Anda di halaman 1dari 88

Se a mediunidade falasse...

Marcos

Se a Mediunidade falasse...
Fortaleza 2011

Se a mediunidade falasse...

3
Ficha Catalogrfica
M313m Marcos Se a mediunidade falasse.../Marcos. Fortaleza: [S.n.], 2011. 86p. 1.Mediunidade I. Ttulo
CDD: 133.9

Se a mediunidade falasse...
Sumrio

Prefcio (Ivan de Albuquerque).................05 Cena I No ptio de um Centro Esprita................08 Cena II No jardim...............................................11 Cena III Sob as estrelas......................................19 Cena IV Trs exemplos de jovens mdiuns..........22 Cena V Na casa de Felipe.................................27 Cena VI No Centro Esprita............................34 Cena VII Observando certos espritas................40 Cena VIII Na Escola......................................64

Se a mediunidade falasse...
Prefcio
Jovem amigo,
Outrora foram os Profetas que anunciavam a grandeza de Deus e lembravam a necessidade de se implantar a justia no mundo. Depois, veio o prprio Cristo ensinar que a justia apenas alcanada com o amor. Hoje, sois seguidores de Allan Kardec, esprito luminoso que amparado por Jesus explicou aos homens as Leis do universo, fazendonos entender que apenas a evoluo moral, alcanada por meio do aprimoramento individual, facultar a criatura aproximar-se do Criador e - inspirada pelas justas Leis universais - tornar-se apta a implantar o Reino de Deus na Terra.

Se a mediunidade falasse...
Amigo, contamos contigo nessa construo que inicia em si mesmo e que deve se estender aos casebres, s casas de vcios e aos hospcios que cuidam das vtimas dos excessos de prazeres materiais. Cuida que tua tarefa no deve ser a da formalidade social, mas a da transformao anunciada pelo Cristo de Deus, pois o Consolador est convosco! Nesse instante, ns esperamos com o corao empolgado que tu estejas com Ele em teus atos, palavras e pensamentos. Em nossa esfera de ao, reconhecemos o teu valor, o teu potencial e a bondade que existe em teu corao, por isso te pedimos: no desperdices tantas ddivas que carregas em nome da inferioridade. Sede nobre, corajoso e destemido! Estamos convosco e estaremos juntos at o fim dos tempos da iniqidade. Juntos, eu, voc e a falange do Cristo iluminaremos a Terra! Muita paz, do amigo, Ivan de Albuquerque.

Se a mediunidade falasse...

Se a mediunidade falasse...
Cena I

No ptio de um Centro

Esprita
Ao atravessar o ptio de um centro esprita, a senhora Mediunidade passa perto de um jovem que a cumprimenta. -Bom dia, senhora. -Bom dia, responde a Mediunidade assustada. Quem seria este jovem? Ele me cumprimentou! Coisa estranha... H tanto tempo isso no acontecia. Ela voltou curiosa e perguntou: -Como voc se chama? -Felipe. -E quantos anos voc tem? -14 anos senhora. Estranho, desde a poca do Chico Xavier e da Ivonne Pereira no conversava tranquilamente com um jovem dessa idade. Pensou. -Diga-me: voc esprita? Faz tempo que frequenta este centro? Perguntou a Mediunidade interessada. -Sou esprita desde os onze anos, mas ainda no tive a oportunidade de frequentar um centro esprita. Este o meu primeiro dia.

Se a mediunidade falasse...
Ah, agora entendo a naturalidade com que ele conversa comigo, ainda no tinha sido educado pelo atual movimento esprita! Pensou a Mediunidade. -Entendo meu amigo, posso lhe chamar de amigo? -Claro, senhora! Sempre quis lhe conhecer. Sinto-me defasado em no conhec-la, afinal como ser esprita sem ter contato constante com a senhora? A senhora Mediunidade sorriu, seus olhos encheram-se de lgrimas. Estava emocionada. Ser que iria poder conversar novamente com os jovens? Pensava. Neste instante, passou pelo ptio o dirigente dos estudos medinicos, ela assustouse. Se o dirigente encontrasse com o jovem, bastariam alguns minutos de conversa, e tudo estaria perdido! O dilogo entre ela e o jovem aconteceria apenas depois de duas ou trs dcadas, por meio da obsesso, e no de forma equilibrada como ela gostava. Ao lembrar-se de tantos jovens com depresses e angstias por causa das influncias espirituais inferiores, seu corao entristeceu-se, teria que fazer alguma coisa, pelo menos este jovem ela queria ajudar... Enquanto pensava, o dirigente passou sem nada perceber. - Ufa! Foi por pouco. Disse a Mediunidade.

Se a mediunidade falasse...
-O que foi senhora? Perguntou Felipe. -Nada, meu filho. Vamos conversar no jardim, mais calmo.

10

Se a mediunidade falasse...
Cena II

No Jardim

Sentados sob uma rvore. -Senhora, sei que posso question-la sobre muitas coisas desde que tenha a inteno sincera, mtodo de avaliao e disciplina de aprender a escutar e observar. Por isso, lhe pergunto se o momento adequado para conversarmos. A Mediunidade beliscou-se. No estaria sonhando? Algum que me entende? Nas atuais circunstncias, seria possvel que algum me entendesse? Olhou e respondeu: -Sim, caro amigo. Conversemos que a hora apropriada. -Conte-me sua histria, quando ela comea. Disse Felipe. Ela respirou fundo e foi buscar na memria aquelas histrias valiosas que a maioria no tem interesse em conhecer nem em entender, esto muito ocupados com nada. -Eu sou antiga. Antes de haver habitantes no mundo eu existia, porque existo em todos os planos da vida, sem mim, o universo seria solido e a Obra de Deus desolao. Disse humilde e verdadeira.

11

Se a mediunidade falasse...
-Que bonito! Sabia que iria aprender muito. Continue por favor, falou Felipe. -Fui eu quem impulsionou o ser primitivo a ter f em Deus e na vida espiritual. Na poca, lembro-me bem, movia pedras, batia em rvores e permitia que os encarnados vissem os desencarnados. Tantas cenas interessantes... Nas materializaes de espritos, consegui que mes voltassem para abraar os filhos amados e namorados se despedissem olhando nos olhos! O ser, mesmo primitivo, j ama e ajudar a ampliar o amor uma das minhas funes. Tambm cuidava das crianas, quando elas ficavam muito tristes pela morte de seus animais. Eu fazia tudo para que eles pudessem v-los e brincassem com eles, voc precisava ver o quanto elas se alegravam! -Que interessante! E elas no se assustavam? Pergunta Felipe. -Assustar?! Por qu?! Elas sentiam que sou da obra de Deus e gostavam de mim tanto quanto da chuva e dos rios. Que bons tempos. Disse feliz. -E voc ajudava na melhoria da vida deles? Como? Felipe mal continha sua curiosidade saudvel. -Sim, comigo tem progresso material e espiritual! S no gosto de gente preguiosa, que

12

Se a mediunidade falasse...
no quer aprender, ou gente ignorante que troca a espiritualizao pela ambio. -Conte, por favor. Pediu Felipe -Ajudava na caa, na descoberta de reas com alimentos para a coleta, por exemplo. s vezes era inspirao, s vezes fazia barulho e at permitia que o guia protetor da tribo se materializasse e apontasse para onde deveria ir o grupo. -A senhora est sempre apontando os bons caminhos. Pensou alto Felipe -Depois, foi ainda mais interessante. Quer saber mesmo? Perguntou a Mediunidade, pois ela s revelava seus segredos para quem realmente quer conhec-los. -Sim, quero. Prometo honrar sua memria sempre. Disse Felipe entusiasmado. -Tive uma tarefa rdua, mas que deu timos resultados. Tinha que possibilitar a descoberta de tcnicas agrcolas e de criao de animais para que os homens pudessem viver em sociedades estabelecidas em um territrio e deixarem de ser nmades. Era hora de eles ampliarem a capacidade de pensar e de sentir. Terem condies de se questionarem mais sobre a natureza e de dialogarem, pois quando estamos sempre apreensivos com as coisas materiais o sentimento e a inteligncia no se desenvolvem.

13

Se a mediunidade falasse...
-As descobertas da agricultura e da criao de animais esto relacionadas com a senhora? Perguntou Felipe assustado. -No apenas essas, mas vamos a esses casos. Os espritos mais interessados nesse assunto eram desdobrados claro, por mim, eram mdiuns de desdobramento - e no mundo espiritual eram ensinados a plantar, a adestrar animais e a escolher os melhores lugares para habitarem. Eles saiam do corpo e treinavam, treinavam e treinavam! Isso importante que seja entendido: eu sou companheira de trabalho e comigo o trabalho aumenta muito, mas tambm os resultados so excelentes. -Que fascinante! E eles lhe agradeceram? Indaga Felipe. -Sim, com certeza. Respondeu pensativa. H tempo a senhora Mediunidade no ouvia algum lhe falar em agradecimento. Nestes tempos difceis, o normal era ela ser desprezada ou tolhida. Pensou. -E Como eles lhe agradeceram? Pergunta Felipe. -Fundaram templos. Na verdade, orculos. Como explica o Jos Herculano, esse sim, me entendeu! Eu era tratada com respeito. Tinha gente preocupada em me ouvir, por meu intermdio eram transmitidos muitos conselhos importantes. Mas, sabe como , fui ficando cada

14

Se a mediunidade falasse...
vez mais isolada, todo apego sufoca e eu fiquei sufocada. Chegou uma poca em que no aguentava mais. Precisava sair, ver o sol, conversar diretamente com o povo. -Mas a senhora deixou de conversar com o povo? -No, nunca! Mas tinha que ser por meio do orculo ou s escondidas... E por isso muita gente ficou com medo de mim. Se no fosse pelo orculo eu era combatida. -Entendo, e o que foi feito? -Falei com Jesus, ainda desconhecido do mundo material, mas conhecido de todos ns. -A senhora fala com Jesus?! Interrompeu Felipe. -Claro, meu filho. No privilgio, porque sem mim ningum fala com Ele. Entendeu? A prece uma comunicao teleptica, no ? Disse sorrindo. -E o que Ele fez? Felipe estava impressionado. -Enviou pessoas maravilhosas para ensinar a todos nas praas pblicas, nos povoados e nas capitais mais importantes! Eu quero ser amiga de todos. Depois, ele mesmo veio pessoalmente ensinar o Amor e ensinar como eu posso auxiliar a alcan-lo. -A senhora importante! Exclamou com espanto Felipe.

