Anda di halaman 1dari 5

Lista de exerccios

A seguir, disponibilizamos uma srie de exerccios relacionados ao tema de Cintica Qumica. Com base no contedo multimdia Simulador de Qumica Orgnica, que integra o material on-line do livro Planeta Qumica, treine seus conhecimentos sobre o tema, respondendo s questes dos mais conceituados vestibulares do pas. Bom trabalho! 1. (UFPE) Um determinado jornal noticiou que (...) a exploso foi causada pela substituio acidental do solvente trans-1, 2-dicloroeteno pelo cis-1, 2-dicloroeteno, que possui ponto de ebulio menor (...). Sobre essa notcia podemos afirmar que: a) incorreta, pois esses dois compostos so ismeros, portanto possuem as mesmas propriedades fsicas. b)  correta, pois o trans-1, 2-dicloroeteno polar, portanto deve ter ponto de ebulio maior que o do cis-1, 2-dicloroeteno, que apolar. c)  incorreta, pois o trans-1, 2-dicloroeteno apolar, portanto deve ter ponto de ebulio menor que o do cis-1, 2-dicloroeteno, que polar. d)  incorreta, pois esses dois compostos so tautmeros e possuem o mesmo momento dipolar, portanto possuem o mesmo ponto de ebulio.

2. Na Inglaterra, no permitido adicionar querosene (livre de imposto) ao leo diesel ou gasolina. Para evitar adulterao desses combustveis, o querosene marcado, na sua origem, com o composto A, que revelar sua presena na mistura aps sofrer as seguintes transformaes qumicas:

Um tcnico tratou uma determinada amostra de combustvel com soluo aquosa concentrada de hidrxido de sdio e, em seguida, iluminou a mistura com luz ultravioleta. Se no combustvel houver querosene (marcado), I. no ensaio, formar-se-o duas camadas, sendo uma delas aquosa e fluorescente. II. o marcador A transformar-se- em um sal de sdio, que solvel em gua. III. a luz ultravioleta transformar um ismero cis em um ismero trans. Obs.: Fluorescente = que emite luz
Este material parte integrante do contedo multimdia Simulador de Cintica Qumica, produzido pela Editora tica. Editora tica. Todos os direitos reservados.

Dessas afirmaes, a) apenas I correta. b) apenas II correta. c) apenas III correta. d) apenas I e II so corretas. e) I, II e III so corretas.

3. As plantas necessitam se comunicar com insetos e mesmo com animais superiores na polinizao, frutificao e maturao. Para isso, sintetizam substncias volteis que os atraem. Um exemplo desse tipo de substncias o 3-penten-2-ol, encontrado em algumas variedades de manga, morango, pssego, ma, alho, feno e at mesmo em alguns tipos de queijo, como, por exemplo, o parmeso. Alguns dos seus ismeros atuam tambm como feromnios de agregao de certos insetos. a) Sabendo que o 3-penten-2-ol apresenta isomeria cistrans, desenhe a frmula estrutural da forma trans. b)  O 3-penten-2-ol apresenta tambm outro tipo de isomeria. Diga qual , e justifique a sua resposta utilizando a frmula estrutural. 4. Na frmula da adrenalina:

que um hormnio e neurotransmissor, o carbono responsvel pela isomeria ptica o de nmero a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

5. (UFPE) Na estrutura abaixo, quando se substitui R por alguns radicais, o composto adquire atividade ptica. Qual dos itens indica corretamente esses radicais?

a) Metil e etil. b) Metil e propil. c) Etil e propil. d) Dois radicais metil. e) Dois radicais etil.

6. (UFV-Viosa) A frmula molecular do cido carboxlico opticamente ativo de menor nmero de carbonos :

a) C6H12O2. b) C6H14O2.

c) C5H10O2. d) C5H12O2.

e) C4H8O2.
2

Este material parte integrante do contedo multimdia Simulador de Cintica Qumica, produzido pela Editora tica. Editora tica. Todos os direitos reservados.

