intelectual e cultural da civilizao europeia e da raa branca possibilitou o processo que resultou na colonizao da Bahia. 04) A expanso da pecuria, durante o perodo colonial, que exterminou por completo as populaes indgenas da Bahia, tornou desnecessria a criao de reservas indgenas no Estado.
Questo

47

II.

O processo de independncia da Bahia se insere em um contexto mais amplo do processo separatista do continente americano. Contudo, esse processo nem sempre ocorreu da mesma forma. A anlise dos textos e os conhecimentos esse processo, permitem afirmar: 01) A separao da Bahia destoou do resto do Brasil, devido ao fato de a independncia baiana ter ocorrido paralelamente abolio da escravido indgena e africana. 02) A independncia da Bahia caracterizou-se por ter sido um movimento popular, fato simbolizado nas figuras do caboclo e da cabocla, no desfile do 2 de Julho. 03) O processo de separao poltica baiana da metrpole possibilitou a alterao da estrutura latifundiria e a doao de terras s comunidades indgenas baianas. 04) A forte participao dos elementos indgena e africano no processo de independncia baiana contribuiu para, aps a separao poltica, se consolidar uma democracia racial na Bahia. 05) O carter popular da independncia baiana consolidou, no Estado, uma estrutura poltica democrtica, com ampla participao eleitoral das camadas populares.
Questo

48 A uma estrutura agrria marcada em vastas reas, somava-se o total descaso das elites e do governo com as carncias da populao sertaneja. A tenso explodia com frequncia, quase sempre em momentos de seca prolongada, como nas duas ltimas dcadas do sculo XIX. Durante as secas prolongadas, a populao perdia suas fontes de sustento e muitas pessoas procuravam sobreviver migrando para outra regio. [...]. Tambm se disseminava, nessas pocas, o misticismo religioso: uma vez condenados misria material, os sertanejos passavam a buscar apoio no imaginrio espiritual, levando uma vida de devoo religiosa e exaltao mstica. O misticismo religioso quase sempre se desenvolvia em torno de um lder carismtico, cujo discurso era capaz de mobilizar as populaes com promessas, como a salvao eterna, em troca das misrias terrenas. (VICENTINO; DORIGO. 2010, p.556).

Questo

46

A partir da anlise dos textos I e II e dos conhecimentos sobre a questo indgena no Brasil, pode-se afirmar: 01) O processo de autorreconhecimento e de luta pela posse da terra tem acirrado os conflitos, no sul da Bahia, entre ndios e no ndios, e forado o reconhecimento das terras indgenas pela justia. 02) Os benefcios provenientes da industrializao da Regio Sul e Sudeste do Estado, com o aumento da rede de atendimento hospitalar e saneamento bsico, resultou no aumento da populao indgena nessa regio.

15
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Cincias Humanas

O texto pode ser corretamente relacionado ao movimento social, ocorrido no Brasil, 01) o Movimento Conselheirista de Canudos. 02) a Revolta da Vacina. 03) a Revolta dos Mals. 04) a Conjurao Baiana. 05) a Sabinada.
Questo

a agricultura e a estrutura fundiria brasileiras, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. ( ) O espao agrrio brasileiro subutilizado, porque predominam os minifndios por explorao, a produtividade baixa e as tcnicas obsoletas. ( ) Os latifndios por dimenso so os mais danosos para a economia, por serem improdutivos. ( ) A estrutura fundiria reproduz o tipo de colonizao implantada, a de povoamento, com todas as suas implicaes. ( ) A existncia de grileiros agrava os problemas fundirios do pas, tornando a sociedade mais excludente. A alternativa que indica a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) V V F F 02) V F V F 03) F F V V
Questo

49

04) F F F V 05) F V F V

51

Os conhecimentos sobre a Regio Norte brasileira permitem afirmar que seu relevo se caracteriza por ser 01) formado por um grande escudo cristalino de terrenos quaternrios. 02) resultante de uma falha geolgica recente, sujeita ao de abalos ssmicos. 03) o maior planalto da Amrica do Sul e, por essa razo, conhecido como o teto do mundo. 04) diversificado e constitudo por baixos plats, plancies e planaltos residuais, depresses e tabuleiros litorneos. 05) um extenso dobramento moderno, sujeito ao do tectonismo. Sobre o Estado da Bahia, correto afirmar: 01) Est localizado na poro ocidental da Amrica do Sul, na poro setentrional da Regio Nordeste, e faz fronteiras com mais duas regies do pas. 02) dividido em cinco mesorregies, que apresentam o mesmo IDH, mas diferentes nveis de industrializao. 03) Tem bacias hidrogrficas genuinamente baianas, que apresentam caractersticas distintas, como as dos rios Paraguau, de Contas e Itapicuru, com nascentes localizadas na poro central da Chapada Diamantina. 04) Sua geologia responsvel pela diversidade dos recursos minerais, que torna o Estado o maior produtor mundial de cobre e de trio. 05) O rio Paraguau, o maior do Nordeste, abastece todas as cidades da poro Ocidental da Bahia e atravessa duas zonas climticas do Estado.
Questo Questo

52 No Cdigo Eleitoral Provisrio (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Brasil foi assegurado, aps intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. [...]. Em 1934, as restries ao voto feminino foram eliminadas do Cdigo Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida s mulheres. (NO CDIGO.... 2012).

