Anda di halaman 1dari 2

Isto Imoral Segundo o dicionrio imoralidade a prtica de maus costumes, desonestidade.

de. Para entendermos o que imoral, devemos entender primeiro o que ou o que pode ser um ato moral. Devemos lembrar que o que justificado no necessariamente um bom ato, ou seja, no se aplica a regra: os fins justificam os meios. Ento um ato para ser considerado bom moralmente, devemos agir sempre para o BEM. claro que falar o que o bem ou o que bom j por si s, discutvel, bem como Scrates pontu ou: Aquilo que considerado como bem/bom, por alguns, pode ser considerado algo mau, negativo por outras pessoas. Podemos dizer que o bem/bom parte-se das aes humanas, e claro que o ser humano no pratica uma m ao para si. Estas aes se do pelo estabelecimento de princpios, de normas e aqui entra a tica com as normas e os princpios do que justo ou injusto. A tica vai refletir sobre os atos morais das aes humanas. As aes sero julgadas e sero consideradas como uma ao moral ou imoral, tendo com base a conscincia, a vontade, a responsabilidade e a liberdade. As normas morais so de certa forma limitaes da liberdade humana. O papel da tica neste ponto buscar respostas para a compreenso humanadas limitaes da liberdade. Ento quando falamos de tica, estamos nos referindo a valores, costumes e podemos definir tica como a cincia que estuda o comportamento moral do ser humano. De acordo com Kant moral aquilo que precisa ser feito independente das vantagens ou prejuzos que possa trazer. Para entendermos a afirmao de Kant quando ele diz ... aquilo que precisa ser feito... vejamos o exemplo dado por Caio Feij: - A famlia de Sr. Joo tem o COSTUME de tomar banho junta ( pai, me, filhos e filhas). cultural dentro da casa a exposio do corpo nu entre eles sem conotao de promiscuidade. No entanto seus vizinhos denominam como imoral. Este exemplo justifica a afirmao de Kant e ainda nos mostra que no tem como definir o que certo ou errado em uma sociedade, pois duas pessoas podem ter valores diferentes a respeito do que moral ou imoral. simplesmente uma questo de conscincia, por isso, necessitamos de cdigos de tica e cada sociedade tem o seu. Um ato para ser imoral tem que estar em desacordo com o cdigo tico estabelecido. Para refletirmos sobre a questo da IMORALIDADE temos um poema e um pensamento:
MORAL ou IMORAL? moral, preocupar e ajudar a quem vive em necessidade; imoral, ignorar e ainda explorar de quem no tem nada para dar. Vivemos expostos a tantas imoralidades polticas, sociais e financeiras; e o pior: no temos solues; no temos para quem reclamar tiraram at nossas trincheiras e canhes! moral falar de amor, de poesia, de sonhos; imoral viver debaixo de pesados impostos, que acabamos pagando-os a contra gosto (pois no temos sada). moral cultivar o solo da nossa alma; plantando nele a boa semente; enquanto vergonhoso e imoral, viver com defasados salrios; eles no tm considerao com a gente. moral apreciar imoral depreciar. moral trabalhar e viver com qualidade de vida; imoral e vergonhoso no ter um nome e sofrer o desemprego, a pobreza, e a fome que inundam os coraes de tristezas e lgrimas, que escorrem nas faces das nossas crianas quase desiludidas pela vida sofrida. Entre o moral e o imoral, quem senhor, Quem levanta a taa de vencedor? Maria Loussa

http://www.recantodasletras.com.br/poesias/339606
"O ser humano talvez a maior metfora da prpria evoluo, cuja tarefa transgredir algo estabelecido. (A alma imoral de Nilton Bonder).

Esta frase foi retirada do livro de Nilton Bonder. Ele diz em seu livro: A alma portadora de uma imoralidade indomada. Segundo Bonder o ato de tampar o corpo com roupas uma tentativa de domesticar a imoralidade da alma. Para a alma s existe uma verdade a vontade. E se a alma considera imoral por esconder , tampar sua transparncia podemos concluir que a moral um lenol, uma capa que encobre as vontades.

E retornando ao inicio, ISTO IMORAL, claro que vai depender do meio em que vive, da sociedade a ser considerada e seus cdigos morais e ainda e o mais importante se est fazendo o bem para si. Bibliografia http://meuartigo.brasilescola.com/filosofia/para-entender-moralidade.htm acessado em 03/05/2012 http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_7836/artigo_sobre_para_entender_a_moralidade acessado 03/05/2012 Feij Texto Moral e tica de Caio

em

Anda mungkin juga menyukai