Anda di halaman 1dari 30

AJA IBILE ADURA

s-01 s-02 s-03 s-04 s-05 s-06 s-07 s-08 s-10 s-11 s-12 s-13 s-14 s-15 s-16 s-17 s-18 s-19 s-20 s-21 s-22 s-23 s-24 s-25 s-26 s-28 s-29 s-30 s-31 s-32 s-33 s-34 s-35 s-36 s-37 s-38 s-39 s-40 s-41 Abiku. Aj. Ed. Ebors na natureza. Eb. Egungum. Erinl. Exu. Gueled. Ibeji. Iemoj. Iewa. Iroko. I-mi-Oxorong. Iwa. Ob. Obaluai. Obatal. Ib Odu. Odudua. Ogum. Ologum Ed. Olueri. Omolu. Ori. Orixoko. Oss. Ossonhim. Oxum. Xang. El. Olokum. Oi. Oxssi. Oxumar. Orixoke. Dad. Oraninhom. Oranf.

1-01 Bori. 1-02 Cantigas tradicionais iorubs para os Orixs.

1-03 1-04 1-05 1-06 1-07 1-09 1-10 1-11 1-12 1-13 1-14 1-15 1-16 1-17 1-18 1-19 1-20 1-21 1-22 1-23 1-24 1-25 1-26 1-27 1-28 1-29 1-30 1-31

Culinria tradicional de Orix. Cultura Banta. Cultura Iorub. Cultura Mal. Cultos aos Orixs desconhecidos(ps-dispora negra). If(o reconhecimento). Imagens de Orix tradicionais. Iorub e Orix-conjugado(vivo, somente). Iorub(lngua). Iorub Litrgico(vivo, somente). Ebs. Elementos da natureza e os Orixs. Encantamentos. Estudos sobre iba, adura, oriki para Orix. Fecundao, espiritual e fsica no Orix. Folhas e suas funes dentro do culto. Magia iorub. Mitos dos Orixs. Orix para leigos(curso para leigos). Orixs, a viso iorub e do ps-dispora negra no Brasil. Oruk. Qualidades de Orix. Tabus. Transe de Orix. Utenslios dos rituais iorubs. Etutu. Isomoloruko. Igbeyawo.

Descrio: 1-01 Bori. Conhecer este ritual pela tica iorub. O que determina um bori. Suas implicncias em nossa existncia. Atitudes dos sacerdotes perante o Bori. Ori, a divindade. Ori, Bab. Ori, I. Ori e Orix. Comidas iorubs deste ritual. Elementos da lngua iorub no ato de Bori. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Bori. 1-02 Cantigas tradicionais iorubs para os Orixs. As cantigas tradicionais para estudos. Cantigas dos Orixs, em sua forma social e nos rituais. Cantigas: parte mtica e ritualstica. Cantigas: fundamentos e ensinamentos. Cantigas para etutu. Cantigas para eb. Cantigas para bori. Cantigas e magia iorub. Cantigas, como rezas entoadas. Elementos da lngua iorub nas cantigas de Orix. 1-03 Culinria tradicional de Orix.

Conhecer a culinria de Orix pela tica iorub. O simbolismo das comidas, dentro do contexto do Orix. Comidas, e seus tabus em relao a nossa vida. Os pratos prediletos dos Orixs. Porque alguns Orixs, no comem certas comidas. A funo de comer em coletividade. Comer num ritual, seja eb ou etutu. Elementos da lngua iorub com referncia as comidas. Mitos, rituais e rezas envolvidos com as comidas. 1-04 Cultura Banta. Bantos em frica. Bantos no Brasil. Bantos e seus cultos de divindades da natureza. Bantos e suas rivalidades tnicas. Idealidade Banto e suas etnias. Os bantos de ontm. Quem so os Bantos hoje? Elementos da lngua de origem banto. 1-05 Cultura Iorub. O cotidiano dentro de uma famlia iorub. Rituais do nascimento, casamento, vida social e morte. Viso dos iorubs em relao ao comrcio. Seus costumes masculinos e femininos. Um pouco de sua histria e suas influncias em nossa cultura. Religio para os iorubs. Crenas. Elementos da lngua iorub na cultura iorub. 1-06 Cultura Mal. Conhecer o povo Mal. Quem so os mals? Sua importncia histrica. Seus cultos e religio. Comportamento scio-religioso deste povo. Idealidade mal e suas etnias. Mals em frica. Mals no Brasil. Mals e preservao dos costumes de origem. 1-07 Cultos aos Orixs desconhecidos(ps-dispora negra). Conhecer outras divindades do panteon iorub, desconhecidas no ps-dispora negra no Brasil. Orixs: Eb, Igunnuku, El, Olokum, Odudua, Oboni, e etc... Exemplificao dos cultos, para alguns Orixs. Qualidade de Orix, viso iorub. Alguns cultos diferentes. Comidas iorubs destes Orixs. Elementos da lngua iorub nos cultos a estes Orixs. Mitos, rituais e rezas envolvidos com estes Orixs. 1-09 If (o reconhecimento). Como ele utilizado, e a sua funo na sociedade iorub. Com os Orixs, seus modelos de ensinamento. A sua atualidade de pensamento, mesmo sendo antigo. If e Exu. If e Ossonhim. If e I-mi. If e Odu.

