Anda di halaman 1dari 13

1. 2. 3. 4. 5.

NEO CLASSICISMO - 1780 ROMANTISMO - 1830 ESCOLA BARBIZON - 1846 REALISMO - 1850 OS PERODOS NO BRASIL (EM CONJUNTO) - Misso Francsa

1. NEO CLASSICISMO Tendncia artstica de recuperao de formas e valores greco-romanos da Antiguidade Clssica. O perodo de predomnio se estende de 1780 a 1830. Com as suas caractersticas prprias, comea a prevalecer desde 1780. Surge na Itlia, Alemanha e Frana e se espalha por outros pases europeus e pelos Estados Unidos (EUA), com repercusso no Brasil. Principais Artistas:

Jacques-Louis David

Jean Ingres A Banhista

-1-

Antonio Canova

Temas de herosmo e civismo dos antigos gregos e romanos so valorizados. Fatos histricos, mitologia, histria sagrada, retratos oficiais, animais nobres (como o leo e o cavalo).

excessos do rococ (perodo anterior); a descoberta de Herculano (1731) e Pompia (1748), despertando o interesse pela antiguidade clssica; escritos de Winchkelmann e Stuart Kell sobre a arte grega e romana; os novos ideais da burguesia-francesa, classe revolucionria que provocou a revoluo francesa; mudana do sistema econmico (sai a aristocracia ociosa e entra a burguesia trabalhista). Ao resgatar o idealismo normativo e perfeccionista greco-romano, continuou afirmando o princpio da cpia da natureza, para louvar tanto a imitao de objetos reais como ideais. NEOCLASSICISMO NO BRASIL O Brasil recebe forte influncia cultural europia, intensificada ainda mais com a chegada de um grupo de artistas franceses (1816) encarregado da fundao da Academia Imperial de Belas-Artes (1826), na qual os alunos poderiam aprender as artes e os ofcios artsticos. Esse grupo ficou conhecido como Misso Artstica Francesa. Os artistas da Misso Artstica Francesa pintavam, desenhavam, esculpiam e construam moda europia. Assim, obedeciam ao estilo

-2-

neoclssico, ou seja, um estilo artstico que propunha a volta aos padres da arte clssica (greco-romana) da Antigidade. Adaptam a esttica neoclssica ao clima tropical. Na pintura, a influncia neoclssica est submetida ao romantismo. A composio e o desenho seguem os padres de sobriedade e equilbrio, mas o colorido reflete a dramaticidade romntica. 2. ROMANTISMO Chega pintura no incio do sculo XIX. A produo artstica romntica reforou o individualismo na medida em que se baseou em valores emocionais subjetivos e muitas vezes imaginrios, tomando como modelo os dramas amorosos e as lendas hericas medievais, a partir dos quais revalorizou os conceitos de ptria e repblica. A pintura foi o ramo das artes plsticas mais significativo, foi ela o veculo que consolidaria definitivamente o ideal de uma poca, utilizando-se de temas dramtico-sentimentais inspirados pela literatura e pela histria. Papis especiais desempenharam temas como: a morte herica na guerra e o suicdio por amor. Procura-se no contedo, mais do que os valores de arte, os efeitos emotivos, destacando principalmente a pintura histrica e em menor grau a pintura sagrada. O romantismo foi marcado pelo amor a natureza livre e autntica, pela aquisio de uma sensibilidade potica pela paisagem, valorizada pela profuso de cores, refletindo assim o estado de esprito do autor. Principais Artistas:

Eugne Delacroix A Liberdade Conduzindo o Povo 1830

-3-

Francisco Jos de Goya y Lucientes Fuzilamentos da Moncloa 1814

3. ESCOLA BARBIZON Motivados pelo impulso romntico de integrao com a natureza, os paisagistas da escola de Barbizon repudiaram o esprito grandiloqente da tpica pintura romntica, bem como a tradio acadmica do classicismo, que usava a paisagem como mero pano de fundo para cenas histricas e alegorias. Parte inseparvel de uma tendncia europia que contribuiu para inserir mais realismo ao paisagismo francs, a escola, de meados do Sculo 19, deve seu nome aldeia de Barbizon, na orla da floresta de Fontainebleau, perto de Paris, onde seus lderes, Thodore Rousseau e Jean-Franois Millet, estabeleceram-se, respectivamente, em 1846 e 1849.

Principais Artistas:

Thodore Rousseau, tido como o grande mestre da escola, quis exprimir os prprios frmitos da natureza por meio de poderosas cenas de tempestade e rvores dramticas que se retorcem no tempo.

