Anda di halaman 1dari 8

Tecnologia dos Materiais 2010 / 2011 Engenharia Mecnica

Aos para trabalho a quente


Regime: PL Turno Prtico: PL1 Docente do Turno Prtico: Dr Milena Vieira

Nome: Ildio Marques Nmero: 2100788

Nome: Lcio Loureno Nmero: 2101082

Tecnologia dos Materiais, EM 2010/2011

NDICE 1. INTRODUO .................................................................................................................................... 3 2. COMPOSIO QUMICA E MICROESTRUTURA ..................................................................... 3 3. FORNECIMENTO MAIS USUAL DA MATRIA PRIMA ............................................................ 4 4. PROPRIEDADES (MECNICAS, FSICAS E TRMICAS, QUMICAS).................................. 4 5. TRATAMENTOS TRMICOS ........................................................................................................... 7 6. SISTEMAS DE CLASSIFICAO ................................................................................................... 8 7. APLICAES ...................................................................................................................................... 8 8. BIBLIOGRAFIA .................................................................................................................................. 8

2/8

Tecnologia dos Materiais, EM 2010/2011

1. Introduo Os vrios intervenientes na transformao de ao, tem na sua frente basicamente duas questes fundamentais: - Escolha do ao; - Tratamento do ao; Dependendo da utilizao pretendida e de forma a tirar o mximo partido do ao, necessrio conhecer aprofundadamente as suas propriedades em funo da sua composio e tambm as modificaes provocadas pelos diversos tratamentos.

De seguida, ser apresentada uma abordagem a aos para trabalho a quente. Este tipo de ao basicamente usado no fabrico de ferramentas para a transformao a quente de metais ferrosos e no ferrosos e suas ligas. Transformaes essas, como por exemplo: forjamento a quente; extruso; fundio. 2. Composio qumica e microestrutura Os aos para trabalho a quente, esto classificados na srie H (classe Hot) da AISI (American Iron and Steel Institute). Dentro desta srie de aos, os mais importantes, so os aos H11 e H13. O ao H11 comeou a ser usado na indstria na dcada de 1930, o H13, comeou a ser usado um pouco mais tarde, isto , por volta da dcada de 1970. Quanto composio qumica, os dois possuem composio qumica prxima, com 5%Cr e cerca de 1,3%Mo, a grande diferena est no teor de V: 0,45% para o H11 e, 0,90% para o H13. O H11 e o H13, tambm possuem uma caracterstica comum ter 1% de Si, acima dos 0,30% usuais dos outros tipos de aos.

Os aos do grupo H normalmente possuem teores mdios de carbono, entre 0,35 e 0,45%, e teores combinados de cromo, tungstnio, molibdnio e vandio entre 6 e 25%. O grupo dividido em aos ao cromo, ao tungstnio e ao molibdnio.

De seguida, apresentada uma tabela com a composio qumica dos aos para trabalho a quente.

3/8

Tecnologia dos Materiais, EM 2010/2011

3. Fornecimento mais usual da matria prima So fornecidos como recozidos, com microestrutura de pequenos carbonetos esferoidizados dispersos em matriz ferrtica. Para a sua utilizao h necessidade de temper-los e a microestrutura constituda de finssimos carbonetos em matriz martenstica revenida. 4. Propriedades (mecnicas, fsicas e trmicas, qumicas) De seguida so enumeradas algumas propriedades necessrias neste tipo de aos, cujas quais so obtidas adicionando adequadamente alguns elementos de liga tais como silcio, mangans, crmio, nquel, molibdnio, tungstnio, vandio e cobalto, bem como teor de carbono.
Elevada resistncia ao revenido:

Como a ferramenta ter como principal funo o trabalho a quente, esta ir sofrer diferentes alteraes de temperatura, sendo que a ferramenta tem que garantir as propriedades iniciais. A elevada resistncia ao revenido, permite aquecer o ao a temperaturas da ordem de 500C, ou at mais, sem que este sofra qualquer modificao de estrutura e ao baixar a temperatura at a temperatura ambiente adquire novamente a dureza original.
4/8

Tecnologia dos Materiais, EM 2010/2011

A experincia tem mostrado que, para maior segurana, a temperatura de revenido adoptada deve situar-se cerca de 80 a 100C acima da temperatura mxima de servio esperada.

