Anda di halaman 1dari 3

DO FORNO DE BARRO AO FORNO ELTRICO (Lic.

Briceida Snchez) A histria do po no mundo sempre tem sido afetada por mudanas que aconteceram com o homem em sua evoluo. Cada poca tem tido um estilo diferente de vida e o po tem sido o amigo fiel de todas e cada uma dessas pocas, porm para poder ter um bom po, necessrio um bom forno, por isso ao falar de pocas e de evoluo no se deve esquecer como o homem tem cozido o po desde seu incio at hoje. Vale a pena recordar, que antes de existir os extraordinrios fornos com que contam hoje as padarias modernas, existiram os fornos de barro, que alguns lugares ainda o conservam, e se olhar mais para trs, ento teramos um dilema de como nasceu o fogo. No calor da histria Ainda que o ser humano tenha conhecido a presena do fogo quando este se produzia de maneira natural em outros tempos, a sociedade tardou milhares de anos para aprender a control-lo e produzi-lo de maneira voluntria, por erro quem sabe, ou por experincias, os humanos juntaram com fora duas pedras e estas lanaram uma fasca; havia nascido assim o fogo voluntariamente e com ele os desejos de avanos. Os homens primitivos utilizaram o fogo para dar calor, afugentar feras selvagens e cozinhar alguns alimentos. O tempo foi passando o mundo evoluindo e anos depois nasceu o fsforo e muito mais tarde a eletricidade, a eletricidade porem tambm teve sua evoluo e por conseqncia supostamente todo artefato eltrico. Em todas as pocas o homem tem buscado forma de colocar algo novo sobre a criao para ter menos esforo em menos tempo, porque o homem sempre tem desejado melhorar sua qualidade de vida. Realmente curioso pensar como faziam nossos antepassados para serem to criativos, como diz o velho ditado a necessidade a me dos inventos, e no restam dvidas que aqueles seres tiveram que passar por muitas dificuldades para deixar todo legado do qual que hoje se desfruta. E, no motivo de risada pensar, por exemplo, no aspecto que teriam aqueles primeiros pes que representam experincias e situaes difceis vividas. Deve estar se perguntando como seriam assados os pes na poca de Jesus Cristo? Pois, segundo informaes de historiadores o faziam em fornos de barro, de pedra, de argila, postos ao calor do fogo que era conhecido naquela poca. Sem dvida alguma se pode dizer que o nascimento do fogo, o nascimento da civilizao e saber control-lo, forma parte da evoluo. O dia em que o homem por fim capturou o fogo, e o submeteu logo a priso do forno para cozer o po, se deu um dos mais grandes passos para satisfazer a cada humano que habita esse planeta, ainda que se deva reconhecer que temos avanado, muitas vezes o fogo se vai das mos como um escravo submisso, e se pe a arder aqui, ali e mais ali sem que nada o detenha, na paz, na guerra e faz cinzas, aquelas coisas que somente necessitam de calor.

No existiu uma poca onde no se quisera superar a outra, os pases como Mxico que possuem um vasto patrimnio, mantm vivas suas prprias razes para orientar as mudanas. As possibilidades de desenvolvimento de uma nao em um mundo cada vez mais independente so mais firmes quando se sustentam em seu desenvolvimento histrico, na persistncia de seus valores, e na solidez de suas peculiaridades. A sociedade mexicana vive contnuas mutaes que se manifestam em todos os mbitos de atividade do pas. Esta energia social prova sua grande vitalidade, tem contribudo substancialmente para a modernizao produtiva do pas e o fortalecimento do consumo do po e outros alimentos, dessa forma a Venezuela tambm tem dado passos e a cada dia estende suas mos para o progresso. O po e o forno nascem praticamente juntos, primeiro a massa e logo como no Egito para assar o po utilizavam-se pedras planas altamente quentes, e sobre elas depositavam uma espcie de massa que com o efeito do calor secava, transformando-se em uma aromtica bolacha, talvez houvessem moldes e depois uma grelha de ferro colocada sobre brasas em chama ou uma estufa, uma pea como se usa para esquentar habitaes em lugares extremamente frios. Em Roma, os cidados coziam seu po em fornos domsticos de onde vem os lares e a palavra lareira. Para poder degustar toda essa gama de pes, tortas, bolachas e outros pratos elaborados com farinha de trigo, se passaram muitas calamidades e se viveram muitos anos de luta, siglas de uma histria que nasceu h pelo menos cinco mil anos na Mesopotmia. Da a primeira cevada e o primeiro trigo que se conhece os cientistas dariam o nome de hordeum spontaneum y triticum boeticum respectivamente. A evoluo da coco Comer po e faz-lo todo dia fcil, se compararmos com outras pocas. Hoje contamos com boa tecnologia e o processo ainda que lento, no to rigoroso como nas pocas que o antecederam. Assim, como o po que a princpio foi uma mescla de gros, apenas modos e envolvidos em gua, os fornos tem evoludo e passado por pedra, barro e at outros materiais, at os mais sofisticados fornos eltricos de capacidade industrial, com vapor e tempo controlados. O historiador Herdoto narra que os egpcios amassavam a farinha com os ps afirmao que acreditam os estudiosos do assunto, e quem comenta a exposio de Herdoto, se baseia em um afresco que se encontra no tmulo de Ramss II. Os fornos teriam a forma de um cone truncado construdo com ladrilhos grossos para que se conservasse o calor, e uma vez quente o forno se retiravam as brasas e o padeiro colocava o po por uma abertura situada na parte superior. Foi assim at o sculo VIII a.C, quando algum engenhoso arteso construiu uma porta frontal. Os fornos daquela poca no mediam mais que um metro de altura, e deviam ser semelhantes a fornos antigos que se utilizam em muitos lugares do mundo e mais no Mxico, ao longo dos sculos.

Um forno para cada ocasio surpreendente como tm evoludo as civilizaes, e como em cada poca uma grande diferena que permite seguir crescendo em aras de um pas mais dinmico e um mundo melhor. Hoje em dia se conta com empresas encarregadas da criao de fornos com capacidades ao gosto dos clientes e ao alcance econmico das padarias e panificadoras da Venezuela e de todos os continentes, porm ainda que a evoluo v ao encontro da tecnologia no podemos tirar o crdito daqueles fornos de barro usados pelos antepassados que remetem recordaes de uma longa e emocionante histria... Traduo do artigo Del horno de barro ao horno eletrico Revista FEVIPAN n 15 junho de 2004 p. 58-59 Traduo por: Paulo Sciamarelli Equipe Tcnica do I.D.P.C.

Anda mungkin juga menyukai