Anda di halaman 1dari 56

O Propsito Eterno de Deus

Srie - Conselho de Deus

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

PARTE

ESTUDO DIRIGIDO

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Tpico 1 O Propsito Eterno de Deus.


A. Leitura, meditao e anotaes:
(Leia, ore, medite e anote no seu caderno.) Textos: Gn 1.26; Rm 3.12; 5.12; 1 Co 15.45-48; 2 Co 5.14; Rm 8.28-29; Ef 4.13; 1Jo 2.6. Somente passe para a prxima etapa depois de mostrar o que aprendeu e o que anotou no seu caderno ao seu discipulador.

B. Estudo dirigido:
1. Gn 1.26: Tambm disse Deus; Faamos o homem nossa imagem conforme a nossa semelhana. a. Quando Deus fez o homem, ele o criou a sua _ _ _ _ _ _ e semelhana. b. Quando Deus fez o homem, ele queria ter filhos com a sua _ _ _ _ _ _, com a sua natureza e com a sua vida. Ele queria uma famlia. Este era o seu propsito e seu desejo. Era o seu objetivo e sua determinao. 2. Rm 3.12: Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inteis. a. Por causa do pecado, o homem se tornou _ _ _ _ _ _ para o propsito de Deus. b. Leia Rm 5.12. Atravs do Ado o _ _ _ _ _ _ entrou no mundo e, pelo pecado, a _ _ _ _ _. E esta morte passou a todos os homens. c. Como aconteceu esta morte? Esta morte aconteceu quando Ado perdeu a vida de Deus por causa do _ _ _ _ _ _ . d. Leia Gn 5.3. Depois que Ado perdeu a vida e a imagem de Deus, ele gerou filhos sua prpria _ _ _ _ _ _ . e. Como Ado estava morto para Deus, seus filhos tambm nasceram _ _ _ _ _ _ .

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

3. Leia Hb 6.17. Como ficou o propsito de Deus depois do pecado? Resposta: Deus no desistiu do seu _ _ _ _ _ _ _ _ _. 4. 2Co 5.17: E assim, se algum est em Cristo, nova criatura; as coisas antigas j passaram: eis que se fizeram novas. a. Quando nascemos neste mundo recebemos a natureza de Ado, estragada e intil. Quando somos batizados em _ _ _ _ _ _ , nascemos de novo e recebemos uma _ _ _ _ vida. Nos tornamos novas _________. b. Leia 1 Co 15.45-48. Os descendentes de Ado tem a natureza terrena. Os que nasceram de novo em _ _ _ _ _ _ tem a natureza_ _ _ _ ____. 5. Cl 1.27: ... Cristo em vs, a esperana da glria. a. Esta a esperana que Deus tem para poder cumprir seu propsito. A esperana de Deus a vida de _ _ _ _ _ _ em ns. 6. Rm 8.28-29: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito. Porquanto aos que de antemo conheceu, tambm os predestinou para serem conformes imagem de seu Filho, afim de que ele seja o primognito entre muitos irmos. a. Este textos nos mostra o cumprimento do propsito de Deus. O Pai, o Filho e seus muitos irmos. Esta a sua F_ _ _ _ _ _ . b. Estes filhos no so imagem de Ado, mas so conformes _ _ _ _ _ _ de seu _ _ _ _ _ . c. A famlia no pequena pois ela tem _ _ _ _ _ _ irmos. d. Resumindo; O propsito de Deus ter uma _ _ _ _ _ _ _ de muitos _ _ _ _ _ _ semelhantes a _ _ _ _ _ . e. Uma _ _ _ _ _ _ _ significa que Deus quer unidade. Deus no tem muitas famlias. Ele tem uma s. f. Muitos _ _ _ _ _ _ significa que Deus quer quantidade. Deus quer a multiplicao de seus filhos. g. Semelhantes a _ _ _ _ _ significa que Deus quer qualidade. Deus no quer qualquer tipo de filhos, mas filhos com a qualidade da vida de Jesus. 7. Ef 4.13: ... at que todos cheguemos unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus, a ser homem perfeito,
6

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

medida da estatura da plenitude de Cristo. Este texto refora o de Rm 8.29. a. todos devemos chegar a _ _ _ _ _ _ _ da f. b. Todos devemos chegar a ser perfeitos. Devemos chegar estatura (altura espiritual) de _ _ _ _ _ _ . c. Portanto, este texto confirma que a famlia _ _ _ s e que os filhos devem ser `a _ _ _ _ _ _ de Jesus Cristo. 8. 1 Jo 2.6: ... aquele que diz que est nele, deve andar como ele andou. No que devemos ser como Jesus? a. Mt 11.29: Ser _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ como Jesus. b. 1 Pe 1.15: Ser _ _ _ _ _ _ como Jesus. c. Jo 13.14: Servir como Jesus. d. Jo 17.18: Pregar ao _ _ _ _ _ como Jesus. e. Cl 3.13: _ _ _ _ _ _ _ como Jesus. f. Jo 13.34: _ _ _ _ como Jesus.

Concluso:
a. No devemos pensar que o propsito de Deus simplesmente salvar o homem do inferno e lev-lo para o cu. Deus no se satisfaz com isto. b. A salvao no o alvo. A salvao o meio (a primeira condio), para alcanar o propsito (o alvo). O propsito de Deus que sejamos semelhantes a Jesus.

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

C. Memorizao (catequese):
1. Qual o propsito de Deus quando criou o homem?

Deus queria uma famlia de homens semelhantes a


Ele.
2. O que aconteceu quando o homem pecou?

O homem se tornou intil para o propsito de Deus .


3. Deus desistiu do seu propsito por causa do pecado?

No Deus no desistiu do seu propsito.


4. Se o homem se tornou intil , como Deus tem esperana de realizar o seu propsito?

Ele nos d uma nova vida em Cristo. 2 Co 5.17 A esperana de Deus a vida de Cristo em ns. Cl
1.27
5. Ento qual o propsito de Deus hoje?

Deus quer uma famlia de muitos filhos semelhantes a


Jesus. Rm 8.28-29
6. Por que uma famlia ?

Porque Deus quer unidade.


7. Por que muitos filhos?

Porque Deus quer quantidade.


8. Por que semelhantes a Jesus?

Porque Deus quer qualidade.


9. Mas o propsito de Deus no a salvao do homem?

No, a salvao o meio para alcanar o propsito.


Seu propsito que sejamos semelhantes a Jesus. 1 Jo 2.6
8

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

10. No que devemos ser como Jesus?

Ser manso e humilde como Jesus. Mt 11.29 Ser santos como Jesus. 1 Pe 1.15 Servir como Jesus. Jo 13.14 Pregar ao mundo como Jesus. Jo 17.18 Perdoar como Jesus. Cl 3.13 Amar como Jesus. Jo 13.34 Orar como Jesus. Hb 5.7-8 D.Leitura complementar: Ef 1.4-5; 2Co 3.18; Cl
1.28.

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

10

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Tpico 2
O Servio Da Igreja Para Cumprir O Propsito De Deus A. Leitura, meditao e anotaes:
(Leia, ore, medite e anote no seu caderno.) Textos: 1Pe 2.9; Ef 4.11-12. Somente passe para a prxima etapa depois de mostrar o que aprendeu e o que anotou no seu caderno ao seu discipulador.

B. Estudo dirigido:
1. 1 Pe 2.9: Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio rela, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. a. Esta palavra dada para todo o povo de Deus. Deus diz que o seu povo uma _ _ _ _ eleita, um _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ real, uma _ _ _ _ _ santa e um _ _ _ _ de propriedade exclusiva de Deus. b. Este povo tem uma misso sacerdotal e foi chamado para _ _ _ _ _ _ _ _ _. c. Deus no tem dois tipos de filhos; os sacerdotes e os demais. Todos so _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . todos devem _ _ _ _ _ _ _ _ _ as grandezas de Deus.

11

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

2. Ef 4.11-12: e ele mesmo concedeu uns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelista, e outros para pastores e mestres, com vistas ao correto ordenamento dos santos para o desempenho de seu servio, para a edificao do corpo de Cristo. a. No versculo 11, vemos que Jesus colocou na Igreja A _ _ _ _ _ _ _ _, P _ _ _ _ _ _ _, E _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ e P _______eM______. b. Para que Jesus colocou estas funes na igreja? A resposta est no versculo 12 onde mostra qual o ministrio da igreja para cumprir o propsito de Deus. c. O Versculo 12 diz 3 coisas: 1) ... com vistas ao _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ dos santos 2) para desempenho do _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 3) para a _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ do _ _ _ _ _ de Cristo. d. So 3 coisas que os apstolos, os pastores e os outros do versculos 11 devem se esforar para que haja na igreja: 1) que os _ _ _ _ _ _ sejam ordenados; que todos os santos sejam colocados no seu devido lugar de funcionamento. 2) que os santos desempenhem e seu _ _ _ _ _ _ _ ; que cada um dos santos e todos os santos cumpram com seu sacerdcio. 3) para que o corpo de cristo seja _ _ _ _ _ _ _ _ _ ; para que todos sejamos transformados _ _ _ _ _ _ de Jesus e o propsito de Deus seja alcanado. e. O versculo 13 ns j estudamos no ponto 7 do tpico1. Ele nos fala do propsito de Deus de que seja uma s e que todos sejamos semelhantes a Jesus. Mas agora ns vimos o versculo anterior, o versculo 12. Ele nos mostra como isto ser alcanado. logo, o propsito de Deus que est no versculo 13 s ser alcanado se a igreja praticar o ministrio do versculo 12.

