Anda di halaman 1dari 43

INTRODUO AO ESTUDO LEGISLATIVO AULAS 2013

POSTULADOS OU REGRAS PRIMORDIAS Para melhor compreenso da matria

1 Teoria da Relativizao por se tratar de cincia humana, diferentemente da cincia exata, no existe uma regra absoluta. Exemplo: Direito a Vida exceo Legitima Defesa, Estrito Cumprimento do Dever Legal e Pena de morte - A pena de morte proibida no Brasil, exceto em tempos de guerra, conforme a Constituio Federal, que no artigo 5, inciso XLVII, aboliu a pena de morte, "salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX".

O 'artigo 84 autoriza a pena de morte nas seguintes condies: XIX - declarar guerra, no caso de agresso estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sesses legislativas,

Pgina 1 de 43

e, nas mesmas condies, decretar, total ou parcialmente, a mobilizao nacional;

Cuidado com frases afirmativas abrangemtes ou

restritivas absolutas.

3 Usar o bom senso como vlvula de escape. Exemplo: Os trabalhadores por lei que tem laboram direito alem de do

permitido

receber

diferentemente do que trabalham dentro do limite legal?

Os consumidores que adquirirem produtos com defeito tem o direito de troca-los ou receber o dinheiro de volta, ainda que transcorrido certo lapso temporal?

O empresrio necessita constituir uma empresa para exercer sua funo empresarial?

No estudo etimolgico da palavra LEI observamos que ela vem do verbo latino LIGARE, que significa "aquilo que liga",
Pgina 2 de 43

ou LEGERE, que significa "aquilo que se l" uma norma ou conjunto de normas jurdicas criadas atravs dos processos prprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito.

Definio: Lei um conjunto de princpios, normas e regras que definem ou formam um instituto jurdico ou controla garantias individuais em detrimento as garantias coletivas.

Para que serve a lei? Com a evoluo do homem, veio a necessidade de se comunicar e consequentemente de interagir com outras pessoas. A lei veio justamente para regular e criar normas dessa vida social.

Porm

para

compreendermos

estudo

da

lei,

necessitamos saber de onde ela vm, ou seja, de onde ela nasce e como ela elaborada/criada.

Portanto, nessa primeira anlise temos que conhecer alguns conceitos:

1.

A organizao e estrutura de um Pas podem ser

analisadas sob trs aspectos: forma de governo, forma de Estado e sistema de governo.
Pgina 3 de 43

a. Forma de governo: Repblica ou Monarquia; b. Forma de Estado: Unitrio ou Federado; c. Sistema de governo: presidencialismo ou

parlamentarismo;

BRASIL

ADOTA

FORMA

REPUBLICANA

DE

GOVERNO, FEDERATIVA DE ESTADO E O PRESIDENCIALISTA COMO SISTEMA DE GOVERNO.

A Repblica Federativa do Brasil formada pela

unio indissolvel dos Estados, Municpios e Distrito-Federal, art. 1 da Constituio Federal.

Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

1.

SEPARAO DOS PODERES

Pgina 4 de 43

1.1

Significado da palavra Poder

Poder o direito de deliberar, agir e mandar e tambm, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, ou a posse do domnio, da influncia ou da fora.

Ainda, poder a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econmico, o poder militar, o poder poltico, entre outros.

Outro conceito de que poder a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobedincia. O poder poltico, quando reconhecido como legtimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade, mas h poder poltico distinto desta, como acontece na revoluo ou nas ditaduras.

Portanto, Poder o direito de deliberar, mandar e agir, exercendo sua autoridade e impondo sua vontade sobre a dos outros, sem alternativa para desobedincia.

Jargo popular: Quem pode mais chora menos- significa: quem tem mais poder menos sofrer.

Pgina 5 de 43

Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: PARGRAFO NICO. TODO O PODER EMANA DO POVO, QUE O EXERCE POR MEIO DE REPRESENTANTES ELEITOS OU DIRETAMENTE, NOS TERMOS DESTA CONSTITUIO.

1.2

Teoria da Separao dos Poderes

A Doutrina da Separao dos Poderes (ou da Tripartio dos Poderes do Estado) a teoria de Cincia Poltica desenvolvida por Montesquieu, no livro O Esprito das Leis (1748), que visou limitar o Poder do Estado, dividindo-o em funes, e dando competncias a rgos diferentes do Estado.

