Anda di halaman 1dari 17

Este arquivo faz referncia prova de Fiscal Biomdico do rgo CRBM 4, aplicada por FADESP no ano 2010

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE.

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NVEL SUPERIOR EDITAL N 01/2010 CRBM-4

PROVA OBJETIVA

CARGO: FISCAL BIOMDICO


Nome do Candidato: ______________________________________________________ N de Inscrio: ________________________ ________________________________________
Assinatura

INSTRUES AO CANDIDATO

1. Confira se seu nome, nmero de inscrio, cargo de opo e data de nascimento, consta na parte superior do CARTO-RESPOSTA que voc recebeu. Caso exista algum erro de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correo. 2. Este BOLETIM DE QUESTES contm 40 (quarenta) questes envolvendo cinco questes referentes ao contedo de Lngua Portuguesa, cinco questes referentes ao contedo de Noes de Direito Administrativo, cinco questes referentes ao contedo de Conhecimentos Gerais e vinte e cinco questes referentes ao contedo de Conhecimentos Especficos. Caso exista alguma falha de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova h espao reservado para rascunho. Esta prova ter durao de 03 (trs horas) horas, tendo seu incio s 9:00h e trmino s 12:00h (horrio local). 3. Cada questo objetiva apresenta 04 (quatro) opes de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). Apenas uma responde adequadamente questo, considerando a numerao de 01 a 40. 4. proibido o uso de textos legais ou quaisquer anotaes durante a realizao da Prova. 5. obrigatrio que voc assine a LISTA DE PRESENA e o CARTO-RESPOSTA do mesmo modo como est assinado no seu documento de identificao. 6. A marcao do CARTO-RESPOSTA deve ser feita somente com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, pois marcao a lpis no ser considerada. A maneira correta de marcar as respostas no CARTO-RESPOSTA cobrir totalmente o espao correspondente letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTO-RESPOSTA. 7. Em hiptese alguma haver substituio do CARTO-RESPOSTA por erro do candidato. A substituio s ser autorizada se for constatada falha de impresso. 8. O CARTO-RESPOSTA o nico documento vlido para o processamento de suas respostas. 9. O candidato dever devolver no final da prova, o BOLETIM DE QUESTES e o CARTORESPOSTA, recebidos. 10. Ser automaticamente eliminado do concurso pblico, o candidato que durante a realizao da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital n 001/2010.

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

QUESTES REFERENTES AO CONTEDO DE LNGUA PORTUGUESA

A rvore que pensava Houve uma rvore que pensava. E pensava muito. Um dia transpuseram-na para a praa da cidade. Fez-lhe bem a deferncia. Ela entusiasmou-se, cresceu, agigantou-se. A vieram os homens e podaram seus galhos. A rvore estranhou o fato e corrigiu seu crescimento, pensando estar na direo de seus galhos a causa da insatisfao dos homens. Mas, quando ela novamente se agigantou, os homens voltaram e novamente amputaram seus galhos. A rvore queria satisfazer aos homens por julg-los seus benfeitores, e parou de crescer. E como ela no crescesse mais, os homens a arrancaram da praa e colocaram outra em seu lugar. (Frana Jnior)

Com relao ao texto acima resolva as questes de 1 a 3. 01. Assinale a alternativa correta: (A) o texto tem estrutura descritiva. (B) o texto est estruturado em versos. (C) o texto uma composio dissertativa-descritiva. (D) um texto em prosa narrativa de conotao potica. 02. Em quase todo o texto o autor expressa os sentimentos da rvore, o que revela uma figura de pensamento. Identifique-a: (A) Hiprbole (B) Catacrese (C) Prosopopia (D) Anttese 03. O autor do texto, para expressar os sentimentos e os pensamentos da rvore, e as atitudes dos homens, usa abundantemente: (A) os adjetivos (B) os verbos (C) os advrbios (D) os substantivos

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

04. Assinale a alternativa em que o pronome se exerce a funo de partcula reflexiva: (A) Os noivos casaram-se na igreja da fazenda. (B) Naquele pas falam-se vrios idiomas. (C) Calou-se para no perder a razo (D) Precisam-se de operrios na construo civil. 05. Marque a alternativa correta quanto ao emprego das palavras que completam o perodo abaixo: No lhe devo nada__________ respeito,________ no abuse________, pois no estou___________ de criar discrdia, j que estou__________ de suas armaes. (A) se no, mas, mais, afim, ao par. (B) seno, mais, mais, a fim, a par. (C) seno, mas, mais, a fim, a par. (D) se no, mas, mas, afim, ao par.

