Anda di halaman 1dari 14

SOCIEDADE POR AES

Lei das Sociedades por aes: Lei 6.404/1976 Arts. 1.088 a 1.089 do Cdigo Civil Aplicao subsidiria (omisses): Cdigo Civil de 2002, cf. art. 1.089 CC.

Distingue-se a sociedade por aes das demais porque seus ttulos so negociveis sem necessidade de anuncia dos demais scios, facultando-se o livre ingresso na sociedade (Ricardo Negro). Sempre sero empresrias. 1) Tipos de sociedades por aes: a) Sociedade annima b) Sociedade em comandita por aes 2) Sociedade de capital: capital divide-se em aes.

SOCIEDADE ANNIMA
I) CONSTITUIO DA SOCIEDADE ANNIMA

D-se pela forma institucional. Exigindo a adeso dos interessados mediante subscrio de parcela do capital social. H dois tipos de subscrio: pblica e privada Requisitos preliminares para a subscrio pblica ou privada (arts. 80 e 81):

PRIMEIRA FASE: SUBSCRIES E PAGAMENTOS a) subscrio de todo capital social: pelo menos duas pessoas (subscrio irretratvel); b) mnimo de entrada de 10% do preo de emisso das aes subscritas em dinheiro. Se for instituio financeira o mnimo de 50%; c) depsito das entradas no Banco do Brasil ou estabelecimento bancrio autorizado pela CVM, pelo fundadores at cinco dias do recebimento em nome do subscritor e em favor da companhia. No concluindo o processo de constituio em seis meses do depsito o subscritos levantar a quantia por ele paga. Modalidades de constituio (arts. 82 a 93)

Subscrio pblica: busca-se recurso junto aos investidores. Tambm conhecida por constituio sucessiva, que tem incio com o registro na CVM, cujo pedido instrudo com o estudo de viabilidade econmica e financeira, o projeto dos estatutos e o prospecto. A CVM poder indeferir o registro. Admitido nas sociedades annimas abertas. Na subscrio pblica necessria (art. 82ss Lei 6.404/76):

1 fase: a) Elaborao do projeto: estudo de viabilidade econmica e financeira da empresa e do estatuto social com prospecto (bases da companhia motivos justificadores da expectativa de bom xito do empreendimento previstos no art. 84 da L.S.A. como capital social, modo de sua realizao, nmeros e classes das aes, importncia das entradas, obrigaes dos fundadores etc.) b) Autorizao da CVM: o projeto deve ser registrado na CVM para aprovao; 2 fase: a) Oferecimento das aes pela instituio financeira intermediria: oferecimento ao pblico das aes pelas instituies financeiras intermediria no mercado de balco b) Subscrio das aes: com pagamento da entrada e assinatura na lista ou boletim individual com a qualificao, podendo ainda recolher a entrada na conta autorizada e remeter carta cientificando a instituio bancria; c) Convocao da Assemblia: Com o capital social totalmente subscrito, faz-se a convocao da Assemblia de fundao para avaliar os bens oferecidos para a integralizao e deliberar sobre constituio da cia. Nesta assemblia todas as aes conferem direito de voto; d) Deliberao sobre a constituio: realizada a avaliao de bens ou no sendo necessria, os fundadores convocaro os subscritores assemblia de constituio, que ocorrer com a presena de no mnimo metade do capital social e em segunda convocao com qualquer nmero. Observadas as formalidades legais e aprovado por subscritores proclama-se sua constituio; Obs: Projeto de estatuto alterado somente com deliberao unnime. e) Eleio dos administradores: na mesma assemblia administradores e fiscais, na forma que constar no estatuto; so eleitos os

Subscrio particular (ou privada): inexiste preocupao com o apelo aos investidores. No h publicidade em sua oferta. Tambm conhecida por constituio simultnea. Os interessados se renem e recebem cpia do projeto de estatuto, deliberando a respeito, podendo ser atravs de ATA DE ASSEMBLIA ou ESCRITURA PBLICA. Requisitos (art. 88 da LSA): a) Realizao da assemblia geral para: a.1 subscrever as aes; a.2 avaliar os bens oferecidos para integralizao do capital social;

a.3 deliberar sobre a constituio da companhia; a.4 nomeao dos administradores, definindo quem ir arquivar e publicar os atos de constituio. Providncias complementares comuns s subscries pblicas ou privadas (arts. 94 a 99)

Regras comuns: dispensa da escritura pblica para incorporao de imveis para formao do capital social; representao do subscritor por proNERLcurador; denominao da cia. durante o processo de constituio dever constar em organizao; fundadoes e instituies financeiras respondem solidariamente pelos danos decorrentes de culpa o dolo em atos anteriores constituio e pelos prejuzos decorrentes da inobservncia das regras formais; fundadores devem entregar aos administradores eleitos os papis, documentos e livros de constituio ou de propriedade da cia. REGISTRO E PUBLICAO DOS ATOS CONSTITUTIVOS.

