Anda di halaman 1dari 31

APOSTILA 1 - Do Trovadorismo ao Simbolismo Literatura Brasileira 1 e 2 sries. QUADRO SINTICO DOS PERODOS LITERRIOS 1.

. PORTUGAL Perodo Trovadorismo Humanismo Classicismo Barroco Arcadismo Romantismo Realismo/Naturalismo/Parnasianismo Simbolismo Modernismo 2. BRASIL Perodo Literatura Informativa sobre o Brasil e Literatura Jesutica Barroco Arcadismo Romantismo0 Realismo/Naturalismo/Parnasianismo Simbolismo Pr-Modernismo Modernismo Obs.: A literatura atual, de mais ou menos 1950 em diante, chamada de psmodernista, seguindo a tendncia das Artes. poca 1500 - 1601 1601 1768 1768 1836 1836 1881 1881 1893 1893 1902 1902 1922 1922 aos dias de hoje poca 1189(98) 1434 1434 1527 1527 1580 1580 1756 1756 1825 1825 1865 1865 1890 1890 1915 1915 aos dias de hoje

Estudo dos Perodos I. TROVADORISMO Representou o incio da atividade literria da lngua portuguesa. A Ribeirinha, de Paio Soares Taveirs, foi a primeira composio literria portuguesa. As canes dessa poca chamadas, de cantigas classificavam-se em: cantigas de amor, de amigo; de escrnio e de maldizer. Caractersticas principais: 1. 2. 3. 4. 5. Lirismo amoroso. Predomina a arte potica (trovadores). Presena do ambiente campestre. Referncia a aspectos da vida na Corte, onde se encontravam os nobres. Presena constante do aspecto religioso. Teocentrismo (devido ao predomnio da Igreja na poca, Deus era considerado o centro do universo e era disseminada entre o povo a idia de que a sociedade estava dividida entre dominados e dominadores porque "era a vontade de Deus". Os dominados somente seria possuidores de uma grande riqueza no cu, aps a morte, e, nesta vida, se algum desejasse mudar de classe social era contrariar a vontade de Deus). Lamentos de amores impossveis ou j passados. Refres (repetio de determinados versos). Atos hericos dos cavaleiros (nas novelas).

6. 7. 8.

Abaixo, voc v um exemplo de cantiga de amigo: Cantiga de amigo (J. J. Nunes) Levad, amigo, que dormides as manhas frias; (Levad: levantai) Todalas aves do mundo damor dizian: Leda mandeu! (Leda: contente) Levad, amigo, que dormidelas frias manhas; Todalas aves do mundo damor cantavan: leda mandeeu! Todalas aves do mundo damor dizian: do meu amor e do vossen mentavaian (En mentavian: traziam na mente) Leda mandeu! Todalas aves do mundo damor cantavan: do meu amor e dos vossi enmentavam: (i: a; enmentavam: traziam na mente) Leda mandeu! do meu amor e do vossen mentavian; vs lhi tolhestes os ramos en que siian: (Siian: pousavam)| Do meu amor e do vossi enmentavam; Vs lhi tolhestes os ramos en que pousavam: leda mandeu! Vs lhi tolhestes os ramos en que siian: E lhe secastes as fontes en que bevian: leda mandeu! vs lhi tolhestes os ramos en que pousavam: E lhi secastes as fontes u se banhavan: Leda mandeeu!

1. 2. 3. 4. 5. 6. I.

Interpretao: O eu-lrico dessa cantiga masculino ou feminino? Justifique. Que papel a natureza desempenha no texto? Que observaes voc faria com relao linguagem da cantiga? Que refro encontramos no texto? Como voc definiria refro? Que tipo de sentimento o eu-lrico expressa nessa cantiga? Com relao ao nmero de versos, a cantiga est composta de que tipo de estrofe? HUMANISMO O Humanismo foi um perodo de transio entre a Idade Mdia e a Idade Moderna, entre o teocentrismo e o antropocentrismo (homem como centro do universo). a poca dos grandes descobrimentos martimos e do aparecimento da burguesia como classe social. Caractersticas principais: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Surgimento do teatro, com Gil Vicente. A poesia separa-se da msica, embora coexistam as cantigas. Maior interesse pelo ser humano e questionamento de suas atitudes. Presena de um esprito mais crtico. Importncia historiografia (arte de escrever a histria). Valorizao dos escritos que encerrassem ensinamentos (prosa doutrinria) Trecho da Farsa de Ins Pereira, pea teatral de Gil Vicente. Ins queria casar-se com um homem que fosse inteligente ("avisado") e trovador, no importando que fosse pobre. Acaba escolhendo um charlato, que a maltratava, o Escudeiro. Um dia, estando o marido na guerra, ela recebe uma carta do irmo: L Ins Pereira a carta, a qual diz: Muito honrada irm, esforai o corao e tomai por devoo de querer o que Deus quer. Ins E isto que quer dizer? (Prossegue): E no vos maravilheis de cousa que o mundo faa, que sempre nos embaraa com cousas. Sabei que, indo vosso marido fugindo da batalha para a vila, a meia lgua de Arzila, o matou um mouro pastor. ............................................... Ins Mas que nova to suave! Desatado o n!

Se eu por ele ponho d, o diabo me arrebente! Para mim era valente e matou-o um mouro s! Guardar de cavaleiro, barbudo, repetenado insolente) que em figura de avisado malino e sotranco dissimulado) Agora quero tomar, Para boa vida gozar, Um muito manso marido; No no quero j sabido, Pois to caro h-de custar.

(d: luto)

(repetenado: (sotranco:

Aqui vem Lianor Vaz, e finge Ins Pereira estar chorando, e diz Lianor Vaz: Como estais, Ins Pereira? Ins Muito triste, Lianor Vaz. ............................................... Lianor Filha, no tomeis tristura, Que a morte todos gasta. O que havedes de fazer? Casade-vos, minha filha. Ins Jesus! Jesus! To asinha! depressa.) Isso me haveis de dizer? Quem perdeu um tal marido, To discreto e to sabido, E to amigo de minha vida... Lianor Dai isso por esquecido e buscai outra guarida. Pero Marques tem que herdou fazenda de mil cruzados; mas vs quereis avisados... inteligentes.) Ins No, j esse tempo passou" Sobre quantos mestre so, a experincia d lio. Lianor Pois tendes esse saber, Quereis ora quem vos quer, dai ao demo a opinio! Vai Lianor Vaz por Pero Marques, e fica Ins Pereira s, dizendo: Andar! Pero Marques seja! Quero tomar por esposo quem se tenha por ditoso de cada vez que me veja.

(asinha:

(avisados:

Por usar de siso mero, asno que me leve quero, e no cavalo folo; violento) antes lebre que leo, antes lavrador que Nero. Interpretao

(folo: irrequieto,

1. Pelo trecho que voc leu, trace um perfil de Ins, do Escudeiro e de Lianor Vaz. 2. Ins sempre fez questo de homem inteligente. Aps a morte do marido, ainda era essa sua postura? Explique. 3. Uma das caractersticas do Humanismo era a crtica s atitudes humanas. Tente encontrar alguma no trecho acima e copie-a. 4. No texto falou-se muito em casamento. Quantas vezes se fala em amor? 5. D sua opinio: Ser que ainda existem pessoas que vem no casamento um "investimento" e no um ato de amor? I. CLASSICISMO Tendo suas origens no Humanitismo, o Classicismo representa uma reao aos valores da Idade Mdia. O homem passa a ser o principal centro de interesse, e o saber humano emanado da cultura greco-latina valorizado e ressuscitado. Encantado com os sucessos exploratrios e materiais, o homem volta-se mais para os acontecimentos terrenos, deixando de lado o conceito divinizante anterior. O que importa descobrir e conquistar o mundo e no buscar o caminho para o cu (entre as descobertas, inclui-se a do Brasil ). Foi um sculo de muita agitao no campo da cultura, da poltica e da religio. A Igreja Catlica encontra-se em crise em funo das idias protestantes da Reforma. Caractersticas principais: 1. Culto da beleza e da perfeio formal. 2. Paganismo, com utilizao da mitologia greco-latina. 3. Clareza e objetividade. 4. Correo gramatical e uso da ordem inversa. 5. Racionalismo (sentimentos e emoo controlados pela razo). 6. Valorizao da pica (feitos dos heris contados em verso). 7. Universalidade ( a obra deveria valer para todos e no estar voltada a problemas pessoais do autor). 8. Imitao dos clssicos greco-latinos, considerados como modelo de perfeio. 9. Personificao (atribuio de qualidades humanas a seres no-humanos). 10. Rigor na mtrica e na rima. O principal representante do Classicismo portugus foi Lus Vaz de Cames, cuja produo literria abrangeu o lrico e o pico (Os lusadas), alm de peas teatrais.

