Anda di halaman 1dari 9

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINRIA DEONTOLOGIA E MEDICINA LEGAL VETERINRIA

HUMANIZAO DOS ANIMAIS


1 VA

Docente: Andrea Alice Discentes: Lidiana Holanda Mayara Tenrio Milena Albuquerque Pryscila Miranda Turma: SV1

Recife, outubro de 2011

INTRODUO

A humanizao dos animais ou a antropomorfizao consiste em atribuir aos animais caractersticas humanas que comumente so exageros que descaracterizam as diversas espcies e que frequentemente acarretam em consequncias que vo de encontro ao bem estar animal. Com base no conhecimento construdo nas aulas de Deontologia e Medicina Legal Veterinria abordar-se- a humanizao animal em todos os seus aspectos.

HISTRICO DA RELAO HOMEM ANIMAL

A princpio a relao entre os homens e os animais era apenas utilitarista, onde o homem mesoltico passou a domesticar os animais domsticos para que os mesmos protegessem suas cavernas, ajudassem na caa e em seguida algumas espcies passaram a ser criadas para que servissem de alimentao para a populao humana, isso foi um passo muito importante para o desenvolvimento das primeiras civilizaes, visto que, o homem agora no dependia apenas da caa para suprir suas necessidades nutricionais, tinha reserva de alimentos vivos junto ao desenvolvimento da agricultura. Tal relao teve inicio por volta de 25.000 e 50.000 anos atrs. O primeiro indcio concreto de um elo de emoo entre um humano e um animal data de 12 000 anos: so restos fossilizados de uma mulher abraada a um filhote de co, encontrados no Oriente Mdio. Com o passar do tempo ouve mudana na relao entre homens e animais, onde o afeto passou a ser o principal motivo para o convvio entre as espcies. O que obviamente no significa que atualmente no exista ainda a forma arcaica de relacionamento descrito anteriormente. Pesquisas realizadas em todo mundo reafirmam a mudana constante com que ns, humanos, nos relacionamos com as demais espcies principalmente os ces e gatos. Atualmente mais at do que amigos, bichos de estimao so hoje vistos como filhos ou irmos em boa parte dos lares que os acolhem. Na Europa e nos Estados Unidos, o percentual de donos que consideram seus bichos como familiares j chega a 30%. No Brasil, de acordo com pesquisas da multinacional francesa Evialis, uma das maiores fabricantes de alimentos para animais de estimao no mundo, esse ndice de 10% mas aponta para cima (VEJA, 2009). As transformaes na relao entre pessoas e bichos vm a reboque de mudanas na demografia humana. Na natureza, quando o espao de habitat encolhe, a tendncia das populaes cair. Com ces e gatos est ocorrendo o contrrio. Quanto mais confinados, mais os humanos parecem adotar animais. Tr fatores os principais responsveis pelo aumento da relao com os animais: Encolhimento das famlias. Hoje so raros os casais que optam por ter mais de um ou dois filhos

O crescimento do contingente de pessoas que vivem sozinhas nas grandes cidades e buscam um companheiro animal Famlias em que os filhos adolescentes ou adultos ainda moram com os pais H hoje no Brasil 34,4 milhes de ces, um para cada seis brasileiros. Quando se pem os gatos na conta, a relao de um animal para cada quatro humanos, o pas detm a segunda populao canina do mundo, atrs apenas dos Estados Unidos.

O MERCADO

Segundo a Associao Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimao, a Anfal Pet existem cerca de 40 000 pet shops espalhados pelo pas. Em proporo populao de ces e gatos, esse nmero estabelece a realao de um desses estabelecimentos para cada 1.200 bichos contra uma farmcia para cada 2.600 pessoas no Brasil. No Brasil, o mercado de produtos e servios de luxo para animais de estimao est em expanso. Nesta semana, uma variedade impressionante de artigos do gnero, de jias a roupinhas de grife, e j existem desfiles de moda pet e feiras de produtos e servios pet como a que ocorrer em So Paulo em outubro deste ano, que j se encontra em sua dcima edio. A cada vez mais opes para atribuir aos ces caractersticas humanas, e essas opes perpassam de roupinhas de marca e jias de luxo, o mercado passa a oferecer tratamentos de beleza que descaracterizam a espcie o que pode resultar em alteraes mentais ao animal que passa a no mais se reconhecer como tal. As consequncias podem ser irreversveis. Ainda que muitos donos sejam bem-intencionados, algumas prticas no deixam de ser cruis, afirma. Izabel, da Unio Internacional Protetora dos Animais. (poca, 2011). Em contra partida aos servios que cada vez mais humanizam os animais aprovou-se a RESOLUO N 877, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2008 que em seu Art. 7 afirma: Ficam proibidas as cirurgias consideradas desnecessrias ou que possam impedir a capacidade de expresso do comportamento natural da espcie, sendo permitidas apenas as cirurgias que atendam as indicaes clnicas.

