Anda di halaman 1dari 6

FACULDADE DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTBEIS DE ITABIRA

Contagem global de hemcias utilizando a cmara de Neubauer

Alunas: Anna Luisa Corradi Magalhes Nepomuceno Gabriela Lhorrana Ribeiro Ferreira Ivy Nayra Nascimento Gonalves Thalita Fernanda Fonseca Cunha Curso: Biomedicina Perodo: 4 Professora: Natlia C. Schachnik Nogueira

Itabira Setembro 2012

1 Introduo A Cmara de Neubauer tambm pode ser conhecida como hemocitmetro. Esse equipamento consiste numa lmina grossa de uso microscpico, com o formato retangular e feita, em geral, de vidro. A lmina possui uma depresso central dividida por linhas perpendiculares que utilizada na contagem para a determinao da concentrao de clulas sanguneas em um determinado volume de fluido. Posteriormente calcula-se a concentrao de clulas no lquido global. A figura a seguir demonstra a diviso presente no centro da lmina. A direita est a frmula utilizada na obteno do nmero de eritrcitos por mm.

2 Objetivo A contagem global de hemcias em cmara de Neubauer utilizada para detectar a quantidade de hemcias presentes em um mm de sangue total. A seguir esto apresentados os valores de referncia para contagem de hemcias em adultos:

Sexo Masculino Feminino

Valores Normais 4,2 6,3 milhes/mm 3,8 5,5 milhes/mm

Alteraes nesses valores de referncia so indicativos de mudanas no organismo. Os valores aumentados so encontrados em policitemias, j os valores diminudos esto relacionados a processos anmicos de diversas etiologias.

3 Materiais Material para coleta de sangue a vcuo o Garrote o Canho o Agulhas descartveis o Tubos com EDTA o Algodo o lcool Soluo diluidora de eritrcitos (Soluo de Dacie) Cmara de Neubauer Lamnula gua destilada Pipeta de vidro Pra Pipeta automtica Ponteiras

4 Procedimentos 1. Com o auxlio de uma pipeta de vidro e uma pra, colocar 4 mL de soluo de Dacie em um tubo de ensaio pequeno. 2. Adicionar ao tubo de ensaio 0,02mL de sangue, utilizando uma pipeta automtica com ponteira. Antes de pipetar o sangue necessrio fazer uma homogeneizao da amostra.

3. Limpar a parte exterior da ponteira com papel higinico para evitar colocar excesso de sangue. Limpar a parte interior da ponteira fazendo lavagem com lquido diluidor dentro do tubo de ensaio para evitar perda de amostra. 4. Montar a cmara de Neubauer, passando gua nas laterais do espelho e colocando a lamnula. 5. Homogeneizar o diluente ao sangue com cuidado, para que no ocorra hemlise. 6. Utilizando-se uma nova ponteira, coletar uma pequena quantidade do sangue diludo e homogeneizado e preencher a cmara de Neubauer por capilaridade (entre a cmara de Neubauer e a lamnula). Deve-se evitar o extravasamento e tambm o preenchimento insuficiente. 7. Deixar em repouso por 5 minutos para a sedimentao dos eritrcitos. 8. Levar ao microscpio e observar o retculo central com objetiva de 10X para verificar a sedimentao e a distribuio dos eritrcitos. Em seguida, contar os cinco quadrantes do retculo central com objetiva de 40X. O nmero de eritrcitos no deve apresentar uma diferena superior a 20 entre os quadrantes, essa diferena pode indicar m distribuio dos eritrcitos. 9. Multiplicar o valor encontrado por 10.000. 5 Resultados e discusso Aps realizar todos os procedimentos de coleta e montagem da cmara de Neubauer foi realizada a contagem dos quadrantes de referncia, que so denominados como quadrantes A, B, C, D e E. Os valores determinados para cara quadrante foram: A = 99 B = 116 C = 117 D = 108 E = 117

Aps serem encontrados esses valores foram feitos clculos para determinao do nmero de eritrcitos por mm de sangue. A seguir pode-se observar a resoluo do clculo.

(A + B + C + D + E) x 10.000 (99 + 116 + 117 + 108 + 117) X 10.000 557 x 10.000 = 5.570.000 eritrcitos / mm Sabendo-se que o sangue utilizado para contagem foi coletado de um indivduo do sexo feminino, o valor de eritrcitos encontrado est dentro do valor de referncia. importante ressaltar que ao realizar esse mtodo de contagem de eritrcitos preciso tomar certos cuidados para que no ocorram erros. A m manipulao da amostra, um erro de diluio, a utilizao do garrote para coleta em tempo elevado, a utilizao de muito lcool no brao do paciente antes da coleta, uma homogeneizao feita de forma errada, entre outras coisas, podem causar erros como a hemlise (lise de hemcias) que impossibilita a contagem correta. Escrever mais coisas relevantes. 7 Concluso O mtodo da cmara de Neubauer utilizado para contagem global de hemcias por volume de sangue. Isto , determina aproximadamente o nmero de hemcias por mm de sangue. Com a automatizao dos laboratrios, o mtodo da cmara de Neubauer vem sendo pouco utilizado, mas de extrema relevncia que estudantes de biomedicina saibam realiz-lo, pois no so todos os laboratrios que possuem esses aparelhos, principalmente os mais antigos e/ou de cidades pequenas. Com a possibilidade de se trabalhar em laboratrios em que no seja disponvel esse recurso, importante que o acadmico tenha conhecimento de tcnicas que ainda no foram extintas.

6 Referncias ARCHANGELO. POP Aula prtica de hemograma (eritrograma). Contagem de hemcias. Disponvel em: <http://www.profbio.com.br/aulas/hemato1_pop_01.pdf>. Acesso em: 27 de ago. 2012.

BORGES, T. Aulas prticas hematologia. Cmara de Neubauer. p. 66-69. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/63920843/57/CAMARA-DE-NEUBAUER>. Acesso em: 27 de ago. 2012. Contagem global de eritrcitos. Disponvel <http://pt.scribd.com/doc/39627600/Roteiro-de-Aula-Pratica-Hematologia>. em: 27 de ago. 2012. em: Acesso

Hemograma completo. A. Contagem de hemcias e ndices hematimtricos. Disponvel em: <http://www.labes.com.br/hemograma_completo.htm>. Acesso em: 27 de ago. 2012. MARTINEZ, M. Cmara de Neubauer. Disponvel <http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/camara-de-neubauer/>. em: 27 de ago. 2012. em: Acesso

OLIVEIRA, A. A. M.; BARBIERI, D.; BRUNERI, L. H. M. e BORELLI, P. Guia de aulas prticas. Contagem global de eritrcitos em cmara. So Paulo. 2006. Disponvel em: <http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/Disciplinas/Exclusivo/Inserir /Anexos/LinkAnexos/guia%20de%20aulas%20pr%C3%A1ticas.pdf>. Acesso em: 27 de ago. 2012. ZAGO, M. A.; FALCO, R. P. e PASQUINI. R. Hematologia: Fundamentos e Prtica. So Paulo. Ed. Atheneu, 2004. cap.8. p.83.

Anda mungkin juga menyukai