Anda di halaman 1dari 12

1

IGREJA BATISTA CEHAB Pr. Gilberto Suzano Celebrao de Domingo, 24/03/2013 (noite) Leitura Bblica: Apocalipse 2:4; Jeremias 2:1-3 O PERIGO DE PERDER O AMOR E A PAIXO POR JESUS! INTRODUO Apocalipse 2:4 Tenho contra ti, porm, o fato de que deixaste o teu primeiro amor. NVI Contra voc, porm, tenho isto: voc abandonou o seu primeiro amor. NTLH Porm tenho uma coisa contra vocs: que agora vocs no me amam como me amavam no princpio. Ao ouvir uma mensagem sobre perder o amor e a paixo por Jesus, muito comum acharmos que esta mensagem no serve para ns - esse cara no sou eu. A comeamos rapidamente a pensar em algumas pessoas: a) Pessoas que um dia levantaram as mos pra Jesus, batizaram, estavam empolgadas, felizes, mas acabaram se esfriando. b) Alguns que cresceram na igreja (EBD), batizaram, participaram de muitas coisas, mas foram embora, e hoje esto distante do Senhor. A faculdade est tirando os jovens da igreja; A busca por uma carreira de sucesso, um lugar ao sol. *PESQUISA AMERICANA 65% dos jovens deixam a igreja. *IBC Mais de 20 famlias tem filhos afastados hoje. c) Pessoas tambm que um dia decidiram pela f crist. Comearam bem. Empolgaram-se no incio. Ainda esto na igreja, mas a vida espiritual tornou-se fria e eles se contentam em apenas freqentar. *IBGE/2011 Nova modalidade: evanglicos no praticantes, um genrico do catlico nominal. Quando o assunto a perda do 1 amor, da paixo por Jesus, no muito difcil lembrar de pessoas assim, e bem possvel que haja algum aqui nesta noite que tenha perdido o 1 amor, a paixo por Jesus. Alguns que se tornaram em evanglicos no praticantes. Aqui neste plpito eu tenho tentado combater este tipo de vida crist rasa e superficial.

Acontece que ao ler esta carta que Jesus escreve aos cristos de Efso notei algo que me chamou muito a ateno. Se voc ler este cap. 2 de Apocalipse dos v. 1 ao 7 voc vai ver que Jesus comea elogiando os cristos de feso falando de suas muitas aes. 2 Conheo tuas obras, teu trabalho e tua perseverana. Sei que no suportas os maus e que puseste prova os que se dizem apstolos, mas no so, e descobriste que so mentirosos. 3 Tens perseverado e sofreste por causa do meu nome; e no te desanimaste. Elogios e aplausos! Jesus est falando ao pastor da igreja de feso: Olha, a igreja de vocs est indo muito bem, vocs tm muita gente boa, gente que tem trabalhado em muitos ministrios da igreja. Quem no gosta de receber elogios? No entanto, no v. 4 Jesus muda seu comentrio e diz que apesar daquelas pessoas estarem trabalhando e envolvidas com a obra, Jesus diz que tem uma coisa muito grave contra eles: Tenho contra ti, porm, o fato de que deixaste o teu primeiro amor. Jesus est dizendo que eles deixaram ou perderam o 1 amor. William Barclay, comentarista do NT, afirma que perder o 1 amor significa perder o prazer de estar com Jesus. Eles at continuavam trabalhando e fazendo muitas coisas na igreja, mas o prazer deles j no estava mais em estar com Jesus, mas naquilo que eles faziam. Veja que perigo! Isso parece estranho, mas Jesus tinha dito a respeito em Lucas 10:38-40. Marta gostava muito de servir Jesus na sala de jantar, preparando os melhores pratos pra Jesus, arrumando bem a casa pra Jesus. Mas isso estava impedindo Marta de ouvir, de estar com Jesus. J Maria preferia passar momentos desfrutando da presena de Jesus na sala de estar pra ouvir o Mestre. Isso funciona mais ou menos igual ao relacionamento de um casal: Voc pode dar tudo do bom e do melhor pra sua esposa. Mas a prova de seu amor no est nisso, e sim no tempo que voc dedica para estar com ela. Meus irmos, a igreja de feso a muito bem: bons telogos, bons professores, bons pastores, bom culto, bom coral, bom ministrio de louvor, bom templo. feso era uma cidade prspera e a igreja tambm prosperava.