If e Ori. Somente na Bahia alguns dos seus indcios. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a If. Mitos, rituais e rezas envolvidos com If. 1-10 Imagens de Orix tradicionais.(vivo, somente) Estudando as imagens iorubs tradicionais. Como so preparadas fisicamente e espiritualmente. Finalidades de se utilizar imagens tradicionais. Madeira e metais. Os arteses e sacerdotes. As imagens e os assentamentos. Simbologia dos desenhos nas imagens tradicionais. Akoko, a rvore sagrada. 1-11 Iorub e Orix-conjugado(vivo, somente). Estudando a lngua iorub para aprendizado. Falar iorub e ao mesmo tempo conhecendo um Orix. Conhecendo os costumes lingusticos para um Orix (voc deve escolher um Orix). Elementos da lngua iorub no culto ao Orix (Orix escolhido por voc). Mitos, rituais e rezas envolvidos com o culto ao Orix (Orix escolhido por voc). 1-12 Iorub(lngua). Falar o iorub. A lngua de Orix voltada para o tradicional. Aprender o iorub bsico em nvel de comunicao social, falar a lngua e us-la, para o culto ao Orix. Entender os textos para a interpretao. Utilizao do iorub dentro do culto ao Orix. 1-13 Iorub Litrgico(vivo, somente). Aprender a falar as rezas em iorub. Este curso no vai ensinar a compreender o iorub, apenas para falar. Estudo das rezas para fala. Aprendizado dos fonemas principais. Utilizao de oriki, iba, adura e orin. 1-14 Ebs. Conhecer os ebs pela tica iorub. Significado dos ebs em nossa existncia. Dando uma viso geral deles. As suas influncias favorveis em nosso destino pessoal. O que o eb busca em nosso favor. Eb mtico e ritual. Exu e eb. I-mi e eb. If e eb. Ossonhim e eb. Odu e eb. Ori e eb. Comidas iorubs de eb. Elementos da lngua iorub com referncia ao eb. Mitos, rituais e rezas envolvidos com eb. 1-15 Elementos da natureza e os Orixs. Analisando os elementos da natureza e os Orixs. Compartimento social. Compartimento da natureza mineral. Compartimento da natureza vegetal.

Compartimento da natureza animal. Elementos sagrados. Elementos para os assentamentos. 1-16 Encantamentos. O que encantamento? O que significa para os iorubs? Seu uso no cotidiano religioso e da magia iorub. Tipos de alguns encantamentos, e como so usados. Utilizao do iorub litrgico. Encantamentos e os costumes iorubs. Elementos da lngua iorub nos encantamentos. Mitos, rituais e rezas envolvidos com encantamentos. 1-17 Estudos sobre iba, adura, oriki para Orix. Conhecer a liturgia de Orix para o uso em rituais. Elementos bsicos dentro do culto ao Orix. Conhecendo-se a liturgia dos Orixs. A fora da palavra. Utilizao do iorub litrgico. Finalidades do iba, adura, oriki e ewi. 1-18 Fecundao, espiritual e fsica no Orix. A fecundao espiritual do ax. A fecundao fsica do ax. Divindades principais na fecundao do ax. Fecundao de ax e as mes venerveis. If e a fecundao de ax. Esterilidade de ax espiritual e fsico. Simbolismos sagrados da fecundao do ax. A fecundao de filhos, concepo. Otun e Osi suas particularidades. 1-19 Folhas e suas funes dentro do culto. Conhecer as folhas pela tica iorub. As finalidades das folhas dentro do culto ao Orix. Sua simbologia em nossa vida. Sua relao com a magia, encantamento e rituais de Orix. Finalidades curativas. As finalidades sociais dentro da viso social iorub. As finalidades religiosas em se utilizar s folhas. Ossonhim e as folhas. Elementos da lngua iorub com referncia as folhas. Mitos, rituais e rezas envolvidos com as folhas. 1-20 Magia iorub. Conhecer a magia pela tica iorub. Tabus e preconceitos da sociedade ocidental. Definindo, dentro de uma forma lgica, a verdadeira razo de sua existncia, para os iorubs. Suas manifestaes em nosso caminho, tanto positiva, como negativa. Problemas de choque cultural, prejudicando a idia do que a magia iorub. I-mi e a magia iorub. Ossonhim e a magia iorub. If e a magia iorub. Odu e a magia iorub. Ori e a magia iorub. Orix e a magia iorub. Elementos da lngua iorub referente magia iorub. Mitos, rituais e rezas envolvidos com a magia iorub.