IMPORTANTE Sociedade sempre empresria: mesmo que seja atividade econmica civil (art. 982, pargrafo nico do CC e art. 2, 1 da LSA). Trata-se de uma exceo regra: o regime jurdico comercial ser definido pela adoo do tipo societrio e no pela natureza da atividade (ex: acionistas dentistas) NOME EMPRESARIAL DA SOCIEDADE ANNIMA DENOMINAO: Obrigatoriamente dever constar SOCIEDADE ANNIMA ou COMPANHIA, por extenso ou abreviado (S/A ou Cia.), e o ramo do comrcio (art. 1.160 do CC). A expresso Companhia, por extenso ou abreviado dever constar no incio ou no meio do nome empresarial.

CLASSIFICAO DAS SOCIEDADES ANNIMAS


A) Abertas: valores mobilirios de emisso admitidos negociao na Bolsa ou mercado de balco, independente de serem negociados nestas instituies. Necessitam de autorizao da CVM, entidade autrquica vinculada ao Ministrio da Fazenda e administrada por um presidente e quatro diretores, nomeados pelo Presidente da Repblica. Comisso de Valores Mobilirios: Criada pela Lei 6.385/1976 supervisiona e controla o mercado de capitais com o Banco Central, de acordo com as diretrizes do Conselho Monetrio Nacional. - Comisso de Valores Mobilirios (CVM) - Banco Central (BC)

autorizao, superviso e controle;

controle e superviso com a CVM Diretrizes para superviso e controle.

- Conselho Monetrio Nacional (CMN)

B) Fechadas: no admite negociao na Bolsa de Valores e no mercado de balco. Obtm recursos entre os prprios acionistas ou terceiros subscritores. Dispensa a tutela estatal.

Bolsa de valores:
Entidade privada cujo rgo mximo a Assemblia Geral de Corretoras que se rene ordinariamente duas vezes por ano com finalidade de deliberar sobre sua proposta

oramentria e a provao das demonstraes financeiras do exerccio anterior, bem como a eleio dos membros do conselho de administrao. A Bolsa de Valores mais importante do Brasil a Bolsa de Valores de So Paulo (que subsidiria integral da companhia aberta da Bovespa Holding) - entidade privada; - associao de sociedades corretoras - servio pblico - criao por autorizao do BC - funcionamento controlado pela CVM - opera somente no mercado secundrio: venda e aquisio de valores mobilirios.

Mercado de balco
Mercado de balco o mercado de ttulos sem lugar fixo para o desenrolar das negociaes. Os ttulos so fechados via telefnica, entre instituies financeiras. So negociadas aes de empresas no registradas em Bolsa de Valores e outras espcies de ttulos, segundo o Vocabulrio do Mercado de Capitais DA PRPRIA Comisso Nacional de Bolsas de Valores.. - operao relativa a valores mobilirios realizada fora da Bolsa de Valores - Realizada por sociedade intermediria autorizada corretora e instituio financeira ou sociedade

- opera com o mercado primrio (subscrio de valores mobilirios) e secundrio. A emisso de novas aes somente no mercado de balco. * Sociedade annima com sede no exterior ou organizada de acordo com legislao aliengena considerada estrangeira.

