Anda di halaman 1dari 7

PSTER

IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAO NA GESTO DA BIBLIOTECA UNIVERSITRIA Educao continuada de bibliotecrios e auxiliares em bibliotecas universitrias

A EDUCAO CONTINUADA DO MODERNO GERENTE INFORMACIONAL


ANJOS, C. R.1 CALIXTO, A. P. C.2 OLIVEIRA, R. C. S. 3 PEREIRA, M. H.4 RUBIM, C. L. S.5

RESUMO Hoje com as inovaes tecnolgicas, o bibliotecrio deixa a recluso da Antigidade e passa a interagir com outras unidades de informao. Essa mudana faz com que o bibliotecrio moderno desenvolva novas habilidades interpessoais e gerenciais. Nesse cenrio surge a educao continuada que passa a ser um dos requisitos primordiais de uma sociedade em permanente mudana. Agora esse profissional, no atua somente como um bibliotecrio convencional ele passa a ser o Moderno gerente informacional que exerce o papel de agente educador e auxilia seus usurios nos ensinamentos de como, onde, quando e porque buscar a informao, reafirmando sua importncia na atualidade. Palavras-chave: Educao permanente. Biblioteconomia. Bibliotecrios. Gerenciamento de recursos de informao. Disseminao seletiva da informao.

ABSTRACT Today with technological innovations, the librarian leaves the confinement of Antiquity and passes to interact with other units of information. This change makes the modern librarian to develop new managerial and interpersonal skills. In this scenario appears to be continuing education that is now one of the primary requirements of an ever-changing society. Now that training, not only serves as a librarian conventional he becomes the "Modern information manager" that performs the role of educator agent and helps its users the lessons of how, where, when and why to get information, reaffirming its importance in today. Keywords: Continuing education. Library, Librarians. Management of information resources. Selective Dissemination of Information.

1 SNTESE DA TRANSFORMAO DO PERFIL DO BIBLIOTECRIO NO SCULO XX Lojkine (1995) afirma que a era da informao mudou o perfil de vrios profissionais e isso no foi diferente com a biblioteconomia. Assim, coube a cada profissional acompanhar esse fenmeno para que no fosse excludo dela. Para Oliveira (1999), os bibliotecrios tm sido afetados por paradigmas inerentes sociedade da informao e do conhecimento, na qual a telemtica e as novas tecnologias acarretaram mudanas tanto na biblioteca ou unidade informacional, quanto na ao profissional, embora mantendo sua prtica de mediador entre a informao e o usurio. Verifica-se com Castro (2000), que ao longo do tempo o bibliotecrio assumiu basicamente trs perfis: tradicional, moderno e do futuro. O perfil do bibliotecrio tradicional divide-se em trs partes distintas: preservador profissional que atua como organizador do conhecimento registrado garantindo seu acesso. Esse profissional possui a caracterstica de um manipulador da informao ao invs de disseminador da mesma; educador atua como professor, fornece informaes e prepara os

indivduos para busc-las de forma autnoma; agente social atua como organizador da informao para sua recuperao, como comunicador, educador, medidor de informaes entre o acervo e o pblico, pesquisador, lder, gerente etc. Arruda (2000) aponta a tecnologia como propulsora das principais modificaes no perfil do bibliotecrio moderno, seguida por elementos de gesto organizacional e do trabalho. Segundo Martins (2006) o bibliotecrio moderno foi obrigado a desenvolver suas habilidades gerenciais para gerenciar sua unidade de informao como uma organizao moderna, ampliando a capacidade organizacional de sua unidade de informao. Quanto ao bibliotecrio do futuro, ainda prematuro afirmar quais so suas caractersticas essenciais mais sabido que, com o desenvolvimento da

tecnologia, da cincia e da cultura, o bibliotecrio precisou conhecer melhor a informtica e passou a utiliz-la como sua principal ferramenta de disseminao da informao. Assim, o bibliotecrio do futuro deve ser consciente do papel que desenvolve dentro da sociedade sendo um organizador e disseminador da informao para conseguir xito em sua carreira e prestar um servio de qualidade em que o bom atendimento ao cliente o elemento de reforo para a razo da existncia da sua profisso: atender as necessidades informacionais reais dos usurios. O quadro abaixo ilustra as mudanas sofridas pelo bibliotecrio no exerccio de suas atividades profissionais.

PERFIL DO PROFISSIONAL Possua uma viso humanista, ligado Incio do sculo a cultura e as artes sob forte XX at a dcada influncia francesa, devido a origem do curso de biblioteconomia estar de 30 ligada a cole Nationale des Chartes, em Paris. Passa a receber uma formao mais tcnica sob influncia norte americana, devido a criao dos primeiros cursos paulistas em biblioteconomia direcionados ao ensino tcnico, originados da School of Library Economy, fundada por Melvil Dewey na cidade de Columbia, em Nova York. Acontece o primeiro congresso, Congresso Brasileiro de Biblioteconomia em 1954 no Recife, originando uma maior participao dos profissionais e uma educao continuada dos mesmos. A profisso passa a ser reconhecida oficialmente em nvel superior, sendo estabelecida uma legislao profissional e sendo criados os primeiros rgos de classe.

