Anda di halaman 1dari 7

ARTIGO DE REVISO

A hidroginstica como meio para manuteno da qualidade de vida e sade do idoso Hydrogymnastics as a means for the maintenance of the elderlys quality of life and health
Clarissa Stefani Teixeira1, rico Felden Pereira2, Angela Garcia Rossi3

Resumo

Evidncias cientficas apontam para os importantes benefcios da prtica de atividades fsicas para os idosos, considerando sua mobilidade, sade fsica e mental e qualidade de vida. A hidroginstica tem sido apontada como uma alternativa para insero dos idosos nas prticas corporais e para a promoo de um estilo de vida mais ativo e saudvel, mas, que, ainda carece de maiores investigaes sobre seu real efeito sobre a sade e a qualidade de vida dessa populao e principalmente, metodologias de trabalho para esse fim. Desta forma, esta pesquisa bibliogrfica objetivou realizar uma busca de estudos sobre hidroginstica para a terceira idade, discutindo e apresentando seus resultados, buscando relaes com a promoo da sade e qualidade de vida dessa populao. As leituras nos permitiram vislumbrar que a hidroginstica favorece o desenvolvimento de algumas importantes qualidades fsicas como resistncia cardiorrespiratria, fora e flexibilidade. Como qualquer outra forma de exercitao, deve ser praticada de forma contnua, principalmente, considerando indivduos na terceira idade e pode tambm ser unida a atividades de relaxamento e recreao. As relaes da prtica da hidroginstica com a sade dos idosos nos estudos analisados consideraram principalmente o desempenho em testes motores o que remete a necessidade de estudos que analisem tambm as repercusses dessas prticas sobre a qualidade de vida enquanto uma percepo de bem estar dos idosos.
Palavras-chave

motor activity, aging, quality of life


ABSTRACT

Scientific evidence points out the important benefits of the practice of physical activities for the elderly, considering their mobility, mental and physical health as well as quality of life. Hydrogymnastics has been considered an alternative to encourage elderly people to practice physical activities and to promote a healthier and more active lifestyle; however, it needs further investigation about its effect on health and quality of life of this population, as well as work methodologies. Therefore, the aim of this literature review was to seek studies about hydrogymnastics and hydrogymnastics for the elderly, presenting and discussing their results, while establishing correlations with the promotion of health and quality of life in this population. The studies showed that hydrogymnastics favors the development of important physical aspects, such as cardiorespiratory endurance, force and flexibility. Similarly to any other type of exercise, it can be practiced continuously, especially considering elderly individuals and it also can be combined with recreation and relaxation activities. The correlation between the practice of hydrogymnastics and the elderlys health in the analyzed studies considered mainly the performance in motor tests, which shows the necessity to carry out studies that also analyze the effect of these practices on the quality of life as a perception of the elderlys well-being.
KEYWORDS

motor activity, aging, quality of life

1 Professora Especialista em Atividade Fsica, Desempenho Motor e Sade pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Distrbios da Comunicao Humana da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. 2 Professor Especialista em Atividade Fsica, Desempenho Motor e Sade pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CAPES. 3 Professora Doutora do Curso de Ps-Graduao em Distrbios da Comunicao Humana da Universidade Federal de Santa Maria Recebido em 21 de dezembro de 2006, aceito em 17 de Julho de 2007.

ACTA FISIATR 2007; 14(4): 226 - 232

Teixeira CS, Pereira EF, Rossi AG. A hidroginstica como meio para manuteno da qualidade de vida e sade do idoso

Introduo
Um dos fenmenos populacionais que ocorrem atualmente o aumento da expectativa de vida e, conseqentemente, o crescimento do nmero de pessoas que ultrapassa a barreira dos 60 anos de idade.1 Esse fato leva preocupao com o bem estar geral, com a manuteno de um estilo de vida independente e autnomo bem como uma boa qualidade de vida. Qualidade de vida tem sido um tema de crescente destaque na atualidade tanto no meio acadmico quanto fora dele, que vem sendo tratado, por diversos autores, sob vrios aspectos. Dependendo da rea de interesse, o conceito, muitas vezes, adotado como sinnimo de sade, bem estar, felicidade, dentre outros e seus indicadores vo desde a renda at a satisfao com determinados aspectos da vida. Em termos gerais, pode ser considerada como a satisfao com a vida e trata-se de um termo que designa uma construo social importante e varia de pessoa para pessoa, grupo para grupo, cultura para cultura.2 Quando se aborda a terceira idade, acreditase que o bem estar e a autonomia sejam importantes variveis de anlise. O estilo de vida,3 que trata do conjunto de aes habituais que refletem as atitudes, valores e oportunidades da vida, poder ter grande influncia no bem estar do idoso. Um reduzido nvel de atividades fsicas, unido ao acometimento de doenas comuns ao envelhecimento criam um circulo vicioso, ou seja, as doenas reduzem o nvel de atividade fsica o que tem efeito negativo na capacidade funcional, aumentando as incapacidades decorrentes das doenas. Por outro lado, a prtica de exerccios fsicos regulares tem papel muito importante em relao aos idosos, nos aspectos de sade, sociabilidade e vitalidade, contribuindo de forma significativa, para uma melhor qualidade de vida e promoo de estilo de vida independente.4,5 A hidroginstica tem sido apontada como uma forma de exercitao importante para os idosos e estudos tm mostrado alguns benefcios da sua prtica sobre aspectos importantes de sade. Apesar disso, a literatura especializada ainda restrita. Os reais efeitos dessa prtica para os idosos bem como possveis metodologias de trabalho especficas para essa populao ainda carecem de esclarecimentos. Assim, este estudo teve por objetivo apresentar e discutir estudos a respeito da hidroginstica para a terceira idade, em particular, buscando uma melhor compreenso dessa prtica sobre a sade e qualidade de vida dos idosos.