12

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

3. Concluso:
a. No so os ministrios do versculo 11 (apstolos, profetas, etc...), que vo promover a edi_ _ _ _ _ _ _ do corpo para alcanar o propsito de Deus . O prprio corpo, onde os santos so or_ _ _ _ _ _ _ e desempenham o seu _ _ _ _ _ _ _, que vai produzir a _ _________.

O Corpo De Cristo Que Edifica O Corpo De Cristo


b. Isto significa que todos ns devemos cooperar com a edificao para que o propsito de Deus seja alcanado. c. Na igreja h alguns servios (ou ministrios) que Deus deu para pessoas especficas. Isto , cada um tem um dom ou uma funo diferente. Confirme isto com a leitura de Rm12.4-8 e 1Co12.28-30. d. Entretanto, existem alguns servios e ministrios que Deus deu para todos. Isto , cada santo da igreja deve desempenhar estes ministrios que so comuns a todos. Este o assunto do restante desta apostila.

C. Memorizao (Catequese):
1. Que so os sacerdotes na igreja?

Todos os santos so sacerdotes. 1Pe 2.9


2. Quem edifica o corpo de Cristo?

O Corpo de Cristo edifica o corpo de Cristo. Ef


4.11-12

D. Leitura complementar.
1. Raa de sacerdotes: Ex 19.6; Ap 5.10 2. O corpo se edifica: 1Co 12.12-31

13

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

14

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Tpico 3 O Ministrio de Ser Testemunhas


A. Leitura, meditao e anotaes:
(Leia, ore, medite e anote no seu caderno.) Textos: At 1.8; 1Pe 2.9; Mt 28.18-20. Somente passe para a prxima etapa depois de mostrar o que aprendeu e o que anotou no seu caderno ao seu discipulador.

B. Estudo dirigido:
1. At 1.8: Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm, como em toda a Judia e Samaria, e at aos confins da terra. a. Quando o Esprito Santo desce sobre ns recebemos _ _ _ _ _. b. Recebemos este poder para sermos _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _. c. Se o Esprito Santo para todos, o poder para ser _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ para _ _ _ _ _. Este um ministrio para todos ns. 2. 1pe 2.9: Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. a. O principal papel que ns temos como sacerdotes o de _ _ _ _ _ _ _ _ _ as virtudes de nosso Senhor Jesus Cristo. b. Proclamar as _ _ _ _ _ _ _ _ falar das qualidades, anunciar a grandeza da vida e da obra de Jesus.

3. Mt 28.18-20: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo; Toda a autoridade me foi dada no cu e na terra. Ide, portanto, fazei
15

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias at consumao dos sculos. a. o mandamento aqui fazer _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . b. O versculo 19 comea com o mandamento _ _ _ . Este mandamento no para irmos para algum lugar. para que, onde estivermos, falemos com as pessoas que nos cercam e sejamos t_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ para fazermos _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . c. o fazer discpulos comea quando exercitamos o nosso ministrio de ser _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

4. Concluso:
a. Todos na igreja devem ser testemunhas. b. Todos na igreja devem ser proclamadores. c. Todos na igreja devem fazer discpulos.

C. Memorizao (Catequese):
Como iniciamos o servio de fazer discpulos?

Sendo testemunhas e proclamadores. At 1.8 D. Leitura Complementar:


1. Testemunhas de Cristo - Embaixadores: 2Co 5.18-19 2. Raa de Sacerdotes: Ap 5.10

Tpico 4
16

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

O Ministrio de Edificar Nas Juntas e Ligamentos A. Leitura, meditao e anotaes:


(Leia, ore, medite e anote no seu caderno.) Textos: Ef 4.15-16; Cl 2.19. Somente passe para a prxima etapa depois de mostrar o que aprendeu e o que anotou no seu caderno ao seu discipulador.

B. Estudo dirigido:
1. Ef 4.15-16: Mas, seguindo a verdade em amor, cresamos em tudo naquele que o cabea, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxlio de todas as juntas, segundo a justa cooperao de cada parte, efetua o seu prprio aumento para a edificao de si mesmo em amor. a. Este texto est falando de como o Corpo deve crescer em Cristo. Assim como em Ef 4.12 fala de 3 coisas, aqui no verso 16 tambm: 1) todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxlio de todas as _ _ _ _ _ _ . 2) segundo a justa cooperao de _ _ _ _ _____ (isto , a cooperao de cada membro). 3) efetua o seu prprio _ _ _ _ _ _ _ para a _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ de si mesmo em amor. b. Note como a ultima parte do versculo 16 refora a verdade que j vimos, de que o _ _ _ _ _ de _ _ _ _ _ _ que edifica o corpo de Cristo. c. Mas para que o corpo edifique a si mesmo, primeiro necessrio que haja a justa _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ de cada parte. Cada um de ns deve cooperar. d. Como vamos conseguir a justa cooperao de cada parte? Antes de tudo o corpo deve estar bem _ _ _ _ _ _ _ _ e ligado pelo auxlio de todas as _ _ _ _ _ _ .Toda a edificao do Corpo comea aqui. Vejamos algo mais sobre estas juntas:

17

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

2. Cl 2.19: ... todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. a. O corpo todo estar suprido (alimentado) e bem vinculado atravs das _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . b. Somente quando o corpo est assim organizado, que ele pode crescer o _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ que procede de _ _ _ _ .

3. O que so as juntas e ligamentos?


a. No corpo humano, as juntas fazem a ligao entre os ossos, e os ligamentos so tecidos muito fortes que prendem os ossos uns aos outros e tambm os rgos do corpo. b. Porque o Esprito Santo usou esta linguagem? Porque os membros do corpo de Cristo tambm devem estar assim, bem unidos uns aos outros,

4. Concluso:
a. Juntas e ligamentos no corpo de Cristo so relaes muito fortes entre os membros do corpo. b. Todos ns devemos estar assim, ligados e relacionados fortemente a alguns irmos no corpo. c. Sem estas relaes, os membros no daro a sua justa cooperao e o corpo no vai produzir a edificao de si mesmo em amor. d. Como deve ser isto na prtica? Na prtica, ns aprendemos como so estas relaes, e como elas devem funcionar, observando como Jesus e os apstolos faziam no seu ministrio para produzir isto na vida dos seus discpulos.

C. Memorizao (Catequese):
1. O que so juntas e ligamentos no corpo de Cristo?

Juntas e ligamentos no corpo de Cristo so relaes


fortes e resistentes entre os seus membros.
2. Para que servem as juntas e ligamentos ?

Para unir, alimentar e edificar o corpo de Cristo.


Ef4.15,16
18

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

D. Leitura complementar:
1. Edificando-se mutuamente: Cl 3.16 2. Submetendo-se mutuamente: Ef 5.21

19

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

20

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Tpico 5 Juntas e Ligamentos de Discipulado


A. Leitura, meditao e anotaes:
(Leia, ore, medite e anote no seu caderno). Textos: Mc 3.14; Mt 28.18-20; 2Tm 2.2. Somente passe para a prxima etapa depois de mostrar o que aprendeu e o que anotou no seu caderno ao seu discipulador.

B. Estudo Dirigido:
1. Leia Mc 3.14: a. Jesus designou os doze para _ _ _ _ _ _ _ com ele. b. Isto no era uma reunio. Era um relacionamento. 2. Mt 28.19-20: Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo: ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias at consumao do sculo. a. Fazer discpulos no s trazer as pessoas e batiz-las. Depois de batiz-las necessrio _ _ _ _ _ _ - _ _ _ a _ _ _ _ _ _ _ todas as coisas que Jesus ordenou. b. Leia Jo 20.21. Os discpulos entenderam que Jesus estava dizendo O que eu fiz com vocs, Agora faam com outros. c. Discipular relacionar e ensinar pelo exemplo e pela palavra. 3. Leia 2Tm 2.2: Aqui ns vemos quatro geraes de discpulos. a. E o que de minha parte (Paulo). b. Ouviste (Timteo). c. Transmite a (Homens fiis e idneos). d. para transmitir a outros (Outros).

4. O que necessrio para ser discipulado por outro?


21

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

a. 1Co 16.16 e Ef 5.21: Ser _ _ _ _ _ _ _ . b. Mt 11.29: Ser _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ . c. Pv 12.15: Dar ouvido aos _ _ _ _ _ _ _ _ _ . d.1Sm 15.23: Renunciar a _ _ _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _. e. Hb 13.17: Ser _ _ _ _ _ _ _ _ _ aos lderes. 5. Concluso. a. O que Jesus quer no um discipulado formal como uma aulinha, ou um cursinho, ou o estudo de uma apostila. b. O que Jesus nos ordena fazer discpulos como ele fez. Isto implica numa relao de juntas e ligamentos onde h: Responsabilidade pela vida de um irmo mais novo. Compromisso dos dois. Sujeio daquele que discipulado. Relacionamento de amizade. Exemplo de vida do discipulador. Ensino prtico e simples para todas as reas da vida. Obs. As orientaes de como deve ser um discipulador esto na apostila prpria.