15

Se a mediunidade falasse...
-Sou, mas tambm sou simples, no se assuste. Deus quer que eu conviva com todos. -Alm de Jesus com quem mais a senhora conviveu? -A lista enorme, mas posso citar alguns que voc deve conhecer. Scrates, por exemplo, falou de mim no seu julgamento, de fato, ajudei, e muito, o filsofo de Atenas. Alertei-o que deveria dedicar-se a filosofia, ele queira ser poltico, mas no podia. No naquela encarnao, e a graas a mim ele foi avisado e assim nasceu a filosofia! Com minha ajuda, uma vez ele foi salvo de um acidente que seria fatal. Permitia que seu guia inspirasse a ele a aos seus discpulos, bem como a outros encarnados. No fcil fazer filosofia, transmitir ideias complexas exige muito esforo de todos, encarnados e desencarnados, mas valeu a pena! O profeta Isaas convivamos to bem! auxiliei-o a moralizar o povo, condenar as injustias, falar que Deus nico e descrever o plano espiritual. Com o apstolo Paulo, alis, modstia a parte, no fosse eu, ao invs de ele ter sido um dos maiores cristos de todos os tempos, teria sido assassino vulgar. Desculpa falar assim, mas meu dever ensinar a verdade. -E ele foi grato a senhora? Pergunta Felipe.

16

Se a mediunidade falasse...
-sim, honrou-me pelo exemplo e pelo que ensinou. Ele escreveu orientaes excelentes para que os cristos me entendessem. Explicou a Mediunidade. -Foi? Como? Felipe estava espantado. A Mediunidade sorriu, retirou do bolso um pergaminho, abriu e leu o captulo 12 da carta para os corntios.
1 Acerca dos dons espirituais, no quero, irmos, que sejais ignorantes. 4 Ora, h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo. 5 E h diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo. 6 E h diversidade de operaes, mas o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 Mas a manifestao do Esprito dada a cada um para o que for til. 8 Porque a um, pelo Esprito, dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Esprito, a palavra da cincia; 9 e a outro, pelo mesmo Esprito, a f; e a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; 10 e a outro, a operao de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os

17

Se a mediunidade falasse...
espritos; e a outro, a variedade de lnguas; e a outro, a interpretao das lnguas.

Felipe mal acreditava. O apstolo Paulo falava de mediunidade com o nome de dom. A Mediunidade, vendo o espanto de Felipe, perguntou. -Quase os tipos de manifestao da mediunidade voc identifica? -Felipe pensa e diz. O dom da palavra da sabedoria e da palavra da cincia a inspirao; o dom de curar pode ser o passe, bem como, as cirurgias espirituais; o dom de discernir tambm inspirao usada, por exemplo, no dilogo com os espritos desencarnados nas reunies medinicas de desobsesso. A Mediunidade sorri.

18

Se a mediunidade falasse...
Cena III

Sob as estrelas.

Anoitece. - A senhora pode continuar um pouco mais. Sei que no se deve insistir nas comunicaes medinicas, mas se for possvel... Estou adorando. Nunca pensei que iria aprender tanto! Diz Felipe. -Sim, meu amigo. Posso. O tempo deve ser sempre proporcional a tarefa empreendida. Mudemos de lugar, vamos para aquele banco, l poderemos olhar as estrelas. Um dia vou falar-te da minha atuao nos mundos superiores, mas como ensina Jesus, necessrio primeiro compreender as coisas da Terra. A Mediunidade respirou fundo e disse. -Depois veio a Idade Mdia. No foi fcil. Se nas sociedades agrrias senti-me sufocada, na Idade Mdia fui perseguida e classificada de demonaca. Muitos dos que conviveram comigo sofreram muito, eram chamados de bruxos e de hereges. -Mas por que essa maldade? -Queriam que eu servisse aos interesses mesquinhos deles! Busca de dinheiro, poder ou sensualidade no combina comigo. Minha tarefa principal ficar com homens e mulheres dignos e ajud-los a viver e proclamar a verdade a todo

19

Se a mediunidade falasse...
custo. E custou muito nessa poca, mas no nos dobramos nem nos dobraremos. Falou olhando para uma sala do curso medinico do centro esprita. -Por que a senhora olha para a sala do curso medinico? Perguntou Felipe. -Depois falaremos disso. Voltemos a Idade Mdia. Respondeu a Mediunidade. Milhares foram mortos e torturados por dizerem a verdade. Os fracos me repeliam, como fizeram com Jesus, no os condeno. Cada coisa tem seu tempo, em algum momento, todos devem dar testemunho da verdade - dizia isso olhando Felipe nos olhos. S depois, ele entenderia aquele olhar de esperana. -Mas tudo foi s tristeza? Indaga Felipe -Morrer pela verdade no tristeza, meu amigo. Fortalece a vontade, torna o esprito mais lcido, corajoso e, claro, melhor mdium. Triste, apenas, a ignorncia dos homens. Vou contarlhe a histria de trs espritos para que possas entender-me melhor. So eles a menina Joana DArc (1414-1431), os jovens Francisco de Assis (1182-1226) e Antnio de Pdua (1195- 1231). -Mas eles conseguiram ser mais avanados do que os profetas? -Conseguiram, porque melhor me compreendiam. No pensavam que os espritos

20

Se a mediunidade falasse...
superiores comunicantes eram Deus, sabiam tratar-se de individualidades como eles mesmos. -Que interessante, eu no sabia que essa compreenso era to importante. Exclama Felipe. - fundamental. Ainda hoje existe quem adora os espritos como se eles fossem Deus, apenas um resqucio, mas atrapalha muito. Conclui a Mediunidade.

21

Se a mediunidade falasse...
Cena IV

Trs exemplos de jovens mdiuns.

-A senhora pode comear por Francisco de Assis? Felipe estava entusiasmado. -Bem, o Francisco era jovem como voc, mas adorava uma festa! Na verdade, umas boas farras... E a entro eu! Sem mim, muitas pessoas boas se perdem nos ilusrios caminhos da vida material para depois viver um doloroso despertar... Mas com ele no foi assim. Logo que ouviu o chamado medinico do Cristo, ele mudou! Teve um errinho de comunicao que foi at engraado, comum acontecer. Jesus tinha mandado reconstruir a Sua Igreja (mudar a forma de viver dos cristos) e o jovem de Assis achou que era uma Igreja abandonada perto de onde morava... A Mediunidade ria ao contar essa histria. -Mas, e como ele entendeu que no era aquela igreja? Perguntou Felipe curioso. -Com o tempo, quem me cultiva, espiritualiza-se e passa a entender tudo melhor, de forma mais clara. Depois, as comunicaes tornaram-se comuns e fizeram parte da vida de Francisco at o momento do desencarne, que,

22

Se a mediunidade falasse...
por sinal, teve impressionantes fenmenos medinicos como os estigmas. -A senhora que dizer que os estigmas de Francisco de Assis so um fenmeno medinico?! -Como no, meu amigo? pena que ningum estude mais esse fenmeno, comentou. Felipe sabia que os estigmas eram ferimentos, semelhantes aos que o Cristo sofreu na crucificao, que apareceram no corpo de Francisco de Assis. Gostaria de entender melhor esse fenmeno, mas sabia que o dilogo medinico tem que ter organizao e que ele deveria estudar, antes de questionar a mediunidade. Aguardaria o momento oportuno para aprofundar o assunto e depois dialogar com a Mediunidade. Felipe interrompeu seus pensamentos e falou. -Conte-me sobre Antnio de Pdua, por favor. -Ele viveu na mesma poca que Francisco de Assis. Mdium extraordinrio! Uma vez ele estava pregando na Espanha e seu pai estava sendo condenado injustamente por um crime em Pdua, na Itlia. Ele adormeceu durante um a pregao, foi at a outra cidade desdobrado materializou-se, defendeu o pai, que foi inocentado, voltou e continuou a pregao. Um

23

Se a mediunidade falasse...
lindo fenmeno medinico a favor da justia! Falou a Mediunidade feliz. -Mas esse fenmeno s foi ele quem vivenciou? Perguntou Felipe. -No! Muitos e muitos. Eurpedes Barsanulfo, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, fez isso vrias vezes na sala de aula do colgio Allan Kardec e seus alunos, da sua idade, assistiam e ajudavam com apoio energtico. -E Joana DArc teve contato com a senhora ainda jovem? Perguntou Felipe. Ele queria aproveitar cada segundo. -Menina inteligente e corajosa! Comeamos quando ela tinha menos de 14 anos. Tornou-se uma das maiores generais da histria. Com 17 anos, ela comandava um exrcito com mais de 4.000 homens e venceu uma guerra que durava mais de cem anos, por isso o nome de Guerra dos cem anos. Claro, eu dei uma mozinha... -Conte-me mais alguma coisa da histria dela, por favor. -No comeo, ningum acreditava que ela tinha mediunidade e excelentes guias espirituais. Ela foi falar com o rei para comandar o exrcito da Frana. Tanto insistiu que o rei resolveu receb-la e test-la. Quando ela entra no palcio estava tendo uma grande festa e o rei se disfara e coloca outra pessoa no trono. Ela entra e

24

Se a mediunidade falasse...
guiada mediunicamente encontra o rei no meio dos convidados e o sada! Todos ficaram impressionados. -E ela foi ferida alguma vez nas batalhas? Queria saber Felipe. -Sim. Eu ajudo, oriento e consolo, mas cada um tem que fazer sua parte. Foi assim, mediunicamente ela foi avisada que seria ferida, com uma flecha, mas no deveria preocupar-se, ela ficaria bem. Assim aconteceu e ela deu um exemplo de coragem para todos. -Mas, ela no poderia ter evitado, j que sabia? -Muitas coisas so de fato evitadas com a minha ajuda, mas tm outras que so importantes testemunhos que tem que ser dados! Como disse, eu ajudo, mas cada um tem que vivenciar os ensinos do Cristo, superando suas provaes. -Entendi, sim. Eu tambm terei meus testemunhos. Falou Felipe. A Mediunidade sorriu. Era bom ver algum que no queria extrair dela nenhuma vantagem egostica. - J estava ficando tarde. Hora de partir. Eu devo fazer parte do dia a dia das pessoas, mas todos devem cumprir suas obrigaes materiais. O dever sempre bom conselheiro. Disse feliz. Ela estava radiante com aquele encontro. -Gostaria de v-la novamente. Fala Felipe.

25

Se a mediunidade falasse...
-Nada mais fcil. Respondeu a Mediunidade. -A senhora estar aqui na prxima semana? Perguntou Felipe com esperana. -Sim. Certamente, nos encontraremos. Respondeu. -Que maravilha! Estarei aguardando a senhora. Felipe mal se continha de alegria. Agora sim, sentia-se esprita! A Mediunidade sorriu esperanosa. Despediram-se.

26

Se a mediunidade falasse...
Cena V

Na casa de Felipe.

