Anda di halaman 1dari 15

O S

O I C

O L

A I G

O QUE SOCIOLOGIA?
Estudo cientfico das relaes sociais, das formas de associao, destacando-se as caractersticas gerais e comuns a todas as classes de fenmenos sociais, fenmenos que se produzem nas relaes de grupos entre seres humanos. A sociologia envolve o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da diviso da sociedade em classes sociais e camadas.

Cincia Social: estudo sistemtico do comportamento social e humano.


- Economia anlise dos bens de consumo e servio, distribuio de renda - Antropologia anlise da cultura nos agrupamentos humanos - Cincia Poltica estuda as relaes de poder

Qual a origem da Sociologia?


Auguste Comte(em 1838) : a origem do termo esta atrelado a Comte, que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem inclusive a Histria, a Psicologia e a Economia. Montesquieu tambm pode ser encarado como um dos fundadores da Sociologia - talvez como o ltimo pensador clssico ou o primeiro pensador moderno. A Sociologia tem trs linhas mestras explicativas: (1) a positivista-funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e seu principal expoente clssico em mile Durkheim, de fundamentao analtica; (2)a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber, de matriz tericometodolgica hermenutico-compreensiva; (3) a linha de explicao sociolgica dialtica, iniciada por Karl Marx, que mesmo no sendo um socilogo e sequer se pretendendo a tal, deu incio a uma profcua linha de explicao sociolgica.

Sociabilidade e Socializao
Sociabilidade:
capacidade natural da espcie humana para viver em sociedade, desenvolvendo-se pelo processo de socializao

Socializao: Processo pelo qual ao longo da vida a pessoa


humana aprende e interioriza os elementos scio-culturais do seu meio, integrando-os na estrutura da sua personalidade sob a influncia de experincias de agentes sociais significativos, adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver (Rocher).

Contatos Sociais Primrios:


so os contatos pessoais, diretos, e que tem uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experincias individuais. (famlia, vizinhos, colegas...)

Contatos Secundrios:

Sociais

so os contatos impessoais, calculados, formais. So exemplos os contatos com: o cobrador do nibus, o caixa do banco, os contatos por carta, msn, redes sociais e outros do mesmo espcie.

Grupos Sociais: familial, vicinal (vizinhos), educativo, religioso, lazer,


profissional

Relao Social: uma forma assumida de interao social, seja um


professor que possui uma relao pedaggica, ou um vendedor uma relao mercadolgica.

Processo Social: so as diversas maneiras pelas quais os indivduos


e os grupos atuam uns com os outros para promover alguma mudana ou transformao (mutiro)

Base Conceitual
COMUNIDADE:
formao de comunidade necessita de uma relao mais intimista do que a sociedade. So caractersticas: a) nitidez: limite territorial b) Pequenez: uma unidade de pequeno porte. c) Homogeneidade: hbitos, costumes so parecidos. d) Relaes Pessoais: existe uma relao pessoal afetiva mais forte do que em grandes sociedades.

SOCIEDADE:

Estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum (Ficher).

Base Conceitual
ESTRATIFICAO SOCIAL:
refere-se a um arranjo hierrquico entre os indivduos em divises de poder e riqueza em uma sociedade. a diferenciao hierrquica entre indivduos e grupos, segundo suas posies (status) ou classes. Normalmente consideram-se trs tipos principais de estratificao social: 1) Estratificao econmica: baseada na renda ou posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situao intermediria; 2) Estratificao poltica: baseada na situao de mando na sociedade (grupos que tm e grupos que no tm poder); 3) Estratificao profissional: baseada nos diferentes graus de importncia atribudos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profisso de advogado do que a profisso de pedreiro.

Existem sociedades em que os indivduos nascem numa camada social mais baixa e podem alcanar, com o decorrer do tempo, uma posio social mais baixa ou mais elevada. Esse fenmeno chamado de

MOBILIDADE SOCIAL.
Em outras sociedades mesmo usando toda a sua capacidade e empregando todos os esforos, o indivduo no consegue alcanar uma posio social mais elevada. Sua condio esta atrelada a um sistema de

CASTAS.