Aes
O capital social constitudo por aes. Portanto as aes so a unidade de capital social das sociedades por aes. 1) Caractersticas principais: a) ttulos representativos da participao societria livremente negociveis; b) Liberdade de ingresso no quadro de acionistas: os demais acionistas no podem impedir o ingresso de outros; c) Penhorveis por dvidas pessoais do acionista d) Transfervel por sucesso: no pode ser impedido o ingresso de sucessores, como no pode o sucessor pleitear apurao de haveres, transformando-se obrigatoriamente em acionista. e) Scios: acionistas - Respondem at o limite do que falta para integralizar suas aes (preo de emisso que subscrever ou adquirir art. 1 da LSA); f) Classificao das aes: I) Quanto espcie: * Ordinrias: as que conferem direitos normalmente concedidos ao acionista comum que outorgam direito de voto. * Preferenciais: as que proporcionam vantagens especiais, consistentes em prioridade na distribuio de dividendos fixos ou mnimos, prioridade de reembolso do capital, com prmio ou sem ele, e acumulao de ambas as vantagens (art. 17 da Lei 6404/76), podendo ou no conceder direito de voto (limite de 50% de aes que no concedam direito a voto). * De fruio: so aquelas que resultam da amortizao das aes ordinrias e preferenciais. Amortizao a distribuio aos acionistas a ttulo de antecipao e sem reduo do capital social, de quantias que lhes seriam devidas em caso de liquidao (art. 4, 5 da Lei 6.404/76) II) Quanto forma * nominativas: quando identifica o nome do titular do acionista no ttulo, fazendo constar nos registros da companhia. * escriturais: quando mantidas em conta de depsito em nome do titular, sem emisso de certificados, em instituio do sistema financeiro, autorizada pela CVM (art. 34 e 35 da Lei 6.404/76). A circulao de aes se faz pela transcrio no livro de registro.

Vedada a emisso de aes endossveis, ante a exigncia do art. 20 da Lei 6.404/76 de que devem ser sempre nominativas. Exigncia para fins fiscais. g) Valor da ao: - O valor da ao depende do objetivo da avaliao: O preo pelo qual emitida no se confunde com outros valores. a) valor nominal: resultado da diviso do valor do capital social pelo nmero de aes. H valor nominal quando est expresso no estatuto social. Se for companhia aberta, o valor nominal no pode ser inferior ao mnimo fixado pela CVM. VALOR NOMINAL = VALOR DE CAPITAL NMERO DE AES
.

Algumas sociedades podem no fixar um valor nominal, mas para evitar nulidades, no poder ser inferior ao preo de emisso das aes (preos pelo qual ser vendida). b) valor patrimonial: valor de participao do titular da ao no patrimnio lquido da companhia, resultante da diviso do patrimnio lquido pelo nmero de aes em que se divide o capital social. Valor devido em caso de liquidao, reembolso ou amortizao. No consta do Estatuto mas se conhece pelas demonstraes contbeis (exigido ao trmino de cada exerccio social).Mecanismos de valorizao: art. 45, 1 a 4 da LSA)

VALOR PATRIMONIAL =

PATRIMNIO LQUIDO NMERO DE AES

c) Valor de negociao: preo que se consegue na sua alienao. Definido por uma srie de fatores econmicos, da conjuntura do momento (perspectivas de rentabilidade, patrimnio lquido, desempenho do setor que atua etc.) d) Valor econmico: valor racional que se deve pagar por uma ao considerando aval0iao contbil das perspectivas de rentabilidade. e) Preo de emisso: preo pago por quem subscreve a ao vista ou parcelado. Quando a sociedade esta sendo constituda estipulada pelos fundadores. Quando j constituda fixada pela Assemblia Geral ou Conselho de Administrao. - No caso de cia. com aes de valor nominal: o preo de emisso nunca poder ser inferior. Se vendido por valor superior ao valor nominal, a diferena chamada de GIO e constituir reserva de capital, que poder ser capitalizada posteriormente. Se o preo de emisso for inferior ao valor nominal haver nulidade do ato ou da operao e a responsabilidade dos infratores, sem prejuzo da ao penal que coiber por fraude aos credores (art. 170 do CP)

- No caso do preo de emisso for inferior ao valor patrimonial sofrer uma reduo (diluio) (art. 170 da Lei 6.404/76). O acionista no pode sofrer diluio do valor patrimonial de suas aes de forma injustificada. Isto pode ocorrer tanto em companhias com aes de valor nominal ou no. Com valor nominal haver maior proteo pela vedao de vender a ao por preo inferior.

VALORES MOBILIRIOS
- Ttulos de investimentos para obteno dos recursos. Pode se emitido os seguintes valores

mobilirios:

Debntures (arts. 52 a 74); partes beneficirias (arts. 46 a 51); bnus de subscrio (arts. 75 a 79); nota promissria (Inst. CVM n. 134/90)

DEBNTURES: ttulos representativos de um contrato de mtuo. Ciamuturia e debenturista-mutuante. Escritura de emisso o instrumento que ajusta as condies (vencimento, correo monetria, garantias etc) - Agente fiducirio: nomeao obrigatria se distribudas ou admitidas no mercado. No havendo negociao no mercado ser facultativo. - Espcies de debntures: a) com garantia real; b) com garantia flutuante (privilgio geral sobre ativo); c) quirografria; d) subordinada (ou subquirografria). - Clusula de conversibilidade em aes: podem conter, nas modalidades nominativas ou escriturais. PARTES BENEFICIRIAS: ttulos negociveis sem valor nominal e estranho ao capital social. Confere direito de crdito eventual consistente na participao nos lucros. - Limite: no pode ser destinado mais de 10% dos lucros s partes beneficirias; - Alienveis e atribuveis (onerosa ou gratuita) Vedado a emisso de abertas; partes beneficirias s companhias