Felipe fazia o Evangelho no lar quando a Mediunidade apareceu. -Oi Felipe, vim lhe fazer uma visitinha. -Mas... A senhora pode nos visitar em casa?! -Claro, meu amigo, principalmente, quando tem equilbrio e orao sincera. Vejo que voc faz seu Evangelho sozinho e vim lhe dar um incentivo. A Mediunidade coloca a mo na testa de Felipe e ele pode ver alguns jovens de sua idade que acompanhavam a leitura do Evangelho. Felipe ficou exultante. -Que legal, quer dizer que no estou s! -Exatamente, meu amigo. Comigo no tem solido, multiplico o trabalho e os amigos. -A senhora pode ficar um pouco para conversarmos? -Sim, vim para isso. -Eu tava pensando nas histrias que a senhora me contou. De Joana d Arc, de Francisco de Assis e de Antnio de Pdua... Dizia Felipe um tanto constrangido. -Diga amigo, estou aqui para conversarmos, sempre melhor expor o que se

27

Se a mediunidade falasse...
pensa do que viver na dvida ou no erro. Estimulou a Mediunidade. -Eu sei que sou mdium e esprita, ento quer dizer que tenho uma grande misso, que ficarei famoso, esse o meu caminho? - pensando assim que voc vai se dar mal. O caminho da fama medinica o caminho da desgraa! Disse um dos jovens desencarnados que acompanhava o dilogo. Felipe assustou-se. -Calma, amigo. Disse a Mediunidade. Eu explico. Sei que voc quer de fato aprender. Eu no sou perigosa, mas quando algum me coloca junto com a vaidade desgraa na certa. Pouqussimos mdiuns devem ser famosos, um em muitos milhes. Esses vo ficar famosos mesmo sem querer e vo sofrer muito com isso, porque fama neste planeta provao durssima que eu no desejo para ningum... dever de todo mdium no aparecer, no chamar ateno para si. obrigao moral ocultar-se e servir em silncio. Voc entende? Os bons espritos que conheo muito bem - se afastam quando mdium quer aparecer. Eu vou ler uma mensagem que o Esprito da Verdade escreveu para os mdiuns, uma mensagem muito sria e sbia. Se eu pudesse a transformaria na Orao dos Mdiuns. Tirou do bolso um belo pergaminho com letras douradas e leu.

28

Se a mediunidade falasse...
Todos os mdiuns so incontestavelmente chamados a servir causa do Espiritismo na medida de suas faculdades. Mas so poucos os que no se deixam levar pelo amor-prprio. essa uma pedra de toque que raramente falha. Entre cem mdiuns apenas se encontra um, se possvel, que no tenha julgado, por humilde que seja a sua condio, nos primeiros tempos de sua mediunidade, destinada a obter resultados superiores e predestinado a grandes misses. Os que sucumbem a essa vaidosa ambio, e o nmero grande, tornam-se presa inevitvel de Espritos obsessores que no tardam a subjug-lo, excitando-lhe o orgulho e apanhando-o pelo seu lado fraco. Quanto mais eles desejam elevar-se, mais ridcula a sua queda, quando no for at mesmo desastrosa para eles. As grandes misses so confiadas aos homens excepcionais e Deus mesmo os colocam, sem que eles o procurem, no meio e na posio em que o seu concurso possa ser eficaz. Nunca ser demais

29

Se a mediunidade falasse...
recomendar aos mdiuns inexperientes que desconfiem daquilo que certos Espritos podero dizer-lhes, quanto ao pretenso papel que eles so chamados a exercer. Porque, se o tomarem a srio s recolhero decepes neste mundo e um severo castigo no outro. Que se convenam, portanto, os mdiuns de que podem prestar grandes servios na esfera modesta e obscura em que se acham, ajudando a converter os incrdulos ou dando consolaes aos aflitos. Se eles tiverem de sair da obscuridade, sero conduzidos por mo invisvel, que lhes preparar o caminho colocando-os em evidncia, por assim dizer, malgrado eles mesmos. Que se lembrem destas palavras: quem quiser se elevar ser rebaixado, e quem se rebaixar ser elevado.
ESPRITO DE VERDADE. Sobre os mdiuns.IN: O Livro dos Mdiuns. Cap. XXXI (Dissertaes espritas), item XV.

30

-Que chocante!!! Disse Felipe. Eu conheo tanto mdium que vive se promovendo e promovendo os livros que psicografa!

Se a mediunidade falasse...
-Pois . Disse desolada a Mediunidade. -Mas eles no fazem isso orientados pelos seus guias espirituais? Pergunta Felipe. -Pelos seus guias que escolheram sim, pelos espritos superiores, no! Afirmou enftica a Mediunidade. -Como a senhora tem tanta certeza? Questionou Felipe. -Nenhum esprito superior ir contra as orientaes do Esprito da Verdade. Posso garantir. -Mas quem esse Esprito da Verdade?! Perguntou Felipe um tanto assustado e frustrado. Ele j tinha imaginado sua carreira de mdium famoso, de autoridade em assuntos espritas... Daria muitas palestras, conselhos, contaria centenas de vezes seus testemunhos... Seria adulado e bajulado! -Meu amigo. O Esprito da Verdade o prprio Cristo. No te iludas, se queres a mediunidade como trampolim para fama lembrate: colhers decepes neste mundo e um severo castigo no outro. o Cristo quem te avisa! O tom da Mediunidade no deixava dvida quanto seriedade do assunto. Felipe chocado encheu os olhos de lgrimas... Quantos sonhos de fama medinica tinha acalentado!

31

Se a mediunidade falasse...
-Teu guia quer falar-te. Eleva teu pensamento e escuta, querido amigo. Afirma a Mediunidade. Felipe respirou fundo, orou e pode ouvi-lo.
Querido filho, o amor que nos une! No estou aqui para condenar-te nem para julgar-te. Escuta-me com o corao: a mediunidade concesso sagrada de Deus - e como muito desejo a tua felicidade - quero que te torne digno dela. Ampara em silncio! Para que a fama, se o prprio Criador sustenta o universo sem se auto-promover? Usas teus dons para amenizar o sofrimento e a dor; para receber mensagem elevadas e para distribu-las aos que querem elevar-se, mas para que deve teu nome constar em capas de livros que no so teus? Adota o anonimato. Foge da loucura humana da busca da fama vazia e torpe. Aprende com Jesus a servir em silncio e acenders uma luz imortal em teu corao. Estaremos juntos em todos os momentos e ters verdadeiros amigos que a busca do orgulho afastariam de ti. momento de deciso, peo-te, escolhe a mediunidade orientada pelo Cristo. Lamenta e ora, em silncio, pelos que desmoralizam a mediunidade ao utiliz-la para a fama, porque uma terrvel justia os aguarda!

32

Se a mediunidade falasse...
Cumpre teu papel de mdium annimo e laborioso e estaremos juntos para sempre. Chamo-me Pai Joaquim.

Felipe chorava de tanta emoo. Graas a Deus entendera a tempo o caminho a seguir. Olhou para a Mediunidade com profunda gratido. Ela sorriu e disse: -Foi um excelente dia de aprendizado. Vou indo amigo. Despediram-se. Felipe foi pesquisar a origem da mensagem que foi lida. Encontrou-a no Livro dos Mdiuns, captulo XXXI. Imprimiu-a e pregou perto de sua cama. Iria ler aquela mensagem todo dia. No irei afastar-me do Cristo, pensou. Era uma deciso inabalvel. Seu guia que tudo observava em silncio chorou emocionado.

33

Se a mediunidade falasse...
Cena VI

No Centro Esprita

Na semana seguinte. Felipe entra no centro. a sua primeira aula na juventude. -Bom dia. Vamos falar sobre mediunidade. Disse o dirigente dos estudos medinicos do centro. Que legal, meu primeiro dia e vamos estudar mediunidade! Pensou Felipe. -A mediunidade uma faculdade natural que todos possumos, a capacidade de sofrer em algum grau a influncia dos espritos... Explicava o dirigente. Felipe acompanhou tudo atentamente, quando percebeu que a aula estava prxima ao fim, resolveu perguntar: -Que fenmenos medinicos vamos observar hoje? O dirigente assustou-se. -Fenmeno medinico? Aqui? No possvel, muito perigoso, isso para quem tem muuuuuuita experincia. Disse enftico. -Mas o senhor no disse que a mediunidade uma faculdade natural? Se a faculdade natural o fenmeno no tambm natural? Perguntou Felipe.

34

Se a mediunidade falasse...
-Sim... Sim, mas isso teoria...Bem, no sei explicar direito, mas sei que no podemos ter fenmeno medinico aqui. -Por qu? Indagou Felipe. -No pode e pronto! So as normas da casa. Os espritos no querem. isso! So orientaes dos espritos! Felipe assustado procurou a senhora Mediunidade. Ela estava do lado de fora da sala, tudo assistia com tristeza. Lembrou de tudo que tinha aprendido com ela, com seu guia... Tentou argumentar. -Mas... -Mas, nada! Disse o dirigente. Voc muito jovem, quando estudar e crescer vai entender. Vamos fazer a prece final, talvez voc esteja obsediado. Assim encerrou-se a aula. Felipe estava desconsolado, abatido. Como podia tudo aquilo? Ele falou tanto, para depois, na prtica, negar tudo. Foi para casa triste... Fechou-se no quarto, orou e dormiu. Ao sair do corpo estavam lhe esperando a Mediunidade e seu guia espiritual. Estes sorrindo lhe abraaram foi um daqueles abraos que fazem agente ter coragem de tudo enfrentar. -Meu filho, disse a Mediunidade, por incrvel que parea, muitos espritas no me

35

Se a mediunidade falasse...
entendem. Sem mim e sem a ajuda de muitos jovens de 14 e 16 anos no haveria Doutrina Esprita, mas, mesmo assim, eles no permitem que eu possa estar presente na maioria das ocasies. Afastam-me dos jovens. Temo que eles adotem as regras da poca dos orculos, na verdade, alguns j fazem isso. Tratam os mdiuns como pessoas especiais como se Deus fosse mesquinho e tivesse eleito apenas alguns para ter contato com o mundo espiritual. Disse a Mediunidade. -Sabemos de tua sinceridade e coragem, por isso, queremos que voc nos ajude a mostrar como a mediunidade natural. Disse Pai Joaquim. -Mas, como poderei fazer isso? Perguntou Felipe intrigado. -Vivendo a mediunidade com naturalidade. No adotando postura de santo nem de pop star. Explicou Pai Joaquim. -Ento viverei como vivem todos os jovens e terei tambm muitas experincias medinicas? Perguntou Felipe tentando entender seu guia. -Sim. Deves viver como os de tua idade, como vivem os jovens saudveis. Disse o esprito protetor. -Mas... O que significa ser saudvel na prtica? Felipe queria entender exatamente o que deveria fazer.