O pensador Aristteles dividiu as funes estatais em deliberativa, executiva e judicial. Maquiavel, no Sculo XVI, em sua obra "O Prncipe", tambm participou da formao desta idia, revelando uma Frana com trs poderes bastante distintos:

Legislativo (representado pelo Parlamento), Executivo


Pgina 6 de 43

(materializado na figura do Rei) e um Judicirio autnomo. No Sculo XVII, John Locke esboou de alguma forma a separao de funes no exerccio do poder, ao propor a classificao entre funes legislativa, executiva e federativa.

O MOMENTO HISTRICO que retrata a fundamentao para a separao dos poderes a passagem do Estado Absolutista para o Estado Liberal, o que vem influenciar vrios textos constitucionais.

OBJETIVO - A proposta da separao dos poderes, alm de buscar a proteo da liberdade individual, tinha por base tambm aumentar a eficincia do Estado, pois cada rgo do Governo tornar-se-ia especializado em determinada funo. Com isso, estas duas bases da teoria de Montesquieu, acabavam por diminuir visivelmente o absolutismo dos governos.

Teoria de Charles de Monstesquieu (Doutrinador e Escritor Francs), encampada pela nossa Constituio Federal que em seu art. 2 preceitua:

Pgina 7 de 43

Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

A independncia entre os Poderes significa que um Poder no est subordinado a outro. O chefe de um Poder est no mesmo nvel do chefe de outro Poder.

A harmonia entre os Poderes significa que os chefes de cada Poder devem trabalhar em sintonia uns com os outros. No pode haver crise, disputas e brigas entre eles.

O PODER LEGISLATIVO poder estatal pelo o qual tem a funo de elaboram as leis, por meio de seus representantes denominado legisladores.

Os legisladores esto presentes nos trs nveis : Federal, Estadual e municipal;

A. Federal Deputados Federais e Senadores Federais. B. Estadual Deputados Estaduais. C. Municipal Vereadores.

Pgina 8 de 43

O PODER EXECUTIVO poder estatal pelo qual tem a incumbncia de executar as leis elaboradas pelo poder legislativo e a execuo da administrao do governo.

A. Federal Presidente da Repblica. B. Estadual Governadores. C. Municipal Prefeito

O PODER JUDICIRIO poder estatal que tem por finalidade legisladores. interpretar e julgar as leis elaboradas pelos

Diferentemente dos poderes executivo e legislativo, o poder judicirios dividido em instncias.

Basicamente, o poder judicirio formador por juzes, ministros e pelo seu rgo regulamentador o CNJ (Conselho Nacional de Justia), conforme art. 92 da Constituio Federal, ipis

literis:

Ttulo IV Da Organizao dos Poderes Captulo III Do Poder Judicirio


Pgina 9 de 43

Seo I Disposies Gerais Art. 92 - So rgos do Poder Judicirio: I - o Supremo Tribunal Federal; I-A - o Conselho Nacional de Justia; (Acrescentado pela EC-000.045-2004) obs.dji.grau.3: Art. 5, Reforma do Judicirio e Smulas Vinculantes - EC-000.045-2004 obs.dji.grau.4: Conselho (s) II - o Superior Tribunal de Justia; III - os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; IV - os Tribunais e Juzes do Trabalho; obs.dji.grau.4: Constituio Federal; Juzes do

Trabalho; Organizao Judiciria Federal V - os Tribunais e Juzes Eleitorais; VI - os Tribunais e Juzes Militares; VII - os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios. ...

PROCESSO LEGISLATIVO ORDINRIO

Pgina 10 de 43

Definido quem competente para se criar a lei (Poder Legislativo), no Brasil e a nvel Federal o Poder Legislativo representado pelo Congresso Nacional, sendo formado pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

1 A primeira Casa a apreciar o projeto chamada de Casa iniciadora, sendo a outra chamada de Casa revisora. Na grande maioria das vezes, a Casa iniciadora a Cmara dos Deputados. Somente quando o projeto de autoria de um Senador ou de uma comisso do Senado que a tramitao se inicia no Senado Federal.

2 Ao apreciar o projeto de lei, a Casa iniciadora poder aprovar ou rejeitar o seu texto. Rejeitado o projeto, ser este arquivado, no podendo ser apresentado novo projeto sobre a matria na mesma sesso legislativa, salvo se houver proposta da maioria dos Deputados ou dos Senadores. Basta a maioria de uma das Casas.