A partir da leitura e interpretao dos textos selecionados foi estruturado um referencial terico da seguinte forma: primeiramente so apresentadas e discutidas questes referentes hidroginstica com seus efeitos e especificidades, indicaes e contra-indicaes principalmente para os idosos. Num segundo momento, a reviso centra-se em estudos que focalizaram a hidroginstica voltada terceira idade, em sua maioria de cunho experimental, destacando-se os principais resultados apresentados pelos mesmos. Por ltimo realizada uma reviso referente estrutura da aula de hidroginstica voltada aos idosos, destacando seus principais componentes a fim de respaldar cientificamente o profissional que trabalha com a modalidade.

A hidroginstica
Com o passar dos tempos, os exerccios fsicos na gua obtiveram grande importncia, sendo praticados de diversas formas at chegar a mais recente atividade aqutica, a hidroginstica. Teixeira,6 fazendo uma leitura de Buchanes e Milles, apresenta que a hidroginstica, principalmente na Inglaterra, em 1697, iniciou como uma alternativa de exercitao em spas para idosos. Ao andar por um caminho de pedras coberto por gua, os idosos exercitavam-se, estimulando as regies plantares, beneficiando desta forma o processo circulatrio. O trabalho era destinado melhora dos problemas de sade e tinha o carter recreativo. Esse trabalho visava atender grupos de pessoas com mais idade, que precisavam praticar uma atividade mais segura, sem causar riscos ou leses s articulaes e que tambm oportunizasse bem estar fsico e mental.7 Trata-se de uma forma verstil de exercitarse, sendo tambm um programa ideal de condicionamento fsico no qual, alm dos exerccios aerbicos, incluem-se exerccios que podem desenvolver flexibilidade, fora muscular e resistncia em um mesmo programa.8 A hidroginstica constituda de exerccios aquticos especficos, baseados no aproveitamento da resistncia da gua como sobrecarga e do empuxo como redutor do impacto, o que permite a prtica de um exerccio, mesmo em intensidades altas, com diminudos riscos de leso. Alm de propiciarem benefcios forma fsica, os exerccios realizados dentro da gua possuem ainda a vantagem de causar menor impacto nos membros inferiores, facilitando a prtica para aquelas pessoas que no podem suportar o seu prprio peso, ao realizarem um exerccio terrestre,9,10 pois quando o corpo imerge a gua deslocada e cria uma fora de flutuao que retira a carga das articulaes imersas, por exemplo, quando o corpo encontra-se imerso at o pescoo, somente cerca de 7,5 Kg de fora compressiva exercida sobre a coluna, quadris e joelhos.11 A imerso aqutica possui efeitos biolgicos que se estendem sobre todos os sistemas homeostticos, que podem ser tanto imediatos quanto tardios. No sistema msculo-esqueltico, os efeitos so causados pela ao compressiva da imerso, bem como pela regulao reflexa do tnus dos vasos sanguneos. A turbulncia da gua exige estabilizao central (co-contrao de msculos abdo-

mtodo
Foram realizadas buscas de estudos relacionados hidroginstica para a terceira idade em base de dados e em acervo pessoal. A partir dessas buscas, foram selecionados textos que, acredita-se, esclarecerem propriedades importantes da hidroginstica bem como os efeitos dessa prtica para os idosos. Considera-se tambm, como foco de anlise, as relaes desses estudos com a sade e a qualidade de vida dessa populao e com a prtica de professores e terapeutas.

227

ACTA FISIATR 2007; 14(4): 226 - 232

Teixeira CS, Pereira EF, Rossi AG. A hidroginstica como meio para manuteno da qualidade de vida e sade do idoso

minais e dorsais) antes que o movimento distal seja possibilitado. A reeducao dos msculos do tronco, por meio da atividade, possibilita o uso mais eficiente dos msculos abdominais e dorsais para controle postural em terra,11 levando a um melhor alinhamento corporal. Algumas caractersticas da hidroginstica fazem a atividade ter destaque dentre as possibilidades de exercitao para os idosos. Em primeiro lugar, pelo fato de muitas pessoas gostarem da gua, criando desta forma um ambiente diferenciado, alm disso, tratase de uma atividade que possibilita o trabalho de grandes grupos musculares ao mesmo tempo, conciliando exerccios aerbicos, sem riscos de quedas. E por ser realizada em grupos, torna-se de fcil sociabilizao, usufruindo-se da msica como incremento para a motivao. Esta escolha pode ser ainda pelo bem estar fsico, mental e emocional que esta prtica pode possibilitar, ou conforme os benefcios7,12-19 listados a seguir: -h uma sobrecarga natural, devida resistncia do meio aquoso, que proporciona um efeito especial sobre o sistema muscular, esqueltico e respiratrio; -tem efeito relaxante; -proporciona um bem estar fsico e mental; -diminui a dor devido s altas temperaturas e receptores de tato e presso que afetam as terminaes nervosas, fazendo com que, atravs do extravamento sensorial, a dor seja menos percebida e seu limiar aumentado; -aquece simultaneamente as diversas articulaes e msculos logo aps a imerso e durante a execuo dos exerccios, tanto pela movimentao dentro da gua quanto pela temperatura da mesma; -melhora as trocas gasosas; -melhora a irrigao, ativando vasos capilares, veias e artrias, garantindo elasticidade aos mesmos; -diminui os problemas de hipertenso e hipotenso; -atua no aspecto esttico do corpo, desenvolvendo os msculos e a resistncia muscular e diminuindo a gordura corporal; -aumento da amplitude e mobilidade articular, permitindo determinados movimentos que eram difceis de serem realizados fora da gua; -aumento dos nveis de fora; -incremento do consumo mximo de oxignio (VO2mx); -excreo aumentada de urina (diurese), sdio (natriurese) e potssio (potassiurese). Por outro lado, pessoas com mobilidade e flexibilidade diminuda (espondilose, artroses, seqelas de fraturas, artrite reumatide); coordenao limitada (seqela de acidente vascular central); sustentao limitada do peso ou transferncia do peso inadequado (seqelas de poliomielite); resistncia cardiovascular diminuda (insuficincia cardaca, bronquite crnica, seqelas de enfartes) e pouca resistncia muscular, somente devem praticar a hidroginstica tradicional com liberao mdica, caso contrrio, a melhor indicao seria a chamada reabilitao aqutica (hidroterapia ou hidrocinsioterapia).20 Na verdade, antes do incio da prtica dos exerccios aquticos, necessrio que qualquer idoso apresente um atestado mdico, mostrando-se apto para a execuo das atividades