1-21 Mitos dos Orixs. Analisando os mitos dos Orixs. Quais as suas funes, sob o ponto de vista religioso? A cultura dos mitos iorubs com a civilizao ocidental. Ilustraes com mitos importantes. Funo histrica, social e religiosa. Finalidades dos mitos no culto ao Orix. Elementos da lngua iorub aos mitos de Orix. 1-22 Orix para leigos(curso para leigos). Conhecer os cultos tradicionais de Orix e demais cultos africanos. Candombl e suas naes. Cultura Nag, Banto e Mal com suas diferenas. Crendices e verdades. Divindades africanas e a humanidade. A natureza e as divindades africanas. Elementos da lngua iorub nos cultos aos Orixs. Mitos, rituais e rezas envolvidos com os cultos aos Orixs. 1-23 Orixs, a viso iorub e do ps-dispora negra no Brasil. Provocar anlise entre os cultos ps-dispora negra no Brasil e os de origem. Uma abordagem mais profunda sobre essa religio. Trazendo novas concepes de entendimento, para os praticantes dentro do culto. Mostrando as principais diferenas tanto no Brasil, como entre os iorubs. Identidade do ps-dispora negra no Brasil, e do iorub. Outras naes em frica. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Orix. Elementos da lngua iorub no culto ao Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com culto ao Orix. 1-24 Oruk. Conhecer os Oruks pela tica iorub. Forma como eles so dados. Orixs e os nossos nomes. A influncia do nome em nossa vida. Aspecto religioso e cotidiano de nossas vidas. O que nome traz em aspectos positivos ou negativos. Nomes de alguns Orixs. Nome como encantamento ou magia iorub. Elementos da lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com o oruk. 1-25 Qualidades de Orix. Aspectos histricos. Aspectos ritualsticos. Aspectos mticos. Aspectos scio-familiares. Distores da qualidade de Orix no ps-dispora negra no Brasil. Como visto entre os iorubs. Elementos da lngua iorub com utilizao neste curso. 1-26 Tabus. Conhecer os tabus, pela tica iorub. A influncia dos tabus no sentido positivo e negativo. Significado deles. Prescries do Orix, segundo If. Tabu e Ori. Tabu e Odu.

Tabu e Orix. Tabu e antepassados. Elementos da lngua iorub sobre os tabus. Mitos, rituais e rezas envolvidos com os tabus. 1-27 Transe de Orix. Transe de Orix no ps-dispora negra, Brasil. Transe para os iorubs. Finalidades mais profundas do transe. Transe de Orix em rituais mais profundos. Transe de Orix em festas. Perigos do transe de Orix. A cura de nossos males pelo transe de Orix. Tabus do transe de Orix. Verdades e folclores sobre o transe de Orix. 1-28 Utenslios dos rituais iorubs. Demonstrar a importncia dos utenslios de alguns Orixs. O poder dos utenslios em rituais. Mitos dos Orixs, com exemplos de utenslios. Forma de como os iorubs se utilizam desses. Utenslios sagrados, parte mtica (religiosa), social e histrica. Qualidades de Orix e os utenslios do seu culto apropriado. Elementos da lngua iorub no culto ao Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com os utenslios. 1-29 Etutu. Conhecer este ritual pela tica iorub. O que determina um etutu. Suas implicncias em nossa existncia. Atitudes dos sacerdotes perante o Etutu. Etutu e os Orixs. Etutu e os sacerdotes de Orix. Etutu, o sagrado. Etutu, a harmonizao. Comidas iorubs deste ritual. Elementos da lngua iorub no ato de Etutu. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Etutu. 1-30 Isomoloruko. Conhecer este ritual pela tica iorub. O que determina o ritual de Isomoloruko. Suas implicncias em nossa existncia. Atitudes dos sacerdotes perante o Isomoloruko. Isomoloruko e os Orixs. Isomoloruko e os sacerdotes de Orix. Isomoloruko, o sagrado. Isomoloruko, a harmonizao. Comidas iorubs deste ritual. Elementos da lngua iorub no ato de Isomoloruko. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Isomoloruko. 1-31 Igbeyawo. Conhecer este ritual pela tica iorub. O que determina o ritual de Igbeyawo. Suas implicncias em nossa existncia. Atitudes dos sacerdotes perante o Igbeyawo. Igbeyawo e os Orixs. Igbeyawo e os sacerdotes de Orix.

