Anda di halaman 1dari 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE CINCIAS CONTBEIS ELDRIA DA SILVA PEREIRA

A IMPORTNCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTO PBLICA E PRIVADA

Encruzilhada 2012

A IMPORTNCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTO PBLICA E PRIVADA

Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Cincias Contbeis na UNOPAR - Universidade Norte do Paran.

Encruzilhada 2012

INTRODUO

A contabilidade desde o seu surgimento at os dias atuais passou por grandes transformaes, hoje ela uma ferramenta de extrema importncia para o bom xito de um negocio. Neste trabalho, vamos falar sobre a importncia da Contabilidade na gesto pblica e privada. A inteno deste trabalho apresentar a Contabilidade como um instrumento gerencial determinante para uma boa administrao no desempenho de sua funo de atender as particularidades da administrao pblica e privada.

A IMPORTNCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTO EMPRESARIAL E PBLICA

DEMONSTRAES CONTBEIS DE RGOS PBLICOS

A Contabilidade Aplicada Administrao Pblica, seja na rea Federal, Estadual, Municipal ou no Distrito Federal, tem, como fio condutor, a Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, que estatui normas gerais de direito financeiro para a elaborao e o controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. Costumamos dizer que a Lei no 4.320/64 est para a Contabilidade Aplicada Administrao Pblica assim como a Lei das Sociedades por Aes, Lei n 6.404/76, est para a Contabilidade aplicada atividade empresarial. A Contabilidade Aplicada Administrao Pblica registra a previso da receita e a fixao da despesa, estabelecida no Oramento Pblico aprovado para o exerccio, escritura a execuo oramentria da receita e da despesa, faz a comparao entre a previso e a realizao das receitas e despesas, controla as operaes de crditos, a dvida ativa, os valores, os crditos e obrigaes, revela as variaes patrimoniais e mostra o valor do patrimnio.

Seguindo os dispositivos da Lei no 4.320/64 e as afirmaes anteriores, podemos definir a Contabilidade Pblica como sendo o ramo da contabilidade que coleta, registra e controla os atos e fatos da Fazenda Pblica, mostra o Patrimnio Pblico e suas variaes, bem como acompanha e demonstra a execuo do oramento. Pela definio anterior, deduzimos que a Contabilidade Pblica est interessada, tambm, em todos os atos praticados pelo administrador, sejam de natureza oramentria (Previso da Receita, Fixao da Despesa, Empenho, Descentralizao de Crditos etc.), sejam, meramente administrativos (Contratos, Convnios, Acordos, Ajustes, Avais, Fianas, Valores sob Responsabilidade, Comodatos de Bens etc.;), representativos de valores potenciais que podero afetar o Patrimnio (A - P = PL), no futuro.

1 - BALANO ORAMENTRIO

O Balano Oramentrio tem como objetivo apresentar as receitas detalhadas por categoria econmica, origem e espcie, especificando a previso inicial, a previso atualizada para o exerccio, a receita realizada e o saldo a realizar. Demonstrar tambm as despesas por categoria econmica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotao inicial, a dotao atualizada para o exerccio, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, o crdito pago e o saldo da dotao. A identificao das receitas e despesas intra-oramentrias, quando necessria, dever ser apresentada em notas explicativas. No momento inicial da execuo oramentria, tem-se o equilbrio entre receita prevista e despesa fixada e constata-se que toda despesa a ser executada est amparada por uma receita prevista a ser arrecadada no exerccio. A avaliao da execuo do oramento pblico extremamente importante para a formulao, avaliao e conduo da poltica fiscal. Dessa forma, formulam-se opinies a respeito de que grau a gesto oramentria promove o equilbrio fiscal e contribui para que o endividamento pblico esteja em nveis aceitveis. Contudo, o resultado oramentrio no um indicador de responsabilidade fiscal, pois pode ocorrer, por exemplo, dficit ou equilbrio oramentrio concomitante com um supervit primrio ou nominal, ou o oposto. Deve-se determinar tambm de que forma o equilbrio ou desequilbrio fiscal impactado pelo nvel e eficincia da arrecadao e pela execuo de despesas pblicas de pessoal, custeio, investimentos e de encargos da dvida pblica. O Balano Oramentrio til, ainda, para a avaliao do cumprimento estabelecido pela Constituio Federal de 1988, embora essa avaliao deva ser feita conjuntamente com os Oramentos Fiscais, da Seguridade Social e de Investimentos.

