Anda di halaman 1dari 3

7.

PLANOS/PROGRAMAS DE CONTROLE (GESTO) E MONITORAMENTO AMBIENTAL

7.1. CONCEITUAO
Os planos/programas de controle (gesto) e monitoramento tcnico ambiental constituem-se em elementos bsicos de planejamento e de saneamento ambiental na implantao do projeto, bem como de gerenciamento ambiental durante a fase de operao. A introduo dos equipamentos de infraestrutura e industriais no meio ambiente resultar em

7.2.3. Plano de Desapropriaes e Relocao da Populao Atingida


O plano objetiva assegurar ao Governo do Estado, a propriedade e a posse dos imveis includos na rea do CIP, excetuados aqueles imveis que j foram adquiridos diretamente por empresas em fase de licenciamento ambiental.

7.2.4. Plano de Habitao


O plano objetiva prover habitao temporria e permanente, sendo essa ltima destinada tanto a novos habitantes, chegados de outras regies, quanto aos j residentes locais que se deslocaro para novas residncias, motivados por novas condies de ocupao e renda.

alteraes dos parmetros abiticos, biticos e antrpicos locais e do seu entorno. Ainda, o funcionamento do empreendimento poder refletir em alterao na qualidade ambiental e tambm em mudanas nos comportamentos sociais e econmicos das populaes da rea de entorno. Os programas de controle e monitoramento tcnico ambiental propostos para o CIP so agrupados em Planos de Gesto Ambiental e Planos de Monitoramento, conforme discriminados a seguir.

7.2.5. Plano de Servios Mdicos de Urgncia


Visa a formao de uma estrutura capaz de atendimento mdico ambulatorial e de remoo de feridos ou enfermos. Este plano beneficiar todos os municpios e comunidades da rea de influncia do CIP.

7.2. PLANOS DE GESTO AMBIENTAL 7.2.1. AABC-CIP - Administrao das reas e Bens Comuns do CIP
A AABC-CIP visa identificar as necessidades de aes nas reas de bens e servios comuns do CIP.

7.2.6. Plano de Combate a Incndios


Objetiva a formao de uma estrutura prpria de combate a incndios de grandes propores, alm das brigadas de incndios e emergncias prprias de cada empresa.

7.2.2. Plano de Reordenamento Jurdico e Institucional


Visa definir o destino das APPs originais, bem como de cursos de gua retificados ou, de outra forma, modificados para dutos abertos ou fechados que possam atender as novas demandas de drenagem, buscando, junto aos municpios ocupados pelo CIP, a adequao de seus planos diretores e zoneamentos de ocupao.

7.2.7. Plano de Contingncia para Derrames, Vazamentos Lquidos e Efluentes de Combate a Incndios
necessrio que se elaborem planos de reteno, acumulao, tratamento e disposio final de efluentes, sendo que as empresas devero ter planos prprios locais que se encaixem no plano geral do CIP.

COMPLEXO INDUSTRIAL DO PECM - CIP RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA)

- 7.1

7.2.8. Plano de Recuperao de reas Degradadas


O objetivo principal deste programa promover a recuperao das reas degradadas em decorrncia das atividades de implantao e operao do CIP, por meio da definio e especificao de tcnicas para controle de processos erosivos e recomposio das reas reabilitveis.

7.2.14. Plano de Desmatamento Racional


Tem como objetivo traar as diretrizes do trabalho de remoo da vegetao da rea de implantao do empreendimento, minimizando os impactos decorrentes da ao nos componentes florsticos, faunsticos e antrpicos.

7.2.15. Plano de Proteo e Manejo do Bioma


O Plano de Proteo e Manejo do Bioma tem por objetivo minimizar as adversidades geradas pela implantao do CIP sobre os seres vivos dos ecossistemas terrestres e aquticos e monitorar a evoluo dos ecossistemas de entorno e de suas comunidades biolgicas, identificando as reas ambientalmente sensveis, de forma a adotar medidas de proteo e controle ambiental. da

7.2.9. Plano de Paisagismo Funcional


O plano objetiva a amenizao do clima e da paisagem que resultar da instalao infraestrutura e das indstrias.

7.2.10. Plano Ambiental para Construo das Obras (PAC)


Apresenta as diretrizes e orientaes a serem seguidas pelo empreendedor e seus contratados durante as fases de implantao das obras que compem o empreendimento

7.2.16. Programa de Prospeco e de Resgate do Patrimnio Arqueolgico


Este programa concentra esforos no intuito de localizar stios arqueolgicos no-manifestos no diagnstico inicial e de promover o resgate do material eventualmente presente de acordo com o que determina o Art 4 da Portaria IPHAN N. 230, de 17 de dezembro de 2002.