A conquista da cidadania, no Brasil, foi um processo lento, que resultou em diversas lutas e mobilizaes da sociedade brasileira, como a da conquista do voto feminino. Outras lutas sociais foram travadas ao longo da histria, a exemplo 01) das leis trabalhistas, que garantiram direitos s operrias das fbricas, na Repblica Velha. 02) da ampliao da participao poltica popular e na criao de uma legislao social que garantia direitos classe trabalhadora, mas criava mecanismos de controle e de manipulao sobre o movimento operrio, na Era Vargas. 03) da legalizao do voto dos analfabetos e dos indgenas, pela Constituio de 1946, no ps-guerra. 04) do controle do poder poltico do pas pelas centrais sindicais, estabelecendo uma poltica de distribuio de renda, na Repblica Populista. 05) da ampliao da participao popular, durante o regime militar, medida que objetivava dar uma maior legitimidade ao governo autoritrio.

50

A partir da anlise da charge, aliada aos conhecimentos sobre

16
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Cincias Humanas

Questo

53

A charge do cartunista Ziraldo faz uma aluso conquista da taa de tricampeo mundial de futebol, pelo Brasil, na Copa do Mundo de 1970, no Mxico, perodo em que o pas vivia o regime militar. A crtica realidade brasileira ento vivenciada pela populao refere-se 01) manipulao poltica do governo da conquista do tricampeonato, enquanto a populao em geral passava por dificuldades econmicas. 02) euforia da sociedade brasileira com o fato indito de um pas ser trs vezes campeo de futebol, em uma competio internacional. 03) adoo de hbitos estranhos sociedade brasileira devido ao contato com os costumes de naes estrangeiras. 04) felicidade da populao brasileira com a conquista do ttulo e com a melhoria da qualidade de vida do assalariado durante o regime militar. 05) indiferena com que a conquista do campeonato foi recebida pelo governo, enquanto a populao mais carente festejava a vitria do pas na competio.
Questo

contrria. Numa postura inarredvel, mantm h anos uma poltica restritiva extrema, com prticas arbitrrias que beiram a intolerncia, levando milhares de brasileiros ao constrangimento de serem barrados na fronteira em arrastados interrogatrios, quando no como ocorre em muitos casos deportados. [...] Curiosamente, hoje muito maior o fluxo de espanhis para o Brasil do que o inverso. E o ndice de admisso no concedida aqui inferior a 10% do praticado l. A Espanha convive atualmente com uma das maiores taxas de desemprego da Europa, da ordem de 22%, enquanto o Brasil experimenta uma primavera de oportunidades e vagas, inclusive importando mo de obra. Seria natural, nessas condies, um maior empenho daquele pas em estabelecer facilidades para esse fluxo e, inexplicavelmente, no o que acontece. Turistas brasileiros deveriam, daqui por diante, adotar o velho princpio de s ir aonde bem-vindo. E, nesse caso, a Espanha no seria uma opo. (MARQUES. 2012, p. 20).
Questo

55

54 A chave da paz seguramente pertence ao presidente, mas a fechadura pertence ao povo. Foi com essa mensagem, divulgada pela ex- senadora colombiana Piedad Crdoba, que as Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc) encerraram a libertao dos ltimos dez presos polticos que estavam sob seu poder. (BARBOZA. 2012, p. 106).

As Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc) tm sido, por muitos anos, um grupo 01) anarquista, defensor da dissoluo dos laos sociais urbanos e o retorno a uma vida campestre e rural. 02) guerrilheiro, defensor da luta armada e do sequestro, visando instalao do socialismo no territrio colombiano. 03) fundamentalista religioso, com a finalidade de impor o catolicismo rstico, em todo o continente latino-americano. 04) narcotraficante, que busca o estabelecimento de um cartel e a expanso do consumo legal de drogas em nvel planetrio. 05) poltico, que se utiliza da violncia para impor a fraude eleitoral na escolha de candidatos aos cargos do poder executivo.
Questes

Um dos fatores para que certos pases da Unio Europeia adotem uma poltica mais rgida, em relao s pessoas que a eles se dirigem, se deve 01) perda de competitividade comercial, em funo da queda da produo, com a adoo do operrio imigrante, pouco afeito ao trabalho. 02) influncia que os imigrantes tm exercido sobre a cultura europeia, que vem absorvendo costumes primitivos e atrasados dessas populaes. 03) chegada na Europa de uma mo de obra qualificada e tecnicamente mais bem preparada, que tem retirado os empregos dos europeus. 04) poltica europeia de conteno da criminalidade e da violncia, provocada pelo aumento do nmero de roubos e homicdios, com a chegada de turistas. 05) intolerncia poltica e religiosa em relao aos estrangeiros, exacerbada por ataques terroristas, e tenses e conflitos envolvendo, principalmente, imigrantes islmicos.
Questo

56

55 e 56
Brasileiros so hoje recebidos em todo o mundo com tapete vermelho, como um dos melhores turistas, dada a sua disposio para compras e gastos de alto valor agregado em hotis, passeios, aluguel de carros, etc., movimentando a milionria cadeia de servios que vive dessa demanda. [...]. A Espanha seguiu na direo