QUESTES REFERENTES AO CONTEDO DE NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

06. Sobre as Autarquias, assinale a opo correta:


(A) So pessoas jurdicas de direito pblico, integram a Administrao Pblica Indireta e

sua criao se faz por ato administrativo do Poder que as institui.


(B) Integram a Administrao Pblica Indireta, so criadas por lei especfica, mas so

pessoas jurdicas de direito privado.


(C) So

entidades administrativas autnomas, criadas por lei especfica, com personalidade jurdica de direito pblico interno, patrimnio prprio e atribuies estatais especficas. criadas por lei e prestadoras de servios pblicos dotados de autonomia administrativa.

(D) So entidades administrativas integrantes da Administrao Pblica centralizada,

07. O Conselho Federal e os Regionais de Biomedicina constituem, em seu conjunto:


(A) uma autarquia federal, com personalidade jurdica de direito pblico, vinculada ao

Ministrio do Trabalho. (B) uma autarquia porm, no possui autonomia administrativa e financeira. (C) pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos que sujeitam-se responsabilidade civil objetiva. (D) pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos que atuam com autonomia de vontade, sujeitando-se apenas a normas de direito privado.
4

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

08. No que diz respeito administrao indireta, assinale a opo incorreta:


(A) Antes mesmo de ser consagrada na CF, a exigncia de criao de autarquias por lei j

estava disposta no Decreto-lei n 200/1967.


(B) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista devem ser estruturadas sob

a forma de sociedades annimas.


(C) A criao de subsidirias de sociedades de economia mista depende de autorizao

legislativa.
(D) possvel o recebimento, pelas fundaes privadas, de incentivos e subsdios

oriundos dos cofres pblicos, circunstncia que implicar a incidncia de instrumentos de controle de sua atividade.

09. Assinale a alternativa correta. Segundo o princpio da publicidade administrativa:


(A) pode haver sigilo de informaes administrativas quando tal for imprescindvel

segurana da sociedade e do Estado;


(B) no se admite qualquer espcie de sigilo no exerccio de funes administrativas; (C) s existem atos administrativos escritos e sua eficcia sempre condicionada

publicao no Dirio Oficial;


(D) a lei no poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da

intimidade ou o interesse social o exigirem.

10. Sobre o ato administrativo, eivado de vcio insanvel que o torne ilegal, CORRETO afirmar:
(A) S pode ser anulado pelo Poder Judicirio; (B) Pode ser anulado pela prpria Administrao; (C) Corretas as opes das letras a e b; (D) Corretas as opes das letras a, b e c.

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

QUESTES REFERENTES AO CONTEDO DE CONHECIMENTOS GERAIS 11. Atualmente vemos em vrios fruns a discusso sobre a construo da hidroeltrica de Belo Monte. Em qual local do Brasil esta hidroeltrica poder ser construda:
(A) No Rio Xing que fica na Regio Nordeste do Estado do Paran. (B) No Rio Xing que fica na Regio Norte do Estado da Paraba. (C) Na Regio Norte do Rio Xing que fica no Estado do Maranho. (D) No Rio Xing que fica no Estado do Par.

12. A Copa do Mundo de 2010 ser na frica. Sobre o pas sede certo afirmar:
(A) Seu nome oficial Repblica da frica do Sul, tem trs capitais (sendo a cidade de

Pretria a Capital Executiva, a Cidade de Bloemfontein a Capital Judiciria e a Cidade do Cabo a Capital Legislativa). (B) Seu nome oficial Monarquia da frica do Sul, a Cidade mais populosa Joanesburgo. Nelson Mandela foi imperador por 10 anos deste reino. (C) O Regime do Apartheid encerrou em 2006 com a libertao de Nelson Mandela, lder da principal organizao poltica negra denominada Congresso Nacional Africano (ANC). (D) Seu nome oficial Repblica da frica do Sul, tem trs capitais (sendo a cidade de Joanesburgo a Capital Executiva, a Cidade de Pretria a Capital Judiciria e a Cidade do Cairo a Capital Legislativa).

