Anda di halaman 1dari 6

UNIVERSIDADE CNDIDO MENDES CURSO DE HISTRIA

CAROLINE DAVID GOMES

A PROBLEMATICA DA EDUCAO INFANTIL PARA O FUTURO DAS CRIANAS BRASILEIRAS PELA TICA DE SNIA KRAMER

Rio de Janeiro 2012

Justificativa para o tema O tema educao infantil foi escolhido de acordo com as convices da Pedagoga Snia Kramer, pois acredito que a pr-escola fundamental para o desenvolvimento da criana, e esta uma questo polmica que exige ateno da sociedade. A criana um ser social em desenvolvimento e totalmente aberta s influncias culturais, histricas e emocionais da famlia e da sociedade em que vive. Assim construir sua estrutura de personalidade a partir das interaes que estabelece com as pessoas mais prximas e com o meio que a circunda, das relaes contraditrias que presencia e por meio de brincadeiras, explicita as condies de vida a que est submetida, seus anseios e desejos. A educao infantil o ponto de partida para a construo de noes bsicas de convvio social. No momento em que a criana entra na escola, expande seu ncleo de convivncia, antes familiar. nesta fase que as crianas comeam a perceber o quanto sua vontade ser banalizada pelo meio em que est inserida e pelas pessoas com as quais se relaciona. Ela tem papel decisivo no desenvolvimento humano. Temos como desafio para a criana desta faixa etria que ela se adapte escola, reconhecendo e valorizando este novo ambiente. por meio do estabelecimento de vnculos com todos os componentes de seu grupo (professora, amigos e funcionrios da escola) que a criana passa a estabelecer esta nova relao social. Ao mesmo tempo em que procura buscar recursos emocionais e sociais para a ampliao de suas relaes, do ponto de vista pedaggico, espera-se que a criana comece a desenvolver sua capacidade de representao do mundo, realizando comparaes e desenvolvendo as habilidades orais e de raciocnio. em atividades de brincar que as crianas fazem relaes e constroem estas habilidades. Acredito que a educao no a soluo para todos os problemas da sociedade. Na verdade a educao contribui, mas no ela que far as modificaes necessrias para que nossa sociedade se torne mais justa e igualitria. Com a diviso de classes ainda no temos as mesmas oportunidades para todos, tambm no existe um nico conceito de infncia. Sabemos que a educao infantil uma preparao para as fases posteriores. E, na realidade, isso acontece em todas as faixas etrias: preciso engatinhar para poder andar. No entanto, h questes prprias desta faixa etria que devem ser respeitadas para que haja o crescimento saudvel.

Apresentao do Tema

A educao infantil tem papel importante no desenvolvimento humano e social. A prioridade a escola fundamental, com acesso e permanncia das crianas e aquisio dos conhecimentos. A Constituinte de 1988, as Constituies Estaduais, as Leis Orgnicas dos Municpios, o Estatuto da Criana e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional asseguram o direito de todas as crianas creches e pr-escolas. Mas qualquer educao infantil que contribui para o desenvolvimento humano e social? Em termos qualitativos o trabalho realizado em creches e pr-escolas no ainda democrtico: muitas tm apenas carter assistencial ou sanitrio, que so importantes, mas no substituem a dimenso educativa, social e cultural, cruciais para favorecer o desenvolvimento das crianas e seu direito de cidadania. A educao infantil como espao de socializao e convivncia, que assegure cuidado e educao da criana pequena, no ainda realidade das creches e pr-escolas brasileiras. As crianas so seres sociais, tm uma histria, pertencem a uma classe social, estabelecem relaes segundo seu contexto de origem, tm uma linguagem, ocupam um espao geogrfico e so valorizadas de acordo com os padres de seu contexto familiar e com a sua prpria insero nesse meio. So pessoas, enraizadas num todo social que as envolve e que nelas imprime padres de autoridade, linguagem e costumes. Essa viso de que crianas so - cidados de pouca idade, sujeitos sociais e histricos, criadores de cultura - condio para que se atue no sentido de favorecer seu crescimento e constituio, buscando alternativas para a educao infantil que reconhecem o saber das crianas (adquirido no seu meio sociocultural de origem) e oferecem atividades significativas, onde adultos e crianas tm experincias culturais diversas, em diferentes espaos de socializao. Muitos estudos criticam a dominao que ainda est presente na educao infantil; o adulto-centrismo marca as produes tericas e as instituies. Reconhecer na infncia sua especificidade - sua capacidade de imaginar, fantasiar e criar - exige que muitas medidas sejam tomadas. Entender que as crianas tm um olhar crtico, que vira pelo avesso a ordem das coisas, que subverte o sentido da histria, requer que se conheam, o que fazem, de que brincam como inventam e de que falam.