propostas. As principais contra-indicaes, que so similares s prticas de outras atividades desenvolvidas em meio aquoso, esto listadas a seguir:20,21 infeces; fstula cutnea, feridas abertas, escara, micose, infeces urinrias, conjuntivite e otite; incontinncia fecal ou urinria; insuficincia respiratria grave, ulceras varicosas, coronariopatias instveis com crises de angina, insuficincia cardaca sem acompanhamento mdico, doenas cardiovasculares no compensadas, presso arterial muito baixa ou muito alta no controlada; enfermidades neurolgicas progressivas (miopatias), afeces agudas (febre e gripe), cncer (pele ou mucosa), tuberculose, sarna ou piolho, queimaduras graves, estado geral muito debilitado; sensibilidade ao cloro, epilepsia, disfagia, perfurao timpnica, bolsa de colostomia, traqueotomia, hidrofobia. Importante salientar que o profissional responsvel deve ter alguns cuidados relacionados no s com a montagem do treinamento e com a execuo dos movimentos, mas tambm com a temperatura em que a gua se encontra para a atividade. Este cuidado devido, principalmente, aos efeitos fisiolgicos na imerso, que so determinados pela temperatura da gua, pela profundidade da piscina, pelo tipo de intensidade do exerccio, pela durao da sesso, pela postura adotada e pelas condies do praticante.21 A respeito da temperatura da gua, existem contradies na literatura especializada sobre a melhor escolha. Para a prtica da hidroginstica, sugerida uma amplitude trmica de 27C a 29C,7,22,23 sendo essa temperatura normalmente maior no caso da hidrocinsioterapia.24 No entanto, em pases de climas tropicais, como no caso do Brasil, as temperaturas podem ser adaptadas para o inverno e vero, permitindo amplitudes trmicas maiores.24 Estudos experimentais que sugiram temperaturas ideais para a prtica de hidroginstica pelo idoso precisam ser realizados. Apesar disso, importante sempre atentar que quando a gua muito fria, a resposta dos receptores trmicos epiteliais reduzida, aumentando o tnus devido estimulao do neurnio motor. Em contrapartida, em ambientes com temperaturas muito elevadas, o relaxamento da musculatura d-se at 20 minutos de sesso, podendo acarretar, depois desse, tempo efeitos prejudiciais ao sistema cardiovascular.25

Estudos com hidroginstica na terceira idade


Alguns trabalhos vm demonstrando a importncia desta modalidade na vida dos indivduos que esto na terceira idade. Gubiani et al26 analisaram os efeitos de oito meses de hidroginstica sobre indicadores antropomtricos de mulheres entre 60 e 80 anos de idade. Os autores avaliaram a massa corporal, estatura, permetros e somatrios de dobras cutneas, representando a gordura por regio (tronco, membros, central e perifrica) e a gordura total. O grupo experimental participou das atividades de hidroginstica durante 32 semanas, totalizando 64 sesses, com durao aproximada de 45 minutos. Com base nos resultados, os autores concluram que

228

ACTA FISIATR 2007; 14(4): 226 - 232

Teixeira CS, Pereira EF, Rossi AG. A hidroginstica como meio para manuteno da qualidade de vida e sade do idoso

