Anda di halaman 1dari 9

DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1677-2954.

2012v11n3p289

O CONCEITO DE LEI EM HANNAH ARENDT THE CONCEPT OF LAW IN HANNAH ARENDT


SNIA MARIA SCHIO1 (UFPel / Brasil) CLUDIA CARNEIRO PEIXOTO2 (UFPel / Brasil)

RESUMO Hannah Arendt (1906-1975) embora no tenha sistematizado uma Teoria ou Filosofia do Direito escreveu, em vrias obras, apontamentos acerca dos Direitos Humanos e sobre a lei. E nesse sentido que se pode perguntar: qual a concepo de lei em Arendt? Na hiptese a ser desenvolvida, Arendt parte de uma crtica s Declaraes de Direitos Humanos, pensando a lei por um vis republicano, ligado poltica e ao cidado participante e responsvel. Palavras-chave: Hannah Arendt, Direitos Humanos, lei, poltica, cidadania.

ABSTRACT Abstract: Although not having organized a theory or philosophy of law, Hannah Arendt (1906-1975) conceived, in several works, notes on Human Rights and the law. And it is this sense that we can ask: what is the conception of law in Arendt? In the hypothesis to be developed, Arendt part of a critics the Declarations of Human Rights, thinking the law by a Republican bias, linked to politics and at citizen participating and responsible. Keywords: Hannah Arendt, Human Rights, law, politics, citizenship.

Hannah Arendt (1906-1975) foi uma pensadora da poltica, tanto em suas abordagens terico-filosficas quanto em sua compreenso dos eventos empricos. Dessa perspectiva partem seus questionamentos sobre os eventos marcantes do sculo XX e suas reflexes relativas ao Direito e lei, os quais, ao lado da categoria do poder, constituem os pilares conceituais que, desde a Antiguidade sustentam os vrios tipos de governos (cf. ARENDT, 2011b, p. 275). Arendt no escreveu qualquer obra em que sistematizasse suas concepes acerca da Filosofia do Direito ou em que se detivesse apenas sobre o campo do Direito. Entretanto, pode-se encontrar este enfoque em recortes esparsos, com maior especificidade em Origens do Totalitarismo, A Condio Humana, Crises da Repblica, Sobre a Revoluo entre outros. Em Origens do Totalitarismo, ela aborda a questo dos Direitos Humanos sob o pano de fundo do Fenmeno Totalitrio, mais detidamente, o Nazista, o qual a levou, bem como muitos
ethic@ - Florianpolis v.11, n.3, p. 289 297, Dez. 2012.

SCHIO, S.M., PEIXOTO, C.C. O conceito de lei em Hannah Arendt

290

outros pensadores, em especial aps a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a guiarem suas reflexes pela perplexidade diante de fatos como a produo de cadveres em srie. A partir de uma longa anlise que perpassa a histria, a poltica, a sociologia e o mbito cultural (cf. ARENDT, 1989, p. 444-445, por exemplo), ela enfatiza que h a necessidade de que cada pessoa tenha o direito a ter direitos no mbito de uma proteo internacional e no somente como consequncia de uma dada nacionalidade - como nico modo de preservar a cidadania e, por conseguinte, a dignidade humana. Nesse vis, a apreciao que Arendt empreende dos cdigos garantidores dos direitos humanos, desde a Independncia dos Estados Unidos (1776) at a Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948),3 constitui uma crtica ao carter abstrato dos indivduos a serem protegidos e amparados. A crtica arendtiana fixa-se na ineficcia dos Direitos Humanos quando confrontados com situaes extremas, como a vivenciada em Estados Totalitrios. Segundo ela (1989, p. 498):
Isso s pde acontecer porque os Direitos do Homem, apenas formulados mas nunca filosoficamente estabelecidos, apenas proclamados mas nunca politicamente garantidos, perderam, em sua forma tradicional, toda a validade.

