Anda di halaman 1dari 3

2 ano Prova

1-(UNEAL) Observe o mapa.

A partir das informaes contidas no mapa e de conhecimentos sobre o mundo dos anos 90 e incio do sculo XXI, podese afirmar que o mapa trata, fundamentalmente, a) do conflito entre os pases ricos e pobres. b) do estabelecimento de uma nova ordem mundial bipolar. c) dos principais blocos geopolticos do hemisfrio norte. d) da organizao mundial ditada pelos blocos polticos e econmicos. e) da ordem mundial, estabelecida pelos pases capitalistas e socialistas.
2-(U. E. SANTA CRUZ)

A anlise do mapa e os conhecimentos sobre a OMC, organizao internacional que dispe, atualmente, de mais de 150 pases membros, envolvidos com as questes de comrcio internacional, permitem afirmar:

a) O principal objetivo da organizao normatizar e ampliar o comrcio internacional. b) A organizao tem sua sede localizada na Itlia, em Roma, e foi criada para substituir o Pacto de Varsvia, aps a Segunda Guerra Mundial. c) A OMC agrega todos os pases da frica, da Europa e da Amrica, com exceo do Caribe. d) A atuao da Instituio pautada em acordos bilaterais entre os blocos regionais, o que favorece o protecionismo e aumenta as restries. e) A OMC realiza conferncias mundiais a cada cinco anos e conseguiu eliminar o protecionismo no comrcio internacional. 3-(UFRR) A abertura comercial e a livre circulao de capitais e servios em escala mundial, um fenmeno da globalizao, gerou disputas acirradas entre empresas e pases no mbito do mercado global, o que favoreceu a formao de blocos econmicos regionais - alianas econmicas em que os parceiros estabelecem relaes econmicas privilegiadas. O bloco econmico que, sem adotar uma moeda nica, busca a livre circulao de pessoas, mercadorias, capitais e servios dos seus pases membros e, ao mesmo tempo, elimina as tarifas aduaneiras internas e adota tarifas comuns para o mercado fora do bloco, pode ser classificado como: a) Associao de livre-comrcio; b) Unio aduaneira; c) Unio econmica e monetria; d) Zona de preferncia tarifria; e) Mercado comum. 4-(UFOP) A mundializao da economia capitalista gerou a segmentao do espao econmico mundial. Esta caracterstica geogrfica se expressa no final do sculo XX na formao de blocos econmicos em todo o mundo.
OLIVEIRA, A. A mundializao do capitalismo e a geopoltica mundial no fim do sculo XX. In: ROSS, J. L. Sanches (org.). Geografia do Brasil, v. 3. So Paulo: EDUSP, 1996. p. 255.

Sobre a formao dos blocos econmicos, assinale a afirmativa INCORRETA. a) A Comunidade Comum Europia (CEE) constitui-se no exemplo mais avanado desse processo de formao e unificao econmica. b) A CEE, tambm conhecida como Unio Europia, est gerando um dos maiores mercados mundiais. c) Os blocos econmicos tm como objetivo estabelecer regulamentos alfandegrios e protecionistas, limitando o livre trnsito de mercadorias entre os pases membros. d) O MERCOSUL surgiu de um acordo entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e pretendeu implantar a livre circulao de bens, servios e fatores produtivos entre seus membros.
Letra c R.: letra c

(UFRJ) O aumento do nmero de acordos de integrao regional foi um dos principais eventos nas relaes internacionais nas ltimas dcadas. Praticamente todos os pases so membros de algum bloco e muitos participam de mais de um. a) Apresente uma vantagem da criao de blocos econmicos para os pases integrantes. b) Apresente uma caracterstica que diferencia a Unio Europeia de outros acordos de integrao regional. Resoluo:

a) Entre as vantagens da criao de blocos econmicos para os pases integrantes esto: a expanso das trocas comerciais entre os pases integrantes; a reduo ou iseno de taxas alfandegrias para determinados produtos; o estmulo estruturao de cadeias produtivas intra-blocos; a transferncia de tecnologia; a criao de um frum de discusses entre pases membros para tratar de assuntos no apenas econmicos; o fortalecimento dos pases membros em negociaes internacionais extrabloco.
b) A principal caracterstica diferenciadora da Unio Europia a criao de uma unidade poltica supranacional materializada na criao do Parlamento Europeu e do estatuto de cidado europeu.

Anda mungkin juga menyukai