Anda di halaman 1dari 4

Etapa 4:

As mquinas chamadas servidores de nome de domnio permitem estabelecer a correspondncia entre o nome de domnio e o endereo IP das mquinas de uma rede. Cada domnio possui um servidor de nomes de domnios, chamado "servidor de nomes primrio" (Primary domain name server), bem como um servidor de nomes secundrio (secondary domaine name server), permitindo substituir o servidor de nomes primrio no caso de indisponibilidade. Cada servidor de nome est declarado num servidor de nome de domnio de nvel imediatamente superior, o que permite implicitamente uma delegao de autoridade sobre os domnios. O sistema de nome uma arquitectura distribuda, onde cada entidade responsvel pela gesto do seu nome de domnio. No existe por conseguinte um organismo encarregue da gesto do conjunto dos nomes de domnios. Os servidores que correspondem aos domnios de mais alto nvel (TLD) so chamados "servidores de nomes raiz". Existem treze, espalhados pelo planeta, Servidor de nomes define uma zona, ou seja, um conjunto de domnios sobre o qual o servidor tem autoridade. O sistema de nomes de domnio transparente para o utilizador, no entanto necessrio no esquecer os seguintes pontos: * Cada computador deve ser configurado com o endereo de uma mquina capaz de transformar qualquer nome num endereo IP. Esta mquina chama-se Domain Name Server. No desespere : assim que se ligar Internet, o fornecedor de acesso vai automaticamente alterar os seus parmetros de rede para colocar sua disposio estes servidores de nomes. * O endereo IP de um segundo Domain Name Server (secondary Domain Name Server) deve igualmente ser definido: o servidor de nomes secundrio pode substituir o servidor de nomes primrio no caso de disfuncionamento.

Etapa 2:

Zona primria: Quando a zona que este servidor DNS hospeda uma zona primria, o servidor DNS a fonte primria de informaes sobre esta zona e ele armazena a cpia mestra dos dados da zona em um arquivo local ou no AD DS. Quando a zona armazenada em um arquivo, por padro o arquivo da zona primria denominado nome_da_zona.dns e est localizado na pasta %windir%\System32\Dns do servidor. Zona secundria: Quando a zona que este servidor DNS hospeda uma zona secundria, este servidor DNS a fonte secundria de informaes sobre esta zona. A zona neste servidor precisa

ser obtida de outro computador servidor DNS remoto que tambm hospede a zona. Este servidor DNS precisa ter acesso rede do servidor DNS remoto que fornece a este servidor informaes atualizadas sobre a zona. Como a zona secundria simplesmente uma cpia da zona primria que est hospedada em outro servidor, ela no pode ser armazenada no AD DS. Zona de stub: Quando a zona que este servidor DNS hospeda uma zona de stub, este servidor DNS a fonte somente de informaes sobre os servidores de nomes autoritativos desta zona. A zona neste servidor precisa ser obtida de outro servidor DNS que hospede a zona. Este servidor DNS precisa ter acesso rede do servidor DNS remoto para copiar as informaes de servidor de nomes autoritativos sobre a zona. Voc pode usar as zonas de stub para:

Manter as informaes de zonas delegadas atualizadas. Ao atualizar uma zona de stub para uma de suas zonas filho regularmente, o servidor DNS que hospeda tanto a zona pai quanto a zona de stub manter uma lista atualizada de servidores DNS autoritativos para a zona filho. Aprimorar a resoluo de nomes. As zonas de stub permitem que o servidor DNS execute recurso usando a lista de servidores de nomes da zona de stub, sem precisar consultar a Internet ou um servidor raiz interno para o namespace DNS. Simplificar a administrao do DNS. Ao usar zonas de stub por toda a sua infraestrutura DNS, voc pode distribuir uma lista de servidores DNS autoritativos para uma zona sem usar zonas secundrias. Entretanto, as zonas de stub no tm a mesma finalidade das zonas secundrias e elas no so uma alternativa para melhorar a redundncia e o compartilhamento de carga.

Existem duas listas de servidores DNS envolvidas no carregamento e na manuteno de uma zona de stub:

A lista de servidores mestre pela qual o servidor DNS carrega e atualiza uma zona de stub. O servidor mestre pode ser um servidor DNS primrio ou secundrio da zona. Em ambos os casos, ele ter uma lista completa dos servidores DNS da zona. A lista de servidores DNS autoritativos da zona. Esta lista est contida na zona de stub usando registros de recursos do servidor de nomes (NS).

Quando o servidor DNS carrega uma zona de stub, como widgets.tailspintoys.com, ele consulta os servidores mestre, que podem estar em locais diferentes, para os registros de recursos necessrios dos servidores autoritativos da zona widgets.tailspintoys.com. A lista de servidores mestre pode conter um nico servidor ou vrios servidores, e ela pode ser alterada a qualquer momento.

Anda mungkin juga menyukai