Soneto Lus Vaz de Cames Sempre a razo vencida foi de Amor; Mas, porque assim o pedia o corao, Quis Amor ser vencido da Razo. Ora que caso pode haver maior! Novo modo de morte, e nova dor! Estranheza de grande admirao, Que perde suas foras a afeio, Por que no perca a pena o seu rigor! Pois nunca houve fraqueza no querer, Mas antes muito mais se esfora assim Um contrrio com outro por vencer. Mas a Razo, que a luta vence, enfim, No creio que Razo; mas h de ser Inclinao que eu tenho contra mim. (In: Massaud Moiss, org. Lus de Cames; lrica. SP. Cultrix, 1988.) Interpretao 1. Que elementos se encontram personificados no soneto? 2. Segundo o eu-lrico, quem foi sempre o vencedor: o amor ou a razo? Justifique atravs do texto. 3. Esplique o significado do segundo e do terceiro verso da primeira estrofe. Depois, relacione sua concluso a uma caracterstica do Classicismo. 4. Explique o significado da segunda estrofe. 5. Pelo que se depreende da terceira estrofe, o amor um sentimento forte ou fraco? Explique. 6. A que concluso o eu-lrico chega na ltima estrofe? 7. Analisando o esquema de rimas, o nmero de slaba nos versos e a estrofao, explique o que perfeio formal. I. LITERATURA INFORMATIVA SOBRE O BRASIL E LITERATURA JESUTICA A Literatura Informativa abarca tudo o que cronistas e viajantes registraram sobre o Brasil no Sculo XVI, logo aps sua descoberta pelos portugueses. dessa poca a "certido de nascimento" do Brasil: a Carta, de Pero Vaz de Caminha, escrivo da esquadra de cabral, relatando ao rei D. Manuel os fatos que aconteceram e o que observou na nova terra encontrada. A Literatura Jesutica, representada sobretudo por Jos de Anchieta, envolve textos religiosos (poesia, teatro) voltados catequizao dos ndios.

Texto: Como os selvagens se portaram comigo no primeiro dia em sua aldeia Hans Staden No dia seguinte s ave-maria a julgar pelo sol avistamos suas habitaes. Tnhamos levado trs dias de caminho percorrido de Bertioga, onde eu tinha sido aprisionado, trinta milhas. Quando nos aproximamos, vimos uma pequena aldeia de sete choas. Chamavam-na Ubatuba. Dirigimo-nos para uma praia, aberta ao mar. Bem perto trabalhavam as mulheres numa cultura de plantas de razes, que eles chamavam mandioca. Estavam a muitas delas, que arrancavam razes, e tive que lhes gritar em sua lngua: "Aju ne x pe remiurama", isto : "Estou chegando eu, vossa comida". Fomos terra. Acudiram ento todos, moos e velhos das cabanas, que ficavam num outeiro, e queriam ver-me. Os homens se retiraram com os arcos e flechas para suas moradias e deixaramme com as mulheres, que me rodearam. Algumas foram minha frente, outras atrs, danando e cantando uma cano quem segundo seu costume, entoavam aos prisioneiros que tencionavam devorar. Assim trouxeram-me elas at a caiara, fortificao de estacas longas e grossas que rodeia suas choupanas como a cerca dum jardim. Utilizam-na como anteparo contra o inimigo. No interior da caiara arrojaram-se as mulheres todas sobre mim, dando-me socos, arrepelando-me a barba, e diziam em sua linguagem: "X anama poepika a!" "Com esta pancada vingo-me pelo homem que os teus amigos nos mataram". Depois introduziram-me elas na choa, onde tive que deitar-me numa rede, e de novo vieram, bateram-me, escarapelaram-me os cabelos e significaram-me, ameaadoras, como iriam devorarme. Os homens estavam durante este tempo reunidos em uma outra choa. L bebiam cauim e cantavam em honra de seus dolos, chamados Marac, que so matracas feitas de cabaas, os quais talvez lhes houvessem profetizado que iriam fazer-me prisioneiro. O canto eu ouvia, mas durante meia hora no houve nenhum homem perto de mim, apenas mulheres e crianas. (In: Carlos Vogt e Jos Augusto Guimares de Lemos. Orgs.. Cronistas e viajantes. SP, Abril Educao. 1982. Literatura comentada). Interpretao 1. Em se tratando da poca do Descobrimento do Brasil, ao lermos "...avistamos sua habitaes", a que o cronista se refere? 2. No texto h referncia a duas praias lusitanas bastante freqentadas atualmente. Quais so? 3. Havia, nos ndios um desejo de vingana contra os brancos. Por qu? 4. Podemos dizer que o texto em questo literrio? Por qu? 5. A que se deve a denominao "de viagens ou informativa" dada a essa literatura? V. BARROCO O Barroco literatura do conflito e dos extremos, isto em funo das diferentes vises de mundo advindas da Idade Mdia (teocentrismo) e da Idade Moderna (antropocentrismo). A igreja Catlica, preocupada com as idias da Reforma Protestante, inicia a Contra-Reforma. A prpria corrupo da Igreja Catlica, com a ambio desmedida de seus representantes, e os grandes avanos verificados no conhecimento humano levaram o homem a valorizar-se mais e concluir que tinha autonomia, questionando o discurso da Igreja: que Deus era aquele que determinava a existncia de escravos e senhores, ricos e pobres, explorados e exploradores? Que Deus era aquele que cobrava impostos e absolvia em troco de um pedao de terra? Que Deus era aquele que condenava o prazer e s sabia castigar?

Se, por um lado, essa mudana de atitude levou a progressos, pois o homem percebeu que deveria agir, lutar por si mesmo, e no ficar esperando as coisas "carem do cu", por outro, levou a uma incerteza com relao realidade, pois ficou uma grande dvida no ar: Deve-se, afinal, viver em funo do terreno ou do divino? E se eu viver em funo do terreno e a Igreja tiver razo? Vou para o inferno. E se eu viver em funo do divino, privando-me para isso de alguns prazeres, e realmente no existir o pecado? Toda essa situao levar a atitudes contrditrias e questionadoras, que se revelaro na arte da poca. Caractersticas principais 1. Sentimento de insegurana. 2. Presena de antteses (figura de linguagem que joga com idias contrrias: vida/morte; luz/trevas); 3. Presena de paradoxos (figura de linguagem que apresenta idias aparentemente absurdas). 4. Uso de motivos religiosos. 5. Pessimismo. 6. Preocupao com a morte. 7. Jogos de palavras, trocadilhos, sobretudo na poesia ( cultismo). 8. Busca da essncia das coisas, atravs de sua anlise ( conceptismo), predominante na prosa. 9. Linguagem rebuscada. 10. Ordem inversa. 11. Tentativa de conciliar matria esprito. Principais representantes do Barroco: padre Vieira e Gregrio de Matos Guerra Texto: Ao divino sacramento Gregrio de Matos Tremendo chego, meu Deus, ante vossa divindade, que a f muito animosa mas a culpa mui cobarde. vossa mesa divina como poderei chegar-me, se triaga da virtude e veneno da maldade? Como comerei de um po, que me dais, por que me salve, um po que a todos d vida, e a mim temo que me mate? Como no hei de ter medo de um po, que to formidvel,

vendo que estais todo em tudo, e estais todo em qualquer parte? Quanto a que o sangue vos beba, isso no, e perdoai-me: como quem tanto vos ama, h de beber-vos o sangue? Beber o sangue do amigo sinal de inimizade; pois como quereis que eu o beba, para confirmarmos pazes? Senhor, eu no vos entendo: vossos preceitos so graves, vossos juzos so fundos, vossa idia inescrutvel. Eu confuso neste caso, entre tais perplexidades de salvar-me ou de perder-me, .................................................. (Apud Jos Miguel Wisnik, org. Poemas escolhidos; Gregrio de Matos. So Paulo, Cultrix, 1975.) Interpretao 1. Reveja as caractersticas do Barroco e indique quais se aplicam ao texto. 2. O que voc entende do que foi colocado na quarta e quinta estrofes? 3. Relendo as duas ltimas estrofes, voc diria que o poeta est seguro ou inseguro quanto ao rumo a seguir? 4. Qual a nica certeza que o poeta tem? VI. ARCADISMO OU NEOCLASSICISMO Arcdia era, na mitologia, um monte grego onde se reuniam pastores. O Arcadismo comea, em Portugal, com a fundao da Arcdia Lusitana, no Brasil, com a publicao de Obras, de Cludio Manuel da Costa. A doutrina iluminista guia o pensamento no sculo XVIII, o Sculo das Luzes: exaltao da razo, nico meio de se chegar verdade; da liberdade individual, econmica e da igualdade perante a lei. Com a superioridade da razo, Deus aparece representando a suprema Inteligncia, dando-se a conhecer atravs da natureza, cujas leis regeriam tudo o que existe (teoria mecanicista), sem necessidade de oraes e outras cerimnias religiosas. Contrariando os princpios da Idade Mdia, prega-se a igualdade entre os homens, cada um com liberdade de lutar para obter o que deseja. Na verdade, uma reao aos abusos do clero e da nobre.

Caractersticas principais: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Preocupao com a forma. Presena da mitologia greco-latina. Simplicidade, substituindo o luxo. Temas pastoris e campestres (artista = pastor). A arte como imitao da natureza. Obras em verso. Uso da razo Volta ao estilo clssico (de onde o nome "Neoclassicismo"). Objetividade. Excesso de adjetivos. Paixes controladas. Fuga do ambiente urbano (fugere urbem), busca da natureza (locus amenus), culto ao homem simples (aurea mediocritas). 13. Personificao. Principais representantes do Arcadismo: Manuel Maria du Bocage (Portugal); Toms Antnio Gonzaga, Cludio Manuel da Costa (participantes da Conjurao Mineira), Baslio da Gama, Santa Rita Duro, Silva Alvarenga. Lira XIX Toms Antnio Gonzaga Enquanto pasta alegre o manso gado, Minha bela Marlia, nos sentemos Sombra deste cedro levantado, Um pouco meditemos Na regular beleza, Que em tudo quanto vive, nos descobre A sbia natureza. Atende, como aquela vaca preta O novilhinho seu dos mais separa E o lambe, enquanto chupa a lisa teta. Atende mais, cara, Como a ruiva cadela Suporta que lhe morda o filho o corpo, E salte em cima dela. Repara, como cheia de ternura Entre as asas ao filho essa ave aquenta, Como aquela esgravata a terra dura, E os seus assim sustenta; Como se encoleriza, E salta sem receio a todo o vulto, Que junto deles pisa. ............................................................. (Marlia de Dirceu. Rio de Janeiro, Tecnoprint.)