Dito de outra forma, a defesa dos Direitos Humanos, estabelecida por meio dos princpios norteadores das Declaraes de Direitos, no foi politicamente garantida. As Declaraes proclamadas e positivadas por regras e normas constitucionais no foram suficientes para impedir o extermnio em massa de judeus, ciganos e outros, o que ficou demonstrado pelo Nazismo, pois os crimes cometidos por esta forma de dominao suplantaram qualquer tipologia positivada.4 A incapacidade dos cdigos de Direitos Humanos de salvaguardar a vida e a dignidade dos seres humanos, segundo Arendt, deveu-se ao fato de, na Modernidade, os indivduos terem se tornado povo, descaracterizando-se como pessoas individuais e reais. A pessoa em si, abstrata, torna-se vulnervel perda da personalidade jurdica, da sua identidade e singularidade, o que ocorreu largamente nos campos de concentrao e de extermnio, tanto Nazistas como Stalinistas. Por sua postura quanto aos Direitos Humanos, Arendt foi criticada, tendo repercutido entre seus comentadores (por exemplo, ROVIELLO, 1987 e LAFER, 1988), que trataram de esclarecer que a autora no era contra a existncia das Declaraes de Direitos Humanos. O que ela problematizou foi a justificao e a eficcia das Declaraes, pois mesmo aps 1948 e at os dias de hoje vive-se sob o signo da violao e do desrespeito aos direito ditos humanos. Desta feita, sob o prisma arendtiano, a abstrao do sujeito de direito provoca a abertura para o
ethic@ - Florianpolis v. 11, n. 3, p. 289 297, Dez. 2012.

291

SCHIO, S.M., PEIXOTO, C.C. O conceito de lei em Hannah Arendt

descarte de vidas como suprfluas, uma vez que a legalidade calcada em abstraes insuficiente para coibir os abusos de um governo tirnico ou totalitrio contra os indivduos. Isto , basta que sejam elencados motivos aparentemente razoveis como na contemporaneidade, o terrorismo5 para que os direitos humanos deixem de ser efetivos e possam ser esquecidos ou contornados, o que concretamente significa serem violados em prol de ideias como a de justia, por exemplo, o que corrobora o insucesso da acepo naturalista das Declaraes de Direitos Humanos. Por outro lado, a distino entre legalidade e legitimidade luz dos regimes totalitrios evidencia que estes no precisavam eliminar as leis, restringindo-se a torna-las flexveis e inoperantes com base em princpios transcendentes, absolutos e inquestionveis como as leis da natureza no caso do Nazismo e da Histria no caso do Stalinismo (cf. ARENDT, 2009, p. 147). A deformao do humano em funo da Natureza ou da Histria converte a humanidade em raas e em unidades naturais-orgnicas (cf. ARENDT, 2005b, p. 29). Esse quadro sugere Arendt uma concepo de humanidade, no como a encarnao de um homem abstrato, manipulvel de acordo com ideologias dominantes, mas na acepo de pluralidade capaz de assegurar, no mbito internacional, uma cidadania comum a todos e sedimentada no mais elementar que o direito a ter direito. Ou como asseverado por ela (1989, p. 332):
Esta nova situao, na qual a humanidade assumiu de fato um papel antes atribudo natureza ou histria, significaria nesse contexto que o direito a ter direito, ou o direito de cada indivduo de pertencer humanidade, deveria ser garantido pela prpria humanidade.

Estas consideraes convergem para o desenvolvimento da ideia do que sejam as leis em Arendt, as quais (1989, p. 515) destinam-se primariamente a funcionar como elementos estabilizadores para os movimentos do homem, que so eternamente mutveis. Esta mutabilidade parte do movimento ininterrupto dos assuntos humanos, denominao de Arendt para as atividades e temas que renem os seres humanos em um espao chamado de pblico, que se materializa por meio da ao e que tem na condio humana da natalidade a potencialidade da chegada positiva ou no do novo. A novidade acrescida ao mundo pelos novatos, isto , pelos seres humanos que passam a integrar o mundo humano pelo fato de nascerem, expondo-o a constante ameaa, assim como s instituies estabelecidas (cf. ARENDT, 2010, p. 308).
ethic@ - Florianpolis v. 11, n. 3, p. 289 297, Dez.2012.

