Anda di halaman 1dari 4

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1 VARA CRIMINAL DA CAPITAL DO ESTADO DE SO PAULO-SP

Processo n....
LUIZ DA SILVA, j devidamente qualificado, nos autos do processo crime em epgrafe, vem por seu advogado (a) ao final subscrito (a), nos autos da ao penal que lhe move o MINISTRIO PBLICO, vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 403, pargrafo 3 do Cdigo de Processo Penal, apresentar MEMORIAIS, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:

I DOS FATOS

O ru foi denunciado e regularmente processado com incurso nas penas do artigo 171, pargrafo 2, VI, do Cdigo Penal, porque pagou compra que fizera em uma grande loja de departamentos com cheque no valor de 36 reais, devolvido pelo banco sacado, por falta de suficiente proviso de fundos. No decorrer da ao,Luiz juntou prova de que pagara a divida no curso do Inqurito Policial.Durante a audincia a defesa requereu a converso dos debates orais em memorais escrito,o que foi deferido pelo MM.Juiz,com anuncia do Promotor de Justia presente.

II DO DIREITO Ocorre que, no decorrer da ao, o ru juntou provas suficientes que pagara a divida no curso do inqurito policial. Tal fato caracteriza:

a) A atipicidade formal, demonstrada pelo pronto pagamento do dbito (conforme sumulas 246 e 554 ambas do STF). Est demonstrado nos autos que o pagamento do cheque foi efetuado antes da denuncia,restando inequvoco o arrependimento posterior,conforme artigo 16 do Cdigo Penal tendo o agente direito a diminuio de 1/3 a 2/3 da pena.No entanto,por medida de poltica criminal, a sumula 554 do STF continua sendo aplicada excludo o dolo e consequentemente a justa causa para ao Penal,obstando sua propositura.No entanto,alguns acrdos tem entendido trata-se de causa de extino da punibilidade.

b) A atipicidade material, em virtude do principio da insignificncia. Ora, Excelncia, o valor do titulo em questo de apenas 36 reais, valor este considerado insignificante de acordo com a pacifica Jurisprudncia. c) Subsidiariamente, o reconhecimento do direito do ru a fixao da pena no patamar mnimo em razo da ausncia de circunstancia desfavorvel, agravantes ou qualificadoras, a fixao do regime inicial aberto em face da primariedade e da pena mnima, bem como o direito subjetivo a substituio da pena privativa de liberdade, por pena restritiva de direito.

III JURISPRUDNCIA

Conforme entendimento jurisprudencial:


COMPETNCIA. ESTELIONATO. EMISSO DE CHEQUES PR-DATADOS SEM A SUFICIENTE PROVISO DE FUNDOS. HIPTESE DO ART. 171, CAPUT, DO CP CARACTERIZADA. JUZO COMPETENTE: O DO LOCAL DA EMISSO DO CHEQUE. A compra efetuada com cheques pr-datados emitidos em garantia e sem a suficiente proviso de fundos configura o delito da cabea do art. 171 do CP, e no a hiptese do art. 171, 2, VIU, do CP, que pressupe a imediata apresentao da crtula ao estabelecimento bancrio sacado; portanto, o Juzo competente para o processo e julgamento o do local da emisso do cheque e no o da recusa pelo sacado. (STJ, C. Comp. N. 16.403 So Paulo, 3. Seo, Rel. William Patterson, j. 23.4.97; v.u.).

PENAL HABEAS CORPUS ESTELIONATO TRANCAMENTO DO INQURITO POLICIAL ATIPICIDADE DA CONDUTA CHEQUE DADO EM GARANTIA DE DVIDA PR-DATADO DEVOLVIDO SEM FUNDOS PRECEDENTES A emisso de cheques como garantia de dvida (pr-datados), e no como ordem de pagamento vista, no constitui crime de estelionato, na modalidade prevista no art. 171, 2, inciso VI, do Cdigo Penal. Precedentes do Superior Tribunal de Justia. 2. Recurso provido. (STJ RHC 13793 SP 5 T. Rel Min. Laurita Vaz DJU 19.12.2003 p. 00496)

Agente que d cheques em pagamento a serem cobrados na data posterior a emisso, pratica o delito do art. 171, caput (estelionato simples), e no o art. 171, 2, VI (fraude no pagamento por meio de cheque), ambos do CP. Assim, se o processo contm fatos descritivos do estelionato simples, e a condenao se d pela fraude no pagamento por meio de cheques a deciso deve ser reformada com base no art. 621, I, do CPP. (TACRIM-SP - Rev. - Rel. Tyrso Silva - RJD 7/244).

IV DO PEDIDO

Diante do exposto, postula-se a absolvio do ru, com fulcro no artigo. 386. III do Cdigo de Processo Penal, como medida da mais Legitima Justia. Em caso de condenao que seja fixada a pena no mnimo Legal, fixando o regime inicial aberto, em razo da ausncia de circunstncia desfavorvel, agravantes ou qualificadoras, em face da primariedade e da pena mnima. Requer, ainda, a Vossa Excelncia, a substituio da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos. Requer, tambm, a Vossa Excelncia, o no arbitramento de qualquer valor a ser pago a titulo de reparao de danos em face da ausncia de qualquer prejuzo para a vitima, conforme artigo 378, IV, do CPP. Por ltimo, requer-se tambm que seja assegurado o direito do ru a recorrer em liberdade, como medida de mais legitima Justia.

Nestes termos,

Pede deferimento.

Local e data. Advogado OAB n ____________________________

Anda mungkin juga menyukai