- Clusula de conversibilidade em aes: podem conter, devendo, neste caso, ser constituda uma reserva especial para capitalizao. - Alterao nos estatutos quanto s partes beneficirias necessita de aprovao de no mnimo, metade dos titulares das partes beneficirias reunidos em assemblia. BNUS DE SUBSCRIO: ttulos de investimento que conferem o direito de subscrever aes da companhia emissora quando houver futuro aumento de capital social, ficando da mesma forma, sujeito ao pagamento do preo de emisso.

NOTAS PROMISSRIAS (Commercial paper): valor mobilirio destinado captao de recursos para restituio a curto prazo (30 no mnimo e 180 no mximo). Negociado somente por endosso em preto com clusula sem garantia.

CAPITAL SOCIAL
Como pode ser integralizado dinheiro bens crdito Integralizao por bens: - Bem mvel ou imvel (inclusive marcas, patentes etc) - Deve ser avaliado por trs peritos ou empresa especializada; - Aprovao do laudo pela assemblia geral da Cia; - Transferncia de propriedade para a Cia, salvo estipulao diversa (ex: usufruto). Integralizao por crditos: - Subscritor responde pelo crdito e pela solvncia do devedor - Ser sempre possvel demandar o subscritor quando o devedor no honrar o ttulo (mesmo tratando-se de cesso civil) - ineficaz qualquer clusula exoneratria. AUMENTO DE CAPITAL Hipteses: a) Emisso de aes: ingresso de novos recursos no patrimnio social. Deve ser deliberado em assemblia geral extraordinria ou conselho de administrao. Fica condicionado realizao de pelo menos, do capital social ento existente. b) Valores mobilirios: converso de partes beneficirias conversveis, ou de debntures, em aes. c) Capitalizao de lucros e reservas: destinao de parcela do lucro lquido ou de reservar para reforo do capital social, emitindose ou no novas aes.

RGOS SOCIAIS
Assemblia Geral: rgo obrigatrio mximo carter deliberativo participao dos acionistas votantes e no votantes. Conselho de Administrao: rgo facultativo para a S.A. fechada e obrigatria para a S.A. aberta, de capital autorizado e de economia mista carter deliberativo agiliza tomada de decises mnimo de trs membros com mandato de no mximo trs anos. Membros reelegveis Diretoria: rgo obrigatrio carter executivo das deliberaes da A.G. e do C.A. representao legal da companhia Mnimo de dois membros, cujo mandato no pode ser superior a trs anos. Membros reelegveis Para compor a diretoria no precisa ser acionista. So eleitos pelo Conselho de Administrao, e, se no houver, pela A.G. At 1/3 dos membros do C.A. pode compor a diretoria. Conselho Fiscal: rgo obrigatrio de funcionamento facultativo carter fiscalizatrio dos rgos de administrao funo regulada no art. 163 da LSA Mnimo de trs e mximo de cinco membros, acionistas ou no Cia. Com funcionamento facultativo, a execuo ocorrer por deliberao da A.G., por proposta de acionista que represente na sociedade fechada 10% das aes com direito a voto ou 5% das aes sem direito a voto. Nas abertas so fixados percentuais menores regulados pela CVM No podem compor o C.F.: os mesmos impedidos para compor os administradores; membro do rgo de administrao, empregado da cia. Ou de sociedade por ela controlada, ou do mesmo grupo, cnjuge ou parente at terceiro grau de administrador da Cia. ASSEMBLIA GERAL

-Ordinria: anual, deve ocorrer nos quatro primeiros meses aps o trmino do exerccio social. Competncia estabelecida no art. 132 LSA: a) sobre contas dos administradores e demonstraes financeiras da cia; b) destinao de lucros e distribuio de dividendos; c) eleger administradores e fiscais. - Extraordinria: analisar todas as outras matrias no elencadas no art. 132 LSA . Qurum mnimo para validar as deliberaes
Deliberaes ORDINRIA Instalao do capital (1 convocao) votante Reforma dos estatutos (1 convocao) Aprovao proposta na Assemblia Geral EXTRAORDINRIA social do capital social votante 2/3 do capital social votante Mais de do ttoal de aes com direito a voto presentes descontados os votos em branco do capital social votante

Matrias elencadas no art. 136 LSA

OBS: A Cia. Fechada pode estabelecer quorum mnimos diversos.

