Anda di halaman 1dari 2

NOTAS SOBRE OS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS

por Alberto Marques

competncia

Abrange infraes penais de menor potencial ofensivo: Todas as contravenes Crimes com pena mxima inferior a um ano e que no tenham rito especial Dos crimes de ao privada, apenas dois sujeitam-se competncia do JEC: dano simples e exerccio arbitrrio das prprias razes, sem violncia. Avalia-se o mximo abstrato da pena, considerando as qualificadoras, privilegiadoras, causas de aumento e diminuio aplicveis ao caso (tentativa, concursos). Atenuantes e agravantes genricas no devem ser pesadas para avaliar o mximo, para este fim. Crimes que tem rito especial: abuso de autoridade, propriedade industrial, responsabilidade de funcionrio pblico, honra, txicos, imprensa. Competncia de foro: pelo lugar onde foi cometido o delito.

atos processuais e nulidades

Princpios da oralidade, celeridade, informalidade, economia. Valem os atos desde que atinjam a finalidade. Atos podem ser praticados em dias no teis e noite. Citao do ru: exclusivamente pessoal. Se no for encontrado, os autos vo para a Justia Comum, para citao editalcia. As partes podero apresentar suas testemunhas na audincia, independente de prvio rol. A parte que pretender a intimao de testemunha para o ato deve requerer isso, at cinco dias antes da audincia. Com isso, parece-nos que a Acusao pode arrolar testemunhas fora da denncia ou queixa, no mesmo prazo concedido Defesa. E tambm que ambas as partes podero surpreender a parte adversa com testemunhas no arroladas, e apresentadas no ato da instruo. A lei omissa sobre o nmero de testemunhas que podem ser arroladas. H quatro teses: (1) no h limite, (2) o limite de cinco testemunhas, (3) o limite de 5 em se tratando de crime, e 3 quando se tratar de contraveno, (4) o limite de 3 testemunhas. A terceira corrente nos parece a mais consentnea com o texto do Cdigo de Processo Penal, subsidirio ideal para os casos penais da L.9099. Na audincia de instruo e julgamento renovam-se, se possvel, as propostas de conciliao e transao. Ordem dos atos na audincia:

procediment o sumarssimo

(1) defesa preliminar oral; (2) deciso oral do juiz, recebendo ou rejeitando a denncia ou
queixa; a deciso, por bvio, deve ser fundamentada;

pg. 1 de 2

Notas sobre os Juizados Especiais Criminais

(3) recebida a denncia ou queixa, oitiva das testemunhas,


primeiro as da Acusao. Diz a lei que o ato no deve ser interrompido, devendo ser determinada a conduo imediata dos faltosos;

(4) interrogatrio do ru; a transferncia do interrogatrio para o


fim visa ampliar a possibilidade de defesa do acusado, que s fala com o juiz depois de ter presenciado toda a colheita da prova;

(5) debates orais; a lei tambm omissa quanto ao tempo; cabe


analogia com o Cdigo de Processo Penal;

(6) sentena oral.


Os depoimentos podem ser registrados em fita magntica. A transcrio s ser feita em caso de recurso, e se houver pedido expresso. A sentena no precisa conter relatrio.

ALBERTO MARQUES
Avenida Flrida, 4560 87501-220 Umuarama-PR marques@fenixnet.com.br http://i.am/infoius

pg. 2 de 2

Anda mungkin juga menyukai