Anda di halaman 1dari 2

CONSELHO NACIONAL DO MINISTRIO PBLICO CNMP

Criado pela Emenda Constitucional n 45 de 30 de dezembro de 2001 o Conselho Nacional do Ministrio Pblico (CNMP), tem como atribuio o controle da atuao do Ministrio Pblico e seus membros e zelar pela o diz o art. 37 da Constituio Federal. Composto por 14 membros, incluindo-se o Procurador Geral da Repblica que o preside: - 4 membros do Ministrio Pblico; - 3 membros do Ministrio Pblico dos Estados; - 2 juzes: um indicado pelo Superior Tribunal Federal e outro indicado pelo Superior Tribunal de Justia; - 2 advogados indicados pelo Conselho Federal da OAB; - 2 cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada: um indicado pela Cmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal. A OAB oficia junto ao CNMP e ao CNJ alm do Procurador Geral da Repblica. As competncias esto descritas no artigo 130-A, 2 da Constituio Federal:
Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministrio Pblico compe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma reconduo, sendo: 2 Compete ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico o controle da atuao administrativa e financeira do Ministrio Pblico e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, cabendolhe: I zelar pela autonomia funcional e administrativa do Ministrio Pblico, podendo expedir atos regulamentares, no mbito de sua competncia, ou recomendar providncias; II zelar pela observncia do art. 37 e apreciar, de ofcio ou mediante provocao, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio e dos Estados, podendo desconstitu-los, rev-los ou fixar prazo para que se adotem as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, sem prejuzo da competncia dos Tribunais de Contas; III receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados, inclusive contra seus servios auxiliares, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional da instituio, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa;

IV rever, de ofcio ou mediante provocao, os processos disciplinares de membros do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados julgados h menos de um ano; V elaborar relatrio anual, propondo as providncias que julgar necessrias sobre a situao do Ministrio Pblico no Pas e as atividades do Conselho, o qual deve integrar a mensagem prevista no art. 84, XI.

Estrutura do CNMP: I- o Plenrio; II- a Presidncia; III- a Corregedoria; IV- as Comisses; V- a Secretaria Geral.

O Conselho atende a qualquer cidado ou entidade onde podem fazer reclamaes contra membros ou rgos do Ministrio Pblico, inclusive contra servios auxiliares.

Anda mungkin juga menyukai