Nesta concepo de infncia, histria e linguagem so dimenses importantes de humanizao: h uma histria a ser contada, porque h uma infncia do homem. Se compreendermos as crianas, compreenderemos melhor nossa poca, nossa cultura, a barbrie e as possibilidades de transformao. As crianas precisam criar construir e desconstruir, precisam de espaos com areia, gua, terra, objetos variados, brinquedos, livros, jornais, revistas, discos, panos, cartazes, e tambm espaos cujo objetivo a experincia com a cultura, a arte e a cincia, de que com frequncia as crianas pequenas so alijadas: mesmo nas grandes cidades, a maior parte dos locais est longe de contemplar as necessidades das crianas de 0 a 6 anos. Falta nos nossos municpios valorizao de espaos de arte, histria e cultura; faltam brinquedos e/em praas e parques; brinquedotecas e locais para crianas pequenas em clubes, museus, bibliotecas, hospitais, postos de sade, bancos - instituies para onde as levam os adultos por longos perodos de tempo. Mesmo as escolas, creches e pr-escolas precisam de espaos de brincar, garantindo o direito das crianas, e prestando relevante servio s famlias. Hoje, vivemos o paradoxo de ter um conhecimento terico avanado sobre a infncia, enquanto assistimos com horror a incapacidade da nossa gerao de lidar com as populaes infantis e juvenis. Mas, a fim de que a educao infantil de qualidade seja de fato direito de todos coloca-se como desafio urgente, a formao profissional de todos os professores: formao como direito educao, de todos (crianas, jovens, adultos e dentre eles os professores); formao nas reas bsicas do conhecimento (lngua, matemtica, cincias naturais e cincias sociais); e formao cultural, com oportunidade de se discutir valores, preconceitos, experincias e a prpria histria. Formao permanente exercida com condies dignas de vida e de trabalho e concebida no interior de uma poltica cultural slida e consistente. Se as crianas so cidads e a educao infantil seu direito, no destinar recursos abrir mo de concretiz-lo; negar esse direito s populaes infantis. E o custo social deste descaso ser inestimvel. A formao cultural das crianas e seus professores direito de todos, pois todos crianas e adultos - so sujeitos histricos e sociais, cidados produzidos na cultura e criadores de cultura. Cidados que tm direitos sociais, entre eles o direito educao.

Objetivo Geral

Analisar condies adequadas para promover o bem estar da criana, seu desenvolvimento fsico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliao de suas experincias e estimular o interesse da criana pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

Objetivo Especfico

Descrever os problemas sociais da educao infantil. Mostrar o quanto o Brasil atrasado com relao a outros pases. Exemplificar maneiras de melhorar a educao infantil no Brasil. Sugerir uma soluo real e racional para que possamos ter educao de qualidade.

Problema

A Educao Infantil pode realmente contribuir na formao de um cidado crtico e reflexivo, cognitiva e socialmente?

Hiptese

A Educao Infantil essencial para o desenvolvimento da criana. As primeiras experincias so as que marcam mais profundamente a pessoa, e quando positivas, tendem a reforar, ao longo da vida, as atitudes de autoconfiana, de cooperao, solidariedade, responsabilidade.

Bibliografia

KRAMER, Snia. A Poltica do pr-escolar no Brasil. A arte do disfarce. 7 edio. So Paulo. Cortez. 2003. http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_45642.html

KRAMER, Snia. Infncia, Cultura contempornea e Educao contra a Barbrie http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php?journal=revistateias&page=article&op=view &path%5B%5D=41

KRAMER, Snia.Infncia, Formao e Cultura http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/ Entrevista concedida por Snia Kramer

http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/6192

Anda mungkin juga menyukai