HUMANIZAO DE ANIMAIS O termo humanizao se refere atribuio de caractersticas e sentimentos humanos aos animais. De acordo com Marco Ciampi, presidente da Associao Humanitria de Proteo e Bem-Estar Animal (Arca Brasil); O animal precisa ter como referncia outro de sua espcie, no o ser humano; e com isso, muitos sofrem crise de personalidade. Humanizar os animais to prejudicial e danoso quanto a mutilao, abandono, sofrimento e descaso; e pode trazer problemas e prejuzos psicolgicos tanto para os donos quanto para seus bichinhos de estimao. Tambm promove a perda da identidade dos animais, os quais passam a sofrer das mesmas coisas que os humanos sofrem. Com inmeras opes para o cuidado dos animais (mercado PET), eles podem comear a apresentar alteraes comportamentais. Percebendo o exagero de cuidados, o animal comea a se comportar como uma criana: mimando demais, voc perde o controle, diz o veterinrio Luiz Fernando Sabadine. A agressividade, hiperatividade e comportamento anti-social so alguns dos sintomas. Na maioria das vezes, as coisas consideradas erradas so feitas pelo animal na tentativa de chamar a ateno. Segundo a veterinria e terapeuta animal Ceres Berger Faraco, vrias famlias com cachorros-problema so atendidas em seu consultrio no dia-a-dia. Geralmente seus pacientes so ces agressivos e que no podem conviver em grupo justamente por serem tratados como gente. A humanizao entre outras conseqncias promove o esquecimento por parte dos humanos, com as necessidades bsicas do animal e o tratamento para curar desvios comportamentais provocados pelo mimo exagerado consiste basicamente na procura de um profissional especializado, e principalmente na mudana de atitude do proprietrio em relao ao seu animal.

POR QUE EVITAR A HUMANIZAO?

A humanizao dos animais de companhia altamente prejudical para eles, desencadeando processos patolgicos orgnicos e psicolgicos. De acordo com o mdico veterinrio Luiz Fernando Sabadine. Quando ocorre a humanizao dos animais de companhia, eles perdem a sua identidade e passam a sofrer das mesmas coisas que os humanos sofrem, afirma. Os problemas psicolgicos dos animais vm crescendo cada vez mais, com excesso de humanizao sofrem de solido e problemas emocionais. Submetidos a cuidados excessivos, capazes de gerar dependncia e ansiedade, e alimentados com quitutes inadequados, ces e gatos vm convivendo cada vez mais com a gastrite. Estados depressivos podem alterar comportamentos, mudar atitudes e predispor a doenas. Ansiedades podem provocar diarrias, apatias, automutilao e a agressividade tambm pode aumentar. Muitas vezes os animais de estimao podem assumir o estresse dos humanos afetando o estado fsico e emocional dos animais. Assim como seus donos, eles tambm sofrem com os efeitos da vida moderna. Alm de transportar os encargos das pessoas, os animais - especialmente criaturas selvagens - tm suas prprias fontes de estresse. E para estes seres que dispem de mecanismos no-mentais para perceber o mundo sua volta, no nada fcil lidar com isto. O estresse provoca o corpo para liberar hormnios - adrenalina e cortisol. Estes hormnios causam acelerao na freqncia cardaca e respirao, afetando o sistema imunolgico, tambm afeta o sistema reprodutivo, reduzindo a libido e os hormnios reprodutivos, o que, em ltima instncia, aumenta o risco de doena cardiovascular. O fornecimento de brinquedos aos animais de companhia pode provocar problemas gastrointestinais, como corpos estranhos no trato gastrointestinal. O uso de shampoo e perfumes afetam o olfato do animal que como se fosse viso para os humanos. Os animais possuem sensores nos coxins plantares que tambm so prejudicados por uso de botas e sapatinhos. Banhos excessivos provocam o declnio do sistema imunolgico podendo ocasionar em dermatites.