3 Se for aprovado, o texto seguir para a Casa revisora. Note que a Casa iniciadora poder emendar o projeto, situao em que o texto que seguir para a Casa revisora ser diferente do apresentado inicialmente.

Pgina 11 de 43

4 Na Casa revisora, o projeto passar por novo crivo. Se rejeitado, ser arquivado, no podendo ser apresentado novo projeto com mesmo teor na mesma sesso legislativa, salvo a hiptese j citada. Aprovado, ser enviado ao Presidente da Repblica para sano ou veto. Entretanto, se houver emendas ao texto na Casa revisora, o projeto dever retornar Casa iniciadora, que deliberar somente sobre as emendas, aprovandoas ou rejeitando-as. Em qualquer caso, o texto final seguir para o Presidente da Repblica.

HIERARQUIA DAS NORMAS JURDICAS

A compreenso da hierarquia das normas jurdicas fundamental para o seu bom entendimento, notadamente quando ocorrer um conflito entre as normas.

PIRMIDE DE HANS KELSEN

Pgina 12 de 43

A B C D
(A) CONSTITUIO FEDERAL E EMENDAS CONSTITUIO (B) LEIS: LEI COMPLEMENTAR, LEI ORDINRIA, LEI

DELEGADA E MEDIDA PROVISRIA. (C) (D) DECRETOS. PORTARIAS e RESOLUES.

CONSTITUIO FEDERAL E EMENDAS CONSTITUIO As normas constitucionais esto no topo do ordenamento jurdico, estando assim, hierarquicamente, superior a todas as demais regras jurdicas. Nenhuma outra norma pode contrariar

Pgina 13 de 43

um preceito constitucional, sob pena de incorrer no vcio da inconstitucionalidade. Das normas constitucionais devem derivar todas as outras normas. LEIS: LEI COMPLEMENTAR, LEI ORDINRIA, LEI DELEGADA E MEDIDA PROVISRIA. Essas quatro normas jurdicas esto no mesmo nvel hierrquico. No h subordinao entre elas. Diferenciam-se entre si pela matria e pela forma do processo legislativo. A Lei Complementar trata de matrias

especificamente previstas na Constituio Federal e que exige um maior rigor no formalismo do processo legislativo, atravs do quorum mnimo de aprovao da maioria absoluta. (Art. 69 CF). A Lei Ordinria trata de matria no reservada pela Constituio Federal Lei Complementar e exige um menor rigor no formalismo do processo legislativo, atravs do quorum mnimo de aprovao da maioria simples. A Lei Delegada elaborada pelo Presidente da Repblica, mediante delegao do Congresso Nacional.

Pgina 14 de 43

A Medida Provisria tem fora de lei e adotada pelo Presidente da Repblica em caso de relevncia e urgncia, mas que tem a necessidade de submisso imediata apreciao do Congresso Nacional (Art. 62 CF). Como j dito, essas quatro normas esto no mesmo patamar hierrquico. Assim, havendo um conflito entre tais leis h de se avaliar qual delas extrapolou os limites de competncia previstos na Constituio Federal. H de se registrar, porm, que existem juristas que entendem que a Lei Complementar est acima da Lei Ordinria.

DECRETOS. Abaixo das Leis temos o Decreto, que um

instrumento legislativo, da competncia do Presidente da Repblica (Art. 84, IV CF) que serve para aprovar o regulamento da lei, de forma a possibilitar o fiel

cumprimento desta. O Decreto no pode ir alm dos limites da lei para alterar ou acrescentar normas. Os governadores e prefeitos municipais tambm tm competncia para expedir decretos.

Pgina 15 de 43

PORTARIAS e RESOLUES. Portaria um instrumento legislativo utilizado pelos auxiliares diretos dos chefes de Poder Executivo que visam regular as atividades de suas pastas. A Portaria deve estar em consonncia com as Leis e Decretos. Resolues so deliberaes normativas de rgos

colegiados. A resoluo tambm no pode extrapolar os limites da lei e da competncia do rgo que a editar.

PESSOAS FSICAS E PESSOAS JURDICAS

PESSOA FSICA (OU PESSOA NATURAL) um ser humano percebido atravs dos sentidos e sujeito as leis fsicas, ou ainda, todo e qualquer indivduo, homem ou mulher, capaz de perceber o mundo atravs de seus sentidos e razo.