Igbeyawo, o sagrado. Igbeyawo, a harmonizao. Comidas iorubs deste ritual. Elementos da lngua iorub no ato de Igbeyawo. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Igbeyawo.

Tipo 2 - Contedo *

Estes cursos so oferecidos na modalidade: Vivo.

(Leia esta pgina at o fim). Veja cada curso abaixo e escolha aquele que deseja fazer nas verses:

Vivo: Agendado-Sp, Exterior e Sua Cidade-BR. Os cursos so oferecidos nos nveis: estudioso ou adepto ao culto. Informe o seu nvel de estudo.

Quero fazer: Curso (Vivo): 2-05 Egbe. Outro Exemplo: Curso (Vivo): 2-11 Ibeji. Terceiro Exemplo: Curso (Vivo): 2-21 Odudua. Quarto Exemplo: Curso (Vivo): 2-26 Ori.

Indce Geral (descrio ver abaixo): 2-01 2-02 2-03 2-04 2-05 2-06 2-07 2-08 2-10 2-11 2-12 2-13 2-14 2-15 2-16 2-17 2-18 2-19 2-20 2-21 2-22 2-23 2-24 2-25 2-26 Abiku. Aj. Ed. Ebors na natureza. Eb. Egungum. Erinl. Exu. Gueled. Ibeji. Iemoj. Iewa. Iroko. I-mi-Oxorong. Iwa. Ob. Obaluai. Obatal. Ib Odu. Odudua. Ogum. Ologum Ed. Olueri. Omolu. Ori.

2-28 Orixoko.
2-29 Oss. 2-30 Ossonhim. 2-31 Oxum.

2-32 Xang. 2-33 El.

2-34 2-35 2-36 2-37


2-38 2-39 2-40 2-41

Olokum. Oi. Oxssi. Oxumar.

Orixoke. Dad. Oraninhom. Oranf. Descrio:

2-01 Abiku O que Abiku dentro do conceito iorub. Suas manifestaes e seus cuidados. Abiku, como ele definido no Brasil e para os iorubs. Abiku, como definir um. Como cultu-los. I-mi e Abiku. Eb e Abiku. Comidas iorubs deste ebor. Elementos da lngua iorub com referncia a Abiku. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Abiku. 2-02 Aj A tica iorub sobre Aj, e no ps-dispora negra no Brasil. Sua relao em nosso destino. Finalidades em se cultuar Aj. Desconhecimento de Aj dificultando nossa evoluo. Aj e Olokum. Aj e El. Aj e Oxum. Comidas iorubs deste Orix. Qualidades de Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Aj. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Aj. 2-03 Ed Conhecendo o Orix mais reverenciado e de importncia para os homens de poder social e poltico, para os iorubs. Ed e os antepassados. Ed e as Aj e Oxo. Ed e as mes venerreis. Ed e If, social e ritual. Ed, antiguidade e atualidade. O poder da sociedade Ogboni. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Ed. 2-04 Ebors na natureza Analisando os ebors da natureza. Suas finalidades em Ai e Orum. Finalidades nos cultos tradicionais. Orixs e os ebors. Eb e Ebors. Magia iorub e Ebors. Encantamento e Ebors. Ebor e sua relao com a sociedade iorub.

2-05 Eb Orix de importncia nos cultos tradicionais. Como adquirir a proteo de Eb. Eb e Abiku. Eb e eb. Eb e as mes venerveis. Orix desconhecido no ps-dispora negra. Eb e Orixs correlatos em seu culto. Elementos da lngua iorub no culto a Eb. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Eb. 2-06 Egungum Conhecer os venerveis ancestrais pela tica iorub. Qual a verdadeira finalidade, em se cultuar os antepassados? Sob o ponto de vista da sociedade iorub, e levando essa idia ao nosso cotidiano. A forma de encarar a morte, vida aps a morte, o retorno dos antepassados. Verdades e inverdades deste culto. Egugum e Gueled. Egungum e os demais Orixs. Comidas iorubs deste venervel. Elementos da lngua iorub no culto a Egungum. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Egungum. 2-07 Erinl Orix feminino ou masculino. Para os iorubs quem Erinl? Caadores e Erinl. Culto a Inl. Erinl e Oxssi. Erinl e Ossonhim. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Erinl. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Erinl. 2-08 Exu Como os iorubs cultuam Exu? Qual o papel desse Orix em nossa existncia? E sua relao com os demais Orixs e Deus. As implicncias em cultu-lo, para obter seus benefcios. Qual a viso, que os iorubs tem de Exu. Exu dentro da magia iorub e sua funo. Exu e If. Exu e I-mi. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Exu. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Exu. 2-10 Gueled Conhecer as divindades ancestrais pela tica iorub. Cultuando Gueled. Desconhecimento deste culto no Brasil. Gueled e os demais Orixs. Gueled e as mes venerveis. Gueled e Egungum. Comidas iorubs desta venervel. Elementos da lngua iorub no culto a Gueled.

