Anda di halaman 1dari 64

Componentes para o Bus AS-i

Catlogo Novembro

97

Ningum faz tanto com a eletricidade.

Sair

Unidades de comando e sinalizao 22


Linha plstica Harmony Sumrio

Generalidades

Pginas 2 a 9

Caractersticas

Pginas 10 a 13

Referncias

Produtos completos Botes e comutadores Pginas 14 e 15

Sinalizadores

Pgina 16

Botes e comutadores luminosos

Pginas 17 e 18

Produtos para montar Botes e comutadores Pginas 18 a 26

Sinalizadores

Pginas 27 e 28

Botes e comutadores luminosos

Pginas 29 a 34

Elementos separados e acessrios Blocos eltricos Pginas 35 a 37

Acessrios para cabeotes

Pginas 38 a 41

Outros acessrios e elementos de reposio

Pginas 42 a 44

Funes especficas Botes impulso para rearme Pgina 45

Manipuladores, contadores horrios, elementos sonoros

Pgina 46

Dimenses

Pginas 47 a 54

Te

Componentes para o bus AS-i


Generalidades

O conceito AS-i

O conceito AS-i surgiu em 1990 com a criao de um grupo de trabalho, reunindo uma dezena de empresas, sendo a maioria fabricante de sensores/ atuadores. O objetivo inicial era definir e estabelecer um sistema de comunicao comum a todos os sensores ou atuadores, independentemente do fabricante. Da surgiu o nome AS-i (Actuator Sensor interface). O sistema tinha que permitir a descentralizao da inteligncia o mais perto possvel das clulas de produo ou das mquinas, apresentando tambm uma fiao e uma colocao em funcionamento muito simples. Em seguida, uma associao foi criada em 1992, para coordenar as aes ligadas ao AS-i, garantir a promoo do conceito e fornecer um certificado aos componentes conectveis no bus.

O bus AS-i

O AS-i um bus para sensores ou atuadores digitais, de topologia livre (em linha, estrela, rvore, ). um bus com tempo de resposta muito curto (ciclo de 5 ms mximo para 31 escravos conectados). Autoriza as aes imediatas, o mais prximo possvel dos atuadores. Sua conexo para um nvel superior na hierarquia das redes, pode ser feita por conversores (como o conversor/adaptador FIPIO/AS-i) ou utilizando a capacidade de comunicao de um controlador de bus (controlador programvel, ).

Nvel 2 Nvel 1

Nvel 0

Alimentao AS-i Bus AS-i

Sensores ou atuadores comunicantes

Sensores ou atuadores convencionais

O Circuito Asic

S AM6VGG 952SI A

Circuito Asic

A inteligncia do AS-I est em grande parte num circuito Asic (Application Specific Integrated Circuit - Circuito integrado especfico), que integrado diretamente no sensor ou no atuador (componente dito comunicante), ou, num mdulo que aceita at 4 sensores ou atuadores convencionais (ditos no comunicantes). o Asic que gerencia todas as funes do sensor ou do atuador, a fim de informar o mestre AS-i sobre o estado da comutao, comunicar a disponibilidade de funcionamento do sensor, .

O cabo: suporte fsico do bus


Cabo redondo no entrelaado, no blindado

O cabo garante a transmisso das informaes, como tambm, a alimentao a 24 V dos sensores e atuadores (tenso fornecida por um bloco de alimentao especfico AS-i). constitudo de um par de fios no blindado, no entrelaado, com seco de 1,5 a 2,5 mm2. Pode ser um cabo redondo plstico ou o cabo especfico AS-i, que permite uma fiao simples e rpida de todos os componentes do bus AS-i. O cabo AS-i um cabo plano de 2 condutores, com perfil especial, que impossibilita a inverso da polaridade na hora da conexo nos dispositivos de distribuio ou nos T de conexo AS-i.

Cabo AS-i no entrelaado, no blindado

Te

Componentes para o bus AS-i


Generalidades

Topologia do bus AS-i

A topologia do bus AS-i livre, todas as arquiteturas (em estrela, linha, rvore, anel) so possveis. Uma nova conexo pode ser iniciada num ponto qualquer e nenhuma resistncia de terminao ou de adaptao necessria.

Em estrela

Em linha

Em rvore

Em anel

Possibilidade de conexes mais diretas entre o bus e os diferentes sensores e atuadores de uma instalao sem a necessidade de configurao. O comprimento mximo do bus AS-i de 100 m (incluindo ramos principais e desvios). possvel atingir 200 m utilizando repetidores de sinais.

A conexo do cabo AS-i

A conexo do cabo AS-i rpida. feita automaticamente pelas tomadas tipo self-seal dos distribuidores, T de conexo, derivaes que furam o isolante do cabo e estabelecem o contato. Na retirada das tomadas, em caso de modificao da fiao, o cabo retorna ao seu aspecto original, pois sua capa auto-regenerativa.

Distribuidor : mdulo de conexo + mdulo utilizador

T de conexo

Te

Componentes para o bus AS-i


Generalidades

Um bus mestre/escravo

O AS-i um bus monomestre: o gerenciamento dos escravos feito por um nico mestre. O mestre interroga sucessivamente cada escravo presente no bus e aguarda sua resposta. O ciclo de interrogao de 5 ms mximo para 31 escravos. A iniciativa do dilogo parte sempre do mestre. Na fabricao, o escravo configurado para o endereo 0. Antes da primeira colocao em funcionamento, um endereo deve lhe ser atribudo com um terminal de endereamento. A transmisso entre o mestre e os escravos feita pela corrente portadora, com tcnica de modulao de pulsos alternados (APM). Um processo de deteco de erro permite assegurar a confiabilidade da transmisso.

O mestre

O AS-i aceita diferentes tipos de mestre: - o mestre controlador programvel que integra a comunicao AS-i e torna esta comunicao transparente para o programa do controlador programvel, - o mestre conversor que vai tornar o bus AS-i num simples n de comunicao de um bus de nvel superior (por exemplo, FIPIO), - o mestre conversor Modbus/AS-i destinado s aplicaes que no possuem bus de nvel superior, mas utilizam uma interface serial com possibilidade de programao em linguagem convencional.

M Mestre do bus AS-i Bus AS-i

M >

M >

Mestre mdulo integrado ao controlador programvel

Mestre conversor FIPIO/AS-i

Mestre conversor Modbus/AS-i

Os escravos

O AS-i aceita at 31 escravos (componentes que contm um Asic) e dispem de 4 bits de entrada e 4 bits de sada para a troca cclica de informaes com o mestre e de 4 bits de parmetros, permitindo funes estendidas (configurao, diagnstico, ). Cada escravo possui seu prprio endereo e definido por um cdigo que indica o tipo de unidade do escravo. Os sensores ou atuadores comunicantes (que contm um ASIC) conectam-se diretamente ao bus AS-i, por intermdio dos distribuidores ou T de conexo passiva. Conseqentemente, o nmero mximo de sensores ou atuadores comunicantes conectveis de 31. Os sensores ou atuadores digitais convencionais so conectados ao bus por intermdio de distribuidores ativos ou de interfaces de conexo. Conseqentemente, o nmero mximo de sensores ou atuadores convencionais conectveis de 248. Sensores e atuadores comunicantes e convencionais podem coexistir no bus. 1 T de conexo passiva 2 Distribuidor passivo 1 3 Distribuidor ativo

Bus AS-i

31 produtos comunicantes (sensores ou atuadores) Funes bsicas + funes estendidas

248 produtos convencionais no mximo Funes bsicas

Te

Componentes para o bus AS-i


Generalidades

Caractersticas principais

Protocolo Tipo de acesso Tempo de atualizao Tempo de resposta Pontos de conexo

Mestre/escravo centralizado Varredura cclica 5 ms para 31 escravos Tempo mximo limitado pelo escravo 31 escravos

Nmero de produtos convencionais mximo 248 Tamanho dos dados Comprimento mximo do bus Organizao Suporte fsico 4 bits de estado, 4 bits de comando e 4 bits de parmetros por escravo 100 metros (200 metros com repetidor) Alimentao e sinal no mesmo suporte Cabo par paralelo no blindado

Vantagens

O AS-i um bus de cho de fbrica padronizado, independente dos fabricantes de sensores/atuadores e adaptado s exigncias do meio industrial i Padronizao dos componentes bsicos: - cabo, - distribuidores, - perfil, - conectividade.. i Possibilidade de conexo de sensores/atuadores convencionais ou comunicantes. i Tempo de ciclo reduzido (5 ms para 31 escravos). i Transferncia confivel dos dados (conforme s normas CEM).

Reduo dos custos de colocao em funcionamento e manuteno i Diminuio do comprimento dos cabos e do nmero de pontos de conexo (alimentao e dados no mesmo cabo). i Diminuio do custo das conexes (tomadas "self-seal"). i Conceito simples de colocao em funcionamento que no exige conhecimentos especiais.

Flexibilidade maior das instalaes i Topologia livre (estrela, linha, rvore, ...). i Possibilidade de pr-fiao das mquinas. i Evoluo fcil das instalaes existentes.

Integrao perfeita nos sistemas de automatismos i Possibilidade de comunicao com os nveis superiores (ex.: FIPIO, Modbus). i Acesso s funes estendidas dos sensores e atuadores (diagnstico, parametrizao, ). i Comunicao transparente para o programa da unidade de processamento.

Te

Componentes para o bus AS-i


Controladores programveis Modicon TSX Micro Apresentao, escolha

Apresentao
i Controladores programveis compactos e modulares TSX 37-10 Constituem estaes de automatismos autnomos de pequena ou mdia complexidade. Os controladores programveis TSX 37-10 gerenciam at no mximo de 184 E/S digitais e podem receber mdulos de entradas/sadas analgicas e mdulos de contagem (mximo 2 mdulos). Uma ligao serial assncrona integrada RS 485 com protocolo UNI-TELWAY permite a comunicao com outros componentes do automatismo (controladores programveis, mesas de comando, inversores de freqncia, ). i Controladores programveis modulares TSX 37-21 ou TSX 37-22 Com uma placa PCMCIA de comunicao (bus UNI-TELWAY/FIPIO/Modbus, rede FIPWAY), os controladores programveis TSX 37-21 ou TSX 37-22 integram-se nas arquiteturas de automao X-WAY. A extenso da capacidade de memria pela utilizao de uma placa de memria PCMCIA permite atender s necessidades dos automatismos que precisam de muito processamento (programa e dados). O nmero mximo de mdulos de entradas/sadas analgicas e de contagem de 4. Alm disso, os controladores programveis TSX 37-22 possuem funes integradas (8 entradas e 1 sada analgica e 2 vias de contagem de 10 kHz). O acoplamento para bus AS-i, TSX SAZ 10 ou o mdulo de extenso para controladores programveis Modicon TSX Nano, TSX STZ 10 permitem estender o nmero de E/S dos controladores programveis Modicon TSX Micro. Ver a tabela abaixo.

Escolha
Capacidade mxima de entradas/sadas digitais Tipo Ligao Sem E/S remotas No rack TSX 37-10 Borneira 112 E/S Conector 184 E/S TSX 37-20 Borneira 140 E/S Conector 248 E/S Com TSX STZ 10 No rack TSX Nano 96 E/S 96 E/S 168 E/S 96 E/S 124 E/S 96 E/S 232 E/S 96 E/S Com TSX SAZ 10 No rack E/S AS-i 96 E/S 248 E/S 168 E/S 248 E/S 124 E/S 248 E/S 232 E/S 248 E/S

TSX 37-10, escolha dos mdulos a implantar (3 slots disponveis, ou seja, 6 posies, no mximo) Tipo de mdulo Nmero mximo de mdulos (1) Formato Ligao a utilizar 1 2 4 6 Padro Semi Conector Entradas/sadas 8 E digitais 12 E 4S 8S 28 E/S (2) 64 E/S (2) Acoplam. AS-i/Ext. E/S Entradas/sadas 4 E analgicas 8E 2S 4S Contagem 1 via 2 vias

Borneira

TSX 37-21/22, escolha dos mdulos a utilizar (5 slots disponveis, ou seja, 9 posies, no mximo) Tipo de mdulo a utilizar Nmero mximo de mdulos (1) Formato Ligao 1 3 4 5 9 Padro Semi Conect. Borneira Entradas/sadas 8 E (3) digitais 12 E (3) 4S (3) 8S (3) 28 E/S 64 E/S Acoplam. AS-i/Extenso E/S Entradas/sadas 4 E analgicas 8E 2S 4S Contagem 1 via 2 vias Acoplamento de UNI-TELWAY (4) comunicao Ligao serial (4) Modbus (4) FIPWAY (4) Possibilidade de implantao (1) Com mini rack de extenso TSX RKZ 02. (2) Inclusive o mdulo de 28 ou 64 entradas/sadas digitais, colocado na primeira posio do controlador programvel. (3) Inclusive um mdulo de 28 ou 64 entradas/sadas digitais a colocar na primeira posio do controlador programvel. (4) No processador, placa formato PCMCIA. 6

Te

Componentes para o bus AS-i


Controladores programveis Modicon TSX Micro Referncias, dimenses

Referncias
Configuraes bsicas dos controladores programveis Modicon TSX 37-10 (1 slot disponvel) Alimentao Memrias integradas Mdulo de E/S digitais Referncia RAM Flash integrado na 1 posio (1) EEPROM Tipo Ligao a 24 V 14 kpalavras 15 kpalavras 16 E a 24 V Por borneira 12 S (fornecida) estticas 0,5 A 16 E a 24 V Por borneira 12 S rels (fornecida) 16 E a 24 V Por conector 12 S tipo HE 10 estticas 0,5 A 32 E a 24 V Por conector 32 S tipo HE 10 estticas 0,1 A c 100/240 V 14 kpalavras 15 kpalavras 16 E c 115 V Por borneira 12 S rels (fornecida) 16 E a 24 V Por borneira 12 S rels (fornecida) TSX 37 10 128DT1 Peso kg 1,870

TSX 37 10 128DR1 TSX 37 10 128DTK1

1,900 1,740

TSX 37 10 i 28ii1

TSX 37 10 164DTK1

1,820

TSX 37 10 028AR1 TSX 37 10 028DR1

1,910 1,910

TSX 37 10 128DTK1

Configuraes bsicas dos controladores programveis Modicon TSX 37-21 e TSX 37-22 (3 slots disponveis) Alimentao Memrias integradas Funes integradas Referncia Peso RAM Flash (1) EEPROM kg a 24 V 20 kpalavras 15 kpalavras extensvel com placa PCMCIA 8 entradas analgicas 0-10 V 1 sada analgica 0-10 V 1 contador reversvel 10 kHz 1 contador 10 kHz 8 entradas analgicas 0-10 V 1 sada analgica 0-10 V 1 contador reversvel 10 kHz 1 contador 10 kHz TSX 37 21 101 TSX 37 22 101 1,720 1,750

c 100/240 V 20 kpalavras 15 kpalavras extensvel com placa PCMCIA TSX 37 22 i 01

TSX 37 21 001 TSX 37 22 001

1,720 1,750

Elementos separados para controladores programveis Modicon TSX 37-21 ou TSX 37-22 Descrio Memria Referncia Mini rack de extenso com 2 slots Placas de extenso PCMCIA memria RAM 32 kpalavras 64 kpalavras TSX RKZ 02 TSX MRP 032P TSX MRP 064P

Peso kg 0,630 0,030 0,030

TSX RKZ 02

Placas de extenso PCMCIA 32 kpalavras TSX MFP 032P 0,025 memria EPROM 64 kpalavras TSX MFP 064P 0,025 Placa backup PCMCIA (2) 20 kpalavras TSX MFP BAK 032P 0,025 (1) Produto fornecido com instrues de utilizao em francs, ingls, alemo, italiano e espanhol. (2) Placa pr-carregada permitindo a atualizao do programa de aplicao de um TSX Micro, sem utilizar um terminal de programao (o programa deve ser inferior a 20 kpalavras).

Dimenses
TSX Micro (1) Controlador programvel vazio. (2) Com borneira. (3) Com conector tipo HE 10 ou SUB-D. TSX 37 10iiii1 TSX 37 10iiii1 + TSX RKZ 02 TSX 37 2i i01 TSX 37 2i i01 a 170,3 282,7 227,9 341,4

151

108,3 (1) 132,5 (2) 152 (3)

151

Te

Componentes para o bus AS-i


Mestre conversor de bus AS-i para controlador programvel Modicon TSX Micro Apresentao, descrio, diagnstico

Apresentao
O acoplador do bus AS-i TSX SAZ 10 confere ao controlador programvel Modicon TSX Micro a funo de mestre AS-i. Este pode assim gerenciar at 31 equipamentos do tipo sensor/atuador no bus AS-i. Em cada equipamento, 4 entradas e/ou sadas podem ser conectadas, ou seja, um mximo de 248 entradas/sadas num segmento. Sensores convencionais TSX Micro + TSX SAZ 10

Coluna XVA

Bus AS-i
R E

Alimentao TSX SUP A02

7 4 1 -

8 5 2 0

9 6 3 +

Botoeira XAL

Sensores inteligentes

Teclado XBL Partida de motor

O bus composto de uma estao mestre (controlador programvel Modicon TSX Micro) e de estaes escravas. O acoplador TSX SAZ 10 que aceita o cdigo AS-i M2, interroga um a um os equipamentos conectados ao bus AS-i e armazena as informaes (estados dos sensores/atuadores, estado de funcionamento dos equipamentos) na memria do controlador programvel. O gerenciamento da comunicao no bus AS-i completamente transparente ao programa de aplicao do controlador programvel. Uma alimentao AS-i indispensvel para alimentar os diferentes equipamentos do bus. Preferencialmente, deve ser colocada prxima das estaes que consomem muita energia.

