Anda di halaman 1dari 19

Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas* Socialization at school: transitions, learning and friendship from

childrens point of view


Fernanda Mller**
Resumo

O trabalho apresenta uma pesquisa etnogrfica conduzida na cidade de Porto Alegre, onde se buscou entender os processos de socializao escolar a partir dos depoimentos de oito crianas. O artigo explora trs temas, sendo o primeiro a transio de srie que implica dificuldades, prazeres e medos. O segundo se refere idia de ter futuro como conseqncia das aprendizagens na escola, assim apresentada explicitamente pelas crianas mais pobres. Por ltimo, o contexto do recreio focalizado para mostrar a complexidade das relaes de amizade entre pares. Palavras-chave: crianas; escola; socializao.
Abstract

This paper presents an ethnographical study carried out in Porto Alegre/Brazil, and its main objective is to provide greater understanding of socialization processes at school from eight childrens points of view. The work explores three issues, and the first one is related to transition of school years, what means difficulties, pleasures and fears. The second one is the idea of having future as the consequence of learning at school, and it was presented specially by those poorer children. The last one is the break time which is focused in order to show the complexity of friendships among peers. Keywords: children; school; socialization.
* Agradeo Capes pelo apoio financeiro. ** Doutora em Educao, Professora da Universidade Federal de So Paulo. fernanda.

mueller@gmail.com

Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

123

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

Introduo
Entre os anos de 2004 e 2006, conduzi uma pesquisa etnogrfica em Porto Alegre, tendo como objetivo central analisar o entendimento de nove meninos e meninas, de quatro a doze anos, sobre a cidade em que habitavam. Para isso, constru uma abordagem metodolgica que consistia na realizao de fotografias pelas crianas, seguida de conversaes (MAYALL, 2001), de forma a captar como as crianas escolhiam, significavam e entendiam os espaos-lugares1 mais importantes para elas na cidade. Ao usar mtodos diversificados, dei mais oportunidades s crianas para participar, j que puderam usar diferentes linguagens para se expressarem. Ainda que a fotografia no tenha sentido sozinha, mas somente junto interpretao e explicao das crianas, os dados visuais gerados ofereceram uma primeira aproximao para entender as condies de vida e as experincias cotidianas das crianas. A anlise desses dados apontou uma primeira questo-chave: as crianas vivem a cidade a partir de quatro espaos-lugares, quais sejam, a famlia, a escola, os espaos de lazer e os espaos criados por elas prprias2. Mais do que isso, esses espaos-lugares s fazem sentido para as crianas porque esto atrelados s suas relaes sociais, pautadas pelas amizades, lutas por poder, negociaes, trocas inter e intrageracionais. O propsito do presente artigo explorar uma parte dos resultados dessa investigao, referentes aos processos de socializao na escola a partir do ponto de vista das crianas. Se por um lado a criana e a infncia estiveram pouco presentes nos estudos sociolgicos at os anos 1980 (MONTANDON, 1997, 2001; SIROTA, 2001; CORSARO, 1997, 2003, QVORTRUP, 1994), por outro, segundo Mon1 Giddens (1991) argumenta que a modernidade separou o espao do lugar, o que antes era uma categoria nica, simultnea, em que as dimenses espaciais da vida social eram caracterizadas pela presena das pessoas. O espao separado do lugar ao ampliar as possibilidades de relaes entre outros com quem no h necessariamente contato pessoal. O lugar familiar, delimitado, especfico, concreto, onde nossas identidades esto estreitamente ligadas; tambm fixo, onde criamos razes (HALL,1999). Tuan (1977) explica que, mesmo que espao e lugar sejam categorias co-dependentes, uma vez que seus significados se misturam, o espao mais abstrato que o lugar, isto , so diferentes. Embora ciente das teorizaes que diferenciam o espao do lugar, eu vou us-los por vezes como sinnimos, entendendo que isso o reflexo da sua prpria co-dependncia. Mais do que isso, a prpria cidade simultaneamente um espao e um lugar. nela que as rupturas entre o moderno e o contemporneo vm tona, o que a faz um campo rico de pesquisa.

Contudo, uma das crianas participantes do estudo, um menino de quatro anos, no apontou a escola em suas fotografias e conversas. Ele no aparecer no Quadro I em funo do propsito de foco do presente trabalho.
124 Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