Mitos, rituais e rezas envolvidos com Gueled. 2-11 Ibeji Ibeji, como cultuado entre os iorubs. Suas relaes com a natureza. Qual a finalidade de cultu-los, no mundo moderno? Suas manifestaes espirituais. A prosperidade de Ibeji. Ibeji e as I-mi. Ibeji e Xang. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Ibeji. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Ibeji. 2-12 Iemoj Iemoj e o poder das mes venerveis. Iemoj e Oxum. Iemoj, viso iorub. Iemoj, ps-dispora. Iemoj e Ori. Iemoj e Olokum. Iemoj e Aj. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Iemoj. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Iemoj. 2-13 Iewa Viso iorub de Iewa. Culto a Iewa no Brasil. Bahia e suas diferenas. Iewa e If Iewa e Oxumar. Iewa e Obaluai. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Iewa. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Iewa. 2-14 Iroko Iroko, o seu culto entre os iorubs. Culto no Brasil, ps-dispora negra no Brasil. Iroko e os antepassados. Iroko e Ori. Iroko e Odu. Iroko e as I-mi. Orix ou venervel? Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Iroko. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Iroko. 2-15 I-mi-Oxorong Conhecendo as mes venerveis, os seus poderes e atributos. Sua funo em nosso mundo, e seu comportamento em nossas vidas. Interferncias em nossos caminhos. Suas relaes com os Orixs. Os poderes de I-mi, conseqncias em cultu-las. I-mi e sua relao com If e Exu. Comidas iorubs destas venerveis. Elementos da lngua iorub no culto a I-mi. Mitos, rituais e rezas envolvidos com I-mi.

2-16 Iwa Conhecer este Orix pela tica iorub. Iwa que vai proferir sentena em nossas vidas. A conquista de nossa sorte atravs de Iwa. Sua considerao em relao aos Orixs. Ori e Iwa. Odu e Iwa. Iwa e nosso Eled. Iwa e os filhos de I-mi. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Iwa. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Iwa. 2-17 Ob A destemida entre os Orixs. Anlise de Ob com I-mi. Apa Osi, o seu poder. Ob e seu mito da orelha. Ob e os caadores. Ob e Exu. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Ob. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Ob. 2-18 Obaluai Obaluai e seu culto entre os iorubs. Obaluai e os feitios. Crenas e verdades sobre este Orix. Obaluai e Xang. Obaluai e Omolu. As doenas, e este Orix. Riqueza ou pobreza? Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Obaluai. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Obaluai. 2-19 Obatal Estabelecer novos conceitos do culto a este Orix. Obatal e sua relao na criao humana. Obatal e Egungum. Obalal e I-mi. Obatal e If. Obatal, eletutu supremo. Obatal e o comportamento das suas criaturas. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Obatal. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Obatal. 2-20 Ib Odu Definio do que Ib Odu para os iorubs. Destino pessoal em nossa vida. Desvendando esse mistrio, sob a luz do culto ao Orix. Sua relao com If. Seus tabus e outros cuidados com Ib Odu. O que Odu de Orunmil? Manifestao de Ib Odu em nosso dia-a-dia. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Ib Odu.

Mitos, rituais e rezas envolvidos com Ib Odu. 2-21 Odudua Odudua, o patrono dos iorubs. Odudua, mtico. Odudua, Orix. Odudua no ps-dispora negra no Brasil, o esquecido. Odudua, criador. Odudua, o realizador. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Odudua. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Odudua. 2-22 Ogum Conhecer Ogum pela tica iorub. A influncia do ferro na sociedade atravs de Ogum Orix dos caminhos dos homens. A influncia deste Orix em nosso destino pessoal. As mudanas em nossos caminhos aps cultu-lo. Ogum, o Orix que ensinou a humanidade, como se portar socialmente. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Ogum. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Ogum. 2-23 Ologum Ed Ologum Ed, como cultuado entre os iorubs. Ologum Ed, e a ps-dispora negra no Brasil. Ologum Ed e os caadores. Sua relao com Oxum. Sua relao com a I-mi. Sua relao com Oxossi. Sua relao com Erinl. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Ologum Ed. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Ologum Ed. 2-24 Olueri Os rios e Olueri. Conhecer Orix Olueri cultuado pelos iorubs. Orix da fertilidade e continuidade das coisas. Orix desconhecido entre nos cultos do ps-dipora negra. Orixs correlatos a Olueri. Finalidades para se cultuar Olueri. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Olueri. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Olueri. 2-25 Omolu Omolu para os iorubs. As suas influncias ancestrais em seus rituais. realmente o mais velho que Obaluai? Suas manifestaes na natureza. Magia iorub e Omolu. Omolu e Obalui tm relao? Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Omolu. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Omolu. 2-26 Ori

