Anda di halaman 1dari 4

EMENTA DISCIPLINA: INTRODUO Psicopedagogia

O Campo da Psicopedagogia quanto ao seu contexto histrico de desenvolvimento, rea de atuao, de conhecimento e de pesquisa Bases epistemolgicas tica profissional.

JUSTIFICATIVA
Realidade brasileira - baixo aproveitamento dos alunos, alto ndice de reprovao e evaso escolar. Faz-se necessria a formao de profissionais que disponham de uma viso ampla dos processos de aprendizagem humana para atuar buscando caminhos e solues para as situaes de dificuldades de aprendizagens.

PROF. CRISTIANE ANDRADE

ESTRUTURA DA DISCIPLINA
TEMA 1

ESTRUTURA DA DISCIPLINA
TEMA 1

ESTRUTURA DA DISCIPLINA
TEMA 2

O Campo da Psicopedagogia
CONTEDO 1

O Campo da Psicopedagogia
CONTEDO 3

Bases Epistemolgicas da Psicopedagogia


CONTEDO 1

Breve Histrico da Psicopedagogia A Construo da Identidade do Psicopedagogo

Relao entre Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia e suas especificidades. Psicopedagogia: Um Outro Olhar, uma Nova Prtica.

A Psicopedagogia e seu Objeto de Estudo Concepes Tericas

CONTEDO 2

CONTEDO 4

CONTEDO 2

ESTRUTURA DA DISCIPLINA
TEMA 2

OBJETIVO GERAL
Introduzir a discusso acerca deste campo de atuao, de pesquisa e de conhecimento, de modo a favorecer que os futuros psicopedagogos se apropriem dos principais conceitos e ampliem a viso sobre o mesmo. Favorecendo a construo de conhecimentos acerca dos fundamentos da Psicopedagogia, bem como a evoluo da sua histria no Brasil e no mundo, atravs das diferentes correntes tericas que constituram esse processo.

Bases Epistemolgicas da Psicopedagogia

CONTEDO 3

O problema de aprendizagem no contexto educacional brasileiro A tica do Trabalho Psicopedaggico

CONTEDO 4

CONTEDO
Favorecendo ao docente um espao de reflexo sobre a construo da identidade da Psicopedagogia, segundo metodologias e reas de atuao. Viabilizando um espao de reflexo e posicionamento crtico acerca da tica do trabalho psicopedaggico. Breve Histrico da psicopedagogia A Construo da Identidade do Psicopedagogo Relao entre Psicologia, Pedagogia e Psicopedagogia e suas especificidades Psicopedagogia: Um Outro Olhar, uma Nova Prtica

Contexto Histrico
Incio sec. XX: GrandesTransformaes Fim 1Guerra Desenvolvimento econmico/ poltico/ social Era industrial valorizao da produtividade

Avanos Cientficos
No campo da medicina Estudar o crebro dos soldados que sofreram leses em combate. Desse modo, foram estabelecidas relaes entre as regies do crebro afetadas e a respectivas funes comprometidas

Origens da Psicopedagogia:
Final sec. XIX: Educadores, psiquiatras e neuro-psiquiatras preocupavam-se com as variantes que interferiam na aprendizagem Comearam a organizar novos mtodos para a educao infantil

Origens da Psicopedagogia:
2 metade do sec. XX: Fundao dos primeiros Centros Psicopedaggicos na Europa Objetivo: Atender pessoas que apresentavam dificuldades para aprender apesar de serem inteligentes.

Origens da Psicopedagogia:
Preocupao da poca

Origens da Psicopedagogia:
A psicopedagogia surge da necessidade em atender crianas com problemas relativos aprendizagem numa perspectiva de reeducao escolar, tendo inicialmente um carter mdico-pedaggico.

Origens da Psicopedagogia:
Observava-se que os problemas, apresentados por algumas crianas, tornavam-nas inaptas dentro do sistema convencional de educao e eram vistos como uma situao desencadeadora de outros problemas, inclusive o fracasso e a evaso escolar.

Estabelecer diagnsticos diferenciais entre indivduos que apesar de serem inteligentes no aprendiam e os que eram portadores de alguma deficincia mental, fsica ou sensorial.