tandon (1997), a sociologia da educao estudou as crianas tendo como foco as influncias das estruturas escolares sobre elas e os adolescentes. Todavia, a criana no era considerada, mas sim a sua trajetria escolar e os processos de socializao na escola. As teorias sociolgicas funcionalistas, principalmente elaboradas por Durkheim (1973, 1974) e Parsons (1964), tiveram um importante papel ao associar o conceito de socializao a uma concepo de crianas como seres passivos e a infncia como um perodo de passagem, sem importncia em si, mas no aguardo pela vida adulta. Populares nos anos 1950 e 1960, essas teorias conceberam a socializao como uma estratgia de treinamento para assegurar a internalizao de normas e regras, de forma que as crianas se tornassem integradas sociedade, o que colaborou para a construo cientfica da irracionalidade, da natureza e da universalidade da infncia. Parsons (1964, p. 208) chamou de invaso brbara a chegada dos recmnascidos, entendendo isso como uma situao crtica de todas as sociedades. Aps o seu nascimento, a criana passaria a ser conformada pelas instituies sociais: a famlia, a comunidade e a escola. Dessa relao, ela assimilaria a moral e os costumes que conduzem ao convvio social e, aos poucos, incorporaria as regras coletivas aos seus valores individuais, pois, do contrrio, ela se tornaria excluda. Durkheim (1974, p. 5) associou a educao ao processo de socializao, concebendo-a no somente como a ao repetida e sucessiva das geraes adultas sobre as crianas, mas tambm como um esforo contnuo para impor s crianas maneiras de ver, de sentir e de agir s quais elas no chegariam espontaneamente. A educao tambm teria como finalidade promover habilidades fsicas, intelectuais e morais, exigidas pela sociedade como um todo, mas igualmente pelos contextos especficos aos quais as crianas pertencem (DURKHEIM, 1973). Essa abordagem defende que a criana passa a ser completa quando j no mais criana, ao alcanar a maturidade e a completude supostamente particulares idade adulta. No h dvidas de que o conceito tradicional de socializao apresenta limitaes para entender a sociedade contempornea e a participao das crianas. Seria limitador pensar que o estgio de desenvolvimento fsico e emocional3 das pessoas determinaria absolutamente a sua participao social. Isso implicaria assumir o desenvolvimento como algo biolgico e socialmente limitador e no um processo em constante construo, o que algumas perspectivas da psicolo-

De certa forma, a teoria de Jean Piaget corrobora as perspectivas sociolgicas tradicionais da socializao. Isso porque prev comportamentos, aes e modos de pensar prprios para cada etapa da vida, sem considerar a criana como um ser j social.
Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR 125

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

gia do desenvolvimento vm apontando4. Pensar a criana em uma sociedade complexa exige o abandono de todas as concepes tradicionais construdas ao longo do sculo XX, que colocaram-na em uma posio de irracionalidade, incompetncia, ignorncia e inferioridade em relao ao adulto. Preocupado em reconstruir o conceito de socializao na perspectiva sociolgica, Corsaro (1997) afirma que no se trata unicamente de um problema de adaptao e internalizao, mas de um processo de apropriao e reinveno. A partir de uma viso que considerou a importncia do coletivo, de como as crianas negociam, compartilham e criam culturas com os adultos e com seus pares, o autor apresenta o conceito de reproduo interpretativa. Atravs do termo reproduo, Corsaro (1997, p. 18) explica que crianas so constrangidas pela estrutura social que impe a internalizao das regras sociais, mas, ao mesmo tempo, esto ativamente contribuindo para a produo e mudana cultural. Enquanto interpretativa, captura os aspectos inovadores e criativos da participao da criana na sociedade. O conceito de reproduo interpretativa, logo, compreende que as crianas contribuem para a preservao, assim como para a transformao da sociedade. Tambm rompendo com o pensamento linear, Thin (2006) no s sugere a relevncia de diversas formas de socializao observadas nas condies de existncia, nas relaes sociais e na histria dos grupos e dos indivduos, mas tambm a necessidade de avanarmos de uma viso de socializao como o resultado da ao das instituies, para entend-la como um processo individual e social. Nesse sentido, importante considerar o ponto de vista das crianas sobre diferentes processos em suas vidas. Dentre eles, o de socializao na escola, o que exige o esforo de abandono da considerao do ponto de vista adulto. Christensen e James (2003, p. 3) chamam a ateno para a variedade de temas tericos, prticos, ticos e morais que emergem dos estudos da infncia. O presente artigo apresenta um estudo sobre e com as crianas. A escolha de um nmero de histrias de vida, capaz de reconstruir a dinmica histricoestrutural de um grupo social particular, orientou o tipo da amostra da pesquisa. Todavia, face s marcantes diferenas sociais entre as crianas participantes da pesquisa, cabe efetuar uma breve comparao entre os indicadores socioeconmicos dos bairros aos quais elas pertencem. A tabela abaixo mostra que enquanto a renda do responsvel pelo domiclio no bairro Bom Jesus de apenas 4 salrios mnimos mensais, no bairro Moinhos de Vento esse valor alcana quase 30 salrios mnimos. Vale notar que a desigualdade ainda maior, uma vez que os domiclios no bairro Bom Jesus so ocupados em mdia por 3,6 moradores
4 Ver Rossetti-Ferreira, Amorin, Silva e Carvalho (2004) sobre a perspectiva tericometodolgica da Rede de Significaes RedSig.