PESSOA JURDICA - tambm chamada de pessoa moral (ou entidade legal) a unidade ou unio de pessoas naturais ou de patrimnios, que visa obteno de certos fins, reconhecida pela ordem jurdica como sujeito de direitos e obrigaes.

Pgina 16 de 43

"Art. 40. As pessoas jurdicas so de direito pblico, interno ou externo, e de direito privado. Art. 41. So pessoas jurdicas de DIREITO PBLICO INTERNO: I - a Unio; II - os Estados, o Distrito Federal e os Territrios; III - os Municpios; IV as autarquias, inclusive as associaes pblicas; V - as demais entidades de carter pblico criadas por lei. Pargrafo nico. Salvo disposio em contrrio, as pessoas jurdicas de direito pblico, a que se tenha dado estrutura de direito privado, regem-se, no que couber, quanto ao seu funcionamento, pelas normas deste Cdigo. Art. 42. So pessoas jurdicas de DIREITO PBLICO EXTERNO os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico. Art. 43. As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo

Pgina 17 de 43

contra oscausadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo. Art. 44. So PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PRIVADO: I - as associaes; II - as sociedades; III - as fundaes; IV - as organizaes religiosas; V - os partidos polticos; VI limitada. as empresas individuais de responsabilidade

Pgina 18 de 43

EVOLUO HISTRICA DO DIREITO DO TRABALHO

INTRODUO
Com o estudo histrico se possibilita um melhor

entendimento dos problemas atuais. Como afirma Srgio Pinto Morais, " impossvel ter o exato conhecimento de um instituto jurdico sem se proceder a seu exame histrico, pois se verifica suas origens, sua evoluo, os aspectos polticos ou econmicos que o influenciaram".

CONCEITO

GERAL

DE

TRABALHO.

CONCEITO

ECONMICO, FILOSFICO E JURDICO.


EM UM PRIMEIRO MOMENTO, o trabalho concebido como "fonte de libertao, fator de cultura, progresso e realizao pessoal, e tambm o conceito de paz social, de bem-estar coletivo e dominao racional do universo".

Pgina 19 de 43

EM UM SEGUNDO MOMENTO o trabalho entendido este como sendo uma penalidade, um castigo imposto ao homem decado, sendo uma forma de punio aos seus erros e desobedincias. Essa viso no se contradiz primeira.

CONCEITO ECONMICO Este conceito est ligado idia de utilidade, como satisfao das necessidades do homem para manter-se e sobreviver, portanto trabalho " toda energia humana que, em consrcio com os demais fatores de produo natureza e capital , empregado com finalidade lucrativa".

CONCEITO FILOSFICO O trabalho pode ser entendido como castigo e tambm como privilgio, instrumento de transformao til das

riquezas ou ainda como fator de redeno humana. Portanto, "Trabalho toda atividade realizada em proveito do homem. todo empenho de energia humana voltado para acudir a realizao de um fim de interesse do homem".

Pgina 20 de 43

CONCEITO JURDICO Para o Direito, o trabalho precisa ter um contedo lcito, deve ser valorvel e socialmente proveitoso. No precisa ser necessariamente produtivo. O Direito do Trabalho apenas se ocupa do trabalho subordinado, dependente, aquele em que algum coloca suas energias em favor de outra pessoa, trabalhando sob as ordens dela. Temos assim que trabalho " toda atividade humana lcita que, sob dependncia de outrem, realizada com intuito de ganho".

EVOLUO HISTRICA DO DIREITO DO TRABALHO

Inicialmente o homem desenvolvia o seu trabalho de forma primitiva, com instrumentos de trabalho rudimentares, objetivando apenas a satisfao de suas necessidades

imediatas para sobreviver, sem o intento de acmulo. Ele caa, pesca e luta contra o meio fsico, contra os animais e contra os seus semelhantes. Era, portanto, uma ECONOMIA

APROPRIATIVA E IMEDIATIVA.

Pgina 21 de 43

Quando comeou a sentir a necessidade de se defender dos animais e de outros homens, iniciou-se na fabricao de armas e instrumentos de defesa. Mais tarde aperfeioa as armas de caa e pesca, cria novos instrumentos de trabalho, ferramentas de produo. Posteriormente, o homem descobre formas de polir seus instrumentos de trabalho e luta. Dessa forma, houve uma organizao social e certa diviso de trabalho. No perodo paleoltico, passa a lascar pedras para fabricar lanas e machados, criando, assim, sua primeira atividade industrial. Dessa forma, restava tempo para o lazer. Passa o homem a domesticar animais. OBSERVAO: Nota-se que o homem primitivo (1 homem) iniciou os trabalhos no campo, com atividades como pescas, caas, plantaes, ou seja, o extrativismo vegetal e animal. Portanto, temos o o primeiro do conceito trabalho, os importe para

compreendermos

direito

denominados

Trabalhadores Rurais (Zona Rural).