Mas parece que aqueles cristos tinham perdido Jesus dentro da igreja. William Barclay compara que, assim como Jos e Maria perderam Jesus dentro do templo, parece que isso tambm possvel num sentido espiritual. Como que algum pode perder Jesus dentro da igreja? Quer saber se Jesus ainda a sua razo de estar aqui na igreja? Quer fazer um rpido auto-exame de como anda seu 1 amor e sua paixo por Jesus? Onde voc fica na hora de ouvir Deus falar com voc? Voc consegue ficar sentado pra ouvir a ministrao da Palavra? O que voc tem feito aos domingos, enquanto a igreja est reunida pra ouvir a Palavra de Deus? A maneira como responder dir o quanto voc ainda ama Jesus e apaixonado por Ele. Pr. Cidaco: Tem gente que entra no templo e fica com uma coceira (tem que ir l fora, na cantina, d sede, celular, t doido pra o culto acabar). Gente que sente mais prazer no frigir da frigideira da cantina ou no cafezinho da cozinha da igreja, do que em sentar para ouvir a Palavra de Deus. Gente que fica procurando coisa pra fazer, justamente na hora do culto. Gente que est na igreja, mas sua motivao j no est mais em Jesus. Meus irmos, h pessoas que vem ao templo, freqenta reunies, toca, canta, ensina, ora e at prega na igreja, mas no tem mais o prazer de sentar para ouvir Deus. E se eles no tiverem alguma coisa pra fazer, eles no vm, por que eles j no tm mais prazer em ouvir Deus - j perderam a paixo por Jesus. Lucas 15:25-32, fala sobre o irmo do filho prdigo. Ele aponta o perigo de estar na casa do Pai, dentro da igreja, cumprindo deveres, e ainda assim, estar perdido. Fazer as coisas certas, mas com a motivao errada. Eu conheo pessoas que um dia comearam bem a vida crist: Vieram, se empolgaram, serviram, cantaram no coral, ensinaram, pularam, danaram, fizeram parte de organizaes e ministrios, mas perderam Jesus em algum momento da caminhada, por que sua motivao passou a ser o servio ao invs de ser JESUS.

Pessoas assim normalmente dizem Que tempos bons aqueles dos Retiros, Congressos, Acampamentos.... Isso por que a motivao e o prazer delas esto em fazer alguma coisa e no mais em estar com JESUS. Meus irmos, a IBC uma igreja muito boa. Temos feito bastante, ao longo desses 23 anos, pela graa de Deus. Eu reconheo que temos sido uma igreja atuante, de muitos servios prestados ao Reino de Deus. De certa forma eu estou feliz e grato Deus pelo que nossa igreja tem alcanado: Vidas salvas (batismos todos os anos), reconciliaes, investimentos em misses, organizao de uma igreja-filha, uma boa receita, administrao sria, campanhas de misses, aumento de patrimnio, implantao do Ministrio de PG, boa msica, dois musicais/ano, grande celebraes, festas, muita comunho. Irmos, neste ano da compaixo nossa preocupao no deve estar em quanto mais ns vamos conseguir fazer. Trs perguntas importantes: Que lugar Jesus ainda continua ocupando em nossa igreja? Que lugar Jesus tem ocupado em nossa prpria vida? O quanto mais ns amaremos a Jesus e seremos mais apaixonados por Ele?

Eu temo que estejamos to ocupados, to atarefados, to envolvidos que estejamos perdendo o 1 amor por Jesus, a paixo por Jesus. Eu tenho visto pessoas que j perderam a paixo por Jesus. E algumas delas podem estar aqui hoje. Talvez voc mesmo seja algum que est assim. O ativismo dos efsios tambm uma realidade em nossos dias. Muitas vezes estamos to envolvidos com a realizao de coisas pra Deus (e pra ns mesmos), que perdemos de vista as reais motivaes. Hoje, ministrios, lderes e igrejas em geral so avaliados pela quantidade de coisas que fazem. Muitas vezes queremos demonstrar nossa eficincia e eficcia, nossa competncia, mas nos esquecemos do amor e a paixo por Jesus. Lamentavelmente muitas vezes essa histria de feso tem se repetido na vida de muitos crentes, e em alguns casos, na vida de muitas igrejas. Conheo at alguns pastores que continuam no ministrio, mas que perderam o amor e a paixo por Jesus.