SCHIO, S.M., PEIXOTO, C.C. O conceito de lei em Hannah Arendt

292

Como j acentuado, a autora rejeita quaisquer condicionantes como a natureza ou a histria (1989, p. 324-325), a fim de centrar-se no homem, visando a deixar intacta a pessoa humana. Deste modo, a lei atua como um invlucro do eu, revestindo o homem de uma personalidade jurdica. Consequentemente, no o homem em sua nudez ou abstrao que adentra um tribunal para pleitear seus direitos ou responder por seus atos, mas um sujeito portador de direitos e obrigaes (cf. ARENDT, 2011, p. 141). Para embasar sua tese, Arendt retoma o debate sob a perspectiva da Antiguidade greco-romana. Na polis grega, exemplo caro autora, a lei nomos era concebida como um muro,6 fronteira que delimitava o espao em que os cidados estavam abrigados e podiam vivenciar a poltica (cf. ARENDT, 1989, p. 444). A lei institua um espao entre os homens, pois lhes concedia um estatuto jurdico que os habilitava a fazer parte de um espao pblico ou comum, na qualidade de cidados. Este espao era regido pela igualdade que, por sua vez, no era oriunda de uma natureza humana, mas derivava de uma conveno artificial, ou seja, um predicado do mundo feito pelos homens (ARENDT, 2011, p. 59). Para Arendt, a igualdade, convencionada pelas leis, possibilita que a condio humana da pluralidade se concretize, pois apenas por meio desta igualdade vivida no domnio pblico que os homens podem se distinguir na pluralidade. Nos termos da autora (ARENDT, 2010, p. 220): No homem, a alteridade, que ele compartilha com tudo o que existe, e a distino, que ele partilha com tudo o que vive, torna-se a unicidade, e a pluralidade humana a paradoxal pluralidade de seres nicos. Na polis cada um podia participar ativa e diretamente do poder por meio do discurso, anuindo ou discordando e, acima de tudo, vivendo como um ser distinto e nico entre iguais (idem, 2010, p 223). A principal limitao de tal vida poltica est na quantidade daqueles que eram tidos como cidados, e no na qualidade. A primeira, segundo Arendt, precisa ser ampliada e o caminho a poltica. Para tanto, ela se serve das concepes de Montesquieu, quando esse trata das instituies, inserindo-se nesse contexto como uma pensadora da Repblica. Nesse vis, a repblica, entendida por ela como aquela que, ao colocar os trs poderes em correlao e em corresponsabilidade, bem como em igualdade, a que lhe parece ser a mais adequada ao mundo contemporneo, contrariando tanto Rousseau quanto Kant. O segundo ponto, vale dizer, a qualidade da experincia poltica legada por eles, precisa ser deixada no horizonte, como um modelo.
ethic@ - Florianpolis v. 11, n. 3, p. 289 297, Dez. 2012.

293

SCHIO, S.M., PEIXOTO, C.C. O conceito de lei em Hannah Arendt

A lex romana, por seu turno, tinha como base a res publica, isto , o bem coletivo.7 A lei era instaurada a partir de uma discusso em conjunto,8 naquilo que se denomina atualmente de pacto. Ccero um representante dessa forma de conceber a vida poltica, momento em que a oratria, o falar bem em pblico, torna-se importante, junto retrica e filosofia. Para Arendt (apud AMIEL, 2007, p. 80), a poltica e, consequentemente, a lei romana, baseavam-se na trade: autoridade, tradio e religio, que personificava a crena no carter sagrado da fundao de Roma. Desta sacralidade da fundao emergia a autoridade mantida pela tradio. Observe-se que, na contemporaneidade, a trade romana foi substituda pela crena no progresso e no futuro infindvel (cf. ARENDT, 2009, p. 98). No tocante Idade Mdia, apesar da aparncia de que Arendt pouco se valeu de seus contedos quanto poltica, pode-se afirmar que ela extraiu o importante conceito de amor de Agostinho, transformado-o em amor mundi, o qual somado humanitas de Ccero permitiramlhe direcion-los poltica: o amor pelo mundo e pelo homem obtido somente quando possvel viver organizado politicamente com e entre iguais, os outros seres humanos, partilhando o mesmo espao fsico, a Terra. Por isso, os homens precisam preservar o mundo, legando-o s geraes vindouras. Outro pensador desse perodo, mesmo que mais tardio, e que no pode ser contornado Maquiavel, cuja contribuio ao pensamento arendtiano centra-se, acima de tudo, na concepo da vida poltica como uma juno da virt com a fort. Ou seja, para que haja uma vivncia poltica autntica necessrio um carter correto e um contexto propcio. A Idade Moderna propicia Arendt importantes referncias, entre as quais pode-se destacar aquelas apropriadas de Kant, como a questo dos juzos determinantes e reflexionantes ou reflexivos , presentes na obra Crtica da faculdade do juzo, sem os quais a lei no existiria. Os primeiros so aqueles comumente utilizados na aplicao da lei: i) do geral, a lei, conhecida; ii) o caso particular em questo; e a iii) deduo lgica da concluso. Os juzos reflexionantes, por seu turno, so de difcil aplicao, mesmo na vida cotidiana, pois a busca de um geral inexistente para julgar, apesar de ser possvel para Kant e Arendt, no uma tarefa simples. Ainda quanto s convergncias com Kant, podem-se citar os temas da publicidade, da comunicabilidade, entre outros, assim como existem divergncias, por exemplo, em relao atitude arendtiana frente rigidez dos imperativos kantianos. Outra diferena relevante nos dois autores encontra-se no conceito de Histria: para Arendt no h um fio condutor, progresso ou processo na Histria, devido ao valor que ela concede ao humana.
ethic@ - Florianpolis v. 11, n. 3, p. 289 297, Dez.2012.