A ESCRAVIDO A organizao social na poca do imprio romano era formada por homens livres e os escravos, no qual dominava os escravos.

Pgina 22 de 43

A prtica escravista surgiu das guerras. Nas lutas contra grupos ou tribos rivais, os adversrios feridos eram mortos. Posteriormente, ao invs de mat-los, percebeu-se que era mais til escravizar o derrotado na guerra, aproveitando os seus servios. A escravido foi um fenmeno universal no mundo antigo.

O SERVILISMO - Aps a escravido, segue-se o servilismo, apesar da escravido no ter sido completamente abolida. A servido uma caracterstica das sociedades feudais. A maioria das terras agrcolas na Europa estava dividida em reas conhecidas como feudos. Cada propriedade feudal tinha um senhor. A estratificao social da sociedade feudal era assim dividida: I A aristocracia (bellatores), com o dever de combater

para defender a comunidade; II rezar; III Os camponeses (laboratores), com o dever de Os clrigos e monges (oratores), com o dever de

trabalhar para criar riquezas e nutrir a comunidade inteira.

Pgina 23 de 43

Mais uma vez, o trabalho produtivo era relegado ao ltimo degrau da hierarquia social. O trabalho servil significou uma forma mais branda do escravismo. Foi um tipo de trabalho organizado, em que o indivduo, sem ter a condio jurdica de escravo, no dispunha de liberdade, visto que seus senhores eram os donos da terra e de todos os direitos. Sujeitavam-se abusivas restries, inclusive de deslocamento, submetidos a um regime de estrita dependncia do senhor feudal. Havia muitos pontos comuns entre a servido e a escravido. O senhor podia mobiliz-los obrigatoriamente para a guerra e tambm cedia seus servos aos donos das pequenas fbricas e oficinas existentes. O campons vivia em uma situao miservel.

Trabalhava longa e arduamente em suas faixas de terra espalhadas e conseguia arrancar do solo apenas o suficiente para uma vida miservel. Dois ou trs dias por semana, tinha que trabalhar a terra do senhor, sem pagamento. A terra do senhor tinha que ser arada, ceifada e semeada primeiro. Eram quase ilimitadas as imposies do senhor feudal ao campons. Jamais se pensou em termos de igualdade entre senhor e servo. Havia muitas limitaes, como por exemplo, se uma viva desejava casar-se outra vez, tinha que pagar uma multa ao senhor.

Pgina 24 de 43

Os servos tinham que entregar parte da produo rural aos senhores feudais em troca da proteo que recebiam e do uso da terra. Assim, o uso da terra era retribudo com produtos da agricultura, com servios, e, posteriormente, com dinheiro. Quando fugia, o senhor o perseguia, obrigando-o a voltar. Quando o senhor vendia a terra, o servo era tambm vendido. Os seus filhos eram tambm servos e o juramento de fidelidade era transmitido de gerao a gerao.

CORPORAES DE OFCIO - O corporativismo foi o resultado do xodo rural dos trabalhadores para as cidades e da ativao do movimento comercial da Idade Mdia. O extremo poder dos nobres (senhores feudais) sobre os servos determinou o xodo para as cidades, causando uma aglomerao de trabalhadores, que se uniam em defesa de seus direitos. Assim foram se formando as Corporaes. O homem, assim, passa a exercer a sua atividade de forma mais organizada, mas no gozava de inteira liberdade. As Corporaes eram grupos de produtores, organizados

rigidamente, de modo a controlar o mercado e a concorrncia, bem como garantir os privilgios dos mestres. O sistema significava uma forma mais branda de escravizao do trabalhador.

Pgina 25 de 43

Apesar de significar um avano em relao ao servilismo, por ter o trabalhador um pouco mais de liberdade, o

corporativismo foi um sistema de enorme opresso.

