Anda di halaman 1dari 2

Acadmicos: Guilherme Bessa Bianchi e Rafaela Seara Santos Professora: Elisabete L.

Nascimento

Coliformes totais e Coliformes fecais Deteco em amostras de gua atravs do Mtodo de Membrana Filtrante
A principal espcie de bactria que constitui o grupo de Coliformes a Escherichia coli, mas algumas espcies dos gneros Klebisiella, Enterobacter e Citrobacter tambm fazem parte deste grupo. A E. Coli utilizada como um indicador para avaliao de contaminao microbiana da gua, pois so de origem exclusivamente fecal, estando presente nas fezes de humanos e outros mamferos e aves. A contaminao da gua por E. Coli, grupo de coliformes nocivo sade pblica, causa doena diarreica aguda ou outro agravo fecal-oral. A E. Coli raramente encontrada em gua ou solo que no teve contato com fezes, por esta razo nas anlises em que o objetivo verificar a ausncia de micro-organismos patognicos so realizadas anlises de Coliformes totais e Coliformes fecais. A anlise da amostra coletada da gua subterrnea, usada para consumo, foi realizada atravs do mtodo da membrana filtrante (MF) que tem por objetivo verificar a contaminao microbiana por meio dos indicadores (Coliformes). A membrana foi colocada na placa de Petri, contendo meio de cultura (Chromocult Coliform Agar) seletivo para este grupo, em seguida as placas foram incubadas na estufa 35C durante 24 horas. Aps o procedimento e incubao, efetuou-se a contagem das Unidades Formadoras de Colnia (UFC). Obteve-se a densidade de 83 UFC/100mL de Coliformes totais (E. Coli, Klebsiella, Enterobacter e Citrobacter) sendo que 15 UFC/100mL eram Coliformes fecais (E.coli). Como pode ser analisando na figura 1, as colnias de colorao azul so os Coliformes fecais (E.coli) e as colnias de colorao rosa so os coliformes dos gneros Klebsiella, Enterobacter e Citrobacter.

Figura 1. Placa de Petri com colnias de Coliformes.

O enquadramento e as limitaes classificaram a amostra de gua subterrnea na Classe III sendo, guas dos aquferos, conjunto de aquferos ou poro desses, com alterao de sua qualidade por atividades antrpicas, para as quais no necessrio o tratamento em funo dessas alteraes, mas que podem exigir tratamento adequado, dependendo do uso preponderante, devido s suas caractersticas hidro geoqumicas naturais na resoluo do

CONAMA 396/2008 que tem como parmetro mnimo obrigatrio para guas subterrneas de Classe III a ausncia de coliformes tolerantes em 100mL de amostra de gua. A Portaria 2.914/2011 do Ministrio da Sade compete a Unio, as Secretarias de Sade Estaduais e Municipais a vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade, evitando agravos na sade publica por doenas patognicas de veiculao hdrica. A amostra coletada est acima dos respectivos Valores Mximos Permitidos (VMP) de padres de potabilidade, comparada resoluo vigente do CONAMA 396/2008 e a Portaria 2.914/2011 do Ministrio da Sade. Portanto a gua do poo exige tratamento adequado dependendo do uso preponderante, como consumo humano e irrigao. Sabendo-se que esta pesquisa no considerou a caracterizao hidrogeolgica e hidro geoqumica. No artigo 30 da resoluo do CONAMA 396/2008, diz as medidas de controle:
Art. 30. Nos aquferos, conjunto de aquferos ou pores desses, em que a condio de qualidade da gua subterrnea esteja em desacordo com os padres exigidos para a classe do seu enquadramento, devero ser empreendidas aes de controle ambiental para a adequao da qualidade da gua a sua respectiva classe, exceto para as substncias que excedam aos limites estabelecidos devido a sua condio natural. 1o As aes de controle ambiental referidas no caput devero ser executadas em funo das metas do enquadramento, podendo ser fixadas metas progressivas intermedirias. 2o A adequao gradativa da condio da qualidade da agua aos padres exigidos para a classe dever ser definida levando-se em considerao as tecnologias de remediao disponveis, a viabilidade econmica, o uso atual e futuro do solo e das guas subterrneas, devendo ser aprovada pelo rgo ambiental competente. 3o Constatada a impossibilidade da adequao prevista no pargrafo anterior, devero ser realizados estudos visando o reenquadramento da gua subterrnea. 4o Medidas de conteno das guas subterrneas devero ser exigidas pelo rgo competente, quando tecnicamente justificado.

Anda mungkin juga menyukai