Acontece que esse caso de feso no um caso isolado na histria. Vamos ler tambm outro texto que fala sobre este mesmo assunto. Jeremias 2: 1 A palavra do SENHOR veio a mim: 2 Vai e clama aos ouvidos de Jerusalm: Assim diz o SENHOR: Lembrome de ti, da tua fidelidade na juventude, do teu amor como noiva, de como me seguiste no deserto, numa terra no semeada. 3 Ento Israel era santo para o SENHOR, primcias da sua colheita; todos os que o devoravam eram tidos como culpados; a catstrofe vinha sobre eles, diz o SENHOR. A Carta aos Efsios e o livro do profeta Jeremias esto distantes um do outro cerca de 700 anos. Neste cap. 2 o Senhor Deus lamentando um tempo bom. E Deus sente saudade deste tempo! Deixe-me te dizer uma verdade: Eu sei que existem pessoas aqui que o Senhor hoje tambm est lamentando por elas. O Senhor est sentindo saudades de um tempo bom que elas viveram amando ao Senhor de todo corao. Voc tem deixado Deus na saudade? Pessoas que experimentaram um tempo de f, de entusiasmo pelo evangelho, de prazer pela casa de Deus, quando chegavam antes do culto comear, sem ter pressa de acabar, e nem sentiam vontade de ir embora... Voc lembra desse tempo? Deus tem saudades! O profeta Jeremias estava sendo usado por Deus pra despertar o povo de Israel um retorno ao amor e paixo pelo Senhor e se voc permitir, o Esprito Santo pode nesta noite usar esta Palavra, em nome de Jesus, para renovar o seu amor e a sua paixo pelo Senhor tambm. MINHA VONTADE NESTA HORA... Minha vontade nesta hora de entrar logo no apelo convidando aqui frente aqueles que esto entendendo a mensagem de Deus nesta noite e que desejam uma mudana radical em sua vida com Deus. H pessoas aqui precisando recuperar seu 1 amor por Jesus. H pessoas aqui precisando restaurar sua paixo pelo Senhor. H pessoas aqui que o Senhor est lamentando por elas...

Mas antes de orar pela sua vida, e independentemente do quanto voc possa ter perdido o 1 amor, a paixo pelo Senhor, Deus tem algo ainda muito importante a nos dizer DIGA: verdade, e eu quero ouvir... O caminho que leva a perda do 1 amor, da paixo pelo Senhor sempre o mesmo e Jeremias descreve isso como ningum. Por que Israel perdeu a paixo pelo Senhor? Por que os crentes de feso perderam o 1 amor pelo Senhor? Como que isso ainda acontece hoje? 1) A perda do amor e da paixo pelo Senhor no acontece da noite para o dia, mas resultado de um processo de esfriamento de pouco pouco. Ningum perde o 1 amor e a paixo pelo Senhor da noite para o dia. 2 Vai e clama aos ouvidos de Jerusalm: Assim diz o SENHOR: Lembrome de ti, da tua fidelidade na juventude, do teu amor como noiva, de como me seguiste no deserto, numa terra no semeada. Jeremias compara com o relacionamento de um casal. Essa ilustrao de Jeremias perfeita, por que ns sabemos disso. Meus irmos, ns sabemos que nenhum casamento acaba da noite para o dia. um esquecimento aqui, outro ali, falta do bom dia, um atraso, 30 dias sem um beijo/cafun, 02 meses sem tocar um no outro... RC ...bLembro-me de ti, da beneficncia da tua mocidade, e do amor dos teus desposrios... Beneficncia da tua mocidade: animao (fogo) de um casal jovem. Amor dos teus desposrios: desejo dos primeiros dias de casado. NTLH ...bMeu povo, eu lembro de quando voc era jovem. Como voc era fiel e como me amava quando ramos recm-casados... O povo de Israel: Um esquecimento aqui, uma negligncia ali; no falando de Deus aos filhos conforme ordenava a lei; levando um cordeiro desqualificado para o sacrifcio, realizando um ritual vazio, apenas de aparncia; esquecendo dos dzimos e das ofertas aladas; esquecendo dos pobres e dos necessitados. Ningum dorme cheio de paixo pelo Senhor e acorda sem o 1 amor. um processo devagar: Deixa de orar hoje, amanh fica sem ler a Palavra, fica em casa domingo ao invs de vir pra casa de Deus, um esfriamento, um esquecimento aqui, um cansao pelo dia de trabalho, estudos, faculdade, etc.

