Anda di halaman 1dari 58

CINTIA CRISTINA CORDEIRO DAMASCENO GILLYS VIEIRA DA SILVA

AS VOZES SILENCIADAS DOS NEGROS NA LUTA PELA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL

BELM -PA 2006

CINTIA CRISTINA CORDEIRO DAMASCENO GILLYS VIEIRA DA SILVA

Monografia apresentada como exigncia final do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia sob orientao do Prof. Dr. Salomo Mufarrej Hage e Co-orientado pelo Prof. Dr. Orlando Nobre de Souza.

BELM 2006

3 DEDICATRIA Quero dedicar este trabalho a todos que me ajudaram a chegar at aqui: minha me, aos meus irmos (Gilmar e Rodrigo) e ao meu pai. minha famlia (av, tias, primos e primas) por acreditar que um dia essa vitria seria possvel. s minhas amigas de curso, meninas vocs estaro para sempre em meu corao. s minhas amigas de vida: Adriana, Dani, Joseane, Michele, Simone e Thas, espero poder ser amiga de vocs para sempre . (Cntia Damasceno).

Dedico este trabalho as pessoas que contriburam direto ou indiretamente para a realizao deste sonho de cursar e concluir uma graduao. Essa dedicatria vai para os meus tios Carlos Rivaldo e Maria Lucia que acreditaram no meu potencial e me deram a oportunidade de continuar meus estudos, a minha me Maria de Ftima que esteve sempre ao meu lado me dando fora na superao dos obstculos, o meu grande amor Luciano Rodrigues que foi compreensivo com minhas ausncias e minha av querida Alzira Gomes que tanto amo e admiro. (Gillys Silva)

4 AGRADECIMENTOS Primeiramente gostaria de agradecer a Deus pela sua presena constante na minha vida, sem ele nada possvel. minha me por tudo que , fez e faz na minha vida, sem sombra de dvida a minha maior incentivadora. minha av e ao meu pai. minha famlia, apesar dos nossos problemas, so uma das minhas maiores fontes de apoio. Ao professor Orlando Souza pelo apoio que me deu no decorrer do curso. Valmira Arajo pela motivao e confiana em mim. Ao meu vizinho e amigo Paulo, uma das primeiros pessoas a acreditar em mim. meus amigos que tanto fizeram parte da minha vida nesses quatro anos: Andresa, Carlos Prestes, Camila, Dayse, Elane, Graciela, Luciene e Thas. Obrigada por tudo. E Gillys em especial, pois sem a sua ajuda e participao, a realizao desse trabalho no seria possvel. (Cintia Damasceno)

Em primeiro lugar agradeo a Deus por ter me iluminado e acompanhado todo esse processo conduzindo e ajudando a superar os obstculos. com imensa gratido que cito aqueles que contriburam na a construo e enriquecimento deste trabalho: Aos professores Salomo Hage, Jacqueline Freire, Orlando Souza que esteve conosco fomentando nossas discusses, pois em cima delas conseguimos enriquecer nosso trabalho. As nossas amigas Andresa Forte, Dayse Costa, Luciene Saraiva, Camila Lobato e Graciela Ramos que nos acompanhou em boa parte do curso e proporcionaram momentos muito agradveis. (Gillys Vieira da Silva)

5 RESUMO
O presente trabalho apresenta um diagnstico sucinto acerca da realidade da populao negra no Brasil e discute perspectivas e reivindicaes do movimento negro para uma real insero dessa populao na sociedade brasileira. Nele explicitamos a trajetria dos negros a partir de sua chegada no Brasil no perodo da escravido, analisamos os dados do IBGE referentes s condies socioeconmicas e educacionais dos mesmos na sociedade atual e apresentamos algumas conquistas obtidas atravs de mobilizaes dos negros na luta por uma igualdade racial no Brasil e no mundo. Intencionamos com esse estudo, compreender as relaes existentes entre a forma como o negro chegou ao nosso pas com a sua realidade atual, e as possveis contribuies no combate ao racismo a partir das polticas de aes afirmativas, e em especial, a criao da Lei 10.639/03, que institu a incluso do ensino da histria e da cultura africana nas escolas brasileiras. Palavras Chaves: Educao, Negro, Identidade e Aes Afirmativas.

6 ABSTRACT
The present work presents a diagnosis brief concerning the reality of the black population in Brazil and argues perspective and claims of the black movement for one real insertion of this population in the Brazilian society. In it we explicitamos the trajectory of the blacks from its arrival in Brazil in the period of the slavery, we analyze the data of the referring IBGE to the socioeconmicas and educational conditions of the same ones in the current society and present some conquests gotten through mobilizations of the blacks in the fight for a racial equality in Brazil and the world. Intencionamos with this study, to understand the existing relations between the form as the black arrived at our country with its current reality, and the possible contributions in the combat to racism from the politics of affirmative actions, and in special, the creation of Law 10,639/03, that I instituted the inclusion of the education of history and the African culture in the Brazilian schools. Words Keys: Education, Black, Affirmative Identity and Actions.

7 SUMRIO

INTRODUO ----------------------------------------------------------------------------------1

CAPITULO I A TRAJETRIA DOS NEGROS NO BRASIL 1.1 Porque vieram e como viviam os negros ao Brasil? ---------------------------6 1.2 - O processo de abolio da escravido e a participao dos negros nesse movimento-----------------------------------------------------------------------------------12

CAPITULO II - A SITUAO DO NEGRO NO BRASIL 2.1 - A realidade socioeconmica e educacional e suas implicaes para a construo da identidade negra brasileira -----------------------------------------------18 2.2 A participao do movimento negro na luta por uma igualdade racial----23

CAPITULO III NOVAS PERSPECTIVAS PARA A POPULAO NEGRA NO BRASIL 3.1 Polticas de ao afirmativas: o que vem sendo feito no Brasil-------------29 3. 2 - A lei 10.639/03: um debate acerca do Multiculturalismo ---------------------36

CONSIDERAES FINAIS-----------------------------------------------------------------45

REFERNCIAS---------------------------------------------------------------------------------47

8 INTRODUO

O presente trabalho objetiva discutir sobre a realidade atual da populao negra no Brasil, e os possveis avanos conquistados pelo movimento negro e outras instituies referentes a questes raciais. A pertinncia dessa discusso se justifica pelo fato dos negros ainda no terem alcanado sua real insero na sociedade brasileira, pois os indicadores sociais atuais revelam que mesmo aps vrios anos do fim da escravido, a maioria dos negros ainda se encontra entre as camadas menos favorecidas da populao. O perodo da escravido no Brasil deixou marcas profundas na populao negra, e at hoje muitas dessas marcas exigem muitos esforos e mesmo tempo para serem superadas. Apesar do discurso que impera na mdia e em outros segmentos da sociedade, ressaltando que vivemos uma situao de democracia racial no Brasil, os negros vivenciam cotidianamente muitas situaes de racismo e discriminao. Essa realidade apresentada muito nos tem inquietado e a partir desse sentimento optamos estudar essa temtica, estimuladas pelo contato com a temtica do negro e educao, atravs da insero no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educao do campo na Amaznia - GEPERUAZ e do desenvolvimento de um plano de trabalho de iniciao cientfica junto ao CNPQ, intitulado A realidade educacional das escolas inseridas em comunidades remanescentes de quilombos no Estado do Par, que integra o projeto Currculo e Inovao: Transgredindo o Paradigma Multisseriado nas Escolas do Campo na Amaznia, desenvolvido pelo GEPERUAZ, com apoio financeiro do CNPq, com o

9 objetivo de diagnosticar a realidade educacional do meio rural, no Estado do Par. No mbito dos projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em questo, temos procurado investigar as comunidades remanescentes de quilombos, que se incluem no conjunto de populaes tradicionais que vivem no campo no Estado do Par com vistas a conhecer com mais sistematicidade a histria de um povo que tanto contribuiu para o Brasil ser hoje o que , e para ns sermos o que somos. nossa inteno acompanhar mais de perto toda uma construo e vivncia de um processo de autoconhecimento, auto-afirmao de raa1, cor, e de origem histrica-social, e na percepo da importncia da luta pelos direitos dos negros e dos demais oprimidos na sociedade. A relevncia do estudo e da investigao sobre essa temtica se justifica ainda, entre outras questes no atual contexto, pelo surgimento cada vez maior de polticas pblicas, principalmente no mbito educacional, direcionadas para a populao afro-descendente, com a finalidade em tese, de corrigir e minimizar os efeitos de polticas altamente discriminatrias e excludentes que vem sendo implantadas para essas populaes desde a nossa colonizao; ao mesmo tempo em que os estudos que envolvem essa problemtica ainda so muito limitados. Partimos do pressuposto, que a educao pode se constituir numa grande estratgia para se afirmar as diferenas contribuindo para o enfrentamento e superao da discriminao e do preconceito racial, pois apostamos que ela

1 ... Raa uma construo poltica e social. a categoria discursiva em torno da qual se organiza um sistema de poder socioeconmico de explorao e excluso. (HALL, 2003, p. 63)

10
(...) constitui-se um dos principais ativos e mecanismos de transformao de um povo e papel da escola, de forma democrtica e comprometida com a promoo do ser humano na sua integridade, estimular a formao de valores, hbitos e comportamento que respeitem as diferenas e as caractersticas prprias de grupos e minorias. Sim, a educao essencial no processo de formao de qualquer sociedade e abre cominhos para a ampliao da cidadania de um povo. (RIBEIRO, 2004, p. 8)

A metodologia adotada para a realizao das analises referentes ao tema: Das Vozes silenciadas para a luta por uma igualdade racial no Brasil, suscitou grandes discusses entre os membros do grupo de pesquisa na perspectiva de compreendermos mais detalhadamente a real situao dos negros no pas na busca pela igualdade racial, resultando na definio de uma pesquisa em varias etapas, que sero explicitadas a seguir: A pesquisa bibliogrfica foi utilizada na realizao de diversas leituras, fichamentos e elaborao de textos, com o propsito de reunir as referncias tericas necessrias anlise das informaes coletadas durante o estudo. As fontes pesquisadas nessa etapa do estudo foram livros, artigos e outras publicaes que versam sobre a temtica em foco e que encontramos na Internet e em bibliotecas de instituies pblicas e privadas de nosso Estado e em instituies no governamentais que esto citadas na bibliografia que compe este trabalho. A pesquisa documental se concretizou atravs de um levantamento de determinados documentos que abordam a realidade educacional e

socioeconmica da populao negra no Brasil e no Estado do Par, como as informaes do IBGE, INEP e outros rgos e entidades, com o objetivo de reunir