7. Sobre isomeria, pode-se afirmar corretamente que: a) os aldedos so ismeros funcionais dos cidos carboxlicos correspondentes. b) o buteno-2 apresenta isomeria geomtrica. c) a isomeria ptica decorre de uma assimetria molecular. d) as aminas so ismeros funcionais das amidas correspondentes. e) a mistura, em quantidades iguais, de um par de enantimeros denominada mistura racmica. 8. Considerando a equao abaixo, responda s questes a seguir:

a) Especifique, justificando, se o ismero geomtrico usado como reagente o ismero cis ou trans. b) Quantos tomos de carbono QUIRAL existem na molcula do 2-cloro-2-fenil-pentano? c) O composto 2-cloro-2-fenil-pentano apresenta quantos ismeros opticamente ativos? d) Represente, usando a frmula estrutural, os estereoismeros do 2-cloro-2-fenil-pentano. 9. (UEPG-PR) A taliodomida foi desenvolvida na Alemanha em 1954, com o objetivo de reduzir a ansiedade e a tenso e evitar nuseas, principalmente durante a gravidez. Os testes realizados naquela poca foram insuficientes para detectar alguns efeitos que se revelaram desastrosos: milhares de mortes intrauterinas e o nascimento de bebs com deficincias em todo o mundo. Foi descoberto mais tarde que, enquanto um enantimero da talidomida tem os efeitos desejados descritos acima, o outro enantimero causa anomalias nos fetos. Hoje, essa mesma droga est sendo utilizada na sua forma racmica no tratamento de outras doenas, como, por exemplo, a Aids. Sobre esse assunto, assinale o que for correto. a) Enantimeros so ismeros espaciais (estereoismeros), sendo um a imagem especular do outro. b) Um dos enantimeros desvia o plano de luz polarizada no sentido anti-horrio. c) Enantimeros so substncias que apresentam as mesmas propriedades fsicas e qumicas. d) A mistura racmica apresenta os dois enantimeros em propores iguais. e) Sendo ismeros, os enantimeros apresentam a mesma forma molecular. 10. (UFPB) A isomeria ptica uma propriedade que ocorre em molculas assimtricas, por exemplo, no cido 3-cloro-2-hidroxibutanodioico, representado abaixo.

Este material parte integrante do contedo multimdia Simulador de Cintica Qumica, produzido pela Editora tica. Editora tica. Todos os direitos reservados.

Em relao a esse cido, considere as seguintes proposies, identificando as verdadeiras. (01) A molcula aquiral. (02) O nmero de ismeros pticos ativos igual a 4. (04) O nmero de racematos igual a 2. (08) Enantimeros possuem propriedades fsicas iguais, exceto o desvio da luz polarizada. (16) Diastereoismeros formam a mistura racmica. A soma dos valores atribudos s proposies verdadeiras igual a _____. 11. Pesquisas recentes indicam que a relao entre o consumo moderado de vinho tinto e a diminuio da incidncia de doenas cardiovasculares parece estar ligada presena da substncia resveratrol em vinho e suco de uva. Acredita-se que a atuao do resveratrol se deva sua estrutura qumica, semelhante do dietilestilbestrol (DES), um estrgeno sinttico que atua sobre o nvel de colesterol no sangue. As frmulas estruturais das duas substncias so fornecidas a seguir.

Assinale a alternativa que contm a afirmao correta sobre essas substncias. a) Ambas formam ismeros geomtricos. b) Ambas apresentam atividade ptica. c) Ambas apresentam a funo lcool em sua estrutura. d) Ambas apresentam caractersticas bsicas, pois contm o grupo OH em suas estruturas. e) Pode-se obter os steres das duas substncias por reao com cidos carboxlicos.

Este material parte integrante do contedo multimdia Simulador de Cintica Qumica, produzido pela Editora tica. Editora tica. Todos os direitos reservados.

Gabarito dos exerccios


1C 2E 3 a)

b) O composto tambm apresenta isomeria ptica porque o tomo de carbono 2 quiral.

4B 5C 6C 7 B, C e E 8 a) trans
b) um c) dois d)

9 A, B, D e E so verdadeiras. C falsa. 10 (01) incorreta (02) correta (04) correta (08) correta (16) incorreta Resposta: 14 11 A
5

Este material parte integrante do contedo multimdia Simulador de Cintica Qumica, produzido pela Editora tica. Editora tica. Todos os direitos reservados.

Anda mungkin juga menyukai