C.S.Lewis A estrada mais segura para o inferno aquela ladeira gradual e suave de cho macio, sem curvas acentuadas, sem avisos de quilometragem e sem placas de sinalizao. - Cartas do diabo ao seu aprendiz. 2) A perda do amor e da paixo pelo Senhor, quase sempre acontece, depois de grandes conquistas, vitrias e sucesso. Quem era Israel? Jeremias 2: 6 No perguntaram: Onde est o SENHOR, que nos fez subir da terra do Egito, que nos guiou atravs do deserto por uma terra rida e cheia de covas, por uma terra seca e de trevas, por uma terra onde ningum passava, nem morava? 7 Eu vos guiei a uma terra frtil, para comerdes de seus frutos excelentes. Mas entrastes e contaminastes a minha terra, e da minha herana fizestes algo abominvel. Israel era escravo. Eles clamaram e Deus atendeu. Saram debaixo dos chicotes do Egito, caminharam 40 anos no deserto e Deus lhes deu a Terra Prometida: bnos e prosperidade. E Deus tinha avisado: Deuteronmio 8: 11 Cuidado para no te esqueceres do SENHOR, teu Deus, deixando de obedecer aos seus mandamentos, preceitos e estatutos, que hoje te ordeno. 12 No suceda que, depois de teres comido e estares farto, depois de teres construdo boas casas e nelas morado, 13 depois de se multiplicarem as tuas manadas e os teus rebanhos, a tua prata e o teu ouro, sim, depois de se multiplicar tudo quanto tens, 14 o teu corao se exalte e te esqueas do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da escravido. Deixaram de ser colnia de escravos para ser uma nao constituda. E ns irmos? Quem ns ramos? ramos escravos do pecado. Vivamos condenados, e mesmo sem cometer as atrocidades da torcida do Corntias no ramos merecedores de coisa alguma de Deus. Ento viemos pra Jesus e Deus tem nos dado, pela Sua graa: A salvao - o livramento da condenao eterna; A beno de fazer parte da Sua famlia, a igreja de Jesus;

Uma vida abenoada.

Deixamos o lamaal do pecado e temos uma nova vida, cheia de propsito, de graa, de alegria, de amor. E a comeamos a orar pedindo pelas bnos de Deus Jabez. E Deus tem nos abenoado, ou no? Quem aqui confirma isso? Famlia, filhos, casa, recursos, etc.. Dias atrs eu preguei sobre Alcanando a prosperidade Luz da Palavra de Deus. Prosperidade no quer dizer necessariamente possuir muito dinheiro, mas uma vida abenoada por Deus. No precisamos viver neste mundo como se ele fosse o inferno, apesar de ele no ser o cu. Ns podemos e devemos trabalhar pra conquistarmos uma vida abenoada, prspera e de vitrias. Mas irmos, o maior perigo para o crente na hora do sucesso. Guarde: mais difcil permanecer vitorioso do que se tornar vitorioso. No muito difcil se tornar vitorioso. Difcil se manter vitorioso. Sabe por qu? Por que para se tornar vitorioso voc entra numa guerra, voc luta, voc d tudo de si, voc busca, Deus te abenoa e voc conquista... Mas o problema se manter nesta vitria. Depois das conquistas, a gente se acomoda. A gente ora menos, a gente no quer mais ouvir sermo, a gente vem pouco a igreja e nisso que est o perigo. fato comprovado que o sucesso traz consigo grandes oportunidades de afastamento de Deus. Podemos at dizer que ser abenoado o maior dos perigos, pois tende a reduzir nossa dependncia de Deus. Aps um grande momento de sucesso, que necessitamos com urgncia do ltimo pedido de Jabez. "E me preserves do mal". Que mal? A tentao da auto-suficincia, da independncia. Quando a gente est bem, satans diz: Que beleza heim, voc est com tudo isso. Pra qu igreja? Vai domingo noite s e t muito bom. Temos o que queramos e j no temos tanto tempo pra orar, buscar a face de Deus. Corremos o risco de esquecer que quem nos deu a bno foi Deus, pois dEle que vem a vitria.