SCHIO, S.M., PEIXOTO, C.C. O conceito de lei em Hannah Arendt

294

Nesse contexto, a lei, para Arendt, tanto um abrigo

que protege e que assegura o

espao para a poltica, quanto a que permite a formao de redes de comunicao (cf. ARENDT, 1989, p. 517). Para possuir legitimidade, a lei no pode advir de algo distinto do homem: ela precisa de seu consentimento efetivo. E isso um problema autenticamente poltico, com resultados inesperados advindos da ao e, portanto, sujeitos mudana, devido natalidade. Como teoriza Arendt (2011b, p. 277): Cada novo nascimento ameaa a continuao da polis, pois em cada novo nascimento um novo mundo potencialmente vem a existir. guisa de consideraes finais, pode-se aduzir que a legitimidade arendtiana filia-se a uma viso de cunho republicano, o que implica em afirmar que o papel da lei de ordenar, regular e proteger exige a preexistncia de categorias como a autoridade e o poder, e que ter como ressonncia uma cidadania ativa, em que todos so a um s tempo partcipes e responsveis pela efetivao das leis. Em outras palavras, todos os homens so igualmente poderosos e no necessitam da interveno ou mediao de princpios transcendentes, como a Natureza ou a Histria (cf. ARENDT, 2011b, p. 285). Assim, o conceito de lei em Arendt est calcado no ser humano, real e participante na comunidade, cuja dignidade no advm do nascimento, mas de sua entrada no mundo como um ser humano. O mundo, ento, uma criao, uma atuao na physis a partir de trabalho dos homens, da elaborao de artefatos, entre eles a lei que, por sua vez, delimita o espao pblico e poltico, conferindo-lhe a igualdade na pluralidade, o respeito diferena, pois deste modo o humano entendido como portador de dignidade exclusivamente por ser humano, que Arendt radica na dimenso mais elementar do direito a ter direito.

ethic@ - Florianpolis v. 11, n. 3, p. 289 297, Dez. 2012.

295

SCHIO, S.M., PEIXOTO, C.C. O conceito de lei em Hannah Arendt

Notas
1

Professora Adjunta do Curso de Graduao e do Mestrado em Filosofia da UFPel; e-mail: soniaschio@hotmail.com. Mestranda em Filosofia Poltica pela UFPel; e-mail:dianoia11@hotmail.com.

Arendt distingue a Declarao de Direitos americana da Declarao dos Direitos do Homem francesa. Na Declarao francesa, os direitos so inerentes natureza do homem, sem relao alguma com seu estatuto poltico, em uma tentativa de reduzir a poltica natureza; ao passo que, a Declarao americana pretendia instituir formas de controle permanentes a todo poder poltico e, portanto, pressupunha a existncia de um corpo poltico e o funcionamento do poder poltico (ARENDT, 2011, p. 150-151). Isto restou evidenciado nos julgamentos que ocorreram em Nuremberg e no Caso Eichmann, que denotaram a falncia dos paradigmas norteadores das instncias de justificao e de aplicabilidade do Direito (cf. LAFER, 1988, p. 77). A priso de Guantnamo um exemplo de violao aos Direitos Humanos como prova da ineficcia destes mesmos direitos em situaes em que os motivos so aparentemente suficientes para embasar as arbitrariedades.

A lei , por assim dizer, algo por meio de que a polis ingressa em seu viver, algo que ela no pode abolir sem perder sua identidade e cuja violao um ato de hybris, a transgresso de um limite interposto prpria vida. A lei no vlida fora da polis, seu poder vinculante s se aplica ao espao que ela encerra e delimita. Mesmo para Scrates, infringir a lei e ultrapassar as fronteiras da polis so, literalmente a mesma coisa (ARENDT, 2009, p. 243).
7