1 INFLUNCIA O ILUMINISMO E A REVOLUO FRANCESA Opondo aos ideais dos liberais ao Absolutismo, rejeitando o direito divino dos Reis e a Religio de Estado. Pregaram a separao dos poderes e a insurreio. Destacaramse Adam Smith, Jean-Jacques Rousseau, Locke, Montesquieu e Voltaire, entre outros. Adam Smith ser o maior terico dessa nova economia impregnada de Iluminismo e da nascente sociedade industrial marcada pela mecanizao. A

riqueza

das

naes (1776)

decretar definitivamente a superioridade da indstria sobre a agricultura, do lucro e da mais-valia sobre a renda, da moeda sobre a troca, do egosmo sobre a caridade. As crticas se constituram na base ideolgica de um novo projeto de sociedade, definido pelo direito natural e pela liberdade, contrrio a qualquer forma de privilgio que no decorresse da avaliao da ao produtiva dos homens. Essa nova sociedade deveria ser liberta da religio e do Estado. Pretendia-se liberdade social. Representado pela associao entre razo e liberdade, o Sculo das Luzes inaugurou uma nova

Pgina 26 de 43

forma de ver a humanidade, onde a igualdade foi a reao ao domnio aristocrtico das sociedades. NA FRANA - A Revoluo Francesa (14/07/1789) A situao social era to grave e o nvel de insatisfao popular to grande que o povo foi s ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionrios foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o incio do processo revolucionrio, pois a priso poltica era o smbolo da monarquia francesa. O lema dos revolucionrios era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele sumia muito bem os desejos do terceiro estado francs. Durante o processo revolucionrio, grande parte da nobreza deixou a Frana, porm a famlia real foi capturada enquanto tentava fugir do pas. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O clero tambm no saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revoluo. No ms de agosto de 1789, a Assemblia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Este importante garantindo documento direitos trazia significativos cidados, avanos alm de sociais, maior

iguais

aos

participao poltica para o povo.


Pgina 27 de 43

INFLUNCIA

REVOLUO

INDUSTRIAL

(INGLATERRA) - Foi um fenmeno de mecanizao dos meios de produo. Consistiu num movimento de mudana econmica, social, poltica e cultural. Representa o momento decisivo da vitria do capitalismo. Houve a substituio do trabalho escravo, servil e corporativo pelo trabalho assalariado em larga escala. A manufatura cedeu lugar fbrica. Foi na Inglaterra, antes de qualquer outra regio, que surgiram as primeiras mquinas, as primeiras fbricas e os primeiros operrios. Os trabalhadores tinha o objetivo de sair da misria e vir para o centro urbano. A mecanizao da indstria, pelas oportunidades de trabalho que oferecia, melhores ganhos e maior qualidade de vida, seduziram o trabalhador campesino, estimulando o seu deslocamento para as cidades. Mulheres e crianas tambm disputavam o mercado de trabalho. Substituase o trabalho adulto pelo das mulheres e menores, que trabalhavam mais horas, percebendo salrios inferiores

Pgina 28 de 43

O trabalho, que podia durar at quinze horas por dia, passou a ser um esforo cruel para o corpo do operrio e preocupao estressante para sua mente. No Brasil em face toda essa influncia externa atrelada a poltica trabalhista de Vargas (1930), surgiram vrias leis

individuais e esparsas. Com o intuito e a necessidade de unificalas surgiu no dia 1 de maio de 1943 a Consolidao das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5452/43).

DIREITO DO TRABALHO

Pgina 29 de 43

Direito do Trabalho o conjunto de princpios e normas que regulam as relaes entre empregados e empregadores e de ambos com o Estado, para efeitos de proteo e tutela do trabalho.

1.

CONCEITO DE EMPREGADO E EMPREGADOR

O artigo 2 da CLT dispe que:

Art. 2. da CLT - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. 2 - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da

Pgina 30 de 43

relao

de

emprego,

solidariamente

responsveis

empresa principal e cada uma das subordinadas

O artigo 3 da CLT normatiza:

Art. 3 - Considera-se EMPREGADO toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. Pargrafo nico - No haver distines relativas espcie de emprego e condio de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, tcnico e manual.

2.