13. Dois homens tm se destacado no mundo pelos seus atos: um por ser um presidente americano de origem afro-descendente e o outro por combater o regime do Apartheid na frica do Sul. Estes homens so respectivamente:
(A) (B) (C) (D)

Barack Hussein Obama e Barack Mandela Nelson Obama Mandela e Barack Obama Barack Hussein Obama e Nelson Mandela Nelson Rodrigues e Barack Obama

14. Em Abril de 2009, um surto do virus H1N1 matou mais de 100 pessoas no Mxico. Este vrus responsvel por transmitir a:
(A) Influenza em humanos que um simples resfriado causando insuficincia renal,

pancretica e heptica. (B) Influenza (gripe) em humanos. (C) Influenza em humanos que uma gripe caracterizada por perda de cabelos e ateromas. (D) Insuficincia respiratria caracterizada por febre elevada, calafrios e presena de neoplasia do pulmo.

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

15. Nas eleies de 2006 no Brasil houve um recorde de governadoras eleitas. Estas mulheres e seus respectivos estados que governam, so:
(A) Yeda Crusius (governadora do Rio Grande do Sul), Wilma de Faria (governadora do

Rio Grande do Norte) e Ana Jlia Carepa (governadora do Par).


(B) Yeda Crusius (governadora do Rio Grande do Norte), Wilma de Faria (governadora do

Rio Grande do Sul) e Ana Jlia Carepa (governadora do Par). (C) Yeda Crusius (governadora do Rio de Janeiro), Wilma de Faria (governadora do Rio Grande do Norte) e Ana Jlia Carepa (governadora do Par). (D) Yeda Crusius (governadora do Rio Grande do Sul), Wilma de Faria (governadora do Rio de Janeiro) e Ana Jlia Carepa (governadora do Par).

QUESTES REFERENTES AO CONTEDO DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS 16. A Resoluo que dispe sobre o exerccio e capacidade do Profissional Biomdico no controle, tratamento, realizao de anlises fsico-qumicas e microbiolgicas da gua a:
(A) Resoluo N 02 (Conselho Federal de Biomedicina), de 16 de Agosto de 1984. (B) Resoluo N 03 (Conselho Federal de Biomedicina), de 25 de Maro de 1995. (C) Resoluo n 175 (Conselho Federal de Biomedicina), de 14 de Junho de 2009. (D) Resoluo n 34 (Conselho Federal de Biomedicina), de 06 de Agosto de 1991.

17. O Artigo 2 do Captulo I da Resoluo N 2 (Conselho Federal de Biomedicina), de 16 de Agosto de 1984 menciona que:
(A)

O Biomdico, no exerccio de suas atividades est obrigado a se submeter s normas do Cdigo de tica da Profisso do Biomdico. As infraes cometidas pelo Biomdico sero processadas pelas Comisses de tica e julgadas pelo Conselho Superior de tica Profissional, ou pelo Conselho Regional de Biomedicina no qual o profissional estiver inscrito. O Biomdico somente poder afixar placa externa em seu local de trabalho e em sua residncia. No vedado ao Biomdico exercer, simultaneamente, outra profisso.

(B)

(C)

(D)

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

18. Em relao Resoluo N 141 (Conselho Federal de Biomedicina), de 13 de Abril de 2007 que dispe sobre a Residncia Biomdica, marcar a alternativa que no se aplica a esta resoluo:
(A) (B)

Artigo 1 - Criar a Residncia Biomdica. Artigo 2 - Criar o Cadastro Nacional de Atualizao da Residncia Biomdica no Conselho Federal de Biomedicina com a finalidade precpua de estabelecer os Registros dos Diplomas das novas especialidades e Atualizao Profissional previstos nesta Resoluo. Artigo 3 - Os Certificados sero emitidos pelas IES (Instituio de Ensino Superior), devendo conter alm da carga horria mnima de 500 (quinhentas) horas, a rea desenvolvida e a qualificao do concluinte. Artigo 4 - Dever ser emitido um certificado para cada rea especfica.