Interpretao. 1. Que caractersticas do Arcadismo voc encontra no texto? 2. O texto apresenta preocupao com a forma? Justifique. 3. Que viso o poeta tem da natureza? 4. Explique o significado de "regular beleza", na primeira estrofe. VII. . ROMANTISMO O Romantismo surge, a partir da Segunda metade do sculo XVIII, na Inglaterra e na Alemanha, irradiando-se para a Frana e, dali, para o restante da Europa e para a Amrica. 1. Momento Histrico 1. Portugal O Romantismo portugus tem incio em 1825, com a publicao do poema Cames, de Almeida Garrett, e vai at 1865, quando se inicia o prximo movimento (Realismo). Aps a Revoluo Francesa (1789) toda a Europa passa por um perodo de transformaes. As monarquias absolutistas entram em crise, a burguesia se firma juntamente com o liberalismo sciopoltico. Em Portugal, a invaso napolenica (1807) provoca a mudana de D. Joo VI para o Brasil, gerando movimentos de libertao e tentativa de restituio do equilbrio nao portuguesa. Em 1822, devido a uma revoluo iniciado no Porto, os portugueses organizam uma Constituio liberal, que perder efeito em 1834. De qualquer forma, os ideais da Revoluo Francesa fixam no homem o desejo de "liberdade, igualdade e fraternidade". Com a ascenso da burguesia, h uma mudana na escala de valores da sociedade, passando a prevalecer a posse do dinheiro. No mbito cultural, o aperfeioamento e a expanso da imprensa favorecem a publicao de diversos gneros, o que acarreta maior popularizao da arte, sobretudo na Inglaterra, onde a Revoluo Industrial tinha efeitos mais marcantes. Brasil No Brasil, o movimento romntico comea com a publicao de Suspiros poticos e saudades, de Gonalves de Magalhes, em 1836, e vai at 1881, quando so publicados os romances O mulato, de Alusio de Azevedo, e Memrias pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis. A vinda da corte real portuguesa em 1808 acarreta algum desenvolvimento ao Brasil, que culmina com a Proclamao da Independncia em 1822, estabelecendo-se o regime monrquico. Tornando-se uma nao independente, natural que comeasse a se desenvolver um esprito nacionalista, que se revelar nas obras de arte, voltadas sobretudo ao cenrio brasileiro, tentando libertar-se das influncias europeizantes. A cultura e a sociedade Se a Revoluo Francesa fortaleceu o desenvolvimento das idias liberais, a ascenso da burguesia e a Revoluo Industrial reforaram as bases do capitalismo. Em funo da nsia de ganhos que comea a prevalecer na mente das pessoas, para um certo segmento da sociedade surge o sentimento de frustrao, de perda de valores, j que o homem comea a degradar-se para conseguir uma boa posio social. Da o saudosismo que se pode detectar em muitas obras romnticas e o culto a heris medievais, pois o passado aparece como a real fonte de valores autnticos. Outros fogem para o sonho, em busca de um mundo ideal, como meio de esquecer essa realidade que choca, amedronta, corrompe.

No Brasil, especificamente, existe motivo para uma certa euforia, gerada pela Independncia. Teremos artistas falando da paisagem brasileira, da histria do ndio, da sociedade, embora encontremos, tambm, em meio a isso, a degradao da classe dominante e dos que desejam ascender socialmente a qualquer preo. O ndio, por sua vez, ser eleito nosso "heri nacional", nossa origem, uma vez que, diferentemente dos europeus, no conhecemos nem tivemos a Idade Mdia. A existncia da escravido negra tocar poetas como Castro Alves; a falta de essncia no posicionamento de pessoas e a ausncia de perspectivas de reverso dos valores levaro muitos a uma vida desregrada que atrai prematuramente a morte. Contrariamente aos clssicos, os romnticos pretendem o predomnio da emoo sobre a razo, a liberao dos sentimentos dos sentimentos, a liberdade de produo. Principais caractersticas da produo artstica Fora muitas as tendncias da arte romntica mas sobressaram-se trs delas, divididas no que chamamos de geraes: nacionalista, ultra-romntica (ou do "mal do sculo" ou byroniana) e social. Importante notar que nessa poca que surge o romance propriamente dito, inicialmente publicado em captulos nos jornais (folhetins). As caractersticas que so apresentadas a seguir so bem gerais e servem apenas para se ter uma idia do esprito da era romntica. Ao analisar alguns textos, voc poder ter oportunidade de conhecer maiores detalhes. 1. Liberdade de expresso. 2. Uso da imaginao. 3. Na Europa, reaparecem os motivos medievais, numa tentativa de resgatar o passado histrico e os heris nacionais. 4. Volta ao passado individual, com valorizao da infncia. 5. Subjetivismo, valorizao do "eu". 6. Pessimismo, com expresso de dores, sofrimentos. 7. Fuga da realidade, evaso, escapismo. Da o romntico ser considerado um sonhador. 8. Busca de refgio na natureza, que aparece como reflexo do estado de esprito do artista. 9. Averso ao purismo e formalismo clssico e neoclssico. Conseqentemente, o contedo passa a ter mais importncia que a forma. 10. Viso da morte como soluo para os problemas humanos. 11. Amores impossveis, musas inatingveis, sonhos irrealizveis. 12. Valorizao do ndio, no Brasil, na primeira fase do Romantismo. 13. Valorizao da ptria. 14. Revalorizao do mstico e do religioso, em alguns casos. 15. Na poesia social ou condoreira, referncia vida do escravo. 16. Esprito revolucionrio, almejando reformas na estrutura da sociedade, embora essa atitude nada representasse de prtico na soluo de problemas, restringindo-se a meros lamentos (em alguns casos, denncias) e busca de asilo no sonho. 1. Principais autores e obras Portugal

Almeida Garrett: Cames, Dona Branca, Folhas cadas, Lrica de JooMnimo, Romanceiro, Flores sem fruto (poesia); Viagens na minha terra, Arco de SantAna (prosa); Frei Lus de Sousa (teatro). Alexandre Herculano: "A cruz mutilada" (poesia); Lendas e narrativas, O bobo, O monge de Cister, Eurico, o presbtero (prosa). Antnio Feliciano de Castilho: Cartas de Eco a Narciso, A primavera, A noite do castelo, Os cimes do bardo, Escavaes poticas (poesia). Antnio Augusto Soares de Passos: Poesias, que contm "O noivado do sepulcro", o poema mais popular na poca. Camilo Castelo Branco: Amor de perdio, Amor de salvao, A queda de um anjo, Eusbio Macrio, A doida de candal (prosa). Jlio Dinis (Joaquim Guilherme Gomes Coelho): As pupilas do senhor reitor, Os fidalgos da casa mourisca, A morgadinha dos canaviais, Uma famlia inglesa (prosa). Joo de Deus: Campo de flores (poesia). Brasil Gonalves de Magalhes: Suspiros poticos e saudades (cujo prefcio marcou o incio do Romantismo no Brasil, poesia); A Confederao dos Tamoios (poesia pica). Gonalves Dias: Primeiros Cantos, Segundos cantos, Sextilhas de Frei Anto, ltimos cantos, Os timbiras (poesia); Leonor de Mendona (teatro). Joaquim Manuel de Macedo: A Moreninha, O moo loiro, Dois amores, A luneta mgica (prosa). Manuel Antnio de Almeida: Memrias de um sargento de mlcias (prosa). Jos de alencar; Iracema, Ubirajara, O guarani (prosa indianista); O gacho, O sertanejo (prosa regionalista); Cinco minutos, A viuvinha, A pata da gazela, Sonhos douro, Lucola, Diva, senhora, Encarnao, O tronco do ip, Til (prosa social ou urbana); As minas de prata, A Guerra dos Mascates (prosa histrica); O demnio familiar, Me, As asas de um anjo, O jesuta (teatro). Bernardo Guimares: A escrava Isaura, O garimpeiro, O seminarista, O ermito de Muqum (prosa). Visconde de Taunay (Alfredo dEscragnole Taunay): Inocncia, A retirada da Laguna, O Encilhamento (prosa). Franklin Tvora: O Cabeleira, O matuto (prosa). lvares de Azevedo: Lira dos vinte anos, O conde lopo (poesia); Noite na taverna (prosa); Macrio (teatro). Junqueira Freire: Inspiraes do claustro, Contradies poticas (poesia). Casimiro de Abreu: Primaveras (poesia). Castro Alves: Espumas flutuantes, A Cachoeira de Paulo Afonso, Os escravos (poesia); Gonzaga ou A revoluo de Minas (teatro). Fagundes Varela: Vozes da Amrica, Noturnas, O estandarte auriverde, Cantos e fantasias, Cantos meridionais, Cantos do ermo e da cidade, Anchieta ou O evangelho nas selvas, cantos religiosos, Dirio de Lzaro (poesia). Sousndrade (Joaquim de Sousa Andrade): Gusa errante, Harpas selvagens (poesia). Martins Pena: O juiz de paz na roa, A famlia e a festa da roa, o judas em Sbado de aleluia, Quem casa quer casa, O novio, Um sertanejo na corte (teatro).