O maior fluxo de imigrantes espanhis e de outros pases, para o Brasil, decorre, dentre outros fatores, 01) do aumento do desemprego, na Europa, em funo do atraso tecnolgico dessa regio, incapaz de competir com a pujante economia dos pases emergentes. 02) da extino da desigualdade social e da misria, nos pases que compem os BRICS, ampliando as oportunidades de emprego. 03) do bom desempenho da economia brasileira perante a crise de 2008 e das dificuldades financeiras de pases, como a Espanha, que impulsionaram a vinda de imigrantes e, inclusive, o retorno de brasileiros que moravam no exterior. 04) do fundamentalismo tnico europeu, que expulsou, de seu territrio, os imigrantes latino-americanos que se dirigiram a outros pases, em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. 05) da falta de oportunidade de trabalho para a mo de obra qualificada, na Espanha, aliada poltica agressiva de atrao dessa fora de trabalho para o setor industrial brasileiro, pelo Brasil.

17
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Cincias Humanas

Questo

57 O STF [Supremo Tribunal Federal] rompe tabu ao legalizar a interrupo de gravidez de fetos sem crebro e cria condies para que haja um ambiente digno para as mulheres que precisam usufruir desse direito. Foram dois longos dias de julgamento, mas os ministros do Supremo Tribunal Federal tiraram o pas de dcadas de atraso ao decidir, por 8 votos a 2, que as grvidas de bebs anencfalos (sem crebro) tm o direito de realizar aborto. Salvo raras excees, esses fetos morrem ainda no tero ou poucos minutos aps o nascimento. Por essa razo, mais de dez mil mulheres j recorreram Justia para conseguir interromper esse tipo de gravidez. Agora, o STF determinou que as mulheres no mais precisaro pedir autorizao judicial para ter direito ao aborto nesses casos, assim como acontece quando ela vtima de um estupro ou corre risco de vida. A deciso um marco para a sociedade brasileira. (MARTINO. 2012, p. 77).

04) O Brasil um pas emergente, pertencendo categoria dos pases de renda alta, apresenta indicadores sociais mdios e excelentes condies macroeconmicas. 05) O PIB brasileiro, principal indicador de poderio econmico de uma nao, dever encerrar o ano de 2012 frente do PIB dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Alemanha.
Questo

59

Na minha terra havia palmeiras havia tambm muito pau-brasil jacarand, peroba e jequitib que parecia nunca acabar Mas um dia o homem resolveu a plantation implantar dizimou muitas espcies e tambm muitos sabis pois seu objetivo imediato era tudo conquistar ficar rico e poderoso e o futuro? Pra que pensar! Com base na mensagem contida nos versos e nos conhecimentos sobre a ao antrpica no Brasil, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. ( ) O desmatamento provoca a eroso do solo e alteraes no clima. ( ) As aes predatrias s ameaam a fauna de grande porte, pois a de pequeno porte se desloca para outras reas mais protegidas. ( ) A desagregao ambiental acelera o escoamento superficial e aumenta a carga slida dos rios. ( ) Os ndices pluviomtricos aumentam, empobrecendo os solos. ( ) A oferta de terras agriculturveis aumenta, mas seu valor diminui, devido lei da oferta e da procura. A alternativa que indica a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) V F V F F 03) F F V V V 05) F V F V V 02) F F V V F 04) V V F F V
Questo

A deciso do Supremo Tribunal Federal contrariou a posio defendida 01) pelas religies de matriz afro-brasileira, devido ao fato de a justia privilegiar os dogmas cristos, em detrimento das outras religies. 02) pelos mdicos, que defendem a possibilidade dos anencfalos, com cuidados especiais, de desenvolverem uma vida normal, como qualquer pessoa sadia. 03) pelo governo, defensor de uma poltica de defesa dignidade humana e contra qualquer forma de preconceito e discriminao. 04) pelas mulheres, contrrias necessidade de se recorrer justia para dispor do seu corpo como bem entenderem. 05) pela Igreja Catlica e por grande parte das religies evanglicas, que se posicionam contra o aborto em qualquer situao.
Questo

60 Os dois temas em foco na Conferncia das Naes Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentvel sero a economia verde, no contexto do desenvolvimento sustentvel e da erradicao da pobreza, e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentvel. (RIO+20, 2012).

58 Fora de nossas fronteiras, o porcentual dos que creem que o Brasil nunca teve tanta influncia nas relaes internacionais e na poltica mundial de 57%. um ndice inferior ao apontado na pesquisa pelos otimistas brasileiros (78% acreditam na afirmativa), mas ainda assim alto. O problema o pouco eco que ele encontra na realidade. Do ponto de vista da diplomacia, por exemplo, o Brasil colecionou mais derrotas do que vitrias nos ltimos anos. Mas nem isso foi capaz de reverter a impresso de que o Brasil est cada vez mais poderoso, o que no necessariamente ruim. Como disse Thomas Hobbes, tem poder aquele que aparenta ter poder. Ainda que as aparncias enganem. (A IMAGEM.... 2012, p. 72).

A partir das informaes do texto e dos conhecimentos sobre o Brasil no mundo globalizado, pode-se inferir: 01) A atual boa imagem do pas no exterior, que lhe abriu portas, baseia-se no fato de o Brasil no possuir, atualmente, dvidas externa e interna. 02) A grandeza absoluta da economia brasileira inquestionvel, at mesmo quando se considera o nmero de habitantes e a renda per capita. 03) A ascenso econmica brasileira no cenrio internacional resultante, entre outros fatores, da crise econmica na zona do Euro.