Paulo diz aos Romanos que as dificuldades no podem nos separar do amor de Deus. Tenho chegado a concluso que no so as dificuldades que nos fazem perder o 1 amor. Essas coisas nos aproximam de Jesus. O que tem afastado as pessoas do amor de Deus so as conquistas. No deserto Israel experimentou coisas maravilhosas. Eles viram a mo de Deus agindo poderosamente. Doenas, acidentes, desemprego e crises, so geralmente bnos. Crescemos neles e com eles. Ningum esquece de Deus quando se est atravessando um deserto, pois Ele a nossa nica esperana, dependemos exclusivamente dEle. O deserto nos faz buscar mais a presena de Deus, nos faz clamar por bnos, faz com que nos humilhemos na presena de Deus. Mas quando conquistamos, quando somos abenoados, quando alcanamos as vitrias, quando somos bem sucedidos que corremos o risco de abandonar a Deus, afinal j no "dependemos" tanto dele. Irmos, precisamos tomar cuidado para que as bnos no nos distanciem de Jesus. Uzias Um dos mais importantes reis da histria de Israel - 2 Reis 15:1-6 / 2 Crnicas 26:1-23. Uzias foi um dos grandes reis da histria de Israel. Era primo do profeta Isaas e reinou por 52 anos, a partir dos 16 anos, entre 791 a 740 a.C. Seu nome significa O Senhor a minha fora. Uzias assumiu o trono depois da morte de seu pai Amazias e seu reinado foi marcado por grandiosas vitorias para o povo de Deus. Uzias comeou muito bem seu reinado e sua principal marca foi o fato de ter buscado um relacionamento intimo com Deus, colocando-O sempre em primeiro lugar em tudo que fazia. Deus abenoava grandemente Uzias e fazia-o prosperar em tudo que tocava. O rei se tornou bastante famoso entre todo o povo e tinha um dos exrcitos mais forte da poca. Uzias glorificava a Deus por tudo o que tinha, e era abenoado e crescia muitssimo suas riquezas. Acontece que depois de ter recebido bnos e mais bnos da parte de Deus, Uzias se esqueceu de Deus e comeou a achar-se auto-suficiente.

10

Para piorar ainda mais, Uzias quis ocupar um cargo ou fazer algo que no era chamado a fazer. O rei quis queimar incenso no altar do SENHOR, tarefa essa que somente os sacerdotes estavam autorizados a fazer. Quando estava a queimar o incenso os sacerdotes apareceram e logo repreenderam o rei. Uzias indignou-se e se ps a pelejar contra os sacerdotes. Em resposta a essa rebelio contra Deus, o SENHOR o feriu com lepra. Teve que viver separado de tudo e de todos e no foi mais capaz de cumprir seu dever de rei. Uzias passou os seus ltimos dias com a doena e morreu sendo enterrado junto aos seus pais. Uzias comeou muito bem, confiando no SENHOR e andando em seus caminhos, fazendo a Sua vontade. Lamentavelmente assim que alguns tm feito em nossos dias. Quantos conhecem a misericrdia e o amor de Deus, experimentam as Suas bnos e desfrutam da Sua paz. Mas depois de ser tremendamente abenoado pelo Senhor, acham-se auto-suficientes como Uzias. Muitos comeam bem, mas esto terminando mal. Melhor do que comear bem, terminar bem. Meus irmos, eu tenho visto isso quase que todos os dias: Pessoas que estavam na igreja e se dedicavam, serviam, e comearam a pedir pelas bnos de Deus: Pais que pediram pelos filhos, pela famlia, pelo emprego, pela sade, por isso e por aquilo. Fizeram vestibular, entraram para as faculdades, estudaram... Deus abenoou e eles se formaram... Mas depois de serem tremendamente abenoador por Deus, depois de estar cheio de sade, depois de se casar com aquela pessoa que tanto sonhou, depois de estudar os filhos, depois de pagar a faculdade, depois de arrumar um bom emprego, depois de abrir aquele negcio, depois de construir aquela casa, depois de comprar aquele carro, depois de passar aquela crise financeira, depois de superar aquela crise conjugal em que o casamento j estava quase destrudo... Deus deixado de lado...