(C)

(D)

19. A Resoluo N 13 (Conselho Federal de Biomedicina), de 13 de Dezembro de 1996 alterou a redao do Artigo 1 da Resoluo N 01 (Conselho Federal de Biomedicina), de 01 de Julho de 1987, vigorando com a seguinte redao:
(A)

Artigo 1 - A pena de multa, a que se refere Resoluo N 145 (Conselho Federal de Biomedicina), de 30 de Agosto de 2007, consiste no pagamento dos seguintes valores: I nas infraes leves 3 (trs) anuidades; II nas infraes graves 6 (seis) anuidades; III nas infraes gravssimas 10 (dez) anuidades. Artigo 1 - A pena de multa, a que se refere Resoluo N 154 (Conselho Federal de Biomedicina), de 04 de Abril de 2008, consiste no pagamento dos seguintes valores: I nas infraes leves 3 (trs) anuidades; II nas infraes graves 6 (seis) anuidades; III nas infraes gravssimas 10 (dez) anuidades. Artigo 1 - A pena de multa, a que se refere Resoluo N 02 (Conselho Federal de Biomedicina), de Maro de 1995, consiste no pagamento dos seguintes valores: I nas infraes leves 2 (duas) anuidades; II nas infraes graves 4 (quatro) anuidades; III nas infraes gravssimas 10 (dez) anuidades. Artigo 1 - A pena de multa, a que se refere Resoluo N 03 (Conselho Federal de Biomedicina), de 20 de Agosto de 1986, consiste no pagamento dos seguintes valores: I nas infraes leves 3 (trs) anuidades; II nas infraes graves 6 (seis) anuidades; III nas infraes gravssimas 10 (dez) anuidades.

(B)

(C)

(D)

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

20. A Resoluo N 78 (Conselho Federal de Biomedicina), de 29 de Abril de 2002:


(A)

Altera artigos da Resoluo N 76 (Conselho Federal de Biomedicina), de 30 de Novembro de 2001. Dispe sobre a atribuio do Biomdico na rea de gerenciamento dos resduos gerados nos servios de sade. Dispe sobre a atribuio do Profissional Biomdico na rea de perfuso e toxicologia. Dispe sobre o Ato Profissional Biomdico, fixa o campo de atividade do Biomdico e cria normas de Responsabilidade Tcnica.

(B)

(C)

(D)

21. A Resoluo que normatiza registro de Diplomas nos Conselhos Regionais de Biomedicina a:
(A) (B) (C) (D)

Resoluo N 92 (Conselho Federal de Biomedicina), de 14 de Maro de 2003. Resoluo N 50 (Conselho Federal de Biomedicina), de 24 de Maio de 2000. Resoluo N 33 (Conselho Federal de Biomedicina), de 23 de Setembro de 1999. Resoluo N 139 (Conselho Federal de Biomedicina), de 04 de Abril de 2007.

22. Quanto ao cdigo de tica do Profissional Biomdico, no exerccio de sua atividade o Biomdico dever:
(A) (B) (C) (D)

Praticar, no exerccio da atividade profissional, ato que a lei defina como crime ou contraveno. Empregar todo seu zelo e diligencia na execuo de seus misteres. Ser conivente com erros e no comunicar aos rgos de fiscalizao profissional as infraes legais e ticas. Todas as alternativas acima.

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

23. Quanto resoluo N 2/1995 do Conselho Federal de Biomedicina:


(A) (B) (C)

(D)

O biomdico s poder anunciar o conhecimento da prtica de acupunturista, somente aps o registro da qualificao em carteira profissional. O registro da habilitao em Acupuntura dispensvel para a aplicao da tcnica por biomdicos habilitados. Os biomdicos que j aplicam os princpios da acupuntura, no momento da publicao da resoluo, ficam desobrigados de regularizar sua situao perante os Conselhos Regionais de Biomedicina. O biomdico ter limites para aplicar os princpios, os mtodos e as tcnicas de acupuntura.

24. Quanto Resoluo N. 78/2002 do Conselho Federal de Biomedicina:


(A) (B) (C) (D)

No fixa o campo de atuao do biomdico. Define o Ato Profissional do Biomdico, como todo procedimento tcnico-profissional praticado por biomdico ou bioqumico, na rea que esteja legalmente habilitado. O profissional biomdico poder assumir responsabilidade tcnica nas operaes do sistema de tratamento de gua, dosagem de metais pesados e drogas de abuso. O biomdico no poder assumir responsabilidade tcnica de exames que utilizem a reao em cadeia da polimerase (PCR) como mtodo de diagnstico.

