Anda di halaman 1dari 4

Rodrigo Vianna: A represlia da Globo

publicado em 5 de fevereiro de 2013 s 20:01

Resposta ao UOL: a represlia da Globo publicada tera-feira, 05/02/2013 s 19:32 e atualizada tera-feira, 05/02/2013 s 19:32 por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador Fui procurado por e-mail, nessa tera-feira, pela jornalista Carla Neves que se apresentou como reprter do UOL no Rio de Janeiro. Ela queria declaraes minhas sobre o processo movido contra este blogueiro por Ali Kamel diretor da Globo. Pedi que ela mandasse as perguntas por escrito. No tenho motivos para desconfiar da colega jornalista, mas tenho todos os motivos para desconfiar das intenes do UOL ligado ao grupo Folha. Por isso, e pelo teor de uma das perguntas, tomei a liberdade de publicar aqui a ntegra das respostas que estou enviando jornalista. (Curiosidade: o TJ-RJ me condenou h trs semanas, e naquele dia o UOL j havia registrado o fato.

S agora, o TJ-RJ publica um release com mais informaes que viram gancho para o UOL voltar ao tema Hum. Cada um conclua o que quiser.) Abaixo, minha mensagem completa para o UOL. Carla, seguem minhas respostas Seu advogado vai recorrer da deciso?

Sim, meus advogados vo recorrer da deciso, que considero injusta e equivocada. O que voc achou da concluso do desembargador, especialmente do seguinte trecho: A crtica, ao contrrio da notcia, o exame valorativo, o juzo de valor, positivo ou negativo, resultante da aplicao de uma reflexo sobre o fato noticiado. Em outras palavras, o direito de opinio atrelado informao jornalstica, o qual permite aos rgos de comunicao a valorao do objeto informativo, seja do ponto de vista cientfico, artstico, literrio ou poltico, e a consequente emisso de opinies, no estando o crtico, por isso, sujeito s aes civis ou criminais. Assim, pelo exerccio do direito de crtica, possibilita-se ao emissor instituir relaes entre os fatos noticiados e determinada interpretao ou juzo valorativo, favorvel ou desfavorvel, por ele formulado. A liberdade de crtica uma liberdade natural. Contudo, criticar no destruir, ofender, injuriar, difamar, violentar a dignidade alheia? Considero que os desembargadores cometeram alguns equvocos. No entanto, mais importante que minha opinio sobre a deciso foi o que disseram, nos autos, dois especialistas em Comunicao: da UFRJ e da UFABC. Eles atestaram que meus textos eram opinativos, e refutaram essa idia de direito de opinio atrelado informao jornalstica. Meus textos no eram informativos, nunca informei que Kamel (o diretor da Globo) fosse Kamel (o atr porn). Isso no me interessava. Se ele era ou no o ator porn, no estava em questo pra mim. Utilizei a homonmia (Ali Kamel era o nome de um ator do filme Solar das Taras Proibidas; o nome que aparece nos crditos do filme, e tambm na ficha do IMBD) como metfora para criticar o papel de Kamel frente do jornalismo da Globo. O Arnaldo Jabor, que trabalha sob as ordens de Kamel, escreveu um livro chamado Pornopoltica. S a Globo pode usar metforas? Importante: a juiza de primeira instncia negou-se a ouvir especialistas em Comunicao ou testemunhas. E os desembargadores no fizeram sequer referncia aos argumentos apresentados por esses especialistas, por escrito, nos autos. Na verdade, fui condenado por usar ironia e por usar metforas para criticar Ali Kamel.

Por que voc foi dispensado do ncleo de jornalismo da Globo? O que escreveu seria uma represlia? Curioso, Carla, voc no me perguntar se o processo de Kamel poderia ser uma represlia contra o que escrevo em meu blog. Permita-me dizer: sua premissa est equivocada. E ao testar essa hiptese, voc me leva a imaginar quem, por acaso, pode ter sugerido que o UOL entrasse nesse assunto, e com esse enfoque. No, Carla. Minha sada da Globo (em 2006) que foi uma represlia da emissora por meu posicionamento crtico cobertura feita pela emissora. Na poca, entrei na sala do diretor da Globo/SP, com outros colegas, e manifestei minha discordncia com a cobertura que eu considerava (e considero) tendenciosa para beneficiar o candidato tucano em 2006. No o fiz sozinho. Outros colegas que trabalhavam na Globo tambm se insurgiram, negando-se a aderir a um abaixo-assinado que a direo da Globo levou aos jornalistas, para que defendessem a cobertura eleitoral feita pela emissora. Coincidentemente, esses colegas que se insurgiram tambm tiveram que deixar a emissora logo depois. No fui o nico. O processo de Kamel, por sua vez, parece-me tambm uma represlia contra o papel que um grupo de blogueiros passou a exercer no pas, como contraponto ao jornalismo de bolinhas de papel comandado pela Globo. No sou o nico blogueiro processado por Ali Kamel. H pelo menos outros cinco. Quase todos os processos foram abertos na mesma poca, logo aps a eleio de 2010 em que a Globo e Kamel foram, de novo, derrotados pelos fatos e pelos eleitores. Acho que isso deixa claro quem est fazendo represlia. Ser que voc perguntou a Kamel se esses processos todos contra blogueiros so uma represlia? Quem sabe No tenho contra Ali Kamel nada do ponto de vista pessoal. No h rancor, como Kamel tentou apresentar Justia do Rio. H, sim, crticas e discordncias profundas sobre a maneira de fazer Jornalismo, alm de diferenas polticas insanveis. O processo foi a forma que ele encontrou para judicializar um debate que poltico. Se a idia dele era intimidar, vai-se dar mal. Esses processos todos s tornam os blogueiros mais aguerridos. E nos trazem mais apoio de quem acompanha a guerrilha informativa travada, diariamente, na blogosfera e nas redes sociais. Por ltimo, uma dvida: de que forma um blogueiro que nos momentos de maior audincia no chega a 30 mil leitores/dia, poderia destruir a reputao do diretor da poderosa Rede Globo como sugerem os nclitos desembargadores?

O sujeito dirige a TV Globo, tem influncia sobre CBN, Globo News, G1, jornal O Globo e um simples blogueiro incomoda tanto assim? H algo de desproporcional nisso tudo. O Kamel deve ser um grande leitor dos blogs. Especialmente do meu. Agradeo a preferncia.

Anda mungkin juga menyukai