Definio de Ori, Orix e o princpio da existncia humana. Suas relaes com os outros Orixs. Forma de cultu-lo para encontrar a nossa sorte. As transformaes que ele provoca em nossa existncia Suas relaes com as demais divindades da natureza. Comidas iorubs deste Orix. Qualidades de Orix e Ori. Elementos da lngua iorub no culto a Ori. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Ori. 2-28 Orixoko Orixoko, o Orix da fartura. Orixoko e Xang. Orixoko e Odudua. Orixoko e Ogum. Orixoko e I-mi. Orixoko e a castidade. Orixoko na Bahia. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub sobre Orixoko. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Orixoko. 2-29 Oss Orix cultuado pelos antigos ancestrais iorubs. Oss e a magia iorub. Oss e os Orix correlatos ao seu culto. Orix dedicado as pessoas mais velhas. O poder das mes venerveis e Oss Orix cultuado pelas mulheres. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub sobre Oss. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Oss. 2-30 Ossonhim O Orix das folhas ou da manipulao delas? Sua posio dentro do culto ao Orix. Como Ossonhim se manifesta nos cultos tradicionais. Ossonhim e Exu. Ossonhim e If. Ossonhim e I-mi. Ossonhim e Ori. Ossonhim, o curador fsico e espiritual das pessoas. Comidas iorubs deste Orix. Folhas e os Orixs. Elementos da lngua iorub no culto a Ossonhim. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Ossonhim. 2-31 Oxum Conhecer Oxum pela tica iorub. Orix do amor e da afetividade em realidade? Id ou ouro? Oxum e as Iya-mi. Oxum e If. Oxum e Exu. Oxum e Iemoj. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Oxum. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Oxum.

2-32 Xang Xang, entre os iorubs. Xang e as aiabs. Xang e as mes venerveis. Xang e Ibeji. Xang e Orixoko. Xang e Oi. Cidado de Oi. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Xang. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Xang. 2-33 El El, o Orix desconhecido no ps-dispora negra. El e Exu. El e as mes venerveis El e os Orixs correlatos. El e o culto If. El e Ori. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a El. Mitos, rituais e rezas envolvidos com El. 2-34 Olokum Olokum e If. Olokum e as aiabs. Olokum e Iemoj. Olokum e as mes venerveis. Olokum e Obatal. Olokum e Aj. Olokum e Ori. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Olokum. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Olokum. 2-35 Oi Oi e os antepassados. Oi e a magia iorub. Oi e as mes venerveis. Oi e Xang. Oi e Obaluai. Oi e Ogum. Oi e Awo. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Oi. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Oi. 2-36 Oxssi Oxssi e os caadores. Oxssi e os antepassados. Oxssi no ps-dispora negra e iorub. Oxssi e Ogum. Oxssi e Ologum Ed. Oxssi e Ossonhim. Oxssi e a comunidade social. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Oxssi. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Oxssi.

2-37 Oxumar Oxumar e Oxssi. Oxumar e Oxum. Oxumar e Obatal. Oxumar e Omolu. Oxumar e Iewa. Oxumar e suas origens em Daom. A cobra, um simbolismo a discutir. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Oxumar. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Oxumar. 2-38 Orixoke Como os iorubs cultuam Orixoke? Qual o papel desse Orix em nossa existncia? E sua relao com os demais Orixs e Deus. As implicncias em cultu-lo, para obter seus benefcios. Orixoke e Xang. Orixoke e Obatal. Orixoke e If. Orixoke e Oi. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Orixoke. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Orixoke. 2-39 Dad. Como os iorubs cultuam Dad? Qual o papel desse Orix em nossa existncia? E sua relao com os demais Orixs e Deus. As implicncias em cultu-lo, para obter seus benefcios. Dad e Xang. Dad e Obatal. Dad e Iemoja. Dad e Oxum. Dad e Orunmil. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Dad. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Dad. 2-40 Oraninhom. Como os iorubs cultuam Oraninhom? Qual o papel desse Orix em nossa existncia? E sua relao com os demais Orixs e Deus. As implicncias em cultu-lo, para obter seus benefcios. Oraninhom e Xang. Oraninhom e Ogum. Oraninhom e Odudua. Oraninhom e Obatal. Oraninhom e Oi. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Oraninhom. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Oraninhom. 2-41 Oranf. Como os iorubs cultuam Oranf? Qual o papel desse Orix em nossa existncia? E sua relao com os demais Orixs e Deus. As implicncias em cultu-lo, para obter seus benefcios. Oranf e Xang.