ELEMENTOS

CARACTERIZADORES

DA

RELAO

DE

TRABALHO E RELAO DE EMPREGO Para configurar a relao de emprego necessrio ter de um lado a figura jurdica do empregador e, de outro, a figura jurdica do empregado, nos termos, respectivamente, dos arts. 2. e 3. da CLT. A expresso relao de trabalho englobaria, desse

modo, a relao de emprego, a relao de trabalho autnomo, a relao de trabalho eventual, de trabalho avulso e outras modalidades de pactuao de prestao de labor

Pgina 31 de 43

(como contrato de estgio, etc.). A mesma idia da relao de trabalho como gnero acompanhada por Arnaldo Sssekind:

"A relao de trabalho gnero do qual a relao de emprego uma das espcies, pois abrange tambm outros contratos, como os de prestao de servios por trabalhadores autnomos, empreiteiras de lavor, mandato para empreender determinada atividade em nome do mandante, representao comercial atribuda a pessoa fsica, contratos de agenciamento e corretagem
Do conceito do supracitado artigo, extramos os elementos de definio de empregado na forma da lei: a) Pessoa fsica: o ser humano que trabalha. Deste elemento se extrai outro, tambm fundamental, que a

pessoalidade, ou seja, as caractersticas inerentes e intrnsecas de


cada ser humano. b) No eventual: significa continuidade. O empregado realiza atividade habitual, continuada ao empregador. c) Dependncia: quer dizer subordinao. A dependncia do empregado em relao ao empregador significa que este pode dar ordens a serem cumpridas pelo empregado, desde que no sejam ordens ilegais ou que no guardem relao com o cargo de contratao do empregado, e

Pgina 32 de 43

d) Salrio: o empregado deve receber do empregador retribuio econmica pelos servios prestados.

OBS: Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: I - relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos; II - seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio; III - fundo de garantia do tempo de servio; IV - salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim;
Pgina 33 de 43

V - piso salarial proporcional extenso e complexidade do trabalho; VI - irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; VII - garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel; VIII - dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria; IX - remunerao do trabalho noturno superior do diurno; X - proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa; XI - participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei; XII - salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;(Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 1998) XIII - durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada,

Pgina 34 de 43

mediante

acordo

ou

conveno

coletiva

de

trabalho; (vide Decreto-Lei n 5.452, de 1943) XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva; XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; XVI - remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal; (Vide Del 5.452, art. 59 1) XVII - gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal; XVIII - licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de cento e vinte dias; XIX - licena-paternidade, nos termos fixados em lei; XX - proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei; XXI - aviso prvio proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo de trinta dias, nos termos da lei; XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana;

Pgina 35 de 43

XXIII - adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; XXIV - aposentadoria; XXV - assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at 5 (cinco) anos de idade em creches e pr-escolas; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 53, de 2006) XXVI - reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho; XXVII - proteo em face da automao, na forma da lei; XXVIII - seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa; XXIX - ao, quanto aos crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de dois anos aps a extino do contrato de trabalho;(Redao dada pela Emenda Constitucional n 28, de 25/05/2000) XXX - proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

Pgina 36 de 43

XXXI - proibio de qualquer discriminao no tocante a salrio e critrios de admisso do trabalhador portador de deficincia; XXXII - proibio de distino entre trabalho manual, tcnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos; XXXIII - proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 1998) XXXIV - igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso. Pargrafo nico. So assegurados categoria dos

trabalhadores domsticos os direitos previstos nos incisos IV, VI, VIII, XV, XVII, XVIII, XIX, XXI e XXIV, bem como a sua integrao previdncia social.
Pelo supracitado, lidimo resta, que de fato existe uma distino a ser feita entre empregado e trabalhador. Trabalhador o modo genrico de se conceituar todos aqueles que trabalham e em contrapartida recebem uma retribuio econmica pelos servios prestados.

Pgina 37 de 43

Doutro norte, empregado via de uma anlise mais especfica so todos os trabalhadores que trabalham, recebem salrio e possuem Carteira de Trabalho e Previdncia Social, devidamente registrada. Deste modo tem seus direitos

trabalhistas e previdencirios assegurados por lei.

3.

CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDNCIA SOCIAL (CTPS)

Para ser admitido, o empregado precisa ter a CTPS. A Carteira de Trabalho o documento de identificao profissional do empregado. Ela obrigatria para o exerccio de qualquer emprego, inclusive de natureza rural.