Descrio
O acoplador mestre do bus AS-i TSX SAZ 10 um mdulo meia largura, que se integra nas configuraes bsicas do TSX Micro, no slot 4 (um acoplador TSX SAZ 10 por configurao). O frontal do acoplador possui: 1 Uma abertura de polarizao para a passagem do cabo plano ou do cabo redondo do bus AS-i (ligao na borneira inferior do mdulo). 2 3 2 Quatro LEDs de sinalizao: - LED RUN : acoplador pronto para funcionar, - LED ERR : defeito do mdulo ou da ligao do bus, - LED COM : comunicao do bus AS-i ativa, - LED AS-i : defeito de configurao no bus. 3 Uma tecla de reenvio da visualizao do bus AS-i no frontal do controlador programvel.

Diagnstico
O bloco de visualizao centralizada do controlador programvel Modicon TSX Micro permite visualizar os estados de cada uma das interfaces de entradas/sadas e de diagnosticar os equipamentos no bus (presente, ausente, defeituoso, no conforme configurao):
BASE REMOTE
64 16 0 4 8 12 13 14 3 7 11 12 13 2 6 10 14 6

EXT
64 16 12 9 13 14 15 12 13 14

WRD
64 16 0 1 2 3 0 1 2 3 4 5

DIAG RUN

1 Nmero do equipamento.

2 3

8 12 9 13

TER > 1s. DIAG I/O

2 Tecla de comando dando acesso aos diferentes modos de funcionamento do bloco de visualizao. 3 Estado de 4 entradas do equipamento.

6 10 14 7 11 15 4 5 8 12 9 13

ERR BAT

6 10 14 7 11 15

4 Estado de 4 sadas do equipamento.

Te

Componentes para o bus AS-i


Mestre conversor do bus AS-i para controlador programvel Modicon TSX Micro Colocao em funcionamento do software

Colocao em funcionamento do software


A configurao do bus AS-i feita com software PL7 Micro ou PL7 Junior (1). Os servios propostos so baseados no princpio da simplicidade: i Gerenciamento das tabelas de cdigos, dos parmetros e dos dados para o mestre (transparente ao usurio). i Endereamento da configurao das entradas/sadas: atribudo um endereo lgico a todos os escravos AS-i declarados no bus, de forma transparente ao usurio. i Cada sensor/atuador do bus AS-i visto pelo controlador programvel Modicon TSX Micro como qualquer entrada/ sada "In-rack". Configurao do bus AS-i A configurao do conjunto dos equipamentos presentes no bus AS-i feita de forma implcita, guiada pelas seguintes telas do software PL7: Declarao do mestre conversor do bus AS-i O mdulo TSX SAZ 10 sempre inserido e declarado no slot n 4 dos controladores programveis TSX 37-10 ou TSX 37-21/22.

Configurao dos equipamentos escravos AS-i Na tela de declarao, possvel configurar o conjunto dos equipamentos escravos (n 1 a n 31), ou seja, a totalidade das 248 entradas/sadas. Esta configurao consiste, para cada elemento, em definir conforme o caso: i Equipamento AS-i do grupo Schneider. O usurio escolhe a referncia do equipamento AS-i catalogado, entre as diferentes famlias de produtos. Esta seleo determina o cdigo e os parmetros AS-i associados ao equipamento.

i Equipamento AS-i de terceiros. O usurio pode gerenciar com o programa PL7, uma lista privada de sensores/ atuadores de marcas diferentes. Esta lista especificando o cdigo e os parmetros AS-i, constituda medida da necessidade do usurio. Alm disso, a tela de configurao permite: i Associar um smbolo de 32 caracteres mximo a cada entrada/sada. i Definir em caso de parada do controlador programvel Modicon TSX Micro, a posio de falha dos atuadores de cada equipamento (colocao no estado 0 ou manuteno do estado).

Programao Aps a configurao, as entradas/sadas conectadas no bus AS-i so tratadas pelo programa de aplicao como qualquer entrada/sada In-rack do controlador programvel, seja, a partir de seu endereo (ex.: %I\4.0\16.2, entrada 2 do escravo 16 do bus AS-i), seja, por seu smbolo associado (ex.: Partida_transportador). (1) Requer o software PL7 Micro ou PL7 Junior TLX L PL7ii13E integrando a funo mtier bus AS-i.

Te

Componentes para o bus AS-i


Mestre conversor do bus AS-i para controlador programvel Modicon TSX Micro Diagnstico, caractersticas

Diagnstico
O diagnstico feito a partir do bloco de visualizao centralizada do controlador programvel Modicon TSX Micro (ver pgina 8) pode ser completado pela utilizao de um terminal FTX 417/517 ou PC compatvel, equipado com o software PL7 Micro ou PL7 Junior. O terminal conectado ao controlador programvel Modicon TSX Micro permite o diagnstico do funcionamento do mestre conversor TSX SAZ 10 do bus AS-i e dos equipamentos escravos presentes no bus AS-i. Este diagnstico feito a partir de uma nica tela dividida em quatro partes, dando informaes sobre: i Estado do conversor TSX SAZ 10 (RUN, ERR, I/O). i Estado da via AS-i conectada ao conversor. i Escravo com defeito. i Detalhes relativos ao escravo selecionado (cdigo, parmetros, foramento,).

Em caso de defeito do mestre conversor ou da via AS-i, o acesso a uma segunda tela indica claramente a natureza do defeito que pode ser interno, externo ou outro.

Caractersticas
Tipo de conversor Certificao do produto Cdigo AS-i Temperatura ambiente Grau de proteo Suportabilidade s vibraes Suportabilidade aos choques Nmero de escravos conectveis Nmero de entradas/sadas Tempo de transferncia (1) Tempo de execuo TSX SAZ 10 AS-i n 04601, NF C 63-850 M2 Para funcionamento: 0+ 60C. Para estocagem: - 25+ 70C. IP 20 Conforme IEC 68-2-6. Ensaios Fc. Conforme IEC 68-2-27. Ensaios EA. 31 escravos AS-i 124 entradas e 124 sadas Conforme o tempo de execuo da tarefa principal do controlador programvel. 10 ms 30 ms 50 ms 75 ms 60 ms 80 ms 135 ms

Tempo de transferncia mdio 22 ms Tempo de transferncia mx. Conexo ao bus Alimentao Visualizao/Diagnstico 35 ms

Por bornes dentro do mdulo (com polarizao) Por alimentao integrada no controlador programvel Modicon TSX Micro (c 100240 V, a 24 V) Pelo bloco de visualizao centralizada do controlador programvel Modicon TSX Micro, completada pela utilizao da funo de diagnstico dos softwares PL7-Micro/Junior. (1) Corresponde ao tempo separando o aparecimento de uma informao na entrada, seu processamento pelo controlador programvel e a ativao de uma sada no mesmo equipamento escravo.

10

Te

Componentes para o bus AS-i


Mestre conversor do bus AS-i para controlador programvel Modicon TSX Micro Referncias, conexes

Referncias
Conversor bus AS-i Descrio Mestre conversor do bus AS-i para TSX Micro (1) Protocolo AS-i Nmero de E/S Referncia Peso kg 0,180

31 equipamentos, ou TSX SAZ 10 seja, 248 E/S mx.

TSX SAZ 10

(1) Requer as configuraes TSX 37 10 iiiii1 ou TSX 37 2ii01, ver pgina 7.

Conexes

+ -

Braadeira para fixao do cabo Cabo bus AS-i (plano polarizado ou redondo) (+ marrom, - azul)

Te

11

Componentes para o bus AS-i


Mdulos conversores/controladores bus AS-i/Modbus Caractersticas

O mdulo conversor/controlador XZ-ML1iiii escravo ou mestre no Modbus e mestre do bus AS-i. Ele gerencia as entradas/sadas presentes no bus AS-i para que estejam disponveis para leitura/escrita ao nvel do controlador programvel mestre do bus Modbus. Ele realiza a conexo entre os bus Modbus e AS-i. Ele recebe o cdigo AS-i M2 e permite conectar o bus de sensores/ atuadores AS-i aos controladores programveis de terceiros. O mdulo controlador integra alm da funo de adaptao, a possibilidade de processar funes lgicas para gerenciar aes imediatas.

Mdulos conversores/controladores
Tipo de mdulos Certificao do produto Temperatura ambiente nas proximidades do aparelho Grau de proteo Suportabilidade s vibraes Suportabilidade aos choques Nmero de escravos conectveis Conexo ao bus Ligao com o supervisor Protocolo Tipo Nmero Velocidade Multiplexao Conexo Tipo Corrente Tenso Conexo XZ-ML12222 AS-i n 04601 XZ-ML13212 XZ-ML13211

Para funcionamento: 0+ 55 C. Para estocagem: - 25+ 85 C IP 20 1 gn (f = 2150 Hz) conforme IEC 68-2-6 30 gn, 11 ms, conforme IEC 68-2-27 131 escravos AS-i Por bornes 2 x 1,5 mm2, com terminal Modbus RS 232C 1 1200 57 600 Bauds No Por conector SUB-D 9 pinos Pelo bus (tipo A) < 200 mA Fornecida pelo bus RS 485 Sim, 64 endereos ASCII RS 232C No

Alimentao

Externa regulada (tipo N) (ver ligaes pgina 13) Ver ligaes pgina 13 Por bornes 1 x 1,5 mm 2, com terminal

Diagnstico Visualizao

Pelo software XZ-ML5i (ver pgina 15) Por LED e display 2 x 7 segmentos, para diagnstico e manuteno

Mdulos controladores
Tipo de mdulos Certificao do produto Temperatura ambiente nas proximidades do aparelho Grau de proteo Suportabilidade s vibraes Suportabilidade aos choques Nmero de escravos conectveis Conexo ao bus Ligao com o supervisor Protocolo Tipo Nmero Velocidade Multiplexao Conexo Tipo Corrente Tenso Conexo N de instrues Tempo de ciclo Temporizao Contadores XZ-ML12112 XZ-ML13122 AS-i n 04601

Para funcionamento: 0+ 55 C. Para estocagem: - 25+ 85 C IP 20 1 gn (f = 2150 Hz) conforme IEC 68-2-6 30 gn, 11 ms, conforme IEC 68-2-27 131 escravos AS-i Por borneira 2 x 1,5 mm2, com terminal Modbus RS 232C 1 1200 57 600 Bauds No Por conector SUB-D 9 pinos Externa regulada (ver ligaes pgina 13) < 200 mA Ver ligaes pgina 13 Por bornes 1 x 1,5 mm 2, com terminal 700 5 ms para 31 escravos 15 15 Pelo software XZ-ML5i (ver pgina 17) Por LED e display 2 x 7 segmentos, para diagnstico e manuteno RS 485 Sim, 64 endereos Pelo bus Fornecida pelo bus

Alimentao

Aes imediatas

Diagnstico e programao das aes imediatas Visualizao

12

Te

Componentes para o bus AS-i


Mdulos conversores/controladores bus AS-i/Modbus Referncias, dimenses, ligaes

Referncias
Descrio Mdulos conversores Protocolo Modbus Ligao RS 232C RS 485 ASCII Mdulos controladores XZ-ML1iiii RS 485 Pelo bus XZ-ML13122 0,450 Modbus RS 232C RS 232C Alimentao Pelo bus (tipo A) Externa (tipo N) Externa (tipo N) Externa Referncia XZ-ML12222 XZ-ML13212 XZ-ML13211 XZ-ML12112 Peso kg 0,450 0,450 0,450 0,450

Dimenses
XZ-ML12iii , ML13iii Montagem em perfil ( Fixao em painel

M5

35,5 (1)

75

60

50

M4

110 (1) Montagem em perfil (

100

85

Ligaes
Bornes de alimentao XZ-ML12222, XZ-ML13122 Alimentao pelo bus
AS-i AS-i

XZ-ML13211, XZ-ML13212, XZ-ML12112 Alimentao externa para bus + mestre


ASI

Conector Ligao RS 232 C ou RS 485 RS 232 C 2 v TXD (emisso) 3 v RXD (recepo) 5 v 0 V (comum) RS 485 3 v A (sinal A) 8 v B (sinal B)

+
Ext Int 24V pwr. ASI pwr. Ext Int 0V pwr. ASI pwr.

9 8

5 4 3 2 1

Escravo AS-i
+ +

Alimentao a 29,531,6 V (1)

Escravo AS-i
+

Escravo AS-i

Alimentao AS-i XZ-ML13211, XZ-ML13212, XZ-ML12112 Alimentaes separadas AS-i para o bus, externa para o mestre
ASI

XZ-ML13211, XZ-ML13212, XZ-ML12112 Alimentaes externas

+
Ext Int 24V pwr. ASI pwr. Ext Int 0V pwr. ASI pwr.

ASI

+
Ext Int 24V pwr. ASI pwr. Ext Int 0V pwr. ASI pwr.

+ +

Alimentao externa a 2430 V

Alimentao a 29,531,6 V para o bus (1) Alimentao a 2430 V para o mestre

Escravo AS-i
+

Alimentao AS-i

Escravo AS-i (1) Ateno: a corrente consumida no bus no deve ultrapassar 2 A, caso contrrio, danificar o mestre.

Te

13

Componentes para o bus AS-i


Ferramentas para colocao em funcionamento Terminal de endereamento Caractersticas, referncias, dimenses

Caractersticas
Temperatura ambiente nas proximidades do aparelho Grau de proteo Alimentao Tempo de carga Tempo de funcionamento Visualizao Teclado Conexo Proteo contra sobrecargas e curtos-circuitos Funes Cdigos de erros Para funcionamento: 0+ 55 C, para estocagem: - 20+ 55 C IP 20 Por baterias recarregveis 14 horas 8 horas a plena carga ou 250 leituras/escritas Tela LCD 13 mm De membrana com 4 teclas Nos escravos AS-i : direta por conector M12 ou pelo cabo de adaptao XZ-MG11 No mdulo de interface : direta Sim +1 endereo, -1 endereo, escrita de endereo, leitura de endereo F1 : sobrecarga, F2 : sem conexo, F3 : escravo com defeito, LOW BAT : baterias descarregadas

Referncias
Descrio Terminal de endereamento Aparelho funcionando com baterias. Fornecido com carregador e cabo XZ-MG11. Permite efetuar o endereamento dos mdulos ativos de interface e dos escravos AS-i. Referncia XZ-MC11 Peso kg 0,550

XZ-MC11

Cabo de adaptao Para conectar os escravos equipados de bornes (sensores de proximidade XS7/XS8, teclados, colunas luminosas. etc) ao terminal de endereamento XZ-MC11. Comprimento do cabo: 0,5 m

XZ-MG11

0,070

XZ-MG11

Dimenses
XZ-MC11 XGS-Z24 Montagem em perfil ( de 35 mm

2x3
=

2x4
=

48

61

90

209

42

80

30

14

Te

96

Componentes para o bus AS-i


Ferramentas para colocao em funcionamento Softwares e acessrios para conexo Referncias, conexes

Referncias
Descrio Softwares de diagnstico e de programao AsiGraph para mdulos conversores/controladores XZ-MLiiiii. Fornecidos em disquetes 3"1/2. Protocolo Modbus. Linguagens Lista/Ladder. Ambiente Windows, padro IEC 1131-3. Compatvel com Windows 95. Fornecido com documentao em formato A5. Descrio Tipo de Tipo de supervisor ligao do mestre Cabos de PC conexo para mdulos conversores/controladores XZ-MLiiiii (ver esquemas abaixo) XBT-H/P/E (2) Descrio Adaptador de linha RS 232 C/RS 485 Conector de adaptao RJ 45/SUB-D 9 pinos, macho, configurvel RS 232 C RS 485 (1) Idioma Francs Referncia XZ-ML5F Peso kg 0,400

Ingls Utilizao Comprimento do cabo PCxvXZ-ML L = 2,5 m PCxvXGS-Z24 L = 1,2 m XGS-Z24xvXZ-ML L = 2,5 m

XZ-ML5E Referncia

0,400 Peso kg

XBT-ZA1 XBT-ZA2 XBT-ZA3 XBT-Z900 Referncia XGS-Z24 XGV-SZ0920

0,210 0,100 0,200 0,410 Peso kg 0,100 0,020

XZ-ML5i

RS 232 C ou RS485

XBTxvXZ-ML L = 2,5 m

Conexes
Conexo com PC dos mdulos conversores/controladores XZ-MLiiiii
XGS-Z24 RS 485 XBT-ZA3 a 24 V RS 232 C XBT-ZA2 RS 232 C XBT-ZA1

Conexo com XBT-H/P/E dos mdulos conversores/controladores XZ-MLiiiii

XBT-Z900 RS 232 C/RS 485 XGV-SZ0920 configurado conforme o tipo de ligao (ver tabela ao lado)

Configurao do conector de adaptao XGV-SZ0920 Tipo de ligao

Fio do Contato do conector conector RJ 45 SUB-D RS 232 C TXD Vermelho 2 RXD Verde 3 0V Preto 5 RS 485 A Azul 3 B Laranja 8 (1) Para conectar um mdulo conversor/controlador XZ-MLiiiii num PC com ligao RS 485, necessrio intercalar um adaptador de linha RS 232 C/RS 485, XGS-Z24 (ver acima). (2) Os cabos de conexo com as interfaces XBT-H/P/E so equipados de um conector tipo Jack RJ 45. Para conectar estes cabos no conector SUB-D de 9 pinos do mdulo conversor/controlador XZ-ML iiiii, necessrio utilizar um conector de adaptao RJ 45/SUB-D, XGV-SZ0920 (ver acima).