11 dados sobre a vida das pessoas negras e as novas propostas desenvolvidas na rea, como o caso de atividades voltadas para compreenso da cultura, autoafirmao enquanto negro e polticas de aes afirmativas. Durante o estudo realizamos uma anlise critica de todo o material reunido atravs da investigao, que se orientou por uma abordagem qualitativa, sem, contudo, desprezar a utilizao da perspectiva quantitativa, na medida em que coletamos um conjunto significativo de dados estatsticos necessrios para compor o diagnstico da realidade das populaes negras no Brasil. Os dados coletados foram oriundos de rgos governamentais e no governamentais como a INEP, IBGE, IPEA e etc. Durante o processo desta etapa de construo do TCC participamos de vrios eventos em Belm, os quais estavam centrados na discusso sobre a populao negra e sobre a diversidade cultural, como o caso da Jornada Internacional Poltica, Territrio e Arte: Quilombolas no Brasil e na Amrica Latina, da I Conferncia por uma igualdade racial e etc. Esses eventos reuniram estudantes, educadores, pesquisadores, ONGs e interessados na temtica em foco nessa pesquisa e ao mesmo tempo oportunizaram o acesso a relatos de educadores e educadoras das comunidades quilombolas como tambm o contato com profissionais especialistas no estudo das populaes negras. Os relatos e experincias socializadas durante os eventos tambm contriburam significativamente para o desenvolvimento da pesquisa, ampliando as informaes obtidas sobre essas populaes. Em termos de organizao, o trabalho que estamos apresentando, explicita no primeiro captulo uma contextualizao histrica acerca da trajetria do negro no Brasil, enfatizando a importncia dos movimentos negros de

12 resistncia escravido, em especial a formao dos quilombos, na derrubada desse sistema que tantos prejuzos trouxe populao negra do Brasil e do mundo. No segundo captulo abordamos a respeito da participao dos movimentos negros na conquista dos direitos dos negros enquanto cidados e do muito o que se tem a percorrer, no sentido de combater a realidade demonstrada por varias pesquisas realizadas no Brasil, referentes a realidade social, econmica e educacional. No terceiro capitulo retratamos algumas dessas conquistas, a partir da criao da lei 10.639/03 que institui o ensino da historia da populao afrodescente nas escolas brasileiras e a implantao no Brasil de polticas de aes afirmativas, que tantos benefcios trouxeram para as populaes atendidas em outras experincias ao redor do mundo.

CAPITULO I - A TRAJETRIA DOS NEGROS NO BRASIL 1.1 POR QUE VIERAM E COMO VIVIAM OS NEGROS NO BRASIL?

O Captulo a ser apresentado a seguir visa discutir um pouco a respeito da trajetria da chegada da populao negra no Brasil, demonstrando a importncia de suas mobilizaes para a conquista da Abolio da Escravido. Quando investigamos sobre a realidade vivenciada pelos negros no Brasil hoje, identificamos um conjunto de estatsticas preocupantes referentes a questes como: racismo, escolaridade, desigualdade social, violncia etc. E essa situao est intrinsecamente relacionada maneira, pela qual, o negro chegou

13 ao territrio brasileiro. Por esse motivo, para uma melhor compreenso dessa realidade, fez-se necessrio delinear a trajetria histrica dos negros no Brasil, buscando identificar os fatores que influenciaram significativamente na sua construo. Com o descobrimento do Brasil e o fracasso da escravizao da mode-obra indgena, que ocorreu devido o fato, de os ndios, no se adaptarem ao ritmo de trabalho imposto nos engenhos de acar, os portugueses resolveram investir no trfico negreiro, que era uma atividade bastante lucrativa na poca, e que possua o advento de os negros tal como os portugueses serem desconhecedores do territrio recm descoberto e possurem noes de agricultura. Muitos negros escravizados no seu pas de origem eram oriundos de diferentes povos e at de tribos rivais. Este fator tinha grande influncia na comunicao entre os escravos, j que por eles no falarem a mesma lngua ou dialeto, contribua para minimizar a possibilidade de fugas e rebelies. Os negros vieram para o Brasil de diversas regies do continente africano, sendo remanescentes basicamente de trs povos: Bantos (da regio que compreende hoje a Angola, Congo, Moambique), Sudaneses (Senegal, Gmbia, sul da Nigria e costa do Marfim) e Guineesis-sudaneses (Guin e Norte da Nigria). (CEDENPA, 1988) Como escravos, os negros viajavam em precrias condies de higiene e alimentao, sendo amontoados em pores sujos de navios, os chamados tumbeiros, recebendo pouco alimento que algumas vezes estava at mesmo estragado, causando a morte de muitos indivduos durante a viagem. A falta de

14 gua potvel tambm era um elemento desencadeador das mortes, pois a ausncia de nutrientes necessrios para a sobrevivncia do individuo criava um ambiente propicio para a contrao de doenas, que acabavam sendo fatais. Estimava-se assim, que se os portugueses tivessem a necessidade de 200 (duzentos) escravos no Brasil, era demandada a busca e compra de 400 (quatrocentos), considerando a mortandade ao longo do percurso. Ao chegarem ao Brasil, os negros escravizados eram vistos pela sociedade como mercadorias, reduzidos a objetos de lucro, desumanizado e manipulado desde o comeo do trfico, conforme nos revela CHIAVENATO
Os negros eram pesados e medidos. Eram peas da frica chamados de sopro de vida e flegos vivos. A forma de comercializ-los denuncia o processo desumanizador: no se vendia um, dois, cinqenta negros vendia-se peas. Uma pea no significava um escravo, como uma tonelada no, representava mil quilos de negros. (CHIAVENATO, 1999, p. 41)

Mesmo vivenciando situaes como essas, os negros durante o perodo do escravismo brasileiro, foram responsveis praticamente por todo o trabalho produzido no Brasil. Podemos at dizer que o escravismo negro foi um dos sustentculos da lavoura canavieira e do ciclo da minerao do pas. Nesse sentido importante ressaltar que os negros assumiram diferentes tarefas, de acordo com a necessidade do local em que viviam, e na verdade o escravo era visto como a pea fundamental de todo o trabalho. Havia aqueles que trabalhavam nas plantaes (de acar, de cacau, algodo entre outros), nas minas, alguns escravos de aluguel (tambm chamados de escravos de ganho), que na maioria das vezes possuam um tipo de ofcio (carpintaria etc.), algumas escravas alugadas para a prostituio, os escravos domsticos

15 (cozinheiro, ama-de-leite, zelador, mucama etc.) que trabalhavam na casa do senhor2 e de sua famlia, onde estes eram docilizados para serem bastante obedientes. Os escravos apesar de assumirem funes diferentes no trabalho possuam em comum algumas caractersticas como, as condies de vida, que eram precrias, as longas jornadas de trabalho, sem direito a dias de folgas, alm de intensos maus-tratos. As punies sofridas pelos escravos eram intensas, onde algumas vezes os donos obrigavam um escravo a chicotear o seu semelhante, em troncos que ficavam em vias pblicas, os chamados pelourinhos. A crueldade era tanta que, depois de serem chicoteados, tinham as suas feridas cobertas com sal, vinagre e pimenta, e quase sempre no resistiam a essas condies absurdas de castigos e acabavam morrendo. Esses castigos eram autorizados pelas ordenaes e leis do reino de Portugal que em 1663 instruram os senhores sobre como tratar o negro merecedor de punio. Os castigos como surras com pedras, paus ou tijolos no eram permitidos devido preocupao de no causar estragos, j que isso ocasionaria uma desvalorizao da mercadoria. Essa preocupao foi

demonstrada tambm pelo padre Joo Antnio Andreoni (1649-1716), que, em cultura e opulncia do Brasil publicada sob o pseudnimo de Andr Joo Antonil, recomendava aos feitores que moderassem os castigos porque o escravo era de muito prstimo e valia muito dinheiro.

2 Nome dado ao proprietrio de engenhos e de escravos na poca.

16 Alguns escravos dormiam em Senzalas, que eram muitas das vezes pores ou galpes, nas quais viviam amontoados, em pssimas condies de higiene. No possuam vestimenta e alimentao adequada, apesar do trabalho estafante realizado durante o dia. Para piorar a situao eram comuns s utilizaes, por parte dos senhores, das escravas para fins sexuais, elas acabavam engravidando, provocando o aumento do nmero de escravos. Vivenciando essas situaes cruis, o perodo de vida til de um escravo a servio do seu senhor era mais ou menos de 6 (seis) anos e por isso havia a necessidade de uma contnua reposio de escravos, o que contribua para intensificar o trfico negreiro. interessante notar que ao contrrio do que durante muito tempo os livros didticos deram a entender, os negros no aceitavam passivamente essa situao, eles lutavam e muito. Os escravos resistiam de diversas maneiras fossem atravs de fugas e da prpria manuteno das danas, da msica, da religio, da cultura, enfim de tudo aquilo que foi herdado dos seus antepassados e eles conseguissem manter, porque

Onde houve escravido houve resistncia. E de vrios tipos, mesmo sob a ameaa do chicote, o escravo negociava espao de autonomia com os senhores ou fazia corpo mole no trabalho, quebrava ferramentas, incendiava plantaes, agredia senhores e feitores, rebelava-se individual e coletivamente. (REIS, 1996, p. 9)

Apresentamos ainda como destaque, a manifestao daqueles escravos que participaram de diversas rebelies, como a Balaiada no estado do Maranho,

17 a Cabanagem no Estado do Par e tambm os que foram para a Guerra do Paraguai, onde milhares morreram defendendo o Brasil. Na Amaznia, em especial na cidade de Belm, o inicio da presena dos negros se deu por volta de 1669, quando capital do Par, trouxeram cinqenta negros, destinados ao trabalho agrcola nos latifndios. Isto aconteceu muito antes da fundao (1755) da primeira Companhia Geral de Comrcio do Maranho, o que, por intermdio da coroa portuguesa, mediante o Marqus de Pombal, tornou oficial a entrada dos negros, a fim de fornecer mo-de-obra agricultura, bem como garantir fora de trabalho para as construes de prdios pblicos e militantes. A segunda Companhia Geral do Comercio do Gro-Par e Maranho, durante 22 anos trouxe para o Estado do Par 10 mil africanos. Vale ressaltar que a escravido negra na Amaznia foi uma das menos expressivas no pas em termos quantitativos comparados as outras regies. Contudo, o papel dos escravos nas formas originais de vida e de adaptao na Amaznia no foi menor. O tratamento dado aos escravos na Amaznia no diferenciou muito do restante do Pas, e para combater situaes como essas, alguns escravos se organizaram em Quilombos, que eram comunidades criadas pelos prprios negros como formas de resistncia escravido, os quais possuam mtodos de sustentao e organizao prprias, geralmente localizadas em terra frteis e de difcil acesso. Eles simbolizavam a ptria africana no Brasil e um ncleo de

liberdade para os nascidos aqui.