36

Se a mediunidade falasse...
-Bem, respondeu o guia, todos sabem o que ser saudvel, mas est tudo to confuso na Terra que eu vou lhe explicar. Cultivar o equilbrio emocional essencial. Muitos no entendem que por terem vivido uma juventude cheia de emoes passaro o resto da encarnao angustiados, irritadios e nervosos. -E que emoes so essas? Pergunta Felipe. -So as emoes grosseiras. Namoros e ficas sem compromisso, por exemplo. Quando mexemos com a emoo de outro ser humano sem a devida responsabilidade, destrumos nosso equilbrio. As energias geradas pelos sentimentos no elevados se acumulam e, muitas vezes, apodrecem em nosso corpo espiritual. Da a sintonia com os bons espritos vai ficando difcil. -Ento eu no posso namorar?! Pergunta Felipe assustado. -Calma. Sorriu o amigo espiritual. Pode e deve. No momento certo e com os sentimentos adequados. Namorar por namorar, para experimentar, no. Isso vulgaridade e inferioriza quem faz. Ser humano no amostra grtis para ficar sendo experimentado. Namorar, com sentimento sincero, no momento certo, eleva o ser. Entendeu? -Ah... Disse Felipe aliviado. Pensei que no podia nunca!

37

Se a mediunidade falasse...
Seu amigo sorriu. J mais aliviado, pergunta Felipe. -E o que mais? -Bons hbitos. Ler livros e artigos instrutivos. Ouvir boas msicas. Frequentar festas saudveis, evitar ambientes com excesso de lcool. Drogas e pornografia, nem pensar. A no ser queiras contato com espritos das trevas que vo arruinar tua sintonia, tua paz e tua vida. Sei que no irs atrs disso, mas possvel que algum dia algum te oferea e tua recusa deve ser firme e tranquila, se queres que eu permanea ao teu lado. -Eu no sabia que isso era to srio. Disse Felipe, lembrando de alguns amigos da escola. -Sim, Felipe. serssimo. E teus amigos que cultivam esses hbitos infelizes muito sofrero. Ore por eles. No futuro, tu ters que socorrer alguns em regies de dor e trevas. o livre arbtrio de cada um. Quando tiveres oportunidade fala-lhes da Doutrina Esprita e assim poders evitar grandes tragdias na vida de muitos. Quero, agora, que conheces as tuas responsabilidades, que conheas um amigo. Nesse momento, entra um esprito com aparncia de jovem e cumprimenta-o. -Boa noite, eu sou Ivan. -Ivan ir orientar-te para que tu entendas as dificuldades dos espritas em relao

38

Se a mediunidade falasse...
mediunidade. Aps o curso que fars com ele, iniciaremos as atividades psicogrficas que esto programadas desde antes da tua encarnao. Quando acordares, lembra-te de todas as recomendaes. Elas so a garantia do sucesso de tua encarnao. Disse seu amigo espiritual. -Comearemos em uma semana. Preparate para dormir com o corao em paz. Alm da orao sincera antes de deitar, cultiva os bons sentimentos e os bons pensamentos durante o dia. Isso facilitar teu aprendizado. Disse Ivan. Despediram-se. Felipe acordou emocionado com tudo que tinha vivido. Nunca imaginara que fosse to empolgante ser mdium!

39

Se a mediunidade falasse...
Cena VII

Observando certos espritas.

Na semana seguinte, no sbado, aps Felipe deitar-se, Ivan aproxima-se e aplica passes no corpo de Felipe que desdobrasse com certa facilidade. Ivan sorri e diz. -Veja com foi fcil sair lcido do corpo. Isso resultado de uma semana vivida com equilbrio. Felipe abraa o novo amigo. -Hoje iremos avaliar algumas situaes tristes. preciso que entendas que no nos cabe julgar e muito menos condenar ningum. Estudaremos os problemas com o objetivo de orientar os futuros mdiuns. Por isso, nada de condenao. Estamos combinados? -Sim. Respondeu Felipe intrigado com o que estudaria naquela noite. Ivan pegou-o pela mo, volitaram at uma regio sombria e pararam em frente a uma espcie de boate. -Vamos entrar. Eles no podem nos ver. Fala Ivan. Em uma mesa no canto estavam o dirigente das atividades medinicas e dois mdiuns do centro conversando animadamente. Talvez por causa da presena dos dois, o

40

Se a mediunidade falasse...
dirigente lembrou-se do ocorrido na aula da juventude e comentou. -Voc acredita que um jovem queria ver fenmenos medinicos? -Mas qual o problema? Perguntou Evraldo, um dos mdiuns. -Ora essa! Disse Ribaldo. A mediunidade revela muita coisa, se eles descobrem que sempre nos encontramos aqui! -E tem mais, acrescentou o dirigente, quanto mais eles estudarem mais vo nos questionar e descobrir que h muito no estudamos as obras de Kardec. J pensou que vergonha passaramos! Estou pensando at em estabelecer uma idade mnima para o estudo medinico, talvez tenha sido um erro falar de mediunidade para jovens. -Idade mnima? Perguntou assustado Evraldo. Isso to absurdo que nem mesmo quem no conhece a Doutrina Esprita aceitaria. Concluiu. -Veremos! Eles so to tolos que basta ir falando discretamente e em pouco tempo vai ter gente dizendo que foi Kardec que orientou! Disse gargalhando o dirigente. -Nisso eu no acredito. Todos sabem que Kardec trabalhou com meninas de catorze anos! Disse Ribaldo.

41

Se a mediunidade falasse...
-Quer apostar? Desafiou o dirigente. Kardec, hoje, para os espritas encarnados, no passa de nome que todos dizem respeitar e no conhecem! Disse dando um muro na mesa e rindo alto. Felipe estava assustado. Ivan falou. -Vamos sair daqui. Por hoje o suficiente. Saram e foram para um bosque perto da cidade que Felipe morava. Ivan ajudava a Felipe refazer-se do choque emocional e energtico vivido. -Como pode acontecer isso com trabalhadores espritas? Perguntou Felipe abalado. -Infelizmente, disse Ivan, eles no so exceo. -Mas porque combater a vivncia medinica? Questionava Felipe. -Voc ouviu a explicao. Quando o esprito encarnado ou desencarnado acovarda-se e no enfrenta a si mesmo, suas fraquezas e seus defeitos, ele animaliza-se e cada vez mais quer esconder-se. Eles combatem a mediunidade, porque a mediunidade os estimularia a tornarem-se melhores, a admitir seus defeitos e lutarem para super-los. -Mas, ter que enfrentar as prprias fraquezas e medos no apenas para espritos

42

Se a mediunidade falasse...
muito evoludos? No exigir muito deles? Pergunta Felipe. -No. No desejamos que os espritos da Terra sejam santos, no! Isso seria outro erro. Queremos, que eles se disponham, honestamente, a assumir seus defeitos, esforando-se para super-los. Se eles agissem assim ns poderamos ajud-los e muito! Responde Ivan. -Como poderamos ajud-los? Felipe estava angustiado. -Orando por eles. No momento, no possvel avis-los. Eles fecharam as portas que temos para socorr-los. No ltimo aviso que fiz, na reunio medinica, fui classificado como mistificador. Quando inspirei um trabalhador a alert-los, eles o expulsaram do grupo. Eles caminham para um desequilbrio profundo e o pior que induzem a muitos com pensamentos infelizes, claramente contrrios ao Cristo e a Kardec. Ivan olha nos olhos de Felipe e diz. -Contamos com voc para alterar essa situao. -Como? Indaga Felipe. -De nada adiantaria discusses inteis ou polmicas estreis. Queremos que voc conteste-os, sem agressividade, por meio de uma

43

Se a mediunidade falasse...
conduta esprita-crist, inclusive, em relao mediunidade. Respondeu Ivan. -Aceito. Disse Felipe. -timo. Ento vamos conhecer outros jovens que tambm aceitaram esse desafio. So muitos. Voc se surpreender. Partiram. Volitaram por muitos minutos. Aproximaram-se de um imenso castelo que tinha no porto de entrada a inscrio:

Colgio Allan Kardec


Felipe ao ler esse nome emocionou-se. Era a escola fundada por Eurpedes Barsanulfo - um esprito que ele ama profundamente. Ivan percebendo-lhe a emoo falou. -Amigo, hoje comea um bom trabalho. Aprenders aqui o quando valiosa a virtude. Uma vida equilibrada e de renncia nos abre as portas de aventuras e belezas sem fim. Entraram pelo imenso porto. Percorreram uma estrada florida at um auditrio a cu aberto que localizasse na direita do castelo. Alguns milhares de jovens estavam sentados em silncio. Os dois sentaram-se e Ivan explicou. -Assistiremos aula inicial que ser dada por Eurpedes. Fiquemos em silncio. Um

44

Se a mediunidade falasse...
encontro com Eurpedes sempre um momento especial. Aps alguns minutos, Eurpedes que estava sentado, em uma pequena elevao do jardim, levanta-se, cumprimenta a todos e faz a prece inicial.
Senhor, graas Te dou porque permitistes nos reunirmos com estes jovens que to rdua misso devem executar no mundo. Ajuda-me a ensinar-lhes que a mediunidade deve ser vivida santamente, quer dizer, com autenticidade, devotamento e humildade. Permite, Pai, que cada um deles tenha a coragem de enfrentar a si mesmo e de tornemse digno do exerccio medinico orientados por Jesus. O ambiente estava envolto em luz e paz. O professor de Sacramento como se projetava de forma a ser visto claramente por todos que ali estavam. Amigos, irmos. Fala olhando nos olhos de cada um. Seu olhar penetrante, austero e cheio de ternura. Aps pequena pausa continua. No vs enganeis, necessrio passardes por duras provaes. Apenas enfrentando o

45

Se a mediunidade falasse...
sofrimento vos tornareis fortes, e apenas vos tornando fortes sabereis ser verdadeiros cristos! Se estas palavras chegam a vocs porque j tendes condies de assumir importante compromisso com o Cristo. Vos acompanharei e no quero ver-lhes envoltos nas sombras da sexualidade desregrada nem dos vcios infelizes. No! Sereis os construtores da sociedade nova anunciada pelo jovem da Galileia. Assim Ele quer, assim ser. Essa escola vos acolhe como filhos e filhas, mas, principalmente, como valorosos trabalhadores de Jesus. No utilizeis, jamais, vosso aprendizado para satisfazer vaidade, malcia ou aos vcios. Os que optarem por um vida animalizada sero excludos de nossos cursos. Aqui no se atiram prolas aos porcos. Aos que viverem a mediunidade como testemunho vivo do poder de Deus e da imortalidade lhes sero concedidas alegrias e ensinos que, hoje, no podeis sequer imaginar. Ao trmino dos trs primeiros anos de curso, conhecereis os apstolos do Cristo que querem vos ensinar a sublime arte de servir. No futuro, para os discpulos dignos, se abriro as portas dos mundos superiores e l podero estudar para melhor servir na Terra.