Te

15

Componentes para o bus AS-i


Blocos e mdulo de alimentao para bus AS-i Descrio, dimenses

Descrio
O mdulo de alimentao TSX SUP A02, os blocos de alimentao TSX SUP A05 e ABL-6RB3002 comportam os filtros especficos necessrios alimentao de um bus AS-i. Estes elementos garantem a polarizao do bus AS-i, como tambm, a alimentao dos sensores ligados nele (dentro do limite da potncia disponvel). Alm disso, o bloco TSX SUP A05 possui uma sada a 24 V destinada a alimentar outros elementos (controladores programveis, sensores, pr-atuadores, ) conectados ou no ao bus AS-i. Mdulo de alimentao TSX SUP A02 O mdulo inclui: 1 Um LED AS-i (verde) indicando que o 30 V est presente no bus AS-i. 2 Dois bornes AS-i + e AS-i - para a conexo ao bus AS-i. 3 Trs bornes para a conexo da rede de alimentao. 4 Um seletor da tenso do primrio (c 110120 e 200240 V). Bloco de alimentao TSX SUP A05 O bloco inclui: 1 Um LED ON (laranja), presena da rede de alimentao. 2 Um LED AS-i (verde), presena 30 V no bus AS-i. 3 Um LED 24 V (verde), presena 24 V para a alimentao auxiliar. 4 Dois bornes AS-i + e AS-i - para a conexo do bus AS-i. 5 Quatro bornes para a sada a 24 V. 6 Trs bornes para a conexo da rede de alimentao. 7 Dois bornes para a seleo da tenso primria (c 110120 e 200240 V).

1 4 2 3

1 2 3

5 4 6 7

A fixao destas duas alimentaes idntica a dos controladores programveis Modicon TSX Micro (TSX SUP A02/ SUP A05) e TSX Premium (TSX SUP A05), o que permite uma montagem autnoma em perfil ao lado dos controladores programveis Modicon TSX Micro/Premium ou num rack de controlador programvel Modicon TSX Premium para a alimentao do mdulo TSX SUP A02. Bloco de alimentao ABL-6RB3002 O bloco inclui: 1 2 3 4 Um LED. Duas borneiras AS-i + e AS-i - para a conexo ao bus AS-i. Trs borneiras para conexo da rede de alimentao. Um seletor da tenso do primrio (c 110120 e 230240 V).

1 2 3 4

Dimenses
Mdulo de alimentao TSX SUP A02 Suporte de montagem (fornecido) 56 8,72 16
4

Bloco de alimentao TSX SUP A05

140 (1)

151,5

59,2

4,5

31,3

5,75

8,75

17,72

Bloco de alimentao ABL-6RB3002

40 73,43

207,3 224,8

51,5

(1) Distncia compatvel com o controlador programvel Modicon TSX Micro

74

112,5 120

16

Te

47,5

134

31,3

120,2

73

20

16 135

151,5

88,9

150

89,9

Componentes para o bus AS-i


Blocos e mdulo de alimentao bus AS-i Caractersticas, referncias

Caractersticas
Tipo de mdulos de alimentao Tenso nominal primria Faixa de tenso primria Freqncia limite da rede Tempo mximo de imunidade s microrrupturas Tenses nominais secundrias Limites de tenso Corrente de sada Potncia til no secundrio Correntes de sada TSX SUP A05 (1) V V Hz ms V V A W
Corrente em A com 24 V

TBX SUP A02 c 100120 c 85132 4763 10 30 (bus AS-i) 29,531,6 2,4 em 60C (2,8 A crista) 72 em 60C c 200240 c 170264 4763 10

TSX SUP A05 c 100120 c 85132 4763 10 30 (bus AS-i) 29,531,6 c 200240 c 170264 4763 10 24 (processo) 24 3 %

ABL-6RB3002 c 100127 c 88132 4763 60...70 30 (bus AS-i) 29,631,5 2,8 em 60C 85 em 60C c 220240 c 187264 4763 60...70

Ver curva de correntes de sada Ver curva de correntes de sada

7 6 5 4 3 2 1 0

5,8 4,5 3

1 2 3 4 5 Corrente em A com 30 V AS-i

Tenso eficaz de isolao entre primrio e secundrio V rms Suportabilidade aos campos eltricos V/m Tenso muito baixa de segurana (TBTS) Classe de resistncia s emisses Conformidade Controlador s normas programvel Vibraes Choques Temperaturas Armazenamento Funcionamento

3500 10 Sim FCC classe A IEC 11312 IEC 68-2-6-Fc (1 gn) IEC 68-2-27 (15 gn, 11 ms)

3500 10 Sim EN 55011 - EN 55022 classe B IEC 68-2-6 IEC 68-2-27 (15 gn, 11 ms)

- 25 + 70 - 20...+ 100 - 10 + 60 - 10 ...+ 70 (1) A alimentao TSX SUP A05 uma alimentao com potncia mxima de sada constante. A potncia no consumida numa sada disponvel na outra sada. As correntes de sada devem respeitar a curva acima.

C C

Referncias
Descrio Mdulo c 100120 V e c 200240 V, 50/60 Hz Corrente p/ as tenses secundrias a 30 V (bus AS-i) a 24 V 2,4 A Referncia TSX SUP A02 Peso kg 1,050

TSX SUP A02

ABL-6RB3002

Bloco c 110120 V e c 230240 V, 50/60 Hz

2,8 A

ABL-6RB3002

0,550

Bloco c 100120 V e c 200240 V, 50/60 Hz

5 A (1)

7 A (1)

TSX SUP A05

2,250

TSX SUP A05

(1) Bloco de alimentao com potncia mxima de sada constante, ver curva acima.

Te

17

Componentes para o bus AS-i


Sistema de ligao AS-i Apresentao

APRIL 5000 TSX/PMX


4 56 8

Bus FIPIO

Bus AS-i (cabo amarelo)

17 3 2 15 10
7 8 9 6 3 + 4 5

1 9
I I O O

16

1 2 0

10 11 14 12 10

13

10

10

1 TBX SAP 10 : 2 TBX BLP 01 : 3 TBX FP ACC 4 : 4 TSX LES 65/75 : 5 6 7 8 9 TSX FP CC i 00 : Kit 5130 : TSX SUP A0i ou ABL-6 : XZ-SDE1113 + XZ-SDP : XZ-SDE11i 3 + XZ-SDAii Dii :

10 XZ-CG0i20 : 11 ABE-8iiiSii0 : 12 LFi -K09BWMiiC : 13 XS7-C40AS101 ou XS8-C40AS101 : 14 XUJ-iiiiiiAS : 15 XAL-S200i : 16 XBL-C5012i 581 : 17 XZ-CB1iii1 :

Mdulo conversor FIPIO/AS-i. Conector de conexo para mdulos TBX SAP 10. Caixa de derivao principal e de conexo de dois equipamentos. Possui a mais, um conector SUB-D de 9 pinos para a conexo de outros equipamentos (FTX, CCX...). Borneira de conexo para controladores programveis Modicon TSX/PMX modelo 40, permitem a codificao do endereo. Cabo de derivao, duplo par entrelaado blindado 150 (dimetro 8 mm). Kit de conexo para CPU 5030/5130 no April 5000. Mdulo de alimentao para o conjunto dos sensores/atuadores do bus AS-i. Distribuidor passivo que permite a conexo por tomadas self-seal AS-i. Distribuidor ativo, constitudo de um mdulo de conexo + um mdulo de utilizao, permitindo a conexo de sensores ou atuadores convencionais (2E/2S, 4E, 4S). T de conexo no bus, por tomada self-seal. Interface de ligao Telefast SB2, permitindo a ligao de sensores ou atuadores convencionais. Partida direta, um ou dois sentidos de rotao em cofre. Sensores de proximidade indutivos, corpo extravel e face orientvel com 5 posies. Sensor fotoeltrico, tipo compacto XUJ. Botoeira com dois botes impulso, eventualmente luminosos. Teclado de 12 teclas com resposta tctil. Cabo plano amarelo para bus com perfil especial, permitindo evitar as inverses de polaridade, constitudo de 2 condutores, no entrelaados, no blindados.

18

Te

Componentes para o bus AS-i


Sistema de ligao AS-i Apresentao

14

13

15

Bus AS-i (cabo amarelo) 2 Alimentao a 24 V (cabo preto) 4


I I O O

5 6

I I

O O

I I

O O

11 8 9

10

10

11 12

Cabo plano amarelo para bus com perfil especial, permitindo evitar as inverses de polaridade, constitudo de 2 fios, no entrelaados, no blindados. 2 XZ-CB1iii 2 : Cabo plano preto para alimentao a 24 V separada, com perfil especial, permitindo evitar as inverses de polaridade, constitudo de 2 fios, no entrelaados, no blindados. 3 XZ-SDE1113 + XZ-SDP : Distribuidor passivo permitindo a conexo por tomadas self-seal de dois cabos AS-i amarelos. 4 XZ-SDE1133 + XZ-SDA22D12 : Distribuidor ativo, constitudo de um mdulo de conexo + um mdulo de utilizao, permitindo a conexo de 2 sensores e 2 atuadores convencionais. 5 XZ-SDE1133 + XZ-SDA04D22 : Distribuidor ativo, constitudo de um mdulo de conexo + um mdulo de utilizao, permitindo a conexo de 4 atuadores convencionais. 6 XZ-SDE1113 + XZ-SDA40D2 : Distribuidor ativo, constitudo de um mdulo de conexo + um mdulo de utilizao, permitindo a conexo de 4 sensores convencionais. 7 XZ-SDE1133 + XZ-SDP : Distribuidor passivo permitindo a conexo por tomadas self-seal de dois cabos AS-i pretos. 8 XZ-CG012iD : Conexo de derivao no bus por tomada self-seal, conexo ao sensor ou ao atuador com cabo 2 x 0,34 mm2 e conector M12 reto. 9 XZ-CG0122 : Conexo de derivao no bus por tomada self-seal, conexo ao sensor ou ao atuador com cabo 2 x 0,34 mm2 com ponta dos fios descascadas para bornes. 10 XZ-SDE2323 + XZ-SDP : Distribuidor passivo permitindo a conexo por bornes de um cabo AS-i preto e de um cabo redondo blindado. 11 XZ-SDE2213 + XZ-SDP : Distribuidor passivo permitindo a conexo por bornes de um cabo AS-i amarelo e de um cabo redondo padro. 12 XZ-CG0120i C : Conexo de derivao no bus por tomada self-seal, conexo ao sensor ou ao atuador com cabo 2 x 0,34 mm2 e conector M12 angular. 13 TSX SUP A0i ou ABL-6 : Bloco de alimentao para o conjunto dos sensores/atuadores do bus AS-i. 14 Mestre : Mestre do bus AS-i. 15 Mdulo de alimentao : Mdulo de alimentao separado 24 V para os sensores/atuadores do bus TSX SUP A05 que tenham elevado consumo de corrente.

XZ-CB1iii 1 :

Te

19

Componentes para o bus AS-i


Conexes dos sensores (1) e acionadores no bus AS-i Escolha dos acessrios de conexo

Sensores convencionais com conexo por bornes Interruptores de posio XCK-P, XCK-T, XCK-L, XCK-M XCK-S, XCK-J, XC2-J, XC1-AC, XCR Sensores convencionais com conexo por cabo Interruptores de posio XCM 1 Todos os sensores fotoeltricos XUi (PNP, 3 fios) 3 Todos os sensores de proximidade indutivos XSi ou capacitivos XTi (PNP, 2 fios 2 ou 3 fios 3) Sensores convencionais com conexo por conector Interruptores de posio XCK-Jiiii D e XCM (4 ou 5 pinos) Interruptores de posio XCK-Jiiii D e XCM ( 5 pinos) Sensores fotoeltricos Osiris design 18 e XUL (PNP) Sensores fotoeltricos XUB (PNP) Sensores de proximidade XSi -iiiiD (PNP, 3 fios) Sensores fotoeltricos XUB (PNP) Sensores fotoeltricos XUJ-K (PNP) Sensores de proximidade XSi -iiiiD (PNP, 3 fios) Sensores fotoeltricos XUA (PNP) Sensores de proximidade XSi -iiiiS (PNP, 3 fios) Sensores fotoeltricos XUD, XUM-L (PNP) Pressostatos ou vacuostatos eletromecnicos XML

Funes possveis quando o aparelho estiver conectado ao Bus AS-i Contato NF ou contato NA

Extenses ou prolongaes Esquema de conexo


+ BK BN

Tipo de conexo
Distribuidor ativo (entradas)

XZ-CP1564Li

Contato NF ou contato NA Funcionamento light on (2) ou dark on (3) Sada NA ou sada NF

3
5

4 1 4
5

3 2 3
5

XZ-CC12MCM40B

1 4 1

3
+

XZ-CC12MDM40B Bus AS-i

Somente contato NF XZ-CR151i062Bi Somente contato NA XZ-CR151i062Fi Somente funcionamento light on (2) XZ-CR151i040Ai Barreira e reflex: somente funcionamento dark on (3) Proximidade: somente light on (2) Somente sada NF

Barreira e reflex: somente funcionamento light on (2) Proximidade: somente dark on (3) Funcionamento light on

XZ-CR151i040Ei

Somente sada NF

Funcionamento light on (2) ou dark on (3) XZ-CR150i040Gi Sada NA ou sada NF

Somente funcionamento light on (2) XZ-CR15ii040Hi Somente contato NA XZ-CR152306Ki Cabo AS-i amarelo

(1) Verificar as possibilidades de conexo dos sensores fotoeltricos e de proximidade nos distribuidores. Ver tabela de compatibilidade, pgina 22. (2) Com recepo de luz: sada fechada. (3) Sem recepo de luz: sada fechada. 20

Te

Componentes para o bus AS-i


Conexes dos sensores (1) e atuadores no bus AS-i Escolha dos acessrios de conexo

Atuadores convencionais Todos os atuadores com conexo por bornes

Extenses ou prolongaes Esquema de conexo


+ BK BU

Tipo de conexo

Distribuidor ativo (sadas)

XZ-CP1564Li

Todos os atuadores com conexo por conector M8 ou M12 Escolher a extenso adequada conforme a ligao do conector (ver pginas 28 a 32)
XZ-CR15iiiiiii

Alimentao separada dos atuadores por conector M12 macho no distribuidor XZ-SDAiiDi 1

Distribuidor ativo (sadas) alimentao separada

XZ-CG0i20

Produtos comunicantes AS-i


Distribuidor passivo

Sensores fotoeltricos XUJ Funcionamento light on (2) ou dark on (3) + alarme


XZ-CR151i040Ai

Sensores de proximidade XS1 Sada NF + alarme Botoeiras XAL Sensores de proximidade XS7, XS8 Sada NF + alarme
+ BN BU

T de conexo

XZ-CP1564Li

Teclados de 12 teclas XBL


XZ-MG11

Colunas luminosas XVA Partidas de motores LF1, LF2 (alimentao pelo bus)
XZ-CR151i041Ci

Derivao com conector

Sensores fotoeltricos XUJ Funcionamento light on (2) ou dark on (3) + alarme Sensores de proximidade XS1 Sada NF + alarme Botoeiras XAL Partidas de motores LF1, LF2 (alimentao pelo bus) Partidas de motores LF1, LF2 (alimentao auxiliar)
+ BN BU

XZ-CG012iiC XZ-CG012iiD

Derivao com cabos

XZ-CG0122 Derivao com cabos

Sensores de proximidade XS7, XS8 Sada NF + alarme Teclados de 12 teclas XBL Colunas luminosas XVA

BN BU

XZ-CG0122

Cabo AS-i amarelo Cabo AS-i preto

(1) Verificar as possibilidades de conexo dos sensores fotoeltricos e de proximidade nos distribuidores. Ver tabela de compatibilidade, pgina 22. (2) Com recepo de luz: sada fechada. (3) Sem recepo de luz: sada fechada.

Te

Bus AS-i

Alimentao a 24 V auxiliar 21

Componentes para o bus AS-i


Conexo dos sensores e atuadores no bus AS-i Tabela de compatibilidade para a conexo dos sensores Associaes

Tipo de distribuidores Nmero mximo de sensores conectveis (1) Corrente mx. para as 4 ou 2 entradas Sensores de proximidade indutivos XSi-iiiDiii (2 fios PNP) XSi-iiiPiii (3 fios PNP) Sensores de proximidade capacitivos XT1-MP12Piii XT1-MP18Piii XT1-MP30Piii XT7-C40PCiii XT4-P18Piii XT4-P30Piii Sensores fotoeltricos XUA-Hiii XUB-H04ii XUB-H10iii XUM-Hiii XUM-Hii (sensores de marcas) XUM-LHiiii XUP-iii XUL-Hiii XUL-Aiii XUL-Miii XUJ-Kiii XUJ-M/Tiii XUJ-Biii XUJ-LMiii XUE-F/Tiii XUE-Hiii XUE-H7iii XUE-T00ii XUD-Hii XUV-Hiii

XZ-SDA40D2 4 100 mA

XZ-SDA40D3 4 200 mA

XZ-SDA22D11/12 2 100 mA

XZ-SDA22D32 2 90 mA

Fazer ensaios Fazer ensaios Barreira Reflex Proxim. Barreira Reflex Proxim. Barreira Reflex Proxim. Barreira Reflex Proxim.

A verificar

XUR-iiii (1) Ver as condies de aplicao na tabela acima. No aplicvel para XUV-Tii, XUL-Jiii, XUJ-Giii, XUJ-Biii, XUB-Aiii, XUG-iii, XUT-iii, XUV-Fiii Conexo mxima de sensores possvel. Ateno: o nmero mximo de sensores conectveis limitado pela corrente mxima admissvel pelo distribuidor. Verificar o consumo dos produtos. No aplicvel.