126

Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

contra 2,6 no Moinhos de Vento. Outro fator importante a grande diferena entre os anos de escolaridade dos moradores do Bom Jesus e dos outros bairros, representando quase a metade se comparado com o Moinhos de Vento e o Bom Fim. Ainda, os bairros Moinhos de Vento e Bom Fim possuem uma baixa participao das crianas na populao apenas cerca de 10% , enquanto no bairro Bom Jesus um tero da populao tem menos de 14 anos de idade. As famlias aqui referidas so representativas das caractersticas dos bairros.
TABELA 1 - COMPARAO DOS INDICADORES SOCIAIS DE BAIRROS SELECIONADOS DE PORTO ALEGRE 2000

Populao residente com at 06 anos de idade (%) Populao residente com idade de 7 a 14 anos (%) Escolaridade mdia dos responsveis por domiclios (anos) Taxa de Alfabetizao, populao 15 anos e mais (%) Rendimento mdio em Reais dos responsveis por domiclios (R$)

Bom Fim

Moinhos de Vento 4,6 6,3 13,2 99,3 4.479

Bom Jesus

5,1 6,6 12,7 99,5 2.302

16,4 15,7 6,5 92,1 741

FONTE: Observatrio da cidade de Porto Alegre (2007)

A seguir, trs temas sero explorados. O primeiro se refere transio de srie e de escola, que implica dificuldades, prazeres e medos para as crianas. O segundo alude idia de ter futuro, assim apresentada pelas crianas mais pobres. Por ltimo, o contexto do recreio analisado para mostrar a complexidade das relaes de amizade entre pares.

Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

127

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

Transies na escola
Corsaro e Molinari (2005) realizaram uma pesquisa na cidade de Mdena, Itlia, com o intuito de entender continuidades e descontinuidades nos processos de transio das crianas da Educao Infantil para a primeira srie do Ensino Fundamental. O conceito de transio nesse trabalho aparece como os processos coletivos que ocorrem em contextos sociais ou institucionais e que so sempre produzidos e compartilhados com os outros (CORSARO; MOLINARI, 2005). Combinando mtodos comparativos com uma etnografia longitudinal, os autores acompanharam as crianas durante o seu ltimo ano na Educao Infantil e o primeiro ano no Ensino Fundamental, quando puderam observar um complexo conjunto de relaes nesse rito de passagem. Embora as oito crianas freqentassem sries e escolas diferentes, a observao de diferentes processos de transio na escola se tornou evidente. O quadro a seguir apresenta algumas informaes sobre as crianas.
Ano 2004 Jssica Leonardo Victria Matheus Giuseppe Adriane lida Waldemir Idade 9 12 9 6 7 9 12 10 Gnero F M F M M F F M Srie 2004 5 5 3 prescola 2 2 6 4 Srie 2005 6 5 4 1 3 3 7 5 Bairro Bom Fim Bom Fim Moinhos de Vento Moinhos de Vento Bom Fim Bom Jesus Bom Jesus Bom Jesus Tipo de escola Pblica estadual Pblica estadual Privada Privada Privada Pblica municipal Pblica municipal Pblica municipal

QUADRO 1 - SNTESE DAS INFORMAES SOBRE OS PARTICIPANTES DO ESTUDO

FONTE: Pesquisa de campo


128 Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

Todas as crianas mencionaram experincias atuais ou passadas na escola, principalmente as crianas mais velhas, o que exprime a seguinte condio: maior o tempo de permanncia na escola, maior o saber sobre as regras de convvio. Matheus, como uma das crianas mais novas, exemplifica a condio de novato na primeira srie do Ensino Fundamental, mostrando nos primeiros meses um exerccio permanente para se apropriar das novas normas. O prprio elucida que se confundiu vrias vezes, chamando a professora por tia, mas que ao ser corrigido por ela ou pelos colegas, aprendeu que pode cham-la por professora, sora ou profe. Conectar o som da sineta com o horrio para se colocar em fila ou ir embora tambm no bvio, o que Matheus aprendeu com a prpria experincia de ter sua ateno chamada pela professora por estar atrasado, ou atravs das dicas da me e da irm mais velha. As crianas mostram preocupaes e experincias sobre eventuais mudanas de escola, que tambm consiste em um processo de transio. Com base nos depoimentos das amigas, Jssica opta por permanecer na mesma escola a partir da quinta-srie, j que imagina que sua adaptao s regras do Colgio Militar de Porto Alegre seria muito difcil, principalmente ao considerar o uso de uniforme. No entanto, ela entende que o Colgio Militar mais forte, isto , mais competente para preparar os alunos para o futuro vestibular. Tambm considerando conversas com amigas, Victria compara a sua escola com outras duas da iniciativa privada de Porto Alegre; se na primeira ela somente v problemas relacionados a prvios acidentes com as crianas, na segunda ela percebe vantagens ao comparar o tempo de recreio com o da sua escola. Giuseppe prev que estudar em outra escola aps a quarta-srie, no entanto cogita a possibilidade de ser reprovado, e, logo, de permanecer na escola atual. Corsaro e Molinari (2005) percebem trs ritos de passagem na transio das crianas de uma escola para a outra. O primeiro seria a separao, ou seja, a parte final do ltimo ano na escola; o segundo, a incorporao da cultura da escola nova; e o terceiro seria um processo de passagem entre as duas primeiras. Waldemir, Leonardo e Matheus mudaram de escola e seus relatos sobre esse processo de transio estiveram sempre presentes nas nossas conversas. Waldemir freqentou a primeira e segunda-sries em uma escola pblica municipal, tendo sido transferido para outra escola da mesma rede na terceira-srie. Segundo o seu entendimento, esta mudana foi positiva, pois lhe oportunizou mais desafios, j que a escola anterior era considerada por ele como fraca. Waldemir no expressa qualquer queixa e a conformao s regras da nova escola parece ter sido tranqila. Leonardo se preparou para duas transies: de srie e de escola, mas somente a segunda ocorreu. Mostrando-se desapontado com a reprovao, Leonardo entende que seus professores foram omissos e que no lhe deram chances para ser aprovado para a sexta-srie. Apesar de Matheus
Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR 129