o programa de hidroginstica praticado durante 8 meses, propiciou redues significativas nas variveis de massa corporal, e nos permetros da cintura, dos glteos, das coxas e das panturrilhas. Quanto distribuio de gordura corporal regional e total, constatou-se que o programa de hidroginstica realizado foi eficaz para promover redues na adiposidade corporal. Alves et al27 verificaram o efeito da prtica da hidroginstica sobre a aptido fsica associada sade em idosos. Os autores realizaram um ensaio controlado com 75 mulheres idosas, sem atividade fsica regular. Um grupo de 37 mulheres recebeu duas aulas semanais de hidroginstica, durante trs meses e outras 37 mulheres serviram como controle. Os autores avaliaram a aptido fsica atravs dos testes de Rikli e Jones, com avaliaes de fora e resistncia de membros inferiores (levantar e sentar na cadeira), fora e resistncia de membros superiores (flexo do antebrao), flexo dos quadris e da coluna vertebral (sentado, alcanar os membros inferiores com as mos), mobilidade fsica velocidade, agilidade e equilbrio (levanta, caminha, 2,44m e volta a sentar), flexibilidade dos membros superiores (alcanar atrs das costas com as mos) e resistncia aerbica (andar 6 minutos). Os autores aplicaram os testes antes do incio das aulas e no fim do programa, aps 3 meses. Observou-se, no grupo de hidroginstica, um melhor desempenho em todos os ps-testes. Os autores concluram que a prtica de hidroginstica para mulheres idosas contribuiu para a melhoria da aptido fsica relacionada sade. Tsukahara et al28 avaliaram 67 mulheres na ps-menopausa, por um perodo de um ano. Estas participaram de exerccios no meio aqutico, pelo menos uma vez por semana. O grupo controle foi composto por 30 mulheres. Os resultados mostraram que o grupo controle perdeu 1% de densidade mineral ssea lombar (L2-L4), e o grupo treinado obteve um aumento de 1,55% da densidade mineral ssea lombar. Os autores destacam que o treinamento no meio aqutico um importante fator na preveno de perda de massa ssea. Bravo et al29 avaliaram 77 mulheres osteopnicas, com idade entre 50 e 70 anos, durante 12 meses. O treinamento consistia em exerccios de saltos com movimentos e exerccios localizados, entre 15 e 20 repeties. A freqncia do treino foi de uma vez por semana, com 60 minutos de durao. Os resultados demonstraram que as participantes melhoram a aptido fsica cardiorrespiratria, a agilidade, a flexibilidade, a fora e a resistncia, reduzindo, assim, os fatores de risco de queda. Apesar disso e contrariamente ao estudo de Tsukahara et al28 no houve diferena significativa, aps 1 ano de treinamento, na densidade mineral ssea L2-L4 e colo femural, o que pode ser devido a alguma especificidade do grupo e tambm ao fato dos sujeitos do grupo j estarem acometidos pela patologia, fato que deve ser melhor investigado. A literatura especializada aponta que indivduos ativos e atlticos30 tm uma densidade mineral ssea significativamente aumentada, quando comparada com controle de grupos sedentrios, sendo que essa diferena varia entre 8 e 30%, independente do tipo de exerccio. Kura et al31 investigaram 56 voluntrias do sexo feminino que praticavam hidroginstica ou ginstica, divididas em dois grupos. O Grupo 1 (n = 24) foi formado por praticantes de hidroginstica,

com idade mdia de 66,58 5,13 anos e o Grupo 2 (n = 32), por praticantes de ginstica, com idade mdia de 67,96 6,81 anos. Os autores determinaram, em ambos os grupos, o ndice de massa corporal (IMC); o nvel de atividade fsica a partir do questionrio internacional de atividade fsica (Ipaq); a fora esttica mxima, atravs do teste de fora de preenso manual e o teste fora esttica de membros inferiores por meio de um dinammetro. De todas as variveis analisadas pelo estudo, apenas a fora de preenso manual esquerda apresentou diferena entre as duas modalidades, estando as idosas praticantes de hidroginstica com maior fora neste membro quando comparadas as praticantes de ginstica. Os autores salientam que quando comparados a outros estudos presentes na literatura, ambos os grupos apresentaram bons ndices de fora manual. Melo & Giavoni32 avaliaram os efeitos da ginstica aerbia e da hidroginstica na composio corporal de mulheres idosas. O grupo de estudo, composto por 59 sujeitos, foi subdividido em trs grupos distintos dois experimentais: ginstica aerbia (grupo 1) e hidroginstica (grupo 2) e um controle (grupo 3). Os grupos experimentais participaram de atividades orientadas, com freqncia de trs vezes por semana, durao de 50 minutos, durante doze semanas. A composio corporal foi avaliada pelo mtodo de Absortometria Radiolgica de Dupla Energia (DXA), antes e aps o tratamento aplicado aos dois grupos experimentais. Aps doze semanas, foi observado um impacto significativo no grupo 1 (ginstica Aerbia), quando comparado aos demais grupos, apresentando este reduo no peso corporal total e na proporo de gordura das pernas, alm de aumento da massa magra. No grupo 2 (hidroginstica) constatouse, apenas, reduo na proporo de gordura das pernas. A anlise dos resultados deste estudo permite afirmar que a ginstica aerbia produziu resultados mais positivos na composio corporal de mulheres idosas do que a hidroginstica, o que demonstra a necessidade de maiores investigaes, comparando diferentes formas de exercitao e o seu efeito sobre as inmeras variveis de sade. Ruoti et al11 estudaram o efeito de um programa de exerccios na gua sobre a resistncia muscular, a composio corporal e a capacidade de trabalho aerbico em 12 homens e mulheres idosos. A captao mxima de oxignio durante a caminhada na esteira, aumentou em 15%, a porcentagem de gordura corporal no alterou de forma significativa, a freqncia cardaca em repouso diminuiu em 7%, a freqncia cardaca durante caminhada na gua, em velocidade padro, diminuiu em 20 % e a resistncia dos msculos dos braos e ombros aumentaram em 11% e 35% respectivamente. Os autores demonstraram que exerccios calistnicos desenvolvidos na gua constituem um meio eficaz para melhorar a funo cardiorespiratria e a capacidade de trabalho fsico do idoso. Ao se avaliar a presso arterial e as medidas antropomtricas de idosas hipertensas, Arca et al33 concluram que houve redues significativas na presso arterial, porm no houve modificaes nas medidas antropomtricas das idosas. Em relao presso arterial, os resultados sugerem que o efeito hipotensor pode ser atribudo associao da atividade fsica com as alteraes fisiolgicas promovidas pela gua, principalmente nos sistemas cardiovascular e renal. Nas variveis antropomtricas, os resultados no foram