TEXTOS PARA ANLISE Indentifique as caractersticas correspondentes ao movimento romntico, seguindo o exemplo:

"Mas essa dor da vida que devora A nsia de glria, o dolorido af... A dor no peito emudecera ao menos Se eu morresse amanh!" (lvares de azevedo). Liberdade formal, subjetivismo, morte como soluo. "Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais!" (Casimiro de Abreu) "Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l." (Gonalves Dias) " Guerreiros da Taba sagrada, Guerreiros da tribo Tupi, Falam deuses nos cantos do Piaga, Guerreiros, meus cantos ouvi." (Gonalves Dias) "Amo o silncio, os areais extensos, Os vastos brejos e os sertes sem dia, Porque meu seio como a sombra triste, Porque minhalma de iluses vazia." (Fagundes Varela) "L na mida senzala, Sentado na estreita sala, Junto ao braseiro, no cho, Entoa o escravo o seu canto, E ao cantar correm-lhe em pranto Saudades do seu torro..." (Castro Alves) "No, no louvo. O esprito somente que quebrou-lhe um elo da matria. Pensa melhor que vs, pensa mais livre, Aproxima-se mais essncia etrea" (Junqueira Freire) "Formou Deus o homem, e o ps num paraso de delcias; tornou a form-lo a sociedade e o ps num inferno de tolices. O homem no o homem que Deus fez, mas o homem que a sociedade tem contrafeito, apertando e forando seu moldes de ferro quela pasta de limo que no paraso terreal se afeioar imagem da divindade o homem assim aleijado como ns o conhecemos, o animal mais absurdo, o mais disparatado e incongruente que habita na terra. (...) indigesto de cincia que no comutou seu mau estmago, presuno e vaidade que dela se originaram... (Almeida Garrett) "Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaba; Verdes mares, que brilhais como lquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros." (Jos de Alencar). "Amo-te, oh cruz, no vrtice firmada De esplndidas igrejas; Amo-te quando noite, sobre a campa, Junto ao cipreste alvejas; Amo-te sobre o altar, onde, entre incensos, As preces te rodeiam." (Alexandre Herculano). "Era no dous de julho. A pugna imensa Travara-se nos cerros da bahia... O anjo da morte plido cosia Uma vasta mortalha em Piraj. Neste lenol to largo, to extenso,

Como um pedao roto do infinito... O mundo perguntava erguendo um grito; Qual dos gigantes morto rolar?!..." ( Castro Alves. AUTORES ROMNTICOS BRASILEIROS PRIMEIRA GERAO A primeira gerao romntica brasileira corresponde ao momento de implantao da esttica e definio de temas. a chamada gerao nacionalista/indianista, por voltar-se basicamente para a paisagem brasileira, para nossa histria e cantar o ndio como heri nacional. Jos de Alencar Jos Martiniano de Alencar nasceu no Cear em 1829 e morreu no Rio de Janeiro em 1877, de tuberculose. Filho de um senador liberal, Alencar foi na maioridade um deputado conservador (no era favorvel escravido, mas defendia a servido). Formado em direito, indisps se com D. Pedro II e abandonou a poltica por no lhe ser destinado um cargo a que aspirava. Pela variedade e extenso de sua obra, Jos de Alencar tornou-se a figura central do Romantismo brasileiro, produzindo romances histricos, urbanos, indianistas, regionalistas, teatro, entre outros. Manuel Antnio de Almeida Manuel Antnio d e Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 1831 e morreu num naufrgio em 1861, em viagem de objetivos eleitorais. Era de famlia pobre e ficou rfo de pai aos 10 anos. Embora tenha cursado belas-artes e medicina, viveu do jornalismo, profisso em que conheceu o aprendiz de tipgrafo Machado de Assis. Escreveu a obra Memrias de um sargento de milcias, publicada inicialmente em folhetins. Franklin Tvora Alm de Jos de Alencar, trs autores exploraram o regionalismo, s que em escala bem menor: Bernardo Guimares, Franklin Tvora e Visconde de Taunay. Joo Franklin da Silveira Tvora nasceu no cear em 1842 e morreu no Rio de Janeiro em 1888. Formado em direito, participou da vida poltica, chegando a ocupar altos cargos em Pernambuco. Sob o pseudnimo de "Semprnio", criticou o regionalismo de Jos de Alencar em Cartas a Cincinato, tachando-o de superficial, desprovido de conhecimento de causa. Obra de destaque: O Cabeleira. AUTORES ROMNTICOS BRASILEIROS SEGUNDA GERAO A Segunda gerao romntica, tambm conhecida como ultra-romntica, do "mal do sculo" ou byroniana (por influncia do poeta ingls Lord Byron 1788/1824), caracteriza-se pelo individualismo, pela idealizao da mulher e do amor, pelo sofrimento e descontentamento que s v soluo na morte e se refugia no sonho. O tipo de vida que tinham, normalmente bomia, e a angstia de que se viam cercados os poetas dessa fase levaram-nos em geral a uma morte prematura. lvares de Azevedo Manuel Antnio lvares de Azevedo nasceu em So Paulo em 1831 e morreu no Rio de Janeiro em 1852. Formou-se em letras e em direito. considerado o principal representante da Segunda gerao romntica, funo da morbidez de seus versos. Apesar de ter morrido muito jovem, lvares de Azevedo se eternizou atravs de sua obra, que permite vislumbrar seu talento. Escreveu, entre outros poemas, Lembrana de morrer e Meu sonho (poemas). Fagundes Varela

Luiz Nicolau Fagundes Varela nasceu no Rio de Janeiro em 1841, onde morrera em 1875. Iniciou a Faculdade de Direito em So Paulo, mas no levou adiante, dando preferncia vida bomia, na tentativa de superar seus problemas pessoais. Casando-se aos vinte anos, nasceu-lhe um filho, Emiliano, que viveu paenas at os trs meses de idade. Esse fato abalou-o, inspirando seu poema mais popular, Cnttico do calvrio. Sua primeira esposa morreu antes de completar trs anos de casamento. Fagundes Varela volta faculdade, abandonando novamente, logo em seguida. Em 1869 une-se a outra mulher, com quem tem trs filhos: duas meninas e um menino, a quem tambm d o nome de Emiliano e a quem tambm a morte leva prematuramente comoo primeiro. O poeta continuou, at morrer, em sua vida errante, sendo encontrado geralmente embriagado. Junqueira Freire Lus Jos Junqueira Freire nasceu e morreu na Bahia (1832-1855). Aos 19 anos abraou o sacerdcio, talvez mais para fugir dos problemas familiares e da vida , mas o abandonou depois de dois anos por falta de vocao, morrendo no ano seguinte. Segundo Alfredo Bosi, pode-se ver seu livro Inspiraes do claustro como "um documento pungente de um moo enfermio dividido entre a sensualidade, os temores da culpa e os ideais religiosos, mas no como uma obra de poesia". Casimiro de Abreu Carioca, Casimiro Jos Marques de abreu nasceu em 1839 e morreu em 1860, de tuberculose, Comeou a escrever poesias aos 10 anos. Viveu algum tempo em Portugal, onde iniciou sua carreira literria. Seu pai queria que ele se dedicasse ao comrcio, o que lhe foi motivo de revolta. Escreveu Cano do exlio, um espcie de parfrase da Cano do Exlio, de Gonalves Dias: Se eu tenho de morrer na flor dos anos, Meu Deus! No seja j; Eu quero ouvir na laranjeira, tarde, Cantar o sabi! AUTORES ROMNTICOS BRASILEIROS TERCEIRA GERAO Castro Alves Antnio de Castro Alves baiano de Curralinho (hoje Castro Alves). Nasceu em 1847 e morreu em 1871, em Salvador. O poeta pertence terceira gerao romntica, a da poesia social, voltada sobretudo para o problema dos escravos, pois nessa poca o Brasil encontrva-se em processo de desenvolvimento da cultura urbana e dos ideais democrticos, estampados na campanha abolicionista, de que castro Alves participou ativamente, tanto que ficou conhecido como "Poeta dos escravos". Gonalves Dias Antnio Gonalves Dias nasceu no Maranho em 1823 e morreu em 1864, num naufrgio, quando retornava da Europa. Estudou latim, francs e filosofia no Brasil e cursou direito em Coimbra. Seus primeiros versos foram dedicados ao imperador D. Pedro II, por ocasio dos festejos da coroao. Vtima de preconceito racial (era filho de portugus com mestia), teve negada a mo de Ana Amlia Ferreira do Vale em casamento. Ela prope que eles fujam, mas ele se nega a trair o amigo, Alexandre Tefilo, parente dela e responsvel pelo encontro dos dois. Encontrando-a alguns anos depois em Lisboa, j casado com outra, ele escreve o poema " Como! s tu?"; Gonalves Dias foi professor de latim e de histria do Brasil no Colgio Pedro II, no Rio de Janeiro. Como chefe da Seo de Etnografia da Comisso Cientfica de Explorao, teve como misso, em 1859, "estudar os indgenas brasileiros em seus aspectos fsico, moral e social; colher-lhes a opinio a respeito dos brancos e as queixas que por acaso tivessem; pesquisar nos cartrios e arquivos, pblicos e particulares, documentos relativos histria e geografia do Brasil, dados estatsticos e informaes sobre o comrcio das provncias visitadas, a rea cultivada e a sem proveito, as atividades das povoaes " (Pricles Eugnio da Silva Ramos).