46

Se a mediunidade falasse...
Sinceridade absoluta a nossa palavra de ordem. Basta de falsos profetas no seio do Consolador. No queremos combates tolos, queremos vivncia diria de devotamento e abnegao. Vossas faculdades medinicas se ampliaro, vossas responsabilidades tambm. No podereis ser jovens animalizados, deveis preparar-vos para socorr-los no mundo e nas reunies medinicas. vosso dever. O momento chegado. Estudem e vivam: no vos faltar proteo. Eurpedes silencia. Uma voz poderosa, retumbante como um trovo e forte uma tempestade, afirma. E acontecer nos ltimos dias, diz o Senhor, que Eu derramarei do meu Esprito sobre toda a carne, e profetizaro os vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos mancebos vero vises, e os vossos ancios sonharo sonhos. E certamente naqueles dias derramarei do meu Esprito sobre os meus servos e sobre minhas servas, e profetizaro.

47

Era o anncio dos Atos dos apstolos, captulo II, versculo 17 e 18.

Se a mediunidade falasse...
Eurpedes conclui. -Tudo que precisais saber vos foi dito. O Cristo nos ampara! Felipe acorda emocionado. Banhado em lgrimas de reconhecimento e de alegria. L a mensagem aos mdiuns do Esprito da Verdade. Levanta-se. segunda-feira, tem aula. Na quarta recebe o convite para uma festinha daquelas. No fim de semana, todos vo para o stio de um amigo e no vai o pai de ningum. Vo no sbado pela manh e voltam no domingo tarde. Felipe lembra-se do compromisso com o Ivan. No fim de semana era dia de suas aulas... Resolve ir, afinal, s uma festa, pensa, convencendo-se. Na sexta acorda um tanto estranho, sentia que havia alguma coisa errada. A noite arruma suas coisas, estava empolgado com o fim de semana. Vai ser muito legal! Dorme pensando na festa do dia seguinte. Churrasco, muita cerveja, as meninas... Ao acordar, levanta-se e escuta uma voz enftica sem saber sua origem: aqui no se atirem prolas aos porcos! Assusta-se.

48

Se a mediunidade falasse...
Lembrou do dirigente e dos dois mdiuns que viu em desdobramento. Estou indo pelo mesmo caminho, pensou. O que vou fazer est tudo marcado? Falou consigo mesmo. Estava indeciso. Orou, pediu ajuda de seu guia espiritual e teve uma clara intuio do que deveria fazer. Ligou para os amigos, falou-lhes que tinha havido um imprevisto e que no iria. Trocou a farra por um bom filme, que foi ver com os amigos que ficaram, foi dormir em paz. Ao sair do corpo, encontra Ivan que lhe abraa sorrindo. -Que bom que voc est aqui! Ele entende o que Ivan queria dizer. Abraa-o feliz. Sua deciso foi uma importante vitria, sabiam disso. -Vamos assistir a uma reunio medinica do centro que voc frequenta, afirma Ivan. -Como? Agora? Pergunta Felipe. -Assistiremos a gravao da ltima reunio ocorrida h trs dias. Explica Ivan. Deram-se as mos e volitaram at o colgio Allan Kardec. um lindo castelo com torres altssimas, uma entrada majestosa, um imenso jardim e o caminho que vai do porto porta do castelo formado por flores de diversas cores que exaltam um maravilhoso aroma. Ao observar a curiosidade de Felipe, explica Ivan.

49

Se a mediunidade falasse...
-Esse caminho ajuda a melhorar a vibrao espiritual dos alunos antes que entrem no interior do castelo, mas os que chegam aqui excessivamente carregados de paixes inferiores sentem profundo mal-estar e nunca conseguem atravessar esse caminho, muitas vezes acordam forte sensao de vmito e muitos suores e pensam que estiveram em uma regio inferior... Na verdade, estiveram em contato com a inferioridade que cultivaram. Disse Ivan olhando nos olhos de Felipe que se assusta. -No temas. Hoje estamos bem e amanh deveremos estar ainda melhores. Disse Ivan tranquilizando-o. -Voc tem certeza. Indaga Felipe. -Talvez sintas um pouco de tontura no incio do caminho, afinal assimilaste alguns fluidos da festa, por causa do teu desejo de estar l, mas possvel percorremos caminho sem grandes dificuldades. Concluiu Ivan. Ao iniciar o caminho, Felipe comea a suar abundantemente e a tremer. Olha para o Ivan que demonstra estar sentindo grande bem-estar. Com medo, pede. - Por favor, ajude-me. - Calma, apenas a ressaca que voc desejou. Continue e em breve ela passar. Explica Ivan.

50

Se a mediunidade falasse...
Felipe sente-se mal, treme, e no agentando, cai ao lado de Ivan que o olha com carinho e aguarda que seu organismo espiritual possa repelir os txicos assimilados. Passam-se alguns minutos e Felipe acorda com Ivan enxugando sua testa. Ivan sorrindo diz. -Vamos amigo, seno nos atrasaremos. Felipe sente-se melhor. Levanta-se e um incrvel bem estar invade todo seu corpo espiritual. Sente-se leve, feliz. Ivan lhe diz. -A resseca era sua, no seria justo tir-la. Agora que voc conseguiu super-la hora do trabalho. Explicou Ivan. Percorreram o caminho sentindo o aroma variado das flores, escutando uma msica de beleza indescritvel, observando o colorido das rvores, os desenhos dos diversos jardins que rodeavam o castelo e o lmpido cu, pois apesar do castelo ser sempre iluminado, a iluminao nunca ofuscava as estrelas. Percorrer aquele caminho valia todos os sacrifcios, pensava Felipe. Ivan, captando os pensamentos de Felipe, diz. -No se emocione tanto, estamos apenas comeando. Chegaram porta do castelo que est sempre aberta. Entram. O interior do castelo

51

Se a mediunidade falasse...
deslumbrante. No centro do trreo tem uma recepo com uma mesa circular, e para cada raio do crculo existe um corredor em um ngulo 360 graus e no final de cada corredor existem amplas escadas que conduzem aos vrios andares do colgio, apenas na direo da porta no havia escada e sim dois elevadores. Tudo amplo, organizado e artisticamente integrado. As amplas escadas possuem formas e estilos diferentes, mas integram um nico desenho. A iluminao dos corredores tem uma tonalidade levemente diferenciada, do a sensao de estarmos dentro de uma imensa pintura. O interior do castelo uma obra de arte que apenas ao longo dos anos vamos captando sua beleza de forma completa, afirma Ivan ao ver o deslumbramento de Felipe. -Hoje estudaremos a postura mental dos espritas em uma reunio medinica. Aps cumprir um currculo bsico de estudos, voc ter acesso s variadas aulas que o colgio oferece e montar seu prprio roteiro de estudo. Nesta semana e na prxima, deveremos finalizar seu estudo inicial. Disse Ivan e acrescentou. -Vamos, nosso estudo comea em trinta minutos, e Eurpedes sempre pontual. -Veremos Eurpedes hoje? Indaga Felipe. -No. Mas tudo aqui reflexo do psiquismo superior do mestre de Sacramento, por isso,

52

Se a mediunidade falasse...
devemos honrar sempre a oportunidade de estarmos aqui. Devemos comparecer, pelo menos, quinze minutos antes do incio da cada atividade, embora o ideal sejam trinta. Vamos? Conclui Ivan. Seguiram pelo corredor da direita. Andaram trs lances de escadas, pararam em frente porta e, antes de entrarem, comentou Ivan. - impossvel, um esprito com pensamento inferior, subir estas escadas. No primeiro lance de escadas sentiria um profundo cansao, no seguinte, sentiria uma profunda angstia e depresso, e se conseguisse ultrapassar o segundo lance, eclodiriam em sua mente todos os seus erros do passado, o que insuportvel para todos os espritos, com exceo dos muito evoludos. Apesar o olhar de espanto de Felipe, Ivan continuou, digo isso para que entendas a afirmao de Eurpedes na aula inaugural quando disse aqui no se atiram prolas aos porcos. Isto um fato. No tentes ir alm do terceiro andar, ningum ir lhe impedir, mas seria desastroso. Aceitar as prprias imperfeies a segunda lio desta escola e nunca deve ser esquecida. Ivan abre a porta. Entram em uma sala que tinha mais de mil e duzentos jovens em silncio.

53

Se a mediunidade falasse...
-O silncio antes das aulas a melhor maneira de preparar-se para aprender. Diz Ivan baixinho. Sentam-se. Ficam em silncio. Nunca imaginei que tantos jovens tivessem os mesmos interesses que tenho. Pensou Felipe. O ambiente estava inundado por uma msica suave, mas s ouvia os que j sabiam ficar em silncio interior. Em tudo, o mrito do esforo prprio. Era a terceira lio. Na hora exata, levanta-se o professor e faz a prece inicial. Amado Mestre Jesus, obrigado por tua companhia nos momentos angustiosos da vida. Seja na vida material, seja na vida espiritual Tu sempre nos ampara e acolhe. Ampara os extraviados que optaram em no estar aqui conosco, ensina-nos a misericrdia para que possamos ajud-los em seus descaminhos e, no futuro, eles encontrem a Ti. Sabemos, Mestre, que apenas a misericrdia que se transforma em servio ao prximo pode nos salvar de ns mesmos, por isso, Te rogamos, ajuda-nos e permite que trabalhemos em Tua seara, para que bendito sejam os nossos destinos ao Teu lado. Aps um momento de silncio, diz. -Sejam bem-vindos. Chamo-me Jos. Hoje, estudaremos o comportamento dos espritas nas reunies medinicas. Certamente, existem

54

Se a mediunidade falasse...
excees, mas a reunio que estudaremos, em alguma medida, representa a realidade das casas espritas em que o estudo da Codificao relegado ao segundo plano no movimento esprita encarnado. Fiz observaes semelhantes ainda quando encarnado, mas, ao desencarnar, constatei que a situao era mais grave que pensava. Felipe, que lera alguns de seus livros, estava exultante. Iniciou-se a projeo da medinica do centro esprita que frequentava. Dez pessoas, sentadas ao redor de uma mesa em aparente estado de concentrao. Felipe concentrou-se e comeou a ver seus pensamentos e a movimentao dos espritos ao redor do grupo. Assustou-se. Dos dez participantes, apenas um estava, de fato, concentrado, e outro tentava sinceramente concentrar-se! Os outros, inclusive o dirigente, geravam verdadeiro turbilho negro sobre suas cabeas. Metade do trabalho da equipe espiritual tinha que ser dedicado na ajuda aos trabalhadores despreparados. Vimos as formas pensamentos originrias dos mdiuns. Alguns no conseguiam desviar seus pensamentos dos desejos sensuais, outros

55

Se a mediunidade falasse...
pediam com esforo benefcios apenas para os seus familiares, outros se perguntavam se deveriam estar na reunio, dois emitiam pensamentos infelizes a respeito dos outros participantes. Era difcil dizer qual o quadro mais desolador, se dos desencarnados que iriam ser socorridos ou dos trabalhadores. O esforo do dirigente espiritual para aproximar-se do dirigente encarnado era de verdadeira abnegao, o choque energtico que sofria era imenso. Aps o incio da reunio, a projeo foi suspensa. -As observaes de hoje so suficientes para abordarmos o tema de nosso estudo.