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

ainda no ter formado um grupo de amigos e sentir-se desconfortvel com o comportamento de colegas na nova escola, por roubar [o seu] lugar na fila, para ele, estar na escola que a irm mais velha tambm estuda motivo de orgulho. Esse sentimento positivo aparece quando ele assume que no pode faltar aulas na nova escola, o que era permitido na escola de Educao Infantil, j que l no aprendia nada, e na atual as atividades so difceis.
FOTO 1

As coisas que eles [professoras] do para a gente fazer difcil (Matheus, abril 2005)

Negando o conceito de socializao antecipatria5, Corsaro e Molinari (2005) preferem chamar as atividades nas quais as crianas vivem mudanas esperadas ou antecipadas nas suas vidas como eventos primrios, compreendidos como importantes para a construo dos aspectos temporais, como as transies. Alguns exemplos desses eventos primrios podem ser exemplificados pelas visitas feitas pelas crianas s suas futuras escolas. Daniela (me de Victria) e Andra (me de Matheus) expressaram suas vises sobre os processos de transio dos filhos mostrando as suas vises sobre o papel da escola. Daniela refora que a filha ama aquele colgio; quero ver
De acordo com Merton (1970, p. 347) a socializao antecipatria a adoo de atitutes e valores de um grupo ao qual no se pertence, tendo uma funo dupla de facilitar uma introduo nesse grupo e, ao mesmo tempo, um processo de ajustamento depois que se tornou membro.
130 Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR
5

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

at quando, o que reflete a experincia de um adulto que passou por vrios ritos de passagem ao longo da vida e que acredita que, inevitavelmente, a filha ficar aborrecida com a escola nos prximos anos. Ao comparar a escola com a casa, Andra concorda com as atitudes das professoras quando estas gritam com as crianas. Acreditando que as professoras enfrentam situaes difceis e similares quelas que ela vivencia em casa, Andra expressa um sentimento de compaixo pela professora de Matheus, acreditando que ela deve colocar todos na linha.

O que se aprende na escola?


A emergncia da escola de massas, a nuclearizao da famlia e a constituio de um corpo de saberes da pedagogia e da psicologia formaram um conjunto de prescries que regram as vidas das crianas na sociedade contempornea, o que Sarmento (2002) conceituou como administrao simblica da infncia e Sgritta (1987) define como institucionalizao da infncia. A organizao sistemtica de instituies, regras e instrumentos contribuiu para a institucionalizao da infncia e para a emergncia do ofcio de aluno (PERRENOUD, 1995; SARMENTO, 2000, 2002; SACRISTN, 2005), exprimindo, assim, as expectativas dos adultos de que a criana se comporte conforme a norma. O conjunto de comportamentos esperados na escola no algo que as crianas sabem previamente, mas aprendido nas relaes pessoais e na prpria experincia na instituio. De uma forma dialtica, Sacristn (2005, p. 14) entende que a infncia construiu em parte o aluno, e este construiu parcialmente a infncia. Um ofcio especfico emergiu a partir das expectativas dos adultos sobre as crianas em relao s atividades escolares e aos comportamentos esperados nesse contexto, e isso no algo que as crianas sabem previamente, mas aprendido atravs das relaes e da prpria experincia na instituio. Este artigo focaliza nas vises das crianas sobre os seus ofcios de aluno. Se, por um lado, professores, pais e sociedade percebem uma grande crise da escola evidenciada pelo comportamento das crianas e dos adolescentes de desrespeito autoridade dos adultos, falta de interesse, violncia, por outro, ainda h uma expectativa de que a escola seja a responsvel pela soluo dos problemas sociais. Como pode ser a escola a doena e a cura? Essa mais uma contradio dos tempos contemporneos que revela, sobretudo, o quanto a vida das crianas se tornou mais complexa e outros interesses concorrem com o que antes era o reduto quase nico de informao e conhecimento. Mais do
Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR 131