18
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Em relao Rio+20, pode-se afirmar que ela 01) buscou uma soluo cientfica para aumento da seca no planeta e, especialmente, no Nordeste brasileiro, agravada com o processo de transposio das guas do rio So Francisco. 02) discutiu, tambm, o meio ambiente, devido ao fato de a questo ambiental e o desenvolvimento sustentvel estarem interligados. 03) definiu medidas para a reduo da incidncia de tsunamis e de terremotos, provocados, fundamentalmente, pela ao do homem. 04) exigiu a sada dos Estados Unidos e da China de todos os organismos internacionais voltados preservao do meio ambiente, devido ao fato de esses pases no terem cumprido as metas da Rio-92. 05) se estabeleceu como uma ao de marketing poltico do governador do Rio de Janeiro, como forma de atrair investimentos estrangeiros para a Copa de 2014 e os Jogos Olmpicos de 2016.

Cincias Humanas

Noes de Direito
Questes de 61 a 75
Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.
Questo

61

patrimonial repercusso do ilcito sobre a contribuio dos cofres pblicos. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, lealdade s instituies e, notadamente, 01) frustrar a licitude de concurso pblico; revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio; no utilizar a lei de licitao para efetuar as compras necessrias; empregar funcionrios sem realizao de concurso pblico; no prestar contas ao Tribunal de Contas da respectiva esfera governamental. 02) retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio; revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo; efetuar publicidade aos atos oficiais em veculos de pouca circulao; no realizao de concurso pblico; deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo; no elaborar documentaes contbeis devidamente assinadas por profissional competente. 03) praticar ato visando a fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia; retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio; revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo; negar publicidade aos atos oficiais; frustrar a licitude de concurso pblico; deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo; revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio. 04) revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio; no utilizar a lei de licitao para efetuar as compras necessrias; empregar funcionrios sem realizao de concurso pblico; no prestar contas ao Tribunal de Contas da respectiva esfera governamental. 05) deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo; revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio; realizar nepotismo em rgo pblicos; no utilizar a lei de licitao para efetuar as compras necessrias.
Questo

Os integrantes da Polcia Militar do Estado da Bahia constituem a categoria especial de servidores pblicos militares estaduais denominados policiais militares, cuja carreira integrada por cargos tcnicos estruturados hierarquicamente. A hierarquia e a disciplina so a base institucional da Polcia Militar. A hierarquia policial militar a organizao em carreira da autoridade em nveis diferentes, dentro da estrutura da Polcia Militar, consubstanciada no esprito de acatamento sequncia de autoridade. Disciplina a rigorosa observncia e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposies que fundamentam o organismo policial militar e coordenam seu funcionamento regular e harmnico, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo. A disciplina e o respeito hierarquia devem ser observados e mantidos em todas as circunstncias da vida, entre os policiais militares. A situao jurdica dos policiais militares definida pelos dispositivos constitucionais que lhe forem aplicveis, pelo Estatuto e por legislao especfica e peculiar que lhes outorguem direitos e prerrogativas e lhes imponham deveres e obrigaes. requisito e condio para o ingresso na Polcia Militar 01) possuir Carteira Nacional de Habilitao vlida, categoria D. 02) possuir idoneidade moral, comprovada por meio de Folha Corrida policial militar e judicial, na forma prevista em Edital. 03) ter o mnimo de dezoito e o mximo de trinta e cinco anos de idade. 04) possuir estatura mnima de 1,70m para os candidatos do sexo masculino e 1,65m para as candidatas do sexo feminino. 05) possuir a escolaridade ou formao profissional exigida, mnimo nvel mdio profissionalizante, ao acompanhamento do curso de formao a que se candidata, na forma prevista em Edital.
Questo

62

Os atos de improbidade praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no, contra a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal, dos municpios, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimnio ou o da receita anual, sero punidos na forma da Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992. Esto tambm sujeitos s penalidades dessa lei os atos de improbidade praticados contra o patrimnio de entidade que receba subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico, bem como daquelas para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de cinquenta por cento do patrimnio ou da receita anual, limitando-se, nesses casos, a sano

63

O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no Art. 169 da Constituio Federal, propor ao Poder Legislativo a criao e a extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira; a lei dispor sobre sua organizao e funcionamento.

