Anda di halaman 1dari 2

Jogos teatrais Escola deve oportunizar aos alunos a aquisio da linguagem dramtica

VERA LUCIA POTTHOFF DA SILVA Licenciada em Letras. Professora de Teatro. Coordenadora da rea de Artes no Centro de Ensino Mdio Pastor Dohms. Porto Alegre/RS. E-mail: veralucia@dohms.org.br

O teatro na educao tem como proposta bsica promover atividades de expresso ldica e momentos em que os alunos possam dar asas a sua imaginao desde a Educao Infantil. Enquanto brincam, as crianas criam e inventam histrias para, mais tarde, no Ensino Fundamental e Mdio, descobrirem formas de ence nlas, divertindo-se, participando de jogos, perguntando e encontrando solues. Hoje, o teatro, juntamente com as artes visuais, a msica e a dana so os componentes ldicos da cultura e do processo educativo em nossa sociedade. importante a valorizao do teatro na escola, por seus objetivos sociais e psicolgicos, ao desenvolver a sensibilidade, a auto-estima, a expresso corporal, a fluncia verbal e as atividades em grupo, alm de ser um trabalho prazeroso para professores e alunos. , tambm, importante a liberdade nas aulas de teatro, pois permite aos alunos poderem falar o que esto sentindo, soltar suas emoes e tenses, ao mesmo tempo em que tm contato com a linguagem teatral. assim que percebem a importncia do ser, do pensar, do expressar, do relaxar, do gostar e ter prazer. O professor deve mostrar ao aluno a diferena entre uma aula de teatro e as disciplinas ditas formais, onde os professores tm que cumprir um amplo planejamento e no tm a possibilidade de usar tanta liberdade quanto

nas atividades teatrais. Capacidades como observao, imaginao, percepo, espontaneidade e relacio namento e suas diferentes formas de expresso devem ser estimuladas, a fim de que a criana esteja preparada para a iniciao nos jogos teatrais. O jogo teatral tem origem no jogo infantil, o que comprova seu valor no desenvolvimento intelectual e afetivo do educando. De acordo com Jean Piaget, o jogo est diretamente relacionado ao desenvolvimento da criana. Por ser a educao nela centrada, as atividades ldicas atestam a importncia da arte na educao e a educao por meio da arte, servindo para liberar a criatividade e propiciar um ambiente receptivo criao. As sugestes de exerccios que apresentamos a seguir foram selecionadas a partir de nossa experincia com crianas e adolescentes, utilizando as idias de Olga Reverbel, Maria Clara Machado e Viola Spolin. So exerccios para oportunizar ao aluno o desenvol23 (90):

vimento de suas capacidades de expresso, mas salientamos que a escolha do professor dever ser feita a partir da faixa etria de seus alunos.

Relacionamento exerccios

de apresentao pessoal onde os alunos, de vrias formas, praticam as relaes sociais 1. Em crculo, jogar uma bola a um colega e apresentar-se a todos, dizendo o seu nome, do que gosta, do que no gosta. Por exemplo: Meu nome Paulo, gosto de sorvete, no gosto de fazer temas. O aluno que receber a bola repete o exerccio, que prossegue at que todos tenham se apresentado. 2. Caminhar pelo salo, ao som de uma batida de tambor ou de palmas, desenvolvendo ritmo lento, rpido, normal. Quando a batida pra, os alunos param. 3. Fazer modelagem com os colegas, como se eles fossem a argila a ser modelada. Por exemplo: animais do zoolgico, flores do jardim.
12-13, abr./jun. 2007

REVISTA DO PROFESSOR, Porto Alegre, 12

4. Trabalhar com marionetes gigantes, que so os prprios alunos, usando fios invisveis nos braos, pernas, cabea e cotovelos. 5. Frente a frente com um colega, fazer gestos enquanto o outro os copia, como se fosse um grande espelho. Por exemplo: mexer s com os braos, fazer careta, piscar os olhos.

