Anda di halaman 1dari 3

PLANO DE ENSINO

CURSO DE COMUNICAO SOCIAL COM HABILITAO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA COM NFASE EM MARKETING DISCIPLINA: tica e Legis- CDIGO: K0834 CARGA HORRIA: 33 H/aulas lao em PP II TURNO: Matutino/Noturno ETAPA: 6. E 7a. ANO: 2013 SEMESTRE: 1O TURMA: AB PROFESSOR(A): Sebastio Geraldo PERFIL DO EGRESSO
O perfil final do profissional de Comunicao Social com Habilitaes em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Publicidade e Propaganda com nfase em Marketing aquele que contempla o domnio pleno do fazer e do pensar a comunicao, estando dotado de capacidade de reflexo e anlise crtica sobre as inseres culturais, polticas e econmicas da comunicao no mundo contemporneo; capacidade de percepo, compreenso e interao com as demandas sociais e profissionais na rea de comunicao; capacidade de articulao e atuao tcnica e tica relacionadas s mdias, s prticas profissionais, aos contedos, aos destinatrios e s polticas dos meios de comunicao de massa; e capacidade de interao com inovaes tecnolgicas em comunicao.

EMENTA
Reflexo sobre a tica na atividade publicitria no Brasil e anlise das leis e normas ticas que regem a publicidade e propaganda no pas.

OBJETIVO GERAL (Refere-se ao objetivo do professor em relao a sua disciplina)


Propiciar ao aluno reflexo sobre a legislao e a tica na atividade publicitria e oferecer ao mesmo subsdios que o capacite prevenir ou solucionar problemas de ordem legal e moral na sua rea de atuao profissional.

OBJETIVOS ESPECFICOS (Referem-se aos objetivos que o aluno deve atingir) - interpretar cdigos de tica do direito profissional;
- identificar e resolver questes ticas e legais com base nos instrumentos especficos da atividade publicitria; - resolver casos polmicos que envolvem a produo publicitria a partir do referencial terico e das normas ticas e legais discutidas em sala.

CONTEDO
I- A tica e a legislao na Publicidade e Propaganda - apresentao II- A tica e a atividade publicitria 2.1- O Cdigo de tica dos Profissionais da Propaganda 2.2- O Cdigo Brasileiro de Auto-Regulamentao Publicitria/CONAR 2.3- As Normas- Padro/CENP III- A Publicidade e a Legislao 3.1- A lei 4.680 e os decreto 57.690 e 2.262 3.2- Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor 3.3- Lei do Direito Autoral IV- Discusso e anlise de casos 4.1- Anlise de casos concretos a partir dos instrumentos legais e da tica normativa .

PLANO DE ENSINO
CARGA HORRIA (HORA AULA) (Por unidade de contedo)
Unidade I Unidade II Unidade III Unidade IV Avaliaes 04 horas aula 09horas aula 08 horas aula 08 horas aula 04 horas aula

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Recursos utilizados: aulas expositivas, anlise e discusso de textos, exibio e discusso de vdeos, trabalho apresentado em grupo, discusso da legislao e dos cdigos de tica, anlise e resoluo de casos de forma individual e em grupos.
RECURSOS DIDTICOS

Projetor multimdia e quadro branco para aulas expositivas e seminrios; - Consulta a jornais, revistas, peridicos e textos para os seminrios e anlise de casos .

BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA BSICA

DUPAS, Gilberto. tica e poder na sociedade da informao. So Paulo: Unesp, 2000. LINN, Susan. Crianas do consumo: a infncia roubada. So Paulo: Instituto Alana, 2006. SANCHEZ VZQUEZ, Adolfo. tica. 14a. ed. , Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, 1993. SUNG, Jung Mo, Silva, Jos Candido da. Conversando sobre tica e sociedade. Petrpolis: Vozes, 1995. VALLS, lvaro L. M. O que tica. 4.ed. So Paulo: Brasiliense, 1991. Constituio Federal - 1988 Cdigo Brasileiro de Auto-Regulamentao Publicitria Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor Cdigo de tica da Radiodifuso Brasileira Normas Padro da Atividade Publicitria Lei do Direito Autoral BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ANDR, Alberto. tica e cdigos da Comunicao social. Porto Alegre: Sagra,1994. COSTA, Jurandir Freire. A tica e o espelho da cultura. 2. Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1995. DURANDIR, Guy. As mentiras na propaganda e na publicidade. So Paulo: JSN Editora LTDa., 1997. (2 ex.) GIACOMINI FILHO, Gino. Consumidor versus propaganda. So Paulo: Summus, 1991. LASTRIA, Luiz Antonio Calmon. tica, esttica e cotidiano. Piracicaba: UNIMEP, 1994. LYONS, David. As regras morais e a tica. Traduo Lus Alberto Peluso. Campinas: Papirus, 1990. MARCILIO, Maria Luiza, Ramos Ernesto Lopes (coord.). tica na virada do sculo: busca do sentido da vida. So Paulo: LTr, 1997. NOVAES, Adauto. tica. So Paulo: Cia. das Letras, 1992. PROPAGANDA : tica e responsabilidade social. Cadernos Ibraco, Propaganda, n.o 495, abr. 1994.
AVALIAO

Prova Parcial Valor: no mnimo 6,0 pontos (Constituda de questes abertas e anlise de casos) Critrio de avaliao: fundamentao com base nas referncias indicadas, coerncia nos argumentos, observncia da norma culta da lngua portuguesa, conhecimento e capacidade para interpretar e aplicar o Cdigo Brasileiro de Auto-Regulamentao Publicitria e a legislao especfica. Apresentar trabalho escrito sobre tica na publicidade at o dia da Prova. O trabalho dever resultar

PLANO DE ENSINO
de pesquisa bibliogrfica realizada em grupo, com indicao de fontes, respeitando as normas da ABNT. Valor: de 20 a 40% do valor da avaliao Obs. Caso sejam desenvolvidas outras avaliaes, o valor da nota da prova ter diminuio correspondente. Exame final Valor: no mnimo 6,0 pontos Critrio de avaliao: fundamentao com base nas referncias indicadas, coerncia nos argumentos, observncia da norma culta da lngua portuguesa, conhecimento e capacidade para interpretar e aplicar o Cdigo Brasileiro de Auto-Regulamentao Publicitria das Normas-Padro e a legislao especfica Trabalho: de 20 a 40% do valor da avaliao

Assinatura do Professor

Anda mungkin juga menyukai