18 O mais famoso e importante Quilombo que existiu no pas foi o de Palmares, localizado na Serra da Barriga, na regio que hoje compreende o estado de Alagoas. Ele durou cerca de 100 (cem) anos e chegou a ter prximo de 30.000 (trinta mil) pessoas, Palmares nasceu de escravos fugidos que se estabeleceram na zona da mata, cerca de setenta quilmetros a Oeste do litoral, no inicio do sculo XVII. (FUNARI, 1996). Devido ao seu tamanho e significncia esse quilombo foi alvo de inmeros ataques, realizados por parte dos Senhores que objetivavam a sua destruio, e para isso, foram realizadas cerca de 40 (quarenta) expedies contra Palmares. O lder mais conhecido desse quilombo foi Zumbi, que apesar de ter nascido l, foi criado sobre a tutela de um padre na cidade. Palmares foi destrudo atravs de um levante organizado por Domingos Jorge Velho, um dos mais famosos heris bandeirantes do Brasil. Depois de morto no dia 20 de novembro de 1695, Zumbi foi castrado e teve seu pnis enfiado em sua boca, e ainda teve a sua cabea exposta em local pblico no centro da cidade do Recife, a derrota de Palmares no representou o fim dos quilombos: os negros continuaram a fugir das senzalas, agrupando-se no mato e a lutando pela liberdade, at a abolio (CHIAVENATO, 1999). Por todas essas situaes explicitadas anteriormente, Zumbi representa um smbolo do combate escravido, por ter lutado at a morte, pelo direito dos negros de terem uma vida livre, igualitria e digna de qualquer ser humano.

1.2 O PROCESSO DE ABOLIAO DA ESCRAVIDO E A PARTICIPAO DOS NEGROS NESSE MOVIMENTO

19

O processo de abolio veio a ocorrer 350 anos depois do seu incio no Brasil, e antes desse fato se concretizar, houveram varias maneiras dos escravos se libertarem, uma delas era se o senhor de escravos concedesse a estes, um documento livrando-os da escravido, que era a chamada carta de alforria. Outra maneira seria a do escravo comprar a sua prpria liberdade, o que acabava sendo muito difcil, j que eles no recebiam nenhuma remunerao pelos servios prestados. Depois de algum tempo surgiram irmandades, que juntavam dinheiro para comprar a liberdade de seus associados e de pessoas ligadas a elas. Essas associaes geralmente eram formadas por escravos domsticos. Mesmo depois de liberto3, o negro no era livre realmente, pois se desobedecesse a determinadas leis, poderia voltar a ser escravo. Aps a independncia do Brasil, em 1822, ao contrrio do que aconteceu em alguns pases da Amrica Latina, aps deixarem de ser colnias e se tornarem independentes, no houve o fim da escravido, devido aos interesses polticos da poca, que fez com que ela s viesse a ocorrer 66 (sessenta e seis) anos depois. O processo de abolio foi lento e demandou uma srie de medidas. Porm necessrio ressaltar que esse processo no ocorreu, no sentido de atender aos anseios e necessidades da populao negra, mas sim, os das classes dominantes do Brasil.

3 O termo encontra-se entre aspas, pois acreditamos que o negro no foi e no est liberto at hoje desse sistema opressor do qual foi vtima por muitos anos.

20 A Inglaterra desde o ano de 1810 vinha pressionando o governo brasileiro para a extino do trfico de escravos, cujo pas vivia um perodo de revoluo industrial, e tinha interesse nas matrias-primas obtidas no continente africano, e para isso, era necessria a fixao da populao da regio. Atendendo a essas exigncias, o Brasil que desde essa poca Brasil j era subordinado s grandes potncias, aprovou em 1850 a Lei Eusbio de Queiroz, que proibia o trfico de escravos negros africanos para o Brasil e estabelecia punies bastante severas para quem a desobedecesse. Essa determinao foi complementada pela Lei Nabuco de Arajo de 1854, que autorizava a Marinha a punir os traficantes, o que fez com que o preo dos escravos comeasse a subir exorbitantemente. A campanha para o fim da escravido foi intensificada nos fins da dcada de 1870 e incio da de 1880, e contou com a participao de intelectuais e militares da poca, que aps a Guerra do Paraguai mudaram a sua forma de pensar sobre os escravos, com quem lutaram lado a lado, se recusando a no cumprir mais o papel de capites-do-mato4 em busca dos negros fugitivos. Alm dessa presso interna o Brasil sofria uma grande presso externa, pois desde 1870 era o nico pas independente a manter o sistema de escravido em seu territrio. Devido a esses fatores o governo brasileiro comeou a adotar uma srie de medidas conciliatrias, tentando conter a situao. Uma dessas medidas foi a Lei Rio Branco, mais conhecida como Lei do Ventre Livre, que atribua a liberdade aos filhos de escravos nascidos aps 28 de setembro de 1971 (data de
4 Assim eram chamadas as pessoas que trabalhavam como verdadeiros caadores de escravos fugitivos.

21 promulgao da lei), e impunha ao senhor, a obrigatoriedade de cri-los at a idade de 8 (oito) anos. Aps esse perodo eles tinham a opo de ficar at 21 anos, trabalhando com o escravo para eles, ou receber uma indenizao do governo. As crianas que ficavam com o governo, eram colocadas em orfanatos, ou eram dadas como escravas a outros proprietrios de escravos. Essa lei surgiu apenas para acalmar os nimos abolicionistas, pois o que visava realmente era o incentivo reproduo de escravos, o que era necessrio no atual momento, tendo em vista que o trfico de escravos estava proibido no Brasil. Na cidade do Rio de janeiro no ano de 1880 foi fundada a sociedade Brasileira contra a Escravido, e ao mesmo tempo comearam a surgir diversas associaes abolicionistas em vrias provncias5 do pas. O Cear, em 1884, se tornou primeira provncia brasileira a libertar os seus escravos. Concomitante a esses movimentos, os quilombos prosperavam, pois era cada vez maior o nmero de escravos que conseguiam fugir para esses lugares, o que muito contribuiu para desgastar o regime escravista brasileiro, se constituindo ento, como uma das mais expressivas e importantes formas de resistncia negra escravido. Outra vitria obtida pelo movimento abolicionista foi a Lei do Sexagenrio de 1885 (Lei Saraiva - Cotegipe) que libertava os escravos com mais de 60 anos. notrio que com o ritmo de vida levado pelos escravos foram poucos os que puderam ser beneficiados por essa determinao. Apesar de ser

5 A diviso administrativa no segundo Reinado no Brasil dividia o pas em provncias.

22 muito importante, ela surgiu mais como uma forma de beneficiar novamente a classe dominante, do que para beneficiar os mais interessados nessa questo. Alm de se desobrigarem de cuidar de um escravo com idade elevada e de pouca serventia para o trabalho, os senhores ainda recebiam uma indenizao do governo, suficiente para efetuar a compra de seis escravos novos. Os negros tambm tinham que ficar nas mos dos senhores por mais trs anos, que era o prazo dado pelo governo aos donos para libert-los, depois disso a grande maioria era abandonada prpria sorte. E se os donos quisessem poderiam ficar com os ex-escravos assumindo o compromisso de aliment-los e socorr-los em caso de doena, sendo que isso era muito difcil de ocorrer. Ressalta-se ainda que na idade em que se encontravam os escravos um grande nmero deles resistia a essa libertao, devido falta de perspectiva de sustentao e de vida. Nesse mesmo perodo, o preo do acar na Europa foi diminuindo e conseqentemente os lucros dos senhores de engenho, que no conseguindo mais manter os seus escravos, comearam tambm a pressionar o governo para a abolio. Em 1888 a Princesa Isabel, que governava o Brasil naquela ocasio, assinou uma lei que recebeu o nome de Lei urea, que decidia acabar com a escravido no Brasil. Esse acontecimento, segundo determinadas interpretaes, no passou de uma estratgia poltica da classe dominante para superar as crises que o pas estava enfrentando, e uma delas estava relacionada com o nmero elevado de negros no Brasil. Assim, Infelizmente o que resultaria em uma conquista muito significativa e ansiada pela populao negra, acabou se tornando

23 um caos na vida dos agora denominados ex-escravos, pois aliada a abolio do sistema escravista, o governo desenvolveu polticas que visavam substituio dessa fora de trabalho por imigrantes europeus. Por isso a situao do negro ficou ainda mais difcil, devido impossibilidade de concorrncia com essa fora de trabalho mais qualificada e aceita na sociedade, o que traz conseqncias at os dias de hoje. Essa postura teve como base, a ideologia do branqueamento, a qual consubstanciou o debate racista do fim do sculo XIX, e consistia no pensamento, de que, a superioridade branca e o desaparecimento gradual dos negros resolveriam o problema racial brasileiro, tendo em vista, que a elite branca, se sentia incomodada com o nmero de negros que residiam no pas. Essa concepo hierarquizava as diversas raas brasileiras, e nesse contexto o branco era melhor que o mulato (mestio), que por sua vez era melhor que o negro. Por isto o branqueamento racial no s promoveu a diviso interna entre os no negros, como tambm se encontra base das manifestaes de preconceitos de mulato ascendentes contra os negros (HASENBALG, 1977). Outro pensamento ideolgico que ajudou a fomentar o debate racista no Brasil e mascarar as dificuldades enfrentadas pelos negros na sociedade brasileira, foi o mito da democracia racial, que veio a substituir o iderio do branqueamento e defendia a idia da inexistncia de preconceito racial no Brasil, partindo do pensamento de que por sermos descendentes de diferentes povos no possumos uma nica raa, e por isso as oportunidades eram iguais para todos os brasileiros. Em outras palavras, essa posio fazia crer que as posies que o negro ocupava (que eram e continuam sendo inferiores) eram de sua inteira

24 responsabilidade. Os defensores dessa corrente diziam que os preconceitos que existem no Brasil so referentes pobreza, esquecendo-se de considerar que a maioria dos negros so pobres. Essa dimenso ideolgica serviu durante muito tempo para ocultar a ausncia de polticas pblicas para a melhoria das condies de vida da populao afrodescente no Brasil, tendo em vista que, no havendo

discriminaes no haveriam razes para a existncia de polticas pblicas para combat-las. E apesar de o movimento negro muito questionar essa postura das polticas pblicas brasileiras por um longo perodo, praticamente nada foi feito pelas autoridades competentes a esse respeito. Essas situaes que o negro vivenciou durante a sua trajetria no Brasil, desde a escravido at os dias de hoje, trouxeram inmeras conseqncias negativas para a populao afro-descendente, que refletem em algumas estatsticas que sero apresentadas a seguir, ao tempo que possibilitou tambm a construo de um movimento negro atuante e reivindicador de transformaes sociais. CAPITULO II - A SITUAO DO NEGRO NO BRASIL 2.1 - A REALIDADE SOCIOECONMICA E EDUCACIONAL E SUAS IMPLICAES BRASILEIRA PARA A CONSTRUO DA IDENTIDADE NEGRA

Este captulo tem por objetivo abordar as dificuldades que o negro enfrenta para uma real insero na sociedade brasileira e as reivindicaes propostas pelo movimento negro para o combate a essa realidade.