EDUCAO CONTINUADA

Dcada de 30

Dcada de 50

Nessa poca o seu objetivo era ajustar-se a um mundo novo em mutao.

Dcada de 60

Transfere-se para dentro das empresas, com o objetivo de possibilitar a contnua atualizao dos funcionrios das mesmas.

(continua) Quadro 1 - Panorama do Perfil do Bibliotecrio e da Educao Continuada no Sculo XX

PERFIL DO PROFISSIONAL So criados os primeiros cursos de ps-graduao, desenvolvendo assim, a pesquisa e o surgimento dos primeiros peridicos nacionais voltados para biblioteconomia e cincia da informao, aumentando a disseminao da informao dentro da rea. Passa a ter um perfil de agente cultural e da informao. Sendo direcionado entidades educacionais e, muitas vezes, atuando como educador.

EDUCAO CONTINUADA Caracteriza-se pela tomada de conscincia de que o homem educa-se a partir da realidade que o cerca e em interao com os outros.

Dcada de 70

Dcada de 80

A sociedade incorpora a conscincia do pensamento da dcada anterior.

Com o crescimento editorial e com o avano das novas tecnologias de Incio da dcada informao ele passa a ser um profissional da informao e, nesse de 90 momento, torna-se o Moderno profissional da informao e passa a ser considerado um Moderno gerente informacional.

Encontram-se diferentes exemplos de educao continuada, ou como uma forma de preencher as lacunas deixadas pelo sistema escolar, ou como atividade fundamental para o desenvolvimento do indivduo e da sociedade.

(concluso) Quadro 1 - Panorama do Perfil do Bibliotecrio e da Educao Continuada no Sculo XX

2 APONTAMENTOS SOBRE EDUCAO CONTINUADA A Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (2008, p. 1) conceitua educao continuada como:
[...] um processo de qualificao profissional que pode ser planejado a mdio e longo prazo, atendendo as demandas do mercado e as necessidades que o profissional sente na medida em que vo acontecendo mudanas nos processos de trabalho.

Pode-se dizer que a educao continuada muito importante atualmente principalmente nas questes relativas qualidade profissional, pois hoje o mercado de trabalho exige uma necessidade constante de atualizao por parte dos profissionais. A educao continuada tambm possibilita ao ser humano ser um agente contnuo de desenvolvimento, como produtor, consumidor e criador, fazendo uso de seus conhecimentos e criatividade que o processo de ensino/aprendizagem lhe

permitindo participar, de maneira crtica, do contexto scio-econmico-cultural que transforma o meio em que est inserido. Sabe-se que o bibliotecrio sempre foi capaz de utilizar instrumentos para melhorar o desempenho de suas funes e continua fazendo isso, agora com auxilio da educao continuada. O desenvolvimento contnuo na educao e capacitao para a qualidade, em todos os setores da biblioteca deve ser ensejado. Ao investir na educao contnua de seus funcionrios, o gestor estar criando condies para a prpria melhoria e estabelecendo as bases para realizar sua misso com qualidade.

B i b l io te c r i o

pa c ita d C do e I d i o m a s ng ns D o o c In t u t o r a d o C D is er de
n e t L is ta

Figura 1 - Fontes de educao continuada

3 CONSIDERAES FINAIS As novas tendncias mundiais, juntamente com o domnio das tecnologias de comunicao e informao mudaram o perfil do bibliotecrio. Com estas novas tendncias se faz necessrio que o profissional bibliotecrio revise sua prtica profissional e se recicle constantemente para que possa melhor selecionar os recursos de informao impressos e eletrnicos para compor o acervo da biblioteca e/ou Centro de Documentao, atendendo as demandas de seus clientes. de conhecimento de todos, que o bibliotecrio sempre foi capaz de utilizar instrumentos para melhorar o desempenho de suas funes e ele continua fazendo isso, s que

Cursos ur s nfo re os de I o i s ps i us sos S im s er

o Livros e P

C u r s os d a e l r a t u a liz s m cia o di S e t i c a E s p e n t r c os m i n r i o s E n c o ia E d om e Bi b lio te c o n

de Ca s oC urso i z a tra s e o M u s r Wo tc rkshops F ..

agora com o auxlio da Educao Continuada, que vem promovendo uma maior capacitao influenciando a experincia de trabalho do profissional, que ele pode reinventar-se para exercer suas atividades com qualidade. Resumindo, o bibliotecrio deve buscar por si prprio a educao que ele no recebe (u) nos bancos das universidades e tentar dominar todas as ferramentas inerentes a seu trabalho. Para isto preciso que ele informe-se, participe de eventos profissionais (Congressos, Encontros, Seminrios etc.), aprenda outros idiomas, aprenda usar a informtica, como ferramenta usando-a como sua aliada e no como sua concorrente, faa cursos, use seus colegas como fontes de informao permanentemente, e que principalmente disseminem a diferena entre a Biblioteconomia e um emaranhado de livros nas estantes.