19
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Noes de Direito

Sobre o Ministrio Pblico e seus atributos, correto afirmar: 01) Os Ministrios Pblicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territrios formaro lista trplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que ser nomeado pelo Chefe do Poder Legislativo, para mandato de quatro anos, permitida uma reconduo. 02) O Ministrio Pblico da Unio tem por chefe o Procurador-Geral da Repblica, nomeado pelo Presidente da Repblica dentre integrantes da carreira, maiores de quarenta e cinco anos, aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros da Cmara Federal, para mandato de dois anos, permitida a reconduo. 03) As Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Deputados Federais e Estaduais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros. 04) Os Procuradores-Gerais, nos Estados e no Distrito Federal e Territrios, podero ser destitudos por deliberao da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva. 05) A destituio do Procurador-Geral da Repblica, por iniciativa do Presidente da Cmara Federal, dever ser precedida de autorizao da maioria absoluta do Senado Federal.
Questo

indivduos, ser assegurada a incluso de etnia negra. No calendrio oficial, de acordo com a referida Constituio, ficou estabelecida como Dia da Conscincia Negra a data de 20 de novembro. Esssa data comemorativa foi instituda como 01) determinao legal estabelecida constitucionalmente, que inclui o dia 20 de novembro como feriado municipal, em Salvador. 02) complementao ao processo de indenizao monetria do Estado aos negros, devido ao processo de escravido africana. 03) reconhecimento da importncia da cultura africana e da ausncia de contribuies significativas dos valores europeus na formao histrica do baiano. 04) fruto da presso do movimento negro, na luta contra a discriminao racial e da valorizao da histria e cultura do afrodescendente. 05) mecanismo de consolidao da democracia racial na Bahia, Estado que, em funo da sua formao histrica, desconhece o processo de preconceito racial.
Questo

66

64

A Secretaria de Promoo da Igualdade Racial, SEPROMI, o o criada pela Lei n 10549/06, alterada pela Lei n 12.212/11, tem por finalidade planejar e executar polticas de promoo da igualdade racial e proteo dos direitos de indivduos, e grupos tnicos atingidos pela discriminao e demais formas de intolerncia. Dentre outras, de competncia da Secretaria de Promoo da Igualdade Racial 01) coordenar as atividades pertinentes ao planejamento e execuo das polticas pblicas de carter transversal para as mulheres. 02) acompanhar polticas transversais voltadas para a promoo da igualdade racial e de gnero, executadas pelos diversos rgos do governo federal e municipal. 03) planejar, propor, implementar e monitorar programas, projetos e aes contra prticas discriminatrias na prestao de servios pblicos e privados, bem como na relao da Administrao Pblica com os servidores e agentes pblicos e funcionrios de empresas privadas do Municpio. 04) acompanhar a aplicao e a evoluo da legislao, acordos e convenes apenas internacionais sobre assuntos de sua competncia e sugerir inovaes e modificaes na legislao municipal e federal, quando for o caso. 05) estudar, propor e acompanhar medidas de relacionamento dos rgos governamentais com a comunidade negra, visando resgatar o direito sua plena cidadania e participao na sociedade.
Questo

A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: polcia federal, polcia rodoviria federal, polcia ferroviria federal, polcias civis, polcias militares e corpos de bombeiros militares. Em relao aos militares, correto afirmar: 01) O militar da ativa que, de acordo com a lei, tomar posse em cargo, emprego ou funo pblica civil temporria, no eletiva, ainda que da administrao indireta, no ficar agregado ao respectivo quadro e somente poder, enquanto permanecer nessa situao, ser promovido por antiguidade, contando-lhe o tempo de servio apenas para aquela promoo e transferncia para a reserva, sendo depois de 90 dias de afastamento, contnuos ou no, transferido para a reserva, nos termos da lei. 02) s polcias civis, dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares. 03) O oficial condenado na justia, comum ou militar, pena privativa de liberdade superior a trs anos, por sentena transitada em julgado, ser submetido ao julgamento do tribunal militar de carter permanente. 04) A polcia ferroviria estadual, rgo permanente, organizado e mantido pelo Estado e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias estaduais. 05) Caber habeas corpus em relao a punies disciplinares militares.
Questo

67
o

65

A sociedade baiana cultural e historicamente marcada pela presena de comunidades afrodescendentes, constituindo a prtica do racismo crime inafianvel e imprescritvel, sujeito a pena de recluso, nos termos da Constituio Federal. A formao e o aperfeioamento do servidor pblico civil e militar devem sempre incluir em seus programas contedos que valorizem a participao do negro na formao histrica da sociedade brasileira, como tambm prev que, sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de dois
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

O Decreto n 4.377, de 13 de setembro de 2002, publicada no DOU de 16/09/2002, promulga a Conveno, de 1979, sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra a o Mulher e revoga o Decreto n 89.460, de 20 de maro de 1984. Neste Decreto ficou estabelecido que os Estados Partes condenam a discriminao contra a mulher em todas as suas formas, por todos os meios apropriados e sem dilaes, especificando uma poltica destinada a eliminar a discriminao contra a mulher. o Com tal objetivo, se comprometeram, no seu Art. 2 , a

20

Noes de Direito

01) estabelecer a proteo jurdica dos direitos da mulher numa base de igualdade com os do idoso e garantir a sua proteo efetiva contra todo ato de discriminao. 02) promover aulas adequadas para as crianas, ensinando as sanes cabveis de discriminao contra a mulher. 03) consagrar, se ainda no o tiverem feito, em suas constituies nacionais ou em outra legislao apropriada, o princpio da igualdade do homem e da mulher e assegurar por lei outros meios apropriados realizao prtica desse princpio. 04) tomar as medidas apropriadas para diminuir a discriminao contra a mulher praticada por qualquer pessoa, organizao ou empresa. 05) derrogar todas as disposies penais estaduais que constituam discriminao contra a mulher.
Questo

05) s as pessoas com mais de 65 anos de idade tm direito a receber, dos tributos nacionais competentes, remdio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei.
Questo