C. Memorizao (catequese):
1. Qual a funo do discipulador?

Ensinar a guardar todas as coisas que Jesus ordenou.


Mt 28.18-20
2. O que necessrio para ser discipulado?

Deve ser manso, humilde e submisso. D. Leitura complementar:


1. Jesus se relacionando: Jo 1.37-39 2. Paulo fazendo discpulos: At 9.25

Tpico 6
22

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Juntas e Ligamentos de Companheirismo


A. Leitura, meditao e anotaes:
(Leia, orem medite e note no seu caderno). Textos: Mc 6.7; Lc 10.1; Mt 18.20 Somente passe para a prxima etapa depois de mostrar o que aprendeu e o que anotou no seu caderno ao seu discipulador.

B. Estudo Dirigido:
1. Leia Mc 6.7 e Lc 10.1: Jesus nunca enviava algum sozinho. Ele sempre enviava de _ _ _ _ em _ _ _ _ . 2. Mt 18.20: Porque onde estiverem dois trs reunidos em meu nome, ali estou o meio deles. a. A promessa de Jesus : Eu estou _ _ _ _ _ _ deles. b. Ele no estava falando de uma reunio num salo com dirigente, plpito e tudo mais. Ele estava falando de uma relao entre dois ou trs. 3. Jesus no formou juntas e ligamentos somente entre ele e os discpulos (discipulado), mas tambm entre discpulos e discpulo (companheirismo). 4. Cl 3.16: Habite ricamente em vs a palavra de Cristo; Instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria. Este um texto muito rico, pois fala do que deve ser praticado nas juntas. H muitos outros textos que nos ensinam sobre este relacionamento e nos orientam sobre coisas prticas que devem acontecer. Vejamos: a. Como deve ser o relacionamento? Cl 3.12-15: Suportai-vos e _ _ _ _ _ _ _ - _ _ _ uns aos outros. Tg 5.16: Confessai vossos _ _ _ _ _ _ _ uns aos outros (transparncia).
23

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Ef 5.21: Suj_ _ _ _ _ _ _ - _ _ _ (submisso).

uns aos outros

Rm 12.10; Jo 13.34: _ _ _ _ - _ _ _ uns aos outros. Rm 12.10; Preferindo-vos em _ _ _ _ _ uns aos outros. b. O que devem fazer quando esto juntos? Cl 3.16: Instruirem-se e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ - _ _ mutuamente. Mt 18.19; Orar uns pelos outros. Lc 10.1,9: Curar _ _ _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ _ o Reino de Deus. Hb 10.24: Estimular uns aos outros ao _ _ _ _ e as boas _ _ _ _ _. Gl 5.13: Ser _ _ _ _ _ _ uns dos outros pelo amor.

C. Memorizao (Catequese):
1. Porque o discipulado e companheirismo so to importantes?

Porque unem o corpo por juntas e ligamentos.


2. Quais so as principais atitudes no companheirismo?

Amor, submisso, transparncia e perdo Jo 13.34


3. Quais so as principais atividades no companheirismo?

Orar, aconselhar, servir e fazer discpulos. Cl 3.16


4. Qual o fruto de tudo isto?

A edificao do corpo em amor.

D. Leitura Complementar:
1. No andar s: Ec 4.9-10,12 2. Andando de dois em dois: At 13.2-3

24

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Tpico 7 Concluses Finais


A. Leitura, meditao e anotaes:
(Leia, ore, medite e anote no seu caderno.) Textos: Jo 15.16; Mt 13.23; Rm 16.15; 1Co 16.19. Somente passe para a prxima etapa depois de mostrar o que aprendeu e o que anotou no seu caderno ao seu discipulador.

B. Estudo dirigido:
1. Jo 15.16: ... eu vos escolhi a vs outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permanea. a. O Senhor no nos chamou apenas para nos abenoar, mas nos chamou para darmos _ _ _ _ _ _ . b. O nosso fruto no pode ser passageiro. Deve ser um fruto que _________. 2. Leia Jo 15.1-8: a. Jesus aqui exigente. Estas so palavras muito srias que devem produzir temor em ns. b. Vs. 5: O Senhor a _ _ _ _ _ _ _ e ns os _ _ _ _ _ . c. Vs. 2: Todo o ramo que no der fruto o Pai o _ _ _ _ _. Todo ramo que d fruto ele _ _ _ _ _ para que produza _ _ _ _ _ _ _ _ _ ainda. d. Vs. 4: No podemos dar frutos se no_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ em Cristo. e. Vs. 5: Se permanecemos em Cristo damos _ _ _ _ _ fruto. f. Vs. 8: Quando damos muito fruto o Pai _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ e ns somos confirmados como _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.

3. Leia Mt 13.23: a. Aqui podemos entender melhor de que fruto Jesus nos fala.
25

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

b. Frutificar produzir a _ _ _, a _ _ _ _ _ _ _ _ e a _ _ _ _ _ _ por um. c. Portanto, frutificar multiplicar a vida de _ _ _ _ _ _. d. Isto acontece quando as pessoas que entram em contato conosco, recebem a vida de Cristo que est em ns, e esta vida passa a habitar e a crescer nelas tambm. 4. Leia Rm 16.15: a. A igreja primitiva no tinha o costume de se reunir em templos mas se reuniam nas _ _ _ _ _, com grupos pequenos. b. O encontro nas casas no para sentar e ouvir palestras,

mas para que cada santo aprenda a desempenhar o seu _ _ _ _ _ _ _ . 5. Concluso: a. Todos na igreja devem frutificar. b. Todos na igreja devem multiplicar a vida de Cristo. c. Os grupos nas casas so para o desenvolvimento de ministrio de todos os santos.

C. Memorizao (Catequese):
1. O que o agricultor exige do ramo?

Todo ramo deve dar fruto.


2. Qual o fruto que o ramo deve dar?

A multiplicao da vida de Cristo. Jo 15.16


3. Qual o motivo do encontro do grupo caseiro?

A obra do grupo caseiro o desenvolvimento do


servio dos santos.

D. Leitura complementar:
1. A necessidade de frutificar: Mt 21.18-20; Lc 13.6-9. 2. A obra nas casas: At 2.42; 5.42; Rm 16.10,11, 14; Fp 4.22; Cl 4.15.

26

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

PARTE

ORIENTAES AO DISCIPULADOR

27

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

28

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Tpico 1 O Propsito Eterno de Deus.


Este um assunto fundamental. Devemos abrir nossos coraes para o que Deus nos fala sobre o seu propsito. No pode ser apenas um estudo de uma apostila. Este assunto deve tomar conta de nossa mente e corao. O conhecimento da gloria que h no propsito de Deus deve tomar todo o nosso ser. Seu propsito, objetivo, alvo ou meta deve direcionar nossas vidas. Tudo na nossa vida, a maneira de viver, o comportamento, nosso trabalho e esforo, dirigido por um alvo ou pela meta que temos. Por isto, o propsito deve se tornar o nosso propsito, o nosso alvo. Se queremos cooperar com Deus devemos conhecer os seus desejos, seu corao, seu propsito. Tudo que fazemos s ter valor eterno medida que cooperar com o propsito de Deus.

1. UM ERRO MUITO COMUM


Muitos de ns vivemos vrios anos sem conhecer qual o propsito de Deus para nossa vida. Cramos erradamente que nosso alvo como cristos era chegar ao cu. Ns vamos a Bblia com um enfoque humanista (o homem no centro de tudo) , e concluamos que o propsito era a salvao dos homens. Tudo girando em torno do homem e de suas necessidades. Esta viso equivocada ocorreu porque sempre vamos o propsito de Deus comeando com a queda do homem. Sendo assim, como o homem est perdido, a salvao do homem se tornou o centro do propsito eterno de Deus. Aqui estava o erro e aqui devia ser feita a correo. claro que Deus quer salvar a todos os homens. Isto vimos claramente nos textos de 1Tm 2.3-4; 2Pe 3.9 e Jo 3.16. Mas ns no devemos confundir aquilo que Deus deseja com o que o seu propsito. O propsito de Deus no surgiu com a queda do homem. algo que j estava no seu corao antes da fundao do mundo (Ef 1.4,11). Pensemos um pouco sobre a seguinte argumentao: Se, antes da fundao do mundo, Deus tinha o propsito de salvar o homem, ento Deus cmplice do pecado, porque Deus necessitava que o homem pecasse para cumprir s seu propsito. Quando Deus disse: no coma deste fruto, na verdade, queria que o homem comesse e pecasse, ficando
29

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

perdido e em trevas. Deste modo Deus poderia cumprir s seu propsito de salvar o homem e mostrar o seu grande amor. Ora, tudo isto uma grande confuso! Deus jamais quis que o homem pecasse! A salvao no era o propsito de corao de Deus. A redeno foi necessria por causa da queda. A queda no foi programada para que houvesse salvao. Ns precisamos conhecer qual era a primeira inteno de Deus, qual era o propsito que Deus tinha em seu corao quando criou o homem.

2. QUAL O PROPSITO DE DEUS AO CRIAR O HOMEM? (Gn1.26)


Quando Deus fez o homem, Ele queria ter filhos com a sua imagem, com a sua natureza e com a sua vida. Deus queria ter uma grande famlia que expressasse na terra a sua glria e autoridade (Gn 1.27-28). Por isso, Ado e Eva foram criados imagem de Deus. Sabemos que cada ser vivo se reproduz segundo a sua prpria espcie. Ento, quando Ado e Eva de multiplicassem, reproduziriam filhos imagem de Deus. Esta seria a famlia de Deus.

