Anda di halaman 1dari 2

1) Francisco, h mais de 4 (quatro) meses, no consegue alugar seu apartamento, porque o locatrio do apartamento vizinho cria todo tipo

de dificuldades e embaraos s visitas dos pretensos locatrios. Incomodado com essa situao, Francisco procura voc, ilustre advogado(a), solicitando um parecer sobre a questo. 2) Argan, no suportando as prestaes de veculo adquirido, mediante alienao fiduciria em garantia, resolve vend-lo a Molire. Como a alienao fiduciria no foi anotada no Certificado de Registro de veculo automotor e Argan omitiu a origem da coisa, Molire, acreditando na validade do negcio, resolve adquirir o veculo, mediante contrato verbal e pagamento vista. Em razo de inadimplemento de seis prestaes, a instituio financeira credora formulou busca e apreenso do veculo. Tanto Argan e Molire alegaram boa-f. Pergunta-se: a) a quem pertence o veculo; b) procedeu, corretamente, a instituio financeira? C) A instituio financeira tambm poderia formular reintegrao de posse em desfavor de Molire? 3) Tcio e familiares invadiram imvel rural de rea registrada de 100 (cem) hectares. Em rea de 45 (quarenta e cinco) hectares, fixaram moradia e realizaram diversas plantaes. Aps 61 (sessenta e um) meses de posse mansa, pacfica e sem qualquer oposio, Tcio surpreendido por pretenso possessria com pedido liminar - formulada pelos herdeiros (dentre eles um menor pbere) do proprietrio do imvel, falecido h mais de 7 (sete) anos. Tcio, que no tem qualquer outro local de morada, procura voc, ilustre advogado (a), em busca da melhor defesa. Ajude-o. 4) Argan, prspero empresrio, em 12 de janeiro de 2003, realizou doao de 01 (um) imvel localizado na zona rural de Santana dos Montes, com rea de 48 (quarenta e oito hectares) hectares a seu sobrinho, Molire, nascido em 11 de janeiro de 1988. Embora no tenha havido expressa aceitao de Molire, o imvel, objeto da doao, foi registrado, no cartrio de imveis da localidade, em seu nome. Em 20 de maro de 2006, Molire resolveu vender o imvel, recebido a ttulo de doao, em favor do casal Manuela e Marcos. Recebido o preo e satisfeitas demais providncias de estilo, a propriedade do imvel foi transferida ao casal, mediante registro imobilirio do ttulo translativo. Manuela e Marcos, mediante fora prpria, realizaram vrias acesses no seu nico bem imvel, inclusive, ali, fixaram moradia. Ocorre que, aps o falecimento de Argan, em 10 de outubro de 2013, os seus herdeiros questionaram a validade da doao realizada. Asseveram que se trata de ato negocial nulo, em razo de violao ao disposto no art. 104, I, do Cdigo Civil. Sustentam, ainda, que a doao deve ser desfeita, porquanto o donatrio, comprovadamente, agrediu o doador em 7 de setembro de 2005, o que ensejou processo-crime, no findo, pela prtica de leso corporal leve. O casal se justifica, alegando que desconhece a origem do imvel, que a edificao realizada no imvel tem valor econmico muito superior ao do solo, e, ainda, atriburam, a explorao de parte de sua superfcie Sociedade TUDO CERTO LTDA., mediante contrato oneroso com termo final em 2020. Resolva a controvrsia, analisando, particularmente:

a) a validade ou invalidade do contrato de doao; ( trs pontos) b) a situao dos herdeiros do falecido, do casal e da Sociedade TUDO CERTO LTDA.; a propriedade do imvel cabe a quem ? Por qu? (oito pontos) c) as acesses que foram realizadas no imvel; ( dois pontos) d) se os agentes da Sociedade TUDO CERTO LTDA encontrarem, acidentalmente, depsito antigo de coisas preciosas no subsolo do terreno, a quem pertencer tal depsito ? (dois pontos) 5) O Ministrio Pblico ingressou com ao civil pblica, com pedido de tutela antecipada, contra o proprietrio de loja de convenincia situada no posto de gasolina TUDO SEMPRE CERTO LTDA, objetivando a proibio do funcionamento do estabelecimento das 24:00 s 6:00 horas, em razo da comprovada poluio sonora decorrente do acesso intenso e barulhento de frequentadores, algazara e o som de potentes alto-falantes em automveis em horrios, reconhecidamente, de descanso. Em contestao, alegou o ru que o Ministrio Pblico no tem legitimidade para tutela de interesses individuais, e, ainda, legitimidade passiva, porquanto no o causador da perturbao alegada. No mrito, alega que titular de alvar de funcionamento; que a pretenso viola o direito constitucional ao exerccio de sua atividade econmica, que antecedeu ocupao da rea e que nenhum vizinho se sentiu prejudicado, uma vez que no foi acionado anteriormente; que no tem inteno de causar qualquer prejuzo coletividade e, por fim, que um templo, ali prximo, causa maiores rudos provenientes de cultos religiosos, tratando-se, pois, de rea residencial-comercial em que essas interferncias so normais. Julgue a controvrsia, analisando TODAS as circunstncias e alegaes. (15 pontos) 6) Aplica-se desapropriao privada ou judicial indireta e usucapio coletiva a regra do art. 1.244 do CC segundo o qual se estende ao possuidor o disposto quanto ao devedor acerca das causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrio? Explique. 7) Argan, mesmo aps a resciso de seu contrato de trabalho, permaneceu ocupando, como se seu fosse, imvel funcional. Notificado, no atendeu ordem para desocupar o imvel. Decorridos cincos anos da citada notificao, o proprietrio do imvel indaga quais as alternativas possveis para retomar a coisa, bem como as possveis defesas de Argan. 8) Francisco adquiriu imvel pela clusula constituti, garantido Fernanda permanncia no exerccio da posse direta por fora do comodato verbal. Denunciado o comodato, Fernanda resistiu e no desocupou o imvel. Que pretenses Francisco pode formular para ter acesso coisa? Como ficam eventuais benfeitorias realizadas por Fernanda aps a denncia do contrato?

Anda mungkin juga menyukai