69

68

Considerando-se que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e de seus direitos iguais e inalienveis o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo; considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos brbaros que ultrajaram a conscincia da Humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crena e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspirao do homem comum; considerando essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem no seja compelido, como ltimo recurso, rebelio contra a tirania e a opresso; considerando essencial promover o desenvolvimento de relaes amistosas entre as naes; considerando que os povos das Naes Unidas reafirmaram, na Carta, sua f nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condies de vida em uma liberdade mais ampla; considerando que os Estados-Membros se comprometeram a desenvolver, em cooperao com as Naes Unidas, o respeito universal aos direitos humanos e liberdades fundamentais e a observncia desses direitos e liberdades; considerando que uma compreenso comum desses direitos e liberdades da mais alta importncia para o pleno cumprimento desse compromisso, a Assembleia Geral das Naes Unidas proclama que 01) toda pessoa, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros pases. Esse direito no pode ser invocado em caso de perseguio legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrrios aos propsitos e princpios das Naes Unidas. 02) a maternidade e a infncia tm direito a cuidados e assistncia especiais, mas as crianas nascidas dentro ou fora do matrimnio no gozaro da mesma proteo social e sero resolvidas por regulamentaes diferentes. 03) toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento privado, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias sua defesa. 04) toda pessoa poder ser culpada por qualquer ao ou omisso que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Ser imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prtica, era aplicvel ao ato delituoso.

21
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Reconhecendo que os direitos essenciais da pessoa humana no derivam do fato de ser ela nacional de determinado Estado, mas sim do fato de ter como fundamento os atributos da pessoa humana, razo por que justificam uma proteo internacional, de natureza convencional, coadjuvante ou complementar da que oferece o direito interno dos Estados americanos, e considerando que esses princpios foram consagrados na Carta da Organizao dos Estados Americanos, na Declarao Americana dos Direitos e Deveres do Homem e na Declarao Universal dos Direitos do Homem, e que foram reafirmados e desenvolvidos em outros instrumentos internacionais, tanto de mbito mundial como regional, o Pacto de San Jos da Costa Rica um dos principais fundamentos legais de direito internacional americano para proteo dos direitos da personalidade. Trata-se de um tratado que ingressou no ordenamento jurdico brasileiro seguindo o devido processo legal (inclusive no que o diz respeito ao quorum), anteriormente Emenda n 45 de 2004, que determinou, em seu pargrafo terceiro, que os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. Sobre o que consta do Pacto de San Jos da Costa Rica, correto afirmar: 01) Em alguns casos, o estrangeiro pode ser expulso ou entregue a outro pas, seja ou no de origem, onde seu direito vida ou liberdade pessoal esteja em risco de violao em virtude de raa, nacionalidade, religio de outrem, condio social ou de opinies polticas de terceiros. 02) Ningum deve ser constrangido a executar trabalho forado ou obrigatrio. Nos pases em que se prescreve, para certos delitos, pena privativa de liberdade acompanhada de trabalhos forados, essa disposio no pode ser interpretada no sentido de proibir o cumprimento da dita pena, imposta por um tribunal militar, nesse caso, s este tribunal competente. O trabalho forado no deve afetar a dignidade, nem a capacidade fsica e intelectual do recluso. 03) Nos pases em que no houverem abolido a pena de morte, esta s poder ser imposta pelos delitos mais graves, em cumprimento de sentena final de tribunal competente e em conformidade com a lei que estabelea tal pena, mesmo que ela seja promulgada a posteriori de haver o delito sido cometido, podendo se estender sua aplicao a delitos aos quais no se aplique atualmente. 04) Mesmo quando se condenado por atos ou omisses que, no momento em que foram cometidos, no constituam delito, de acordo com o direito aplicvel, poder-se- impor pena mais grave do que a aplicvel no momento da ocorrncia do delito. Se, depois de perpetrado o delito, a lei estipular a imposio de pena mais leve, o delinquente dever dela beneficiar-se. 05) Toda pessoa privada da liberdade tem direito a recorrer a um juiz ou tribunal competente, a fim de que este decida, sem demora, sobre a legalidade de sua priso ou deteno e ordene sua soltura, se a priso ou a deteno forem ilegais. Nos Estados Partes cujas leis preveem que toda pessoa que se vir ameaada de ser privada de sua liberdade tem direito a recorrer a um juiz ou tribunal competente, a fim de que este decida sobre a legalidade de tal ameaa, tal recurso no pode ser restringido nem abolido. O recurso pode ser interposto pela prpria pessoa ou por outra pessoa.