Boa resistncia mecnica a quente:

Este tipo de ao tem que ter uma grande resistncia mecnica a quente, isto , tem que resistir ao amolecimento do calor, conservando em temperaturas de 550-600C com elevados valores de resistncia mecnica e dureza. Esta caracterstica assegurada pela presena de carbonetos de elementos de liga como cromo, molibdnio, vandio e tungstnio.
Resistncia abraso em temperaturas elevadas:

Esta propriedade bastante importante no caso da ferramenta vir a ser usada em situaes em que o material trabalhado desliza em alta temperatura pela ferramenta. Esta situao aplica-se por exemplo em matrizes utilizadas em prensas de forjamento, peas de prensas de extruso, moldes para fundio sob presso etc. Esta propriedade est relacionada com a dureza e depende igualmente da presena de carbonetos complexos distribudos uniformemente pela matriz.
Tenacidade:

Tenacidade a capacidade do ao de sofrer deformaes sem se romper e tambm de resistir aos choques e impactos mecnicos. Esta propriedade tem especial importncia, nos aos para trabalho a quente, principalmente no caso de matrizes de forjamento para martelos de queda ou outras ferramentas que venham a ser submetidas a situaes anlogas. Uma boa tenacidade em

5/8

Tecnologia dos Materiais, EM 2010/2011

temperaturas elevadas tambm um factor essencial, j que evita a formao de fissuras trmicas.
Resistncia fadiga:

As ferramentas para trabalho a quente esto frequentemente sujeitas a esforos mecnicos alternados ou de intensidade variada, seja devido ao ciclo de foras aplicadas em servio, seja como resultado das expanses e contraces produzidas pelas variaes peridicas de temperaturas. Estas solicitaes requerem que o ao possua elevada resistncia fadiga nas temperaturas normais de trabalho. Esta propriedade importante para retardar a formao de fissuras trmicas.
Condutividade trmica:

Boa condutividade trmica permite que a temperatura fique uniforme mais rapidamente em toda a massa da ferramenta e como consequncia reduz as tenses resultantes de aquecimento irregular. um factor bastante contributivo para evitar o aparecimento de fissuras trmicas. No entanto, esta propriedade, implica o uso de baixos teores de elementos de liga, o que geralmente resulta em detrimento de outras propriedades relacionadas com a resistncia mecnica em temperaturas elevada. Tendo em conta os prs e contras apresentados, este aspecto deve ser levado em considerao durante a fase de escolha do ao.
Resistncia formao de fissuras trmicas:

Variaes repentinas de temperatura na superfcie de ferramentas para trabalho a quente do origem a fissuras de aspecto tpico, distribudas em forma de rede, conhecidas como fissuras trmicas. Esta situao um defeito que praticamente inevitvel e sua presena constitui frequentemente o factor principal que limita a vida da ferramenta. Deste modo, a resistncia do ao formao de fissuras trmicas um requisito de grande importncia na seleco de materiais utilizados neste campo de aplicao. A capacidade do ao de retardar a formao destas trincas depende de uma boa condutividade trmica (condicionada por baixos teores de liga), alta resistncia fadiga e boa tenacidade em temperaturas elevadas. Estas propriedades so at certo ponto contraditrias e assim a escolha do ao sob este aspecto j representa normalmente uma soluo de compromisso. A maior ou menor incidncia de fissuras trmicas est tambm relacionada com outros factores, tais como as condies de servio, o sistema de refrigerao da ferramenta, o estado de oxidao de sua superfcie, etc.

