Anda di halaman 1dari 5

COMUNICAA O DE DADOS

1 INTRODUO
Desde os primrdios, a Humanidade desenvolve tcnicas sofisticadas de comunicao, a comear pela prpria fala. Como, ao longo do tempo, se fez necessria a comunicao distncia, logo desenvolvemos a escrita e, posteriormente, fomos capazes de transferir sinais e voz a longas distncias, atravs de conexes mais sofisticadas. Cabe uma leitura cuidadosa na bibliografia para levantar um histrico detalhado dos processos de comunicao. Atualmente, nos localizamos em um cenrio onde a comunicao fundamental para as relaes humanas globais, seja ela verbal, escrita ou a comunicao de dados. Para que qualquer comunicao ocorra, alguns aspectos so fundamentais. Primeiro, necessrio que exista uma mensagem e que haja algum disposto a transmiti-la. Posteriormente, algum deve estar disposto a receber tal mensagem. Uma vez que existam estes trs elementos, a mensagem deve ser enviada atravs de um meio de transmisso e deve haver algumas regras para que esta informao seja transmitida corretamente e chegue at o receptor de forma ntegra, ou seja, no mesmo formato em que foi enviada. Sem perceber, estamos envolvidos neste cenrio em nosso dia a dia. Sempre que voc deseja conversar com algum, tem uma mensagem armazenada em seu crebro. Para envi-la, voc usa a sua voz, falada em portugus. Sua voz trafega pelo ar, por meio de ondas sonoras at chegar ao ouvido do seu interlocutor. Tecnicamente, podemos afirmar, portanto que temos os elementos: transmissor, aquele que envia uma mensagem previamente armazenada; receptor, aquele que recebe a mensagem; meio de transmisso, o canal por onde trafega a informao e protocolo, o conjunto de regras necessrias para que a comunicao ocorra corretamente. Trataremos, em nossa disciplina, basicamente os aspectos relacionados comunicao de dados. Entenda-se por dados, o conjunto de informaes codificadas no formato de bits com diferentes significados: textos, imagens, sons, vdeos.

2 TRANSMISSO DE DADOS QUANTO AO FLUXO


O fluxo refere-se ao sentido no qual os dados trafegam em uma transmisso. Podemos classificar uma transmisso quanto ao fluxo em trs formatos: Simplex: quando a comunicao se d em um nico sentido. Por exemplo, as transmisses das emissoras de rdio e TV. Half-Duplex quando a comunicao se d em dois sentidos, alternadamente. Por exemplo, as comunicaes com walk talk. Full-Duplex: quando a comunicao se d em dois sentidos simultaneamente. Por exemplo, as conversas ao telefone.

FIGURA 1.1 Fluxo de dados (FOROUZAN, 2010)

3 REDES

Nosso estudo est pautado nas redes de computadores. Uma rede nada mais do que um conjunto de mdulos, interligados entre si, atravs de um meio de transmisso, capazes de compartilhar informaes. A comunicao entre os mdulos de uma rede se d de duas formas: Ponto a ponto: onde existe um canal dedicado para a comunicao exclusiva entre dois mdulos. Multiponto: onde um canal pode ser compartilhado para a comunicao entre vrios mdulos. 2

FIGURA 1.2 Tipos de ligaes (FOROUZAN, 2010)

3.1 Topologias

O termo topologia se refere forma pela qual os mdulos de rede esto interligados entre si. Existem quatro topologias possveis: Malha ou totalmente interligada: neste tipo de topologia, todos os ns possuem uma ligao ponto a ponto entre si.

FIGURA 1.3 Topologia em malha (FOROUZAN, 2010) Estrela: neste tipo de topologia, h um n central que interliga todos os demais ns. Este n central conhecido como hub ou switch.

FIGURA 1.4 Topologia em estrela (FOROUZAN, 2010) Barramento: esta topologia se constitui em uma ligao multiponto, onde os mdulos de rede esto conectados a um cabo comum a todos.

FIGURA 1.5 Topologia em barramento (FOROUZAN, 2010) Anel: nesta topologia, os ns so interligados de forma circular e a informao trafega em um nico sentido, passando por todos os ns.

FIGURA 1.6 Topologia em anel (FOROUZAN, 2010)

Podemos, tambm, ter uma topologia hbrida, constituda de uma mistura de duas ou mais topologias.

FIGURA 1.7 Topologia hbrida (FOROUZAN, 2010)

3.2 Modelos de rede

As redes podem ser classificadas, quanto sua abrangncia geogrfica, nas seguintes categorias: LAN (Local Area Network): so as redes tpicas de escritrios e domiclios que no exigem mais do que alguns metros de distncia entre seus mdulos. So os tipos de redes mais simples. MAN (Metropolitan Area Network): so redes com abrangncia intermediria. Normalmente, cobrem reas de um distrito ou uma cidade. WAN (Wide Area Network): so as redes que permitem a transmisso de grandes volumes de dados em reas geogrficas dispersas, como pases e continentes. Terminamos aqui as consideraes introdutrias sobre comunicao de dados e redes de computadores. Agora, verifique as atividades que voc dever realizar sobre esta aula e bons estudos!

Anda mungkin juga menyukai