REFERNCIAS ARRUDA, Maria da Conceio Calmon; MARTELETO, Regina Maria; SOUZA, Donaldo Bello. Educao, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecrio em questo. Cincia da Informao, Braslia, v. 29, n. 3, p. 14-24, set./dez. 2000. CARVALHO, Isabel Cristina Louzada. A socializao do conhecimento no espao das bibliotecas universitrias. Niteri: Intertexto, 2004. CASTRO, Csar Augusto. Profissional da informao: perfis e atitudes desejadas. Revista Informao & Sociedade: estudos, Joo Pessoa, v. 10, n. 1, 2000. Disponvel em: <htpp://bibliosite.vila.bol.com.br/>. Acesso em: 25 jan. 2001. CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Educao e aprendizagem contnua em unidades de informao. Disponvel em: <http://www.biblioteca.ufc.br/arteducacao.html>. Acesso em 11 maio 2006. DODEBEI, Vera Lcia et al. Bibliotecas universitrias brasileiras: uma reflexo sobre seus modelos. Disponvel em: <http://www.sib.ufrj.br/dodebei.doc>. Acesso em: 15 jun. 2005. GALVAO, Clio; MENDONA, Mauro. Fazendo acontecer na qualidade total: analise e melhoria de processos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996. GUIMARES, Jos Augusto Chaves. Moderno profissional da informao: elementos para sua formao no Brasil. In: SEMINARIO DE ESTUDOS DE INFORMAO, 1., 1996, Niteri. Anais. Niteri: Universidade Federal Fluminense, 1996. LOJKINE, Jean. A revoluo informacional. So Paulo: Cortez, 1995.

MACIEL, Alba Costa; MENDONA, Marlia Alvarenga Rocha. A funo gerencial na biblioteca universitria. Disponvel em: <http://www.ndc.uff.br/textos/t033.pdf> Acesso em: 10 maio 2006. MARTINS, Robson Dias. Perfil do bibliotecrio: uma realidade brasileira. Disponvel em: <http://biblioteca.estacio.br/artigos/004.htm>. Acesso em: 10 maio 2006. NASCIMENTO, Ceclia Maria Pereira. A biblioteca universitria hoje: gerencia compartilhada. Disponvel em: <http://snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/t026.doc>. Acesso em: 03 jul. 2005. OLIVEIRA, Jemima Marques de. Ps-graduao para bibliotecrios: educao em permanncia. Revista Informao & Sociedade: estudos, Joo Pessoa, v.9, n.2, jul. 1999. PEREIRA, Ana Maria; RODRIGUES, Renata. A educao continuada do catalogador: o caso da Universidade do Estado de Santa Catarina. Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 7, n. 1, 2002. PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL. Educao continuada. Disponvel em: <http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/pucrs/Capa/AdministracaoSuperior/admsup Proex/proexEducacaoContinuada >. Acesso em: 19 jul. 2008. SILVEIRA, Jlia Gonalves da. Gerenciando bibliotecas universitrias na era da Internet: disponibilizao de informaes e comunicao interativa com usurios, concretizada no site da Biblioteca da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Disponvel em: <http://br.geocities.com/biblioestudantes/128.doc> Acesso em: 10 maio 2006.

__________________
1

Cludia Regina dos Anjos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bibliotecria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Especialista em: Docncia do Ensino Superior. Especialista em: Informao Cientfica e Tecnolgica em Sade. Bacharel em Biblioteconomia e Documentao, cranjos@ig.com.br. 2 Ana Paula da Cruz Calixto, Bibliotecria do Instituto Militar de Engenharia, Especialista em Gesto Estratgica. Bacharel em Biblioteconomia e Documentao, aninhacalixto@ig.com.br. 3 Rita de Cssia Santana Oliveira, Bibliotecria da Escola de Comando Estado-Maior do Exercito (ECEME), Especialista em Gesto da Informao e Inteligncia Competitiva, Bacharel em Biblioteconomia e Documentao, ritaoliveira@bol.com.br. 4 Marlena Hermenegilda Pereira, Bibliotecria do Instituto de Pesquisa da Capacitao Fsica do Exercito (IPCFEX), Especialista em Gesto da Informao e Inteligncia Competitiva, Bacharel em Biblioteconomia e Documentao, lenahp@hotmail.com. 5 Clara Lima e Silva Rubim, Bibliotecria da Faculdade Bezerra de Arajo (FABA), Especialista em Gesto Estratgica, Bacharel em Biblioteconomia e Documentao, csrubim@yahoo.com.br.

Anda mungkin juga menyukai