Anda di halaman 1dari 4

Globo consegue o que a ditadura no conseguiu: calar imprensa alternativa

publicado em 29 de maro de 2013 s 20:32

por Luiz Carlos Azenha Meu advogado, Cesar Kloury, me probe de discutir especificidades sobre a sentena da Justia carioca que me condenou a pagar 30 mil reais ao diretor de Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, supostamente por mover contra ele uma campanha difamatria em 28 posts do Viomundo, todos ligados a crticas polticas que fiz a Kamel em circunstncias diretamente relacionadas campanha presidencial de 2006, quando eu era reprter da Globo. Lembro: eu no era um qualquer, na Globo, ento. Era recm-chegado de ser correspondente da emissora em Nova York. Fui o reprter destacado para cobrir o candidato tucano Geraldo Alckmin durante a campanha de 2006. Ouvi, na redao de

So Paulo, diretamente do ento editor de economia do Jornal Nacional, Marco Aurlio Mello, que tinha sido determinado desde o Rio que as reportagens de economia deveriam ser esquecidas tirar o p, foi a frase porque supostamente poderiam beneficiar a reeleio de Lula. Vi colegas, como Mariana Kotscho e Ceclia Negro, reclamando que a cobertura da emissora nas eleies presidenciais no era imparcial. Um importante reprter da emissora ligava para o ento ministro da Justia, Mrcio Thomaz Bastos, dizendo que a Globo pretendia entregar a eleio para o tucano Geraldo Alckmin. Ouvi o telefonema. Mais tarde, instado pelo prprio ministro, confirmei o que era tambm minha impresso. Pessoalmente, tive uma reportagem potencialmente danosa para o ento candidato a governador de So Paulo, Jos Serra, censurada. A reportagem dava conta de que Serra, enquanto ministro, tinha autorizado a maior parte das doaes irregulares de ambulncias a prefeituras. Quando uma produtora localizou no interior de Minas Gerais o ex-assessor do ministro da Sade Serra, Plato Fischer-Puller, que poderia esclarecer aspectos obscuros sobre a gesto do ministro no governo FHC, ela foi desencorajada a persegu-lo, enquanto todos os recursos da emissora foram destinados a denunciar o contador do PT Delbio Soares e o ex-ministro da Sade Humberto Costa, este posteriormente absolvido de todas as acusaes. Tive reportagem sobre Carlinhos Cachoeira muito mais tarde revelado como fonte da revista Veja para escndalos do governo Lula deslocada de telejornal mais nobre da emissora para o Bom Dia Brasil, como pode atestar o ento editor Marco Aurlio Mello. Num episdio especfico, fui perseguido na redao por um feitor munido de um rdio de comunicao com o qual falava diretamente com o Rio de Janeiro: tratava-se de obter minha assinatura para um abaixo-assinado em apoio a Ali Kamel sobre a cobertura das eleies de 2006. Considero que isso caracteriza assdio moral, j que o beneficiado pelo abaixoassinado era chefe e poderia promover ou prejudicar subordinados de acordo com a adeso. Argumentei, ento, que o comentarista de poltica da Globo, Arnaldo Jabor, havia dito em plena campanha eleitoral que Lula era comparvel ao ditador da Coria do Norte, Kim Il-Sung, e que no acreditava ser essa postura compatvel com a suposta