3. COMO O PECADO INTERFERIU NO PROPSITO DE DEUS? (Rm 2.12)


Todos ns conhecemos a triste histria. O pecado de Ado foi uma intromisso violenta e diablica no propsito de Deus. Por causa do pecado o homem se tornou culpado, alvo da ira de Deus, merecedor de castigo eterno, expulso da presena de Deus e sem comunho com ele. O salrio do pecado a morte (Rm 6.23). Mas o problema no foi apenas que o homem se tornou culpado diante de Deus, mas tambm que a sua prpria natureza se corrompeu e se estragou. O homem perdeu a vida e a imagem de Deus. Tornou-se uma outra criatura. No era mais o mesmo homem, era uma homem morto para Deus e intil para o seu propsito. E no foi apenas Ado que se tornou intil. Depois que Ado se corrompeu ele teve filhos sua semelhana, sua imagem (Gn 5.3). Agora, toda a descendncia de Ado ficou arruinada e intil para o Propsito de Deus (Rm 3.12). 4. DEUS DESISTIU DO SEU PROPSITO OU MUDOU DE PLANO? (Is46.10)
30

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Deus nunca mudou o seu propsito inicial. Ele no tem diversos planos, no criou um novo alvo, nem desistiu do que queria desde o princpio. O propsito de Deus imutvel (Hb 6.17). Aleluia! Agora, porque todos os descendentes do primeiro homem ficaram inteis para o seu propsito, Deus tem que criar uma nova raa. Como Deus fez isto? Pelo novo nascimento (I Co 15.45-48). Pelo nascimento natural (de carne e sangue) , pertencemos a raa de Ado, estragada e intil. Pelo novo nascimento nos tornamos participantes da raa celestial. Ado perdeu a imagem de Deus porque foi rebelde (Gn 3.1,7). Jesus sempre fez a vontade do Pai (Jo 4.34), em tudo lhe agradou (Jo 8.29) e foi obediente at a morte (Fp 2.8). O homem se torna uma nova criatura (2Co 5.17), recebe a natureza de Deus (II Pe 1.4) e a imagem daquele que o criou (Cl 3.10), quando cr naquele que o Pai enviou (Jo 6.29), nega-se a si mesmo, toma a sua cruz e perde a sua vida (Mt 16.24,25), recebe o senhorio de Jesus (Rm 10.9) e se batiza em Cristo (Mc 16.16). Toda a glria do plano de Deus no se perdeu com o pecado. Deus no desistiu do seu propsito. Qual a esperana de Deus para Cumpri-lo? Cristo em vs, a esperana da glria (Cl 1.27).

5. A SALVAO UM MEIO E NO UM FIM:


A obra redentora de Cristo Jesus algo to tremendo, to maravilhoso, que corremos o risco de v-la como se fosse o todo. Esta salvao to grandiosa que temos a tendncia de confundi-la com o prprio propsito de Deus. Mas no assim. Jesus Cristo, o admirvel Filho de Deus, com sua obra redentora, deu uma nova vida ao homem, restaurando-lhe a comunho com o Pai. E tambm deu a Deus os recursos de infinita graa, para que ele continue com o seu plano eterno. A redeno efetuada por Jesus Cristo e encarnada pela igreja, o meio para Deus restaurar todas as coisas, e assim concluir seu propsito. A redeno nunca poderia ser um fim em si mesma, mas apenas um meio de graa para consertar um grande erro. Para Paulo, a redeno nunca foi o propsito de Deus. Ele entendia que o propsito de Deus era a famlia eterna (Ef1.4,5; Rm 8.28,29). Uma famlia perfeita em Cristo (Fp 3.12-14). Sua obra para o Senhor no consistia em buscar apenas a redeno do homem, mas em apresentar este homem a Deus , restaurado imagem de Jesus Cristo (Cl 1.28).

31

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

6. COMO SE DEFINE O PROPSITO DE DEUS HOJE? (Rm8.28,29)


Este texto nos mostra com muita clareza o propsito de Deus. Podemos defini-lo assim: Deus quer uma Famlia de Muitos Filhos Semelhantes a Jesus. Vejamos por etapas: Uma famlia ...: Isto nos fala de unidade. Este um requisito indispensvel para o cumprimento do propsito de Deus. Embora a unidade no esteja enfatizada no texto acima, sabemos que filhos imagem de Jesus no podem ser briges, nem facciosos, nem sectaristas. A unidade de famlia de Deus est muito bem enfatizada em passagens como Jo 17.20-22; 2Co 1.10-12; 3.1-4;10.16-17; Ef 2.14-16; 3.15; 4.1-6; 4.12-16; Fp 1.27; 2.1-4 e outras mais. ... De muitos filhos semelhantes a Jesus: Isto nos fala de multiplicao. Discpulo, que fazem discpulos, que fazem discpulos, etc... (Mt 28.28-20). Onde h vida natural, sempre h multiplicao. A vida espiritual tambm deve ser assim. Aquele que tem a vida de Cristo, frutifica e reproduz esta vida em outros. H um pensamento cnico e quase ridculo, que diz: somos poucos e bons. Ora, se fossem bons no seriam poucos, porque os que tm a vida de Cristo fazem discpulos e se multiplicam. Deus quer muitos filhos. ... Semelhantes a Jesus: Isto nos fala de Edificao. Deus no se contenta com quantidade, nem se satisfaz com nmeros. necessrio que seus filhos tenham qualidade de vida. Que vivam como Jesus. Sejam mansos e humildes como Jesus (Mt 11.29). Sejam santos como Jesus (2Pe 1.5). Sirvam como Jesus serviu (Jo 13.14). Preguem ao mundo como Jesus pregou (Jo 17.18). Perdoem como Jesus perdoou (Cl 3.13). Amem como Jesus amou (Jo 13.34). Que andem como Jesus andou (1Jo 2.6). Que orem como Jesus orou (Hb5.7-8). 7.QUAL A NOSSA POSIO DENTRO DO PROPSITO DE DEUS? Quando ns compreendemos e abraamos o propsito de Deus, ele se torna o nosso chamado e a nossa vocao (2Tm 1.8-9; Rm8.28-29). De uma maneira simples podemos definir a nossa vocao como um chamado para sermos participantes do propsito de Deus e cooperadores do seu cumprimento. Oh! que Deus ilumine os olhos de nosso corao para compreendermos a esperana deste chamamento (Ef 1.18), a fim de que o propsito eterno seja para ns, muito mais que um estudo de uma apostila. Aquele que recebe o propsito de Deus em seu corao, compreende o seu chamado e torna-se prisioneiro desta vocao (Fp
32

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

3.12-14). Devemos andar de modo digno desta vocao (Ef4.1-3) e nos esforarmos para confirm-la (2Pe 1.10).

33

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

34

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Tpico 2
O Servio da Igreja Para Cumprir O Propsito de Deus
Quando algum tem em mente um determinado propsito, um alvo para alcanar, deve tambm planejar os passos que deve dar para alcanc-lo. No pode agir de qualquer forma, usando qualquer estratgia, atirando em qualquer direo. Deve ter uma estratgia especfica e buscar os meios coerentes para dar passos que o levaro a alcanar o alvo pretendido. Assim tambm Deus. Ele elaborou o propsito e tambm definiu os recursos, a estratgia, e quais so os passos que devem ser dados. A Igreja a encarnao do propsito de Deus, e tambm est cheia dos recursos de Deus para o desenvolvimento deste propsito. Neste tpico procuraremos entender bem alguns pontos principais da estratgia divina.

1.NO POVO DE DEUS TODOS SO SACERDOTES:


Desde o incio da formao do seu povo na terra, Deus queria que todos ( a nao inteira) fossem sacerdotes (Ex 19.6). O povo rejeitou seu sacerdcio porque ficou com medo de chegar presena de Deus (Ex 19.13; 20.18-20). Ento, o Senhor constituiu, dos filhos de Levi, uma tribo de sacerdotes. Moiss, que conhecia o corao de Deus, tambm desejava que todos o povo tivesse o Esprito do Senhor e fosse profeta (Nm 11.26-30). Mais tarde Deus prometeu derramar o Seu Esprito sobre todos (Jl 2.28-29). Jesus falou que esta promessa viria para capacitar a todos para servirem a Deus (At 1.8). Com a vinda do Esprito Santo, e o estabelecimento da igreja, se cumpriu o desejo de Deus de ter uma nao de sacerdotes. Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa povo de propriedade exclusiva de Deus, afim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (I Pe 2.9). Estas palavras rompiam com sculos de tradio judaica. A tradio de uma casta sacerdotal onde apenas alguns podiam ser sacerdotes. Esta era uma limitao dos tempos da velha aliana que s poderia mudar com a vinda de Jesus e a descida do Esprito Santo. Por isso, pode-se perceber o tom de exultao nas palavras de Pedro. O Esprito Santo esteve esperando muito tempo para trazer esta revelao. Note as palavras: raa, nao, povo , Todos so sacerdotes. Aleluia!
35