229

ACTA FISIATR 2007; 14(4): 226 - 232

Teixeira CS, Pereira EF, Rossi AG. A hidroginstica como meio para manuteno da qualidade de vida e sade do idoso

significativos, provavelmente em razo do curto tempo de durao do programa de exerccios (10 semanas) e da falta de controle na dieta alimentar. O ganho funcional com a realizao de atividades aquticas foi avaliado por Simmons & Hansen.34 Neste estudo foram avaliados 54 indivduos de 74 a 90 anos, de ambos os sexos. Os autores concluram que os indivduos que realizaram exerccios na gua apresentaram melhora do controle postural. O mesmo ocorreu em outro estudo35 que tambm avaliou o equilbrio corporal de 24 pacientes do sexo feminino com 45 a 70 anos e com diagnstico de artrite reumatide ou osteoartrite em membros inferiores. Mann et al36 verificaram o equilbrio corporal, atravs de plataforma de fora, de idosas praticantes de hidroginstica. O estudo objetivou, primeiramente, comparar a tarefa equilbrio bipodal com os ps unidos com e sem utilizao da informao visual. Em um segundo momento, as idosas praticantes de hidroginstica foram comparadas com um grupo de idosas sedentrias nas mesmas condies experimentais. Os resultados do estudo mostraram que o grupo de praticantes de hidroginstica apresentou melhor desempenho em algumas variveis, como por exemplo, oscilaes no sentido antero-posterior, tanto na situao com como na sem informao visual. No geral, o estudo identificou que as idosas sedentrias apresentaram equilbrio mais debilitado que as idosas ativas. Resultados positivos da prtica da hidroginstica em relao ao equilbrio podem ser causados pela necessidade de busca constante pelo equilbrio corporal, durante a atividade, devido aos movimentos da gua e dos exerccios.37 Caromano & Ide38 afirmam que o equilbrio corporal mantido de uma melhor forma atravs da prtica do exerccio na gua, pelo fato dos desequilbrios em meio aquoso poderem ser voluntariamente provocados, principalmente quando se visa a mudana de postura durante a aula. Etchepare et al37 avaliaram 15 indivduos do sexo feminino, com mais de 55 anos de idade. Foram realizados pr e ps-testes aps 20 sesses de hidroginstica. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados os protocolos de sentar e alcanar (para avaliar a flexibilidade), vai e vem (para avaliar a agilidade) e stark stand (para avaliar o equilbrio esttico). Os autores concluram, em relao ao desempenho nos testes fsicos, melhora em todas as qualidades fsicas testadas. Nas qualidades fsicas flexibilidade e equilbrio esttico, observaram-se melhoras estatisticamente significativas, o que segundo os mesmos autores, mostra uma rpida melhora nestas capacidades fsicas. Em relao ao aumento da flexibilidade, a flutuabilidade apontada como um fator importante, pois exige uma amplitude maior do momento em muitos exerccios na gua. Quanto varivel agilidade, apesar de haver uma melhora no ps-teste, esta no foi significativa, demonstrando que 20 sesses de hidroginstica no so suficientes para que sejam obtidos resultados significativos para essa qualidade fsica. Santos & Pereira39 verificaram se as distintas atividades fsicas (musculao e hidroginstica) ocasionam alteraes na composio corporal e na qualidade da marcha de idosos. Dentre as variveis analisadas, pode-se citar o tempo de deslocamento da marcha que foi significativamente diferente entre os sujeitos sedentrios e aqueles que praticavam atividade fsica (p<0,05). As mulheres sedentrias se

deslocavam pela parte central da pista, em 6,5820,305 segundos, enquanto as praticantes de musculao e hidroginstica realizaram o deslocamento em 5,8490,247 e 6,1390,428 segundos, respectivamente. Outras variveis, como por exemplo, velocidade do deslocamento e cadncia mostraram-se com diferenas entre as modalidades, porm, neste caso, idosos praticantes de musculao mostraram-se mais efetivos para a realizao das atividades. As variveis da composio corporal mostraram-se com menores valores para os indivduos ativos, estando a musculao novamente com os melhores resultados. Mesmo que todos estes benefcios sejam evidenciados com a prtica da hidroginstica, para que se consiga alcanar os objetivos propostos, o professor deve planejar suas aulas de tal forma que o idoso possa realiz-la com o mximo de segurana e eficincia. Ao planejar a aula, deve-se ter em mente que a populao que se est trabalhando possui limitaes, tanto pelos efeitos decorrentes do envelhecimento quanto pelas caractersticas individuais. Deve-se atentar que atravs da execuo com periodicidade contnua das aulas que se consegue alcanar os objetivos ou ainda os benefcios j expostos.

A aula de hidroginstica
A estrutura e durao da aula40 devem ser compostas de quatro fases: 1) aquecimento: deve ter durao de 8 a 10 minutos; 2) parte aerbica: deve ter durao de 20 a 25 minutos; 3) parte localizada: deve ter durao de 10 a 15 minutos e; 4) relaxamento: que deve ter durao de 5 a 10 minutos. Desta forma, destaca-se as seguintes caractersticas de cada uma dessas etapas: Todo exerccio deve ser iniciado e finalizado de forma progressiva. Nas atividades aquticas, esse padro especialmente importante j que a prpria imerso causa modificaes nos sistemas cardiovascular, renal, hormonal, respiratrio e msculo-esqueltico como a vasoconstrio, aumento da resistncia vascular perifrica, aumento da presso arterial, do volume de sangue central, do retorno venoso, do dbito cardaco e do fluxo de sangue para os rins.21 O aquecimento na hidroginstica pode ser realizado com movimentos de corridas, saltitamentos e exerccios combinados com braos e pernas, dentre outros7 e consiste basicamente de trs partes primeiro o aquecimento trmico, no qual se coloca os msculos em movimento e lubrificam-se as articulaes; a segunda parte referese ao pr-alongamento, prevenindo as possveis leses causadas no treinamento; e em terceiro o aquecimento aerbico, que aumenta com segurana a freqncia cardaca.41 No trabalho aerbico, necessrio elevar a freqncia cardaca de treinamento aerbico. Ao trabalhar com controle de freqncia cardaca (FC),7 esta deve ser mantida dentro da zona ideal de esforo, de acordo com a idade e nvel do aluno; sendo que a elevao da FC, nesta fase, deve ficar entre 65% e 85% da FC mxima. Na parte aerbica,30 devem ser usados exerccios que solicitem a movimentao simultnea de grandes grupamentos musculares dos membros superiores e inferiores; envolvendo exerccios que podem ser modificados de acordo com diferentes amplitudes de movimento, variao de plano e de direo. Os braos devem ficar