22

Te

Componentes para o bus AS-i


Conexo dos sensores e atuadores no bus AS-i Conjunto dos distribuidores modulares (mdulos de utilizao + mdulos de conexo) Associaes

Mdulos de utilizao Passivo


4 vias

XZ-SDP40D1

XZ-SDP40D1

XZ-SDP40D1

Ativos

4 entradas

XZ-SDA40D2 XZ-SDA40D3

XZ-SDA40D2 XZ-SDA40D3

XZ-SDA40D2 XZ-SDA40D3

2 entradas/2 sadas

XZ-SDA22D12 XZ-SDA22D32

2 entradas/2 sadas (com conector para alimentao separada)

XZ-SDA22D12 XZ-SDA22D32 XZ-SG10

XZ-SDA22D11

4 sadas

XZ-SDA04D22 XZ-SDA04D32

4 sadas (com conector para alimentao separada)

XZ-SDA04D22 XZ-SDA04D32 XZ-SG10

XZ-SDA04D21

Mdulos de conexo

XZ-SDE1113

XZ-SDE1133

XZ-SDE2213 XZ-SDE2323

XZ-SDE2213 XZ-SDE2323

Te

23

Componentes para o bus AS-i


Acessrios de conexo
Caractristiques : pages 34007/2 et 34007/3 Encombrements : page 34007/7 Raccordements : page 34007/7

Referncias

Mdulos ativos de utilizao para conexo de atuadores (1) ou de sensores (2)


Descrio Mdulos de utilizao 2 entradas/ 2 sadas a rel Alimentao dos sensores Pelo mdulo de conexo XZ-SDEiiii a partir do bus AS-i Alimentao separada dos atuadores Por conector macho M12 Referncia XZ-SDA22D11 Peso kg 0,100

XZ-SDA22D12

Pelo mdulo de conexo XZ-SDEiiii Mdulo de utilizao 2 entradas/ 2 sadas estticas Pelo mdulo de conexo XZ-SDEiiii a partir do bus AS-i Pelo mdulo de conexo XZ-SDEiiii

XZ-SDA22D12

0,100

XZ-SDA22D32

0,100

Mdulo de utilizao 4 entradas (100 mA mx.)

Pelo mdulo de conexo XZ-SDEiiii a partir do bus AS-i

XZ-SDA40D2

0,100

Mdulo de utilizao 4 entradas (200 mA mx.)

Pelo mdulo de conexo XZ-SDEiiii a partir do bus AS-i

XZ-SDA40D3

0,100

XZ-SDA04D21

Mdulos de utilizao 4 sadas a rel

Por conector macho M12

XZ-SDA04D21

0,100

Pelo mdulo de conexo XZ-SDEiiii Mdulo de utilizao 4 sadas estticas Pelo mdulo de conexo XZ-SDEiiii

XZ-SDA04D22

0,100

XZ-SDA04D32

0,100

Mdulo passivo de utilizao para conexo de sensores ou de atuadores AS-i


Descrio Mdulo de utilizao com 4 vias (2 A mx. por via) Referncia XZ-SDP40D1 Peso kg 0,100

XZ-SDA40D2

(1) Conexo nas sadas de pequenos rels, LEDs, vlvulas, (2) Conexo nas entradas de contatos digitais (botes impulso, fins de curso), de sada esttica PNP de sensor 2 ou 3 fios,

24

Te

Componentes para o bus AS-i


Acessrios de conexo
Caractristiques : pages 34007/2 et 34007/3 Encombrements : page 34007/7 Raccordements : page 34007/7

Referncias

Mdulos de conexo
Descrio Mdulos de conexo para cabo plano XZ-SDE11i3 2 cabos planos: - 1 para bus AS-i (amarelo) - 1 para alimentao separada (preto) Ie 2 A Mdulo de conexo para cabo redondo (1) Por bornes Capacidade mxima: 2 x 1,5 mm2 1 cabo de 2 condutores para bus AS-i (2) Ie 2 A XZ-SDE1133 0,070 Conexo do cabo Por tomada self-seal Tipo e nmero de cabos conectveis 2 cabos planos para bus AS-i (amarelos) Ie 2 A Referncia XZ-SDE1113 Peso kg 0,070

XZ-SDE2213

0,100

XZ-SDE2ii3

Mdulo de conexo para cabo redondo blindado (1)

Por bornes Capacidade mxima: 2 x 1,5 mm2

1 cabo de 2 condutores, blindado, para bus AS-i (2) Ie 2 A

XZ-SDE2323

0,108

Acessrios para mdulos de conexo


Descrio Adaptador para permitir a alimentao separada pelo mdulo de conexo XZ-SDE2iii Tipo de cabo conectvel no mdulo equipado Cabo de 4 condutores (2 para o bus AS-i, 2 para a alimentao separada) Referncia unitria XZ-SG10 Peso kg 0,010

XZ-SG10 Descrio Tampa para mdulo de conexo Referncia XZ-SDP Peso kg 0,030

XZ-SDP

Acessrios para mdulos de utilizao


Descrio Tampa para conector M12 Grau de proteo IP 67 (Venda por quantidade indivisvel de 10) Referncia unitria XSZ-LD102 Peso kg 0,005

XSZ-LD102

(1) Mdulo de conexo fornecido com 2 prensa-cabos PG11 para cabo 610 mm e 3 tampas. (2) Para obter uma alimentao separada pelo mdulo de conexo, utilizar o adaptador XZ-SG10, ver acima.

Te

25

Componentes para o bus AS-i


Acessrios de conexo
Caractristiques : pages 34007/2 et 34007/3 Encombrements : page 34007/7 Raccordements : page 34007/7

Referncias

Acessrios de conexo para cabo plano AS-i


Descrio T Conexo ao bus por tomada self-seal Ue 40 V, Ie 2 A Grau de proteo IP 67 Temperatura ambiente: - 25+ 70 C (para funcionamento), - 40+ 85 C (para estocagem) Descrio Conexo ao sensor ou atuador AS-i Por conector M12 fmea 5 pinos Fixao Referncia Peso kg 0,015

Parafusado XZ-CG0120

XZ-CG0120

Sem

XZ-CG0220

0,015

Conexo ao sensor ou atuador AS-i Por conector remoto M12 reto fmea 5 pinos Cabo 2 x 0,34 mm2

Comprimento Fixao do cabo 0,6 m

Referncia

Peso kg 0,090

XZ-CG0220

Derivaes Conexo ao bus por tomada self-seal Ue 40 V, Ie 2 A Grau de proteo IP 67 Temperatura ambiente : - 25+ 70 C (para funcionamento), - 40+ 85 C (para estocagem)

Parafusado XZ-CG01205D

1m

Parafusado XZ-CG0121D

0,130

Por conector remoto M12 angular fmea 5 pinos Cabo 2 x 0,34 mm2

0,6 m

Parafusado XZ-CG01205C

0,090

1m

Parafusado XZ-CG0121C

0,130

XZ-CG012i

Por fios descascados 2 m para bornes Cabo 2 x 0,34 mm2 Fio marrom : AS-i Fio azul: AS-i

Parafusado XZ-CG0122

0,215

Cabos planos e acessrios


Estes cabos planos de 2 fios tm perfil especial que permite evitar a inverso das polaridades, nas conexes. As conexes no cabo so feitas pelas tomadas self-seal dos acessrios de conexo. O material da capa faz com que as perfuraes feitas pelas tomadas self-seal se fechem hermeticamente, na retirada das tomadas. Grau de proteo IP 67. Temperatura ambiente: - cabo padro: - 25+ 85 C (para funcionamento), - 40+ 85 C (para estocagem), - cabo para alta temperatura : - 35+ 105 C (para funcionamento), - 40+ 105 C (para estocagem). Descrio Cor da capa Comprimento Tipo de Referncia Peso cabo kg Cabo plano 2 x 1,5 mm2 Ue 48 V Amarelo (para bus) 20 m 50 m XZ-CB1ii0i Preto (para alimentao a 24 V separada) 100 m 20 m 50 m 100 m Descrio XZ-CE40 Junta de prensa-cabo para vedao da montagem do cabo plano num prensa-cabo 11 (DIN PG11) Padro XZ-CB10201 Alta temp. XZ-CB10201H Padro XZ-CB10501 Alta temp. XZ-CB10501H Padro XZ-CB11001 Alta temp. XZ-CB11001H Padro XZ-CB10202 Alta temp. XZ-CB10202H Padro XZ-CB10502 Alta temp. XZ-CB10502H Padro Alta temp. Venda por Qtd. indiv. 10 XZ-CB11002 XZ-CB11002H Referncia unitria XZ-CE40 1,400 1,400 3,500 3,500 7,000 7,000 1,400 1,400 3,500 3,500 7,000 7,000 Peso kg 0,001

26

Te

Componentes para o bus AS-i


Acessrios de conexo Dimenses, conexes
Caractristiques : pages 34007/2 et 34007/3 Rfrences : pages 34007/4 34007/6

Dimenses
Mdulos de utilizao XZ-SDAiii, XZ-SDP40D1 Mdulos de conexo XZ-SDE11i3 (2) M12x1 Mdulos de conexo XZ-SDE2iii 20

(3)

35 (1)

(2)
66 80

90

35 (1)

9,5

20

5,3

31 45
9,5

16

18,7 37 45 M12x1 (1)

33

5,3

20 31 45

(1) Conector para alimentao separada no XZ-SDAiiDi1 (2) XZ-SDAiiDi2: 27, XZ-SDAiiDi1: 36 Tampa XZ-SDP

(1) Montagem em perfil (

T de conexo XZ-CG0120

(1) Montagem em perfil ( (2) 4 furos para montagem de prensa-cabo PG11 ou de tampa (3) Prensa-cabo PG11 Derivaes XZ-CG012i

(1) 0,3 15,3

33

30,7

15

10,8

66

66

80

50 (1)

20

5 2,7

17,3

10

13

31 45

30 40

4,5

4,3 31,5 41,5

Cabos XZ-CBiiiii 10 2,5 0,5 4

XZ-CG0220 (1) Cabo com compr. de 0,6, 1 ou 2 m. Extremidade com fios descascados (marrom: AS-i , azul: AS-i ) ou equipado com um conector M12
30,4

30
BU 6,5 3,6 BN

20 (1)

(1) Conector com 2 posies de orientao em 90

Conexes
Conectores M12 dos mdulos ativos de utilizao Entradas (XZ-SDA40Di , XZ-SDA22Dii) Contato Sensor 3 fios Sensor 2 fios
3 2 4 1

15

Mdulos de conexo XZ-SDE11i 3

XZ-SDE2iii

+ AS-i

3 4 1

3 2

4 1

Cabo amarelo Cabo amarelo ou preto

Sadas (XZ-SDA04Dii, Alimentao separada XZ-SDA22Dii) lateral (XZ-SDAiiDi 1)

3 2

+
4 1

Conectores M12 sobre T XZ-CG0i20, mdulo passivo de utilizao XZ-SDP40D1 e derivaes XZ-CG012ii
AS-i

4 1

3 2

a 24 V

3 2

4 1

+ AS-i

Te

2,3
AS-i

12

80

9,5

59,5

DEL

80

25

27

Componentes para o bus AS-i


Acessrios de ligao da mquina Extenses com conectores macho M12, fmea 8 mm Referncias, caractersticas, dimenses, conexes

Tipo do conector macho Tipo do conector fmea Utilizao

M12, 3 pinos, reto 8, 3 pinos, reto 8, 3 pinos, em ngulo

Ver a tabela de escolha das extenses conforme o tipo de produto a conectar ao bus AS-i, pginas 22 e 23.

Referncias
Cabo em PvR, cor preta Peso (kg) L =1m L=2m XZ-CR1501040G1 XZ-CR1501040G2 0,045 (L = 1 m), 0,075 (L = 2 m)) XZ-CR1502040G1 XZ-CR1502040G2 0,045 (L = 1 m), 0,075 (L = 2 m)

Caractersticas
Tipo de conexo Grau de proteo (2) Temperatura ambiente Seco dos fios Dimetro do cabo Tenso nominal Corrente nominal Resistncia dos contatos Macho: para parafusar. Fmea: de encaixe (1) IP 65 - 35+ 80 C 3 x 0,34 mm2 5 mm c 60 V, a 75 V 4 A (UL/CSA = 3 A) 5 m

Dimenses
8 XZ-CR1501040Gi M12x1 XZ-CR1502040Gi M12x1 6

41,5

30

41,5

20

L = 1 ou 2 m

L = 1 ou 2 m

Conexes
XZ-CR1501040Gi, XZ-CR1502040Gi

4
5

1 3 4

1 3 4 3

4 1

(1) Conector de encaixe, sem trava. (2) Grau de proteo quando os conectores esto corretamente encaixados e os anis de aperto corretamente parafusados. 28

Te

16
8

Componentes para o bus AS-i


Acessrios de ligao da mquina Extenses com conectores macho M12, fmea M8 Referncias, caractersticas, dimenses, conexes

M12, 3 pinos, reto M8, 3 pinos, reto M8, 3 pinos, em ngulo

M12, 4 pinos, reto M8, 4 pinos, reto M8, 4 pinos, em ngulo

Ver a tabela de escolha das extenses conforme o tipo de produto a conectar ao bus AS-i, pginas 22 e 23.

XZ-CR1509040H1 XZ-CR1509040H2 0,045 (L = 1 m), 0,075 (L = 2 m)

XZ-CR1510040H1 XZ-CR1510040H2 0,045 (L = 1 m), 0,075 (L = 2 m)

XZ-CR1509041J1 XZ-CR1509041J2 0,045 (L = 1 m), 0,075 (L = 2 m)

XZ-CR1510041J1 XZ-CR1510041J2 0,045 (L = 1 m), 0,075 (L = 2 m)

Macho e fmea : para parafusar IP 67 - 35+ 80 C 3 x 0,34 mm2 5 mm c 60 V, a 75 V 4 A (UL/CSA = 3 A) 5 m 4 x 0,34 mm2 5 mm

XZ-CR1509040Hi , XZ-CR1509041Ji M12x1 M8x1

XZ-CR1510040Hi , XZ-CR1510041Ji M12x1 6 20

41,5

30

10

41,5

10

16,5
M8x1 L = 1 ou 2 m XZ-CR1509041Ji , XZ-CR1510041Ji
4 2

L = 1 ou 2 m

XZ-CR1509040Hi , XZ-CR1510040Hi

4
5

1 3 4

1 3 4

4
5

1 2 3 4

1 2 3 4

Te

29

Componentes para o bus AS-i


Acessrios de ligao da mquina Extenses com conectores macho M12, fmea M12 Referncias, caractersticas, dimenses, conexes

Tipo do conector macho Tipo do conector fmea Utilizao

M12, 3 pinos, reto M12, 3 pinos, reto M12, 3 pinos, em ngulo M12, 3 pinos, reto M12, 3 pinos, em ngulo

Ver a tabela de escolha das extenses conforme o tipo de produto a conectar ao bus AS-i, pginas 22 e 23.

Referncias
Cabo em PvR, cor preta Peso (kg) L =1m L=2m XZ-CR1511040A1 XZ-CR1511040A2 XZ-CR1512040A1 XZ-CR1512040A2 XZ-CR1511040E1 XZ-CR1511040E2 XZ-CR1512040E1 XZ-CR1512040E2

0,050 (L = 1 m), 0,080 (L = 2 m)

Caractersticas
Tipo de conexo Grau de proteo (1) Temperatura ambiente Seco dos fios Dimetro do cabo Tenso nominal Corrente nominal Resistncia dos contatos Macho e fmea : para parafusar IP 67 - 35+ 80 C 3 x 0,34 mm2 (preto) 5 mm c 250 V, a 300 V 4 A (UL/CSA = 3 A) 5 m

Dimenses
XZ-CR1511040Ai, XZ-CR1511040Ei XZ-CR1512040Ai, XZ-CR1512040Ei
M12x1 8

M12x1

M12x1

41,5

42
41,5 L 32

L = 1 ou 2 m

L = 1 ou 2 m

Conexes
XZ-CR1511040Ai, XZ-CR1512040Ai
4
5

XZ-CR1511040Ei, XZ-CR1512040Ei
3
5

1 3 4

1 3 4

4
5

1 2 3

1 2 3

3
5

26
M12x1

(1) Grau de proteo quando os anis de aperto esto corretamente parafusados. 30

Te

Componentes para o bus AS-i


Acessrios de ligao da mquina Extenses com conectores macho M12, fmea M12 Referncias, caractersticas, dimenses, conexes

M12, 5 pinos, reto M12, 5 pinos, reto

M12, 4 pinos, reto M12, 5 pinos, em ngulo M12, 4 pinos, reto

M12, 3 pinos, reto M12, 4 pinos, em ngulo M12, 3 pinos, reto M12, 3 pinos, em ngulo

Ver a tabela de escolha das extenses conforme o tipo de produto a conectar ao bus AS-i, pginas 22 e 23.

XZ-CR1511064D1 XZ-CR1511064D2

XZ-CR1512064D1 XZ-CR1512064D2

XZ-CR1511041C1 XZ-CR1511041C2

XZ-CR1512041C1 XZ-CR1512041C2

XZ-CR1511062B1 XZ-CR1511062B2

XZ-CR1512062B1 XZ-CR1512062B2

0,050 (L = 1 m), 0,080 (L = 2 m)

Macho e fmea : para parafusar IP 67 - 35+ 80 C 4 x 0,34 mm2 + 1 x 0,5 mm2 5,8 mm c 110 V, a 110 V 4 A (UL/CSA = 3 A) 5 m 4 x 0,34 mm2 5 mm c 250 V, a 300 V 3 x 0,5 mm2 5 mm c 110 V, a 110 V

XZ-CR1511064Di , XZ-CR1511041Ci, XZ-CR1511062Bi

XZ-CR1512064Di , XZ-CR1512041Ci , XZ-CR1512062Bi


M12x1 8

M12x1

M12x1

41,5

42
41,5 L 32 M12x1

L = 1 ou 2 m

L = 1 ou 2 m

XZ-CR1511064Di , XZ-CR1512064Di
4
5

XZ-CR1511041Ci , XZ-CR1512041Ci
4
5

XZ-CR1511062Bi , XZ-CR1512062Bi
4
5
4
5

26

1 2 3 4 5

1 2 3 4 5

4
5

1 2 3 4

1 2 3 4

1 2 5

1 2 5

3
5

Te

31

Componentes para o bus AS-i


Acessrios de ligao da mquina Extenses com conectores macho M12, fmea M12 ou DIN 43250A Referncias, caractersticas, dimenses, conexes

Tipo do conector macho Tipo do conector fmea Utilizao

M12, 3 pinos, reto M12, 3 pinos, reto M12, 3 pinos, am ngulo DIN 43250, em ngulo

Ver a tabela de escolha das extenses conforme o tipo de produto a conectar ao bus AS-i, pginas 22 e 23.