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

que isso, talvez a diversidade das experincias das crianas venha entrando em choque com aquilo que Thin (2006, p. 217) observa: se a escola de hoje no mais aquela em que nasceu a forma escolar, ela conserva lgicas que surgem fundamentalmente dessa lgica escolar. A escola entendida como uma possibilidade de mobilidade social para as crianas. Elas a assumem com a preveno de uma futura condio de burro. Giuseppe argumentou que as crianas tm a oportunidade de aprender a se organizar na escola, atravs da delimitao do uso do tempo: a hora do descanso, a hora do lanche, a hora do estudo, o que se diferenciar para cada srie. Ao comparar a organizao do tempo em sua turma e na de seu irmo, Giuseppe se entende mais responsvel, pois, enquanto o irmo eventualmente dorme e tem um intervalo maior, ele tem aulas especializadas, como as de filosofia. Principalmente entre as famlias pobres, a escola vista como a esperana de um futuro melhor para o filho, diferente da situao atual dos pais. Coroca (me de lida) diz: no fomos [ela e o marido] longe, expressando o entendimento de que, embora enfadonha no presente, o valor da escola como criadora de oportunidades na vida poder ser percebido no futuro. O mesmo ocorre com Vera (me de Waldemir) que, tendo em vista um futuro planejado para os filhos, diferente do seu, no mede esforos para que tenham um bom desempenho e se afastem do modelo de aluno (e criana) encontrado no bairro em que vivem (Bom Jesus). O futuro tambm est entre as preocupaes de Adriane e lida, que vem o sucesso como um resultado da aprendizagem na escola. l que as crianas aprendem a ser algum na vida, de acordo com lida, que, assim como Adriane, tambm cr que isso depender de outras aprendizagens especficas, tais como: comportar-se, obedecer, no falar palavro, no incomodar a professora durante as aulas. A escola aparece relacionada ao futuro, como se o presente fosse um tempo de infinita espera. Entretanto, como tempo de prazer e de fuga, o recreio vivido no presente na escola. Tonucci (1997) argumenta que fundamental s crianas terem direito ao hoje, ao presente. No entanto, tambm observa que a criana s tem direito ao futuro com base no que ser. A preparao para o futuro pode ser evidenciada na participao das crianas em atividades extra-escolares, com agendas definidas. No perodo oposto ao da escola, Victria freqenta aulas de pintura, vlei, flauta e ingls, consultas semanais com ortodontista e fonoaudiloga. Jssica tem aulas de ingls e catequese e ainda pensa em realizar um esporte, como natao. Giuseppe freqenta aulas de natao e de informtica tarde. Jssica afirma que, embora sua rotina seja cansativa, uma futura boa colocao no mercado de trabalho depender desse esforo.
132 Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

Corsaro e Molinari (2005) definem a rotina como um grupo de atividades produzidas coletivamente, recorrentes e previsveis, e a consideram importante porque oportuniza s crianas e aos adultos a garantia de pertencimento a um grupo social. Todavia, Barbosa (2000) alerta sobre a diferena entre cotidiano o tempo vivido e a rotina a organizao do cotidiano. A autora (BARBOSA, 2000) assume as antinomias criadas em torno do conceito de rotina e a necessidade de super-las, com vistas a se pensar em uma ao pedaggica complexa, movida pela tenso e no pela contradio. Obviamente a rotina exige repetio, o que importante para a organizao das crianas e adultos na escola. Contudo, necessrio a tenso e o equilbrio entre o tdio e o novo, argumento tambm defendido por Barbosa (2000). A escola composta por relaes hierrquicas, por vezes desiguais, que exprimem diferenas de tamanho, idade, conhecimento e poder. Leonardo tem uma ampla percepo do reforo de desigualdades nas relaes entre adultos (professores) e crianas (alunos) ao mencionar que somente uma das turmas de quintas-srie era levada para atividades de recreao no Parque Farroupilha. Ele tambm menciona prticas punitivas em caso de mau comportamento das crianas, que registrado em um livro de ocorrncias6, como tambm a visita sala do diretor, a figura de autoridade de maior poder da escola no entendimento das crianas. Adriane afirma gostar da escola porque a diretora no xinga, enquanto Matheus diz que gosta parcialmente das professoras porque elas gritam muito. Todavia, de modo geral, as crianas gostam das suas escolas e os motivos para isso variam, principalmente porque dependem da avaliao que fazem das relaes estabelecidas com os adultos e com os seus pares. As disciplinas so gostadas ou abominadas com base nos laos construdos com os professores responsveis pelo ensino dessas. lida no gosta de Matemtica porque a professora xinga todos os alunos por atos que somente alguns cometeram. J Leonardo gosta de Histria e, motivado pelos documentrios apresentados nas aulas, quer ser arquelogo. Waldemir prefere Educao Fsica e Matemtica e fotografou as professoras responsveis por essas disciplinas. Adriane e Victria mostram interesse pelas aulas de Educao Fsica, o que de certa forma mostra as suas necessidades de movimento e liberdade no espao das quadras esportivas, que so consideravelmente maiores que a sala de aula.

6 Ratto (2002, 2006) analisa os livros de ocorrncia em escolas pblicas, mostrando como as relaes entre a escola e os pais no campo disciplinar normatizam o comportamento das crianas.

Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

133

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

FOTO 2

Quadra de esportes da escola (Adriane, novembro 2004)

necessrio ainda adicionar que Jssica, Giuseppe e Victria participam de aulas de Ingls em escolas especializadas, sendo que os ltimos ainda realizam aulas de Informtica, Esportes e Artes nos horrios opostos ao da escola. Todas as crianas, exceto Adriane, lida e Waldemir tm computador em casa. Leonardo foi quem mais demonstrou conhecimentos sobre o mundo virtual, ainda que sofra as limitaes impostas pela famlia, no tendo acesso a sua prpria conta de e-mail, MSN ou Orkut. Ainda que desempenhe um papel de espectador, ele sabe de todos os procedimentos necessrios para acessar estes meios e todas as possibilidades decorrentes deles. Embora o computador da casa de Jssica seja antigo e lento, ela responsvel por procurar no site do programa televisivo Mais Voc, apresentado diariamente na Rede Globo, e imprimir as receitas culinrias que a me deseja tentar.

Amizades na escola
As fases da vida se diferenciam porque esto em relao e no porque esto separadas. S possvel identificar a infncia porque esta atravessada pelas outras geraes. Em segundo lugar, a presena de uma diversidade de opes
134 Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

tecnolgicas no se ope necessariamente escola, uma vez que oportuniza s crianas experincias diferentes. As crianas mostram as relaes estabelecidas com pares em diferentes contextos, sendo que na escola isso se torna mais evidente pela prpria classificao das crianas por faixa etria. A noo de amizade surge com a idia de atividades compartilhadas em espaos-tempos especficos da escola, como o ptio e o recreio. A importncia dos amigos no s evidenciada na quantidade de fotos onde aparecem, mas em todos os seus depoimentos.
FOTO 3

Amigos no recreio na escola (lida, maio 2005)

Jssica afirma que a escola faz a gente [os amigos] se encontrar, e igualmente Leonardo quando diz que na escola encontra amigos e assim pode unir o til ao agradvel: estudo e brinco.
Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR 135

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

Definies sobre amizade aparecem de diferentes modos nos relatos das crianas e muito dependem das experincias imediatas, que so por elas usadas como exemplos. Adriane entende que amigos contam segredos e confisses uns aos outros, e nesse caso, ela elege uma das amigas como a melhor porque no s confia nela, mas ela brinca direitinho e se comporta. Tentando diferenciar a intensidade das relaes com os seus pares, Leonardo faz questo de caracterizar o que significa ser amigo e ser colega, sendo a ltima relao mais impessoal e consiste somente na convivncia na sala de aula. O recreio a categoria espao-temporal que mais aparece nos relatos das crianas como facilitador do encontro com os amigos. Para todas as crianas o recreio um dos melhores momentos do dia, seno o melhor, enquanto a sala de aula aparece como o oposto, o lugar e o tempo de ouvir os professores. O espao dividido de acordo com os comportamentos esperados das crianas e acabam se transformando em dicotomias, o que Leonardo exemplifica quando afirma que gosta da escola, mas est enjoado das aulas. Quando Adriane relata a importncia da imagem da santa Nossa Senhora de Ftima no ptio da sua escola, que teria a funo de cuidar das crianas, parece que est reconhecendo o fracasso das professoras em fazer aquilo que esperado delas. A apelao para o divino, externo, sobrenatural a deixa tranqila, confortada de que algum est olhando por todos, inclusive pelos adultos. Essa idia, de certa forma, se conecta s crticas de Leonardo sobre as limitaes de somente dois professores para cuidar do recreio que rene centenas de crianas e adolescentes juntos. Adriane e Victria chamam a ateno para o espao fsico do recreio em suas escolas, e o desejo de terem acesso aos mesmos brinquedos do ptio da Educao Infantil. Ambas mencionam o espao ldico da Educao Infantil, questionando o porqu de no terem as mesmas oportunidades e concluindo que crescer na escola implica na perda de alguns prazeres. senso comum pensar que somente os adultos e os velhos tm passado, mas as crianas, alm de seres biolgicos, so igualmente seres histricos, sociais e, demonstram sentimentos de nostalgia. evidente a saudade de algumas crianas ao falarem sobre o passado na escola, sobre os seus primeiros anos, o que tambm exemplificado pela fotografia das professoras do Jardim da infncia, tiradas por Adriane e lida. Isso mostra que as crianas buscam em alguns adultos e em pares os vnculos emocionais de conforto que estabeleceram primeiro nas suas famlias. A separao das crianas por gnero aparece somente nas conversas com Adriane, que apia a existncia de quadras de esportes separadas para meninos e meninas, pois em sua opinio no d pra misturar; d briga. A pesquisa de Cruz e Carvalho (2006) sobre as relaes das crianas durante o recreio na escola mostrou que os conflitos so modos possveis de sociabilidade entre me136 Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