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Lamentavelmente a igreja no soube preservar esta revelao. A igreja geralmente cai no erro de perder a revelao da nova aliana para abraar conceitos de Antigo Testamento. Por mais que se fale do sacerdcio de todos os santos, na prtica a igreja mantm a idia de um povo dividido entre dois tipos de pessoas. Os catlicos dividem entre os do clero e os leigos. Os evanglicos dividem entre os servos de Deus e as ovelhas, entre os ungidos e os demais. Pela tradio evanglica, os servos de Deus devem cumprir exigncias muito grandes. Devem negar a si mesmo, renunciar a tudo e se consagrar totalmente ao senhor, dedicando -se completamente sua obra. Os demais s precisam assistir a algumas reunies, ler a bblia e orar um pouco. Se alguns poucos, no meio do povo, fizerem mais do que isto, logo sero destacados como pessoas muito consagradas. Isto tudo uma grande doena que atrapalha todo o desenvolvimento do propsito de Deus. Nestes dias devemos recuperar a revelao perdida. Devemos receber a palavra que Deus nos d atravs de Pedro, e crer, e viver, e proclamar: somos uma nao de sacerdotes . H um s chamado. Uma s vocao. Uma mesma condio para todos. Todos so servos de Deus e a igreja deve oferecer condies para que todos desenvolvam, o seu servio. Se a igreja um lugar para alguns super astros do plpito, enquanto os outros sentam e ouvem, e no um lugar onde todos podem desenvolver o seu sacerdcio, ento ela est atrofiada. Desta forma, no passa de um judasmo reformado, um meio caminho entre a nova e a velha aliana, e no poder alcanar o propsito de Deus. Quando Jesus disse: ... edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela..., no estava pensando em alguns pregadores super dotados. Estava pensando no seu povo. Ele pensava em voc. Aleluia! 2. COMO DEVE SER O SERVIO PARA A EDIFICAO DA IGREJA? O problema visto acima, da igreja estar dividida entre os servos de Deus e os demais, produziu uma distoro do padro bblico para a edificao da igreja. Formou-se assim a tradio de que a igreja edificada plos pastores. Mas no isto que ns vemos nas escrituras. Em Efsios 4.1112, podemos ver como deve ser a edificao da igreja. vejamos primeiro o vers. 11: E Ele mesmo concedeu uns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. Primeiro temos que observar que Jesus no colocou no igreja somente pastores e evangelistas como se pratica hoje. No comeo, havia tambm apstolos e profetas. E assim deve ser a igreja hoje.
36

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Depois devemos nos perguntar. Para que Jesus colocou estes ministrios? Qual a funo deles? A resposta tradicional seria: Eles foram colocados para edificar a igreja. Mas ao analisarmos o versculo 12 veremos algo muito diferente. Ali aprendemos claramente qual a verdadeira funo destes ministrios. Vejamos como o versculo se desenvolve em trs etapas distintas: 1 Com vistas ao correto ordenamento dos santos... 2 Para o desempenho do seu servio... 3 para a edificao do corpo de Cristo. Observao: As palavras correto ordenamento, embora no apaream em nenhuma traduo em portugus, so na verdade a melhor traduo para a palavra grega Katartismos que aparece no original em grego. Isto plenamente confirmado por quem conhece profundamente o grego do novo testamento. Notemos como o texto se desenvolve em trs etapas. A terceira e ltima etapa a edificao do corpo de Cristo. Quando ns dizemos que os pastores que edificam a igreja, estamos pulando direto do versculo 11 para a ltima etapa do versculo 12. Estamos assim, anulando as duas primeiras etapas. Na verdade, para que ocorra a edificao do corpo de Cristo, necessrio que primeiro acontea a 2 etapa: O desempenho do servio dos santos. A edificao no deve ser o resultado do trabalho de alguns pastores, mas sim o fruto do servio dos santos, de todos os santos. Somente quando cada membro do corpo desempenhar o seu servio, que haver a edificao do corpo de Cristo. Por mais que os pastores e alguns lderes trabalhem e se esforcem, se no houver o desempenho do servio dos demais santos, no haver uma edificao do corpo conforme o nvel encontrado no versculo 13 (homem perfeito). Assim, podemos entender qual a funo dos ministrios do versculo 11. Eles devem primeiro trabalhar para o correto ordenamento dos santos. Fazendo isto, os santos vo desempenhar o seu servio. Ento acontecer a edificao do corpo de Cristo. Por isso podemos afirmar:

O Corpo de Cristo que edifica o corpo de Cristo.


Para praticarmos isto, necessrio rompermos com nossas tradies. Infelizmente, a estrutura da igreja hoje est voltada para o funcionamento do ministrio de uns poucos. Tudo gira em torno dos plpitos e de algumas estrelas da pregao. A maior parte do tempo, das energias e dos recursos so canalizados para produzir grandes
37

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

reunies e grandes eventos, onde alguns poucos se desdobram para edificar uma massa que senta, ouve e ouve. A igreja primitiva no tinha nada disso e no sentia a menor falta Todavia, transtornaram o mundo. Isto porque entendiam que cada um era sacerdote, cada um era obreiro, cada um tinha um servio para desempenhar. Agora temos que responder prxima pergunta: Qual o servio que os santos devem desempenhar? 3. OS MINISTRIOS ESPECFICOS E OS MINISTRIOS COMUNS: Embora hajam muitos servios e tarefas prticas a serem feitas (tais como limpar, arrumar locais de reunies, hospedar irmo de fora, prepara a ceia, tocar instrumentos, etc...), o servio dos santos muito mais do que isto. Estas tarefas simples so muito importantes, mas certamente no so um ministrio ou sacerdcio. Ningum pode fazer s estas coisas e dizer estou cumprindo o meu ministrio. O ministrio do corpo o de multiplicar a vida de Cristo. Isto acontece quando atravs deste servio, algum se converte a Cristo ou algum cresce em Cristo. Todos os santos devem participar neste ministrio. Todos tm graa e uno do Senhor para isto. Os ministrios encontrados no versculos 11. no so dados a todos os irmos, pois so especficos. Deus, pela sua soberana vontade, coloca pessoas especficas para desempenh-los. Entretanto, h alguns servios que no so especficos, pois so dados para todos os irmos. So ministrios comuns, dados a todos, nos quais todos devem ser treinados e exercitados para funcionarem. Podemos resumir estes ministrios comuns em basicamente dois: 1 Ser testemunhas. At 1.8 e I Pe 2.9. 2 Edificar nas juntas e ligamentos. Ef 4.15-16 e Cl 2.19. O assunto do restante desta apostila o funcionamento destes ministrios.

38

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Tpico 3
O Ministrio de Ser Testemunhas
Em At 1.8, Jesus nos diz qual o real motivo da descida do Esprito Santo. Dar-nos poder para sermos testemunhas. Como o Esprito Santo foi derramado sobre todos, ento este poder para todos. Este um dos servios comuns que todos os santos devem desempenhar. Em 1Pe 2.9, Pedro fala que nosso papel como sacerdotes de proclamar as virtudes daquele que nos chamou. Isto o mesmo que ser testemunhas. Em 2Co 5.20, Paulo nos diz que somos embaixadores de Cristo, ou seja, representantes de Cristo diante do mundo. Isto tambm envolve o ministrio de ser testemunhas. Em Mt 28.18-20, Jesus nos mandou fazer discpulos. Mas, como comea o ministrio de fazer discpulos? comea quando funcionamos como testemunhas. Depois as pessoas so batizadas, e a ento temos que ensin-las a guardar as coisas que Jesus ordenou. Como se desenvolve este ministrio de testemunhas? Vejamos a seguir alguns princpios que ajudaro o discpulo a se desenvolver neste ministrio:

Como Abordar as Pessoas:


Devemos abordar as pessoas com naturalidade e simplicidade. Para isso precisamos compreender algo muito importante.: Ns no podemos converter ningum. Essa uma funo do Esprito Santo (veja Jo 16.7-8). Somos apenas cooperadores. Nosso papel no converter as pessoas, mas sim, cooperar com o Esprito Santo. Vejamos um exemplo: Ns no podemos fazer um pintinho. S Deus pode. Mas podemos colocar o ovo debaixo da galinha. Assim, estamos harmonizando dois elementos da natureza: O ovo e a galinha. Esta tarefa muito simples, contudo indispensvel, porque sem ela o pintinho no nasce. Para produzir uma nova vida em Cristo a mesma coisa. Ns no podemos faz-lo. S Deus pode. Mas temos uma tarefa indispensvel, a de harmonizar dois elementos espirituais: A \Palavra de Deus com a fome espiritual. No podemos produzir fome. Isto tarefa de Deus. Ns somos apenas cooperadores. Assim, temos um servio muito importante: Procurar pessoas que tm fome e sede de justia. Pessoas
39

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

em quem o Esprito j est trabalhando. Assim poderemos cooperar com Ele. Dessa forma, em nosso primeiro contato com as pessoas, procuramos quem tem interesse de ouvir. como se jogssemos o anzol na gua para ver se o peixe belisca. Funciona como um radar que percebe o avio atrs das nuvens. Ele emite uma onda e, se no encontra um avio a onda se perde, caso contrrio a onda volta. Jesus disse com clareza que as pessoas demonstram diferentes reaes de interesse ao ouvirem a Palavra do Reino (Mt 13.1-23).