Referncias
Cabo em PvR, cor preta Peso (kg) L =1m L=2m XZ-CR1511062F1 XZ-CR1511062F2 0,050 (L = 1 m), 0,080 (L = 2 m) XZ-CR1512062F1 XZ-CR1512062F2 XZ-CR1523062K1 XZ-CR1523062K2 0,080 (L = 1 m), 0,110 (L = 2 m)

Caractersticas
Tipo de conexo Grau de proteo (1) Temperatura ambiente Seco dos fios Dimetro do cabo Tenso nominal Corrente nominal Resistncia dos contatos Macho e fmea : para parafusar IP 67 - 35+ 80 C 3 x 0,5 mm2 5 mm c 110 V, a 110 V 4A < 5 m

Dimenses
XZ-CR1511062Fi XZ-CR1512062Fi XZ-CR1523062Ki
8

M12x1

M12x1

M12x1

M12x1

41,5

42
41,5 L 32

26

M12x1

41,5

60

u30

L = 1 ou 2 m

L = 1 ou 2 m

L = 1 ou 2 m

Conexes
XZ-CR1511062Fi, XZ-CR1512062Fi
4
5

XZ-CR1523062Ki
3

1 4 5 3 4 5

3
5

4
5

1 4 5

1 3 4
1

(1) Grau de proteo quando os anis de aperto esto corretamente parafusados. 32

Te

36

Componentes para o bus AS-i


Acessrios de ligao da mquina Conectores e prolongaes machos M12 Referncias, caractersticas, dimenses, conexes

Tipo do conector macho Utilizao

M12, 5 pinos, reto Ver a tabela de escolha dos conectores conforme o tipo de produto a conectar ao bus AS-i, pginas 22 e 23.

Referncias
Conexo ao cabo em bornes Cabo em PvR, cor preta Peso (kg) L =1m L=2m XZ-CC12MDM40B 0,020 XZ-CC12MCM40B XZ-CP1564L1 XZ-CP1564L2 0,045 (L = 1 m), 0,075 (L = 2 m)

Caractersticas
Tipo de conexo Grau de proteo (2) Temperatura ambiente Seco dos fios Tenso nominal Corrente nominal Resistncia dos contatos Macho : para parafusar, anel metlico (1) IP 67 - 40+ 85 C A conectar em bornes: 4 x 0,75 mm2 mx. c 125 V, a 150 V 3A 8 m Macho : para parafusar IP 67 - 35+ 80 C 4 x 0,34 mm2 + 1 x 0,5 mm2 Cabo 5,8 mm c 110 V, a 110 V 4A 5 m

Dimenses
XZC-C12MDM40B XZC-C12MCM40B XZ-CP1564Li

20

M12x1

41

M12x1
20

M12x1

37 20,5

60

41,5

(1)

23

(1)
(1) Prensa-cabo PG7 (1) Prensa-cabo PG7 L = 1 ou 2 m

Conexes
XZC-C12MiM40B, XZC-C12MiM40B
4 5 1 2
1 BN

XZ-CP1564Li
BK 4
5

BU 3 Y/G 2 BK/WH

(1) Para encomendar um conector com anel de aperto de plstico (conector inteiramente em plstico), substituir na referncia escolhida acima o 2 M por P. Exemplo: XZ-CC12MDM40B torna-se XZ-CC12MDP40B. (2) Grau de proteo quando os anis de aperto esto corretamente parafusados e o prensa-cabo corretamente utilizado.

Te

33

Componentes para o bus AS-i


Interfaces de ligao Telefast SB2
Caractristiques : pages 14039/3 et 14039/4 Rfrences : page 14039/5 Encombrements, schmas : page 14039/5

Apresentao

Apresentao
As interfaces de ligao AS-i Telefast SB2 so derivadas do conceito Telefast 2. Estes produtos permitem a ligao dos sensores e atuadores convencionais ao bus AS-i. A modularidade proposta de 4 ou 8 Entradas/Sadas. Conforme os modelos, as entradas podem ser isoladas do bus. As sadas com rels eletromecnicos ou estticos podem comandar atuadores de 1 a 5 A.

Constituio de uma interface de ligao Telefast SB2


11 Todas as interfaces de ligao da famlia Telefast SB2 so de concepo homognea e oferecem as funes comuns descritas abaixo. 1 Conector de endereamento do mdulo 2 Seletor de modo "normal" ou "endereamento" 3 LED verde confirmando a boa ligao ao Bus AS-i 4 LED vermelho visualizando um defeito de alimentao nas entradas/sadas 5 LED verde de presena da alimentao externa (somente com ABE-8S44SBB0) 6 Bornes de ligao da alimentao externa (exceto ABE-8S40SB00) 7 Bornes de ligao das entradas/sadas 8 Ponto de teste para plug 2,3 mm 9 Etiqueta de identificao das vias 10 LED visualizando o estado das entradas/sadas 11 Bornes de ligao do Bus AS-i 12 Borneira adicional ABE-7BV10 para as entradas dos sensores 3 fios

10

1
1 101

Q4 Q1

4 104 204 205

105 206

108

2 3 4 5

201

301

7 6

12

Configuraes
Trs interfaces de ligaoTelefast SB2 so disponveis. Elas oferecem as seguintes configuraes: i Interface 8 vias Esta interface equipada de 4 entradas e de 4 sadas. As entradas isoladas so em corrente contnua 24 V. As sadas estticas isoladas so em corrente contnua 24 V/1 A. i Interfaces 4 vias - Uma primeira interface equipada de 4 entradas alimentadas pelo bus em corrente contnua 24 V. - Uma segunda interface equipada de 4 sadas a rels eletromecnicos com um contato "NA" de Ith 5 A.

34

Te

Componentes para o bus AS-i


Interfaces de ligao Telefast SB2
Prsentation : page 14039/2 Rfrences : page 14039/5 Encombrements, schmas : page 14039/5

Caractersticas

Ambiente geral do sistema


Normas Certificaes dos produtos Grau de proteo Tratamento de proteo Teste de fio incandescente Conforme IEC 695-2-1 IEC 204.1 e 2, EN 60204.1 e 2 (LROS, BV, GL, AS-i em curso) Conforme IEC 529 (contra os contatos diretos) IP 2X TC

750 : extino < 30 s

Suportabilidade aos choques

Conforme IEC 68-2-27

ms gn Hz gn kV

11 (semi-senoidais) 15 (acelerao) 10...150 2 (acelerao) Nvel 3

Suportabilidade s vibraes

Conforme IEC 68-2-6

Suportabilidade s descargas eletrostticas Suportabilidade aos campos irradiados Suportabilidade aos transientes

Conforme IEC 1000-4-2

Conforme IEC 1000-4-3

MHz V/m

Nvel 3 10 Nvel 3

Conforme IEC 1000-4-4 s

Suportabilidade s ondas de choques Conforme IEC 1000-4-5 Temperatura ambiente

1,2/50 - 8/20 - 5+ 60 - 25+ 70 2

Para funcionamento, conforme IEC 1131-2 C Para estocagem, conforme IEC 1131-2

C
kV

Tenso de isolao (durante 1 minuto) Categoria de instalao

Bornes/perfis de fixao

Conforme IEC 664

II

Grau de poluio Montagem

Conforme IEC 664 Perfil normalizado

2 Em placa de montagem: " altura 15 mm ou com ABE-ACC01 Em chassi: " alturas 15 mm e 7,5 mm 1 condutor 2 condutores 0,09...0,75 28...20 0,22,5 24...14

Seces conectveis Fio flexvel sem terminal mm AWG mm2 AWG mm2 AWG Nm
2

0,142,5 26...14 0,091,5 28...16 0,144 26...12 0,6

Fio flexvel com terminal

Fio rgido

Torque de aperto

Chave de fenda com lmina de 3,5 mm

Te

35

Componentes para o bus AS-i


Interfaces de ligao Telefast SB2
Prsentation : page 14039/2 Rfrences : page 14039/5 Encombrements, schmas : page 14039/5 Tipo de base Funo ABE-

Caractersticas

8S40SB00 4 Entradas

8S44SBB0 4 Entradas 4 Sadas estticas

8R04S010 4 Sadas a rel eletromecnico

Caractersticas, lado sensor ou atuador


Entradas Corrente consumida por via em Un Estado 1 garantido Estado 0 garantido Conformidade Sadas Tenso residual mxima em In Corrente trmica por via Corrente trmica por comum Corrente de emprego < 60 Vida mecnica (em milhes de ciclos de manobras) Corrente mnima Corrente de fuga mxima Proteo contra sobrecorrentes Energia indutiva comutvel (= 0,5 LI2) Nvel de desligamento por sobrecorrente Confiabilidade do contato (17 V/5 mA) J A mA mA V A A A 0,5 0,75 3,15 5 6,3 U > / I> U < / I< Segundo IEC 1131-2 mA V/mA V/mA 13 11/6 5/2 tipo II

DC 12 : 0,75 AC 12 : 5 DC 13 : 0,5 (1) AC 15 : 1,5 1 (1) 0,3 (1) Com 0,2 (1) 1 20 10 (em 5 V) 1 para 100 milhes

Outras caractersticas
Consumo no Bus Alimentao sensores/atuadores Em carga (todas as vias ligadas) Tenso mn./mx. de comutao conforme IEC 947-5-1 mA aV cV Proteo interna por fusvel Freqncia mxima de funcionamento Tenso nominal de isolao Entradas-Sadas/Bus Tenso nominal de suportabilidade aos choques Sinalizao Conforme IEC 947-1 1,2/50 Bom funcionamento do bus Defeito da alimentao Alimentao externa Hz V kV < 180 (1) Pelo bus 100 < 35 (1) Externa 19,2/30 4 A muito rpido FPC 100 300 2,5 < 0,5 LI < 80 (1) 5/125 5/250 6,3 A rpido THPC 10 sem carga 0,5 com Ie

LED verde LED vermelho LED verde Em curso S0.0 D0 D1 D2 D3 Entrada Entrada Entrada Entrada 1 2 3 4 S7.0 Entrada Entrada Entrada Entrada 1 2 3 4 Sada Sada Sada Sada 1 2 3 4

Certificao AS-i Cdigo AS-i Bits de dados

S8.0 Sada Sada Sada Sada 1 2 3 4

Bits de parametragem Posio de repouso das sadas (1) Valores em curso de validao.

P0 a P3 Co de guarda em caso de defeito do bus

No utilizados No estado 0

36

Te

Componentes para o bus AS-i


Interfaces de ligao Telefast SB2 Referncias, dimenses, esquemas
Prsentation : page 14039/2 Caractristiques : pages 14039/3 et 14039/4

Referncias
Interfaces para Entradas/Sadas digitais com Bus AS-i Nmero Funo Tenses Corrente de de vias Tipo N Entrada Sada sada/via V V A
Q4 Q1

Referncia

Peso kg

1 101 201 301

4 104 204 205

105 206

108

4 @

Entrada

a 24 a 24

a 125/c 250 a 24

5 1 (1)

ABE-8S40SB00 ABE-8R04S010 ABE-8S44SBB0

0,240 0,260 0,229

Sada a rel 4 8 Entrada e Sada 4 4

ABE-8iiiSii0

Dimenses
ABE-8iiiSii0

58

35

15 58 67

90

Esquemas
ABE-8S40SB00 Bus ABE-8R04S010 Bus

(2)

70

+ +
I1
101 111

Q1 Q2 Q3 Q4

I2
102 112

I3
103 113

I4
104 114

/
101 111 102 112 103 113 104 114 214

+/
1 2 3 4 201

211

202

212

203

213

211

212

213

214

NC

NC

NC

NC

u1

+
Via 1 ABE-8S44SBB0 Bus Via 2

+/
/
u1 u2

+/
Via 1

Via 2

1 2

(2)

+
I1 101 I2 102 I3 103 I4 104 Q1 105 Q2 106 Q3 107 Q4 108

+
3 4

201

202

203

204

205

206

207

a 24 V ABE-7BV10

208

U=39 V (3)

4 entradas 4 sadas (1) Desclassificao de 0,75 A para 4 sadas simultneas. (2) Limitador 200 mA. (3) Com carga indutiva cuja energia superior ao valor especificado.

Te

204

37

Componentes para o bus AS-i


Fonctionnement : pages 24082/2 et 24082/3 Caractristiques : pages 24083/2 et 24083/3 Rfrences : pages 24084/2 et 24084/3 Encombrements, schmas : pages 24085/2 et 24085/3

Partidas diretas de motores em cofre Apresentao

Apresentao
As partidas de motores em cofre comunicantes no bus AS-i so concebidas para a realizao de equipamentos eltricos descentralizados: as partidas so instaladas o mais perto possvel dos motores a comandar. A descentralizao das partidas permite ganhos importantes na distribuio de potncia para mquinas longas, tais como os transportadores. Instalao convencional
Armrio eltrico

Controlador programvel com suas entradas-sadas Contator + rel trmico Disjuntor do circuito de distribuio

Instalao descentralizada
Cofre eltrico Bus AS-i Potncia

M
Controlador programvel

Disjuntor do circuito de distribuio Partida de motor AS-i A potncia distribuda por barramento padronizado ou por cabo. Estas partidas comportam todas as funes necessrias ao gerenciamento dos motores (comando, proteo, seccionamento, ). So constitudos: - de um disjuntor termomagntico, - de um contator (1 sentido de rotao) ou de uma reversora (2 sentidos de rotao) de baixo consumo, - de um dispositivo eletrnico de controle. Previstos para motores de corrente alternada trifsica, podem porm ser utilizados para motores monofsicos ou de corrente contnua. Nestes casos, convm fazer passar a corrente nas trs fases do disjuntor interno, para evitar um desligamento devido ausncia de fase.

38

Te

Componentes para o bus AS-i


Fonctionnement : pages 24082/2 et 24082/3 Caractristiques : pages 24083/2 et 24083/3 Rfrences : pages 24084/2 et 24084/3 Encombrements, schmas : pages 24085/2 et 24085/3

Partidas diretas de motores em cofre Funes

Descrio
4 5 6 11 1 Boto rotativo de comando de seccionamento. Indica a posio Trip quando o disjuntor atuou. 2 Boto impulso de rearme 1 3 Boto impulso de parada 4 LED amarelo aceso quando o motor est em funcionamento 5 LED vermelho aceso na presena de um defeito do motor (sobrecarga ou curto-circuito), de um defeito interno do equipamento ou de um defeito de comunicao 7 9 10 8 6 LED verde aceso quando a alimentao est presente no bus AS-i e piscante quando as informaes destinadas partida so recebidas do bus 7 Pr-furo para prensa-cabo (no fornecido) para o cabo de conexo do motor 2 3 8 Pr-furo para prensa-cabo (no fornecido) para o cabo de alimentao de potncia 9 Conector macho M12 para conexo do bus AS-i (1) e da alimentao auxiliar eventual 10 Somente em aparelhos com variante: conector fmea M12 para conexo de um sensor 11 Pr-furo para prensa-cabo (no fornecido) para o cabo de conexo de uma alimentao auxiliar eventual

4 5 6

11

10

Comando e proteo do motor


As funes realizadas por esta gama de partidas de motor so: - comando e controle do motor pelo bus AS-i, - partida direta, 1 ou 2 sentidos de rotao, - proteo do motor contra sobrecargas, - proteo do motor e do cabo de alimentao contra curtos-circuitos. Partidas de motor com comando rotativo Estas partidas de motor realizam as seguintes funes: - interruptor-seccionador com dispositivo para cadeado, - grau de proteo IP 54, com dupla isolao. A abertura do cofre impedida mecanicamente, se a partida estiver em posio de funcionamento ou se estiver em posio de parada com cadeado. O comando rotativo tem 3 posies: 0 : disjuntor aberto manualmente, I : disjuntor fechado, Trip : disjuntor desligado. Partidas de motor com comando por botes impulso Estas partidas de motor realizam as seguintes funes: - rearme da proteo por boto impulso, - comando de parada por boto impulso, - grau de proteo IP 65, com dupla isolao.

(1) Prolongaes : ver pgina 32.

Te

39

Componentes para o bus AS-i


Fonctionnement : pages 24082/2 et 24082/3 Caractristiques : pages 24083/2 et 24083/3 Rfrences : pages 24084/2 et 24084/3 Encombrements, schmas : pages 24085/2 et 24085/3

Partidas diretas de motores em cofre Funes

Comandos locais
Somente as funes de parada e de rearme so possveis diretamente no cofre. O comando de parada efetuado por ao no disjuntor interno, que assegura a funo de interruptor-seccionador. Conforme o tipo da partida de motor, a parada comandada: - pelo boto rotativo, - pelo boto impulso de parada (preto). Em caso de sobrecarga, o rearme do disjuntor termomagntico interno, possvel aps o resfriamento do motor. Conforme o tipo da partida de motor, o rearme feito: - pelo boto rotativo, - pelo boto impulso rearme (azul). Comando por botoeiras possvel dar comandos locais de partida manuais, a partir de botoeiras conectadas ao bus AS-i, ver pgina 55.
Bus AS-i Mensagem 2 Mensagem 1

A ao no boto impulso transmitida ao controlador programvel (mensagem 1), que a reenvia para a partida de motor (mensagem 2).