25. Quanto Resoluo N. 154/2008 do Conselho Federal de Biomedicina:


(A)

(B)

(C)

(D)

So atribuies do biomdico a elaborao de exames laboratoriais e diagnstico realizados somente em animais de pequeno porte, assinando os respectivos laudos em conjunto com o mdico veterinrio. So atribuies do biomdico a elaborao de exames laboratoriais e diagnstico realizados somente em animais de grande porte, no assinando os respectivos laudos. So atribuies do biomdico a elaborao de exames laboratoriais e diagnstico realizados somente em animais de pequeno e grande porte, assinando os respectivos laudos. No atribuio do biomdico a elaborao de exames laboratoriais e diagnstico realizados somente em animais de pequeno porte.

10

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

26. De acordo com a Resoluo N. 03/1986 do Conselho Federal de Biomedicina as infraes quanto ao exerccio profissional so classificadas como:
(A) (B) (C) (D)

Leves, aquelas em que o infrator no seja beneficiado por circunstncia atenuante. Graves, aquelas em que forem verificadas trs circunstncias agravantes Gravssimas, aquelas em que seja verificada de duas ou mais circunstncias agravantes As alternativas A e B esto corretas.

Em relao Resoluo n 02/1984 do Conselho Federal de Biomedicina resolva as questes de 27 a 30: 27. Assinale a opo incorreta. O Biomdico est obrigado a:
(A) guardar sigilo profissional. (B) respeitar leis e normas estabelecidas para o exerccio da profisso. (C) representar ao poder competente contra autoridade e funcionrio por falta de exao

no cumprimento do dever.
(D) manifestar, quando de sua inscrio no Conselho, a existncia de qualquer

impedimento para o exerccio da profisso a comunicar, no prazo de sessenta dias, a supervenincia de incompatibilidade ou impedimento.

28. O biomdico no exerccio profissional dever se submeter s normas definidas no Cdigo de tica que serve como uma espcie de diretriz a estes profissionais. Sendo assim, o biomdico no dever:
(A)

exigir justa remunerao por seu trabalho, a qual dever corresponder s responsabilidades assumidas e aos valores fixados pela entidade competente da classe. ser leal e solidrio com seus colegas, contribuindo para a harmonia da profisso. divulgar resultados ou mtodos de pesquisas que no estejam, cientfica e tecnicamente, comprovados. empregar todo o seu zelo e diligncia na execuo de seus misteres.

(B) (C)

(D)

11

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

29. Constitui infrao disciplinar:


(A) (B) (C) (D)

guardar sigilo profissional. subtrair, dentro de seu ambiente de trabalho, coisa alheia mvel. respeitar a atividade de seus colegas a outros profissionais. pagar em dia as contribuies devidas ao Conselho.

30. O Biomdico que infringir qualquer dos dispositivos presentes no Cdigo de tica estar sujeito as penalidades previstas no artigo 34 do Decreto 88.439 de 28 de junho de 1983. Dentre estas penalidade pode-se destacar:
(A) (B)

repreenso, em aviso reservado. suspenso do exerccio profissional pelo prazo de at reservado. multa equivalente a at 10 (dez) vezes o valor da anuidade. Corretas as opes das letras a e c. 2 (dois) anos, em aviso

(C) (D)

31. Em relao Resoluo N 123/2006 do CFBM, que dispe sobre o pagamento de anuidade do Posto de coleta laboratorial, correto afirmar:
(A)

O posto de coleta laboratorial localizado na mesma cidade em que estiver estabelecido o laboratrio clnico ao qual est vinculado no est obrigado a pagar anuidade ao CRBM. Fica estabelecido que o posto de coleta laboratorial ter que pagar anuidade equivalente a 20% (vinte por cento) do valor da anuidade do Laboratrio Clnico ao qual esteja vinculado. O posto de coleta laboratorial localizado na mesma cidade em que estiver estabelecido o laboratrio clnico ao qual est vinculado ter que pagar ao CRBM anuidade equivalente 10% (dez por cento) do valor da anuidade. O posto de coleta laboratorial localizado em cidade diferente da que estiver estabelecido o laboratrio clnico ao qual est vinculado, ter que pagar ao CRBM anuidade integral.

