Anda di halaman 1dari 14

H1 - Conhecer os mtodos de partidas de motores eltricos; especificar tipo de acionamento.

H2 - Conhecer os equipamentos e dispositivos utilizados em acionamento


Tcnico em Eletromecnica
Prof. Dr. Emerson S. Serafim 1

ACIONAMENTOS ELTRICOS

CONTEDO
INTRODUO; H1- MTODOS DE PARTIDA; TIPOS DE CIRCUITOS; H2- COMPONENTES DAS CHAVES DE PARTIDA; CLASSIFICAO DOS DISPOSITIVOS ELTRICOS UTILIZADOS EM BAIXA TENSO. REFERNCIAS

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

INTRODUO
Esta disciplina ir tratar dos mtodos de acionamento de motores eltricos de corrente alternada (monofsico e trifsico) do tipo gaiola de esquilo. Uma vez que so os mais encontrados no meio industrial, tanto para o acionamento de mquinas, equipamentos mecnicos, eletrodomsticos, entre outros (Jorge Eduardo Uliana).

Fonte: Luiz Alberto Pereira. Prof. Dr. Emerson S. Serafim 3

H1 - Mtodos de Partida
Conforme Uliana, os motores so comandados atravs de chaves de partida, sendo que as mais empregadas so: MTODO DE PARTIDA -- TIPO DE ACIONAMENTO Partida Direta/ Reversora Acionamento de pequenos motores (abaixo de 5cv e abaixo de 10cv em instalaes industriais); Partida Estrela-Tringulo Acionamento de grandes motores sem carga; Partida Compensadora Acionamento de grandes motores com carga; Partida com Soft-Starter Acionamento de grandes motores com carga; Partida com Inversor de Freqncia Acionamento de pequenos e grandes motores.
Prof. Dr. Emerson S. Serafim 4

Chave de partida direta. Fonte:www.yoshikawa.com. br

Chave de partida estrelatringulo para motor 30 HP 220V. Fonte: www.cadiriri.com.br

Chave de compensadora. www.cadiriri.com.br

partida Fonte:

Soft-starter: WEG e AllenBradley

Inversor: WEG e Toshiba


Prof. Dr. Emerson S. Serafim 5

Tipos de Circuitos
Todas as chaves de partida mencionadas anteriormente possuem um circuito principal e um circuito de comando. O circuito principal ou de fora com tambm conhecido, o responsvel pela alimentao do motor, ou seja, ele o responsvel pela conexo dos terminas/fios do motor a rede eltrica. O circuito de comando, como o prprio nome diz responsvel por comando do circuito de fora, determinando quando o motor ser ligado ou desligado (Uliana).

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

Exerccio 1
Tente relacionar a coluna da esquerda com a da direita:
a. Partida Direta/ Reversora b. Partida Estrela-Tringulo c. Partida Compensadora d. Partida com Soft-Starter e. Partida com Inversor de Freqncia
( ) Acionamento de motores de 40cv com carga; ( ) Acionamento de motores 4cv; ( ) Acionamento de motores de 100cv sem carga; ( ) Acionamento de motores 1/2cv; ( ) Acionamento de motores de 40cv sem carga; ( ) Acionamento de motores de 100cv com carga; ( ) Acionamento de motores 1cv; ( ) Acionamento de pequenos e grandes motores.

H2 - Componentes das Chaves de Partida


Conforme Uliana, as chaves de partida so compostas pelos seguintes dispositivos: Dispositivos de Proteo: Fusvel, Rele Trmico, Disjuntor Motor; Dispositivos de Comando (manobra): Boto, Contator, Temporizador; Dispositivos de Sinalizao: Sinaleiro, Voltmetro, Ampermetro.

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

Comando para partida direta de motores:


CIRCUITO DE COMANDO CIRCUITO DE FORA

FUSVEIS BOTO CONTATOR RELE TRMICO

FONTE: J. SABINO

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

Classificao dos dispositivos eltricos utilizados em baixa tenso (<1000V) (FRANCHI)


As funes de um dispositivo de partida de motor so classificadas dentro das seguintes categorias: SECCIONAMENTO: isola eletricamente os circuitos de potncia e de comando da alimentao geral. Seccionador: NUNCA deve ser manobrado com carga. Interruptor: feito para ser manobrado COM carga.

Interruptor de emergncia. Fonte: www.nei.com.br Seccionador WEG


Prof. Dr. Emerson S. Serafim 10

PROTEO: todos os equipamentos que esto conectados a uma rede eltrica esto sujeitos a alguma falha eltrica. Contra curtos-circuitos: para detectar e interromper o mais rpido possvel corrente anormais inferiores a 10 vezes a corrente nominal (In). Contra sobrecargas: para detectar aumentos da corrente at 10In e interromper a partida antes que o aquecimento do motor e dos condutores provoque a deteriorizao dos isolantes.

Rele de sobrecarga WEG Fusveis D e NH WEG

Disjuntor WEG
11

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

COMUTAO: consiste em estabelecer, interromper e, no caso da variao de velocidade, regular o valor da corrente absorvida por um motor. Eletromecnicos: contatores; disjuntores-motor; Eletrnicos: rels e contatores estticos, conversores de freqncia.

Contatores WEG

Disjuntor-motor WEG

Conversores de frequencia SEW e WEG

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

12

Exerccio 2
Identifique os componentes abaixo:
a. Fusvel, b. Rele Trmico c. Disjuntor Motor d. Boto e. Contator f. Temporizador g. Sinaleiro h. Voltmetro i. Ampermetro j. Auto-trafo m. Motor trifsico

REFERNCIAS
FRANCHI, C.M. ACIONAMENTOS ELTRICOS, Ed. rica, 4a. Ed., SP, 2008. ULIANA, J.E. Apostila de Comando e Motores Eltricos. Curso Tcnico em Plsticos. www.weg.net

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

14

Anda mungkin juga menyukai