2 - BALANO FINANCEIRO

Segundo a Lei 4.320/64, O Balano Financeiro demonstra a receita e a despesa oramentria bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-

oramentria, conjugados com os saldos em espcie proveniente do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte. Dessa forma o Balano Financeiro um quadro com duas sees:

Ingressos (Receitas Oramentrias e Recebimentos Extra-Oramentrios); Dispndios (Despesa Oramentria e Pagamentos Extra-Oramentrios).

O Balano Financeiro evidencia a movimentao financeira das entidades do setor pblico no perodo a que se refere, e discrimina:

A receita oramentria realizada por destinao de recurso (destinao vinculada e/ou destinao ordinria); A despesa oramentria executada por destinao de recurso, destinao vinculada ou destinao ordinria; Os recebimentos e os pagamentos extra-oramentrios; As transferncias ativas e passivas decorrentes, ou no, da execuo oramentria; O saldo inicial e o saldo final em espcie.

Devero ser apresentadas as destinaes ordinrias e as destinaes vinculadas. O detalhamento das vinculaes dever ser feito de acordo com as caractersticas especficas de cada ente, como por exemplo, as vinculaes para a previdncia social, transferncias obrigatrias para outro ente e outras vinculaes constitucionais e legais. Caso o ente resolva agrupar algumas vinculaes em um grupo chamado de Outras Vinculaes, esse no dever ultrapassar 10% do total da Receita Oramentria ou da Despesa Oramentria.

3 - DEMONSTRAO DOS FLUXOS DE CAIXA

A demonstrao dos fluxos de caixa tem o objetivo de contribuir para a transparncia da gesto pblica, pois permite um melhor gerenciamento e controle financeiro dos rgos e entidades do setor pblico.

As informaes dos fluxos de caixa so teis para proporcionar aos usurios da informao contbil instrumento para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez. Assim, a Demonstrao dos Fluxos de Caixa permite aos usurios projetar cenrios de fluxos futuros de caixa e elaborar anlise sobre eventuais mudanas em torno da capacidade de manuteno do regular financiamento dos servios pblicos. A Demonstrao dos Fluxos de Caixa deve ser elaborada pelo mtodo direto ou indireto e evidenciar as movimentaes havidas no caixa e seus equivalentes, nos seguintes fluxos:

Das operaes; Dos investimentos; e Dos financiamentos.

O fluxo de caixa das operaes compreende os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originrias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ao pblica e os demais fluxos que no se qualificam como de investimento ou financiamento. O fluxo de caixa dos investimentos inclui os recursos relacionados aquisio e alienao de ativo no circulante, bem como recebimentos em dinheiro por liquidao de adiantamentos ou amortizao de emprstimos concedidos e outras operaes da mesma natureza. O fluxo de caixa dos financiamentos inclui os recursos relacionados captao e amortizao de emprstimos e financiamentos. A demonstrao dos fluxos de caixa pode ser levantada pelo mtodo direto ou indireto. Devero ser elaboradas notas explicativas detalhando os recursos ordinrios e vinculados que compem o caixa e fluxo de caixa do exerccio anterior e para o exerccio seguinte.

4 - DEMONSTRAO DO RESULTADO ECONMICO

A exigncia popular acerca da transparncia na gesto dos recursos pblicos, objetivando a verificao da otimizao dos benefcios gerados sociedade, revela a necessidade de implantao de um sistema de informaes que permita a evidenciao de resultados alcanados sob gide da eficincia, eficcia e efetividade da gesto. No Brasil, a maioria dos gestores no sabe dizer se aes oferecidas sociedade so bem sucedidas ou no. Quando eles, por exemplo, impem cortes ao oramento, no sabem se esto cortando suprfluos ou essenciais. Faltando-lhes, muitas vezes, informaes objetivas quanto aos resultados alcanados. A busca de alternativas que reduzam os custos e otimizem a efetividade e a eficincia, (preceito institudo pela Carta Constitucional de 1988 em seu art. 74, inciso II: comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado) dos servios prestados sociedade, pelos rgos pblicos, tem sido o grande desafio dos estudiosos e administradores da rea pblica no Brasil, pois, em realidade, a preocupao at ento se restringia, fundamentalmente, a procedimentos mais voltados ao atendimento das prerrogativas legais vigentes no pas, no se analisando os aspectos concernentes gesto de custos e conseqentes resultados, fenmenos esses que j so demasiadamente conhecidos no setor privado. Para tanto, a NBCT 16.6 criou um novo demonstrativo, a Demonstrao do Resultado Econmico (DRE), que evidencia eficincia na gesto dos recursos no servio pblico. A Demonstrao do Resultado Econmico, cuja elaborao facultativa, mas a anlise do custo dos servios prestados, da receita econmica e do resultado econmico permite analisar a eficincia da gesto pblica.