ninos e meninas. Mas do que isso, as autoras (2006, p. 121) conceituam como sociabilidade do conflito o duplo movimento de distanciamento, durante os perodos amistosos, e, aproximao, atravs de aes conflituosas entre meninos e meninas, o que representa a garantia de estar junto. tambm necessrio diferenciar o conceito de amizade para os adultos e crianas. Com base em pesquisas nos Estados Unidos e Itlia, Corsaro (1997, 2003) concluiu que quando os pais observam grupos de crianas em situaes informais, usam diferentes estratgias para encorajar a brincadeira ao invs do conflito entre os seus filhos e outras crianas, fortalecendo assim a associao do conceito de amizade partilha. No entanto, medida que as crianas vo formando opinies diferentes daquelas dos adultos, os conflitos comeam a ser entendidos como parte da relao de amizade, o que Jssica expe com clareza. Se por um lado, os amigos so aqueles com quem se pode brincar, conversar, ir ao cinema e compartilhar momentos bons da vida, por outro, ela tambm entende que conflitos e at brigas so inevitveis e fazem parte do relacionamento. Giuseppe narra diferentes conflitos durante o recreio, quando joga futebol, que o fazem muitas vezes romper com certos amigos. Embora Giuseppe no tenha racionalizado da mesma forma que Jssica, de que brigas no necessariamente so antagnicas amizade, seus rompimentos com os amigos no duram mais do que algumas horas. Esse um outro fator a considerar: rompimentos, conflitos e brigas tomam outras dimenses e significados para as crianas de diferentes idades e adultos, mostrando que em diferentes geraes, essas manifestaes resultam de fatores sociais e individuais. A diferena de idade das crianas que participam do mesmo recreio tambm um tema recorrente. Jssica tem bastante clareza de que crianas pequenas e os grandes tm interesses diferentes. Enquanto os pequenos ainda gostam de brincar e correr pelo ptio, os maiores j se organizam em grupos, danando em rodinha ou apenas conversando. J Leonardo, mostrando o seu ponto de vista sobre a mesma situao, entende como negativa a aproximao dos maiores com os menores, principalmente porque teme pela segurana daqueles que possam se envolver nas brincadeiras violentas dos guris maiores e perigosos. Adriane entende que tamanho no identidade (tamanho no documento7), pois mantm amigos de diferentes turmas e idades na escola. No entanto, ela associa os grandes queles alunos reprovados que vandalizam e picham a escola. H de considerar tambm que os ritos de entrada nas brincadeiras no so to simples como muitas vezes os adultos podem pensar. Dependendo do tempo de aproximao ao grupo e do curso da brincadeira, as crianas protegem seu
7

si s.

Ditado popular no Brasil, que significa que tamanho no uma categoria importante por

Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

137

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

tempo e espao de outras crianas. Ao ser rejeitado por alguns grupos na escola, Leonardo lidou com esse sentimento escapando para a biblioteca. J Giuseppe teve sucesso para se inserir em novos grupos adotando a estratgia de passar longos perodos observando e alcanando a bola quando esta saia dos limites da quadra. Uma vez aceito como membro do grupo, a sua entrada se tornou automtica nos prximos jogos e brincadeiras. Especialmente Victria e Matheus se queixam sobre o tempo de durao do recreio, o que nas suas vises limitado. Victria toma o exemplo de outra escola, que supostamente teria recreio de trinta minutos ou uma hora para mostrar que a sua experincia muito restrita. J Matheus, vindo da Educao Infantil, sente tanto que a durao curta, que pensa que este passa em um minuto.

Consideraes finais
Se os estudos clssicos da Sociologia apontam a escola como o espao legtimo de socializao, a sociedade contempornea apresenta diferentes desafios e possibilidades para as crianas. As novas formas de trabalho, a substituio de uma economia industrial por outra de servios e os avanos tecnolgicos contribuem para a ampliao de opes espao-temporais para as crianas. Contudo, a escola ainda desempenha um papel fundamental na vida das crianas, como se fosse um dos ns da rede, na qual outras relaes sero tecidas e expandidas. As crianas mencionam vantagens e desvantagens em suas experincias na escola e, diante disso, busquei entender as formas mais sutis de expresso desses sentimentos, endereando o debate para a anlise dos processos e no para os resultados. As crianas lidam de formas diferentes com a transio de srie e de escola, no entanto possvel generalizar que os mais velhos enfrentam esse rito de passagem com maior familiaridade, j que tiveram mais tempo para se apropriar de regras implcitas da escola. Certas atitudes esperadas no so aprendidas na famlia ou na escola de Educao Infantil, o que ficou mais evidente na experincia de Matheus. Saber quando e como se organizar na fila e entender que certas aes dependem da autorizao dos adultos fazem parte de um aprendizado contnuo e especfico da escola. As crianas mais pobres demonstram a esperana de ter um futuro melhor e diferente das condies que enfrentam enquanto crianas nas suas comunidades. O papel da escola para essas crianas e suas famlias tem estreita relao com esse desejo, explicitado pela necessidade de aprendizagem de contedos convencionais (Matemtica, Portugus, Cincias), e de comportamentos sociais.
138 Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

As relaes de amizade entre pares por vezes so assumidas como opostas s atividades realizadas em sala de aula, principalmente por Leonardo e lida. No entanto, interessante notar as definies de amizade que emergem das crianas, nas quais conflitos e brigas seriam fatores combinados e aceitos. possvel sintetizar que a socializao um processo relacional envolvendo simultaneamente a internalizao e a mudana da sociedade por seus membros. Internalizar significa o aprendizado e a conformao de normas que transformam as pessoas em membros de suas sociedades. Por outro lado, a construo da identidade engloba no apenas a habilidade de se adaptar ao ambiente, mas tambm de agir e transform-lo. o resultado de um jogo de papis e da sntese de diferentes significaes vividas; no haveria uma identidade, porm processos identidrios, que so dinmicos, mltiplos e em constante transformao. Ainda que a escola ainda trabalhe com uma idia vertical de socializao, as crianas mostram que esse processo muito mais complexo. Mais do que o entendimento da sua condio social de aluno na escola, as crianas buscam diferentes caminhos para interagir com pares e transformar esse espao-lugar planejado para elas pelos adultos.