6/8

Tecnologia dos Materiais, EM 2010/2011

5. Tratamentos trmicos Dependendo do uso que pretendemos dar ferramenta para trabalho a quente, e tambm da eficincia/durabilidade que pretendemos, devemos ter em ateno que tratamentos trmicos que o mesmo foi submetido, bem como ter em ateno certos aspectos na execuo destes tratamentos. Geralmente, os aos para trabalho a quente so fornecidos no estado recozido, em condies para ser maquinado. Quanto aos tratamentos finais, como tmpera, revenido, nitrurao, etc geralmente ficam ao cuidado do utilizador, pois os mesmos dependem das propriedades desejadas na pea. Tendo em conta os variadssimos tipos de ferramentas, e condies de servio, no possvel tabelar todos estes dados, sendo que a experincia do temperador muito importante para o processo, tais como determinao de tempo e temperaturas ideais para cada caso. Se a ferramenta ir ser submetida a diferentes variaes de seco ou grande remoo de material na sua fabricao, esta deve ser submetida a um alvio de tenses depois da maquinagem, e antes da tmpera. Devido ao facto deste tipo de aos possuir baixa condutividade trmica, estes aos devem ser previamente aquecidos de forma lenta at temperatura de pr-aquecimento (na tmpera), ou at a temperatura de cozimento, de forma a evitar empenos, e fissuras internas. O mesmo cuidado deve ser tomado no revenido, j que aps a tmpera h uma grande probabilidade de aparecerem fissuras devido tenso a que a pea submetida. O tempo e a temperatura de tmpera, deve ser previamente calculado, de forma a que este seja suficiente para que se obtenha a solubilizao mais completa possvel dos carbonetos complexos, que dificilmente entram em soluo. Outro ponto a ter em conta, evitar super aquecimento, ou excesso de tempo em altas temperaturas, j que isso ir ajudar ao aumento do tamanho do gro, com prejuzo da tenacidade. Por forma a evitar a descarbonatao superficial, durante o aquecimento para a tmpera, recomendvel usar um forno de atmosfera controlada, ou banho de sal. Na impossibilidade do uso deste tipo de equipamentos, recomendvel envolver as ferramentas em limalha de ferro fundido, ou em coque queimado. Para o caso de nenhuma das solues apresentadas anteriormente ser possvel de efectuar, h ainda outra possibilidade, sendo considerada apenas como soluo de emergncia. Esta soluo consiste em aquecer a ferramenta a cerca de 150C, mergulhar em soluo saturada de brax em gua fervente; depois de retirar a ferramenta, do

7/8

Tecnologia dos Materiais, EM 2010/2011

banho, esperar que ela seque e a seguir executar normalmente o pr-aquecimento e o aquecimento. 6. Sistemas de classificao Os aos para trabalho a quente, esto classificados na srie H (classe Hot) da AISI (American Iron and Steel Institute). Esto divididos em trs subgrupos: ao cromo (que vai do H10 ao H19), ao tungstnio (H21 ao H26) e ao molibdnio (H42 e H43). 7. Aplicaes Conforme foi referenciado anteriormente, este tipo de aos, tem como finalidade o fabrico de ferramentas para a transformao a quente de metais ferrosos, no ferrosos e suas ligas, sendo que foram desenvolvidos para suportar condies de calor, presso e abraso. Ferramentas essas que podem ser: punes, matrizes de forjamento, matrizes de extruso e mandris. Estes componentes so comuns no forjamento em ao, bronze e lato, na extruso de ligas de cobre e ligas de nquel e na extruso e injeco de alumnio. 8. Bibliografia
Livros:

- Soares, P., Aos Caractersticas e Tratamentos, Livraria Libroluz, Porto, 1992; - Catlogo da Thyssen Tratamentos trmicos e de Superfcie;
Internet:

http://www.bohler-brasil.com.br/br/b_1110.php http://java.cimm.com.br/cimm/construtordepaginas/htm/3_24_10263.htm ftp://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM206-B/Acos_ferramenta.pdf http://www.villaresmetals.com.br/portuguese/files/FT_12_TENAX300IM.pdf http://www.acosrodman.com.br/site/produto/index/cid/2 http://www.moldesinjecaoplasticos.com.br/acosparatrabalhoaquente.asp

8/8

Anda mungkin juga menyukai