25 O processo de conquista dos direitos dos negros ao longo dos tempos no foi uma tarefa fcil, haja vista que eles por muitos anos, desde o perodo escravocrata tm sido excludos da sociedade brasileira. A abolio da escravatura, apesar de representar um momento muito importante na histria dos negros no Brasil, no conseguiu propiciar condies econmicas, sociais e educacionais para que estes pudessem alcanar melhores condies de vida. As reformas social, agrria e educacional, como tambm as estimuladas pelos abolicionistas da poca acabaram no se concretizando. No mercado de trabalho, os ex-escravos eram obrigados a concorrer com a mo-de-obra branca e qualificada para trabalhar nas fabricas e fazendas o que ocasionou uma concorrncia desleal, que prejudicou e ainda prejudica a populao negra at a atualidade. Esses e outros fatores geraram uma marginalizao do negro na sociedade brasileira, que pode ser percebida, atravs dos indicadores sociais explicitados pelo IBGE, PNDA 2000, que demonstram que mesmo a populao negra ( formada por pretos e pardos) representando 47,3% da populao brasileira, em outros setores da sociedade, no consegue atingir a mesma proporo. Atualmente o nmero de pessoas negras vivendo abaixo da linha da pobreza, em relao s pessoas brancas, passou de menos que o dobro no comeo da dcada de 1990 para mais que o dobro na segunda parte dessa dcada. E alm disso, entre os 10% mais pobres do pas 67,8% so negros e 32,2% brancos, e segundo o IPEA no Brasil 64% dos pobres e 69% dos indigentes

26 so negros. Esses dados, apesar de pequenas alteraes, podem ser

confirmados aps a anlise da seguinte tabela baseada na PNDA de 1999, que demonstra a incidncia de pobreza e indigncia por quesitos de cor e regio no pas. Tabela 1Incidncia de pobreza e indigncia: Populaes por cor e regio
Regies Indicadores Pobreza Amarela Branca Indgena Parda Preta Indigncia Amarela Branca Indgena Parda Preta 3,8 5,4 39,6 9,5 15,5 23,0 21,9 9,9 32,7 34,5 Centro-Oeste Nordeste Norte Percentual 15,1 18,7 73,0 29,9 34,5 42,8 47,2 55,5 63,2 66,3 18,9 35,2 54,6 50,1 44,3 Percentual 12,7 12,6 26,4 21,8 12,9 2,5 4,2 5,4 11,0 10,2 11,1 7,8 27,0 18,5 15,5 6,1 14,9 28,9 31,5 31,0 19,5 22,3 68,9 45,8 40,9 Sudeste Sul

Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNDA) 1999.

Com relao educao, que representa um dos mais significativos meios de promoo social e acesso cidadania, os dados do IBGE de 2000 revelam que com relao ao analfabetismo o ndice entre a populao negra de 15 anos ou mais chega a atingir um percentual de 18,7%, contra 7,7 % entre os brancos. Esses ndices demonstram a necessidade de serem definidas e

27 implementadas, mais polticas pblicas adequadas s necessidades dos jovens e adultos do pas, em especial aos das populaes negra. Os dados disponibilizados pelo IBGE (1999) revelam aspectos relevantes da realidade educacional dos negros no Brasil e no Par, como podemos perceber na tabela a seguir. Tabela 3 - Mdia de anos de estudos da populao em 1999
Nacional Branca Negra Par Brancos Negra Fonte: IBGE - Censo Demogrfico - 1999 Anos de estudos 6,9 anos 4,7 anos Anos de estudos 7,1 anos 5,5 anos

Esses resultados revelam que a mdia de anos de estudos dos negros, segundo os dados do IBGE, a nvel Nacional de 4,7 anos contra 6,9 anos para os brancos. E em relao ao Estado do Par as taxas so de 5,5 anos para os negros, contra 7,1 anos para os brancos. A partir dos dados dessa tabela,

percebemos que a mdia de anos de estudos dos negros confrontados com a dos brancos ainda bem menor, revelando assim um desnvel em relao permanncia dos alunos na escola de acordo com sua raa. E essa disparidade aumenta gradativamente, a tempo que se eleva o nvel de estudo, e por isso hoje ns possumos estatsticas nas quais os negros aparecem representados em somente 18% dos universitrios do pai. Esses nmeros reafirmam a falta de

28 polticas pblicas voltadas para a permanncia do negro na escola, o que contribui cada vez mais, para a existncia da desigualdade social no pas, uma vez que a educao funciona como elemento estratgico na conquista de bons empregos e dos demais direitos de cidadania. A discriminao racial causada por esses indicadores sociais, na maioria das vezes, acaba sendo reforada pela ao dos veculos de comunicao, j que, ao ligarmos a televiso, ao assistimos novelas, quase sempre no ns deparamos com personagens negros associados idias positivas. O negro geralmente aparece como empregado de posies

consideradas inferiores (domsticas, faxineiros, porteiros etc.), o que fomenta o pensamento da superioridade branca sobre a raa negra, ocasionando srios problemas para a construo de uma identidade negra. Apesar de o Brasil possuir, como j dissemos anteriormente, 47,3% de negros, nas novelas e programas de televiso muito comum, visualizarmos apenas dois ou trs personagens de cor, mesmo quando a realidade retratada de periferia ou de pessoas pobres. E mais difcil ainda, vermos um/a protagonista de origem negra, pois geralmente essas personagens de destaque, salvo algumas raras excees, possuem uma aparncia mais prxima da realidade europia, que da brasileira, j que, as mocinhas, mocinhos e viles, quase sempre so brancos, de olhos claros e cabelos lisos. Algumas das nicas poucas vezes que o negro ganha destaque a nvel nacional, ocorre durante o perodo do carnaval ou em notcias relacionadas criminalidade.

29 Imaginem os prejuzos que esse cenrio traz para a populao negra, principalmente para as crianas, que vivem uma fase da vida, na qual, so necessrias referncias acerca de sua origem, daquilo que e vai ser na sociedade, quando ao ligar a televiso, a maioria dos referenciais ligados a sua pessoa, so vistos em noticirios relacionadas criminalidade ou com extrema exaltao da sexualidade. E nesse sentido que os movimentos negros reivindicam aes transformadoras dessa realidade, buscando alternativas para a real insero do negro na sociedade brasileira. Para superar o problema discriminatrio dentro das escolas algumas aes educativas de combate ao racismo e a discriminao de um modo geral, foram criadas e implementadas pelo MEC atravs Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-brasileira e Africana cujo princpio encaminha para

A conexo dos objetivos, estratgias de ensino e atividades com experincias de vida dos alunos e professores; Condies para professores e alunos pensarem, decidirem, agirem, assumindo responsabilidades por relaes tnico-raciais positivas, enfrentando e superando discordncias, conflitos, contestaes, valorizando os contrastes das diferenas; Educao patrimonial, aprendizado a partir do patrimnio cultural afro-brasileiro, visando preserv-lo e difundi-lo; Participao de grupos de movimento negro, e de grupos culturais negros. (SILVA, 2004, p. 19).

Estes princpios vm a romper com certas maneiras de pensar e agir das pessoas em particular, como tambm no interior das instituies, haja vista, que o modelo, o qual, os indivduos esto acostumados, sofre teoricamente uma

30 mudana, e que o desafio passa a ser a ultrapassagem das barreiras do preconceito, para a valorizao da histria e da cultura de um povo que tanto sofreu e que tanto contribuiu na construo deste pas. importante frisar que o preconceito racial dentro da sociedade, em relao s populaes negras, provoca uma no aceitao do negro enquanto indivduo, com importncia social e histrica prpria, o que contribui para a criao de adjetivos como moreno, cor de jambo e outros, que servem para a no admisso de sua prpria raa e identidade, sendo isso tudo, reflexo do processo de excluso social vivenciado por essas populaes. Os altos ndices de negros no pas proporcionaram a criao de vrios movimentos raciais que lutaram e continuam lutando na busca da conquista de seus direitos enquanto cidados. Suas reivindicaes perpassam por uma concepo de que os governos Municipais, Estaduais e Federal precisam arcar com os prejuzos ocasionados na vida destas populaes ao longo do tempo desde a escravizao na frica at os dias atuais, atravs de polticas de ao afirmativas, que sero apresentadas a seguir. 2.2 - A PARTICIPAO DOS MOVIMENTOS NEGROS NA LUTA POR UMA IGUALDADE RACIAL

A partir da dcada de 1970 o movimento negro comeou cada vez mais a efetivar denncias referentes realidade negra brasileira, ressaltando a ocorrncia do racismo como um fator de discriminao na sociedade. importante considerar que a negao dessa realidade trouxe inmeros prejuzos para uma populao que tanto sofreu e sofre no nosso pas.