CONSEQUNCIAS

Os ces e os gatos vo apresentar muitos problemas gastrointestinais por conta da alimentao inadequada que recebem de seus proprietrios, como gastrite, por exemplo. Vem ocorrendo tambm que pessoas que no querem comer carne por implicar a morte de um outro ser vivo esto impondo a seus ces domsticos dietas vegetarianas ou veganas, ainda mais radicais. Os veganos no comem nenhuma espcie de protena de origem animal, como leite. Aplicar esses valores aos animais de estimao representa, para muitos, uma manifestao de respeito. Mas obrigar ces e gatos a viver de vegetais e passar o dia sozinhos dentro de apartamentos representa uma prova de carinho? Isso nada mais do que uma forma de antropomorfizar os animais, obrigando-os a ingerir os mesmos alimentos dos seus proprietrios. Mas no se pode esquecer que os ces so carnvoros e necessitam se alimentar de carne. No ano de 2010, a treinadora Dawn Brancheau tinha 40 anos e trabalhava no parque SeaWorld de Orlando, nos EUA, desde 1994, foi morta depois de ter sido atacada por uma orca durante uma apresentao. Esse fato um exemplo do que muitas vezes o Homem se esquece, que animais selvagens, sejam marinhos ou terrestres, so seres desprovidos de racionalidade. E ataques realizados por Gigantes Selvagens nem sempre tm a inteno de matar, quem quer que seja. Humanizar seres selvagens maravilhosos, como Orcas, Macacos, Onas, Elefantes, entre outros, no como brincar ou adestrar os ces. A relao entre Homem e um animal selvagem sempre ir implicar em risco. E, portanto, deve ser respeitosa, obedecer a limites e normas de segurana.

CONSIDERAES FINAIS

A humanizao dos animais algo muito perigoso, pois tem a tendncia de tornar o relacionamento unilateral, assim trazendo benefcios apenas para o ser humano. Pessoas adquirem animais de estimao sem se preocuparem com as reais exigncias e responsabilidades que o animal em questo necessita. Seguem tendncias de modismo, impulsos consumistas e acabam esquecendo que esto lidando com seres vivos de caractersticas prprias.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Disponvel no site: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/17482-humanizacao-de-animais-versusdeterioracao-humana, acessado em 05 de outubro de 2011

Disponvel no site: http://www.fiam.br/momento/?pg=leitura&id=1558&cat=0, acessado em 05 de outubro de 2011

Disponvel no site: http://www1.folha.uol.com.br/bichos/810119-especialistas-alertam-sobre-tratamentohumanizado-aos-animais-de-estimacao.shtml, acessado em 07 de outubro de 2011

Disponvel

no

site:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI221331-15228,00

QUEM+INVENTOU+O+CACHORRO+VEGETARIANO.html, acessado em 28 de setembro de 2011

Disponvel no site: http://www.vooz.com.br/noticias/veja-os-perigos-de-humanizar-os-bichos-a-nossafamilia-animal-10532.html, acessado em 07 de outubro de 2011

Disponvel

no

site:

http://www.sergiorangelbiologo.com.br/novo/bom_saber.php?idSelecao=15&idAcao=V, acessado no dia 08 de outubro de 2011.

Disponvel no site: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI221339-15228,00.html, acessado no dia 08 de outubro de 2011.

Disponvel no site: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1504428, acessado no dia 08 de outubro de 2011.

http://www.orkut.com/CommMsgs?na=2&nst=61&tid=5405704370789079917&cmm=363137&hl=ptBR, Acesso em: 12.10.2011

Resoluo n 877, de 15 de fevereiro de 2008 PL 215 - 2007 Institui o Cdigo Federal de Bem-Estar Animal

Anda mungkin juga menyukai