Oranf e Oi. Oranf e Odudua. Oranf e Orix Oko. Oranf e Ob. Comidas iorubs deste Orix. Elementos da lngua iorub no culto a Oranf. Mitos, rituais e rezas envolvidos com Oranf.

Tipo 3 - Contedo *

Estes cursos so oferecidos na modalidade: Vivo. (Leia esta pgina at o fim). Veja cada curso abaixo e escolha aquele que deseja fazer nas verses:

Vivo: Agendado-Sp, Exterior e Sua Cidade-BR. Os cursos so oferecidos nos nveis: estudioso ou adepto ao culto.

Informe o seu nvel de estudo. Quero fazer: Curso (Vivo): 3-05 Exu e If. Outro Exemplo: Curso (Vivo): 3-07 Emi e Ori Inu. Terceiro Exemplo: Curso (Vivo): 3-18 Xang e Orixoko. Quarto Exemplo: Curso (Vivo): 3-13 Ori e Iw.

Indce Geral (descrio ver abaixo):

3-01 3-02 3-03 3-04

Ori e Odu, o casamento. Awo, Orix e ebors. Orixoke e Oxal. I-mi e as Aiabs.

3-05 3-06 3-07 3-08 3-09 3-10 3-11 3-12 3-13 3-14 3-15 3-16 3-17 3-18 3-19 3-20 3-21 3-22

Exu e If. Iroko e a ancestralidade. Emi e Ori Inu. Oxum e Ologun Ed. Ossonhim e If. Ajal e Ori. Oi e Ancestralidade. Orix e seu Egungum/Gueled. Ori e Iwa. El e If. Exu e Ogum. Aj e Olokum. Ossonhim e I-mi. Xang e Orixoko. Eb e Ibeji. Ob e I-mi. I-mi e a ancestralidade. Ori e Odu nosso xito em vida.

Descrio: 3-01 Ori e Odu, o casamento. Finalidade do curso: Analisar a relao entre Ori e Odu. Rituais consagrados a Ori e Odu. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-02 Awo, Orix e ebors. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Awo, Orix e Ebors. Rituais consagrados a Awo. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-03 Orixoke e Oxal. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Orixoke e Oxal. Rituais consagrados a Orixoke e Oxal. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-04 I-mi e as Aiabs. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: I-mi e as Aiabs. Rituais consagrados a I-mi e as Aiabs. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-05 Exu e If. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Exu e If. Rituais consagrados a Exu e If. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-06 Iroko e a ancestralidade. Finalidade do curso:

Analisar as relaes entre: Iroko e ancestralidade. Rituais consagrados a Iroko e a ancestralidade. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-07 Emi e Ori Inu. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Emi e Ori Inu. Rituais consagrados a Emi e Ori Inu. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-08 Oxum e Ologun Ed. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Oxum e Ologum Ed. Rituais consagrados a Oxum e Ologum Ed. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-09 Ossonhim e If. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Ossonhim e If. Rituais consagrados a Ossonhim e If. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-10 Ajal e Ori. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Ajal e Ori. Rituais consagrados a Ajal e Ori. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-11 Oi e Ancestralidade. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Oi e a Ancestralidade. Rituais consagrados a Oi e a Ancestralidade. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-12 Orix e seu Egungum/Gueled. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Orix e seu Egungum e Gueled. Rituais consagrados a Egungum e Gueled. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-13 Ori e Iwa. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Ori e Iwa. Rituais consagrados a Ori e Iwa. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-14 El e If. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: El e If. Rituais consagrados a El e If. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas.

Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-15 Exu e Ogum. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Exu e Ogum. Rituais consagrados a Exu e Ogum. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-16 Aj e Olokum. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Aj e Olokum. Rituais consagrados a Aj e Olokum. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-17 Ossonhim e I-mi. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Ossonhim e I-mi. Rituais consagrados a Ossonhim e I-mi. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-18 Xang e Orixoko. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Xang e Orixoko. Rituais consagrados a Xang e Orixoko. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-19 Eb e Ibeji. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Eb e Ibeji. Rituais consagrados a Eb e Ibeji. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-20 Ob e I-mi. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Ob e I-mi. Rituais consagrados a Ob e I-mi. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-21 I-mi e a ancestralidade. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: I-mi e a ancestralidade. Rituais consagrados a I-mi e a ancestralidade. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas. 3-22 Ori e Odu nosso xito em vida. Finalidade do curso: Analisar as relaes entre: Ori e Odu. Rituais consagrados a Ori e Odu. Sob o ponto de vista tradicional suas influncias em nossas vidas. Elementos dos rituais: comidas, mitos, costumes religiosos e rezas.

Vivo-Especializao

Este curso dado na sala de aula de Aruj-SP. Tambm pode ser lecionado em sua cidade. Finalidade dos cursos: Especializao no culto a cada Orix envolvido.