230

ACTA FISIATR 2007; 14(4): 226 - 232

Teixeira CS, Pereira EF, Rossi AG. A hidroginstica como meio para manuteno da qualidade de vida e sade do idoso

sempre abaixo da gua, visto que a resistncia ao avano aumentar a intensidade do exerccio. A prtica de exerccios localizados na aula de hidroginstica tem por finalidade desenvolver a resistncia e a fora muscular; aumentar a tonicidade muscular; fortalecer toda a musculatura do corpo e aumentar a amplitude muscular.7 Enquanto um programa aerbico melhora o funcionamento do corao e dos pulmes, fazendo-os trabalhar, o programa anaerbico melhora o funcionamento dos msculos, aumentando o tnus e a fora. A fora muscular necessria para, por exemplo, conseguir apanhar ou mover um objeto pesado, estando ligada diretamente autonomia do idoso.41 A princpio todos os grupamentos musculares, principalmente os maiores, devem ser trabalhados nas atividades fsicas para idosos. No entanto, os grupos musculares que devem ser priorizados no trabalho so aqueles relacionados mobilidade e ao equilbrio corporal, possibilitando maior segurana nas aes dirias e manuteno da capacidade funcional, evitando as quedas que so a principal causa de fraturas sseas nos idosos. Vrios grupos musculares, tanto na parte inferior quanto na parte superior do corpo, podem ser necessrios para manter a postura ereta e a estabilidade. A fora de membros inferiores (msculos do tornozelo, joelho e quadril) particularmente importante para garantir o equilbrio e a mobilidade corporal, bem como dos msculos abdominais e paravertebrais.4,42 As atividades recreativas e de relaxamento tambm podem ser acrescentadas s aulas de hidroginstica, e so consideradas uma forma de interveno preventiva, na rea de sade, significativas para os idosos. A recreao pode auxiliar numa maior integrao e participao do grupo, desperta alegria e a satisfao, desenvolve capacidade de ao e adaptao a novas respostas motrizes; contribui para uma melhoria do desempenho cognitivo e global e desenvolvem a capacidade criativa; melhora as tenses emocionais, proporcionando autocontrole, confiana e uma participao mais efetiva dos integrantes nas atividades propostas.43 Finalmente, importante salientar que o uso de equipamentos nas aulas de hidroginstica um recurso importante de treinamento, mas requer alguns cuidados. Alguns estudos,15,44,45,46 envolvendo a utilizao de equipamentos resistivos em treinamentos de fora na hidroginstica demonstram que a utilizao desses pode aumentar a atividade muscular de determinados grupos musculares. Porm, o uso de flutuadores aumenta a fora de trao sobre os tecidos moles e em direo superfcie da gua, aumentando tambm a resistncia aos movimentos para baixo, em direo ao cho da piscina.47 Conforme os resultados de Pinto et al,48 possvel ocorrer tambm aumento da FC e do VO2mx com a utilizao de equipamentos durante a execuo de determinados exerccios de hidroginstica em ritmo de execuo igual, quando comparados execuo sem o uso dos acessrios. Contudo, o profissional responsvel pela prescrio das atividades aquticas deve ter cuidado ao fornecer os equipamentos, pois assim como afirma Black,46os exerccios, quando realizados nas cadncias de 40 e 80 batimentos por minuto, apresentaram um aumento significativo da ativao muscular do reto femoral, durante o exerccio de flexo e extenso do quadril, no meio aquoso, com

a utilizao do equipamento resistivo. Pinto et al48 complementam essa idia, destacando que de fundamental importncia conhecer o indivduo que se est treinando, pois so as limitaes deste que iro predizer a possibilidade da manuteno da velocidade de execuo proposta para determinado exerccio e do uso do equipamento. Logo, ao se trabalhar com indivduos idosos, deve-se, primeiramente identificar as possibilidades de movimentos individuais, respeitando as caractersticas de cada um. Outra possibilidade estaria no aumento da imerso. Normalmente, os indivduos nas aulas de hidroginstica permanecem com a gua em nvel do processo xifide, porm se o objetivo for incrementar a sobrecarga atravs do peso corporal, deve-se diminuir a profundidade de imerso, pois assim menor ser a reduo do seu peso hidrosttico.49 A freqncia cardaca tambm sofrer alteraes nas mesmas propores. Em indivduos com capacidade vital abaixo de 1.500 ml, a gua no deve estar no nvel de processo xifide, pois estas pessoas podem ter dificuldade na respirao pelo fato de a presso hidrosttica resistir expanso torcica.50