TEXTO Cano do tamoio Gonalves Dias No chores, meu filho; No chores, que a vida luta renhida; Viver lutar. A vida combate Que os fracos abate, Que os fortes, os bravos S pode exaltar. II Um dia vivemos! O homem que forte No teme da morte; S teme fugir; No arco que entesa Tem certa um presa, Quer seja tapuia, Condor ou tapir. III O forte, o cobarde Seus feitos inveja De o ver na peleja Garboso e feroz; E os tmidos velhos Nos graves concelhos, Curvadas as frontes, Escutam-lhe a voz! IV Domina, se vive; Se morre, descansa Dos seus na lembrana, Na voz do porvir. No cures da vida! S bravo, s forte! No fujas da morte, Que a morte h de vir! V E pois que s meu filho Meus brios reveste; Tamoio nasceste, Valente sers. S duro guerreiro, Robusto, fragueiro, Braso dos tamoios Na guerra e na paz. VI Teu grito de guerra Retumbe aos ouvidos

Dimigos transidos Por vil comoo; E tremam douvi-lo Pior que o sibilo Das setas ligeiras, Pior que o trovo. VII E a mo nessas tabas, Querendo calados Os filhos criados Na lei do terror; Teu nome lhes diga, Que a gente inimiga Talvez no escute Sem pranto, sem dor! VIII Porm se a fortuna, Traindo teus passos, Te arroja nos laos Do inimigo falaz! Na ltima hora Teus feitos memora, Tranqilo nos gestos, Impvido, audaz. IX E cai como o tronco Do raio tocado, Partido rojado Por larga extenso; Assim morre o forte! No passo da morte Triunfa, conquista Mais alto braso. X As armas ensaia, Penetra na vida: Pesada ou querida, Viver lutar. Se o duro combate Os fracos abate, Aos fortes, aos bravos, S pode exaltar. (In: Pricles Eugnio da S. Ramos., org. Poemas de Gonalves Dias. RJ. Tecnoprint.)

Interpretao 1. Pelo texto, quem so os abatidos e quem so os exaltados, segundo a viso indgena? 2. O poema composto de dez estrofes. Resuma o contedo de cada uma. 3. Que aspecto do ndio explorado nesse poema: fsico, moral ou social? 4. Como voc resumiria a moral indgena? 5. Quanto ao nmero de slabas poticas, como composto o poema? 6. Que tipo de ritmo a construo do texto sugere?

O TEATRO ROMNTICO Martins Pena Lus Carlos Martins Pena nasceu no Rio de Janeiro em 1815 e morreu em Lisboa em 1848, tentando regressar de Londres ao Brasil, acometido de tuberculose. Apesar de o teatro ter ensaiado os primeiro passos com alguns poetas e romancistas, foi com Martins Pena que tivemos os primeiros textos de maior valor. Ele foi o introdutor do teatro de costumes, gnero que explora tipos sociais, acentuando-lhes caractersticas que provoquem riso. VII. REALISMO/NATURALISMO O bero do movimento realista a Frana, 1857, quando Gustave Flaubert publica o romance Madame Bovary. 1. Momento histrico 2. Portugal Em Portugal o Realismo/Naturalismo se inicia em 1865, com a Questo Coimbr e vai at 1890, ano da publicao de Oaristos, de Eugnio de Castro, que marca o incio do Simbolismo. A Questo Coimbr foi uma polmica entre romnticos e jovens realistas, iniciada com Antnio Feliciano de Castilho e Antero de Quental. Castilho, no posfcio de um livro de Pinheiro Chagas ( Poema da mocidade) criticou as novas idias e teve como resposta uma carta aberta de Antero de Quental ( Bom senso e bom gosto), em que este pregava a evoluo do pensamento e a liberdade de criao, tachando Castilho de passadista. A Europa do sculo XIX assistiu a um crescente desenvolvimento das cincias sociais enaturais. Augusto Comte concebe o positivismo, teoria segundo a qual tudo pode ser explicado luz das cincias; Hypolite Taine cria o determinismo, postulando que o meio, a raa e o momento histrico determinam as diretrizes do comportamento humano; Darwin desenvolve a lei da seleo natural, segundo a qual s os mais fortes sobrevivem, pois a natureza seleciona os que devem continuar a procriar; Proudhon aparece como o precursor do socialismo, e assim muitos outros anunciam outras idias novas. Ainda nesse sculo, a burguesia se consolida no poder, o capitalismo no pra de crescer, a indstria se desenvolve em ritmo acelerado. A novidade consiste no aparecimento de um novo segmento social; o proletariado e com ele a luta de classes que ainda hoje presenciamos. Portugal encontrava-se internamente em crise, com a revolta dos camponeses e o descontentamento geral da sociedade, devido a seu estado estacionrio e dependente.

Brasil O Realismo/Naturalismo comea no Brasil em 1881, com a publicao de O mulato, de Alusio Azevedo (naturalista), e de Memrias pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis (realista), e vai at 1893, publicao de Broquis, de Cruz e Sousa, introduzindo o Simbolismo no pas. As novas idias que circulavam na Europa chegaram tambm at aqui, dando abertura a uma mudana de mentalidade. Fervilhavam idias liberais, abolicionistas e republicanas.

A vida poltica no Brasil encontrava-se bastante tumultuada, pois a aristocracia pretendia manter-se no poder a qualquer preo, enquanto parte da sociedade ansiava por renovaes. Apesar da proibio do trfico de escravos (1850), o pas continuava escavista, agrrio e latifundirio. 3. A cultura e a sociedade O predomnio da concepo capitalista, se trouxe progresso material, trouxe tambm a degradao humana: faz-se qualquer coisa por dinheiro, principalmente explorar o prximo. Se a maior parte dos romnticos se limita a lastimar essa viso de mundo que lhe aparece frente, o realista vai "dissecar" esse mesmo quadro, colocando a chaga da corrupo social mostra. Duas instituies principalmente sero alvo desse desmascaramento, pondo mostra o seu mago, e no apenas as aparncias: a famlia e a Igreja, que valorizam sobretudo interesses pessoais e econmicos. O avano das cincias desenvolve no homem um esprito de anlise, com prevalncia da razo sobre a emoo, no que h tambm uma dose de materialismo. Com o crescente aumento das diferenas sociais, os ideais democrticos ganham campo a cada dia, condenando a explorao do homem pelo homem. , enfim, um perodo de grandes mudanas e questionamentos, pois a partir da Revoluo Industrial, os fatos se sucedem muito rapidamente, deixando pouco espao para a reao. 4. Diferena entre Realismo e Naturalismo: 5. A obra realista volta-se s relaes sociais, observando costumes, 1. relacionamento familiar e amoroso, corrupo das grandes instituies, como o Estado, a Igreja, a famlia, o casamento etc. O Naturalismo tambm realista, s que representa uma tendncia mas voltada ao cientificismo, com aplicao das teorias cientficas em voga na poca, dando nfase nas personagens, ao instintivo e ao patolgico, ou seja, considerando o homem em sua condio animal. Da a produo literria naturalista apresentar o chamado romance experimental ou romance de tese. 2. Caractersticas principais da produo artstica So as seguintes, as caractersticas gerais: 3. 4. 5. 6. 7. 8. Crtica ao homem e sociedade. Surgimento do romance social, psicolgico e de tese. Narrao de fatos partindo da observao. Presena da sexualidade nas obras. Objetivismo: a linguagem deve ser clara e no conter dados subjetivos. Contemporaneidade: Ao contrrio dos romnticos, autor e obra procuram ser contemporneos, isto , no se pode partir da experimentao com algo distante de ns. 9. Racionalismo, 10. Linguagem simples e abundncia de descries para que o leitor possa ter a imagem o mais prxima possvel. 11. Apresentao da realidade sem preocupaes morais.

12. As personagens so, em geral, seres que encontramos no mundo real: aparece a linguagem de baixo calo, os vcios humanos, e outras mazelas humanas. 13. Preferncia por enredos que envolvam ambientes sociais em desequilbrio. Caractersticas essencialmente naturalistas: 14. nsia de explicar tudo cientificamente. 15. Determinismo com relao atitude das personagens (nem tudo depende de sua vontade; pode haver imposio do meio, da hereditariedade fsica e psicolgica, e outros fatores influenciveis). 16. O homem e os outros elementos da natureza so vistos como sujeitos s mesmas leis da evoluo. 17. O homem encarado como produto da raa, do meio e do ambiente. 18. As personagens so semelhantes entre si, na mediada em que apresentam desequilbrios caractersticos de sua condio. 19. Preferncia a ambientes em que predominem a misria e a ignorncia. 20. Principais autores e obras Portugal Prosa Ea de Queirs: O crime do padre Amaro; O primo Baslio; O mandarim; Os Maias; A relquia; O mistrio da estrada de Sintra (co-autoria com Ramalho Orgio); A ilustre casa de Ramires; A cidade e as serras; O conde de Abranhos. Fialho de Almeida: Contos; A cidade do vcio; Lisboa galante; O pas das uvas. Ramalho Ortigo: A Holanda; John Bull e a sua ilha; Notas de viagem. Poesia Guerra Junqueiro: Os simples; A velhice do Padre Eterno; A musa em frias. Cesrio verde: O livro de Cesrio Verde. Antero de Quental: Odes modernas; Primaveras romnticas; Raios de extinta luz. Tefilo Braga: Viso dos tempos; Tempestades sonoras. Brasil Machado de Assis: Crislidas, Falenas, Americanas (poesia); Ressurreio, A mo e a luva, Helena, Iai Gaarcia, Memrias pstumas de Brs Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esa e Jac, Memorial de Aires, Contos fluminenses, Histrias da meia-noite, Papis avulsos, Vrias histrias, Pginas recolhidas, relquias da casa velha (prosa); Queda que as mulheres tm pelos tolos, Os deuses de casaca (teatro). Alusio Azevedo: O mulato, O cortio, Casa de Penso (prosa). Raul Pompia: O Ateneu, Uma tragdia no Amazonas (prosa). Ingls de Sousa: O missionrio, O cacaulista, O coronel sangrado, Contos amaznicos (prosa). Domingos Olmpio: Luzia-Homem (prosa). Manuel de Oliveira Paiva: Dona Guidinha do poo, A afilhada (prosa). AUTORES REALISTAS BRASILEIROS Alusio Azevedo Alusio Tancredo Gonalves de Azevedo nasceu em So Lus do Maranho em 1857 e morreu em Buenos Aires, Argentina, onde estava como cnsul brasileiro, em 1913. Anticlerical, conseguiu conciliar sua vocao de romancista com sua ndole polmica. Sua primeira obra naturalista, O mulato, acabou por lev-lo a deixar sua terra natal e morar no Rio de Janeiro, pois as pessoas favorveis discriminao racial comearam a hostiliz-lo. Escreveu ainda, nos moldes naturalistas, Casa de penso e O cortio. A par desses romances, criou textos romnticos para folhetins, sendo um dos primeiros escritores brasileiros a viver de literatura. Machado de Assis Joaquim Maria Machado de Assis era filho de um mulato com uma lavadeira portuguesa. Nasceu no Rio de Janeiro em 1839, morrendo em 1908. De famlia humilde, Machado de Assis viveu sua infncia no morro. Foi vendedor de doces, auxiliar de igreja, tipgrafo,