56

Mediunidade: faculdade diria e eterna.


-O que seria necessrio para que nossos irmos estivessem melhores preparados para a atividade medinica? Questiona o professor. -Que tivessem organizado seu dia de forma a evitar excessos de stress. Disse um jovem que estava perto de mim. -Que evitasse os pensamentos grosseiros ao longo do dia. Respondeu outro.

Se a mediunidade falasse...
-Que no dia da reunio cuidasse da alimentao, no comesse carne nem trabalhasse muito. -Observem que temos aqui um grave problema. Disse Jos sorrindo e continuou. -Todos se preocuparam, apenas, com o dia da reunio, os mdiuns que vocs viram tiveram todos esses cuidados, somente no dia da reunio. Comer carne uma preocupao menor, na verdade, insignificante. O que se deve evitar ir a uma reunio medinica ou a uma aula importante com o estmago cheio de alimentos, porque isso dificulta a concentrao. Quanto ao trabalho, posso garantir, quanto mais trabalho equilibrado melhor! Trinta minutos de concentrao e de prece antes da reunio refaz o desgaste do dia. O grande problema que a maioria dos mdiuns pensa em se preparar apenas no dia da reunio. Analisemos o caso do Evraldo. Nesse momento, uma projeo apresentou uma espcie de sntese da semana do mdium, inclusive, seus desdobramentos e suas relaes no plano espiritual inferior. Algumas cenas eram asquerosas, as entidades que com ele se afinava tinham feies animalescas e compartilhavam com ele orgias lastimveis.

57

Se a mediunidade falasse...
-Vocs acham que um dia de boa vontade espiritual suficiente para que nosso irmo estivesse adequado ao trabalho? Pergunta Jos. O silncio expressava o espanto de todos. -Fundamental entender que equilbrio moral e emocional no se inventa nem se adquire em um dia. Quem quiser vivncia medinica produtiva e interiormente satisfatria deve aprender a sacrificar-se diariamente. Se no sacrificar a animalidade, o orgulho e a vaidade, estar em situao semelhante a que estudamos. O professor pegou o Livro dos Espritos, abreo e l as questes 466, 467, 468, 469 que so projetadas por trs do professor na medida em que ele vai lendo-as.
466. Por que permite Deus que os Espritos nos incitem ao mal? Os espritos imperfeitos so os instrumentos destinados a experimentar a f e a constncia dos homens no bem. Tu, sendo Esprito, deves progredir na cincia do infinito, e por isso que passas pelas provas do mal at chegar ao bem. Nossa misso a de te pr no bom caminho, e quando ms influncias agem sobre ti, s tu que as chamas, pelo desejo do mal, porque os Espritos inferiores vm em teu auxlio no mal, quando tens a vontade de o cometer; eles no podem ajudar-te no mal, seno quando tu

58

Se a mediunidade falasse...
desejas o mal. Se s inclinado ao assassnio, pois bem! ters uma nuvem de Espritos que entretero esse pensamento em ti; mas tambm ters outros, que trataro de influenciar para o bem, o que faz que se reequilibre a balana e te deixe senhor de ti. assim que Deus deixa nossa conscincia a escolha da rota que devemos seguir, e a liberdade de ceder a uma ou a outra das influncias contrrias que se exercem sobre ns. 467. Pode o homem se afastar da influncia dos Espritos que o incitam ao mal? Sim, porque eles s se ligam aos que os solicitam por seus desejos ou os atraem por seus pensamentos. 468. Os Espritos cuja influncia repelida pela vontade do homem renunciam s suas tentativas? Que queres que eles faam? Quando nada tm a fazer, abandonam o campo. No obstante, espreitam o momento favorvel, como o gato espreita o rato. 469. Por que meio se pode neutralizar a influncia dos maus Espritos? Fazendo o bem e colocando toda a vossa confiana em Deus, repelis a influncia dos Espritos inferiores e destrus o imprio que desejam ter sobre vs. Guardai-vos de escutar

59

Se a mediunidade falasse...
as sugestes dos Espritos que suscitam em vs os maus pensamentos, que insuflam a discrdia e excitam em vs todas as ms paixes. Desconfiai sobretudo dos que exaltam o vosso orgulho, porque eles atacam na vossa fraqueza. Eis porque Jesus vos faz dizer na orao dominical: "Senhor no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal! Aps a leitura, comenta o professor: -A clareza das explicaes no deixa dvida que a sintonia espiritual construo diria. Por favor, dividam-se em grupos de quatro pessoas. Peo que compartilhem as suas dificuldades para chegar nesse curso. A experincia de cada um de vocs um exemplo de vivncia medinica. Abriram-se todas as laterais da sala e pode-se ver duzentas pequenas salas com mesa e quatro cadeiras. Os jovens caminharam e aleatoriamente formaram os grupos. O grupo de Felipe era composto por dois jovens, Abelardo e Cirilo, e uma jovem, Alessandra. Abelardo iniciou. -Para mim, iniciar a minha espiritualizao custou o namoro. Falou bem humorado. -Conte-nos essa histria melhor. Disse Alessandra. -Bem, minha namorada decidiu que a sua vida na Terra deveria ser um parque de diverses.

60

Se a mediunidade falasse...
Todos os fins de semana, alm de alguns dias da semana, deveriam ser de festas e bebidas. Sei que reencarnamos para constituir uma famlia, mas com o tempo fomos nos distanciando... Enquanto ia ao centro esprita, ela programava suas sadas... Depois de alguns anos, mesmo gostando dela, terminei o namoro. No tinha como dar certo, no acham? Todos concordaram, mas lamentaram to pesado sacrifcio. -Agora estou aqui. Quem sabe papai do cu no d uma fora e eu arranjo outra namorada. Disse brincando para aliviar a clima. Todos riram. Felipe contou a histria do churrasco. Ao terminar, Alexandre falou: -Eu comecei assim e por pouco no termino com uma overdose! Disse Cirilo. Todos ficaram chocados. - verdade? Perguntou Felipe olhando para Cirilo. -Sim, olhe meus braos, comecei a aplicar na veia. -Como voc conseguiu se recuperar? Perguntou Alessandra. -Minha me afastou-se por dois anos de tudo para tentar salvar-me. Fiz tratamentos em vrias clnicas, alm de ter recebido ajuda de um centro esprita que tem uma medinica especializada em

61

Se a mediunidade falasse...
ajudar jovens viciados. Alm da ajuda clnica, recebi muitos medicamentos espirituais e sofri vrias operaes medinicas. Depois de um pausa, continuou. Hoje, estudo a mediunidade e quero fazer psiquiatria para ampliar esse tipo de trabalho. No posso esquecer que ainda existem milhares que necessitam desse tipo de ajuda e quero estimular a ligao das boas orientaes psiquitricas com o amparo espiritual direto para ajudar, de fato, as pessoas. -No meu caso, o alcoolismo de meu pai foi a maior dificuldade para chegar at aqui. Em casa, vivo uma verdadeira batalha diria. Tenho aprendido a amar meu pai, a ajud-lo e, ao mesmo tempo, proteger-me dos inmeros espritos que frequentam meu lar por conta da conduta dele. Desenvolvi o hbito de fazer o Evangelho no Lar diariamente e assim tenho socorrido muitos espritos e evitado uma tragdia maior em minha famlia. Estou no meio desse processo e tenho aprendido a manter boa sintonia. Apesar dos relatos difceis, o ambiente era de alegria, pois ali todos j tinham obtido importantes vitrias. Nesse momento, foi solicitado que cada grupo elaborasse uma coreografia ou um teatro de mmica que seria representado por todos.

62

Se a mediunidade falasse...
Enquanto se elaborava a expresso artstica, o salo foi organizado em mini-teatros que cabiam quarenta pessoas e eram orientados por dois assistentes que comentariam as apresentaes. Os espetculos foram comovedores. Ao trmino, o professor comentou as apresentaes e nos props que durante a semana ajudssemos um amigo a entender melhor a imortalidade. Falou que desejava profundamente que estivssemos ali no prximo final de semana, alertou-nos, pois dos 1060 jovens da aula inicial, apenas 602 estavam presentes. Os demais escolheram outros caminhos e teriam que viver as consequncias. Aps a prece final, todos fomos para o jardim para conversar e nos divertir. Ao acordar, Felipe lembrava apenas de uma parte dos acontecimentos, no tinha se preparado adequadamente, mas sentia uma intensa paz e confiana que no futuro estaria ainda melhor.

63

Se a mediunidade falasse...
Cena VIII

Na Escola

Na segunda-feira, o assunto na escola foi o churrasco. Felipe sentiu um pouco de inveja, mas se deu conta que em poucos dias aquela experincia seria esquecida e que seu aprendizado tem valor eterno. Em silncio, agradeceu a Deus por tudo que tinha aprendido. A semana foi de muito estudo, era final de semestre e a semana seguinte seria toda de provas. Felipe dormiu menos para dar conta de estudar tudo. E ansioso, comeu muito... Ficou preocupado se isso no atrapalharia sua preparao para o curso do fim de semana. Na quarta-feira, em seu Evangelho, pediu ajuda aos bons espritos, precisava preparar-se para as provas, mas no queria desarmonizar-se e perder o curso. Depois da prece de abertura viu a Mediunidade sorrindo ao seu lado. -Que surpresa maravilhosa a senhora estar aqui! Disse Felipe, falando alto. -Por que a surpresa? Perguntou a Mediunidade. -Tenho uma semana to atarefa, achei que no teria condies de v-la. Explicou Felipe.