Prescrio para requerer anulao de deliberaes tomadas em A.G.

ANOS:

o pedido deve ser fundamentado em vcio na convocao ou instalao, infrao da lei ou estatuto, por erro, dolo, fraude ou simulao.

ADMINISTRAO DA SOCIEDADE
Deveres dos membros do Conselho de Administrao e da Diretoria: Dever de diligncia: cuidar do negcio com diligncia e responsabilidade Dever de lealdade: (no pode agir em interesse prprio em prejuzo da sociedade e deve deixar de intervir em qualquer negociao que possa conflitar com interesse prprio) Dever de informar: informar todas as deliberaes a Bolsa de Valores e divulgar na imprensa os fatos relevantes que possa influir na deciso dos investidores, como tambm levar ao conhecimento dos acionistas.

Limite da responsabilidade: o administrador no responde pessoalmente pelas obrigaes assumidas pela companhia por ato regular de gesto. Exceo: responder por ato ilcito seu, pelos prejuzos que causar, com culpa ou dolo, ainda que dentro de suas atribuies ou poderes, ou com violao da lei ou do estatuto. (art. 158 LSA). O fato constatado acarreta na destituio do cargo. Prazo para propor a ao contra acionista: trs meses para os rgos de administrao. Se no proporem neste prazo qualquer acionista poder faz-lo (hiptese de substituio processual derivada). Pode ocorrer da A.G. decidir no promover a ao. Neste caso os acionistas que possuam mnimo de 5% do capital social podero, em nome da cia, promov-la (hiptese de substituio processual originria). Prescrio para responsabilizao civil e penal: 3 ANOS da data da publicao da ata da A.G. que votar o balano referente ao exerccio em que o ilcito ocorreu. Responsabilidade administrativa: os administradores responsabilidade de carter administrativo perante a CVM. que incorrem em

Responsabilidade quanto a terceiros: - respondem por danos contra terceiros, inclusive consumidores, por ter incorrido em m administrao e dado causa falncia ou inatividade da cia. - Respondem perante o INSS. - Respondem subsidiariamente por direitos contratuais e legais de consumidores, prestadores de servios e fornecedores, bem como pelas obrigaes fiscais e trabalhistas da sociedade (Lei 9.656/98, art. 35-J)

O ACIONISTA
Dever principal: pagar o preo de emisso das aes que subscrever

- Vencimento das prestaes: previsto pelo estatuto ou boletim de subscrio, se inexistentes, avisos publicados na imprensa (3 publicaes com prazo no inferior a 30 dias para o pagamento). Efeitos do inadimplemento:

- constituio em mora de plano, com acrscimo de juros, correo monetria e multa estatutria de, no mximo de 10% (dez por cento). - Interposio de execuo de ttulo extrajudicial contra o remisso. - Facultativamente, poder a cia. Vender as aes subscritas pelo acionista remisso em Bolsa, o que pode ocorrer tambm nas cias. Fechadas, mesmo aps ajuizamento da ao executiva. Direitos do acionista:

- participao nos resultados sociais: receber o dividendo e participar do acervo da cia. em casos e liquidao, salvo se a cia. For devedora do INSS, pois a lei probe tal distribuio quando h dbito previdencirio. - fiscalizao da gesto dos negcios sociais: ex: exibio de livros quando solicitados. - direito de preferncia na subscrio de aes e de valor mobilirio conversvel em ao; - direito de retirada: recebendo o dissidente ou de acionista de cia. Cujo controle foi desapropriado reembolso de suas aes que calculada pela diviso do patrimnio lquido da companhia pelo nmero de aes. Para este fim o acionista pode requisitar balano especial. O reembolso do acionista pode ser feto pelo valor econmico das aes quando previsto em estatuto. Direito a voto: no essencial. Depende do tipo de ao adquirido. Voto abusivo: aquele que o acionista visa causar dano cia. Ou outro acionista, ou obter para si ou outrem, vantagem indevida e da qual resulte ou possa resultar prejuzo para a sociedade ou outro acionista. Responde civilmente. Voto conflitante: anulvel, sem prejuzo da responsabilidade civil do acionista. Se refere a voto dado por acionista que envolva questes de seu interesse que o beneficie de modo particular ou que tiver interesse conflitante com o da cia. (art. 115, 1 LSA).

Anda mungkin juga menyukai