O Gancho:

A abordagem inicial deve ser assim: Lanamos a Palavra e esperamos o retorno. No devemos falar o tempo todo, nem forar, nem insistir, nem discutir. No hora de pregar, mas de procurar. Devemos dar uma poro da Palavra do Senhor e esperar a reao. Devemos cuidar para no querermos fabricar uma reao. Se algum mostra uma abertura ou interesse, ento damos continuidade. Para esses devemos dar tudo: Nosso tempo, nossa dedicao, nossa amizade, nossa vida. Temos que ver estas pessoas como vidas muito preciosas. Ento vamos cooperar com Deus, nos envolvendo com amor e compaixo. Devemos olh-las como Jesus as v (Mt 9.36).

Ateno: Algumas pessoas podem dar a impresso de que no esto abertas por terem muitos questionamentos. Por isso devemos estar atentos e procurar responder com pacincia e amor s perguntas que fazem. Muitas vezes so pessoas sinceras, que tm dvidas e perguntas coerentes. Importante: Quando algum no mostra interesse, sinal de que ainda no o momento de se pregar para ela. Contudo no quer dizer que devamos abandon-la. Devemos, ao contrrio, ser despertados e desafiados orao e ao jejum. Se procedermos assim, com certeza dentro de algum tempo a reao dela ser outra.

40

Dando o Testemunho Pessoal (Mc 5.19):

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Uma testemunha, assim chamada, porque pode contar fatos concretos, ou por ter participado deles, ou porque os viu. A coisa mais simples e concreta de que temos para falar do nosso testemunho pessoal. Em Marcos 5.19 vemos como at aquele homem recm libertado de demnios podia dar testemunho de Jesus. Quando encontramos algum que ouviu a Palavra e mostrou alguma reao positiva, ento devemos contar-lhe o nosso testemunho pessoal.

Anunciando o Evangelho do Reino:

Quando uma pessoa se abre plenamente para ouvir a Palavra do Senhor, e est disposta nos receber em sua prpria casa, ento devemos anunciar a ela o Evangelho do Reino com toda clareza. Devemos falar tudo sobre Jesus e a Porta do Reino . fundamental ajud-la a enxergar o amor de Deus manifestado em Cristo Jesus. Devemos enfatizar que Deus quer lhe dar um corao novo, capaz de fazer toda a Sua vontade. Ensinar-lhe sobre o que o pecado, a independncia e a necessidade de negar-se a si mesmo para, ento, submeter-se a Deus.

Observaes:
1 No existe uma regra fixa para desenvolver o evangelismo. Cada pessoa diferente das outras. Algumas precisam de tempo para entender, para meditar e para calcular o preo de seguir a Jesus. No podemos apress-las. Devemos acompanhar o senhor, cooperando e esperando que Ele complete a obra. Entretanto, h outras pessoas que esto prontas. So pessoas que tem muita fome e sede. Podem se converter logo. Talvez no primeiro dia. Nesse coso no devemos atrasar a obra de Deus. Portanto, devemos estar sempre sensveis, procurando Discernir no Esprito a real situao de cada pessoa, para agirmos corretamente. 2 Quando um discpulo est anunciando o evangelho pela primeira vez ele no deve trabalhar com o contato, sozinho, mas junto com algum mais experiente.

A Estratgia de Deus e a Igreja Primitiva:

Como Jesus fez para treinar os seus discpulos no ministrio de ser testemunhas? Jesus estava sempre nas ruas com eles. Raramente ficavam dentro de quatro paredes. Eles aprenderam a ser testemunhas vendo Jesus sempre em contato com as pessoas. Eles viam Jesus fazer a obra. A sala de aula dos discpulos era a rua e as pessoas estavam l.

41

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

At mesmo quando Jesus ensinava algo aos discpulos, ele o fazia na rua, diante das multides. E as multides tambm ouviam os ensinos de Jesus (compare Mt 5.12 com 7.28). Depois que Jesus subiu ao Pai, os discpulos continuaram usando a sua estratgia. Em Atos 2.46 e 5.12, vemos que os irmos costumavam se encontrar diariamente no templo, no prtico de Salomo. Ora, esse lugar no era de reunio com bancos e plpitos como temos hoje. Era um lugar pblico, onde havia muita gente. Era o principal lugar de encontro do povo da cidade. Se hoje queremos que os irmos sejam treinados para serem testemunhas, falando aos homens com toda intrepidez, devemos estar na rua com eles o maior tempo possvel. Devemos sair de todas as formas: Em grupos pequenos, com alguns discpulos e tambm em grupos maiores. Devemos estar na rua com os discpulos, no meio do povo.

42

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Tpico 4
O Ministrio de Edificar Nas Juntas e Ligamentos
( Ef 4.15-16 ).
Este outro ministrio que Deus deu a igreja. A todos os santos. Observemos o texto de Ef 4.16, como fizemos com o 4.12. Este versculo tambm se desenvolve em trs etapas distintas: 1 De quem todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxlio de todas as juntas... 2 Segundo a justa cooperao de cada parte... 3 Efetua o seu prprio aumento para a edificao de si mesmo em amor. Aqui temos uma sequncia encadeada para a edificao. A terceira etapa do versculo contm uma afirmao tremenda. O Esprito Santo est afirmando, que o prprio corpo que produz o seu aumento e a sua edificao . Mais uma vez podemos entender que no so os ministrios do versculo 11 que vo produzir a edificao, mas o prprio corpo que se edifica. Mas como o corpo vai produzir esta edificao ? Notemos que, assim como no versculo 12, tambm no podemos alcanar a terceira etapa sem passar pela segunda. O corpo produzir esta edificao quando houver a justa cooperao de cada parte (cada membro) , e no pela cooperao de alguns poucos. Aqui temos novamente o ministrio dos santos, como vimos no versculo 12. Agora vamos pergunta principal: Como alcanar isto? como levar cada membro a dar a sua justa cooperao? A resposta encontra-se na primeira parte do versculo. Para que cada membro do corpo faa a sua parte, necessrio que todo Corpo esteja bem ajustado e ligado pelo auxlio de toda junta. Necessitamos que o Corpo esteja ajustado e ligado, e o meio de obter isto atravs das juntas. Esta palavrinha foi esquecida pela igreja, mas temos que lembrar que o Esprito Santo no est fazendo poesia sobre o corpo de Cristo. O Esprito Santo esta usando uma linguagem humana para nos falar de realidade espiritual. Sabemos bem o que um membro do corpo humano, por isso podemos entender o que uma membro no corpo de Cristo, e como cada membro importante. Ento, devemos saber bem o que uma junta no corpo humano, para sabermos como so as juntas no corpo de Cristo. Pois bem: O que uma junta?
43

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

O texto de Cl 2.19 ajuda muito, porque al fala de juntas e ligamentos. Conforme o Nova Dicionrio da Lngua Portuguesa - Aurlio Buarque de Holanda, Editora Nova Fronteira - ligamento uma parte fibrosa muito resistente, que serve para ligar os ossos ou os rgos . As juntas so articulaes que forma conexes entre os ossos. Os ligamentos passam por dentro das juntas e do firmeza e resistncia a estas ligaes. Juntas e ligamentos, portanto, servem para harmonizar o corpo humano. Cada membro do corpo humano deve estar no seu devido lugar de funcionamento, firmado e consolidado por um vnculo Especfico forte e resistente, com outros membros. Se as juntas e ligamentos no corpo humano so conexes entre os membros, no corpo de Cristo, logicamente, so relaes fortes, resistente e especficas entre os membros, que produzem suprimento, cooperao, crescimento e edificao. Se a igreja no estiver assim estruturada, ela ser como uma sacola de membros e no como um corpo. Uma sacola pode conter todos os membros de um corpo, mas se no estiverem vinculados por juntas e ligamentos, no haver harmonia nem vida. Que tremenda a afirmao em Cl 2.19! Quem no est vinculado desta forma ao Corpo, no retm a Cabea, pois no pode ser comandado pelo Cabea! Mas claro: Como a cabea pode comandar uma sacola de membros? Assim, a principal funo dos ministrios do vers.11, e de todos os lderes que os ajudam, ordenar os santos, com seus relacionamentos adequados, para que o corpo produza aumento e edificao, pela cooperao de cada parte. Toda a prtica, de como estas coisas podem acontecer, no explicada na carta aos Efsios. Mas podemos aprender vendo nos evangelhos e no livro de Atos, como Jesus e os apstolos praticaram estas realidades espirituais.

44

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Tpico 5
Juntas e Ligamentos de Discipulado
(Mt 28.18-20).
As juntas e ligamentos de discipulado, so a continuao do ministrio de testemunhas, mas depois temos que formar a vida das pessoas que se convertem. Aps o batismo, vem a edificao do novo discpulo. necessrio ensin-lo a guardar todas as coisas que Jesus ordenou.

Formar Mais do Que Informar:


Certa vez um irmo falou sobre o tema Luz do Mundo, e dizia: A luz no se ouve; a luz se v. Jesus, que se apresentou como A Luz do Mundo, sabia que no poderia transmitir esta luz apenas com pregaes. Ele no era o som do mundo. Por mais que falasse, Jesus no conseguiria transmitir toda a Sua glria. Suas palavras eram esprito e vida (Jo 6.63), mas a vida que estava nEle era a Luz dos homens (Jo 1.4). Ele sabia que a luz deveria ser vista e observada de perto. As pregaes so necessrias e at indispensveis. Contudo, o mximo que elas fazem animar e informar. Nunca promovem formao. A informao importante, mas apenas uma pequena parte da obra.