31 As reivindicaes dos movimentos negros foram mais alm desse carter denunciador dessa situao de discriminao racial e social, buscando uma maior participao na elaborao de polticas pblicas, objetivando nas mesmas contemplar alguns dos anseios dos negros brasileiros. Esse importante momento do movimento negro culminou com a participao dos mesmos na elaborao dos contedos da Constituio Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. A partir de 1985 o movimento negro realizou uma srie de encontros municipais e estaduais, almejando a reflexo da participao do negro no processo constituinte. Nas reunies realizadas, inmeras foram as reivindicaes apresentadas, e entre elas, a contemplao no texto da Constituio Federal de 1988 do compromisso do desenvolvimento de uma educao voltada para o combate ao racismo e todas as formas de discriminao, com valorizao e respeito diversidade assegurando a obrigatoriedade do ensino da histria e cultura das populaes negras no Brasil, como uma das condies para o resgate de uma identidade tnico-racial e a construo de uma sociedade pluriracial e pluricultural. (RODRIGUES, 2005) Essa ltima proposio ao ser apresentada Assemblia Nacional Constituinte foi aceita, porm ao ser analisada pela Comisso Temtica da Ordem Social e Comisso de Sistematizao a garantia, foi retirada do texto constitucional, sob justificativa de se tratar de uma questo muito particular, que deveria ser abordada em uma legislao complementar especfica. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional) por sua vez, foi elaborada de acordo com as propostas da Constituio Federal, no fazendo,

32 portanto, referncias em seu texto, proposio da histria dos africanos nas escolas brasileiras. Mais uma vez as reivindicaes do movimento negro referentes questes educacionais, no foram atendidas na sua totalidade, mas apesar disso, importante ressaltar os grandes avanos que a LBD trouxe para a educao, ao propor, entre outras coisas, a valorizao e respeito s identidades culturais que contriburam para a formao desse pas. Estes avanos foram ampliados a partir da elaborao da lei 10.639/036, que por fim, definiu a obrigatoriedade do ensino da histria e cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e mdio do pas. Que ser abordada nas suas especificidades e contribuies no prximo captulo. Devemos tambm considerar que neste inicio de sculo, parece no haver mais duvidas, acerca da consolidao do movimento negro no cenrio das lutas sociais do Brasil. E o seu combate contra o racismo, chega ao sculo XXI de modo bastante forte e atuante, numa demonstrao de importncia em relao ao conjunto dos movimentos sociais. Graas a isso, a discriminao racial, que tem sido considerada um dos principais problema estruturais da nao brasileira, nos ltimos tempos vem ganhando uma ampla visibilidade social, o que, de certa maneira, forou mais uma vez o debate sobre a questo racial no Brasil e a difcil situao vivenciada pelos negros. Porm necessrio ressaltar, que esse avano no se deu de modo harmnico e consensual internamente, pois em muitos momentos o prprio movimento negro apresenta uma fragilidade em relao sua unidade. Principalmente sobre a questo que envolve a relao classe/raa, onde de um lado, existem setores defensores de uma luta anti-racismo desvinculada da

33 questo de classe, que entendem que, no Brasil, o elemento determinante para a situao social de um individuo, se assenta muito mais em questes raciais do que classistas. De outro, existem os defensores de posies que utilizam argumentos de que no Brasil como em qualquer pas capitalista, a situao de classe interfere diretamente nas questes raciais. E neste sentido, a luta antiracismo deve ser vinculada luta de classes. Sabemos que essas duas posies, que permeiam muitos debates internos do movimento negro, no so de simples soluo. Tanto uma quanto a outra, apresentam boas argumentaes, com diversos exemplos coerentes e legtimos. Todavia, ao invs de caminharem para uma posio consensual, elas assumem, quase sempre, a forma da polarizao-oposio, dando mostras de que classe e raa no so elementos de fcil conciliao. Em meio a esse debate, as desigualdades raciais apresentam-se em nossa sociedade de forma bastante intensa, confirmando a idia de que a excluso e a pobreza no so somente questes econmicas, mas de preconceito e discriminao racial. E a partir disso percebemos que a luta pela igualdade racial ainda algo a ser conquistado, que precisa ser debatido de maneira bastante intensa no interior da nossa sociedade. E com relao a isso, o perodo do ps-Segunda Guerra Mundial, devido o trauma gerado pelo Nazismo, se configurou como um momento importantssimo para o debate acerca do racismo e discriminaes sofridas por minorias e grupos historicamente marginalizados na sociedade. Cada vez mais os movimentos sociais identitrios em diferentes lugares do mundo, comearam a

34 lutar e denunciar o racismo como um fator prejudicial a toda a sociedade e gerador de intensas desigualdades sociais. Para a reverso desse quadro esses movimentos propuseram a criao de medidas de preveno e principalmente de compensao para alguns dos segmentos populacionais menos favorecidos, no sentido de tentar coibir prticas de discriminao e racismo. Nesse contexto surgem as polticas de aes afirmativas que podem ser entendidas como

O conjunto de aes e orientaes do governo para proteger minorias e grupos que tenham sido discriminados no passado. Em termos prticos, as organizaes devem agir positiva, afirmativa e agressivamente para remover todas as barreiras mesmo que informais ou sutis. Diferentemente das leis antidiscriminao, as quais oferecem possibilidades de recursos, por exemplo, a trabalhadores que sofreram discriminao, as polticas de ao afirmativa tm por objetivo fazer promover o principio de igualdade de oportunidades. Objetivam portanto, prevenir a ocorrncia de discriminao. (VERSSIMO, 2003, p.5)

De fato, o debate acerca das polticas de ao afirmativa ainda recente, e mesmo assim existem inmeros pases nos quais essas polticas j comearam a ser implementadas, e entre esses podem ser citados: os Estados Unidos, a Inglaterra, Canad, ndia, Alemanha, Austrlia, Nova Zelndia, Malsia e outros. E devemos considerar que, dependendo da poca, do lugar, do contexto no qual so inseridas essas polticas receberam diferentes conceituaes e proposies para a sua aplicao.

35 Para alguns autores elas assumem o papel de executoras de justia, para com queles, que durante um passado recente ou no, foram discriminados ou impedidos de ter acesso a recursos sociais, como emprego, educao, etc. Para outros, elas podem ser executadas a partir do estabelecimento de medidas diferenciais, que podem ocorrer dentro de um processo de livre competio, atravs do qual, pessoas pertencentes a grupos historicamente discriminados, teriam preferncias em relao a outros indivduos, no caso de empate tcnico ou de outra natureza. (SANTOS, 2003). Independentemente de como essas polticas foram e vm sendo concebidas no interior da sociedade, necessrio ressaltar que, apesar dos argumentos contrrios sua implementao, tendo em vista que, algumas determinaes vo de contra a todo um sistema previamente estabelecido, e nesse caso destacamos principalmente a polticas de cotas, elas vm alcanando resultados bastante significativos que poderemos estar acompanhando no captulo a seguir. CAPITULO III - NOVAS PERSPECTIVAS PARA A POPULAO NEGRA NO BRASIL 3.1. POLTICAS DE AO AFIRMATIVA: O QUE VEM SENDO FEITO NO BRASIL

O presente captulo tem como objetivo iniciar um debate acerca das polticas de ao afirmativas e suas implicaes no contexto brasileiro. Para tanto necessrio compreender como elas podem estar sendo efetivadas, e para isso vamos fazer uma anlise da experincia norte-americana.

36 Nos Estados Unidos as polticas de ao afirmativa surgiram em 1964, e foram resultado, de intensas reivindicaes dos movimentos negros desse pas. Esse conjunto de polticas recebeu o nome de Affirmative Action or Positive Discrimination, e tinham por objetivo, entre outras coisas, oferecer aos afroamericanos e as minorias populacionais possibilidades de mobilidade social. Para isso, o governo americano desenvolveu as seguintes estratgias:

exigncia de desenvolvimento de ao afirmativa em empresas que quisessem estabelecer contrato com governo (decreto do presidente Kennedy de 1961); discriminao no intencional no emprego, tambm chamada de discriminao indireta, proibia a adoo de requisitos e testes para a contratao que no fossem necessrios execuo das tarefas para as quais os candidatos se habilitassem; o governo federal assegurou por meios de programas objetivos e mensurveis, em especial, nos altos escales de sua prpria burocracia, a presenas de minorias e de mulheres; o congresso norte-americano incluiu um dispositivo na lei sobre obras pblicas, estabelecendo que cada governo local ou estadual usasse 10% dos fundos federais destinados a obras para agenciar servios de empresas controladas por minorias; o governo federal passou a exigir que as instituies educacionais que tivessem praticado discriminaes adotassem programas especiais para admisso de minorias e mulheres como condio para que se habilitasse a ajuda federal; incentivo s aes voluntrias de emprego e educao: essas aes correspondiam ao que se passou a chamar de quotas, isto , assegurar percentuais mnimos de contratao e promoo de trabalhadores nas empresas privadas e instituies pblicas e admisso de estudantes provenientes de grupos minoritrios nas universidades, tendo por base a discriminao sofrida em tempo passados. (VERSSIMO, 2003, p. 6)

37 Ao analisarmos algumas dessas estratgias percebemos duas matrizes nas polticas de ao afirmativa dos Estados Unidos. Por uma lado, foi dado especial destaque a busca por uma maior insero da populao negra no mercado de trabalho, partindo da idia de que se constituiria em um excelente fator para a superao de toda uma realidade de discriminao social, racial e econmica. Por outro, foram, privilegiadas estratgias que dessem condies de acesso universidade, entendendo que haviam impedimentos, construdos ao longo da historia, para uma real participao dos negros nos nveis mais elevados de ensino e consequentemente em cargos mais valorizados a nvel profissional. Essas polticas obtiveram bons resultados e contriburam

significativamente para o crescimento da classe mdia afro-americana, para o aumento da sua representao no Congresso Nacional e Assemblias Estaduais e para o aumento de estudantes negros nos liceus e nas universidades. Entretanto apesar desses avanos, essas polticas foram abandonadas nos Estados Unidos, sob justificativa de no terem beneficiado os integrantes negros dos segmentos mais pobres da sociedade norte-americana. Com relao a esse fato os defensores das polticas de cotas nesse pas, por sua vez, argumentam, dizendo que, elas trouxeram muitos avanos, que no haviam sido possveis de se alcanar, atravs de polticas que visaram atender a populao em um mbito mais geral, devidos as suas impossibilidades de atender s especificidades da discriminao sofridas pelos negros. Portanto o abandono dessas polticas de cotas nos Estados Unidos ou em qualquer outro pas, no deve prejudicar o debate a respeito das aes

38 afirmativas no Brasil, tendo em vista que, esses pases possuem outras estratgias de combate ao racismo, como o caso das universidades federais e estaduais de peso criadas especialmente para atender a comunidades negras. E, alm disso, as universidades mais conceituadas desse pas, ainda promovem aes afirmativas em termos de metas, sem necessariamente recorrer a polticas de cotas ou estatsticas previamente definidas. (MUNANGA, 2003) No Brasil as polticas de ao afirmativa comearam a entrar em discusso a partir dos anos 1990, nos quais o movimento negro brasileiro levantou a bandeira de que as desigualdades sociais, baseadas no antagonismo das classes sociais, tm uma dimenso tnico/racial (VERSSIMO, 2003). E para a reverso desse quadro comearam a ser elaboradas uma srie de medidas, por movimentos sociais, ONGs, entidades governamentais etc. E entre essas medidas podem ser citadas: a mobilizao em torno da comemorao do Centenrio da Abolio (1988), do Tricentenrio de Zumbi de Palmares (1995), a Marcha Zumbi Contra o Racismo (1995) e a III Conferncia contra o Racismo, Discriminao Racial, Xenofobia e Intolerncia Correlata, realizada em Durban na frica do Sul, entre 8 de agosto e 31 de setembro de 2001, Ano Internacional de Mobilizao contra o Racismo. A Marcha Zumbi contra o racismo pela Cidadania e pela Vida, que ocorreu no dia 20 de novembro de 1995 em Braslia tinha como objetivo reivindicar perante o Estado, polticas mais ativas referentes a questes raciais e contou com a participao de militantes do movimento negro de vrias partes do pas.