11

Meus irmos, no muito difcil amar Jesus antes das bnos. Difcil amar Jesus depois de conquistarmos os nossos sonhos, depois de sermos abenoados, depois de conquistarmos a terra prometida. Ms que vem vou pregar uma mensagem: Conquistando a terra e perdendo nossos filhos. Jeremias 2 5 Assim diz o SENHOR: Que delito vossos pais acharam em mim, para que me deixassem? Eles foram atrs de coisas inteis e tornaram-se inteis. FINALMENTE... O profeta Jeremias h cerca de 2.600 anos trouxe essa mensagem ao povo de Israel sobre a perda da paixo pelo Senhor. Jesus, cerca de 700 anos depois tambm alertou os cristos de feso sobre esse mesmo perigo: a perda do 1 amor pelo Senhor. Tanto Israel no AT como os cristos de feso no NT no deram muita ateno mensagem que receberam. Israel no AT amargou 70 anos no cativeiro babilnico. Como conseqncia da perda da paixo pelo Senhor eles viram sua prpria destruio e perderam bons anos na Terra Prometida. Lamentavelmente com feso a histria se repetiu novamente. Aqueles cristos no levaram a srio a advertncia de Jesus e o cristianismo ali deixou de existir. Em 1.308 a cidade de feso foi invadida pelos turcos que a tomaram e construram uma nova cidade Seluk. Populao da Turquia: Muulmanos - 99,8%; /// Outros - 0,2% (a maioria cristos e judeus). Eu temo que nessa era ps moderna, possamos tambm estar vivendo o incio de uma era ps crist. Mateus 24: 12 E, por se multiplicar a maldade, o amor de muitos esfriar. Muitos cristos tm perdido o 1 amor, a paixo pelo Senhor. Sabe qual o meu maior desafio, no como pastor, mas como um crente? Viver apaixonado por Jesus! Eu penso que isso que aconteceu com feso a batalha que existe na vida de cada servo de Deus.

12

PRESENTE DIRIO: Nosso desafio dirio! A vida daquele que alcanou a graa do Senhor sempre ser um desafio dirio. Todos os dias nossas foras se esgotam e nossa dependncia de Deus precisa prevalecer. Muitos tm comeado bem, mas tem terminado mal. Nosso maior desafio terminar bem. Terminar apaixonados por Jesus. Sabe qual a maior tragdia na vida de um crente? quando ouve uma palavra como essa e no se sente culpado. Acha que isso no pra ele. Isso significa que ele j no est mais sensvel ao Esprito. impossvel um crente verdadeiro ouvir uma palavra dessa e no tomar uma deciso: Quem aqui reconhece que tem se esfriado de pouco pouco e est se distanciando do Senhor? Quem reconhece que, tem sido grandemente abenoado pelo Senhor, com conquistas, vitrias e sucessos, mas sente que est perdendo o prazer de viver e estar na presena de Deus? Pr. Pachoal Piragine em BATALHA ESPIRITUAL: assim como h muitos casais que embora continuem morando debaixo do mesmo teto e no gozam mais da alegria da vida matrimonial, assim h muitos crentes na igreja que embora continuem no aprisco do Senhor, no gozam mais da alegria e satisfao em Jesus. Quem deseja pedir ao Senhor que renove sua paixo pelo Senhor? Quem deseja orar nesta hora pedindo a Jesus para restaurar a sua paixo pelo Senhor? Tome uma deciso. Vamos orar!

Anda mungkin juga menyukai