Alimentao de potncia

Sinalizaes locais
3 LEDs situados na tampa do cofre permitem visualizar os diferentes estados de funcionamento, ver descrio pgina 39.

Segurana
As funes externas de segurana no so processadas pela partida de motor. As paradas de emergncia e de segurana da mquina devem ser feitas unicamente com componentes eletromecnicos cablados. proibido processar estas funes por bus de comunicao (EN 60204 9.2.5.4). O retorno da tenso de alimentao de potncia, aps uma falha acidental de alimentao, deve ser tratado por uma segurana externa partida de motor. O comando da partida de motor (rotativo ou botes impulso) no realiza a funo de parada de emergncia, se a mquina estiver equipada com outros atuadores. Conseqentemente, os elementos de comandos da partida de motor so pretos, conforme a norma EN 60204 10.2.1. A partida de motor com comando rotativo pode ser travada com cadeados na posio de funcionamento, pois este comando no uma parada de emergncia.

Posio de defeito
Quando a partida de motor no for mais controlada pelo controlador programvel, poder ser configurada para: - pegar a posio de repouso com motor parado (aplicaes onde movimentos podem ser perigosos), - pegar a posio de repouso com motor em funcionamento no sentido 1 (aplicaes: ventiladores de extrao de fumaa), - ou permanecer no estado. Esta configurao feita atravs do bus AS-i (ver pgina 43).

40

Te

Componentes para o bus AS-i


Fonctionnement : pages 24082/2 et 24082/3 Caractristiques : pages 24083/2 et 24083/3 Rfrences : pages 24084/2 et 24084/3 Encombrements, schmas : pages 24085/2 et 24085/3

Partidas diretas de motores em cofre Funes

Aparelhos com conexo para sensor


Um sensor tipo PNP 3 fios (50 mA mx.) ou um interruptor de posio 2 fios podem ser conectados diretamente na partida de motor. A informao fornecida pelo sensor reenviada no bus AS-i. Por outro lado, esta informao pode ser tratada localmente para realizar uma ao imediata. Esta funo selecionada pela posio de um jumper interno.

Ao imediata

Alimentao de potncia

Bus AS-i

A ao imediata comandada quando uma pea detectada pelo sensor. Quando um novo comando de partida for dado pelo bus AS-i, o motor parte novamente e pra na prxima deteco. No caso de uma partida de motor com 2 sentidos de rotao, a ao imediata opera nos dois sentidos.

Alimentaes
Bus AS-i Consumo < 120 mA Consumo < 90 mA Consumo < 30 mA

Alimentao auxiliar 24 V a

Alimentao de potncia

O bus de comunicao AS-i fornece uma alimentao de 30 V. A eletrnica da partida de motor alimentada pelo bus AS-i. A partida de motor contm 1 ou 2 contatores (1 ou 2 sentidos de rotao, respectivamente). As bobinas destes contatores so alimentadas: - seja pelo bus AS-i (consumo mximo: 120 mA), - seja por um circuito de alimentao auxiliar a 24 V (consumo mximo: 30 mA). Neste caso, o consumo no bus AS-i de 90 mA. A escolha feita pela posio de jumpers internos, a partida de motor fornecida com os jumpers, na posio para alimentao das bobinas pelo bus AS-i. A alimentao auxiliar pode ser conectada seja no conector M12 no bus AS-i, seja numa borneira passando por um prensa-cabo (ver pgina 39). A utilizao do sensor leva a um consumo suplementar de 15 mA no bus AS-i. Este consumo acrescentado ao consumo prprio do sensor.

Te

41

Componentes para o bus AS-i


Prsentation : pages 24081/2 24081/5 Caractristiques : pages 24083/2 et 24083/3 Rfrences : pages 24084/2 et 24084/3 Encombrements, schmas : pages 24085/2 et 24085/3

Partidas diretas de motores em cofre Funcionamento

Partidas diretas com 1 sentido de rotao

Variveis de comunicao (notaes AS-i e IEC 1131-3)

1L1

3L2

5L3

Comandos (sadas do controlador programvel) D0 Partida Estados (entradas do controlador programvel) Eletrnica de controle e comando Bus AS-i D0 Sinal do sensor D1 Em funcionamento D2 Defeito D3 Disponvel
2T1 4T2 6T3

%Qn. 0

%In. 0 %In. 1 %In. 2 %In. 3

Parmetros P0 Co de guarda P1 P2 Rearme P3 Posio de defeito

Partidas diretas com 2 sentidos de rotao

Variveis de comunicao (notaes AS-i e IEC 1131-3)

1L1

3L2

5L3

Comandos (sadas do controlador programvel) D0 Partida D1 Sentido Estados (entradas do controlador programvel) D0 Sinal do sensor Bus AS-i D1 Em funcionamento D2 Defeito D3 Disponvel Parmetros P0 Co de guarda %In. 0 %In. 1 %In. 2 %In. 3 %Qn. 0 %Qn. 1

Eletrnica de controle e comando

2T1

4T2

6T3

P1 P2 Rearme P3 Posio de defeito

42

Te

Componentes para o bus AS-i


Prsentation : pages 24081/2 24081/5 Caractristiques : pages 24083/2 et 24083/3 Rfrences : pages 24084/2 et 24084/3 Encombrements, schmas : pages 24085/2 et 24085/3

Partidas diretas de motores em cofre

Funcionamento

As notaes D0, D1, D2, D3 e P0, P1, P2, P3 correspondem ao padro AS-i. As notaes %In e %Qn so aquelas da norma IEC 1131-3 relativa aos controladores programveis.

Comandos (sadas do controlador programvel)


D0 : %Qn 0 : Partida 0 : comando de parada. 1 : comando de partida. D1 : %Qn 1 : Sentido (somente para as partidas de motores com 2 sentidos de rotao) 0 : seleo do sentido de rotao no sentido direto. 1 : seleo do sentido de rotao no sentido reverso. Q2, Q3 reservadas

Estados (entradas do controlador programvel)


D0 : %I n 0 : Sinal do sensor (somente para as partidas de motores com variante sensor) 0 : o sensor no est detectando a presena de objeto ou no h sensor instalado. 1 : o sensor, conectado na partida de motor, est detectando a presena de um objeto. D1 : %I n 1 : Em funcionamento 0 : a partida no est comandando o motor. 1 : a partida est comandando o motor, o contator est fechado. O motor partir se houver tenso antes da partida de motor. D2 : %I n 2 : Defeito 0 : defeito do motor, defeito interno ou defeito de comunicao. Quando houver uma sobrecarga do motor ou um curto-circuito, o disjuntor desligar. A eletrnica de controle da partida de motor capaz de detectar as anomalias de funcionamento interno. 1 : sem defeito. D3 : %I n 3 : Disponvel 0 : a partida de motor no est pronta para funcionar. 1 : a partida de motor est pronta, o disjuntor est fechado.

Parmetros
P0 : Co de guarda 0 : o co de guarda est validado. 1 : o co de guarda no est validado. A partida de motor no supervisiona a atividade do bus AS-i. Se no receber mais mensagens de comando, permanecer no mesmo estado. P1 : Reservado P2 : Rearme 0 : partida forada de motor no estado de rearme, o produto reinicializado e nenhum comando possvel. 1 : funcionamento normal da partida de motor. P3 : Posio de repouso Quando o co de guarda (P0) estiver validado, este parmetro define o estado de repouso da partida de motor. 0 : a posio de repouso de motor comandado (se a partida de motor for para 2 sentidos de rotao, o sentido direto que ser comandado). 1 : a posio de repouso com motor parado.

Te

43

Componentes para o bus AS-i


Prsentation : pages 24081/2 24081/5 Fonctionnement : pages 24082/2 et 24082/3 Rfrences : pages 24084/2 et 24084/3 Encombrements, schmas : pages 24085/2 et 24085/3 Tipo de partidas de motores

Partidas diretas de motores em cofre Caractersticas

LF1-K

LF2-K

Ambiente
Conformidade s normas Certificao dos produtos Tratamento de proteo Grau de proteo conforme IEC 539 Em curso Em execuo normal Partidas de motores com comando rotativo Partidas de motores com comando por botes impulso Temperatura ambiente nas proximidades do aparelho conforme IEC 439-1 Altitude mxima de utilizao Posio de funcionamento sem desclassificao Para estocagem Para funcionamento Sem desclassificao Em relao posio vertical normal de montagem IEC 204-1, IEC 439-1, IEC 947, EN 60204-1 AS-i TH IP 547 IP 657

C C
m

- 40+ 80 - 5+ 40 2000
30

30

90

90

Suportabilidade ao fogo da aparelhagem Suportabilidade aos choques (1/2 senide, 11 ms) conforme IEC 68-2-27 Suportabilidade s vibraes 5150 Hz conforme IEC 68-2-6 Suportabilidade aos impactos mecnicos Separao segura dos circuitos Borne de conexo da alimentao de potncia

Conforme IEC 695-2-1 Contator aberto Contator fechado Contator aberto Contator fechado

960 10 gn 15 gn 2 gn 4 gn

J Conforme VDE 0106 e IEC 536 Fio rgido Fio flexvel sem terminal Fio flexvel com terminal Torque de aperto mm2 mm2 mm2 N.m

6 TBTS, at 400 V (Tenso Muito Baixa de Segurana) Mn. 1 x 1,5 1 x 1,5 1 x 1,5 1,7 Mn. 1 x 1,5 1 x 1,5 1 x 1,5 0,8 Mn. 0,5 0,5 0,5 0,7 Mx. 2x6 2x6 2x4 1,7 Mx. 2x4 2x4 1 x 1,5 + 1 x 2,5 0,8 Mx. 1,5 1,5 1,5 0,7 Mn. 1 x 1,5 1 x 1,5 1 x 1,5 1,7 Mn. 1 x 1,5 1 x 1,5 1 x 1,5 0,8 Mn. 0,5 0,5 0,5 0,7 Mx. 2x6 2x6 2x4 1,7 Mx. 1x4 1x4 1 x 2,5 0,8 Mx. 1,5 1,5 1,5 0,7

Bornes de conexo do motor Fio rgido Fio flexvel sem terminal Fio flexvel com terminal Torque de aperto (1) Bornes de conexo da alimentao auxiliar 24 V mm2 mm2 mm2 N.m

Fio rgido Fio flexvel sem terminal Fio flexvel com terminal Torque de aperto

mm2 mm2 mm2 N.m

Material e cor do fundo Material e cor da tampa Suportabilidade aos agentes qumicos (1) Para chave Philips n 2 e 6.

Policarbonato carregado com 20% de fibra de vidro e pigmento preto Policarbonato carregado com 20% de fibra de vidro e pigmento cinza Evitar colocar este material em contato com bases fortes (certos detergentes), hidrocarbonatos aromticos, lcoois, solventes clorados, acetonas.

44

Te

Componentes para o bus AS-i


Prsentation : pages 24081/2 24081/5 Fonctionnement : pages 24082/2 et 24082/3 Rfrences : pages 24084/2 et 24084/3 Encombrements, schmas : pages 24085/2 et 24085/3

Partidas diretas de motores em cofre Caractersticas

Compatibilidade eletromagntica
Imunidade onda de choque no dissipativa (Upulso) Imunidade s descargas eletrostticas Imunidade aos transitrios eltricos rpidos Imunidade onda de choque dissipativa Imunidade aos campos eletromagnticos conduzidos Imunidade aos campos eletromagnticos irradiados Emisso conduzida e irradiada Conforme IEC 439-1 kV 6 : potncia 2,5 : AS-i, 24 V e sensor 8 : no ar (nvel 3) 4 : em modo indireto (nvel 2) 4 : potncia 2 : AS-i, 24 V e sensor 4/2 : potncia (nvel 4) 2/0,5 : AS-i, 24 V e sensor 10

Conforme IEC 1000-4-2 EN 61 000-4-2 Conforme IEC 1000-4-4 EN 61 000-4-4 nvel 4 Conforme IEC 1000-4-5 EN 61 000-4-5 Conforme IEC 1000-4-6 ENV 50 141 Conforme IEC 1000-4-3 ENV 50 140 e ENV 50 204 (GSM) ENV 55 011/CISPR11 (G1)

kV

kV

kV

V/m

V/m

10

Classe A

Te

45

Componentes para o bus AS-i


Prsentation : pages 24081/2 24081/5 Fonctionnement : pages 24082/2 et 24082/3 Rfrences : pages 24084/2 et 24084/3 Encombrements, schmas : pages 24085/2 et 24085/3 Tipo de partidas de motores

Partidas diretas de motores em cofre Caractersticas

LF1-K

LF2-K

Caractersticas eltricas dos plos


Categoria de emprego Conforme 947-2 (disjuntor) Conforme 947-4-1 (partida de motor) Tenso nominal de emprego (Ue) Tenso nominal de isolao (Ui) Freqncia nominal de emprego Poder de ruptura (Ics e Icu) Conforme IEC 947 Conforme IEC 947 Conforme IEC 947 Conforme IEC 947-2 230/240 V 400/415 V Sensibilidade perda de fase Conforme IEC 947-4-1 7-2-1-5-2 V V Hz kA kA A AC-3 415 415 50/60 > 100 > 100 Sim

Caractersticas (disjuntor) para manobra manual


Durabilidade mecnica F. A. : fechamento, abertura man. 100 000

Durabilidade eltrica

Em servio AC-3

man.

100 000

Classe de servio

Freqncia mxima

man./h 25

Caractersticas (contator) para manobra automtica


Freqncia mxima de funcionamento Durabilidade mecnica Em ciclos de manobras por hora 3600

Em milhes de ciclos de manobras

30

Durabilidade eltrica

Em servio AC-3 a 8,5 A

800 000

Outras caractersticas
Partidas de motores com comando rotativo Partidas de motores com comando por botes impulso Partidas de motores com 1 sentido de rotao Partidas de motores com 2 sentidos de rotao Disjuntor tipo GV2-P Ver catlogo especfico.

Disjuntor tipo GV2-M

Ver catlogo especfico.

Contator LP4-K09015BW3

Ver catlogo especfico.

Chave reversora LP5-K09015BW3

Ver catlogo especfico.

46

Te

Componentes para o bus AS-i


Prsentation : pages 24081/2 24081/5 Fonctionnement : pages 24082/2 et 24082/3 Rfrences : pages 24084/2 et 24084/3 Encombrements, schmas : pages 24085/2 et 24085/3 Tipo de partidas de motores

Partidas diretas de motores em cofre Caractersticas

Produto configurado para alimentao no bus AS-i LF1 LF2

Produto configurado para alimentao auxiliar 24 V LF1 LF2

Consumos
Corrente consumida Do bus AS-i Parada Chamada Partida Sensor Da alimentao auxiliar 24 V Parada Chamada Partida 80 mA 190 mA 110 mA 90 mA 200 mA 120 mA 80 mA 80mA 80 mA 90 mA 90 mA 90 mA

15 mA + consumo do sensor (50 mA mx.) 0 110 mA 30 mA 0 110 mA 30 mA

Caractersticas de comunicao
Cdigo AS-i Bits de dados (comandos) Valor do bit Comando D0 (S) Comando D1 (S) Comando D2 (S) Comando D3 (S) Bits de dados (estados) Valor do bit Estado D0 (E) Estado D1 (E) Estado D2 (E) Estado D3 (E) Bits de parametrizao Valor do bit Parmetro P0 Parmetro P1 Parmetro P2 Parmetro P3 7.F =0 Parada Direto Reservado Reservado =0 Sinal do sensor ausente (1) Parado Com defeito Indisponvel =0 Co de guarda validado Reservado Estado de rearme =1 Partida Inverso Reservado Reservado =1 Sinal do sensor presente (1) Em funcionamento Sem defeito Disponvel =1 Co de guarda no validado Reservado Estado de funcionamento normal

Posio de defeito em funcionamento Posio de defeito parado

(1) Somente com a variante com sensor (A78).