Espontaneidade exerccios que promovem o amadurecimento e a auto-confiana do aluno, sem que ele tenha medo de estar agindo certo ou errado
1. Realizar jogo em que o foco o espao cnico, que pode ser a praa, a escola, a igreja ou qualquer outro espao que a criana quiser. Um espao ser para o incio e outro para o fim do jogo. Por exemplo: pracinha e escola; praia e priso... 2. Trabalhar as festas infantis, como aniversrios, Pscoa, Natal, Dia da Criana e outras, com as personagens escolhidas: pai, me, coelho, visitas e convidados. 3. Escolher personagens que sero dramatizados ao restante da turma. Por exemplo: macaco, velhinho, pintor de retratos... 4. Promover a seleo de emoes (em duplas de alunos), com pequenas cenas apresentadas ao grupo de colegas. Por exemplo: amor, tristeza, dio... 5. Oganizar os alunos em grupos para citao de frases que devero ser continuadas e dramatizadas. Por exemplo: Estava caminhando na floresta quando vi... ralmente usados pelas crianas durante os jogos e as brincadeiras 1. Criar cenas com a manifestao da natureza em qualquer espao.

Por exemplo: sombra, vento, chuva, raios, sol... 2. Criar cenas de pocas diversas. Por exemplo: Grcia, Roma, Idade Mdia, Modernidade... 3. Contar o primeiro pargrafo de uma histria ou conto de fadas e os alunos devem continuar a histria por meio da dramatizao. Por exemplo: Era uma vez uma menina muito bonita que se chamava Chapeuzinho Vermelho. Ela tinha esse nome porque sempre usava uma capinha com um chapeuzinho vermelho. Um dia sua me chamou e disse-lhe para ir at a casa da vov levar uma cestinha com ovos, queijo e suco. 4. Criar e dramatizar diferentes situaes pelo grupo de alunos. Por exemplo: pessoas esperando conduo na parada de nibus; animais na mata se abrigando ao ver que um temporal se aproxima. 5. Criar cenas em cidades geladas pela neve ou quentes de tanto calor. Por exemplo: comunidades que sintam dificuldade de locomoo e alimentao por causa do frio ou do calor intensos.

4. Observar aes e gestos do cotidiano. Por exemplo: dormir, acordar, comer, danar, estudar, ler, cortar diferentes tipos de alimentos, vestir diferentes roupas. 5. Observar atitudes de pessoas em diversos locais. Por exemplo: no trabalho, em exposies de arte, nos espetculos de teatro, nos espetculos de rock, no zoolgico...

Percepo exerccios que exigem a apreenso da realidade por meio dos sentidos 1. Exercitar-se como sombra imaginria: os alunos devem ter cuidado para no pisar na sombra uns dos outros. 2. Reproduzir quadros famosos: os alunos tm que perceber as min cias das obras para posterior encenao. Por exemplo: A Primavera, de Sandro Botticelli, Famlia de Retirantes, de Cndido Portinari. 3. Criar cenas com gestos espe ciais, escolhidos pelo grupo. Por exemplo: bater, acenar e saltar. 4. Fazer exerccios com mmica, com gestos de carregar objetos imaginrios. Perceber o peso e o tamanho dos objetos carregados. 5. Olhar com ateno a roupa dos colegas e, meio minuto depois, fechar os olhos e dizer como eles esto vestidos. Como variao, olhar os objetos numa mesa, os mveis de um ambiente e depois nome-los e dar suas caractersticas. Para concluir, justificamos a escolha destes jogos teatrais por entendermos que eles podem abranger um grande nmero de alunos e professores, incentivando-os a utilizarem o teatro como uma das tantas e valiosas ferramentas de trabalho nas atividades em sala de aula.

Observao exerccios que

exigem que se focalize a ateno s coisas, aos seres, aos eventos e que servem de ponto de partida para a criao teatral, do ponto de vista de quem assiste 1. Observar animais em seus diferentes hbitats para posterior encenao. Por exemplo: tartarugas e peixes na gua, macacos nas rvores, passarinhos e moscas no ar. 2. Observar pessoas em seus locais de trabalho. Por exemplo: telefonistas e secretrias no escritrio, pedreiros nas obras, professores nas escolas, crianas em playgrounds. 3. Observar pessoas de diferentes faixas etrias. Por exemplo: crianas, adolescentes, adultos e velhos.
23 (90):

Imaginao exerccios natu-

REVISTA DO PROFESSOR, Porto Alegre,

12-13,

abr./jun. 2007

13

Anda mungkin juga menyukai