Consideraes finais
Considerando as naturais perdas decorrentes do envelhecimento sobre algumas caractersticas fsicas, a hidroginstica apresenta-se como uma importante opo de prtica de exercitao. Seus benefcios foram analisados, principalmente em termos de desempenho e anlises antropomtricas, sendo que os resultados dos mesmos apontam claros benefcios dessa prtica sobre importantes variveis que contribuem para autonomia do idoso, como fora e flexibilidade. Para que os efeitos da hidroginstica surjam, deve-se atentar para sua prtica regular e realizao de forma segura. O exerccio deve ser bem planejado e orientado por profissionais capacitados. Alm disso, importante salientar que turmas com muitos alunos idosos, com caractersticas muito diferenciadas, dificultam o planejamento das atividades e das sobrecargas ideais a serem utilizadas nas aulas. A literatura especializada sobre hidroginstica ainda bastante restrita, especialmente, considerando a prtica com os idosos. Carece de estudos que investiguem as relaes da prtica da hidroginstica sobre aspectos mais subjetivos da qualidade de vida como a satisfao com a vida, bem como de trabalhos experimentais que esclaream as melhores condies de temperatura da gua e esforo para idosos. Alm disso, mesmo que outras atividades corporais tambm sejam indicadas para os idosos, a hidroginstica por ser realizada em grupo e, em um ambiente diferenciado, pode oferecer maior motivao para que os idosos mantenham a regularidade da prtica.

Referncias
1. Freitas Jnior P, Barela JA. Alteraes no funcionamento do sistema de controle postural de idosos: uso da informao visual. Rev Port Cien Desp. 2006;6(1):94105. 2. Renwick R, Brown I.The Center for Health Promotions Conceptual Approach to Quality of Life. In: Renwick R, Brown I, Nagler M, editors. Quality of life in health promotion and rehabilitation: conceptual approaches, issues and applications.Thousand Oaks: Sage Publications; 1996. p.75-86.

231

ACTA FISIATR 2007; 14(4): 226 - 232

Teixeira CS, Pereira EF, Rossi AG. A hidroginstica como meio para manuteno da qualidade de vida e sade do idoso

3. Nahas MV. Atividade fsica, sade e qualidade de vida: conceitos e sugestes para um estilo de vida ativo. 3 ed. Londrina: Midiograf; 2003. 4. Heikkinen R. O papel da atividade fsica no envelhecimento saudvel. 2 ed. Florianpolis: UFSC; 2005. 5. Leite PF. Exerccio, envelhecimento e promoo de sade. Belo Horizonte: Editora Health; 1996. 6. Teixeira, CS. Influncia de diferentes superfcies e do calado na fora de reao do solo em exerccios de hidroginstica [monografia]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 2006. 7. Bonachela V. Manual bsico de hidroginstica. Rio de Janeiro: Sprint; 1994. 8. Krasevec JA, Grimes DC. Hidroginstica. So Paulo: Hemus; 1990. 9. Kruel LFM. Alteraes fisiolgicas e biomecnicas em indivduos praticando exerccios de hidroginstica dentro e fora dgua [tese]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 2000. 10. Kruel LMF, Moraes EZC, vila AOV, Sampedro RMF. Alteraes fisiolgicas e biomecnicas em indivduos praticando exerccios de hidroginstica dentro e fora dgua. Rev Kinesis. 2001; S:104-54. 11. Ruoti RG, Toup JT, Berger RA. The effects of nonswimming water exerciseon olders adults. J Orthop Sports Phys Ther. 1994; 19:140-145. 12. Paulo MN. Ginstica aqutica. Rio de Janeiro: Sprint; 1994. 13. Rocha JCC. Hidroginstica: teoria e prtica. Rio de Janeiro: Sprint; 1994. 14.Takeshima N, Rogers ME, Watanabe WF, Brechue WF, Okada A,Yamada T, et al. Waterbased exercise improves health- related aspects of fitness in older women. Med Sci Sports Exerc. 2002;33(3):544-51. 15. Pyhnen T, Keskinen KL, Hautala A, Mlki E. Determination of hydrodynamic drag forces and drag coefficients on human leg/foot model during knee exercise. Clin Biomech (Bristol, Avon). 2000;15(4):256-60. 16. Cassady SL, Nielsen DH. Cardiorespiratory responses of healthy subjects to calisthenics performed on land versus in water. Phys Ther. 1992;72(7):532-9. 17. Avellini BA, Shapiro Y, Pandolf KB. Cardio-respiratory physical training in water and on land. Eur J Appl Physiol Occup Physiol. 1983;50(2):255-63. 18. Eckerson J, Anderson T. Physiological response to water aerobics. J Sports Med Phys Fitness. 1992;32(3):255-61. 19. Becker BE, Cole A. Terapia aqutica moderna. So Paulo: Manole; 2000. 20. Martins DH. As vantagens da hidroginstica: a gua como fonte de tratamento. Rev Gesloures. 2001;8-9. 21. Fiorelli A, Arca EA. Hidrocinsioterapia: princpios e tcnicas teraputicas. So Paulo: Edusc/Imesp; 2002. 22. Delgado CA, Delgado SN. A prtica da hidroginstica. Rio de Janeiro: Sprint; 2001. 23. Scartoni FR, Dantas EHM, Dantas BHA. Hidroginstica: a influncia dos diversos tipos de estratgias, utilizados nas aulas de hidroginstica nos parmetros fisiolgicos do praticante. Fit Perform J. 2002;1(2):52-9. 24. Vleminckx M. Pregnancy and recovery: the aquatic approach in obstetrics and gynaecology. In: Campion MR. Hydrotherapy: principles and practice. Great Britan: Butterworth-Heinemann;1997. 25. Franchimont P, Juchmes J, Lecomte J. Hydrotherapy-mechanisms and indications. Pharmacol Ther. 1983;20(1):79-93. 26. Gubiani GL, Pires Neto CS, Petroski EL, Lopes AS. Efeitos da hidroginstica sobre indicadores antropomtricos de mulheres entre 60 e 80 anos de idade. Rev Bras Cin Des Humano. 2001;3(1):34-41. 27. Alves VR, Mota J, Costa M, da C, Alves JGB. Aptido fsica relacionada sade de idosos: influncia da hidroginstica. Rev Bras Med Esporte. 2004;10(1):317. 28. Tsukahara N, Toda A, Goto J, Ezawa I. Cross-sectional and longitudinal studies on the effect of water exercise in controlling bone loss in Japanese postmenopausal women. J Nutr Sci Vitaminol (Tokyo). 1994;40(1):37-47. 29. Bravo G, Gauthier P, Roy PM, Payette H, Gaulin P. A weight-bearing, water-based exercise program for osteopenic women: its impact on bone, functional fitness, and well-being. Arch Phys Med Rehabil. 1997;78(12):1375-80. 30. Marcus R. Atividade fsica e osteoporose. In: Bandeira F, Macedo G, Carlos G, Griz L, Faria M. Osteoporose. Rio de Janeiro: Medsi; 2000. 31. Kura GG, Ribeiro LSP, Niquetti R, Tourinho Filho H. Nvel de atividade fsica, IMC e ndices de fora muscular esttica entre idosas praticantes de hidroginstica e ginstica. Rev Bras Cien Envelh Hum. 2004;30-40.