(B)

(C)

(D)

12

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

32. A Resoluo 126/2006 do CFBM considera que os contedos essenciais para o curso de graduao em Biomedicina devem estar relacionados com todo o processo sadedoena da famlia e da comunidade, integrado realidade epidemiolgica e profissional, devendo contemplar as reas de Cincias Exatas, Cincias Biolgicas e da Sade, Cincias Humanas e Sociais, Cincias da Biomedicina, alm de estgios, atividades complementares e trabalho para a concluso do curso. Conforme este enunciado, assinale a opo correta:
(A)

O profissional biomdico, para se inscrever nos Conselhos Regionais, dever comprovar ter concludo o curso de Biomedicina com a durao da carga horria de 4.000 (quatro mil) horas. O profissional biomdico, para se inscrever nos Conselhos Regionais, dever comprovar ter concludo o curso de Biomedicina com o mximo de 4.500 (quatro mil e quinhentas) horas. O profissional biomdico, para se inscrever nos Conselhos Regionais, no dever comprovar ter concludo o curso de Biomedicina com o mnimo de 4.000 (quatro mil) horas. O profissional biomdico, para se inscrever nos Conselhos Regionais, dever apenas comprovar ter concludo o curso de Biomedicina com uma carga horria definida pela Instituio Superior de Ensino, inferior a 4.000 (quatro mil) horas.

(B)

(C)

(D)

33. A Resoluo N 136, de 04 de abril de 2007 do CFBM, determina aos Presidentes dos Conselhos Regionais que promovam o contrato junto a unidade estadual do Banco Central para inscreverem no CADIN (Cadastro Informativo dos Crditos no quitados) os profissionais biomdicos e as pessoas jurdicas devedores de anuidades e taxas. Diante desta determinao, quais as providncias que devem ser adotadas por cada Regional:
(A)

Cada Regional dever promover junto a unidade estadual do Banco Central do Brasil, o contrato, como utentes de acesso ao Cadastro Informativo dos Crditos no quitados (CADIN) e, em seguida efetuar a incluso dos inadimplentes no CADIN, ficando a critrio de cada Presidente Regional decidir pela comunicao prvia. A incluso do nome da pessoa jurdica ou do profissional no CADIN far-se- depois de ter sido o inadimplente comunicado, via AR, em um nmero de uma vez, no endereo constante de seu cadastro no respectivo conselho, aps 75 (setenta e cinco) dias da comunicao. Uma vez realizada a incluso do inadimplente no CADIN, o Regional no poder inscrev-lo tambm na Dvida Ativa. O Regional somente proceder a baixa do registro, 15 (quinze) dias teis aps o inadimplente comprovar ter regularizado a situao que deu causa a sua incluso no CADIN.
13

(B)

(C)

(D)

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

34. Nos termos da Resoluo N 115, de 25 de novembro de 2005 do CFBM, correto afirmar:
(A)

A pessoa fsica com sua inscrio cancelada e/ou suspensa, assim como a pessoa jurdica com seu registro cancelado e/ou suspenso, que exercerem quaisquer atividades inerentes profisso de Biomdico devero pagar todas as anuidades corrigidas, referentes ao perodo em que exerceram irregularmente a profisso, com o acrscimo de uma multa equivalente a 50% (cinqenta por cento) do valor devido, ficando sujeito s sanes previstas pelo exerccio ilegal da profisso. O pedido de suspenso ou cancelamento suspender os direitos do interessado no que diz respeito ao exerccio da profisso aps ser distribudo a um Conselheiro Relator e deferido em reunio Plenria. Tanto nos casos de cancelamento, como nos de suspenso de registro profissional de pessoa jurdica ou fsica, o nmero de inscrio ou de registro ficar mantido por tempo indeterminado. O profissional biomdico interessado no cancelamento ou na suspenso do registro profissional poder efetuar o requerimento perante a Plenria do Conselho em cuja jurisdio estiver inscrito.

(B)

(C)

(D)

35. Em relao Resoluo N 50/2000 do Conselho Federal de Biomedicina, o biomdico que pretender exercer as atividades profissionais biomdicas em cidades limtrofes pertencentes jurisdio de diferentes Conselhos Regionais dever:
(A)

requerer sua inscrio no Conselho Regional de Biomedicina de cada jurisdio em que vier a exercer suas atividades, efetuando, inclusive, o pagamento das taxas de anuidades respectivas e atendendo demais exigncias dos Regionais. requerer sua inscrio no Conselho Regional em que vier a exercer a maior parte de suas atividades bem como, requerer expressamente sua transferncia para este Regional em carter definitivo. requerer expressamente sua transferncia em carter temporrio ou definitivo bem como, requerer a inscrio perante o Regional onde for exercer a maior parte de suas atividades. requerer sua inscrio no Conselho Regional em que vier a exercer suas atividades efetuando o pagamento da anuidade respectiva e comunicando ao outro Conselho Regional que passar a exercer, tambm, suas atividades naquela jurisdio.