Noes de Direito

Questo

70
o

Questo

72

A Lei n 7.437, de 20 de dezembro de 1985, inclui entre as contravenes penais a prtica de atos resultantes de preconceito de raa, de cor, de sexo ou de estado civil. Dando o nova redao Lei n 1.390, de 3 de julho de 1951 Lei Afonso Arinos, prev que recusar a venda de mercadoria em lojas de qualquer gnero ou o atendimento de clientes em restaurantes, bares, confeitarias ou locais semelhantes, abertos ao pblico, por preconceito de raa, de cor, de sexo ou de estado civil, uma contraveno passvel de pena de 01) priso simples, de 30 (trinta) dias a 3 (trs) meses, e multa de 1 (uma) a 3 (trs) vezes o valor de referncia (MVR). 02) priso simples, de 45 (quarenta e cinco) dias a 4 (quatro) meses, e multa de 1 (uma) a 4 (quatro) vezes o maior valor de referncia (MVR). 03) priso simples, de 60 (sessenta) dias a 6 (seis) meses, e multa de 1 (uma) a 6 (seis) vezes o maior valor de referncia (MVR). 04) priso simples, de 15 (quinze) dias a 3 (trs) meses, e multa de 1 (uma) a 3 (trs) vezes o maior valor de referncia (MVR). 05) priso simples, de 120 (cento e vinte) dias a 4 (quatro) meses, e multa de 1 (uma) a 4 (quatro) vezes o maior valor de referncia (MVR).
Questo

Com relao aos crimes contra a Administrao Pblica, o o Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940, com a o redao dada pela Lei n 7.209, de 11 de julho de 1984, classifica 01) Excesso de exao se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza. 02) Corrupo passiva exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. 03) Concusso extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razo do cargo; soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente. 04) Peculato solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. 05) Extravio, sonegao ou inutilizao de livro ou documento apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio.
Questo

71

Para furto, que vem a ser subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel, o Cdigo Penal prev recluso, de um a quatro anos, e multa, sendo que a pena aumentada em um tero, se o crime praticado durante o repouso noturno. Como tambm, se o criminoso primrio e de pequeno valor a coisa furtada, nesse caso, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa. Em se tratando de furto qualificado, a pena de recluso de dois a oito anos e multa ser aplicada, se o crime cometido for 01) a subtrao de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior; com abuso de confiana; com emprego de chave falsa. 02) com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza; com emprego de chave falsa; mediante concurso de duas ou mais pessoas. 03) com abuso de confiana, ou mediante fraude; mediante concurso de trs ou mais pessoas; se a subtrao for de joias folheadas; abuso de confiana de funcionrios pblicos em rgos governamentais. 04) a subtrao de utenslios de casa mediante concurso de duas ou mais pessoas; quadrilhas em casas comerciais; subtrao de alimentos em feiras livres. 05) a subtrao de documentos de rgos pblicos; com abuso de confiana, ou mediante fraude, mediante concurso de duas ou mais pessoas; veiculo automotor com ligao direta, mesmo que no empregue chave falsa.

73
o

A Lei n 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispe sobre o apoio s pessoas portadoras de deficincia, sua integrao social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia (Corde), institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuao do Ministrio Pblico, definindo crimes, quando estabelece as normas gerais que asseguram o pleno exerccio dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficincias, e sua efetiva integrao social, nos termos desta Lei. Na aplicao e interpretao dessa lei, so considerados os valores bsicos da igualdade de tratamento e oportunidade, da justia social, do respeito dignidade da pessoa humana, do bem-estar, e outros, indicados na Constituio ou justificados pelos princpios gerais de direito. As normas dessa lei visam garantir s pessoas portadoras de deficincia as aes governamentais necessrias ao seu cumprimento e das demais disposies constitucionais e legais que lhes concernem, afastadas as discriminaes e os preconceitos de qualquer espcie, e entendida a matria como obrigao nacional a cargo do Poder Pblico e da sociedade. Ao Poder Pblico e seus rgos cabe assegurar s pessoas portadoras de deficincia o pleno exerccio de seus direitos bsicos, inclusive dos direitos educao, sade, ao trabalho, ao lazer, previdncia social, ao amparo infncia e maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituio e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econmico. Assim sendo, os rgos e entidades da administrao direta e indireta devem dispensar, no mbito de sua competncia e

22
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Noes de Direito

finalidade, aos assuntos objetos dessa lei, tratamento prioritrio e adequado, tendente a viabilizar, sem prejuzo de outras, as seguintes medidas na rea 01) de recursos humanos, o acesso de alunos portadores de deficincia aos benefcios conferidos aos demais educandos, inclusive material escolar, merenda escolar e bolsas de estudo. 02) da sade, a promoo de aes preventivas, como as referentes ao planejamento familiar, ao aconselhamento gentico, ao acompanhamento da gravidez, do parto e do puerprio, nutrio da mulher e da criana, identificao e ao controle da gestante e do feto de alto risco, imunizao, s doenas do metabolismo e seu diagnstico e ao encaminhamento precoce de outras doenas causadoras de deficincia. 03) de recursos humanos, a adoo e a efetiva execuo de normas que garantam a funcionalidade das edificaes e vias pblicas, que evitem ou removam os bices s pessoas portadoras de deficincia, permitam o acesso destas a edifcios, a logradouros e a meios de transporte. 04) da formao profissional e do trabalho, o oferecimento obrigatrio de programas de Educao Especial de nvel pr-escolar, em unidades hospitalares e congneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 1 (um) ano, a educandos portadores de deficincia. 05) da educao, a insero, no referido sistema educacional, das escolas especiais privadas, uma vez que as pblicas no dispem de condies especiais para atendimento dos deficientes.
Questo

