Anda di halaman 1dari 2

Questo 1:

Nota: No gerada Na tele-aula, falamos sobre a importncia de conhecer a educao na antiguidade, sobretudo na Grcia e em Roma. No que se refere a Grcia, em qual momento da histria grega sistema de estudos, do nvel elementar ao superior foi organizado?

Alternativas
1 - Quando a Grcia est em franca expanso pelo Egeu 2 - Quando Roma anexa a Grcia aos seus territrios 3 - No final da primeira guerra Pnica 4 - No houve organizao dos estudos na Grcia 5 - Quando terminou a Guerra do Peloponeso

Sua resposta
Sem resposta

Questo 2:
Nota: No gerada Posteriormente, na Idade Mdia, a Igreja Catlica tornou-se uma instituio de extrema relevncia e poder. Como se evidencia esta afirmativa no campo educacional?

Alternativas
1 - Da Igreja partem os modelos educativos e as prticas de formao. 2 - Os eclesisticos, portanto, os padres, eram os nicos autorizados a conceder licena para ensinar. 3 - A Igreja, de certa maneira, cuidou dos menos favorecidos, uma vez que manteve casas de caridade para abrigar alunos pobres que chegavam de outras regies para fazer seus estudos nas universits. 4 - As alternativas A, B C e E esto corretas. 5 - A revoluo do cristianismo tambm uma revoluo pedaggica e educativa

Sua resposta
Sem resposta

Questo 3:
Nota: No gerada Em que momento da nossa histria a pedaggica torna-se uma cincia?

Alternativas
1 - No final da idade mdia 2 - Entre fins da idade mdia e meados da idade moderna 3 - Na contemporaneidade 4 - Entre a antiguidade clssica e a idade mdia 5 - Na idade moderna

Sua resposta
Sem resposta

Questo 4:
Nota: No gerada Quais foram os principais agentes da educao na poca colonial brasileira e por qu?

Alternativas
1 - Os jesutas. A associao entre a colonizao portuguesa e as iniciativas missionrias da Igreja, serviu tanto aos interesses econmicos e polticos de Portugal quanto as estratgias do Vaticano para impedir a propagao do protestantismo no novo mundo. Os jesutas foram o mais importante grupo religioso na manuteno dos princpios da reao catlica ao protestantismo e isso, evidentemente inclua a educao. 2 - Os franciscanos, afinal foram eles a rezar a primeira missa no Brasil. 3 - As irmandades, pois alm de ensinarem uma profisso, muitas vezes tambm eram centros de educao e cultura. 4 - As famlias, como clulas da sociedade e detentoras do direito natural sobre a criana. 5 - Os professores rgios.

Sua resposta
Sem resposta

Questo 5:
Nota: No gerada A necessidade de consolidar e tornar obrigatrio o ensino elementar, ainda no imprio, evidencia que relaes historicamente construdas?

Alternativas
1 - As relaes entre os processos de estruturao do Estado e a educao escolar. 2 - Evidenciava-se a relevncia da escola como elemento principal na construo do Estado, assim como aconteceu na Europa. 3 - O estabelecimento de normas e regulamentos deixa claro o carter compulsrio da alfabetizao e suas relaes com a construo do Estado Nao. 4 - A partir da presena estatal, a proliferao de debates sobre a validade ou no de se escolarizar crianas, negros, ndios, mulheres, quando se procurava afirmar a necessidade da escola como agente civilizadora. 5 - Todas as alternativas esto corretas.

Sua resposta
Sem resposta

Anda mungkin juga menyukai