Art. 13 - A Carteira de Trabalho e Previdncia Social obrigatria para o exerccio de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, ainda que em carter temporrio, e para o exerccio por conta prpria de atividade profissional remunerada. (Redao dada pelo Decreto-lei n 926, de 10.10.1969)

Pgina 38 de 43

1 - O disposto neste artigo aplica-se, igualmente, a quem: (Redao 10.10.1969) I - proprietrio rural ou no, trabalhe individualmente ou em regime de economia familiar, assim entendido o trabalho dos membros da mesma famlia, indispensvel prpria subsistncia, e exercido em condies de mtua dependncia e colaborao; (Includo pelo Decreto-lei n 926, de 10.10.1969) II - em regime de economia familiar e sem empregado, explore rea no excedente do mdulo rural ou de outro limite que venha a ser fixado, para cada regio, pelo Ministrio do Trabalho e Previdncia Social. (Includo pelo Decreto-lei n 926, de 10.10.1969) 2 - A Carteira de Trabalho e Previdncia Social e respectiva Ficha de Declarao obedecero aos modelos que o Ministrio do Trabalho adotar. (Redao 10.10.1969) 3 - Nas localidades onde no for emitida a Carteira de Trabalho e Previdncia Social poder ser admitido, at 30 (trinta) dias, o exerccio de emprego ou atividade remunerada por quem no a possua, ficando a empresa dada pelo e Previdncia Social n 926, de Decreto-lei dada pelo Decreto-lei n 926, de

Pgina 39 de 43

obrigada a permitir o comparecimento do empregado ao posto de emisso mais prximo. (Redao dada pela Lei n 5.686, de 3.8.1971) 4 - Na hiptese do 3: (Includo pelo Decreto-lei n 926, de 10.10.1969) I - o empregador fornecer ao empregado, no ato da admisso, documento do qual constem a data da admisso, a natureza do trabalho, o salrio e a forma de seu pagamento; (Includo pelo Decreto-lei n 926, de 10.10.1969) II - se o empregado ainda no possuir a carteira na data em que for dispensado, o empregador Ihe fornecer atestado de que conste pelo o histrico da n relao 926, de empregatcia. (Includo 10.10.1969) Decreto-lei

4.

ADMISSO DO EMPREGADO CONTRATO DE TRABALHO Para ser admitido e ter sua contratao formalizada, o

empregado dever cumprir algumas exigncias bsicas, devendo inicialmente solicitados, entregar sendo por ao empregador RG, os CPF, documentos certido de

exemplo:

nascimento ou casamento, CNH, entre outros.

Pgina 40 de 43

CLT:

Art. 442 - Contrato individual de trabalho o acordo tcito ou expresso, correspondente relao de emprego. Pargrafo nico - Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, no existe vnculo empregatcio entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de servios daquela. (Includo pela Lei n 8.949, de 9.12.1994) Art. 442-A. Para fins de contratao, o empregador no exigir do candidato a emprego comprovao de experincia prvia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade. (Redao dada pela Lei n 11.644, de 2008). Art. 443 - O contrato individual de trabalho poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. 1 - Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada. (Pargrafo nico renumerado pelo Decreto-lei n 229, de 28.2.1967)

Pgina 41 de 43

2 - O contrato por prazo determinado s ser vlido em se tratando: (Includo pelo Decreto-lei n 229, de 28.2.1967) a) de servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; (Includa pelo Decreto-lei n 229, de 28.2.1967) b) de atividades empresariais de carter

transitrio; (Includa pelo Decreto-lei n 229, de 28.2.1967) c) de contrato de experincia. (Includa pelo Decreto-lei n 229, de 28.2.1967) Art. 444 - As relaes contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulao das partes interessadas em tudo quanto no contravenha s disposies de proteo ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicveis e s decises das autoridades competentes.
O contrato de trabalho o acordo de vontades celebrado entre empregador e empregado, e d incio relao de emprego. O contrato no precisa ser escrito, podendo advir de uma conversa informal entre as pessoas interessadas. Na maior parte dos casos, a relao de emprego acertada oralmente. H apenas algumas situaes em que a lei exige que o contrato seja escrito, citamos como exemplo o caso do aprendiz e do tarbalhador temporrio.
Pgina 42 de 43

Outra caracterstica do contrato de trabalho que ele, normalmente, no fixa uma data para terminar, ou seja, se d por prazo indeterminado, justamente para proteger o

empregado. Os contratos por prazo determinado so excees. O contrato de experincia tambm tem data certa para acabar, podendo ser de, no mximo, 90 (noventa) dias.

Pgina 43 de 43

Anda mungkin juga menyukai