5 - DEMONSTRAO DAS MUTAES DO PATRIMNIO LQUIDO

A Demonstrao das Mutaes no Patrimnio Lquido ser obrigatria apenas para as empresas estatais dependentes e para os entes que as incorporarem no processo de consolidao das contas. A entidade deve apresentar a demonstrao das mutaes no patrimnio lquido - DMPL, que objetiva demonstrar:

O dficit ou supervit patrimonial do perodo; Cada mutao no patrimnio lquido reconhecida diretamente no mesmo; O efeito decorrente da mudana nos critrios contbeis e os efeitos decorrentes da retificao de erros cometidos em exerccios anteriores. As contribuies dos proprietrios e distribuies recebidas por eles como proprietrios;

Alteraes no patrimnio lquido de uma entidade entre as datas de duas demonstraes financeiras consecutivas refletem o aumento ou diminuio da riqueza durante o perodo. A demonstrao das mutaes do patrimnio lquido - DMPL contemplar, no mnimo, os itens contidos na estrutura, segregados em colunas, discriminando:

Patrimnio Social/Capital Social Reservas de Capital Ajustes de Avaliao Patrimonial Reservas de Lucros Aes/Cotas em Tesouraria Resultados Acumulados

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

A Lei de Responsabilidade Fiscal de observncia obrigatria por todos os entes estatais, Unio, Estados e Municpios, compreendendo seus poderes, rgos e entidades dependentes. Procura evitar dficits e reduzir dvidas. Importante ressaltar que a Lei procurou privilegiar o planejamento, pois, a atividade do planejamento tem grande importncia para evitar que se faam gastos imediatistas, de convenincia, que surgem no dia a dia, mas sem compromisso com prioridades.

O oramento h de ser precedido de planejamento. No se pode admitir oramentos feitos sem qualquer compromisso com o que se pretende executar. A Lei prev que a Lei de Diretrizes Oramentrias tenha um documento importante que chamou de anexo de Metas Fiscais. Dever, assim, estar nele indicada onde ser aplicada a arrecadao prevista. Com os Relatrios de Execuo Oramentria e de Gesto Fiscal, ser possvel ao Tribunal de Contas fazer o acompanhamento para saber se as metas estabelecidas esto, de fato, sendo cumpridas. Conforme dispe o artigo 165, 2 da Constituio Federal, a LDO deve conter no mnimo: metas e prioridades para o exerccio seguinte; orientao para o oramentoprograma; alteraes na legislao tributria. A Lei de Diretrizes Oramentrias mostrase um instrumento valioso para o planejamento das finanas e ter dois anexos: o de Metas Fiscais e o de Riscos Fiscais. De acordo com a Constituio Federal, a Lei Oramentria compreende o oramento fiscal; o oramento de investimento das estatais; e o oramento de seguridade social. A reserva de contingncia serve para atender ao pagamento de "passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos." (artigo 5, III, b, da LRF). As metas de arrecadao, sendo anual a pea oramentria poucos municpios acompanhavam sua arrecadao em perodos menores. Doravante, exige a Lei de Responsabilidade Fiscal que 30 dias aps a publicao do oramento a Administrao deve elaborar a programao bimestral de arrecadao. Isto se mostra importante, pois possibilitar o clculo necessrio ao contingenciamento de dotaes, tambm exigido, como j afirmado. importante exigir, a Lei, que para a concesso de benefcios que impliquem em renuncia de receitas, como: anistia, remisso, subsdios, deve haver demonstrao de que tal renncia no prejudicar os resultados da Lei de Diretrizes Oramentrias ou que haver compensao daquela perda, com aumento da receita tributria prpria.