(B)

(C)

(D)

14

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

36. A Norma Regulamentadora (NR) 32 do Ministrio do Trabalho e Emprego trata da segurana e sade no trabalho em servios de sade. No item que trata da vacinao dos trabalhadores incorreto afirmar:
(A)

A todo trabalhador dos servios de sade deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunizao ativa contra ttano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO). O empregador e o empregado devem fazer o controle da eficcia da vacinao sempre que for recomendado pelo Ministrio da Sade e pelo Ministrio do Trabalho e Emprego e seus rgos, e providenciar, se necessrio, seu reforo, restringindo a dose por faixa etria e gnero. O empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais, assim como dos riscos a que estaro expostos por falta ou recusa de vacinao, devendo, nestes casos, guardar documento comprobatrio e mant-lo disponvel inspeo do trabalho. A vacinao deve ser registrada no pronturio clnico individual do trabalhador, previsto na NR-07.

(B)

(C)

(D)

37. Em relao Norma Regulamentadora (NR) 09 do Ministrio do Trabalho e Emprego que dispes sobre o Programa de Preveno de Riscos Ambientais, a utilizao de Equipamento de Proteo Individual (EPI) no mbito do programa dever considerar as Normas Legais e Administrativas em vigor e envolver no mnimo:
(A)

seleo do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador est exposto, independentemente da atividade exercida, considerando-se a eficincia necessria para o controle da exposio ao risco e o conforto oferecido segundo avaliao do trabalhador usurio e de seu respectivo empregador. programa de treinamento dos trabalhadores quanto sua correta utilizao, independentemente da orientao sobre as limitaes de proteo que o EPI oferece. estabelecimento de normas ou procedimento para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienizao, a conservao, a manuteno e a reposio do EPI, visando garantir as condies de proteo originalmente estabelecidas. caracterizao das funes ou atividades dos empregadores e seleo dos EPIs utilizados para os riscos ambientais, restringindo seu uso por faixa etria e gnero.

(B)

(C)

(D)

15

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA - 4 REGIO Jurisdio: AP - AM - AC - RO - RR - PA (Sede) CNPJ.: 34.639.419/0001-00

38. Sobre a Resoluo da Diretoria Colegiada (RDC) N 306 (7 de Dezembro de 2004, Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) que dispe sobre o Regulamento Tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade, assinale a opo incorreta:
(A)

Aprovar o Regulamento Tcnico para o Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade, a ser observado em todo o territrio nacional, na rea pblica e privada. Compete Vigilncia Sanitria dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal, com o apoio dos rgos de Meio Ambiente, de Limpeza Urbana, e da Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN, divulgar, orientar e fiscalizar o cumprimento desta Resoluo. Apenas a vigilncia sanitria dos Estados e dos Municpios, visando o cumprimento do Regulamento Tcnico, poder estabelecer normas de carter supletivo ou complementar, a fim de adequ-lo s especificidades locais. A inobservncia do disposto nesta Resoluo e seu Regulamento Tcnico configura infrao sanitria e sujeitar o infrator s penalidades previstas na Lei n. 6.437, de 20 de agosto de 1977, sem prejuzo das responsabilidades civil e penal cabveis.

(B)

(C)

(D)

39. A Resoluo da Diretoria Colegiada (RDC) N 50 (21 de Fevereiro de 2002, Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) em seu Artigo 1 aprova o Regulamento Tcnico destinado ao planejamento, programao, elaborao, avaliao e aprovao de projetos fsicos de estabelecimentos assistenciais de sade, a ser observado em todo territrio nacional, na rea pblica e privada compreendendo:
(A) (B)

as construes novas de estabelecimentos assistenciais de sade de todo o pas. as reas a serem ampliadas de estabelecimentos assistenciais de sade j existentes. as reformas de estabelecimentos assistenciais de sade j existentes e os anteriormente no destinados a estabelecimentos de sade. Todas as opes esto corretas.

(C)

(D)

40. A Norma Reguladora (NR) do Ministrio do Trabalho e do Emprego que dispe sobre o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional a:
(A) (B) (C) (D)

NR 07. NR 09. NR 32. NR 06.


16

Anda mungkin juga menyukai