Anda di halaman 1dari 5

Colgio Estadual Cu Azul Professor: Renato Araldi Geografia

CARACTERSTICAS DOS PASES DESENVOLVIDOS


3 ano

Dominao econmica; Apresentam estrutura industrial completa, produzem todos os tipos de bens; Agropecuria moderna e intensiva, emprego de mquinas e mo-de-obra especializada. Desenvolvimento cientfico e tecnolgico elevado; Modernos e eficientes meios de transporte e comunicao; Populao urbana maior que a populao rural, so urbanizados. Exemplo: Inglaterra, EUA, Alemanha, etc. Populao Ativa empregada, em principalmente, nos setores secundrio e tercirio. Exemplo: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha; Pequeno nmero de analfabetos; Elevado nvel de vida da populao; Boas condies de alimentao, habitao e saneamento bsico; Reduzido crescimento populacional; Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil; Elevada expectativa de vida.

As sociedades desses pases so altamente consumistas, isto percebido sobretudo devido ao poder aquisitivo elevado da sociedade e a grande quantidade produtos com tecnologia avanada, que so lanados no mercado a cada ano. Se todas as naes do mundo passassem a consumir suprfluos com a mesma intensidade das naes desenvolvidas o mundo entraria em colapso, pois, no haveria matriaprima suficiente para abastecer a todos os mercados. A luta por melhores condies de vida da populao visvel, principalmente no que diz respeito a uma melhor distribuio de renda, no existindo grandes disparidades entre uma classe social e outra. Para que isso fosse possvel foi necessrio a participao direta da sociedade, exigindo dos seus governantes uma postura voltada para os interesses da populao. Os governos passaram a cobrar mais impostos das classes sociais mais favorecidas em prol da sociedade. Os impostos cobrados so direcionados construo de escolas, habitaes, estradas, hospitais, programas de sade, aposentadorias mais justas, etc., isto foi possvel graas ao engajamento consciente de todos os cidados na formao do Estado Democrtico. A democracia existe de fato nas naes desenvolvidas, e consiste num Estado de direito que resulta de reivindicaes permanentes por parte dos cidados. A democracia um processo contnuo de inveno e reivindicaes de novos direitos.

CARACTERSTICAS DOS PASES SUBDESENVOLVIDOS

Passaram por um grande processo de explorao durante o perodo colonial. Colnia de Explorao; Baixo nvel de industrializao, com exceo de alguns pases como: Brasil, Mxico, os Drages de Explorao; Dependncia econmica, poltica e cultural em relao s naes desenvolvidas; Deficincia tecnolgica e baixo nvel de conhecimento cientfico; Rede de transporte e meios de comunicao deficientes; Baixa produtividade na agricultura que geralmente emprega numerosa mo-de-obra; Populao Ativa empregada principalmente nos setores primrios ou no setor tercirio em atividades marginais (camels, trabalhadores sem carteira assinada etc). Exemplo: Brasil, Etipia, Uruguai; Cidades com crescimento muito rpido e cercada por bairros pobres e miserveis; Baixo nvel de vida da maioria da populao; Crescimento populacional elevado; Elevada taxa de natalidade e mortalidade infantil; Expectativa de vida baixa.

Existem pases subdesenvolvidos que so fortemente industrializados como o caso do Brasil, Mxico, Argentina, Drages Asiticos, etc. A industrializao existente nesses pases na verdade sustentada por pases desenvolvidos, que os utilizam para expandir seus parques industriais e garantir lucros vultuosos. Um exemplo ntido de expanso industrial , o caso dos Drages Asiticos que evoluram enormemente nas ltimas dcadas, principalmente no setor industrial atravs do capital e tecnologia japonesa. Alguns fatores atraem esses investimentos estrangeiros para os pases subdesenvolvidos, como:

Mo-de-obra barata e numerosa; Muitas vezes so isentos de pagamento de impostos; Doao de terrenos por parte do governo; Remessa de lucro das transnacionais para a sede dessas empresas; Legislao flexvel.