Te

47

Componentes para o bus AS-i


Prsentation : pages 24081/2 24081/5 Fonctionnement : pages 24082/2 et 24082/3 Caractristiques : pages 24083/2 et 24083/3 Encombrements, schmas : pages 24085/2 et 24085/3

Partidas diretas de motores em cofre Referncias

Partidas de motores com comando rotativo


1 sentido de rotao Potncias normalizadas dos motores trifsicos 50/60 Hz em categoria AC-3 220/230 V 400/415 V kW kW LF1-K09BWPiiC 0,06 0,09 0,12 0,18 0,25 0,37 0,55 0,75 1,1 1,5 0,06 0,09 0,12 0,18 0,25 0,37 0,55 0,75 1,1 1,5 2,2 3 4 Disjuntor faixa de regulagem dos disparos trmicos A 0,160,25 0,250,40 0,400,63 0,631 11,6 1,62,5 2,54 46,3 610 Partida de motores Referncia

Peso kg

LF1-K09BWP02C LF1-K09BWP03C LF1-K09BWP04C LF1-K09BWP05C LF1-K09BWP06C LF1-K09BWP07C LF1-K09BWP08C LF1-K09BWP10C LF1-K09BWP14C

1,300 1,300 1,300 1,300 1,350 1,350 1,350 1,350 1,350

2 sentidos de rotao 0,06 0,09 0,12 0,18 0,25 0,37 0,55 0,75 1,1 1,5 Especificaes Invlucro Comando de seccionamento Estanque IP 54 Por boto rotativo 0,06 0,09 0,12 0,18 0,25 0,37 0,55 0,75 1,1 1,5 2,2 3 4 0,160,25 0,250,40 0,400,63 0,631 11,6 1,62,5 2,54 46,3 610 LF2-K09BWP02C LF2-K09BWP03C LF2-K09BWP04C LF2-K09BWP05C LF2-K09BWP06C LF2-K09BWP07C LF2-K09BWP08C LF2-K09BWP10C LF2-K09BWP14C 1,550 1,550 1,550 1,550 1,600 1,600 1,600 1,600 1,600

Variante (montada em fbrica)


Descrio Com conexo de sensor (1) Exemplo: LF1-K09BWP02CA78. 48 Nmero a indicar no fim da referncia da partida de motor (1) A78

Te

Componentes para o bus AS-i


Prsentation : pages 24081/2 24081/5 Fonctionnement : pages 24082/2 et 24082/3 Caractristiques : pages 24083/2 et 24083/3 Encombrements, schmas : pages 24085/2 et 24085/3

Partidas diretas de motores em cofre Referncias

Partidas de motores com comando por botes impulso


1 sentido de rotao Potncias normalizadas dos motores trifsicos 50/60 Hz em categoria AC-3 220/230 V 400/415 V kW kW LF1-K09BWMiiC 0,06 0,09 0,12 0,18 0,25 0,37 0,55 0,75 1,1 1,5 0,06 0,09 0,12 0,18 0,25 0,37 0,55 0,75 1,1 1,5 2,2 3 4 Disjuntor faixa de regulagem dos disparos trmicos A 0,160,25 0,250,40 0,400,63 0,631 11,6 1,62,5 2,54 46,3 610 Partida de motores Referncia

Peso kg

LF1-K09BWM02C LF1-K09BWM03C LF1-K09BWM04C LF1-K09BWM05C LF1-K09BWM06C LF1-K09BWM07C LF1-K09BWM08C LF1-K09BWM10C LF1-K09BWM14C

1,250 1,250 1,250 1,250 1,300 1,300 1,300 1,300 1,300

2 sentidos de rotao 0,06 0,09 0,12 0,18 0,25 0,37 0,55 0,75 1,1 1,5 Especificaes Invlucro Comando de Parada/Rearme Estanque IP 65 Por botes impulso 0,06 0,09 0,12 0,18 0,25 0,37 0,55 0,75 1,1 1,5 2,2 3 4 0,160,25 0,250,40 0,400,63 0,631 11,6 1,62,5 2,54 46,3 610 LF2-K09BWM02C LF2-K09BWM03C LF2-K09BWM04C LF2-K09BWM05C LF2-K09BWM06C LF2-K09BWM07C LF2-K09BWM08C LF2-K09BWM10C LF2-K09BWM14C 1,500 1,500 1,500 1,500 1,550 1,550 1,550 1,550 1,550

Variante (montada em fbrica)


Descrio Com conexo de sensor (1) Exemplo: LF1-K09BWM02CA78. Nmero a indicar no fim da referncia da partida de motor (1) A78

Te

49

Componentes para o bus AS-i


Sensores de proximidade indutivos Formato cilndrico com rosca M30 x 1,5 Formato retangular, corpo extravel, face orientvel com 5 posies Referncias, caractersticas Aparelhos Embutveis No embutvel

Distncia sensora nominal (Sn)

10 mm

15 mm

20 mm

Referncias
Referncia Peso (kg) XS1-M30AS101 0,145 XS7-C40AS101 0,220 XS8-C40AS101 0,220

Caractersticas
Certificao dos produtos Temperatura ambiente nas proximidades do aparelho Grau de proteo Suportabilidade aos choques Suportabilidade s vibraes Materiais Conexo Freqncia de funcionamento Reprodutibilidade Curso diferencial Atrasos Freqncia mxima de comutao Sinalizao Alimentao Corrente consumida no bus Cdigo AS-i Bits de dados (Estados) AS-i em curso Para funcionamento: - 25+ 70 C Para estocagem: - 40+ 85 C IP 67 50 gn, 11 ms conforme IEC 68-2-27 25 gn a 55 Hz, amplitude 2 mm, f = 1055 Hz, conforme IEC 68-2-6 Lato cromado Por conector M12 Comprimento do cabo: 0,8 m 28 mm 3% de Sr (2) 115% de Sr (2) PEI Em bornes (1) 312 mm 320% de Sr (2) PEI Em bornes (1) 416 mm 320% de Sr (2) AS-i n 10001

Na disponibilidade: 5 ms ; na deteco: 2 ms ; na liberao: 2 ms 150 Hz Sada: LED amarelo Alarme (3) : LED vermelho Pelo bus AS-i 35 mA S1.1 Valor do bit Estado D0 (E) Estado D1 (E) Estado D2 (E) Comando D3 (S) 0 Sinal off Alarme on (3) Sensor indisponvel No utilizado 1 Sinal on Alarme off Sensor disponvel Sada: LED amarelo Alarme (3) : LED vermelho Sada: LED amarelo Alarme (3) : LED vermelho

Bits de dados (Comandos) Bits de parametrizao

Valor do bit 0 1 Parmetro P0 No utilizado Parmetro P1 No utilizado Parmetro P2 No utilizado Parmetro P3 Flash on (4) Flash off (1) Capacidade mxima dos bornes: 2 x 1,5 mm2. Aparelho fornecido sem prensa-cabo. Prensa-cabo XSZ-PE13 a encomendar separadamente. (2) Sr = Distncia sensora real: distncia medida com tenso de alimentao nominal e temperatura ambiente nominal (0,9 Sn Sr 1,1 Sn). (3) Sinalizao de deteco do objeto fora dos limites da zona de influncia (ver funcionamento dos LEDs, pgina 51). (4) Funo de diagnstico. Identificao do sensor por piscamento de seu LED amarelo.

50

Te

Componentes para o bus AS-i


Sensores de proximidade indutivos Formato cilndrico com rosca M30 x 1,5 Formato retangular, corpo extravel, face orientvel com 5 posies Dimenses, precaues na colocao em funcionamento, conexes Dimenses
XS1 XS7, XS8

(1)

40

30

40

57 81
117

(2) 2x5,3 (3)

(1)

16 24 41 (1) Cabo com comprimento de 0,8 m (1) LED de sada ou funo flash (2) LED de alarme

30 40

(3) 1 furo rosqueado para prensa-cabo PG13 (4) 2 furos oblongos 5,3 x 7

Precaues na colocao em funcionamento


Distncias a respeitar na montagem (mm) XS1 Lado a lado Face a face e2 XS7, XS8 Lado a lado
e1

Face a face
e2

e1
Frente a uma massa metlica Dentro de um suporte metlico Frente a uma massa metlica Dentro de um suporte metlico

XS1 embutvel e1 20 e2 120 e3 30 Torque de aperto das porcas: < 50 N.m

e3

e3

d 30, h 0

XS7 embutvel e1 40 XS8 no embutvel e1 80

e2 120 e2 160

e3 45 e3 80

60 = h0 h 40 0,8 Sn Sn 1 1 0

Conexes, funcionamento dos LEDs


Conexes XS1 Funcionamento dos LEDs XS7, XS8 Distncia objeto/sensor Bit D0
1 2

0,2 Sn 1

25

(4)

20

1,2 Sn 0

+ AS-i
4

1 2 3 4

Sada LED amarelo

+ AS-i
AS-i
Bit D1 Alarme LED verm. (1) Deteco correta quando 0,2 Sn < S < 0,8 Sn (2) O alarme ativado imediatamente na deteco de um objeto na zona compreendida entre 0 e 0,2 Sn. (3) Temporizao na energizao. O alarme ser ativado se a passagem do objeto na zona compreendida entre 0,8 e 1,2 Sn tiver uma durao superior a 160 ms. 0 (2) 1 (1) 0(3) 0 (3) 1

AS-i

Te

51

Componentes para o bus AS-i


Sensores fotoeltricos, tipo compacto XUJ Referncias, caractersticas

Tipo de aparelhos

Sensores completos

Tampa traseira (1)

Sistema Tipo de emisso Distncia sensora nominal (Sn)

Barreira 1 Infravermelho 15 m

Reflex polarizado 2 Vermelho 6 m (2)

Proximidade com eliminao do fundo 1 Infravermelho 0,7 m 1,2 m

Referncias
Referncia Peso (kg) XUJ-K103534AS (3) 0,200 XUJ-K063539AS 0,200 XUJ-K703538AS 0,200 XUJ-K123538AS 0,200 XUJ-ZAS1 0,050

Caractersticas
Certificao dos produtos Temperatura ambiente em torno do aparelho Suportabilidade s vibraes Suportabilidade aos choques Grau de proteo Conexo Materiais Freqncia mxima de comutao Atrasos Alimentao Sinalizao Consumo no bus Cdigo AS-i Bits de dados (Estados) AS-i n 06201 Para funcionamento: - 25+ 60 C. Para estocagem: - 40+ 80 C 7 gn (f = 42150 Hz), amplitude 1,5 mm (f = 542 Hz), conforme IEC 68-2-6 30 gn, durao 11 ms, conforme IEC 68-2-27 IP 65 Por conector M12 Invlucro: PEI ; lente (modelo polarizado): PMMA (polimetacrilato de metila) 200 Hz Na disponibilidade: 15 ms ; na deteco: 2 ms ; na liberao: 2 ms Pelo bus Sada: LED amarelo. Controle de bom funcionamento: LED verde. Alarme : LED vermelho (4) < 70 mA S1.1 Valor do bit Estado D0 (E) Estado D1 (E) Estado D2 (E) Comando D3 (S) 0 Ausncia de objeto Alarme on (4) No utilizado No utilizado 1 Presena de objeto Alarme off (4) < 70 mA (com sensor associado)

PEI

Bits de dados (Comandos) Bits de parametrizao

Valor do bit 0 1 Parmetro P0 No utilizado Parmetro P1 Inverso de D0 Sem inverso de D0 Parmetro P2 No utilizado Parmetro P3 No utilizado (1) A troca da tampa traseira permite a conexo direta num bus AS-i de um sensor padro XUJ com sada esttica. Os sensores adaptveis so: XUJ-K06353 (sistema reflex), XUJ-K063539 (sistema reflex polarizado), XUJ-K103534 (sistema barreira), XUJ-K703538 e XUJ-K123538 (sistema de proximidade com eliminao do fundo). Consultar nosso catlogo Sensores fotoeltricos. Nota : O bit D1 no ser utilizado quando a tampa XUJ-AS1 for associada aos sensores XUJ-K703538 ou XUJ-K123538. (2) Com refletor 80 mm XUZ-C80. Para outros refletores, consultar nosso Departamento Comercial. (3) Referncia do receptor do sistema barreira. Este receptor deve ser utilizado com um emissor padro XUJ-M1000D2, com conexo por conector M12 alimentado (contatos 1 e 3): - seja por uma alimentao a 12 ou 24 V (corrente consumida 15 mA) - seja pelo bus AS-i, atravs de um mdulo de interface XZ-SDAiiiii. A alimentao por intermdio de uma sada de um mdulo tipo 4 sadas XZ-SDA04D2i ou tipo 2 entradas/2 sadas XZ-SDA22D1i (ver pgina 24), permite uma desenergizao do emissor para autoteste. (4) Sinalizao de uma instabilidade do feixe devida a lentes sujas, a um ambiente anormalmente poludo ou a um desalinhamento do sensor. No utilizado pelos sensores com sistema de proximidade (ver funcionamento dos LEDs, pgina 53).

52

Te

Componentes para o bus AS-i


Sensores fotoeltricos, tipo compacto XUJ Curvas, dimenses, conexes

Curvas de deteco Sistema barreira


do feixe cm
10 6 2 0 -2 -6 -10 20 mm 18 m

Sistema reflex polarizado


do feixe cm

Sistema de proximidade (aproximao lateral recomendada)


do feixe mm 10

6 4 2 0 -2 -4 -6 Sn 6 m

6 2 0 -2 -6 -10 Sn 0,7 m Sn 1,2 m

0,05

0,7

1,2 m

Sn

15 m

Curvas de ganho (temperatura ambiente: + 25C) Sistema barreira


Ganho 500

Objeto 20 x 20 cm 1 Branco 90% 2 Preto 6% Sistema reflex polarizado


Ganho 40 30 20 10

100 50

10 5

0,1 0,2 0,4 0,8 0,6 1

2 3 5 1015 20 4 6 D (m)

0,1 0,2 0,4 0,8 0,6 1

2 3

5 7 10 4 6 9 D (m)

Com refletor XUZ-C80 Variao da distncia sensora til S (Sistema de proximidade) Dimenses XUJ-K703538AS XUJ-KiiiiiiAS Potencimetro no mximo Potencimetro no mnimo 2,6 (6) 67 B B (1) (3) 27,2

XUJ-ZAS1

1,35

20

27,2

13 (4)

98,85

85

A 0,05

0,6 0,7 0,8

S (m)

A 0,05

XUJ-K123538AS Potencimetro no mximo


B

Potencimetro no mnimo

17

10

10 10 20 9
63

1010 32,6

A 0,05

(1) LED (4) Receptor (R) e Emissor (E) so invertidos para os A-B : Coeficiente de reflexo do alvo (2) 1 furo oblongo 4,2 x 14 modelos de proximidade com eliminao do fundo Preto 6%, Cinza 18%, Branco 90% (3) Potencimetro de sensibilidade (5) Montagem frontal (parafusos 4 fornecidos) Zona de deteco, Zona de insensibilidade (6) Somente nos modelos polarizados Conexes Funcionamento dos LEDs Conector LED amarelo aceso para D0 = 1, LED verde: controle de bom funcionamento
1 2 3

1,3 1,5 1,1

S (m)

A 0,05

0,7 0,8 S(m) 0,65

+ AS-i
4

Parametrizao Sistemas barreira e reflex Ausncia de objeto Presena de objeto no feixe no feixe P1 = 1 P1 = 0 D0 = 0
verde amarelo

Sistemas de proximidade Ausncia de objeto Presena de objeto no feixe no feixe D0 = 0 D0 = 1


verde amarelo verde amarelo

AS-i

D0 = 1
verde amarelo

Conexo da tampa XUJ-AS1 nos bornes do sensor associado


BU WH BN BK OG

D0 = 1
verde amarelo

D0 = 0
verde amarelo

D0 = 1
verde amarelo

D0 = 0
verde amarelo

Sinalizao de alarme Sistemas barreira e reflex


LED vermelho Bit D1 1 0 t t

Controle de bom funcionamento Sistemas barreira e reflex


Nvel do sinal
1,2 1 0,8

Azul Branco Marrom Preto Laranja

1 2 3 4 5 6

D1 = 0 : alarme on D1 = 1 : alarme off t = 160 ms

LED vermelho LED verde

LED apagado LED aceso Alinhamento timo

+
53

Te

(2)

62,5 30 (5)

0,4 0,5 0,35

S (m)

30

85

Componentes para o bus AS-i


Botoeiras Caractersticas

Ambiente
Certificao dos produtos Temperatura ambiente nas proximidades do aparelho Grau de proteo Suportabilidade s vibraes Suportabilidade aos choques Materiais AS-i n 06301 Para funcionamento: - 25+ 70C Para estocagem: - 40+ 70C IP 65 15 gn (f = 40500 Hz) conforme IEC 68-2-6 70 gn conforme IEC 68-2-27 (botes) Invlucro em policarbonato cinza RAL 7035 e cinza RAL 7021

Suportabilidade ao fogo do invlucro NF C 20-455: 960C, UL 94: V0 Vida mecnica Conexo 3 milhes de ciclos de manobras Por conector M12

Caractersticas eltricas
Alimentao Corrente consumida no bus Elementos de contato Sinalizadores dos botes impulso luminosos Proteo contra curtos-circuitos Pelo bus AS-i < 40 mA (XAL-S2001 e XAL-S2002), < 80 mA (XAL-S2003) 1 NF e 1 NA, 24 V, 5 mA LED, a 24 V, 20 mA (XAL-S2003) Sim, para os sinalizadores

Caractersticas de comunicao
Cdigo AS-i Bits de dados (Estados) S3.F Valor do bit Estado D0 (E) Estado D1 (E) Bits de dados (Comandos) (somente XAL-S2003) Valor do bit Comando D2 (S) Comando D3 (S) Bits de parametrizao Parmetros P0 a P3 0 Boto I livre (contato NA aberto) Boto NF pressionado (contato NF aberto) 0 Sinalizador verde apagado Sinalizador vermelho apagado No utilizados 1 Boto I pressionado (contato NA fechado) Boto NF livre (contato NF fechado) 1 Sinalizador verde aceso Sinalizador vermelho aceso

54

Te

Componentes para o bus AS-i


Botoeiras Referncia, dimenses, conexes

Referncias
Descrio Botoeiras com 2 botes impulso 22 mm Cor dos botes Boto I (contato NA) : Branco Boto 0 (contato NF) : Preto Referncia XAL-S2001 Peso kg 0,190

Boto I (contato NA) : Verde Boto 0 (contato NF) : Vermelho

XAL-S2002

0,190

XAL-S2001, XAL-S2002

Botoeiras com 2 botes impulso luminosos 22 mm (1)

Boto 1 (contato NA) : Verde Boto 2 (contato NF) : Vermelho

XAL-S2003

0,220

Dimenses
XAL-S2001, XAL-S2002 XAL-S2003 XAL-S2003 Vista frontal comum Base traseira

2x4,3
= = 104 104 30 = 48 = = = = 14 14

51 62

51 68

= 68

= =

40 54

= =

Conexes
XAL-S200i
1

+ AS-i

AS-i

(1) Botes impulso luminosos com LEDs intercambiveis. Botoeira com etiquetas preta e vermelha sem gravao.