balconista e, j com seus primeiros escritos, revisor e colaborador do Correio Mercantil. Casado e com uma vida econmica estvel, pde dedicar-se mais sua obra. Diferentemente de outros realistas, Machado de Assis enfatiza a psicologia de sua personagens e parte de acontecimentos simples do cotidiano para revelar a falsidade existente entre as pessoas e criticar as convenes burguesas, que avaliam o indivduo pelos dotes materiais e no pelos valores pessoais. As principais caractersticas prprias do realismo que encontramos em Machado de Assis so a influncia do meio sobre o homem e a viso da vida como uma luta em que vence o mais forte ("Ao vencedor, as batatas"). No que tange luta pela vida, temos em Machado de Assis a teoria do hunanitismo, apresentada pela personagem Quincas Borba e segundo a qual os homens estariam distribudos pelo corpo de um ser denominado Humanitas, tendo os atributos de acordo com a posio nesse corpo, ou que determina sua vitria ou sua derrota. Observamos na obra do escritor duas etapas: uma de caractersticas mais romnticas, como Helena, Iai Garcia, A mo e a luva, e outra realista, iniciada como romance Memrias pstumas de Brs Cubas. Escreveu tambm poesias, como a que transcrevemos a seguir, dedicada sua esposa Carolina, cuja morte, em 1904, muito o abalou. TEXTO Do livro O cortio, de Alusio Azevedo. [Joo Romo] Joo Romo foi, dos treze aos vinte e cinco anos, empregado de um vendeiro que enriqueceu entre as quatro paredes de uma suja e obscura taverna nos refolhos do bairro do Botafogo; e tanto economizou do pouco que ganhara nessa dzia de anos, que, ao retirar-se o patro para a terra, lhe deixou, em pagamento de ordenados vencidos, nem s a venda com o que estava dentro, como ainda um conto e quinhentos em dinheiro. Proprietrio e estabelecido por sua conta, o rapaz atirou-se labutao ainda com mais ardor, possuindo-se de tal delrio de enriquecer, que afrontava resignado as mais duras privaes. Dormia sobre o balco da prpria venda, em cima de uma esteira, fazendo travesseiro de um saco de estopa cheio de palha. A comida arrranjava-lhe, mediante quatrocentos ris por dia, uma quitandeira sua vizinha, a Bertoleza, crioula trintona, escrava de um velho cego residente em Juiz de Fora e amigada com um portugus que tinha uma carroa de mo e fazia fretes na cidade. Bertoleza tambm trabalhava forte; a sua quitanda era a mais bem afreguesada do bairro. De manh vendia angu, e noite peixe frito e iscas de fgado; pagava de nornal a seu dono vinte mil-ris por ms, e, apesar disso, tinha de parte quase o necessrio para a alforria. Um dia, porm, o seu homem, depois de correr meia lgua, puxando uma carga superior s usas foras, caiu morto na rua, ao lado da coarroa, estrompado como uma besta. Joo Romo mostrou grande interesse por esta desgraa, fez-se at participante direto dos sofrimentos da vizinha e com tamanho empenho a lamentou, que a boa mulher o escolheu para confidente das suas desventuras. Abriu-se com ele, contou-lhe a sua vida de amofinaes e dificuldades. "Seu senhor comia-lhe a pele do corpo! No era brinquedo para uma pobre mulher ter de escarrar, prali, todos os meses vinte mil-ris em dinheiro!" E segredou-lhe ento o que tinha juntado para a sua liberdade e acabou pedindo ao vendeiro que lhe guardasse as economias, porque j de certa vez fora roubada por gatunos que lhe entraram na quitanda pelos fundos. Da em diante, Joo Romo tornou-se o caixa, o procurador e o conselheiro da crioula. No fim de pouco tempo era ele quem tomava conta de tudo que ela produzia, e era tambm que punha e dispunha dos seus peclios, e que se encarregava de remeter ao senhor os vinte mil-ris mensais. Abriu-lhe logo uma conta corrente, e a quitandeira, quando precisava de dinheiro para qualquer coisa, dava um pulo at venda e recebia-o das mos do vendeiro, de "Seu Joo", como ela dizia. Seu Joo debitava metodicamente essas pequenas quantias num caderninho, em cuja capa de papel pardo lia-se, mal escrito em letras cortadas de jornal: "Ativo e passivo de Bertoleza". E por tal forma foi o taverneiro ganhando confiana no esprito da mulher, que esta afinal nada mais resolvia s por si, e aceitava dele, cegamente, todo e qualquer arbtrio. Por

ltimo se algum precisava tratar com ela qualquer negcio, nem mais se dava ao trabalho de procur-la, ia logo direto a Joo Romo. Quando deram f estavam amigados. Ele props-lhe morarem juntos, e ela concordou de braos abertos, feliz em meter-se de novo com um portugus, porque, como toda a cafuza, Bertoleza no queria sujeitar-se a negros e procurava instintivamente o homem numa raa superior sua. Joo Romo comprou ento, com as economias da amiga, alguns palmos de terreno ao lado esquerdo da venda, e levantou uma casinha de duas portas, dividida ao meio paralelamente rua, sendo a parte da frente destinada quitanda e a do fundo para dormitrio que se arranjou com os cacarecos de Bertorleza. (...) Agora, disse ele crioula, as coisas vo correr melhor para voc. Voc vai ficar forra; eu entro com o que falta. Nesse dia ele saiu muito rua, d uma semana depois apareceu com uma flha de papel toda escrita, que leu em voz alta companheira. Voc agora no tem mais senhor! Declarou em seguida leitura, que ela ouviu entre lgrimas agradecidas. Agora est livre. Doravante o que voc fizer s seu e mais de seus filhos, se os tiver. Acabou-se o cativeiro de pagar os vinte mil-ris a peste do cego! Coitado! A gente se queixa da sorte! Ele, como meu senhor, exigia o jornal, exigia o que era seu! Seu ou no seu, acabou-se! vida nova! Contra todo o costume, abriu-se nesse dia uma garrafa de vinho do Porto, e os dois beberam-na em honra ao grande acontecimento. Entretanto, a tal carta de liberdade era obra do prprio Joo Romo, e nem mesmo o selo, que ele entender de pespegar-lhe em cima, para dar burla maior formalidade, representava despesa, porque o esperto aproveitara uma estampilha j servida. O senhor de Bertoleza no teve sequer conhecimento da fato; o que lhe constou, sim, foi que a sua escrava lhe havia fugido para a Bahia depois da morte do amigo. (...) Joo Romo no saa nunca a passeio, nem ia missa aos domingos; tudo que rendia a sua venda e mais a quitanda seguia direitinho para a caixa econmica e da ento para o banco. Tanto assim que, um ano depois da aquisio da crioula, indo em hasta pblica algumas braas de terras situadas ao fundo da taverna, arrematou-as logo e tratou, sem perda de tempo, de construir trs casinhas de porta e janela. Que milagres de esperteza e de economia no realizou ele nessa construo! Servia de pedreiro, amassava e carregava barro, quebrava pedra; pedra, que o velhaco fora de horas, junto com a amiga, furtava pedreira do fundo, da mesma forma que subtraam o material das casas em obra que havia por ali perto. (...) E o fato que aquelas trs casinhas, to engenhosamente construdas, foram o ponto de partida do grande cortio de So Romo. Hoje quatro braas de terra, amanh seis, depois mais outras, ia o vendeiro conquistando todo o terreno que se estendia pelos fundos da sua bodega; e, proporo que o conquistava, reproduziam-se os quartos e o nmero de moradores. Sempre em mangas de camisa, sem domingo nem dia santo, no perdendo nunca a ocasio de assenhorear-se do alheio, deixando de pagar todas as vezes que podia e nunca deixando de receber, enganando os fregueses, roubando nos pesos e na medidas, comprando por dez ris de mel coado o que os escravos furtavam da casa dos seus senhores, apertando cada vez mais as prprias despesas, empilhando privaes sobre privaes, trabalhando e mais a amiga como uma junta de bois, Joo Romo veio afinal a comprar uma boa parte da bela pedreira, que ele todos os dias, ao cair da tarde, assentado um instante porta da venda, contemplava de longe com um resignado olhar de cobia. Ps l seis homens a quebrarem pedra e outros seis a fazerem lajedos e paraleleppedos, e ento principiou a ganhar em grosso, to em grosso que, dentro de ano e meio, arrematava j todo o espao, compreendido entre as suas casinhas e a pedreira, isto , umas oitenta braas de fundo sobre vinte de frente em plano enxuto e magnfico para construir. (O cortio. ) Interpretao