Questo

75
o

A Lei n 11.343, de 23 de agosto de 2006, que instituiu o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas (Sisnad), prescreve medidas para preveno do uso indevido, ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas, estabelece normas para represso produo no autorizada e ao trfico ilcito de drogas e define crimes. Para fins dessa lei, consideram-se como drogas as substncias ou os produtos capazes de causar dependncia, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da Unio. Ficam proibidas, em todo o territrio nacional, as drogas, bem como o plantio, a cultura, a colheita e a explorao de vegetais e substratos dos quais possam ser extradas ou produzidas drogas, ressalvada a hiptese de autorizao legal ou regulamentar, bem como o que estabelece a Conveno de Viena, das Naes Unidas, sobre Substncias Psicotrpicas, de 1971, a respeito de plantas de uso estritamente ritualsticoreligioso. Entretanto, pode a Unio autorizar o plantio, a cultura e a colheita dos vegetais, exclusivamente para fins medicinais ou cientficos, em local e prazo predeterminados, mediante fiscalizao. As atividades de preveno do uso indevido de drogas devem observar os seguintes princpios e diretrizes: 01) O estabelecimento de polticas de formao continuada na rea da preveno do uso indevido de drogas para profissionais de educao em, pelo menos, 2 (dois) dos nveis de ensino. 02) No inclui o investimento em alternativas esportivas, culturais, artsticas, profissionais, entre outras, como forma de incluso social e de melhoria da qualidade de vida. 03) A adoo de estratgias preventivas diferenciadas e adequadas s especificidades socioculturais das diversas populaes, bem como das diferentes drogas utilizadas. 04) A adoo de conceitos objetivos e de fundamentao cientfica como forma de orientar as aes somente nos servios pblicos comunitrios, para evitar preconceitos e estigmatizao das pessoas e dos servios que as atendam. 05) O compartilhamento de responsabilidades e a colaborao mtua com as instituies do setor pblico e com os diversos segmentos sociais, incluindo usurios e dependentes de drogas sem envolver os respectivos familiares.

74

O Sistema Nacional de Armas (Sinarm), institudo no Ministrio da Justia, no mbito da Polcia Federal, tem circunscrio em todo o territrio nacional. Ao Sinarm compete 01) cadastrar as armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no exterior. 02) informar s Secretarias de Segurana Pblica dos Estados e do Distrito Federal os registros e autorizaes de porte de armas de fogo nos respectivos territrios, bem como manter o cadastro atualizado para consulta. 03) cadastrar a identificao do tambor da arma, as caractersticas das impresses de raiamento e de microestriamento de projtil disparado, conforme marcao e testes obrigatoriamente realizados pelo fabricante. 04) cadastrar somente o extravio, furto, roubo e outras ocorrncias suscetveis de alterar os dados cadastrais, inclusive as decorrentes de fechamento de empresas de segurana privada e de transporte de valores, no sendo de sua responsabilidade a transferncia de propriedade. 05) cadastrar as autorizaes de porte de arma de fogo e as renovaes expedidas somente pela Guarda Municipal e Polcia Estadual.

* * * * * *

23
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Noes de Direito

Referncias Questes 46 e 47 SAMPAIO, J.A.L. Histria e presena dos povos indgenas na Bahia. Disponvel em: <http://www.anai.org.br/povos_ba.asp>. Acesso em: 6 maio 2012. Questo 48 VICENTINO, C.; DORIGO, G. Histria geral e do Brasil. So Paulo: Scipione, 2010. Questo 52 NO CDIGO Eleitoral Provisrio... Disponvel em: < http://www.generoracaetnia.org.br/sala-de-imprensa/calendario/item/288-24-de-fevereiro%E2%80%93-dia-da-conquista-do-voto-feminino-no-brasil.html>. Acesso em 5 maio 2012. Questo 54 BARBOZA, M.Q. O fim das FARC? Isto. So Paulo: Trs, ano 36, n. 2213, 11 abr. 2012. Questes 55 e 56 MARQUES, C.J. A Espanha no uma opo. Isto. So Paulo: Trs, ano 36, n. 2213, 11 abr. 2012. Questo 57 MARTINO, Natlia. Aborto de anencfalos: um marco para a sociedade. Isto. So Paulo: Trs, ano 36, n. 2214, 18 abr. 2012. Questo 58 A IMAGEM impressiona, Veja. So Paulo: Abril, ed. 2250, ano 45, n. 1, 4 jan. 2012. Especial. Adaptado. Questo 60 RIO+20. Disponvel em: <http://www.rio20.info/2012/>. Acesso em: 6 maio 2012. Adaptado. Fontes das ilustraes Questes 46 e 47 Disponvel em: <http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&cp=16&gs_id=1s&xhr=t&q=independencia+da+bahia&biw =1034&bih=627&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=2x-kT7zcEcrf0QGf5YmPCQ>. Acesso em: 6 maio 2012. Questo 50 NILSON. In: Boligian; Levon et al. Geografia: espao e vivncia. So Paulo: Atual, 2001, p. 64. Questo 53 ZIRALDO. Almanaque do Ziraldo. Disponvel em: <http://3.bp.blogspot.com/-Zmi9-TZ64DU/TXUhwAjjlAI/AAAAAAAACqc/U3QIzp3gEX4/s400/ziraldo.jpg>. Acesso em: 5 maio 2012.

24
CFOPM/BA - Concurso Pblico 2012

Noes de Direito

Anda mungkin juga menyukai