Na viso de alguns escritores como Demtrio Magnoli "A grande mutao na economia mundial e na geopoltica planetria agravou as desigualdades entre a acumulao de riquezas e a disseminao da pobreza. O desenvolvimento assume padres crescentemente perversos, marginalizando parcelas maiores da populao. Em escala mundial, a dcada de 80 presenciou uma ampliao da fratura econmica entre o Norte e o Sul. Atualmente, os 20% mais ricos da populao do planeta repartem entre si 82,7% da riqueza, enquanto os 20% mais pobres dispem apenas de 1,4%."A partir da podemos afirmar que o desenvolvimento em partes dos pases centrais so de fato sustentados custa da explorao dos pases perifricos.

Atividades:
01. Os pases desenvolvidos esto em sua grande maioria est localizado no hemisfrio norte. Cite os pases que esto localizados no hemisfrio sul e so considerados desenvolvidos. AUSTRLIA E NOVA ZELNDIA 02. D o significado de: a) IDH (ndice de Desenvolvimento Humano) - ndice que mede a qualidade de vida de uma populao por meio de trs critrios: renda per capita, longevidade e educao. E foi criado na dcada de 90 do sculo XX pelo economista paquistans Mahbud ul Haq. b) TRANSNACIONAL OU MULTINACIONAL: So empresas que possuem matriz num pas e possuem atuao em diversos pases. So grandes empresas que instalam filiais em outros pases em busca de mercado consumidor, energia, matria-prima e mo-de-obra baratas. c) PATENTE: um documento emitido pelo governo dando a determinada pessoa ou empresa o monoplio sobre uma inveno. d) OMC: Organizao Mundial do Comrcio uma instituio internacional que atua na fiscalizao e regulamentao do comrcio mundial. Com sede em Genebra (Sua) foi fundada em 1994, durante a Conferncia de Marrakech. 03. Quais os motivos que fazem os pases com elevado IDH serem classificados como pases desenvolvidos? Os pases devem ter: Elevado IDH (ndice de Desenvolvimento Humano), Elevado grau de industrializao e urbanizao, Alta expectativa de vida Excelente nvel de escolarizao. 04. Por que os pases desenvolvidos so altamente consumistas? Os pases do Norte so altamente consumistas, devido ao elevado poder aquisitivo de sua populao e ao constante lanamento de novos produtos (com alta tecnologia) no mercado. 05. Em relao as suas reas urbanas, ao crescimento demogrfico e a qualidade de vida, como se apresentam os pases desenvolvidos? So pases cuja populao est concentrada na rea urbana, apresentam baixas taxas de crescimento demogrfico e elevada expectativa de vida (tima qualidade de vida). 06. Em relao economia como esto organizados os pases desenvolvidos? A economia tem sua base nos setores secundrio e, principalmente, tercirio. A agropecuria moderna, mecanizada e altamente produtiva. So elevados os investimentos em cincia e tecnologia. 07. Qual a idia que o Gegrafo Josu de Castro tem sobre o desenvolvimento econmico? O desenvolvimento implica mudanas sociais sucessivas e profundas. O conceito de desenvolvimento no meramente quantitativo, mas compreende os aspectos qualitativos dos grupos humanos. Crescer uma coisa; desenvolver outra. Crescer , em linhas gerais, fcil. Desenvolver equilibradamente difcil.