21. Trace um perfil da personagem Joo Romo. 22. Voc acha que existem pessoas como Joo Romo? Justifique. 23. Destaque do texto passagens que comprovem ser Bertoleza um degrau para a escalada social de Joo Romo. 24. Bertoleza era cafuza, isto , mestia de negro e ndio. Como voc v a posio dela com relao aos negros? 25. Como Joo Romo resolveu o problema de ertoleza com seu "dono"? 26. Pesquisa: Quem so os donos dos "cortios" hoje? 27. Como se justifica que muitas pessoas se vejam obrigadas a viver em cortios? VII. . PARNASIANISMO

O Parnasianismo um movimento contemporneo ao Realismo/Naturalismo, referente poesia dessa poca. Em Portugal foi de pequenssima expresso. Contudo, no Brasil teve muitos seguidores. Parnassus era um monte grego onde, segundo a lenda, se reuniam os poetas. O movimento parnasiano se inicia na Frana, atravs da publicao da antologia Le Parnasse Contemporain (O Parnaso contemporneo). Essa corrente pretendeu combater o excesso de sentimentalismo presente na poesia romntica e criar algo mais prximo da "cincia". Caractersticas principais da produo artstica 7. Lema: "Arte pala arte". A arte deveria constituir um fim em si mesma, no ser reflexo dos sentimentos do artista ou representar preocupaes com problemas sociais. 8. Retorno ao Classicismo, valorizando mais a descrio que a anlise. 9. Rigidez formal, com respeito a mtrica e rimas. 10. Objetividade. 11. Preferncia pelos sonetos, s que com verso alexandrino (doze slabas) e no com decasslabo como nos clssicos. 12. Poesia mais preocupada com a tcnica, com a forma. 13. Impessoalidade. O artista no devia envolver-se emocionalmente com o objeto. 14. Purismo (preocupao com o apuro da linguagem e correo gramatical). 15. Vocabulrio erudito, envolvendo utilizao de palavras incomuns no linguajar cotidiano. 16. Exotismo, com explorao de temas mais extravagantes. Principais autores e obras brasileiros Temos trs autores considerados principais no Parnasianismo brasileiro, e que foram chamados de a "Trade Parnasiana": Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac.

Alberto de Oliveira; Canes romnticas, Meridionais, Versos e rimas, Poesias. Raimundo Correia: Primeiros sonhos, Sinfonias, versos e verses, Aleluias, Poesias. Olavo Bilac: Via lctea, Saras de fogo, Panplias, Alma inquieta, O Caador de esmeraldas, tarde. Vicente de carvalho: Relicrio, Poemas e canes, Rosa, rosa de amor, Ardentias.

Amadeu Amaral: Urzes, Nvoa, espumas, Lmpada antiga. Martins Fontes: Vero, Volpia, A flauta encantada. Francisca Jlia da Silva Munster: Mrmores, Esfinges. Texto A um poeta Olavo Bilac Longe do estril turbilho da rua, Beneditino, escreve! No aconchego Do claustro, na pacincia e no sossego, Trabalha, e teima, e lima, e sofre e sua! Mas que na forma se disfarce o emprego Do esforo; e a trama viva se construa De tal modo , Qua a imagem fique nua, Rica mas sbria, como um templo grego. No se mostre na fbrica o suplcio Do mestre. E, natural, o efeito agrade, Sem lembrar os andaimes do edifcio. Porque a beleza, gmea da Verdade, Arte pura, inimiga do artifcio, a fora e a Graa na simplicidade. (apud Alceu Amoroso Lima. Org. Olavo Bilac: posia. RJ. Agir. 1980). Interpretao. 7. Esse soneto pode ser considerado uma receita para o parnasiano. Releia as caractersticas do movimento e justifique a afirmativa. 8. Por que a obra deveria ser produzida "longe do estril turbilho da rua"? 9. Que idia lhe d o ltimo verso da primeira estrofe? 10. Explique o significado da Segunda estrofe. 11. Na ltima estrofe podemos dizer que temos o lema do Parnasianismo. Explique. 12. Qual o edifcio a que o poeta se refere na terceira estrofe? Que seriam os andaimes? 13. Analise o poema quanto aos aspectos formais.

AUTORES PARNASIANOS BRASILEIROS Alberto de Oliveira Antnio Mariano Alberto de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro em 1857 e morreu em 1937. Formou-se em farmcia, foi funcionrio pblico e professor de portugus e literatura brasileira, estando entre os fundadores da Academia Brasileira de Letras. Raimundo Correia Raimundo da Mota Azevedo Correia nasceu em 1859, a bordo de um vapor, nas costas do Maranho, e morreu em Paris, aonde foi para tratamento de sade, em 1911. Formou-se em direito por So Paulo, foi magistrado, diplomata, professor e jornalista. Apesar de

parnasiano, o melhor de sua obra est nos textos em que d vazo sua sensibilidade, chegando at a ser um pouco romntico. TEXTO A cavalgada A lua banha a solitria estrada... Silncio!... Mas alm, confuso e brando, O som longnquo vem-se aproximando Do galopar de estranha cavalgada. So fidalgos que voltam da caada; Vm alegres, vm rindo, vm cantando. E as trompas a soar vo agitando O remanso da noite embalsamada... E o bosque estala, move-se, estremece... Da cavalgada o estrpito que aumenta Perde-se aps no centro da montanha... E o silncio outra vez soturno desce... E lmpida, sem mcula, alvacenta A lua a estrada solitria banha... (In: Massaud Moiss. A literatura brasileira atravs dos texto) Interpretao 14. Que caractersticas parnasianas voc encontra no soneto? 15. A que se refere o contedo do poema? 16. Encontramos dados subjetivos na abordagem do tema? Justifique 17. Compare o primeiro verso do soneto com o ltimo. Que diferena voc nota? Qual deve ter sido a inteno do poeta?

Olavo Bilac Olavo Brs Martins dos Guimares Bilac nasceu no Rio de Janeiro em 1865 e morreu em 1918. S conheceu o pai aos cinco anos de idade, pois este era mdico cirurgio do Exrcito e encontrava-se na Guerra do Paraguai. Estudou medicina por cinco anos, mas no chegou a formar-se, vindo para So Paulo tentar o curso de direito, que freqentou por pouco tempo. De volta ao Rio, dedicou-se ao jornalismo e literatura, tendo exercido diversas funes administrativas e diplomticas. Foi noivo da irm do poeta Alberto de Oliveira, mas no chegou a casar-se. Rompeu relaes tambm com o pai, o qual queria um filho mdico e no um poeta e bomio. Em 1915, pouco depois do incio da I Guerra Mundial, iniciou campanhas cvicas em prol do servio militar obrigatrio e contra o analfabetismo. "Profisso de f" (excerto do poema) .................................................... Invejo o ourives quando escrevo: Imito o amor Com que ele, em ouro, o alto relevo Faz de uma flor. .................................................... Por isso, corre, por servir-me, Sobre o papel A pena, como prata firme Corre o cinzel. Corre: desenha, enfeita a imagem, A idia veste; Cinge-lhe ao corpo a ampla roupagem Azul-celeste.

Torce, aprimora, alteia, lima A frase; e enfim, No vaso de ouro engasta a rima, Como um rubim. Quero que a estrofe cristalina, Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina Sem um defeito! Interpretao 18. Por que o autor escolhe o trabalho do ourives para comparar com o trabalho do poeta? 19. Que significaria para o poeta "vestir a idia"? 20. A que Bilac compara o trabalho com a rima? 21. Qual o objetivo de todo esse trabalho? 22. O que o poema traz em si do Parnasianismo?