GESTO EMPRESARIAL DO AGRONEGCIO

O conjunto de todas as operaes e transaes envolvidas desde a fabricao dos insumos agropecurios, das operaes de produo nas unidades agropecurias, at o processamento e distribuio e consumo dos produtos agropecurios in natura ou industrializados (ARAJO, 2003, p.28).

Algumas especificidades da produo agropecuria a diferenciam da produo de outros bens manufaturados, que so: sazonalidade da produo; influncia de fatores biolgicos; doenas e pragas e perecibilidade rpida. O Agronegcio envolve as seguintes funes: suprimento produo agropecuria, produo agropecuria propriamente dita, transformao, acondicionamento, armazenamento, distribuio, consumo e servios complementares (publicidade, bolsas de mercadorias, polticas pblicas etc). Esta viso sistmica do negcio agrcola e seu conseqente tratamento como conjunto potencializam grandes benefcios para um desenvolvimento mais intenso e harmnico da sociedade brasileira, j que o Agronegcio o segmento econmico de maior valor em termos mundiais, e sua importncia relativa varia para cada pas. O Agronegcio brasileiro tem grande importncia na balana comercial, participando com mais de 40% da pauta de exportao e sendo altamente superavitrio, de modo a contribuir sensivelmente para evitar os dficits comerciais do Brasil. Outros indicadores relevantes para o agronegcio no Brasil referem-se gerao de empregos, ao custo para cada emprego gerado e absoro dos gastos familiares (ARAJO, 2003, p.28). Considerando o impacto das inovaes tecnolgicas, bem como as complexas relaes e interfaces dos mercados, Arajo (2003) destaca caractersticas especficas para o agronegcio brasileiro, saber:

Perda de auto-suficincia; Dependncia de insumos e servios de terceiros; Maior especializao em certas atividades; Distanciamento entre os centros produtores e consumidores; Logstica mais sofisticada e diversificada; integrao internacional dos
mercados.

A SIMULAO EMPRESARIAL DE INVESTIMENTOS NO AGRONEGCIO

Nos ltimos anos, cada vez mais a agricultura e a pecuria intensificam-se, o que possibilita melhoria significativa do aumento de produtividade. Por outro lado tornase necessrio o desembolso de quantias vultosas para o empreendimento. H ainda, uma tendncia de reduo de preos dos produtos agropecurios associada elevao dos custos de produo resultante do aumento dos encargos de financiamentos bancrios, diminuio dos volumes de financiamentos oficiais, elevao da carga tributria e dos encargos sociais, e elevao dos preos dos insumos bsicos. Diante desta situao, h a necessidade de adoo, por parte dos empreendimentos agropecurios, de modelos administrativos que busquem a reduo dos custos de produo e o aumento do faturamento atravs da adequada insero do empreendimento na cadeia produtiva e, pela definio correta do produto, do processo de produo, das tcnicas de gesto e escoamento de produo. No entanto, observa-se que ainda hoje boa parte dos produtores rurais adota decises condicionadas apenas sua experincia, tradio, potencial da regio e disponibilidade de recursos financeiros e de mo-de-obra. Quando a rentabilidade baixa, o produtor percebe, mas tem dificuldade em quantificar e identificar os pontos de estrangulamento do processo produtivo. Da a importncia de uma boa gesto de custos que auxilie o produtor na tomada de decises estratgicas em seu empreendimento. Quando se busca, dentro do arcabouo da administrao, verificar a rentabilidade e quantificar os centros de gastos de uma atividade produtiva, desenvolvese uma anlise de custos de produo. Existem vrias finalidades para a determinao do custo dentro de uma empresa rural atravs de critrios gerenciais que buscam uma maior capacidade gerencial por meio do suprimento de informaes relevantes sobre seus diversos produtos, servios ou atividades operacionais. O controle dos custos parciais de cada atividade poder orientar o gestor destas empresas da seguinte maneira:

Mostra os gastos dos diferentes empreendimentos; Possibilita calcular os rendimentos das diversas culturas e criaes; Permite a determinao do volume do negcio;

Indica as melhores pocas para a venda e aquisio de produtos; Permite o clculo dos custos da produo; e Permite o clculo das medidas de resultado econmico.