-4-

REALISMO - 1850
No Realismo, os artistas modificaram os temas e insistiam na imitao precisa das percepes visuais sem alterao. Os artistas foram buscar no seu mundo cotidiano, moderno, as principais temticas, deixando de lado deuses, deusas e heris da antiguidade. Camponeses e a classe trabalhadora urbana passaram a dominar as telas dos realistas. CARACTERSTICAS: 1. O artista utiliza todo o conhecimento sobre perspectiva para criar a iluso de espao, como tambm a perspectiva area, dando uma nova viso da paisagem ou da cena (vista superior area). 2. Os volumes so muito bem representados, devido gradao de cor, de luz e sombra. 3. H preocupao de representar a textura, a aparncia real do objeto (a textura da pele, dos tecidos, da parede, etc.) 4. O desenho e a tcnica para representar o corpo humano so perfeitas. 5. Voltados para o desejo de representar a realidade tal e qual ela se apresenta e voltados para temticas de ordem social e poltica, os realistas pintam em geral trabalhadores, cenas do cotidiano e da modernidade. Artistas que mais se destacaram no perodo : Gustave Courbert, Edouard Manet, Jean-Franois Millet, Honor Daumier Gustave Courbert ( 1819 - 77 ) "a pintura essencialmente uma arte concreta e tem de ser aplicada s coisas reais e existentes. Edouard Manet Seu propsito explcito : ser do seu prprio tempo, pintar o que se v.

-5-

Thodore Rousseau Primavera

Jean-Franois Millet, o nico do grupo para quem a paisagem pura no tinha tanta importncia, pintou camponeses, em telas comoventes como "Angelus" e "O semeador", ambas hoje no Louvre.

Jean-Franois Millet Angelus

Charles-Franois Daubigny, que se interessou pelos efeitos da gua na composio de suas paisagens, garantiu a ligao dos pioneiros de Barbizon com a linguagem impressionista.

Charles Franois Daubigny Bords de L'Oise Frana (18171878). leo sobre tela. Dim.: 43 x 61 cm Louvre: 20 obras de sua autoria.
-6-

6. OS PERODOS NO BRASIL (EM CONJUNTO) Ecletismo o termo que designa esse perodo, em que diferentes tendncias de origem europia, como o realismo o naturalismo o simbolismo e o impressionismo, convivem e se mesclam com o classicismo e o romantismo acadmicos. Destacam-se Jean Baptiste Debret, Victor Meirelles, Pedro Amrico, Eliseu Visconti, Hlios Seelinger e integrantes do Grupo Grimm, como Antonio Parreiras e Giovanni B. Castagneto.

Paz e Concrdia Pedro Amrico 1895 Museu Histrico e diplomtico Rio de Janeiro - RJ

-7-

ESTUDO DE CASO: UTILIZAO DAS TEORIAS DA ARTE NA CAPTAO DE ELEMENTOS PARA PROJETO E EXECUO DE DESIGN

Necessidade: desenvolvimento de um projeto como parte integrante das comemoraes do bicentenrio de Caxias. Providncias: o Levantamento das possibilidades e recursos financeiros; o Levantamento do perfil do pblico-alvo (briefing);

Criao dos prottipos para aprovao; Levantamento de custos de cada parte integrante ao projeto; Desenvolvimento doas peas; Apresentao; Fechamento do pedido e confeco do material dentro do prazo prestabelecido; Entrega do material.

Dentro das necessidades, foi desenvolvido um projeto composto de trs etapas: 1. Porcelanas; 2. Cristais; 3. Pratarias.

1. Porcelanas:

Xcaras de caf com braso e assinatura originais de Caxias; Aparelho de jantar; Coleo de pratos (tamanho sobremesa) intitulada Cenas de Batalha.

-8-

ARTISTAS E TEMAS SELECIONADOS PARA A COMPOSIO DA COLEO CENAS DE BATALHA 1. Jean Baptiste Debret: Embarque das Tropas da Praia Grande para Montevidu; 2. Victor Meirelles: Batalha Naval do Riachuelo; 3. Victor Meirelles: Aspecto da Guerra do Paraguai; 4. Pedro Amrico: Batalha do Ava; 5. Victor Meirelles:Passagem do Humait; 6. Antnio Parreiras:Revoluo Farroupilha.

1. Jean Baptiste Debret: Embarque das Tropas da Praia Grande para Montevidu: Obra original:

Proposta:

-9-

Fundo do prato:

1. Victor Meirelles: Batalha Naval do Riachuelo: Obra original:

- 10 -

Proposta:

Fundo do prato:

- 11 -

7. Victor Meirelles: Aspecto da Guerra do Paraguai: Obra original:

Proposta:

- 12 -

Fundo do prato:

- 13 -

Anda mungkin juga menyukai