64

Se a mediunidade falasse...
-Estou sempre por perto. O problema no ser muito atarefado. Problema quando as intenes envolvidas em uma ocupao so inferiores. -No entendi, disse Felipe. -Quando a pessoa trabalha 6 ou 8 horas por dia por ganncia, simplesmente para ter mais, isso ir desequilibr-la. Se ela trabalha 16 horas por dia para ajudar a quem sofre, isso ir espiritualiz-la e ser fonte de paz e alegria interior, voc entende? - Mas possvel algum trabalhar 16 horas por dia!? Comentou Felipe assustado. - Sim. Sem problemas. O mdium deve ter seus afazeres materiais e espirituais, ambos devem ser direcionados para a sua espiritualizao. O mdico ou o professor que, mesmo recebendo remunerao, prioriza, emocionalmente, o bem-estar daqueles a que assiste, est espiritualizando-se. O mdium no pode receber remunerao, jamais, nem ter nenhum tipo de vantagem indireta de seu trabalho. Cada atividade tem suas regras que devem ser obedecidas. Ambas devem ajudar na evoluo espiritual. -S no entendi essa coisa de vantagem indireta... Fala Felipe. -Por exemplo, o mdium ajuda na orientao de uma pessoa, e esta pessoa por gratido ajuda-

65

Se a mediunidade falasse...
o a ser promovido em seu emprego ou evita que ele pegue uma fila de atendimento em um servio pblico. uma vantagem pessoal obtida por causa do trabalho medinico realizado pelos espritos e no pelo mdium. Muitas vezes, isso acontece de forma sutil, mas uma coisa certa, os espritos superiores sempre se afastam. -Entendi. Isso muito srio. Disse Felipe. - sim, confirmou a Mediunidade e acrescentou. -Tenho que ir, meu amigo, mas tenho um recado de seu guia espiritual. -Qual? Perguntou Felipe, pensando se seria uma dica para as provas. -Ele orienta que voc estude mais uma hora por dia, as duas matrias que voc tem mais dificuldade. Explicou a Mediunidade. -Ah... Sei... Felipe estava decepcionado. -Felipe, disse a Mediunidade olhando-o nos olhos, s os fracos e tolos tentam a vitria por meios fceis e apenas conseguem iluses, decepes e desgraas. -Ainda bem que tenho um bom esprito amigo! Diga-lhe que seguirei o conselho. Afinal, no tem jeito... Disse Felipe, agora, sorrindo. A Mediunidade emocionou-se. Felipe era a prova que existem jovens que no querem o caminho das facilidades ilusrias.

66

Se a mediunidade falasse...
-Voc no se arrepender. Disse a Mediunidade ao despedir-se. Felipe finalizou seu Evangelho no Lar e foi estudar. Sexta-feira, dia de ir aos barzinhos e festas. Felipe ficou em casa lendo e escutando msica, apesar dos convites dos amigos. Sabia que acabaria sendo chamando de esquisito! No era normal que ele no sasse no fim de semana para divertir-se... Lia o livro Memrias de um Suicida. No sbado, dormiu at tarde. Ajudou em algumas coisas em casa, estudou e foi jogar bola. No fim do dia, estava exausto. Mais uma vez recusou ir a uma festa na casa de um amigo, sabia como seria... Ao dormir, logo encontrou Ivan ao seu lado. Espero que o jogo no lhe tenha cansado muito, disse Ivan bem humorado. -Voc estava l? Perguntou Felipe assustado. -Eu at ajudei no ltimo gol, mas no atrapalhei o time adversrio. Explicou o amigo espiritual. -Ento seremos parceiros de futebol!? Falou Felipe. -Negativo. Eu apenas dei uma mozinha, ou melhor, um pezinho. Estava l para prepar-lo para a aula de hoje. Vamos?

67

Se a mediunidade falasse...
Volitaram at a entrada do colgio Allan Kardec. Ao pararem no porto. Felipe lembrou-se do fim de semana anterior e olhou para Ivan. -V, entre primeiro. Estarei aqui esperando um amigo. Caso precise chame. Felipe tremeu. Ficou amarelo, branco, azul... -Voc est ficando com mais cores do que as flores do jardim. Brincou Ivan. -No tenha medo! O caminho da evoluo espiritual sempre o da conquista da autonomia. Falou Ivan com convico. Felipe entrou. O pior que pode acontecer eu morrer e se morrer j fico aqui... Pensava Felipe para criar coragem. Ao iniciar o caminho, sentiu uma paz intensa, as flores e o cu estavam ainda mais belos do que da outra vez. Ganhou confiana, atravessou o jardim, entrou no castelo, apresentou-se na recepo e aps identificar-se, a recepcionista falou: Sala 27, segundo andar. Professor Jos. A aula comea em 40 minutos. -Aqui existe biblioteca? Perguntou Felipe. -Existe uma biblioteca em cada andar, desde que voc consiga chegar l, pode ler e consultar o que quiser. Aproveite seus 10 minutos. Respondeu a recepcionista.

68

Se a mediunidade falasse...
-S mais uma pergunta... Que dia eu posso vir consultar a biblioteca? Pergunta Felipe. -Aqui todo o conhecimento est acessvel a todos, desde que ajam com dignidade. Funcionamos, sempre. Atendemos espritos de todos os continentes e estudamos desde astronomia at a sociologia esprita. Explicou a recepcionista. Ela olhou a ficha de Felipe e disse. -Aps a aula de hoje, voc receber todas as instrues e desde de que, disse com nfase, mantenha seu programa de espiritualizao poder vir sempre aqui e escolher os prprios cursos. Felipe estava exultante. Seria possvel estar por ali sempre que quisesse, pensava. -Sim, certamente. V conhecer a biblioteca. Fica no fim deste corredor. Respondeu a atendente. Felipe assustou-se. -Aqui ns tambm aprendemos a ler pensamentos. Concluiu sorrindo. Felipe agradeceu e foi conhecer a biblioteca. Caminhou rapidamente. Ao abrir a porta, assustou-se. Como aquilo seria possvel? Nunca vir uma biblioteca to vasta. A iluminao da cada ambiente era diferenciada e os livros tambm. Devia ter umas trs mil pessoas ali... Gente de todos os lugares

69

Se a mediunidade falasse...
do mundo e pocas. Alguns jovens vestiam-se como essnios, outros romanos... Ficou estarrecido. Nas prateleiras, viu livros diferentes: pergaminhos, livros comuns, livros eletrnicos... Como poderia tudo aquilo? Perguntava-se. Lembrou de Ivan, ele lhe explicaria, e ao se lembrar de Ivan, lembrou-se a aula. Olhou o relgio, faltavam 29 minutos para o incio da aula, j deveria estar em sala. Saiu e foi para sala 27. Professor Jos estava na porta recebendo os alunos com grande simpatia. Felipe cumprimentou-o e entrou. Aproveitou para orar e elevar sua sintonia. Desligou-se de qualquer distrao externa, relaxou profundamente. Ao ouvir a prece do professor, deu-se conta que estava fora do corpo, desdobrara-se uma segunda vez, teve medo, mas ao ver que Ivan estava ao seu lado, sentiu segurana. Ivan sorriu e disse. -Os poderes do esprito so quase ilimitados. S Deus possui mais poderes do que ns, Seus filhos. Ele nos quer fortes e sbios. A aula de hoje ser sobre o enfrentamento dos medos interiores. S os corajosos crescem. Observe a prece do professor e depois volte ao seu corpo, estarei aqui, acompanhando-o. Felipe olhou para o professor, viu uma luz to intensa e de tantas cores que ficou deslumbrado,

70

Se a mediunidade falasse...
parecia que muitos sis de cores variadas estavam ao redor de sua cabea. Aps a prece, aproximou-se de seu perisprito, abriu os olhos, observou o mesmo professor, agora sem tantas luzes. -Iremos estudar a reao dos encarnados ante algumas manifestaes medinicas. Nosso tema.

O medo de nossos fantasmas interiores.


Vimos a mesma projeo do estudo anterior, contudo acompanhamos o desenrolar de toda a reunio. Curiosamente, no vamos apenas as energias emanadas dos encarnados, assistamos a imagens mentais que as comunicaes produziam em cada um deles. Uma comunicao, em particular, chamou a ateno. O esprito comunicante pertencia as zonas inferiores do mundo espiritual. Tinha sido um cruel e poderoso senhor de escravos e ainda possua muito poder, apesar de estar desencarnado h mais de mil anos. A histria no era nova, o que estarreceu a todos foi ver as reaes dos participantes da medinica. O pavor, apesar de disfarado externamente, era inegvel. A presena daquele

71

Se a mediunidade falasse...
esprito evocava lembranas e sentimentos que os encarnados queriam esquecer, mas no conseguiam, pelo menos no no nvel espiritual. Aps a projeo, o professor, antes de lanar questes, afirma: teremos um estudo que desvelar para ns a intimidade de uma pessoa. imperioso agir com tica no trato com os fenmenos medinicos, quem no souber respeitar com dignidade e discrio a intimidade do outro, no ser aceito nos trabalhos com os bons espritos. Peo respeito e ateno. Continuou. Realizaremos uma regresso de memria no mdium Evraldo. Vocs podero, telepaticamente, enviar-me perguntas que farei ao mdium. Os que ainda no conhecem a comunicao teleptica, devero assistir e fazerem as perguntas depois de encerramos a regresso. Nesse momento, entram na sala o dirigente, amparado por dois espritos. Deitou-se no div que estava na frente junto ao professor. Jos faz uma prece e inicia. Induz Evraldo a lembrar da reunio medinica que assistimos. Seu rosto era projetado em uma grande tela, de modo que podamos acompanhar suas expresses faciais detalhadamente.

72

Se a mediunidade falasse...
O professor pede-lhe que narre a comunicao com o senhor de escravos. E depois que ele finaliza sua narrativa, indaga com voz firme. -Por que voc tem tanto medo desse tipo de manifestao? -Eu... Eu.... Balbuciava o dirigente. -Nesse momento, voc est seguro, entre pessoas que sempre lhe respeitaro. preciso que voc exponha seus medos para que consiga super-los. Conte-nos porque voc tem tanto medo. Fala tranquilamente o professor. -Eu temo voltar para l... Eu no quero mais essa vida... No quero mais, sofri muito... -Se voc no quer voltar mais, porque ento temer. Voc no sabe que est seguro em um centro esprita? Expressa o professor a pergunta teleptica de um aluno. -E... Eu quero e no quero... Eu no quero, mas tenho ainda impulsos, ligaes, vontade de dominar os outros, de ser autoritrio. A presena dele desperta essas vontades em mim. Por isso, eu temo tanto... Falava o dirigente. -Ento voc acha que os bons espritos que dirigem a reunio medinica no deveriam trazer esse tipo de espritos para comunicar-se? Outro aluno questiona por meio do professor. -Isso. Claro! No se deve estimular esses sentimentos! Eu j tenho tanto problema, no