Entretanto, os custos de produo, importante ferramenta de anlise econmica, so variveis desconhecidas pela imensa maioria dos produtores brasileiros, sendo esse desconhecimento um importante ponto de estrangulamento da cadeia produtiva pecuria, j que essas informaes so imprescindveis para o processo de tomada de decises. O objetivo mais importante dos registros agropecurios em uma empresa rural, sob o ponto de vista da administrao, a avaliao financeira e a determinao de seus lucros e prejuzos durante um determinado perodo, fornecendo subsdios para diagnosticar a situao da empresa e realizar um planejamento eficaz. Obter essas informaes passa a ser mais importante quando inserimos essa organizao dentro do contexto complexo e dinmico do mercado de nossos dias, que exige maior competitividade de seus produtos e servios. Deste modo, vemos que fundamental que o produtor rural esteja bem informado sobre a composio e o comportamento de seus custos para elaborar estratgias de ao fundamentadas em dados confiveis, ponderadas e que busquem as melhores alternativas possveis, alm de possibilitar a visualizao antecipada de restries e dificuldades impostas pelas mudanas nos nveis de preo de mercado dos elementos componentes do custo rural. Para finalizar, como argumenta Peter Drucker (2003), a administrao deve colocar o desempenho econmico em primeiro lugar, pois uma empresa s justifica a sua existncia mediante os resultados econmicos que produz independente dos demais resultados que obtiver.

CONTRIBUIO DA PESQUISA - GESTO PBLICA E EMPRESARIAL

Este trabalho estimulou o conhecimento da controladoria na gesto pblica, no mbito do desenvolvimento da administrao no sentido de auxiliar o processo de tomada de deciso e desse modo atingir os objetivos e possibilitou ainda a anlise das atividades desenvolvidas nesse setor e assim, compreender que a controladoria pode variar de empresa para empresa, dependendo muitas vezes, do ambiente institucional na qual est inserida, seja na esfera pblica ou privada, mas sempre manter a caracterstica bsica de departamento responsvel por gerar e transmitir informaes necessrias para os executivos tomarem decises sobre os rumos de uma organizao. A pesquisa tambm contribui para a viso daqueles que sempre prezaram pelos iderios de liberdade e democracia o mximo de responsabilidade e moralidade. O fato de manusear o produto do esforo coletivo, que o dinheiro pblico, faz do administrador um sacerdote do poder, conferindo-lhe atribuies que, quando exercidas, alteram toda uma histria e programam um longo futuro conforme rege a Lei da Responsabilidade Fiscal. No ambiente da gesto empresarial tambm no diferente a doutrina que estabelece um controle da administrao tanto nas empresas rurais, assim como nas industriais, a gesto administrativa abrange dois aspectos principais: o processo produtivo e as atividades comerciais. J os sistemas agroindustriais, em decorrncia da globalizao, dividem-se em trs blocos: capacidade produtiva (tecnolgica), capacidade de inovao e capacidade de coordenao.

CONCLUSO

Ao concluir essa pesquisa, pude observar a importncia da contabilidade pblica e privada para o bom desenvolvimento de uma gesto. Dessa forma podemos concluir que a Gesto Pblica e Empresarial controlada atravs de leis, doutrinas e indispensveis demonstrativos contbeis obrigatrios que apresentam aos seus usurios resultados exatos de cada entidade, seja ela pblica ou privada.

BIBLIOGRAFIA
PEREIRA, Elias; KOBAYASHI, Alfredo; ARAGAKI, Carlos, GONALVES, Reginaldo; MOMPEAN, Valdir; LIMA, Jos, Fundamentos da Contabilidade So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. SILVA, Lino Martins, Contabilidade Governamental: um enfoque administrativo 7 edio So Paulo: Atlas, 2004.

www.tesouro.fazenda.gov.br ARAJO, Massilon J. Fundamentos do agronegcio. So Paulo: Atlas, 2003. CALLADO, Aldo Leonardo Cunha. Custos: um desafio para a gesto no agronegcio. 2004. www.jusbrasil.com.br

Anda mungkin juga menyukai