1 Centro de Psicopedagogia
Paris Direo mdica e pedaggica Caracterstica - utilizao conjunta de conhecimentos da rea da Medicina, Pedagogia, Psicologia e Psicanlise Aplicao dos pressupostos tericos da psicanlise na educao infantil origem psicopedagogia clnica

A Psicopedagogia no Brasil
Dcada de 70 Incio dos cursos de especializao em psicopedagogia Influncia da psicopedagogia argentina Inicialmente - considerada prtica dependente da medicina e da psicologia Enfoque inicial readaptao escolar Constituio campo de conhecimento independente delimitao do objeto

Campo de Atuao
Clnica Institucional: Escolas particulares e pblicas (municipais, comunitrias,estaduais) Creches ONGS Centros de sade Hospitais Empresas Faculdades Universidades

A prxis psicopedaggica
Fundamenta-se: No conhecimento dos processos de aprendizagem em seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais Na atuao tanto no processo normal do aprendizado como na percepo de dificuldades (diagnstico) Na interferncia no planejamento das instituies e no trabalho de re-educao (terapia psicopedaggica)

O psicopedagogo em instituio escolar


Atua conjuntamente com a equipe escolar imbuido em construir um espao favorvel de ensino-aprendizagem. Funo de analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituio.

O psicopedagogo em instituio escolar


Prope e ajuda o desenvolvimento dos projetos favorveis a mudanas, socializao de conhecimentos disponveis. Promoo do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

O psicopedagogo em instituio escolar


Promove a construo de normas de conduta inseridas num projeto social mais amplo. Olhar para o processo de ensino e aprendizagem, trabalhando com o professor e com o aluno, dentro do grupo.

O psicopedagogo clnico
Realizao de diagnsticos Orientao Atendimento, tratamento e investigao dos problemas emergentes nos processos de aprendizagem Esclarecimento dos obstculos que interferem em uma boa aprendizagem

O psicopedagogo clnico
Auxlio ao desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados Realizao do diagnstico-psicopedaggico, dando uma nfase especial nas possibilidades e perturbaes da aprendizagem Realizao de orientao de pais e professores Orientao vocacional operativa em todos os nveis educativos.

A CONSTRUO DA IDENTIDADE DO PSICOPEDAGOGO


Identidade vinculada atuao clnica e institucional Vinculada ao processo de aprendizagem Psicopedagogo situa-se como sendo um profissional ligado historicamente educao

A identidade do psicopedagogo Perspectivas contemporneas


Alicerada a partir de uma prtica relacional. O trabalho do psicopedagogo pressupe uma relao entre pessoas. No se trata de uma relao qualquer, mas de um encontro entre educador e educando, em que o psicopedagogo precisa estar atento ao seu papel e assumir sua funo de educador, numa postura que se traduz em interesse pessoal e humano.

Psicopedagogia: Um Outro Olhar, uma Nova Prtica


Novas perspectivas de abordagem do objeto de estudo - A dificuldade de aprendizagem Tema que deve ser estudado levando-se em conta todas as esferas em que o indivduo participa (famlia, escola, sociedade, etc...)

Contribuio da Psicopedagogia
Multicausalidade e multideterminao das dificuldades de aprendizagem Necessidade de se trabalhar (investigar e cuidar) diferentes dimenses da vida do indivduo com dificuldades Promover uma anlise mais aprofundada de tudo relativo aprendizagem proporcionando uma reestruturao e reinterpretao do verdadeiro fator que leva s dificuldades de aprendizagem, reconhecendo-se que essas dificuldades fazem parte de um sistema bio-psicosocial que envolve a criana, a famlia, a escola e o meio social em que vive.

O Papel da Psicopedagogia
Enquanto rea de conhecimento multidisciplinar interessa a Psicopedagogia compreender como ocorre os processos de aprendizagem e entender as possveis dificuldades situadas neste movimento. Prof. Joo Beauclair (2004)

Referncias Bibliogrficas
S conseguiremos mediar as dificuldades de aprendizagem, quando fizermos da aprendizagem um processo significativo, no qual o conhecimento a ser aprendido e apreendido faa algum sentido para o aluno no somente na sua existncia educacional como tambm na sua vida cotidiana.
BEAUCLAIR, J. Psicopedagogia, Trabalhando Competncias, Criando Habilidades. Rio de Janeiro, WAK Editora, 2004 BOSSA, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuies a partir da prtica. Porto Alegre, Artes Mdicas, 2000. SILVA, M. C. A. Psicopedagogia: em busca de uma fundamentao terica. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1998.

Anda mungkin juga menyukai