39 A partir dessas reivindicaes foi elaborado um documento denominado Programa de Superao do Racismo e da Desigualdade Racial que propunha entre outras coisas: a incluso do quesito cor nos questionrios de pesquisa; concesso de bolsas remuneradas para alunos negros de baixa renda; e desenvolvimento de aes afirmativas para o acesso dos negros aos cursos profissionalizantes, universidade e a reas de tecnologia de ponta. Esse momento representou um grande avano do movimento negro brasileiro, pois ele deixou de lado um papel de apenas denunciador de injustias sociais para se assumir como um propositor de medidas que visem o efetivo combate s discriminaes, desigualdades sociais, raciais e scio-econmicas. Destaca-se que o movimento negro brasileiro elegeu como reas prioritrias de atuao para o combate do racismo, a insero do negro no mercado de trabalho e o acesso educao. Entendendo que atravs do trabalho e principalmente da educao que o negro pode estar alcanando melhores posies na sociedade, situaes que contribuir para mudanas nas estatsticas atuais que demonstram que a populao negra possui os menores ndices de escolaridade e condies sociais do pas. importante tambm ressaltar que, como j dissemos anteriormente, o racismo que vivenciamos aqui no Brasil possui caractersticas diferentes de outras realidades racistas, e que por isso no basta para a resoluo dessa situao, apenas copiar experincias de ao afirmativas de outros pases, necessrio adequ-las e recri-las para a o contexto da nossa realidade. O governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), pelo menos a nvel terico possibilitou inmeros avanos referentes a polticas de

40 aes afirmativas, como podemos perceber em seu discurso no lanamento do Programa de Ao Afirmativa no Ministrio da Justia.
Agora, mais recentemente, participamos na reunio havida em Durban, na frica do Sul, na Conferncia Mundial Contra o Racismo. No foi uma participao qualquer. Foi uma participao baseada em um processo longo de preparao, de quase dois anos. Esse processo foi feito sob a liderana da Secretaria de Direitos Humanos, envolvendo aspectos tambm muito amplo de representantes da sociedade civil. Esse processo ofereceu aos brasileiros uma oportunidade extraordinria de discusso e reflexo para superao do racismo e das diversas formas de discriminao em nossa sociedade. Esse esforo agora tem continuidade no Ministrio da Justia, sobretudo no Conselho Nacional de Combate Discriminao, que foi recentemente criado. Um dos resultados dessa reflexo que o governo passou a orientar-se de forma decisiva pelo caminho das chamadas polticas alternativas, que comearam a ser postas em prtica no Ministrio do Desenvolvimento Agrrio e, a partir de hoje, pelo Ministrio da Justia e pela Secretaria de Direitos Humanos, sendo um marco na luta pela afirmao dos direitos daqueles que no tiveram acesso s oportunidades, para que se pudessem afirmar como pessoa e como segmentos sociais. (...) por isso que o Estado brasileiro reconhece as conseqncias danosas que a escravido causou ao Brasil e continuar empenhado em repar-las, atravs de polticas pblicas que promovam a igualdade de oportunidades. H um debate infindvel sobre as duas coisas. Precisamos de polticas universais ou especficas. Devem ser as duas coisas. Precisamos de polticas universais que permitam que todos vo escola, que todos tenham, naturalmente acesso aos medicamentos e ao tratamento de sade. (...) Enfim, todas essas lutas que universalizam a oportunidade do acesso e do tratamento ao conjunto da populao so louvveis. Mas tambm inegvel que algumas aes especiais tm que ser tomadas para que, na questo de gnero, na questo de raa, haja um movimento efetivo de maior igualdade. (CARDOSO, 2001)

Com relao a esse discurso ns podemos perceber alguns avanos no que tange o debate acerca da implantao de polticas de ao afirmativa no Brasil. Entretanto vlido considerar que esse momento foi muito mais resultado das intensas mobilizaes do movimento negro do que de um postura de boa

41 vontade do ento Presidente da Repblica, e que essas polticas ainda tem muito a percorrer, principalmente no que diz respeito s polticas de cotas. As Universidades estaduais da Bahia e do Rio de Janeiro (UNEB e UERJ, respectivamente) assumiram posies pioneiras no Brasil ao efetivarem a reserva de vagas para negros, mediante a aprovao no vestibular. Essa postura destas, e de outras universidades que seguiram o mesmo caminho, vem sendo alvo de crticas e de vrios processos jurdicos, por parte daqueles que sentiram injustiados e que querem impedir que essas universidades dem continuidade a esse processo. Concomitantes a essas iniciativas, foram e ainda esto sendo pensadas estratgias e propostas, no interior das Universidades referentes a essa questo. Dentro dessas alternativas podemos estar citando o PROUNI (Programa Universidade para Todos), que e um projeto criado pelo Governo Federal no ano de 2004 e institucionalizado pela lei 11.096 de 13 de janeiro de 2005, que vem destinando anualmente mais de 100 mil (cem mil) vagas em universidades particulares para estudantes de escolas publicas, reservando desse total um percentual para negros, tendo como forma de avaliao as notas obtidas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Mdio). Ressaltamos que no e nosso objetivo entrar no mrito da discusso a respeito de incentivos a universidades particulares em detrimento do investimento para a ampliao de vagas e da qualidade no ensino publico. O queremos destacar so as aes das instituies governamentais, que visam corrigir algumas das desigualdades no Brasil.

42 A Universidade Federal do Para ensaiou implementar polticas de cotas no seu vestibular de 2006, e props a reserva de 50% das suas vagas dos cursos de graduao para alunos de escolas publicas, das quais 40% seriam destinadas para afro-descendentes. Essa deciso, no entanto, foi adiada para entrar em vigor a partir do vestibular de 2008, sob justificativa, de que, pelo fato da UFPa realizar o seu vestibular em etapas, prejudicaria pessoas que realizaram a sua inscrio em anos anteriores, nos quais essa determinao no constava no edital. Nos resta, esperar pelo processo seletivo do ano que vem, para ver como esse processo poder estar se consolidando no Estado do Para, e das discusses que sero geradas a partir dele. Pois o caminho a ser percorrido para a concretizao das polticas longo, pois inmeros so os argumentos contrrios a essa questo. Apesar do reconhecimento de boa parte dos brasileiros de que h uma discriminao com relao os negros do Pas, muitos no acreditam que isso justificaria polticas de cotas, por exemplo, pois segundo essa proposio estaramos tentando combater injustias gerando outras. Sugerindo, portanto, a criao de polticas mais amplas na educao, que faam com que alunos pobres de escolas publicas, independente da raa, tenham condies de ter acesso na mesma proporo dos alunos oriundos de escolas particulares a universidades. No questionamos esse pensamento, entretanto acreditamos que polticas mais abrangentes, demoraro bastante tempo para realmente alcanarem resultados significativos, gerando enquanto isso, mais prejuzos para as populaes negras. E como nos diz MUNANGA

43
Num pais onde os preconceitos e a discriminao racial, no forma zerados, ou seja, onde os alunos brancos pobres e negros pobres ainda no so iguais, pois, uns so discriminados uma vez pela condio socioeconmica e outros so discriminados duas vezes pela condio racial e socioeconmica, as polticas ditas universais, defendidas, sobretudo, pelos intelectuais de esquerda e pelo ex-ministro da Educao Paulo Renato, no trariam as mudanas substanciais esperadas para a populao negra ... Da a justificativa de uma poltica preferencial, no sentido de uma discriminao positiva, sobretudo quando se trata de uma medida de indenizao ou de reparao para compensar as perdas de cerca de 400 anos de defasagem no processo de desenvolvimento entre brancos e negros. (MUNANGA, 2003, p. 119)

Alguns dos argumentos contrrios implementao de cotas e outras polticas de ao afirmativa e afins, parte do principio da inconstitucionalidade desse processo, tendo com base o artigo 5 da Constituio Federal de 1988, que afirma o direito ao tratamento igualitrio entre todos sem distino. Com relao a essa proposio ns perguntamos: Como tratar igualmente pessoas em uma sociedade, na qual, elas ocupam posies to dspares, onde umas possuem to mais que outras? De que maneira poderamos, alterar esse quadro, se no for atravs medidas que dem maiores oportunidades e valorizem a identidades daqueles sujeito menos favorecidos ao longo da histria da humanidade? necessrio, porm ressaltar que as cotas por si s no conseguiro reverter esse quadro de anos explorao e discriminao contra os negros no Brasil, mas por representarem um importante instrumento para a superao dessa realidade, necessrio que se faa uma anlise positiva a respeito destas e outras medidas que busquem a construo de uma sociedade mais justa, igualitria, que respeite as diferenas e potencialidade de cada ser humano.