73

Se a mediunidade falasse...
entendo porque eles fazem isso... Assim vou acabar voltando para l... Falava, Evraldo, com revolta e medo. -E por que os espritos fazem isso? Pergunta o professor. -No sei... Deve ser coisa dos obsessores... Tenta explicar o dirigente. -No coisa de obsessor, mas mesmo se fosse, s poderia acontecer se permitido pelos espritos que comandam a reunio. Ento, digame, porque eles permitem isso? -No sei... No sei... Fala baixinho o dirigente. -Sim, voc sabe! Diga-me, diga-me. Porqu? Insiste o professor. Diga-me! Evraldo comea a chorar e ter convulses. O professor, tranquilamente, aplica-lhe um passe. Ele aclama-se. O professor concentra-se e ordena. -Diga-me! - Eles querem, eles querem... Os bons espritos querem que eu enfrente os meus medos, meus complexos de culpa... No! Eu no quero! Gritou desesperado o dirigente. -Qual a relao entre enfrentar os seus medos e complexos interiores e a comunicao medinica? Perguntou Alessandra por meio do professor. -Tudo! Tudo! Eles fazem que eu me lembre de meus conflitos e, assim, foram-me ver quem eu

74

Se a mediunidade falasse...
sou. Eu no quero! Eu no quero saber quem eu sou! Gritou de forma estridente. Felipe queria fazer uma pergunta. Poderia tentar, nunca tinha feito um pergunta teleptica em uma situao como aquela.... Concentrou-se. -Explique melhor, qual seriam as conseqncia de voc enfrentar a si mesmo? Falou o professor. Era a pergunta de Felipe. Jos olhou para Felipe e sorriu. Para todos, no colgio Allan Kardec, as conquistas espirituais de um aluno, por menor que parecessem, era o maior motivo de alegria. Todos vibravam pelo crescimento espiritual de cada um! -Eu sei que enfrentar a mim mesmo me daria paz e me livraria da necessidade de controlar os outros... Mas muito doloroso! melhor ficar na minha posio. Todos me obedecem e respeitam! Se souberem que, de fato, sou um esprito necessitado, um mero aprendiz da vida, que ser de mim?! Serei tratado como um qualquer... No aceito isso! No... Falou o dirigente. -Todos somos aprendizes da vida, meu irmo. Todos somos espritos necessitados da misericrdia de Deus e do Cristo. Falou Jos comovido com a penria espiritual daquele dirigente esprita. Aps um instante, concluiu.

75

Se a mediunidade falasse...
Todos somos pequeninos, s nosso Mestre e nosso Pai so verdadeiramente grandes e eles tanto nos amam que aceitam nossa pequenez e nos aguardam para o futuro glorioso de paz e felicidade imperecveis. O dirigente tremia e estava banhado de suores. A um sinal do professor, os espritos auxiliares aproxima-se, e levam o dirigente em uma maca. Mais perguntas? Indaga Jos. -Professor, as comunicaes medinicas e as necessidades psicolgicas de um grupo esto sempre relacionadas? Indaga um jovem. -Sim. Claro que no so absolutamente todas as comunicaes que tem essas caractersticas, mas essa a regra geral. Responde o professor e continua. -O trabalho medinico tem profundas razes psicolgicas. As comunicaes refletem no apenas o socorro aos espritos desencarnados e o alvio aos encarnados. So mensagens vivas sobre aquilo que deve ser enfrentado e transformado no ntimo dos participantes, por isso, o medo de determinado tipo de comunicao no deve ser encarado com desculpismo, mas com enfrentamento, antes de tudo, enfrentamento ntimo. Alessandra levanta a mo e pergunta.

76

Se a mediunidade falasse...
-Isso explica uma das principais causas do medo. - Sim, explica, mas no justifica. Fala Jos bem-humorado. No justificvel o medo dos espritas em relao comunicao medinica. O temor porque uma reunio medinica bem conduzida ser sempre um convite ao autodescobrimento, espiritualizao. Alguns temem e se afastam, outros temem e tentam limit-las segundo seus medos e ignorncia. preciso ter muita misericrdia destes companheiros que tolhem a luz para manteremse nas trevas. A situao deles aps o desencarne , sempre, deplorvel. Por isso, a compreenso das fraquezas do outro e a coragem de sermos autnticos e verdadeiros tm que estar alinhadas. A mediunidade a janela que Deus nos concedeu para apreciarmos as infinitas belezas da criao, inclusive a nos mesmos. Coitados dos que no a dignificam! Notei que a maioria estava espantada. Nunca tinha ouvida uma reflexo to profunda sobre o medo das prprias imperfeies estar relacionado com o medo da mediunidade. Para a maioria, mediunidade era apenas fenmeno, receber e conversar com espritos. De uma forma simples, Jos relacionou autoconhecimento, espiritualizao e mediunidade. Quem isso entender, ter compreendido um dos mecanismos

77

Se a mediunidade falasse...
mais importantes da evoluo no universo. Comunicamo-nos para nos conhecer melhor e nos espiritualizar. O professor pede que se formem duplas para comentar os medos, de cada um, relacionados mediunidade. Felipe ficou com uma jovem simptica chamada Sulany. Apresentaram-se e Felipe iniciou. -Meu maior medo ser recriminado pelos amigos. Eles sabem que eu sou esprita, mas no sei como reagiriam se contasse o que ocorre comigo. -E como voc pretende resolver isso? Perguntou Sulany. -Ainda no sei bem... Acho que estudando a Doutrina Esprita e tendo uma vida equilibrada, terei cada vez mais coragem e no momento certo terei coragem de enfrentar, mesmo as crticas dos que no conhecem a realidade espiritual. - Acho uma ideia excelente. S acrescentaria um exerccio de autoconhecimento. Aqui tem um curso inteiro sobre autoconhecimento. Comentou Sulany. - Que interessante, acho que vou fazer. Disse Felipe. -E voc? Que medo enfrenta? Pergunta Felipe.

78

Se a mediunidade falasse...
-Ah... Meu medo parecido com o seu. O que eu temo so meus pais! Eles so catolissssimos e se sonharem que sou esprita e mdium me matam... Falou Sulany triste. -A voc vem pra c! Disse Felipe com bom humor. - No m ideia, mas tem que ser na hora certa. Completou Sulany. -E o que voc pretende fazer? Perguntou Felipe. -No momento, rezar e esperar. Acho que o dilogo vai ser muito, muito difcil. Estou com 12 anos. Logo que entrar na Faculdade e comear a trabalhar, vou falar com eles. Tenho uma tarefa na rea medinica, vou psicografar livros infantis que ensinam as crianas a no temer a mediunidade... Se necessrio, terei que morar sozinha ao concluir a faculdade, se eles no aceitarem, mas toro que eles possam aceitar a minha mediunidade e assim ficaremos todos juntos. Disse Sulany com um brilho de esperana no olhar. Felipe sorriu de admirao por aquela jovem de 12 anos. Nesse instante, o professor pediu que desenhssemos a nossa dificuldade e a maneira que tnhamos encontrado para super-la. Os desenhos foram apresentados em um grande painel.

79

Se a mediunidade falasse...
No final, ficamos como tarefa da semana, orar e ajudar, quando desdobrados, a pessoa com quem tnhamos conversado, na superao da dificuldade compartilhada. O professor pede silncio e prece. Era o momento final de nosso curso. Trs semanas de intenso aprendizado e vivncia equilibrada. Fala-nos que nosso diretor ir comunicar-se. Felipe, concentrado e em orao, sente-se leve, sai do corpo e encontra Ivan, sereno e concentrado, que lhe diz telepaticamente. -Fique em silncio. Ore um momento importante. Felipe nunca vira Ivan to compenetrado. Ele silencia e ora. Aps uma espera que durou, 15 minutos, sente que a sala desaparece e consegue ver uma cena que se passa em outro lugar. V Eurpedes em um grupo com muitos espritos iluminados que dialogam com ele. Reconhece Lon Denis, Cairbar Schutel, Bezerra de Menezes. Eurpedes olha-o com imensa ternura e estende-lhe a mo. Felipe treme, intuitivamente sabia que aceitar aquela mo estendida significava assumir um gravssimo compromisso, comea a suar frio. Ivan calado, tudo observa sem interferir.

80

Se a mediunidade falasse...
Felipe olha para o cu, sente-se envolvido pelo amor do Cristo e estende sua mo que toca a mo de Eurpedes, que estava aberta, estranha energia percorre-lhe todo o corpo e ouve uma voz meiga e forte que lhe diz: Muitos so os chamados, poucos os escolhidos. Sede bemvindo como discpulo fiel do Cristo, estaremos contigo at o fim dos tempos, se assim o quiserdes. Felipe retorna ao corpo envolvido por intensa luz. Era o sinal dos que tinham aceitado o convite de Eurpedes. Ivan abraa-o e ambos choram de emoo.Olha-o nos olhos e diz. - Irmo, seremos amigos e estaremos juntos nesta e nas encarnaes seguintes. Seremos fiis discpulos do Cristo e de Eurpedes. Felipe olha ao seu redor. Alessandra, Sulany, Abelardo e Cirilo tambm estavam iluminados. Outros estavam cabisbaixos... -A deciso de hoje afetar a vida material e espiritual nos prximos sculos. Comentou Ivan. Partiram. Foram trs semanas de intensa emoo, tudo estava apenas comeando.

81

Se a mediunidade falasse...
Amigo e amiga, Assim encerra-se a iniciao espiritual de Felipe. Este o comeo. O fim no sabemos, talvez, nem exista um fim. Temos uma certeza, voc, Felipe e eu ainda nos encontraremos muitas e muitas vezes. Isso nos garante o amigo Ivan. Muita paz.

82

Se a mediunidade falasse...

83

Se a mediunidade falasse...

MARCOS o nomesmbolo de um grupo de espritos encarnados e desencarnados que optaram ser discpulos de Eurpedes Barsanulfo. Este livro, portanto, a sntese de saberes e de experincias de muitos Espritos e um convite para que voc aprofunde sua compreenso esprita.

84

Se a mediunidade falasse...

85

Se a mediunidade falasse...
Nosso coordenador

86
Ivan Santos de Albuquerque nasceu em Brotas (SP), no dia 16 de janeiro de 1918 e desencarnou aos 28 anos em 05 de abril de 1946. Dedicou-se intensamente as atividades espritas, nas tarefas de divulgao, bem como no amparo aos mais sofridos: doentes, presidirios e necessitados em geral. Trabalhou como enfermeiro no Hospital Esperana, em

Se a mediunidade falasse...
So Paulo, e nas horas vagas amparava aos doentes que no tinham familiares ou amigos. Desenvolveu slida amizade com Cairbar Schutel, Jos Herculano Pires, D. Benedita Fernandes e Jsus Gonalves. Aps seu desencarne tem se comunicado por meio de diversos mdiuns em todo o Brasil. Desde 2001, orienta nossas atividades vinculadas educao esprita.

87

Se a mediunidade falasse...

Entre em contato conosco. Nosso e-mail : marcos.barsanulfo@gmail.com Nosso blog: reflexoes-educacionais.blogspot.com

88

Anda mungkin juga menyukai