No Uma Reunio de Discipulado:


Observemos o chamado de Jesus aos doze. Ele no os chamou para uma reunio de estudo bblico de discipulado. Tambm no os chamou para uma escola bblica. Conforme Mc 3.14, Jesus chamou os doze para estarem com Ele e depois para os enviar a pregar. A sentena para estarem com Ele, define a estratgia bsica de Jesus. Ele estava estabelecendo as primeiras juntas e ligamentos no Corpo, entre Ele e seus apstolos. Ele queria estabelecer uma relao estreita com seus discpulos para transmitir-lhes a sua vida pelo exemplo. Jesus no era um homem de plpito. No era um homem de mensagens elaboradas ou entusiasmadas. Jesus era um homem de relacionamentos. Seus discpulos aprenderam tudo vendo.
45

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Os discpulos viam como Jesus se relacionava com os pobres, o que dizia aos ricos, como tratava os enfermos, como respondia aos hipcritas, como expulsava os demnios, o que fazia quando estava cansado, como reagia a uma tempestade no mar, como tratava as prostitutas, como reagia s mentiras e calnias, como amava a Israel, como orava ao pai, quando ria, quando chorava, quando esbravejava e derrubava mesas, quando era preso e at como morreu. Que experincia fascinante! Joo disse: O que temos ouvido, o que temos visto com os nossos prprios olhos, o que contemplamos e as nossas mos apalparam, com respeito ao Verbo da vida... (1Jo 1.1). Se no houvesse uma relao estreita entre Jesus e os seus discpulos, as multides que vinham ouvi-lo certamente que no iriam permaneceriam muitos anos nos seus ensinamentos, depois de sua morte.

O Que os 12 Entenderam?
Para os discpulos de Jesus no foi difcil interpretar o que Jesus estava mandando fazer. Eles nunca tinham visto um salo de reunies, plpitos, bancos ou conjuntos musicais. Entenderam que essa tarefa consistia em fazer com outros o que Jesus havia feito com eles no decorrer de trs anos. O mesmo deve acontecer conosco. Devemos observar como Jesus discipulou os doze, depois sair e fazer o mesmo com aqueles que pretendemos formar. A comisso de Jesus inclua pregar a muitos como Ele pregou, mas, essencialmente a relaes de discipulado. Isto no um mtodo a mais. a prtica de Jesus. o que sustenta, edifica e ajusta ao Corpo algum que se converte. Este vnculo surge naturalmente quando, depois de pregar a outro e batizlo, aquele que o ganhou se sente responsvel por sua vida. Ento, cuida, ensina, vela, ampara, sofre e leva a carga. Assim ningum fica s. Todo recm nascido tem um pai ou uma me espiritual que vai cuidar dele e aliment-lo. Isto vital para a Igreja. Por isso devemos estar constantemente revisando e vigiando pelo funcionamento destas relaes. Precisamos entender tambm, que estas relaes no so apenas para o cuidado de novos . Em 2Tm 2.2 vemos que Paulo fala de vrias geraes de discpulos. Este texto mostra como estas relaes prosseguem para a formao de vrios nveis de ministrios. neste desenvolvimento que vo surgir discipuladores, ajudantes de lderes, lderes e at presbteros.
46

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

O Que Necessrio Para Ser Discipulado?


Quando uma pessoa est no mundo, toda a sua vida estruturada em padres humanos. Em 1Pd 1.18 diz que fomos resgatados do nosso ftil procedimento que nossos pais nos legaram. Noutra traduo diz que fomos resgatados de uma v maneira de viver. Todas as reas da vida do homem foram afetadas pelo pecado. Quando o Reino de Deus chega, necessrio ordenar a vida pelo padro que o Reino impe, at que sejamos semelhantes a Jesus. Essa transformao deve atingir desde nossa mente (Rm 12.2), at aos mnimos detalhes do comportamento (Ef 4.22-6.18). Todas as reas da vida (a relao com Deus, relaes familiares, trabalho, estudo, preparo para o casamento, lazer, santidade com o corpo, uso da lngua, etc), devem ser ordenadas pelo padro de Deus. Na verdade, passamos por um verdadeiro processo de reeducao como diz em Tt 2.12. Como Deus ordenar nossas vidas? Como Ele nos aconselhar? Todos os irmos precisam entender que Deus no mandar um anjo ao nosso quarto para nos dar orientaes. para isso que existem os relacionamentos no Corpo. Por isso, para que algum possa ser orientado, necessrio que seja:

Manso e humilde - Mt 11.29 Sujeito aos irmos - 1Co 16.16; Ef 5.21 Submisso aos lderes - Hb 13.17 renunciou a rebelio e a

Algum que obstinao - 1Sm 15.23


12.15

Algum que d ouvidos aos conselhos - Pv

Ningum pode ser edificado por outro se mantiver uma atitude de independncia, orgulho ou auto-suficincia. Aquela idia de que eu sou submisso s ao Senhor uma forma espiritual de justificar a rebelio. Isto caracterstica de quem est nas trevas. A obstinao o pior de todos os pecados (1Sm 15.23). Algum correto aos seus prprios olhos no pode ser ensinado e nem corrigido (Pv 12.15). H pessoas que so constantemente aconselhadas, contudo fecham os ouvidos e seguem os seus prprios conselhos. Outros, quando corrigidos ou confrontados, se justificam com muitas argumentaes. Estes acabam colhendo o fruto do seu procedimento, mas, mesmo assim no enxergam. No aprendem porque so teimosos e orgulhosos.
47

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

IMPOSSVEL EDIFICAR QUEM NO SE SUBMETE. Discpulo no assim. Ele como uma ovelha e no como uma cabra. Ele aceita a repreenso e ama a correo. Os discpulos devem buscar ensino e conselho. Devem ouvi-los e pratica-los. Somos membros do Corpo de Cristo, somos guardas uns dos outros. Temos um compromisso mtuo de edificao uns dos outros. Deus quer nos abenoar atravs dos irmos.

Perigos Do Discipulado:
Existe um grande perigo neste ministrio: O abuso da autoridade . O discipulador precisa entender que ele o servo do discpulo e no o dono. Deve ensinar todo o Conselho de Deus e no os seus gostos e preferncias pessoais. Deve preservar a iniciativa e as qualificaes pessoais do discpulo. Devemos ter em mente a viso de Deus acerca de autoridade. Jesus ensinou que nossa autoridade confirmada na medida que sabemos servir (Mc 10.43). Ele foi o nosso exemplo. Foi o que mais se humilhou e mais serviu. Por isso que o Pai Lhe deu toda a autoridade (Fp 2.5-11) Para que haja pleno equilbrio, devemos distinguir trs nveis de autoridade:

A Palavra de Deus: A essa o discpulo deve ter uma

submisso absoluta. Quando damos a Palavra de Deus a um discpulo e ele no a recebe, est sendo rebelde. Nesse caso devemos seguir as orientaes dadas por Jesus em Mt 18.15-20, ou seja a pessoa poder at ser disciplinada. Todos no Corpo de Cristo, e no apenas o discipulador, tm autoridade para corrigir e repreender outro irmo dentro do ensino da Palavra. (Deve-se observar, antes, o ensino de Gl 6.1 e Mt 7.1-5).

Nossos Conselhos: A submisso aqui relativa. Exemplo: quando dizemos a um discpulo que ele no pode casar com uma moa incrdula, estamos dando a Palavra do Senhor. Isso absoluto.Mas quando falamos que no bom que ele se case com a irm fulana, estamos dando um conselho. Pode ser que o conselho que damos baseado no conhecimento que temos da Palavra de Deus mas, mesmo assim no passa de conselho. relativo. Se o discpulo rejeita um conselho, no necessariamente um rebelde. Entretanto, aquele que
48

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

nunca aceita conselhos, orgulhoso e auto-suficiente. No pode ser edificado.

Nossas Opinies: No necessrio nenhum tipo de submisso s opinies e gostos pessoais do discipulador. Por fim, devemos entender que, como discipuladores, devemos dar trs coisas essenciais ao discpulo:
1 Devemos dar a ns mesmos. Jesus no dava reunies e sermes , dava a si mesmo . ( Jo 1.38-39; Mc 2.15 ). dar a si mesmo dar o seu tempo, seu interesse , sua amizade. Deixar-se envolver, ter carga, zelar, orar. Temos que dar nossa casa, nosso amor, nossa vida. 2 Devemos dar Exemplo . Jesus era exemplo ( Jo 13.15 ). Ele disse: vinde e ouvi . Ns tambm devemos dizer vinde e vede . Devemos chegar a dizer: sede meus imitadores como eu sou de Cristo. Isto no preteno. Jesus no era pretensioso, nem Paulo. Deus que nos torna exemplos pela vida de Cristo em ns. 3 Devemos dar a Palavra de Deus. Jesus instruiu com a palavra ( Jo 15.3 ). Ele estava constantemente mostrando a vontade do Pai. Ele ensinava e orientava em toda parte e em todo o tempo. No templo, em casa, no caminho, no barco ( Mc10.1). Jesus dava ensino para todas as reas da vida. Ns temos que ensinar os discpulos a guardar todas as coisas que Jesus ordenou.

