Anda di halaman 1dari 7

Figuras de sintaxe:

As figuras de sintaxe ou de construo dizem respeito a desvios em relao concordncia entre os termos da orao, sua ordem, possveis repeties ou omisses. Elas podem ser construdas por: a) omisso: assndeto, elipse e zeugma; b) repetio: anfora, pleonasmo e polissndeto; c) inverso: anstrofe, hiprbato, snquise e hiplage; d) ruptura: anacoluto; e) concordncia ideolgica: silepse. Portanto, so figuras de construo ou sintaxe: Assndeto: Ocorre assndeto quando oraes ou palavras deveriam vir ligadas por conjunes coordenativas, aparecem justapostas ou separadas por vrgulas. Exigem do leitor ateno maior no exame de cada fato, por exigncia das pausas rtmicas (vrgulas). Exemplo: "No nos movemos, as mos que se estenderam pouco a pouco, todas quatro, pegando-se, apertando-se, fundindo-se." (Machado de Assis). Elipse: Ocorre elipse quando omitimos um termo ou orao que facilmente podemos identificar ou subentender no contexto. Pode ocorrer na supresso de pronomes, conjunes, preposies ou verbos. um poderoso recurso de conciso e dinamismo.

Exemplo: "Veio sem pinturas, em vestido leve, sandlias coloridas." (elipse do pronome ela (Ela veio) e da preposio de (de sandlias...). Zeugma: Ocorre zeugma quando um termo j expresso na frase suprimido, ficando subentendida sua repetio. Exemplo: "Foi saqueada a vida, e assassinados os partidrios dos Felipes." (Zeugma do verbo: "e foram assassinados...") (Camilo Castelo Branco). Anfora: Ocorre anfora quando h repetio intencional de palavras no incio de um perodo, frase ou verso. Exemplo: "Depois o areal extenso... / Depois o oceano de p... / Depois no horizonte imenso / Desertos... desertos s..." (Castro Alves). Pleonasmo: Ocorre pleonasmo quando h repetio da mesma idia, isto , redundncia de significado. a) Pleonasmo literrio: o uso de palavras redundantes para reforar uma idia, tanto do ponto de vista semntico quanto do ponto de vista sinttico. Usado como um recurso estilstico, enriquece a expresso, dando nfase mensagem. Exemplo: "Iam vinte anos desde aquele dia / Quando com os olhos eu quis ver de perto / Quando em viso com os da saudade via." (Alberto de Oliveira). "Morrers morte vil na mo de um forte." (Gonalves Dias) " mar salgado, quando do teu sal / So lgrimas de Portugal" (Fernando Pessoa).

b) Pleonasmo vicioso: o desdobramento de idias que j estavam implcitas em palavras anteriormente expressas. Pleonasmos viciosos devem ser evitados, pois no tm valor de reforo de uma idia, sendo apenas fruto do descobrimento do sentido real das palavras. Exemplos: subir para cima / entrar para dentro / repetir de novo / ouvir com os ouvidos / hemorragia de sangue / monoplio exclusivo / breve alocuo / principal protagonista. Polissndeto: Ocorre polissndeto quando h repetio enftica de uma conjuno coordenativa mais vezes do que exige a norma gramatical (geralmente a conjuno e). um recurso que sugere movimentos ininterruptos ou vertiginosos. Exemplo: "Vo chegando as burguesinhas pobres, / e as criadas das burguesinhas ricas / e as mulheres do povo, e as lavadeiras da redondeza." (Manuel Bandeira). Anstrofe: Ocorre anstrofe quando h uma simples inverso de palavras vizinhas (determinante/determinado). Exemplo: "To leve estou (estou to leve) que nem sombra tenho." (Mrio Quintana). Hiprbato: Ocorre hiprbato quando h uma inverso completa de membros da frase. Exemplo: "Passeiam tarde, as belas na Avenida. " (As belas passeiam na Avenida tarde.) (Carlos Drummond de Andrade). Snquise:

Ocorre snquise quando h uma inverso violenta de distantes partes da frase. um hiprbato exagerado. Exemplo: "A grita se alevanta ao Cu, da gente. " (A grita da gente se alevanta ao Cu ) (Cames). Hiplage: Ocorre hiplage quando h inverso da posio do adjetivo: uma qualidade que pertence a um objeto atribuda a outro, na mesma frase. Exemplo: "... as lojas loquazes dos barbeiros." (as lojas dos barbeiros loquazes.) (Ea de Queiros). Anacoluto: Ocorre anacoluto quando h interrupo do plano sinttico com que se inicia a frase, alterando-lhe a seqncia lgica. A construo do perodo deixa um ou mais termos - que no apresentam funo sinttica definida - desprendidos dos demais, geralmente depois de uma pausa sensvel. Exemplo: "Essas empregadas de hoje, no se pode confiar nelas." (Alcntara Machado). Silepse: Ocorre silepse quando a concordncia no feita com as palavras, mas com a idia a elas associada. a) Silepse de gnero: Ocorre quando h discordncia entre os gneros gramaticais (feminino ou masculino). Exemplo: "Quando a gente novo, gosta de fazer bonito." (Guimares Rosa). b) Silepse de nmero:

Ocorre quando h discordncia envolvendo o nmero gramatical (singular ou plural). Exemplo: Corria gente de todos lados, e gritavam." (Mrio Barreto). c) Silepse de pessoa: Ocorre quando h discordncia entre o sujeito expresso e a pessoa verbal: o sujeito que fala ou escreve se inclui no sujeito enunciado. Exemplo: "Na noite seguinte estvamos reunidas algumas pessoas." (Machado de Assis).

Figuras de linguagem mais usadas


Paradoxo & Anttese Paradoxo a aproximao de palavras contrrias.

Ex: J estou cheio de me sentir vazio.

Anttese consiste na exposio de palavras contrrias.

Ex: Ele no odeia, ama.

Na explicao do professor Paulo Hernandes fica evidente a diferena entre estas duas figuras de linguagem frequentemente confundidas: "Como podemos ver, na anttese, apresentam-se idias contrrias em oposio. No paradoxo, as idias aparentam ser contraditrias, mas podem ter explicao que transcende os limites da expresso verbal." Catacrese a figura de linguagem que consiste na utilizao de uma palavra ou expresso que no descreve com exatido o que se quer expressar, mas adotada por no haver outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada no ser de uso comum.

Ex: No deixe de colocar dois dentes de alho na comida.

Comparao

Como o prprio nome diz essa figura de linguagem uma comparao feita entre dois termos com o uso de um conectivo.

Ex: O Amor queima como o fogo

Metfora uma comparao feita entre dois termos sem o uso de um conectivo.

Ex: Eu sou um poo de dor e estupidez.

Disfemismo ou Cacofemismo uma figura de estilo (figura de linguagem) que consiste em empregar deliberadamente termos ou expresses depreciativas, sarcsticas ou chulas para fazer referncia a um determinado tema, coisa ou pessoa, opondo-se assim, ao eufemismo. Expresses disfmicas so freqentemente usadas para criar situaes de humor.

Ex: Comer capim pela raiz

Hiprbole ou Auxese a figura de linguagem que consiste no exagero.

Ex: "Rios te correro dos olhos, se chorares!"

Metonmia ou Transnominao a figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relao de semelhana ou a possibilidade de associao entre eles. Definio bsica: Figura retrica que consiste no emprego de uma palavra por outra que a recorda.

Ex: Lemos Machado de Assis por interesse. (Ningum, na verdade, l o autor, mas as obras dele em geral.)

Personificao ou Prosopopia (no Brasil, apenas Prosopopia) uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou aes prprias dos seres humanos.

Ex: O Sol amanheceu triste e escondido.

Perfrase: Consiste no emprego de palavras para indicar o ser atravs de algumas de suas caractersticas ou qualidades.

Ex: Ele o rei dos animais. (Leo) Ex: Visitamos a cidade-luz. (Paris)

Ironia Consiste em apresenta um termo em sentido oposto.

Ex: Meu irmo um santinho(malcriado).

Eufemismo Consiste em suavizar um contexto.

Ex: Voc faltou com a verdade (Em lugar de mentiu).

Anda mungkin juga menyukai