Vicente de Carvalho Vicente Augusto de Carvalho nasceu em Santos, So Paulo, em 1866 e morreu em 1924. Formou-se em direito, dedicando-se poltica, magistratura e ao comrcio. Em 1892, desgostoso do caminho poltico do pas, refugia-se em sua fazenda no interior de so Paulo, s saindo de l por problemas financeiros. X. SIMBOLISMO 1. Momento histrico Aps a euforia da Segunda Revoluo Industrial, quando se incrementou a construo de ferrovias, a economia mundial entra em crise, devido ao aumento da concorrncia e da falta de mercado consumidor. Surgem os primeiros trustes (fuso de empresas do mesmo ramo), j que as empresas pequenas no conseguiam sobreviver e eram encampadas pelas grandes e tm incio os cartis, isto , grandes empresas de determinado ramo industrial comeam a monopolizar a comercializao de um produto, mediante estabelecimento de condies de venda, pagamento, entre outras. Como o capitalismo no se desenvolveu de maneira uniforme no mundo, houve concentrao de capital em pases como Frana, Inglaterra e estados Unidos (este ltimo aparecendo agora como potncia), que passaram a buscar mercado em pases menos desenvolvidos, dando incio ao que hoje conhecemos como "imperialismo econmico". 2. A cultura e a sociedade Com a evoluo da cincia, da tecnologia e do capitalismo, o mundo comea a caminhar cada vez mais em direo dos interesses materiais. Diferentemente dos empreendedores capitalistas, a classe trabalhadora no melhorou suas condies de vida, j que a explorao da mo-de-obra um dos meios de auferir grandes lucros. Surgem os partidos socialistas, reivindicando reformas sociais. Apesar de tanta luta, o homem comum no consegue realizar-se financeiramente. A esperana cede lugar frustrao e esta leva busca do lado mstico, espiritual do universo. Contrariamente ao cientificismo e objetivismo anterior, a arte passa a representar o subjetivo, o inconsciente, buscando a unidade do ser. A reao da burguesia foi referir-se a esses artistas como bomios, decadentes, malditos. Apesar das diferenas , o Simbolismo considerado uma espcie de continuao do Romantismo, na medida em que anseia por reformas e, ao mesmo tempo, busca refgio fora do mundo real. 3. Caractersticas principais da produo artstica

23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32.

Predominncia da emoo. O objeto deve estar subentendido, no mostrando claramente da o "smbolo". Musicalidade (atravs de aliteraes, assonncias e outras figuras de estilo. Referncias a cores. Presena de motivos religiosos; a poesia representaria uma espcie de ritual. Sonho e imaginao. Espiritualismo. Subjetividade. Culto da forma, com influncias parnasianas. Uso da figura de linguagem chmada sinestesia, que representa a fuso de sensaes (beijo amargo, cheiro azul). 33. Abordagem vaga de impresses subjetivas e/ou sensoriais (Impressionismo), sobretudo na pintura. 4. Principais autores e obras Portugal Eugnio de castro: Oaristos, Horas, Tirsias. Antnio Nobre: S, Despedidas, Primeiros versos. Camilo Pessanha: Clpsidra. Brasil Cruz e Sousa: Broquis, Missal, Evocaes, Faris, ltimos sonetos. Alphonsus de Guimaraens: Setenrio das dores de Nossa Senhora, Cmara ardente, Dona Mstica, Kiriale. Pedro Kilkerry: Re-viso de Kilkerry (organizado por Augusto de Campos). Na Frana, destacaram-se principalmente Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud e Paul Verlaine. TEXTO Correspondncias Charles Baudelaire A Natureza um templo vivo emque os pilares Deixam filtrar no raro inslitos enredos; O homem o cruza em meio a um bosque de segredos Que ali o espreitam com seus olhos familiares. Como ecos lentos que a distncia se matizam Numa vertiginosa e lbubre unidade, To vasta quanto a noite e quanto a claridade, Os sons, as cores e os perfumes se harmonizam. H aromas frescos como a carne dos infantes, Doces como o obo, verdes como a campina, E outros, j dissolutos, ricos e triunfantes, Com a fluidez daquilo que jamais termina, Como o almscar, o incenso e as resinas do oriente, Que a glria exaltam dos sentidos e da emente. (As flores do mal. Traduzido por Ivan Junqueira. RJ. 1985).

Interpretao 34. Releia a primeira estrofe e responda: 0. Quem seriam os "inslitos enredos"? a. Que seria o "bosque de segredos"? b. Qual o significado de "olhos familiares"? 0. 1. 2. 3. A que unidade o eu-potico se refere na Segunda estrofe? Retire um exemplo de sinestesia da terceira estrofe. Que caractersticas simbolistas voc encontra no poema? Relacione o ttulo do poema a seu contedo.

SIMBOLISMO NO BRASIL Cruz e Sousa Joo da cruz e Sousa nasceu em desterro, (atual Florianpolis) em 1861 e morreu em Stio, Minas gerais, em 1898. Filho de negros escravos libertados, viveu sob a tutela de marechal, o que lhe propiciou fazer os estudos secundrios. Vtima de preconceito racial, no pde assumir um cargo pblico em Laguna, mudando-se para o rio de Janeiro, onde participou do primeiro grupo de poetas simbolistas. Em 1896, perde o pai, a esposa enlouquece e, no ano seguinte, ele descobre que est tuberculoso. Trabalhou em teatro, quando se frustrou por apaixonar-se por uma artista branca, e, com o escritor Virglio Vrzea, lanou um jornal de cunho republicano e abolicionista. Considerado um dos maiores poetas simbolistas. Cruz e Sousa buscou a unidade com o mundo csmico, destacando-se em sua obra a evocao da cor branca, provavelmente pelos problemas que enfrentou por ser negro. TEXTO Regina Coeli Virgem branca, Estrela dos altares, Rosa pulcra dos Rosais polares! Branca, do alvor das mbulas sagradas E das nveas camlias regeladas. Das brancas da seda sem desmaios E da lua de linho em nimbo e raios. Regina Coeli das sidrias flores, Hstia da Extrema-Uno de tantas dores. Aves de prata e azul, ave dos astros... Santelmo aceso, a cintilar nos mastros. Gndola etrea de onde o Sonho emrge... gua Lustral que o meu Pecado asperge. Bandolim do luar, Campo de giesta, Igreja matinal gorjeando em festa. Aroma, Cor e Som das Ladainhas De Maio e Vinha verde dentre as vinhas. D-me, atravs de cnticos, de rezas, O Bem, que almas acerbas torna ilesas. O Vinho douro, ideal, que purifica Das seivas juvenis a fora rica. Ah! Faz surgir, que brote e que floresa A Vinha douro e o vinho resplandea. Pela Graa imortal dos teus Reinados Que a Vinha os frutos desabroche iriados. Que frutos, flores, essa Vinha brote Do cu sob o estrelado chamalote.

Que a luxria poreje de ureos cachos E eu um vinho de sol beba aos riachos. Virgem, Regina, Eucaristica, Coeli, (regina (latim): rainha) Vinho o claro que teu Amor impele. (Coeli (latim): celestial) Que desabrocha ensagentadas rosas Dentro das naturezas luminosas. Regina do Mar! Coeli! Regina! Lmpada das naves do Infinito! Todo o Mistrio azul desta Surdina Vem destranhos Missais de um novo Rito!... (In: Tasso da Silveira, org. Cruz e Sousa; poesia. RJ, Agir, 1975. Nossos Clssicos). Interpretao 4. Podemos dividir o poema em duas partes: evocao e pedido. Delimite as estrofes. 5. Retire do poema trs elementos que remetem cor branca. 6. Que elementos do poema nos lembram um ritual religioso? 7. Que caractersticas simbolistas detectamos no poema? 8. Identifique e explique as personificaes presentes na ltima estrofe. Alphonsus de Guimaraens Afonso Henriques da Costa Guimares nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, em 1870 e morreu em Mariana, Minas Gerais, em 1921. Em sua obra notamos a presena do mstico, do religioso e consideraes com relao morte, estas provavelmente em funo da perda de uma prima e namorada na adolescncia, o que muito o abalou. TEXTO Ho de chorar por ela os cinamomos Ho de chorar por ela os cinamomos, Murchando as flores ao tombar do dia. Dos laranjais ho de cair os pomos Lembrando-se daquela que os colhia. As estrelas diro: - "Ai! Nada somos, Pois ela se morreu silente e fria..." E pondo os olhos nela como pomos, Ho de chorar a irm que lhes sorria. A Lua, que lhe foi me carinhosa, Que a viu nascer e amar, h de envolv-la Entre lrios e ptalas de rosa. Os meus sonhos de amor sero defuntos... E os arcanjos diro no azul ao v-la, Pensando em mim: - "Por que no vieram juntos?" (Apud Manuel Bandeira, org. Apresentao da poesia brasileira) Interpretao 9. Que h no poema que nos remete ao Romantismo? Explique. 10. Que elemento do poema contraria os princpios parnasianos? Explique. 11. Que caractersticas simbolistas encontramos no poema? TEXTO A catedral Entre brumas, ao longe, surge a aurora. O hialino orvalho aos poucos se evapora, Agoniza o arrebol. A catedral ebrnea do meu sonho Aparece, na paz do cu risonho, Toda branca de sol.

E o sino canta em lgubres responsos: "Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!" O astro glorioso segue a eterna estrada. Uma urea seta lhe cintila em cada Refulgente raio de luz. A catedral ebrnea do meu sonho, Onde os mus olhos to cansados ponho, Recebe a bno de Jesus. E o sino clama em lgubres responsos: "Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!" Por entre lrios e lilases desce A tarde esquiva: amargurada prece Pe-se a lua a rezar. A catedral ebrnea do meu sonho Aparece, na paz do cu tristonho, Toda branca de luar. E o sino chora em lgubres responsos: "Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!" O cu todo trevas: o vento uiva. Do relmpago a cabeleira ruiva Vem aoitar o rosto meu. E a catedral ebrnea do meu sonho Afunda-se no caos do cu medonho Como um astro que j morreu. E o sino geme em lgubres responsos: "Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!" (Apud Manuel Bandeira. Org. Apresentao da poesia brasileira) Interpretao 12. Que caractersticas simbolistas voc encontra no poema? 13. Sabendo que ebrneo significa "liso como o marfim", explique o trajeto da "catedral" dos sonhos do eu-potico. 14. Explique o significado do refro em cada estrofe, considerando o verbo utilizado em cada um e a presena da palavra "lgubre". Apostila compilada por Saulo A. Ferreira. Gama, DF, fevereiro de 2001.

Anda mungkin juga menyukai