Te

68

55

Componentes para o bus AS-i


Adaptadores para elementos de comando e de sinalizao Caractersticas

Adaptador AS-i para elementos de comando e de sinalizao


Temperatura ambiente nas proximidades do aparelho Grau de proteo Conexo Alimentao Corrente consumida no bus Entradas Sadas Cdigo AS-i Bits de dados (Estados) Bits de dados (Comandos) Bits de parametrizao Para funcionamento: - 25+ 70C Para estocagem: - 40+ 70C IP 20 2 x 4 fios de 0,6 mm2 Pelo bus AS-i < 80 mA Para 2 contatos digitais NF ou NA: 24 V, 5 mA Para 2 sinalizadores LED: a 24 V, 20 mA Com proteo contra curtos-circuitos S3.F Valor do bit Estado D0 (E) Estado D1 (E) Valor do bit Comando D2 (S) Comando D3 (S) Parmetros P0 a P3 0 Boto 1, contato aberto Boto 2, contato aberto 0 Sinalizador 1 apagado Sinalizador 2 apagado No utilizados 1 Boto 1, contato fechado Boto 2, contato fechado 1 Sinalizador 1 aceso Sinalizador 2 aceso

Adaptadores AS-i para elementos de comando e de sinalizao em circuitos impressos


Temperatura ambiente nas proximidades do aparelho Grau de proteo Modo de conexo Alimentao Corrente consumida no bus Entradas Sadas Para funcionamento: - 10 + 55 C Para estocagem: - 40+ 70 C IP 20 No circuito impresso: 16 pinos com passo de 2,54 mm Pelo bus AS-i < 280 mA Para 4 contatos digitais NF ou NA: 24 V, 5 mA Para 4 sinalizadores: a 24 V, 1,2 W, 50 mA mx. por sada Com proteo contra curtos-circuitos Co de guarda: sada = 0 aps 30 ms sem solicitao do escravo pelo mestre Por LEDs, das entradas, sadas e alimentao ZB2-BZS1i : S7.F ; ZB2-BZS2i : S7.0 Valor do bit Estado D0 (E) Estado D1 (E) Estado D2 (E) Estado D3 (E) Valor do bit Comando D0 Comando D1 Comando D2 Comando D3 Valor do bit Parmetro P0 Parmetro P1 Parmetro P2 Parmetro P3 Parmetros P0 a P3 (S) (S) (S) (S) 0 Boto Boto Boto Boto 1, 2, 3, 4, contato contato contato contato 1 2 3 4 1 2 3 4 aberto aberto aberto aberto 1 Boto Boto Boto Boto 1, 2, 3, 4, contato contato contato contato 1 2 3 4 1 2 3 4 fechado fechado fechado fechado

Visualizao Cdigo AS-i Bits de dados (Estados)

Bits de dados (Comandos)

0 Sinalizador Sinalizador Sinalizador Sinalizador 0 Sinalizador Sinalizador Sinalizador Sinalizador

apagado apagado apagado apagado aceso aceso aceso aceso piscante piscante piscante piscante

1 Sinalizador Sinalizador Sinalizador Sinalizador 1 Sinalizador Sinalizador Sinalizador Sinalizador

aceso aceso aceso aceso aceso aceso aceso aceso contnuo contnuo contnuo contnuo

Bits de parametrizao para ZB2-BZS1i

Bits de parametrizao para ZB2-BZS2i

No utilizados

56

Te

Componentes para o bus AS-i


Adaptadores para elementos de comando e de sinalizao Referncias, dimenses, ligaes

Referncias
Descrio Modo de sinalizao Posio aceso dos sinalizadores de fixao Referncia XAL-SZ1 Peso kg 0,050

Interface 2 entradas/2 sadas Contnuo Entradas para contatos digitais Sadas p/ sinalizadores LED z 24 V DL1-CJ024i (1) XAL-SZ1 Interfaces 4 entradas/4 sadas para circuitos impressos Entradas para contatos digitais Sadas para sinalizadores Contnuo

Vertical Horizontal

ZB2-BZS2V ZB2-BZS2H ZB2-BZS1V ZB2-BZS1H

0,085 0,085 0,085 0,085

Contnuo ou pisca-pisca Vertical conforme parametrizao Horizontal

Dimenses
XAL-SZ1 15 ZB2-BZSii
10

38

150

52

150

ZB2-BZSiH 60,10,1 4,2 24 19

ZB2-BZSiV 19

4,2

60,10,1

4,2 32,78 33 41,5

41,5

8,33

8,37

8,33 2,54(1)

(3) (2) 54,80,15

8,37 5,21 24

4,2 7

2,54(1)

(3) 54,80,15

(2)

(1) 16 pinos 1 mm, passo de 2,54 mm (2) Pino AS-i (3) Pino AS-i +

Ligaes
XAL-SZ1 Boto 2
AS-i + BK IN 2 BK IN 2 GR OUT 2 GR OUT 2

AS-i
BK IN 1 BK IN 1 GR OUT 1 GR OUT 1

Boto 1

Sinalizador 2 ZB2-BZSii
Alimentao E1 E2 E3 E4 S1 S2 S3 S4

Sinalizador 1 Exemplo de conexo

+ 24 V
Inibio Prog 24 V E1 E2 E3 S3 E4 S4 A2 AS-i + AS-i

DEL

0V

S1

+ 24 V

0V S1 E1 S2 E2 S3 E3 S4 E4 + 24 V 0V Prog NC AS-i + AS-i

S2

0V

(1) LED verde : DL1-CJ0243, LED vermelho : DL1-CJ0244, LED amarelo : DL1-CJ0245

Te

57

Componentes para o bus AS-i


Teclados de 12 teclas Caractersticas

Estes teclados estanques de pequenas dimenses, com teclas com resposta tctil, atendem perfeitamente a utilizao em ambiente industrial. Eles so fabricados com uma placa de elastmero compacto, na qual so presos os botes de teclas e possuem um suporte rgido de fixao para montagem em painel (2 tipos de montagem: montagem embutida ou saliente). A vedao com o painel obtida por compresso da placa de elastmero (montagem embutida) ou com junta (montagem saliente).

Generalidades
Certificao dos produtos Temperatura ambiente nas proximidades do aparelho Grau de proteo Cor das teclas Vida mecnica Curso Esforo Montagem Conexo AS-i n 08701 Para funcionamento: - 5+ 70C Para estocagem: - 40+ 80C IP 65 Cinza RAL 7032 e bege RAL 1019 3 milhes de ciclos de manobras 2 mm 2 N, resposta tctil Saliente ou embutida Por borneira extravel, 1 x 1,5 mm2

Caractersticas eltricas
Alimentao Corrente consumida no bus Pelo bus AS-i < 80 mA

Caractersticas de comunicao
Cdigo AS-i Bits de dados (Estados) S0.F N da tecla apertada 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 + Nenhuma

Valor do bit Estado D0 (E) Estado D1 (E) Estado D2 (E) Estado D3 (E) Hexadecimal Bits de parametrizao 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 1 0 0 2 1 1 0 0 3 0 0 1 0 4 1 0 1 0 5 0 1 1 0 6 1 1 1 0 7 0 0 0 1 8 1 0 0 1 9 0 1 0 1 A 1 1 0 1 B 1 1 1 1 F

Parmetros P0 a P3: no utilizados

58

Te

Componentes para o bus AS-i


Teclados de 12 teclas Referncias, dimenses, conexes

Referncias
Descrio Teclados de 12 teclas Marcao 0 a 9, +, Tipo de montagem Embutida Referncia XBL-C5012F581 Peso kg 0,090

Saliente

XBL-C5012R581

0,120

XBL-C5012F581

Dimenses
XBL-C5012F581 Recorte e furao do suporte

7 4 1 -

8 5 2 0
65,6

9 6 3 +
23,3

84,7

89,5

80

(4)

14,5 29,5 (1)

(3)

= 59,2 72

=
+0,5 0

XBL-C5012R581

(1) Conexo por borneira extravel

(1) Distanciadores, parafusos e porcas fornecidos (2) Outro tipo de fixao com paraf. M3, compr. 12 (no fornecido) (3) 1,5 nominal (4) Furao 3,2 (2) Recorte e furao do suporte

XBL-C5012R581

7 4 1 -

8 5 2 0

9 6 3 +
29,7

= 50 =
+0,5 0

(2)

50

12 (1)

89,5

810,5

97,5

80

6x3,2

22,5 (1) 78,5

(1)

= 620,5 73

(1) Conexo por borneira extravel

(1) 14 mx.

Conexes
Vista traseira Precauo na instalao Em caso de montagem do teclado num suporte metlico, este suporte dever ser aterrado.

AS-i

+ AS-i

Te

92
59

78,2 0 91

+0,5

(1)

Componentes para o bus AS-i


Colunas luminosas
Rfrences : pages 34003/3 et 34003/4 Encombrements : page 34003/5 Raccordements : page 34003/5

Caractersticas

A coluna luminosa um elemento de sinalizao tica ou sonora, utilizada principalmente para visualizar as diferentes seqncias de uma mquina e observar certos estados a distncia, nos 360 em volta da mquina. Exemplos: funcionamento/parada da mquina, falta de material, chamada do operador, sinalizao de defeito, etc. A coluna forma uma unidade de composio varivel pela montagem de quatro elementos (luminosos ou sonoros). E composta de: - uma base com bornes de conexo e dispositivo de fixao do tubo, - um elemento de adaptao AS-i, - 1 a 4 elementos luminosos de cor verde, vermelho, laranja, azul, incolor, amarelo ou elemento sonoro. - eventualmente uma tampa na parte superior, - opcionalmente, um tubo de alumnio anodizado com 100, 400 ou 800 mm de comprimento e um pedestal para a fixao. Os elementos podem ser superpostos por simples encaixe e travamento com um parafuso. A conexo eltrica entre os diferentes elementos automtica e obtida no momento da fixao mecnica. A fixao no suporte feita: - seja com 2 parafusos, diretamente na base, - seja pelo pedestal para o tubo de alumnio, com 4 parafusos. A conexo da alimentao dos elementos sonoros e luminosos feita nos bornes da base. A conexo ao bus do elemento de adaptao AS-i feita com borneira extravel.

Generalidades
Certificao dos produtos Temperatura ambiente nas proximidades do aparelho Grau de proteo Suportabilidade s vibraes Suportabilidade aos choques Materiais AS-i n 06401 Para funcionamento: -10+ 50 C Para estocagem: - 20+ 70 C IP 42 (segundo IEC 529 e NF C 20-010, ou IP 54 com jogo de junta de estanqueidade XVAC082) 5 gn (f = 10500 Hz) conforme IEC 68-2-6 25 gn, 11 ms conforme IEC 68-2-27 Elementos luminosos: em policarbonato. Base e tampa: em poliamida impregnada com fibra de vidro

Caractersticas dos elementos sonoros e luminosos


Tenso nominal de isolao Tenso de alimentao (p/ utilizao com um elemento de adaptao AS-i) Consumo Ui : 250 V conforme IEC 947-1 c ou a 1248 V, TBTP (Tenso Muito Baixa de Proteo) Elemento luminoso com circuito pisca-pisca: c 24 V: 250 mA Elemento luminoso com lmpada flash: a 24 V: 350 mA mx. (energizao: 720 mA) Elemento sonoro: a 1248 V: 1050 mA Tenso nominal de suportabilidade aos choques Tipo de lmpada U pulso = 4 kV conforme IEC 947-1 Elementos luminosos com sinalizao fixa ou pisca-pisca: lmpadas com soquete BA15d, potncia mnima 5 W, potncia mxima 7 W Elementos luminosos com circuito a descarga (lmpada flash com tubo integrado): 13,6 cds (intensidade luminosa integrada) com elemento incolor 90 db a 1 m, sinal contnuo ou intermitente. Freqncia da fundamental: 3 kHz Em bornes com parafusos imperdveis, capacidade mxima: 2 x 2,5 mm2

Elemento sonoro Ligao

Caractersticas do elemento de adaptao AS-i


Alimentao Corrente consumida no bus Sadas a rel Tipo Corrente mx. Durabilidade Pelo bus AS-i < 80 mA Contato do rel c ou a 1248 V 1A 1 milho de ciclos de manobras S8.F Valor do bit Comando D0 Comando D1 Comando D2 Comando D3 (S) (S) (S) (S) 0 Elemento Elemento Elemento Elemento 1 2 3 4 off off off off 1 Elemento Elemento Elemento Elemento 1 2 3 4 on on on on

Cdigo AS-i Bits de dados (Comandos)

Bits de parametrizao Visualizao 60

Parmetros P0 a P3

No utilizados

Elementos 1 a 4: LEDs amarelos, alimentao: LED verde

Te

Componentes para o bus AS-i


Colunas luminosas
Caractristiques : page 34003/2 Encombrements : page 34003/5 Raccordements : page 34003/5

Referncias

Elemento de adaptao AS-i


Descrio Elemento de adaptao AS-i (montagem obrigatria na parte inferior, acima da base) Referncia XVA-S102 Peso kg 0,140

XVA-S102

Elementos luminosos
Descrio Elemento luminoso flash (1 elemento mximo por coluna, montagem na parte superior) Sinalizao Com circuito a descarga Tubo integrado Tenso de alimentao a 24 V Cor Verde Vermelho Laranja XVA-C6iiiiii Azul Incolor Elementos luminosos Fixo Lmpada no fornecida (1) z 1248 V (2) Verde Vermelho Laranja Azul Incolor Amarela Com circuito pisca-pisca Lmpada no fornecida (1) c 2448 V (2) Verde Vermelho Laranja XVA-C37 Azul Incolor XVA-C46 XVA-C47 0,080 0,080 Referncia XVA-C63C0241 XVA-C64C0241 XVA-C65C0241 XVA-C66C0241 XVA-C67C0241 XVA-C33 XVA-C34 XVA-C35 XVA-C36 XVA-C37 XVA-C38 XVA-C43 XVA-C44 XVA-C45 Peso kg 0,090 0,090 0,090 0,090 0,090 0,080 0,080 0,080 0,080 0,080 0,080 0,080 0,080 0,080

XVA-C34

Nota : As colunas luminosas so fornecidas desmontadas (montagem pelo cliente). Cada elemento possui sua embalagem especfica com referncia. Composio mxima: 4 elementos luminosos ou 3 elementos luminosos + 1 elemento sonoro, a montar acima do elemento de adaptao AS-i. Elementos separados de reposio (ver referncias pgina 62). (1) Tipo de lmpada a utilizar para alimentao direta: soquete BA 15d incandescente, ver pgina 62. (2) No caso da utilizao com um elemento de adaptao AS-i, a tenso de alimentao mxima dos elementos luminosos fixos ou com circuito pisca-pisca, deve ser limitada a 48 V (tenso mxima em utilizao clssica: 230 V).

Te

61

Componentes para o bus AS-i


Colunas luminosas
Caractristiques : page 34003/2 Encombrements : page 34003/5 Raccordements : page 34003/5

Referncias

Elementos sonoros
Descrio Elementos sonoros (90 db a 1 m) XVA-C9i Intermitente a 1248 V XVA-C921 0,120 Sinal Contnuo Tenso de alimentao a 1248 V Referncia XVA-C911 Peso kg 0,120

Elementos de fixao
Descrio Referncia Para coluna sem flash XVA-C21

+
Base + tampa

Peso kg 0,135

XVA-C21

XVA-C07

Somente base

Para coluna com flash

XVA-C07

0,120

XVA-C02

Elementos complementares para fixao em tubo

Somente tubo

100 mm

XVA-C02

0,030

400 mm

XVA-C03

0,120

800 mm

XVA-C04

0,240

XVA-C01 XVA-C06

Pedestal de fixao

Plstico

XVA-C01

0,030

Metlico

XVA-C11

0,100

XVA-C12

Fixao para montagem paralela ao suporte para pedestal ou base Juntas de vedao Garante a vedao da fixao

Metlico

XVA-C12

0,350

Para base

XVA-C05

0,004

Para pedestal

XVA-C06

0,005

Elementos separados e de reposio


Descrio Jogo de juntas Para montagem IP 54 das colunas Para elementos luminosos 12 V - 5 W Referncia XVA-C082 Peso kg 0,100

Lmpadas incandescentes com soquete BA 15d

DL1-BA012

0,010

24 V - 6,5 W

DL1-BA024

0,010

48 V - 6 W

DL1-BA048

0,010

62

Te

Componentes para o bus AS-i


Colunas luminosas Dimenses, montagem, ligaes
Caractristiques : page 34003/2 Rfrences : pages 34003/3 et 34003/4

Dimenses
Colunas luminosas sem elemento "flash" com elemento "flash" (4)

(4)

(1) (4) (3)


(5) (3)
b

(2) (1) = 42 68 =

Nmero de elementos luminosos ou sonoros (3) 1 2 3 4 (1) XVA-C21 (2) XVA-S102 (3) XVA-C3i, C4i ou C9i (4) LED

b
(2)

159 211 263 315


=

(1) 42 68 =

Nmero de elementos luminosos ou sonoros (3) 0 1 2 3 (1) XVA-C07 (2) XVA-S102 (3) XVA-C3i, C4i ou C9i (4) XVA-C6iiiii (5) LED

b 233 285 337 389

Tubo XVA-C0i e pedestal de fixao XVA-Ci1

Furo ou rosca do suporte Para fixao direta

Para fixao em tubo com pedestal

4x5/M5 (1)

(1) 2x4 ou M4
54
b

(1)

42
54

54 68

16

XVA- C02 C03 b 63 363 (1) Tubo 25 mm

C04 763 (1) 25 mm

Montagem, ligaes
Montagem dos elementos Elemento 4 Elemento 3 Elemento 2 Elemento 1 XVA-S102 Base XVA-C21, C07 Ligaes Base (vista de cima) Ligao da alimentao dos elementos sonoros e luminosos Elemento de adaptao AS-i

+/
D3 D2 D1 D0

ASI BUS

AS-i

+ AS-i

(1)

(2)

(1) Alimentao dos elementos sonoros e luminosos (2) Alimentao do elemento AS-i

Te

63

Anda mungkin juga menyukai