Referncias
Barbosa, Maria Carmen Silveira. Por amor & por fora: rotinas na Educao Infantil. Tese (Doutorado) Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2000. CHRISTENSEN, Pia; JAMES, Alison. Introduction: researching children and childhood: cultures of communication. In: CHRISTENSEN, P.; JAMES, A. Research with children. Rotledge: Falmer, 2003. CORSARO, William. The Sociology of Childhood. California: Pine Forge Press, 1997. ______. Were friends, right? Inside kids cultures. Washington DC: Joseph Henry Press, 2003. CORSARO, William.; MOLINARI, Luisa. Compagni: Understanding childrens transition from preschool to elementary school. New York: Teacher College Press, 2005. CRUZ, Tnia. M.; CARVALHO, Marilia. Pinto. Jogos de gnero: o recreio numa escola de ensino fundamental. Cadernos Pagu, n. 26, p. 113-143, 2006.

Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

139

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

DURKHEIM, Emile. Educao e sociologia. So Paulo: Melhoramentos, 1973. ______. As regras do mtodo sociolgico. So Paulo: Nacional, 1974. Giddens, Anthony. As conseqncias da modernidade. So Paulo: Editora Unesp, 1991. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. MAYALL, Berry. Conversations with children: working with general issues. In: CHRISTENSEN, Pia; JAMES, Allison (Eds). Research with children: perspectives and practices. London/New York: Routledge/Falmer, 2001. p. 120-135. MERTON, Robert King. Sociologia: teoria e estrutura. So Paulo: Mestre Jou, 1970. MONTANDON, Cloptre. Lducation du point de vue des enfants: un peu blesss au fond du coeur. Paris: Editions LHarmattan, 1997. ______. Sociologia da infncia: balano dos trabalhos em Lngua Inglesa. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n. 112, p 33-60, 2001. Observatrio da cidade de Porto Alegre. Disponvel em: <http://www2. portoalegre.rs.gov.br/observatorio>. Acesso em: 30/04/2007. PARSONS, Talcott. Social structure and personality. New York: Free Press of Glencoe, 1964. PERRENOUD, Philippe. Ofcio de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995. QVORTRUP, Jens. Childhood matters: social theory, practice and politics. In: QVORTRUP, J.; Bardy, M.; Sgritta, G; Wintersberger, H. (Ed.). Childhood matters: social theory, practice and politics (Public Policy & Social Welfare). Aldershot: Avebury, 1994. RATTO, Ana Lcia Silva. Cenrios criminosos e pecaminosos nos livros de ocorrncia de uma escola pblica. Revista Brasileira de Educao, Rio de Janeiro, v. 20, p. 95-106. 2002. ______. Disciplina, infantilizao e resistncia dos pais: a lgica disciplinar dos livros de ocorrncia. Educao & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, p. 1259-1281, dez. 2006.

140

Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

Mller, F. Socializao na escola: transies, aprendizagem e amizade na viso das crianas

Rossetti-Ferreira, M. Clotilde; Amorim, Katia S.; Silva, Ana Paula S.; Carvalho, Ana Maria A. (Orgs.). Rede de significaes e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004. SACRISTN, Jos Gimeno. O aluno como inveno. Porto Alegre: Artmed, 2005. SARMENTO, Manuel Jacinto. O ofcio de criana. In: CONGRESSO INTERNACIONAL OS MUNDOS SOCIAIS E CULTURAIS DA INFNCIA, 2. Actas... Braga: Universidade do Minho, 2000. ______. Administrao da infncia e da educao: as lgicas (polticas) de aco na era da justificao mltipla. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLTICA E ADMINISTRAO DA EDUCAO, 2., Braga, Portugal: Instituto de Estudos da Criana, Universidade do Minho, 2002. Texto digitado. Sgritta, Giovanni. Childhood: normalization and project. International Journal of Sociology, p. 38-57, Fall 1987. SIROTA, Rgine. Emergncia de uma sociologia da infncia: evoluo do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n. 112, p. 7-31, 2001. THIN, Daniel. Para uma anlise das relaes entre famlias populares e escola: confrontao entre lgicas socializadoras. Revista Brasileira de Educao, v. 11, n. 32, p. 211-225, 2006. TONUCCI, Francesco. La ciudad de los nios: un modo nuevo de pensar la ciudad. Madrid: Fundacin Germn Snchez Ruiprez, 1997. TUAN, Yi Fu. Space and place: the perspective of experience. Minneapolis: University of Minnessota Press, 1977.

Texto recebido em 04 de junho de 2007. Texto aprovado em 08 de abril de 2008.

Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR

141

Anda mungkin juga menyukai