3.2 - A LEI 10.6390/03: UM DEBATE ACERCA DO MULTICULTURALISMO

44

A Lei 10.639/03 foi mais uma grande conquista do movimento negro no pas. Esta lei veio alterar a Lei de n 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional, obrigando a incluso da temtica Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira no currculo oficial da Rede de Ensino. A partir desse momento importante frisar que a educao racial comea a tomar novos rumos, e apesar de sabermos que nem sempre a legalidade cumprida, consideramos relevante mais esse passo dado na conquista de direitos adquiridos pelas populaes negras enquanto cidado. Ressaltamos ainda, a profunda anlise realizada pelo Conselho Nacional de Educao/ Conselho Pleno, consubstanciada no Parecer CNE/CP 03/2004, que informa na Resoluo n 1, de 17 junho de 2004, do CNE, a criao de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicoRaciais. Entretanto essa legislao sofre prejuzos a parir do desconhecimento por parte da maioria dos educadores e gestores educacionais, principalmente os que trabalham no campo em relao aos contedos definidos atravs dessa legislao o que acarreta na maioria das vezes, na prtica, o seu no exerccio. importante (re)conhecer, que a partir da instituio da legislao mencionada, inicia-se um processo de elaborao de uma poltica envolvendo os professores e alunos para que juntos possam aprender os valores culturais e histricos de seus antepassados e (re) construir coletivamente essa riqueza, para que, os presentes e futuros cidados deste pas sejam conhecedores das diversas identidades existentes no Brasil.

45 Neste contexto o combate ao racismo algo que deve ser iniciado dentro da escola, principalmente na educao infantil haja vista que funciona como base de formao humana, social e moral do individuo, pois

Ningum nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religio. Para odiar, as pessoas precisam aprender; E, se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao corao humano do que o seu oposto.(MANDELA, 2003, p.12)

Todavia para superar o racismo necessrio que o educador/a esteja disposto a conhecer a importncia dos negros na construo do pas dando os mritos devidos ao seu povo, na participao da histria da nossa sociedade. importante que os docentes estabeleam com seus alunos uma relao dialgica de que nos fala Paulo Freire (1999), na qual as idias do educador no devem ser depositadas nos seus educandos, pois cabe primeiro, ter uma prtica que favorea a reflexo critica da realidade em um dialogo vertical educadoreducando, contribuindo assim para uma educao libertadora que abra caminhos para a transformao da sociedade. As polticas educacionais e as relaes raciais so muitas das vezes visualizadas apenas no papel, porque na pratica elas quase no aparecem e em outras situaes sequer so discutidas. E apesar, das recomendaes da Constituio de 1988, importantes documentos de polticas educacionais foram votadas e aprovados pelo Congresso Nacional sem se comprometer com medidas voltadas para o enfrentamento da diversidade tnico-raciais.

46 Alguns documentos como o Estatuto da Criana e do Adolescente (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educao (1996), o Plano Nacional de Educao, e outros no conseguiam contemplar as especificidades existentes em nosso pas. E discusses como estas, so bastante levantadas pelas populaes tradicionais que no se vem inseridas nas polticas publicas criadas pelos governos. Uma das grandes preocupaes atuais so as aes necessrias para o cumprimento da lei 10.639/03. Neste sentido, alguns pontos foram pensados com o propsito de: garantir a formao dos professores tanto das universidades quanto na formao continuada; assegurar dotao oramentria dentro de oramentos municipais e do FUNDEB Fundo de Educao Bsica, tornar a lei conhecida, evidenciar que a diversidade no tema apenas para negros; salientar que a educao para a igualdade racial um desafio para os sistemas de ensino; demonstrar que a temtica racial tema relativo ao interesse direto de metade dos brasileiros e assegurar que o Estado estimule e financie a produo e a compra de livros didticos, udios-visuais, brinquedos tnicos e outros recursos de ensino que estejam de acordo com as determinaes da lei. (BENTO, 2005) Com relao a esses elementos destacamos que o que vem sendo discutido e est em pauta no momento o currculo escolar, onde este deveria ser analisado e repensado, pois nos moldes como tem sido concebido e construdo em nosso pas no tem contribudo de forma alguma para a construo de uma educao multicultural. Isso vem acontecendo devido tendncia

predominantemente das classes dominadoras brancas, adotada em nosso pas desde a colonizao subordinando a historia e cultura dos negros. A questo da

47 incluso da Historia e Cultura do negro nos currculos oficiais de ensino passa, entre outras, por uma observao da relao do negro com o estado brasileiro.(NEVES, 1997, p. 9) Em geral, nossos currculos tm se orientado por uma matriz curricular nacional e nica para todas as escolas do pas, no considerando e ao mesmo tempo no valorizando a rotina de vida, de trabalho, as culturas existentes e os conhecimentos das populaes negras, colaborando de certa forma no aumento da evaso escolar e a repetncia dessas populaes. Sendo o currculo escolar um fator que atua diretamente na formao dos alunos, e atravs dele que so trabalhados os conhecimentos que aprendemos no mbito escolar; ele deveria ser pensado e construdo coletivamente com o propsito de envolver os sujeitos em suas especificidades mostrando para as crianas e demais estudantes todas as raas existentes e suas qualidades. importante destacar que o espao no currculo essencialmente um lugar de reconhecimento, um lugar de afirmao do negro e que no deve ser negado pelas autoridades em questo. Por isso necessrio se pensar em um currculo vivenciado pelos alunos indo alm dos contedos escolhidos para serem ministrados pelos professores. A existncia, na experincia escolar, de um currculo oculto, ao lado do currculo oficial, est confirmada por vrios estudos sobre o tema, entendido como o conjunto de experincias no explicitadas pelo currculo oficial que nos permite ampliar a reflexo sobre o tipo de mensagens cotidianas traduzidas pelas pginas dos livros escolares, pelo preconceito racial entre colegas e entre

48 professores e alunos que so levadas ao conjunto dos alunos negros e mestios. Esse currculo inclui contedos no ditos, valores morais explicitados nos olhares e gestos, apreciaes e repreenses de condutas, aproximaes e repulsas de afetos, legitimaes e indiferenas em relao a atitudes, escolhas e preferncias. Todavia a interdisciplinaridade curricular tem se constitudo numa maneira de romper com as barreiras das reas e disciplinas contidas nos programas de ensino. Nesta perspectiva de trabalho, educadores, educandos e comunidade esto envolvidos numa ao dialtica de construo, reconstruo e socializao de novos conhecimentos. Como podemos perceber o currculo um lugar de escolhas, onde o seu papel foge da neutralidade e sua flexibilidade funciona de forma indispensvel. Este por sua vez necessita sempre ser alimentado pela ao do professor. Na medida em que estamos tratando de um contedo oculto, negligenciado e pouco conhecido pela escola e pelo professor, que a restituio da presena e da dignidade da populao negra como sujeito na histria e na cultura brasileira, precisamos tomar cuidado para no cometermos uma falha pedaggica muito comum nas nossas escolas. Um outro e importante instrumento que envolve a reflexo e construo do currculo na atualidade o livro didtico, que traduz em imagens e textos o que deve ser aprendido pelos alunos, orientados pelos professores. Como se apresenta ento o livro didtico em relao grande maioria de crianas oriundas de famlias negras que freqentam as Escolas? De uma forma geral, no h espao de imagem para a criana negra aparecer feliz, brincando, estudando,

49 tendo uma famlia, se encontrando enquanto cidado presente nesta sociedade. A criana negra no consegue se ver representada e isso causa uma no afirmao cultural. Portanto,

No livro didtico a humanidade e a cidadania, na maioria das vezes, representado pelo homem branco e de classe mdia. A mulher, o negro, os povos indgenas, entre outros, so descritos pela cor de sua pele ou pelo gnero, para registrar sua existncia. (SILVA, 2001, p. 14)

Neste sentido o MEC promoveu uma mobilizao da populao em torno dessa temtica educacional e curricular criando em julho de 2004 a Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade SECAD, com o intuito de desenvolver polticas voltadas para a melhoria educacional envolvendo a diversidade. Na verdade a SECAD assumiu como meta, pr em prtica uma poltica de educao que respeite a diversidade cultural e a diferentes experincias de educao em desenvolvimento, em todas as regies do pas, como forma de ampliar a oferta de educao de jovens e adultos e da educao bsica nas escolas do campo. Essas metas tm como finalidade combater pelo menos em parte o preconceito existente dentro do mbito escolar, j que a escola uma das instituies responsveis pela formao do sujeito crtico e reflexivo. Ela forma geraes e pode contribuir significativamente para a mudana do quadro de injustias vigente, sendo, portanto de sua competncia respeitar matrizes culturais e construir identidades, visando dignidade da pessoa, respeitando as

50 especificidades da herana cultural inclusa na infinita diversidade que constitui a riqueza humana. interessante destacarmos ainda a importncia da atuao dos movimentos sociais que abriram caminho para que hoje fosse possvel nos inquietarmos e desejarmos a compreenso e busca de novas possibilidades pedaggicas, nos permitindo atuar numa perspectiva de respeito com a nossa rica diversidade cultural. Estes movimentos sociais a que nos referimos tiveram como conseqncia o abalo da Cincia, da Razo, dos Padres "Universais" e hegemnicos de ser, sentir e estar no mundo. Hoje, em todo o mundo, olhos se abrem para os outros, principalmente para os outros que no fazem parte do padro e do projeto eurocntrico. Lembrando que esses olhares no ocorrem por benevolncia ou concesso de ningum, mas por influncia/presso desses outros/as movimentos feministas, negros (africanos da dispora), homossexuais e de outros povos e culturas que no comungam ou se beneficiam com o padronizado modo euronorteamericano de ser, pensar e de agir. Nesta panormica musicada mentalmente, ns nos deparamos com o movimento negro e toda afirmao de uma cosmoviso africana Martin Luter King, Nelson e Winnie Mandela, na luta pelos direitos civis, lutas de libertao africana; o movimento feminista, com a queima dos sutis, conquistas polticas com muitas das nossas reivindicaes atendidas e absorvidas pela sociedade em geral. Vemos o movimento dos homossexuais (gays, lsbicas e bissexuais) ganhar fora a cada instante e, ainda, a visibilidade crescente da luta dos

51 deficientes. Ao mesmo tempo, questes de cunho religioso/poltico ganham notabilidade internacional... As questes das diferenas de gnero, cultura, etnia e outras especialidades borbulham no mundo. E, com a visibilidade global de singularidades, de outras formas de ser e estar no mundo, que se agenciam, buscando comunicao, vem tambm necessidade de pensar e discutir diante dessa nova era social que se apresenta: Como se pode construir uma pedagogia multicultural e criativa em que no se reproduzam padres, esteretipos, excluses? Como podemos (re) construir uma identidade cultural com uma igualdade racial? No Brasil h um consenso que vivemos em um pas multicultural e pluritnico. Um pas cuja diversidade cantada e contada em verso e prosa e vem encantando a todos. No entanto a cultura imposta pelos colonizadores possibilitou a construo de uma ideologia de que existem diferentes raas, onde umas so diferentes das outras. Infelizmente, no que se refere especificamente Educao, vemos o quanto essa diversidade no incorporada a contento nas organizaes educacionais. Embora encantados e ideologicamente comprometidos com o "Mito da Democracia Racial", constatamos que nosso sistema educacional vem sendo (re) produtor de desigualdades sociais e tnico/ raciais deixando de lado a riqueza cultural e tnica do nosso pas, principalmente de nosso estado, onde a maioria de nossas escolas no esto preocupadas com o cotidiano de nossos alunos negros, tendendo ao esteretipo e disseminao de preconceitos.