32. Melo GF, Giovani A. Comparao dos efeitos da ginstica aerbica e da hidroginstica na composio corporal de mulheres idosas. Rev Bras Cien Mov. 2004;12(2):13-8. 33. Arca EA, Fiorelli A, Rodrigues AC. Efeitos da hidrocinesioterapia na presso arterial e nas medidas antropomtricas em mulheres hipertensas. Rev Bras Fisioter. 2004;8(2):279-83. 34. Simmons V, Hansen PD. Effectiveness of water exercise on postural mobility in the well elderly: an experimental study on balance enhancement. J Gerontol A Biol Sci Med Sci. 1996;51(5):M233-8. 35. Suomi R, Koceja DM. Postural sway characteristics in women with lower extremity arthritis before and after an aquatic exercise intervention. Arch Phys Med Rehabil. 2000;81(6):780-5. 36. Mann L, Teixeira CS, Pranke GI, Rossi AG, Lopes LF, Mota CB. Equilbrio esttico de idosas praticantes de hidroginstica [CD-ROM]. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecnica; 2007 maio 30 - jun 02; Estncia de So Pedro (SP). Anais eletrnicos. Rio Claro: UNESP; 2007. p.1376-81. 37. Etchepare LS, Pereira EF, Graup S, Zinn J L. Terceira idade: aptido fsica de participantes de hidroginstica. Lecturas Educacion Fsica y Deportes. [peridico na Internet]. 2004 [citado 2004 mar 18];9(65). Disponvel em: http://www.efdeportes. com/efd65/hidrog.htm 38. Caromano FA, Ide MR. Movimento na gua. Rev Fisioter Bras. 2003; 4(1):126-9. 39. Santos MAM, Pereira JS. Efeito das diferentes modalidades de atividades fsicas na qualidade da marcha em idosos. Lecturas Educacion Fsica y Deportes. [peridico na Internet]. 2006 [citado 2006 jun 10];11(102). Disponvel em: http://www. efdeportes.com/efd102/marcha.htm 40. Gonalves VL.Treinamento em hidroginstica. So Paulo: cone; 1996. 41. Sova R. Hidroginstica na terceira idade. So Paulo: Manole; 1998. 42. Gallahue DL, Ozmun, JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebs, crianas, adolescentes e adultos. 2 ed. So Paulo: Phorte; 2003. 43. Mazo GZ, Lopes MA, Benedetti TB. Educao fsica e o idoso: concepo gerontolgica. Porto Alegre: Sulina; 2001. 44. Barella RE, Muller FG, Severo CR, Cardoso AS, Figueiredo PAP, Brentano MA, et al. Efeitos de um treinamento de fora aplicado em mulheres praticantes de hidroginstica. Rev Bras Fisiol Exerc. 2004; 3(1):136. 45. Cardoso AS,Tartaruga LAP, Barella RE, Brentano MA, Kruel LFM. Effects of a deep water training program on womens muscle strenght. FIEP Bulletin. 2004;74:590-3. 46. Black GL Anlise eletromiogrfica em exerccios na gua com velocidade e resistncia varivel [dissertao]. Porto Alegre (RS): Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2005. 47. Candeloro JM, Caromano FA. Reviso e atualizao sobre a graduao da resistncia do movimento durante a imerso na gua. Rev Fisioter Bras. 2004;5(1):73-6. 48. Pinto SS,Alberton CL, Becker ME, Olkoski MM, Kruel LFM. Respostas cardiorrespiratrias em exerccios de hidroginstica executados com e sem o uso de equipamento resistivo [CD-ROM]. In: III Congresso Sulbrasileiro de Cincias do Esporte; 2006 Set 20-23; Santa Maria (RS). Anais eletrnicos. Santa Maria (RS):UFSM; 2006. 49. Kruel LFM. Peso hidrosttico e freqncia cardaca em pessoas submetidas a diferentes profundidades de gua [dissertao].Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 1994. 50. McDonald G. The benefits of water therapy. AKWA. Newsletter, 1991.

232

Anda mungkin juga menyukai