CLASSE SOCIAL:

todo grupo de pessoas que apresenta uma mesma situao com relao a elementos da produo (trabalho, capital e recursos naturais). um agrupamento legalmente aberto, mas na realidade semifechado; solidrio; antagnico em relao a outras classes sociais; em parte organizado, mas principalmente semiorganizado; em parte consciente da sua unidade e existncia, e em parte no; caracterstico da sociedade ocidental a partir do Sculo XVIII; multivinculado, unido por dois liames univinculados, o ocupacional e o econmico (ambos tomados no sentido mais lato) e por um vnculo de estratificao social no sentido da totalidade dos seus direitos e deveres basicamente diferentes das outras classes sociais (Sorokin).

DESIGUALDADE SOCIAL:

O conceito de desigualdade social um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., at desigualdade de escolaridade, de renda, de gnero, etc. De modo geral, a desigualdade econmica a mais conhecida chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuio desigual de renda.

Rousseau: acreditava que existia dois tipos de desigualdade:A


primeira, a desigualdade fsica ou natural, que estabelecida pela fora fsica, pela idade, sade e at mesmo a qualidade do esprito e a segunda desigualdade era moral e poltica, que dependia de uma espcie de conveno e que era autorizada e consentida pela maioria dos homens.

Liberais:

defendem que a desigualdade em si no o problema, e sim a existncia da misria. preferido um pas com maior desigualdade entre as classes sociais mas com baixssima misria, do que um pas menos desigual com alto ndice de miserveis. A desigualdade econmica um fato natural do mercado e das diferenas entre as pessoas e o curso de suas vidas. Sendo, para os liberais, a igualdade absoluta uma utopia, algo impraticvel e at mesmo indesejvel.

CULTURA:

Conjunto de bens materiais que caracterizam um determinado agrupamento humano. Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, tcnicas, instituies, atitudes, artes, lei, crenas, motivaes e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster).

CULTURA do trabalho DE "FOLK:

a cultura do povo iletrado. pequena, homognea, isolada; economicamente auto-suficiente e de tecnologia simples; com diviso rudimentar baseada, principalmente, no sexo, parentesco e idade; grafa ou com escrita rudimentar e, nesse ltimo caso, constituindo-se em mero complemento da tradio oral; relativamente integrada, com modos de vida intimamente relacionados, e possuindo uma concordncia mtua; comportamento fortemente padronizado, em bases convencionais; tradicional, espontnea, no crtica e com forte senso de solidariedade grupal; mudana cultural e social lenta. Ope-se civilizao

CULTURA DE MASSA:

a divulgao, sem que se possa contest-las ou debat-las, de mensagens pr-fabricadas, cuja mediocridade prev a sua aceitao por pessoas de qualquer nvel de conhecimento e idade mental, nivelando "por baixo" as informaes, uniformizando o uniforme e sintetizando os lugares-comuns, com a finalidade de tornar a cultura um conjunto semelhante, constante e no questionado.

ENCULTURAO: o processo social de introduzir na mente do


indivduo a cultura; o mesmo que inculturao.

ENDOCULTURAO:

Processo de aprendizagem e educao de uma cultura, desde a infncia at idade adulta (veja CULTURA). que detm ou influncia que exercem, contribuem para a ao

ETNIA:

Grupo biolgico e culturalmente homogneos. Populao ou grupo social que apresenta homogeneidade cultural, compartilhando histria e origem comuns.

ETNOCENTRISMO:

Atitude emocional que sustenta o grupo, a raa ou a sociedade a que uma pessoa pertence, superiores a outras entidades raciais, sociais ou culturais. Esta atitude encontrase associada ao desprezo pelo estrangeiro ou pelo forasteiro, assim como pelos seus costumes

GLOBALIZAO:

um dos processos de aprofundamento da integrao econmica, social, cultural, poltica, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicao dos pases do mundo no final do sculo XX e incio do sculo XXI. um fenmeno gerado pela necessidade da dinmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os pases centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos j esto saturados. O processo de Globalizao diz respeito forma como os pases interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em considerao aspectos econmicos, sociais, culturais e polticos. Com isso, gerando a fase da expanso capitalista,

-Antonio Negri (italiano) -Mario Murteira (portugus) -Stuart Hall (jamaicano) -Benjamin Barber (ingls) -Daniele Conversi

Anda mungkin juga menyukai