7.2.11. Plano de Comunicao e Responsabilidade Social e de Relacionamento com a Comunidade


A implementao deste plano tem como objetivo principal o repasse de informaes sobre as principais etapas e aes do empreendimento, estabelecendo um adequado fluxo entre o empreendedor e as comunidades circunvizinhas, proporcionando um dilogo franco e transparente, minimizando, consequentemente, eventuais situaes de conflito.

7.2.17. Programa de Gerenciamento dos Resduos Slidos


Implantar uma gesto dos resduos a serem gerados na implantao e operao do CIP em conformidade com um Sistema de Gesto Total de Resduos, que compreender para a as diretrizes e

7.2.12. Programa de Educao Ambiental


O Programa de Educao Ambiental tem como objetivo fornecer instrues bsicas de preservao e controle do meio ambiente aos seguintes grupos envolvidos no empreendimento: operrios entorno. empregados na implantao; funcionrios do empreendimento e populao do

procedimentos

coleta,

transporte,

acondicionamento, processamento e destinao dos resduos a serem gerados.

7.2.18. Plano de Gerenciamento de Riscos PGR


Tem por finalidade apresentar as aes de preveno de riscos operacionais relacionados

7.2.13. Plano de Proteo do Trabalhador e Segurana do Ambiente de Trabalho


Contm um conjunto de aes que objetivam evitar acidentes e/ou minimizar os danos sofridos pelo trabalhador no caso de ocorrncia dos mesmos. Algumas das aes sugeridas podem ser estendidas aos visitantes da usina.
COMPLEXO INDUSTRIAL DO PECM - CIP RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA)

segurana do CIP, objetivando minimizar o ndice de sinistros e garantir a qualidade dos servios.

7.2.19. Plano de Resposta a Emergncia


Tem por objetivo orientar, disciplinar e determinar os procedimentos a serem adotados durante a ocorrncia de situaes de acidentes ambientais, a - 7.2

fim de mitigar os impactos gerados por derrames de produtos qumicos nas fases de implantao e operao do CIP.

7.3.2. Plano de Monitoramento da Qualidade do Ar


Tem por objetivo avaliar a qualidade do ar na rea de influncia do CIP, servindo para o controle ambiental do processo da produtivo populao e para o o

7.2.20. Programa de Auditoria Ambiental


Consiste em exame sistemtico, peridico, documentado e objetivo, envolvendo anlises, ensaios e confirmaes, de operaes e prticas realizadas em uma empresa (rgo ou entidade) em relao s exigncias ambientais legais, normativas e de polticas internas.

esclarecimento

sobre

acompanhamento da qualidade do ar.

7.3.3. Plano de Monitoramento da Qualidade do Solo


Objetiva identificar alteraes nas caractersticas qumicas e mineralgicas do solo, decorrentes da implantao e operao do empreendimento.

7.2.21. Programa de Compensao Ambiental


Prev a destinao de recursos financeiros para a compensao ambiental decorrente dos impactos causados pela implantao de empreendimento e pela utilizao de recursos ambientais conforme estabelecem as leis federias e estaduais.

7.3.4. Plano de Monitoramento da Quantidade e da Qualidade dos Sedimentos


Identificar e avaliar riscos de contaminao ambiental com origem na infraestrutura ou em estabelecimentos industriais, quer por acidentes, quer por prticas inadequadas.

7.2.22. Plano de Reso de gua


Este plano visa buscar formas economicamente viveis de se utilizarem efluentes lquidos, para fins selecionados, que permitam reduzir-se a demanda do CIP por gua bruta.

7.3.5. Plano de Monitoramento do Nvel de Rudos e Vibraes


Visa fornecer suporte para o controle do nvel de rudos gerados na rea atravs da aplicao de medidas mitigadoras e de controle, as quais devero atuar diretamente na fonte emissora.

7.2.23. Plano de Uso de Lodos


Objetiva buscar formas economicamente viveis de se utilizarem lodos de ETEs e de ETAs, aps dessecados, para sua utilizao econmica, em lugar de deposit-los em aterros sanitrios.

7.3.6. Plano de Monitoramento Biolgico


Colecionar informaes para subsidiar a execuo do Plano de Proteo e Manejo do Bioma, com a finalidade de relacionar a evoluo biolgica do territrio do CIP e seu entorno com as possveis causas dessa evoluo.

7.3. PLANOS DE MONITORAMENTO 7.3.1. Plano de Monitoramento da Qualidade da gua


Contemplar o monitoramento e avaliao da qualidade das guas superficial e subterrnea presentes na rea de influncia do CIP, alm da avaliao peridica da vazo dos corpos de guas superficiais e do nvel das guas subterrneas.

7.3.7. Plano de Monitoramento da Qualidade de Efluentes e Lodos de ETAs e de ETEs


O plano objetiva conhecer o funcionamento das ETAs e ETEs, como forma de alerta para eventual mau funcionamento dessas unidades.

COMPLEXO INDUSTRIAL DO PECM - CIP RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA)

- 7.3

Anda mungkin juga menyukai