Ao expor a relevncia da lei para conferir estabilidade aos negcios humanos, a autora deseja resgatar dos gregos antigos a noo de lei mural, nomos, e dos romanos, a lex no sentido de fundao e aliana, respectivamente. Estas caracterizaes da lei so essenciais e esto entrelaadas esfera pblica e sua importncia tanto entre os gregos quanto entre os romanos, como torna patente a autora (ARENDT, 2004a, p. 66). Segundo ela, a polis era, para os gregos, o que a res publica foi para os romanos: a garantia contra a futilidade da vida individual, o espao protegido contra essa futilidade e reservado relativa permanncia, seno imortalidade, dos mortais. A diferena, em Roma, entre a pessoa e o cidado tambm era significativa: a distino entre o indivduo privado em Roma e o cidado romano residia no fato de que este ltimo tinha uma persona, uma personalidade jurdica, como diramos; era como se a lei lhe tivesse atribudo o papel que deveria desempenhar no palco pblico, mas com a condio de que sua voz se fizesse ouvir (ARENDT, 2011, p. 148). Ou em uma verso negativa: a ausncia de lei insuportvel aos indivduos, pois destri a segurana fornecida pela personalidade jurdica. As normas jurdicas por mais injustas que possam ser, estabilizam a vida humana, porque contm critrios, e esses servem de limite, de parmetro s aes, seja populao, seja aos governantes (SCHIO, 2006, p. 48).

ethic@ - Florianpolis v. 11, n. 3, p. 289 297, Dez.2012.

SCHIO, S.M., PEIXOTO, C.C. O conceito de lei em Hannah Arendt

296

Referncias Bibliogrficas

ADEODATO, Joo Maurcio Leito. O problema da legitimidade: no rastro do pensamento de Hannah Arendt. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1989a. AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceo. Trad. Iraci D. Poleti. So Paulo: Boitempo, 2004. (Coleo Estado de Stio) AMIEL Anne. Le vocabulaire de Hannah Arendt. Paris: Ellipses, 2007. ARENDT, Hannah. As Origens do Totalitarismo Antissemitismo, Imperialismo, Totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. _____. Eichmann em Jerusalm: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. Jos Rubens Siqueira. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. _____. A dignidade da poltica. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1993. _____. A Condio Humana. Trad. Roberto Raposo, posfcio de Celso Lafer. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004a. _____. Crises da Repblica. Trad. Jos Volkmann. 2 ed., So Paulo: Nova Perspectiva, 2004b. _____. Compreender: formao, exlio e totalitarismo (ensaios - 1930-1954). (Trad. Denise Bottmann; organizao, Introduo e notas Jerome Kohn) So Paulo/Belo Horizonte: Companhia das Letras/Editora UFMG, 2008. _____. A promessa da poltica. Organizao e introduo de Jerome Kohn. Trad. Pedro Jorgensen Jr. 2 ed., Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. _____. A Condio Humana. Trad. Roberto Raposo. Reviso tcnica e apresentao de Adriano Correia. 11 ed., Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2010. _____. Sobre a Revoluo. Apresentao Jonathan Schell e trad. de Denise Bottmann. So Paulo: Companhia das Letras, 2011. _____. A grande tradio in O que nos faz pensar. Trad. de Paulo Eduardo Bodziak e Adriano Correia. Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, v. 29, maio de 2011. (272-298) BEINER, Ronald. Hannah Arendt et la facult de juger. ARENDT, Hannah. Juger sur la philosophie politique de Kant, Paris : Seuil, 2003. (131-221) DALLONES, Le courage de juger ; ARENDT, Hannah. Juger sur la philosophie politique de Kant, Paris : Seuil, 2003. (222-244)
ethic@ - Florianpolis v. 11, n. 3, p. 289 297, Dez. 2012.

297

SCHIO, S.M., PEIXOTO, C.C. O conceito de lei em Hannah Arendt

KANT, Immanuel. paz perptua e outros opsculos. Lisboa: Edies 70, 1988. _____. Crtica da faculdade do juzo. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1993. LAFER, Celso. A reconstruo dos direitos humanos Um dilogo com o pensamento de Hannah Arendt. So Paulo: Companhia das Letras, 1988. _____. Hannah Arendt Pensamento, persuaso e poder. 2 ed., revista e ampliada. So Paulo: Paz e Terra, 2003. MONTESQUIEU, Charles-Louis de Socondat. Do esprito das leis. Traduo, introduo e notas de Edson Bini. Bauru, SP: EDIPRO, 2004. (Srie Clssicos) ROVIELLO, Anne-Marie. Senso comum e modernidade em Hannah Arendt. Trad. Bndicte Houart e Joo Filipe Marques. Lisboa: Inst. Piaget, 1987. SCHIO, Snia Maria. Hannah Arendt: histria e liberdade (da ao reflexo). Caxias do Sul, RS: EdUCS, 2006. VET, Miklos. Coerncia e terror: introduo filosofia poltica de Hannah Arendt. Filosofia Poltica 5. Porto Alegre/So Paulo: L&PM, 1989. (68-100).

ethic@ - Florianpolis v. 11, n. 3, p. 289 297, Dez.2012.

Anda mungkin juga menyukai