imparcialidade da emissora. Resposta do editor, que hoje ocupa importante cargo na hierarquia da Globo: Jabor era o palhao da casa, no deveria ser levado a srio. No dia do primeiro turno das eleies, alertado por colega, ouvi uma gravao entre o delegado da Polcia Federal Edmilson Bruno e um grupo de jornalistas, na qual eles combinavam como deveria ser feito o vazamento das fotos do dinheiro que teria sido usado pelo PT para comprar um dossi contra o candidato Serra. Achei o assunto relevante e reproduzi uma transcrio confesso, defeituosa pela pressa no Viomundo. Fui advertido por telefone pelo atual chefo da Globo, Carlos Henrique Schroeder, de que no deveria ter revelado em meu blog pessoal, hospedado na Globo.com, informaes levantadas durante meu trabalho como reprter da emissora. Contestei: a gravao, em minha opinio, era jornalisticamente relevante para o entendimento de todo o contexto do vazamento, que se deu exatamente na vspera do primeiro turno. Enojado com o que havia testemunhado ao longo de 2006, inclusive com a represlia exercida contra colegas dentre os quais Rodrigo Vianna, Marco Aurlio Mello e Carlos Dornelles e interessado especialmente em conhecer o mundo da blogosfera pedi antecipadamente a resciso de meu contrato com a emissora, na qual ganhava salrio de alto executivo, com mais de um ano de antecedncia, assumindo o compromisso de no trabalhar para outra emissora antes do vencimento do contrato pelo qual j no recebia salrio. Ou seja, fiz isso apesar dos grandes danos para minha carreira profissional e meu sustento pessoal. Apesar das mentiras, ilaes e tentativas de assassinato de carter, perpretradas pelo jornal O Globo* e colunistas associados de Veja, friso: sempre vivi de meu salrio. Este site sempre foi mantido graas a meu prprio salrio de jornalista-trabalhador. O objetivo do Viomundo sempre foi o de defender o interesse pblico e os movimentos sociais, sub-representados na mdia corporativa. Declaramos oficialmente: no recebemos patrocnio de governos ou empresas pblicas ou estatais, ao contrrio da Folha, de O Globo ou do Estado. Nem do governo federal, nem de governos estaduais ou municipais. Porm, para tudo existe um limite. A ao que me foi movida pela TV Globo (nominalmente por Ali Kamel) me custou R$ 30 mil reais em honorrios advocatcios.

Fora o que eventualmente terei de gastar para derrot-la. Agora, pensem comigo: qual o limite das Organizaes Globo para gastar com advogados? O objetivo da emissora, ainda que por vias tortas, claro: intimidar e calar aqueles que so capazes de desvendar o que se passa nos bastidores dela, justamente por terem fontes e conhecimento das engrenagens globais. Sou arrimo de famlia: sustento me, irmo, ajudo irm, filhas e mantenho este site graas a dinheiro de meu prprio bolso e da valiosa colaborao gratuita de milhares de leitores. Cheguei ao extremo de meu limite financeiro, o que obviamente no o caso das Organizaes Globo, que concentram pelo menos 50% de todas as verbas publicitrias do Brasil, com o equivalente poder poltico, miditico e lobstico. Durante a ditadura militar, implantada com o apoio das Organizaes Globo, da Folha e do Estado entre outros que teriam se beneficiado do regime de fora houve uma forte tentativa de sufocar os meios alternativos de informao, dentre os quais destaco os jornais Movimento e Pasquim. Hoje, atravs da judicializao de debate poltico, de um confronto que leva para a Justia uma disputa entre desiguais, estamos fadados ao sufoco lento e gradual. E, por mais que isso me doa profundamente no corao e na alma, devo admitir que perdemos. No no campo poltico, mas no financeiro. Perdi. Ali Kamel e a Globo venceram. Calaram, pelo bolso, o Viomundo. Estou certo de que meus queridssimos leitores e apoiadores encontraro alternativas altura. O certo que as Organizaes Globo, uma das maiores empresas de jornalismo do mundo, nominalmente representadas aqui por Ali Kamel, mais uma vez impuseram seu monoplio informativo ao Brasil. Eu os vejo por a. PS do Viomundo: Vem a um livro escrito por mim com Rodrigo Vianna, Marco Aurelio Mello e outras testemunhas identificadas ou no narrando os bastidores da cobertura da eleio presidencial de 2006 na Globo, alm de retratar tudo o que vocs testemunharam pessoalmente em 2010 e 2012. PS do Viomundo 2: *Descreverei detalhadamente, em breve, como O Globo e associados tentaram praticar comigo o tradicional assassinato de carter da mdia corporativa brasileira.