08. Explique a diferena entre desenvolvimento QUALITATIVO E QUANTITATIVO. O DESENVOLVIMENTO QUANTITATIVO: Est relacionado apenas ao aumento de capitais, gerao de lucros; no se levam em conta as condies dos seres humanos. DESENVOLVIMENTO QUALITATIVO: Envolve o crescimento econmico sim, mas apoiado no desenvolvimento do ser humano como um todo, seja do ponto de vista fsico, mental ou espiritual. 09. Hoje, os pases mais ricos usam o protecionismo econmico de forma muito intensa. Sendo o protecionismo uma prtica muito negativa para o comercio internacional, explique, em detalhes, PROTECIONISMO ECONMICO. O protecionismo um mecanismo usado pelo governo dos pases para proteger as indstrias nacionais da concorrncia externa. Estes mecanismos protecionistas so o aumento da carga tributria ( imposto) sobre a importao de gneros agrcolas e manufaturados; Criao de diversas regras e normas para a entrada de produtos estrangeiros; Utilizao de subsdios para baratear os produtos nacionais. 10. Por que a cincia e a tecnologia so de grande importncia para os pases desenvolvidos? A cincia, a tecnologia E a indstria so setores de grande importncia para um pas, porque geram empregos e promovem o crescimento econmico, que ocorre por meio do desenvolvimento de novos produtos; 11. Qual o principal objetivo da utilizao da cincia e da tecnologia pelas grandes corporaes? So utilizadas para aumentar os lucros das grandes corporaes do que para atender aos interesses sociais, isso vale tanto para os pases desenvolvidos quanto para os subdesenvolvidos. 12. Explique o que indstria e qual sua principal funo na economia mundial na atualidade. por meio da atividade industrial que um pas consegue suprir as suas necessidades de consumo, elevar as exportaes e reduzir as importaes, tentando assim promover o seu desenvolvimento econmico. 13. A unio Europia o bloco econmico melhor organizado na atualidade, sendo assim responda: a) O que um bloco econmico; Os blocos comerciais, ou blocos econmicos, so agrupamentos de pases que tm como objetivo a integrao econmica e/ou social. Podem ser classificados em quatro categorias distintas: reas ou Zonas de Livre Comrcio, Unies Aduaneiras, Mercados Comuns e Unies Econmicas e Monetrias. b) Quantos so os pases que formam este bloco econmico; 27 pases c) Quando iniciou a ser formado e quais suas etapas no processo de formao. Iniciou a partir do final da Segunda Guerra Mundial. 1 Etapa foi em 1951 com ao CECA Comunidade Europia do Carvo e Ao 2 Etapa foi em 1957 com MCE Mercado Comum Europeu 3 Etapa foi 1992com EU - Unio Europia 14. Explique a razo pela qual uma das caractersticas da globalizao a interdependncia entre os pases. A razo a diminuio das barreiras alfandegrias, a desregulamentao das leis que regem o mercado financeiro e do avano dos meios de transporte e de telecomunicao, o que favorece maiores investimentos e trocas comerciais entre os pases. 15. Explique cada etapa do processo de evoluo da indstria.

O ARTESANATO Etapa em que o arteso (produtor) realizava sozinho todas as fases da produo, sendo responsvel, inclusive, pela comercializao do produto. Nessa etapa, no existia a diviso do trabalho e se empregavam ferramentas simples. Por exemplo: O sapateiro fazia a aquisio do couro, a produo do sapato e a venda do produto final ao consumidor. A MANUFATURA Tem como caracterstica o uso de mquinas simples e pela simples diviso do trabalho. Existia um trabalhador assalariado e o dono dos meios de produo (mquinas e ferramentas), que era o patro. Era o trabalhador assalariado o responsvel pela execuo de cada etapa da produo. A MAQUINOFATURA Teve incio no final no sculo XVIII e perdura at os dias atuais. marcada pelo uso de mquinas e tecnologia, bem como de fontes de energia, como o carvo e o petrleo. A produo realizada em grande escala, (com grande diviso do trabalho) o trabalhador executa apenas uma parte do processo, em geral, desconhecendo as demais etapas da produo.

16. Explique como se deu a desconcentrao industrial nos pases desenvolvidos. Devido a falta de matria-prima, de energia, da especulao imobiliria, o caos urbano, a crescente preocupao com o meio ambiente e o elevado custo de mo-de-obra, fizeram com que as principais industria dos pases desenvolvidos procurassem os pases em desenvolvimentos. 17. Quais os tipos de indstrias que se destacam na nova fase da indstria? Microeletrnica, informtica, robtica e a biotecnologia 18. Qual a relao entre o numero de registro de patentes e o desenvolvimento econmico de um pas? Em um pas desenvolvido o nmero de registro de patente muito grande pelo fato de ter, nesses pases uma maior quantidade de centro de produo de novas tecnologias.

Anda mungkin juga menyukai