Contedo dos cursos: Todos os nossos cursos so baseados pela tica da tradio ao Orix. Nossos textos so inditos em termos de estudo. Nosso diferencial um professor especialista no assunto, e com formao sacerdotal na religio afro. Acompanha material de estudo em apostila. Especializao no culto ao Orix devido. Prtica presencial: ritos, danas e cantigas. Didtica: rituais consagrados a cada Orix. Para quem indicado:

Para adeptos ao culto que queiram conhecer o culto tradicional com profundidade. Durao dos cursos, carga horria e horrio: Um ms: Carga Horria Total: 06:00 (seis) horas. Carga Horria por aula: 01:30 (uma e meia) horas. Horrio: manh, tarde e noite. Dois meses. Carga Horria Total: 06:00 (seis) horas. Carga Horria por aula: 01:30 (uma e meia) horas. Horrio: manh, tarde e noite. Trs meses. Carga Horria Total: 06:00 (seis) horas. Carga Horria por aula: 01:30 (uma e meia) horas. Horrio: manh, tarde e noite. Quatro meses. Carga Horria Total: 06:00 (seis) horas. Carga Horria por aula: 01:30 (uma e meia) horas. Horrio: manh, tarde e noite. Seis meses. Carga Horria Total: 09:00 (nove) horas. Carga Horria por aula: 01:30 (uma e meia) horas. Horrio: manh, tarde e noite. Dias da semana: Segunda sexta-feira: manh, tarde e noite. Sbados: manh e tarde.

(Leia esta pgina at o fim). Veja cada curso abaixo e escolha aquele que deseja fazer:

Vivo: Especializao.

Para quem destinado o curso: Para adeptos ao culto e que queiram se aprofundar no culto tradicional.

Informe o seu nvel de estudo.

Quero fazer: Curso (vivo): 4-05 Egbe. Outro Exemplo: Curso (vivo): 4-11 Ibeji. Terceiro Exemplo: Curso (vivo): 4-21 Odudua. Quarto Exemplo: Curso (vivo): 4-26 Ori.

Indce Geral (descrio ver abaixo): 4-02 4-03 4-05 4-06 4-07 4-08 4-10 4-11 4-12 4-13 4-15 4-16 4-17 4-18 4-19 4-20 4-22 4-23 4-24 4-25 4-26 Aj. Ed. Eb (Egbe). Egungum. Erinl. Exu. Gueled. Ibeji. Iemoj. Iewa. I-mi-Oxorong. Iwa. Ob. Obaluai. Obatal. Ib Odu (Igba Odu). Ogum. Ologum Ed. Olueri. Omolu. Ori.

4-14 Iroko.

4-21 Odudua.

4-28 Orixoko.
4-29 Oss. 4-30 Ossonhim. 4-31 Oxum.

4-32 4-33 4-34 4-35 4-36 4-37


4-38 4-39 4-40 4-41

Orixoke. Dad. Oraninhom. Oranf.

Xang. El. Olokum. Oi. Oxssi. Oxumar.

Descrio: 4-02 Aj Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-03 Ed Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-05 Eb (Egbe) Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-06 Egungum Exu deste venervel. Rituais consagrados a este venervel. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este venervel. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este venervel. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este venervel. 4-07 Erinl Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-08 Exu Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-10 Gueled Exu desta venervel. Rituais consagrados a esta venervel. Aprendizado ritual ao culto consagrado a esta venervel. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a esta venervel. Mitos, rituais e rezas envolvidos com esta venervel.

4-11 Ibeji Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-12 Iemoj Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-13 Iewa Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-14 Iroko Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-15 I-mi-Oxorong Exu desta venervel. Rituais consagrados a esta venervel. Aprendizado ritual ao culto consagrado a esta venervel. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a esta venervel. Mitos, rituais e rezas envolvidos com esta venervel. 4-16 Iwa Exu deste venervel. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este venervel. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este venervel. 4-17 Ob Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-18 Obaluai

Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-19 Obatal Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-20 Ib Odu(Igba Odu) Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-21 Odudua Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-22 Ogum Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-23 Ologum Ed Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-24 Olueri Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-25 Omolu Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix.

Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-26 Ori Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-28 Orixoko Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-29 Oss Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-30 Ossonhim Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-31 Oxum Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-32 Xang Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-33 El Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix.

4-34 Olokum Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-35 Oi Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-36 Oxssi Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-37 Oxumar Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-38 Orixoke Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-39 Dad. Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-40 Oraninhom. Exu deste Orix. Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix. 4-41 Oranf. Exu deste Orix.

Rituais consagrados a este Orix. Aprendizado ritual ao culto consagrado a este Orix. Ritos, Danas e cantigas. Lngua iorub no culto a este Orix. Mitos, rituais e rezas envolvidos com este Orix.

Anda mungkin juga menyukai