49

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

50

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Tpico 6
Juntas e Ligamentos de Companheirismo
Jesus no estabeleceu vnculos fortes somente entre Ele e seus discpulos. Ele tambm relacionou os discpulos entre si. Vrias vezes Jesus enviou os discpulos de dois a dois. Certamente tinham que desenvolver uma relao profunda. A orao, os conselhos, a pacincia, o perdo, o cuidado com o esprito de disputa, e tantas outras oportunidades que o Esprito Santo trabalhava neles enquanto estavam juntos no servio. Aquela relao entre Jesus e os discpulos era uma relao de discipulado, algo vertical. Este outro relacionamento especfico horizontal, que aqui chamamos de companheirismo. No discipulado, algum mais maduro vela por algum mais novo. No companheirismo h uma responsabilizao mtua por edificarem um ao outro. O companheirismo s funcionar se houver um compromisso mtuo diante do Senhor. No havendo compromisso, no haver desempenho de cada parte para edificao do outro. Isso quer dizer que esse relacionamento deve ser especfico e distinto. Quando assim, cada um sabe qual a sua responsabilidade. Caso contrrio, pensa-se que todos so responsveis por todos (o que verdade), mas ningum se responsabiliza por ningum.

Como Deve Ser Esse Relacionamento?


Sujeio (Ef 5.21 ):

A grande prova de humildade a submisso ao companheiro, pois muitas vezes mais fcil sujeitar-se ao discipulador, que algum que consideramos mais maduro.

Transparncia (Tg 5.16):

Confessar os pecados um ao outro. Isso produz cura. No devemos esconder nada. Aprender a colocar a vida perante o outro sem barreiras. necessrio se expor e perder o individualismo.

51

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Amor Verdadeiro (Jo 13.34):

Este amor comea com amizade. Quando Deus criou o homem, ele viu algo que no achou bom: A solido (GN 2.18). Por causa disso criou uma ajudadora. O relacionamento no existe apenas para formar o carter. Serve no propsito de trazer realizao completa a cada um, de maneira que tenhamos prazer e alegria uns nos outros. Amor tambm lealdade e fidelidade. Ao fazermos uma aliana, no s para momentos de alegria, mas tambm um compromisso para as provaes. justamente nestas horas que o compromisso vai ser testado e desafiado. O verdadeiro amor tambm envolve cuidado e proteo. Devemos ter responsabilidade pelo bem estar do companheiro e de sua famlia.

Honra (Rm 12.10):

Buscar sempre o interesse do outro, mesmo que envolva perdas. Estar sempre disposto a dar o primeiro lugar ao outro e ficar na posio de servo.

Longanimidade e Perdo (Cl 3.12-13):

neste relacionamento que vrias reas da vida iro se revelar e receber tratamento. nesta hora que o companheirismo deve funcionar a fundo. Diante das deficincias do carter do outro, no devemos desanimar, mas sim aprender a perdoar e a suportar. Neste momento o carter de Cristo estar sendo formado em ns, porque, na prtica, teremos que perdoar e suportar uns aos outros.

O Que Os Companheiros Devem Fazer?


Edificarem-se com a Palavra (Cl 2.16), revisando textos, ensinos ministrados, aconselhando-se, animando-se, consolando-se, etc. orao. Orar Juntos (Mt 18.19-20). bom terem uma lista de

Sair para pregar aos incrdulos (Mc 6.7-12). Devem visitar contatos juntos. Cuidar dos seus discpulos juntos. Servirem-se (Gl 5.13).
52

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Estimularem-se ao amor e s boas obras (Hb 10.24).

Como Iniciar o Relacionamento?


No necessrio buscar afinidade. No se deve idealizar um relacionamento que no ter problema. casamento. No necessrio um longo perodo de observao. No Pode-se relacionar pessoas de idade diferente. Pode ser um relacionamento de trs irmos. Pode ser um irmo mais novo (ou antigo) na f. funcional. Devem morar o mais perto possvel, para que seja Devem ser do mesmo sexo. Devem orar e buscar conselho antes de iniciar o relacionamento.

Perigos que destroem o Companheirismo:


Egosmo: O egosmo o cncer de qualquer relacionamento. Por isso, algum que tenha tendncias fortes para manipular e explorar os outros, no tem, por enquanto, maturidade para exercer esta aliana. Diferenas de Personalidade: Nunca encontraremos pessoas idnticas. Nem haveria vantagem nisso. natural que os discpulos tenham algumas dificuldades para se ajustarem. A beno deste relacionamento, como j vimos, repousa justamente nisso. Assim os companheiros tm a oportunidade de lidar biblicamente com suas diferenas, podendo aplicar princpios que, de outra forma, seriam apenas tericos (Pv 27.17). Ataques do Diabo: O diabo se levantar contra qualquer aliana de edificao entre irmos. Usar mentiras, mal-entendidos, desnimos e suspeitas falsas, tentando colocar um contra o outro. Os companheiros devem
53

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

vencer juntos em orao, bem como esclarecer sempre toda questo que surgir. Fofocas: Um relacionamento de edificao no admitir comentrios nocivos sobre a vida de outros discpulos, nem mesmo a pretexto de orar pelo irmo. Fofocas e contendas entre irmos so as armas mais terrveis do diabo para destruir a unidade do Corpo (Pv 6.16-19).

54

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

Tpico 7 Concluses Finais


1. A necessidade de dar fruto:
Leia o texto de Jo 15.1-8,16. Que palavras tremendas de Jesus! Que advertncia! Dar fruto no uma opo. uma consequncia inevitvel quando algm permanece em Cristo. Mas, que fruto este que devemos dar? Certamente no o fruto do Esprito que vemos em Gl 5.22-23. Para provar isto, vejamos trs consideraes: 1) A linguagem. Ha uma distino clara: em Jo 15 Jesus fala do Fruto do discpulo, em Glatas Paulo fala do Fruto do Esprito. 2) Se verificarmos a parbola dos talentos, notamos que o Senhor no vem buscar aquilo que ele mesmo deu ao servo, mas sim, o lucro que o servo obteve aplicando aquilo que recebeu do Senhor. Ora, o fruto do Esprito aquilo que Deus nos d pela vida de Cristo em ns. Amor, alegria, paz, etc. So os talentos que Deus colocou em nossas vidas. Ele no busca aquilo que ele deu (o fruto do Esprito). Ele busca o lucro (o fruto do discpulo). 3) O texto de Mt 13.23 claro e definitivo. Al diz que frutificar reproduzir a cem, a sessenta e a trinta por um. Assim, frutificao tem a ver com reproduo. Ento conclui-se, que o fruto que Jesus fala em Jo 15 a reproduo e multiplicao da sua vida. E como que um discpulo d fruto? Quando o discpulo permanece em Cristo, andando em Cristo e manifestando a sua vida, as pessoas que convivem com ele so influenciadas. Algumas se convertem a Cristo. Outras, que j esto em Cristo, so edificadas e crescem. Assim, a vida de Cristo se reproduz atravs do discpulo. Este o seu fruto. Quando entendemos isto, ento compreendemos a importncia do ministrio dos santos. atravs do desempenho dos servios comuns, que cada discpulo vai frutificar para o Senhor. Relacionando-se nas juntas e ligamentos do corpo, edificando o companheiro, dando testemunho e edificando discpulos, cada um vai multiplicar a graa do Senhor que est na sua vida. Isto frutificar.

2. Desenvolvendo o servio nas casas:


55

SRIE: O CONSELHO DE DEUS

A igreja primitiva no era templista. A nica meno a templo no Novo Testamento a que se refere ao templo de Jerusalm. Em Jerusalm todos os irmos era judeus acostumados a frequentar o templo. Por isso, continuaram indo ali como igreja por uma questo de costume e, tambm, para estarem no meio do povo (como j vimos no 3 tpico). Mas, j em Jerusalm, a igreja comeou a se reunir nas casas (At 2.46; 5.42). Com o crescimento numrico esta prtica se tornou cada vez mais indispensvel. As igrejas que surgiram no mundo gentlico, apenas se reuniam nas casas. Toda a estrutura da igreja estava estabelecida sobre os lares (Rm 16.5,10,11,14,15; I Co 16.15,19; Fp 4.22, Cl 4.15). No h nenhuma meno a cerca de templos. A nica referncia a um salo de reunies da escola de Tirano, utilizada por Paulo por apenas dois anos. Porque o Esprito Santo dirigiu a igreja desta maneira? Parece que bvio. Tudo que o Senhor tem revelado sobre o correto ordenamento dos santos, o desempenho do seu servio, as juntas, etc., no se pode praticar em grandes reunies com muita gente. S possvel em pequenos grupos. Logo, muito importante que cada discpulo compreenda bem qual o objetivo da igreja nas casas. Cada irmo deve entender que no estamos querendo fazer uma reunio. No um monte de gente que vem para aprender ou para ouvir palestras. Todos so soldados de Cristo que vem para treinamento e para limpar as armas. So obreiros que se encontram para avaliar o servio que esto fazendo para o Senhor, e receber nova direo para continuar a obra. A igreja que se rene na casa uma equipe de trabalho e no apenas ovelhinhas necessitadas. Que Jesus nos d a vitria. Portanto meus amados irmos, sede firmes, inabalveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho no vo. (1Co 15.58)

56

Anda mungkin juga menyukai