52 Notamos, desta forma o acirramento de conflitos culturais e tnico/ raciais no mundo colocando a discusso crtica e a preocupao com a questo cultural e tnica como uma das questes-chave do sculo e para alm do Brasil. Pensar o multiculturalismo como tema complexo, controverso e de modo geral, considerado indefinido, acaba nos colocando diante de grandes desafios a serem trabalhados como: a percepo da diversidade humana, a (des)construo de verdades, a integrao/interao de saberes, a ds-hierarquizao das diferenas e vises de mundo, dentre outros desafios e, sobretudo um profundo amor e respeito pela Vida. O universo escolar marcado eminentemente pela presena de sujeitos, onde estes se apresentam com suas singularidades: diferentes tamanhos, etnias, raas, vises de mundo, modos de ser, sentir, pensar, agir, sonhar e outros. A escola nada mais do que um espao cercado pelas diferenas, diversidade, e sobre tudo, de encontros, embates, conflitos e possibilidades de seus sujeitos. Por isso, entendemos que a escola um espao do mltiplo, onde todos possuem suas especificidades, e na qual, elas devem ser respeitadas e valorizadas. CONSIDERAES FINAIS

Ao concluirmos este trabalho cujo ttulo Das vozes silenciadas para a luta por uma igualdade racial despertamos nosso olhar para uma anlise crtica a respeito de diversas questes envolvendo a realidade dos negros no Brasil.

53 O racismo e as discriminaes vivenciadas pelos negros e outros segmentos, cotidianamente, muitas das vezes, passam despercebido por aqueles que discriminam e at mesmo so discriminados, tendo em vista, o seu grau de incluso na sociedade brasileira, que como pudemos observar no decorrer desse trabalho, resultado de toda uma construo cultural e histrica, que precisa ainda de muitos esforos para ser superada. O movimento social negro que se originou ainda no perodo da escravido, cresceu e amadureceu, se constituindo hoje, numa das maiores e mais significantes fontes de reivindicaes e conquistas, que vem a reparar, a situao de discriminao e usurpao dos direitos dos negros ao longo dos tempos, e nesse sentido as polticas de ao afirmativa representam um grande vitria, pois apesar de todos os argumentos contrrios e empecilhos sua implementao, elas vm aos poucos se consolidando e ganhando cada vez mais espao na sociedade. Destacamos durante o trabalho, o pioneirismo de Universidades estaduais como a da Bahia e do Rio de Janeiro, em propor a realizao de experincias, como a de cotas para negros em universidades pblicas, at ento inditas em territrio brasileiro, e a expectativa com relao o desenvolvimento dessas polticas pela Universidade Federal do Par. Entretanto devemos ter em mente que todo esse debate perderia o sentido, se, dentro desse conjunto de aes, no termos como objetivo a valorizao e o respeito pela identidade negra, que foi negada, ao longo da histria da humanidade. E com relao a isso, ressaltamos a importncia da criao da lei 10.639/03, que prope entre outras coisas a incluso no currculo

54 das escolas brasileiras, o estudo da histria das populaes negras e afrodescendentes. necessrio ter em mente que trabalhar a histria dos negros vai muito alm de discutir a escravido em semanas da conscincia negra, por exemplo, como vem sendo feito atualmente. Trazendo essa discusso para a nossa realidade acadmica, sabemos da dificuldade de construir um debate coerente a respeito desse tema, pois podemos afirmar que, durante esses quase cinco anos de curso, poucas foram s vezes, que, a importncia de se valorizar as vrias identidades culturais foi levantada, no sentido de propor como devemos agir sobre essa questo e no somente de discutir a respeito dela sem maiores contribuies para a nossa vida prtica como educadoras. Por esses motivos, o desenvolvimento desse trabalho foi enriquecedor, nos possibilitando entender um pouco mais a esse respeito, e a ter contato com experincias que vm dando certo, o que pelo menos caminham nessa perspectiva. Ressaltamos que essas discusses no devem ser vistas como interessantes apenas para a populao afro-descendente, devido s

possibilidades que trazem para a construo de uma sociedade mais justa e igualitria. Entendemos que esse debate no se encerra aqui, mas que nos abre portas ou janelas para que mais tarde possamos trabalhar e diluir de maneira mais profunda e significativa essas questes.

55

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMORIM, Maria Joana Pompeu; NOGUEIRA, Shirley Maria. Terra de preto da regio Tocantina-Pa - Mapeamento de comunidades negras rurais no Par: ocupao do territrio e uso de recursos, descendncia e modo de vida. Relatrio de pesquisa. Belm: SECTAM/UFPA/NAEA, 1999. ARROYO, Miguel Gonzles. A Educao Bsica e o Movimento Social do Campo. IN: ARROYO. M. G. & FERNANDES, B. M. A Educao Bsica e o Movimento Social do Campo. Coleo Por uma educao do campo. N 2. Braslia, DF: Articulao Nacional por uma Educao do Campo, 1999.

56

AZEVEDO, Idaliana (Org.). Puxirum; memria dos negros do Oeste paraense. Belm: IAP,2002. BENTO, Maria Aparecida Silva (org.). Polticas de promoo da igualdade racial na educao. Braslia: Ministrio da Educao, 2005. CALDART, Roseli Salete. (2000). Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola mais do que escola. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes. CARDOSO, Fernando Henrique. Discurso do presidente da Repblica no lanamento do Programa de Ao Afirmativa no Ministrio da Justia, em 21 de dezembro de 2001. Acesso em: 13 de maro de 2006. CASTRO, Edna e MARIN, Rosa. Mobilizao poltica de comunidades negras rurais: Domnios de um conhecimento praxiologico. In: Novos Cadernos NAEA. Vol. 2. n 2. Belm, 1999. CASTRO, Edna e ACEVEDO, Rosa. No caminho de pedras de Abacatal. NAEA. Belm, 1997. CEDENPA. Raa Negra: A luta pela liberdade. Cartilha do CEDENPA. Belm, 1988. CHIAVENATO, Jlio Jos. O negro no Brasil: da senzala abolio. So Paulo: Moderna, 1999. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em cincias humanas e sociais. So Paulo: Cortez, 1991. FUNARI, Pedro Paulo. Palmares, ontem e hoje. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. , 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. ______. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. GEPERUAZ. Dados referentes a realidade das escolas multisseriadas no Estado do Par. Disponvel: http://www.ufpa.br/ce/geperuaz/. (capturado em 23 de setembro de 2004). GOMES, J. Ao afirmativa e principio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformao social e experincia americana. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. GONALVES, Luiz Alberto Oliveira. O jogo das diferenas: o Multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autentica, 2001.

57

GUIMARES, A.S. A desigualdade que anula a desigualdade: notas sobre a ao afirmativa no Brasil. In: Multiculturalismo e racismo: o papel da ao afirmativa nos Estados democrticos contemporneos. Braslia: Ministrio da Justia, 1996. HASENBALG, C.A. Discriminao e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1977. HASEMBALG, C. & Silva, N.V. Famlia, Cor e acesso escolar no Brasil, in Cor e Estratificao Social. Rio de Janeiro.Contra Capa Livraria, 1999. HENRIQUES, R. Desigualdade racial no Brasil; evoluo das condies de vida na dcada de 90. Rio de Janeiro. Instituto de Pesquisas Aplicadas, 2001. IBGE. Censo Demogrfico 1991 a 2000. Disponvel em www.ibge.gov.br . Acesso em 20 de abril de 2005. INEP, Sinopse Estatstica da Educao Bsica: censo escolar 2002. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais / MEC. Braslia, 2002. IPEA. Relatrio sobre o Desenvolvimento Humano no Brasil. 1996 LIMA, Ivan Costa e ROMO, Jeruse (orgs.). Negros e Currculo. Florianpolis: Ncleo de Estudos Negros NEN, 1997. MANDELA, Nelson. Para alm do racismo abraando um futuro independente. Relatrio geral iniciativa comparativa de relaes humanas Brasil, frica do Sul e Estados Unidos, 2003 MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Fundamental. Ed. 3. Braslia, 2001. MUNANGA, Kabengele. Polticas de ao afirmativa em benefcio da populao negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas . In: SILVA, Petronilha Beatriz Gonalves e (org.). Educao e aes afirmativas: entre a injustia simblica e a injustia econmica. Braslia: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, 2003. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios para educao do futuro. So Paulo. Ed. Cortez, 2000. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicoRaciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ministrio da Educao. Braslia, 2004.

58 REIS, Joo Jos e GOMES, Flavio dos Santos. Liberdade por um fio: historia dos quilombos no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. RIBEIRO, Matilde. Apresentao do SEPPIR. In: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ministrio da Educao. Braslia, 2004. RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Movimento negro, raa e poltica educacional. Texto apresentado na 28 Reunio Anual da ANPED, realizada no perodo de 16 a 19 de outubro de 2005, em Caxambu/MG. SANTOS, Sales Augusto dos. Ao afirmativa e mrito individual. In: SILVA, Petronilha Beatriz Gonalves (org.). Negro e Educao: Identidade Negra, pesquisa sobre o negro e a educao no Brasil. So Paulo: Ao Educativa, ANPED, 2003. SILVA, Petronilha Beatriz Gonalves. Relatrio. In: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ministrio da Educao. Braslia, 2004. SILVERIO, Valter (org). Educao e aes afirmativas: entre a injustia simblica e a injustia econmica. Instituto Nacional de Estudos e pesquisas educacionais Ansio Teixeira / MEC. Braslia, 2003. SILVA, Tomaz Tadeu de (org.). Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. Petrpolis RJ: Vozes, 2000. ______. Aliengenas na sala de aula. Petrpolis RJ: Vozes, 1995. VERSSIMO, Maria Barbosa. Educao e Desigualdade racial. Polticas de aes afirmativas. Texto apresentado na 26 Reunio da ANPED, realizada no perodo de 5 a 8 de outubro de 2003, em Poos de Caldas/MG.

Anda mungkin juga menyukai